Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 09/Aug/2014 às 15:00
39
Comentários

Caso Wikipédia: Dilma reage e PSDB pede explicações

Dilma Rousseff chama caso Wikipédia de 'inadmissível' e PSDB cobra inquérito para apurar quem alterou os perfis dos jornalistas da Globo Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg

miriam leitão wikipédia eleições 2014
Miriam Leitão, da Globo, foi uma das jornalistas que teve o seu perfil alterado no Wikipédia (reprodução)

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), anunciou que solicitará ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que determine à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar os responsáveis pela alteração de perfis de jornalistas na Wikipédia, uma enciclopédia virtual na internet, a partir de um computador localizado no Palácio do Planalto.

Foram alterados os perfis de dois jornalistas: Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos ligados à Globo. Miriam foi acusada de beneficiar o banqueiro Daniel Dantas e de fazer análises econômicas desastrosas; Sardenberg, de defender interesses da Febraban, a entidade que reúne os grandes bancos nacionais.

Dilma diz que caso Wikipédia é ‘inadmissível’

A presidente Dilma Rousseff se manifestou neste sábado sobre as críticas na Wikipédia feitas a dois jornalistas da Globo, Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, a partir de computadores do Palácio do Planalto.

“A minha opinião é que é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo”, disse ela. “Eu repudio integralmente esse tipo de ação, como fiz diante de todos os vazamentos. Neste caso específico, quem quiser fazer individualmente, que faça, mas não coloque o governo no meio”, complementou Dilma.

A presidente anunciou ainda uma sindicância interministerial para investigar o caso. Leia, abaixo, nota da Casa Civil:

A presidenta Dilma Rousseff determinou à Casa Civil a constituição imediata de comissão de sindicância para apurar a utilização de computadores do Palácio do Planalto para alterações no Wikipedia.

A comissão será formada pela Casa Civil/Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; Ministério das Justiça/Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Secretaria Geral da Presidência da República.

No Palácio do Planalto, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que a alteração dos perfis de jornalistas foi algo “abominável” e disse ainda que a intenção é colaborar com as investigações. Além disso, o Palácio do Planalto vai bloquear o acesso da página de edição da Wikipédia a partir da rede de internet da presidência da República. É a primeira providência adotada como resposta à divulgação de que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis dos dois jornalistas. As alterações ocorreram em maio de 2013.

com informações de 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Henrique Nunes Postado em 09/Aug/2014 às 15:16

    Concordo com a presidenta no fato de ser uma prática inadmissível, porém estas alterações de perfis não disseram nada além da verdade rsrrsrsrsrs

  2. Caio Postado em 09/Aug/2014 às 15:21

    isso que qualquer imbecil pode ir lah e alterar, aff

  3. Peterson Silva Postado em 09/Aug/2014 às 15:25

    Só uma hipótese: E se alguém pegar a senha do wifi do planalto e ir lá fazer as edições?

  4. jonas Postado em 09/Aug/2014 às 16:47

    existem maneiras de se chegar a pessoa que não partem somente da rede em que a pessoa esta conectada, como o endereço mac de cada dispositivo e outros rastreamentos, a questão é que nao cabe ao governo se preocupar com o que é feito em um meio livre a qualquer pessoa inventar ou modificar informações, Wikipedia é feito por pessoas todos sabem disso, burro aquele que axa que é uma fonte totalmente segura e confiável, nenhuma é... seria quase o mesmo que mandassem investigar perfis fake no Facebook.

  5. Josue Postado em 09/Aug/2014 às 17:09

    Hmmmm.... alguém entra pelo acesso do Planalto, altera os verbetes na Wikipédia, espera um tempo e grita: "olha!!! Alteraram os verbetes! !!! Podem investigar que foi de dentro do planalto! !! Esses petralhas!!" E todos caem feito idiotas....

  6. Luke Skywalker Postado em 09/Aug/2014 às 17:23

    Jornalista não pode ser criticado ? Eles são um lixo, mesmo...

