Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 12/Aug/2014 às 10:37
19
Comentários

Aécio Neves no Jornal Nacional e as explicações pendentes

Dois questionamentos específicos colocaram Aécio Neves contra a parede na noite de ontem no Jornal Nacional. O presidenciável tucano tergiversou e não explicou o inexplicável

aécio neves jornal nacional globo
Aécio Neves na bancada do Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (Reprodução/TV Globo)

Paulo Nogueira, DCM

O aeroporto de Cláudio é um inferno na vida de Aécio. Foi o que se viu ontem, mais uma vez, na entrevista que ele concedeu ao Jornal Nacional.

Aécio não tem explicação porque ela, simplesmente, não existe. O aeroporto foi um uso abjeto de dinheiro público para benefícios privados da família. Como escreveu Machado, alegrias particulares são bem mais satisfatórias que alegrias públicas.

Ele se agarra desesperadamente à desculpa de que seu erro foi ter usado um aeroporto não homologado pela ANAC, a agência que regula a vida área nacional.

E aproveita para dizer que a ANAC foi incompetente ao demorar para a homologação porque está “aparelhada” pelo PT. Não, não e ainda não.

O problema não é burocrático, e sim ético e moral. Aécio usou o aeroporto de Cláudio porque facilita substancialmente suas viagens para seu “Palácio de Versalhes”. É como ele se refere à sua fazenda em Cláudio, a 6 km do aeroporto.

Não é só isso. Existe também o ponto da valorização das terras da região por conta do aeroporto. Isso beneficia Aécio diretamente, e a sua família.

Ele invoca em sua defesa a desapropriação litigiosa de parte da fazenda do tio para a construção do aeroporto.

O tio quer mais na justiça do que Minas deseja pagar. Na fala treinada de Aécio, o tio aparece quase como uma vítima. Mas um momento. E a valorização do restante da fazenda?

Bonner perguntou isso, no melhor momento da entrevista do Jornal Nacional. Aécio tergiversou. Respondeu com a metragem da fazenda: 30 alqueires. Ora, 30 alqueires podem valer x ou, alguns x, caso um benefício como um aeroporto irrompa na região.

Aécio também sofreu para responder a uma pergunta de Patrícia Poeta sobre o desenvolvimento social de Minas.

O IDH de Minas é o pior do Sudeste. Era o oitavo do Brasil, e agora é o nono. E então, onde estão os avanços sociais tão trombeteados? Nova tergiversação. Aécio falou, como sempre tem falado, no suposto avanço em educação.

VEJA TAMBÉM: Carta aberta à atriz global Débora Falabella: a verdade sobre a educação de Minas Gerais

Agora que os brasileiros vão conhecendo-o melhor, vai ficando clara a semelhança entre ele e Maluf na compulsão cínica em responder a perguntas de uma forma peculiar em que você vai falando coisas que nada têm a ver com a questão.

Aécio tem agradecido aos entrevistadores quando indagam sobre o aeroporto. Fez isso na sabatina do G1 e voltou a fazer no Jornal Nacional.

Mas é um agradecimento tão fajuto quanto suas explicações para a aberração que é o aeroporto de Cláudio.

Recomendados para você

Comentários

  1. gabriel Postado em 12/Aug/2014 às 10:51

    maldita midia esquerdista de esquerda que quer matar os pobres coitadinhos da direita tadinhos gente

  2. Armando Nunes Postado em 12/Aug/2014 às 10:55

    Maldita mídia sionista? Deixa de ser retardado!

  3. Rafael Postado em 12/Aug/2014 às 11:02

    E o que dizer da nora do Lula? http://epoca.globo.com/tempo/eleicoes/noticia/2014/08/os-salarios-que-o-sesi-paga-aos-bapadrinhados-do-ptb.html

  4. adriano Postado em 12/Aug/2014 às 11:34

    tá difícil votar esse ano.

    • Fabrício Godoi Postado em 12/Aug/2014 às 14:50

      Não tá não. Tem a Luciana Genro, o Mauro Iasi, o Zé Maria... é