  7. Renato Guimaraes Postado em 09/Aug/2014 às 17:24

    A Wikipedia é a terra de ninguém da internet, "normatizada" pelos próprios usuários. Como conceito é incrível, como prática qualquer entrada tem de ser vista com cuidado. Daí a virar motivo para toda esta celeuma mostra o quanto o calendário eleitoral está enlouquecendo as pessoas e a mídia.

    • leonardo Postado em 09/Aug/2014 às 21:34

      O problema não foi à alteração, mas de onde eles foram feitas.

  8. Anônimo Postado em 09/Aug/2014 às 17:26

    Mais um episódio ridículo em que a imprensa patética do Brasil se envolve e os candidatos sem propostas repercutem. Não é admissível levar a sério uma mudança em uma página coletiva na internet, acessível a todas as pessoas do mundo, levando-se em conta que qualquer um pode ter realizado a mudança pela rede pública do planalto. Leve-se em consideração também que isso ocorreu há mais de um ano e somente vem a público agora, através de jornalistas cujos posicionamentos em relação ao governo não primam pela isenção. (Resposta do leitor Gustavo no site brasil247)

  9. Eibel Postado em 09/Aug/2014 às 18:59

    A própria Wikipedia, não se responsabiliza pelo publicado, todos nós sabemos que aquilo alí não tem nada de confiável.

  10. Cristiano de S. Marchesi Postado em 09/Aug/2014 às 19:44

    Esse tipo de situação mostra que possuir informação não significa possuir esclarecimento. Há muita gente lendo lixo do lixo do lixo, principalmente na internet, e nem se atendo a isto.

  11. Érico Postado em 09/Aug/2014 às 19:51

    Primeiro que não falaram nenhuma mentira, talvez seja a verdade mais "verdadeira" da wikipedia, segundo essa Dilma é muito bundona, quem muito se agacha mostra alguma coisa.

  12. Fernando Resende Postado em 09/Aug/2014 às 21:33

    O mais impressionante é que isso ocorreu em maio do ano passado e somente agora a Sra Miriam Leitão e as organizações Globo vem a publico lançar essa bomba? Principalmente pq sabe que apos esse tempo fica impossivel identificar quem foi, por que os arquivos sao limpos periodicamente. Ou seja, continuam agindo de modo vil, para atingir seu objetivo de denigrir o governo a qualquer custo, como a Veja ......... mediocre. Enquanto a oposição se pautar por esses casuismos ridiculos, vai continuar chafurdando

    • Franklin Postado em 12/Aug/2014 às 08:57

      Fernando, é de praxe no mundo político guardar os podres dos adversários para usar em tempo de campanha. Todos os partidos fazem. Às vezes, até mesmo para inviabilizar a candidatura de alguém do próprio partido. Não tem santo nesta história.

  13. Dinio Postado em 09/Aug/2014 às 22:05

    Mas se o Palácio do Planalto, com uma carga de trabalho gigante para administrar um País no rumo de ser um dos melhores países do mundo para se viver, vai perder seu tempo, algum técnico de valor ou mesmo político que se preste, para alterar o perfil da Mirian PIG e do Sarderzinho Crise Contínua...façam-me o favor. A Dilma e seus acessores tem bem mais o que fazer, do que se preocupar com dois rolabostas, cuja única função é serem capachos do mercado de capitais , que paga a globo, seus patrões Marinhos e por fim seus salários. Não perceberam que ontem 6ª , o Sarderberg estava lá nos States recebendo a orientação do "caos econômico Brasileiro", direto na matriz. Mais um factóide bagaceiro de quinta categoria, pra tentar verem se criam algum abalo na Presidência. Mídia Vira-lata é isto, vive de resto de osso! É DILMA NO PRIMEIRO TURNO!

    • Gaspar Postado em 10/Aug/2014 às 12:41

      Concordo plenamente!!! Isso está cheirando a mais uma armação para prejudicar a imagem do governo. Mas os fanáticos mal informados vão acreditar em qualquer coisas que seja contra o governo. São verdadeiros acéfalos...

  14. Onda Vermelha Postado em 09/Aug/2014 às 22:31

    Não me lembro de ver toda essa indignação de algumas pessoas quando se disseminou boatos criminosos contra o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o apontando como dono da Friboi, de um avião de R$ 100 milhões e de uma fazenda de R$ 47 milhões, que fazem parte do submundo da Internet, já extensamente desmentidas, mas que pessoas com ódio do Lula ainda insistem em repercutir numa vã tentativa de criminalizar o maior Presidente que esse país já teve, algo que nem mesmo a nossa valorosa "grande mídia" ousa fazer, com exceção da InVeja, mas a InVeja não faz jornalismo. Não é mesmo? Coxinha! Suspeita-se que os boatos tiveram origem no IP do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Para um filho de um ex-ministro de FHC está sendo intimado, mas vem fugindo. Vá ao site boatos.org. Lá você pode ler sobre isso em http://boatos.org/politica-2/lulinha-fazenda-fortaleza-47-milhoes.html e http://boatos.org/politica-2/boato-aponta-lulinha-filho-de-lula-como-dono-da-friboi-e-jbs.html e http://boatos.org/noticia-falsa/lulinha-aviao-gulfstream-giii.html

  15. Mariana Barros Postado em 09/Aug/2014 às 22:57

    tb acho, Dinio! além do mais, a rede de internet do Palácio também é wifi, então qualquer pessoa - um visitante, por exemplo, pode ter realizado as alterações através de um celular...

  16. Victor Postado em 09/Aug/2014 às 23:50

    E qual o problema de falar a verdade? O que mais tem é jornalista priveligiando grupo econômico

  17. John Postado em 10/Aug/2014 às 03:53

    E o que eu faço com toda essa celeuma inútil (claramente um estratagema político) a respeito de dois merdinhas intocáveis? Eu gargalho!!! Sério mesmo que tá todo mundo perdendo tempo com essa porcaria? Atenção, massa de manobra! Alerta vermelho.

  18. Francisco Postado em 10/Aug/2014 às 08:54

    http://desciclopedia.org/wiki/Miriam_Leit%C3%A3o bom é esse verbete da descicopedia.... rsrsrsr

  19. Heitor Guimarães Postado em 10/Aug/2014 às 10:12

    Engraçada é uma pessoa como você que aparentemente é alfabetizado não entender como funciona uma rede wi-fi

  20. abobrinhas Postado em 10/Aug/2014 às 10:19

    porque injustificável? acho incrível quando temos funcionários usando o tempo de trabalho pra fazer babaquices, mas quem sabe um mínimo de internet reconhece que poderia ter sido qualquer um, e quem tem de ser responsabilizado é esse um, não o dono da rede de onde foi feita a alteração. Wikipedia não tem perfil, não é rede social, aquilo ali não é privado é público, não gostou vai lá e altera, bota mais informações, corrija etc.

  21. Paulo Galdino Postado em 10/Aug/2014 às 11:54

    Isso está parecendo a bolinha de papel de 1kg que acertou o Serra. Em 89, foi a filha do Lula...

  22. Paulo Galdino Postado em 10/Aug/2014 às 11:57

    Falando em desculpas esfarrapadas, a justificativa do programa MEU AEROPORTO, MINHA VIDA supera o botão na cueca. Para Globo, o wikipedia é mais importante do que aeroporto.

  23. Aristóteles Postado em 10/Aug/2014 às 16:45

    Cá pra nós: qual a importância dessa Miriam Leitão e desse Sardenberg? São, também, semideuses tucanos ou demos; ou é porque são globais? Acho que a gente tem assuntos bem mais importantes a tratar, senhores e senhoras!

    • Rodrigo Postado em 11/Aug/2014 às 10:43

      (Outro Rodrigo) Aristóteles, a fala seria perfeita, não fosse o fato de ter sido usada rede usada para tanto ser a do Palácio do Planalto, sede do Executivo Federal, gestor da coisa pública que é. Se o "crítico" tivesse usado sua rede privada ou rede outra, que não aquela relacionada ao Executivo Federal, não haveria, realmente, espaço para tanta discussão. O mal, o erro, pois, é, mais uma vez, pessoas que enxergam a coisa pública como se privada fosse. P.S.: talvez faça sentido ao ser mudado o Executivo Federal por Gabinete de Aécio, bem como os jornalistas citados por PHA e outros aqui elogiados - em uma situação tal, também haveria de ser tolerado? É um precedente muito perigoso a ser incutido na mente das pessoas.

  24. Rodrigo Postado em 11/Aug/2014 às 10:38

    (Outro Rodrigo) A Presidência da República já repudiou publicamente a conduta. Ponto. É devida a censura a tal conduta, não podendo ser minimizada. Se nos computadores do Planalto ou do Governo de Minas, São Paulo, Bahia etc., se na rede de internet de qualquer deles, não pode ser tolerado o mau uso de rede em órgão público para o ataque a quem quer que seja - a começar pelo fato de o local ser para trabalho a serviço do bem comum, em prol da boa gestão da coisa pública, mas não para externar paixões partidárias e ficar a "gerir" informações estranhas ao serviço público. Parabenizo o exemplo da Presidente e espero que não fique só nele, sendo somado ao exemplo da punição.

  25. Marcos Vinicius Postado em 11/Aug/2014 às 11:08

    Agora pronto, os jornalistas "intocáveis" da Globo sofreram com isso e agora querem acusar a presidência de ter feito isso? Só rindo mesmo! Qualquer imbecil que trabalhe no palácio do Planalto ou alguém que tenha se infiltrado por lá pode ter feito isso.

  26. José Postado em 11/Aug/2014 às 16:50

    Alteraram para dizer a verdade, apenas isso, pois é de domínio público a tendência política desses dois jornalistas. Ora, vão catar coquinhos ou se acham intocáveis só pq são da mídia poderosa e parcial?

  27. John Postado em 10/Aug/2014 às 03:55

    Naro, ninguém pode ter certeza. O sinal é wifi. Qualquer um poderia ter feito, desde que possua a senha.

  28. Paulo Postado em 10/Aug/2014 às 09:42

    Depois das justificativas do programa "meu aeroporto, minha vida", nada é injustificável. E o wikipedia agora é livro didático!

  29. Paulo Postado em 10/Aug/2014 às 09:45

    Falta de assunto, hein! Em 2010 eles foram mais criativos com "a bolinha de papel que pesava 1kg". Se a Dilma ganhar, o que eles vão inventar em 2018?

  30. Heitor Guimarães Postado em 10/Aug/2014 às 10:08

    Não vieram dos computadores do governo obrigatoriamente. Vieram da rede do Planalto. Que é pública. A própria Miriam leitão e o Sadenberg podem ter alterado. Basta irem com um note ou um tablet até as cercanias do Planalto. Além do mais o que foi postado não é calunia é a mais pura verdade!

  31. JOAO Postado em 11/Aug/2014 às 11:05

    Vai amigo , diz logo que vc é do PSDB !

  32. poliana Postado em 12/Aug/2014 às 14:50

    naro solbo, vc tem sérios problemas!!!!!! tá ficando pior q o pereira!

  33. poliana Postado em 12/Aug/2014 às 14:51

    n adianta joão. ele é um covarde q n sai de cima do muro. jura de pé juntos q n é tucano!! chega a ser patético!!!!

  34. Heitor Guimarães Postado em 10/Aug/2014 às 10:09

    Volto a dizer. Não foram utilizados computadores do Planalto obrigatoriamente e sim a rede, que é pública

  35. Klaus Postado em 11/Aug/2014 às 11:08

    Não sou Petista... mas muito menos Tucano ou de direita. É um crime, sim! Porém, a sua intenção é de denegrir o governo. Até parece que dentro do Palácio do Planalto só existem PTistas ou simpatizantes. Fato esse que não é verdade. No Planalto trabalha e tem acesso centenas de pessoas diariamente. Você claramente quer desqualificar o governo sem nem mesmo ter descoberto os culpados. Isso é precipitar os fatos. Criar a história agora de que o governo fica inventando fofoquinha pra destruir jornalista pela Wikipedia é demais. GET A LIFE!! Tinha que ser baixada logo a Lei dos Meios de Comunicação para garantir uma informação a população mais justa e não somente esse braço midiático do capitalismo operar indiscriminadamente!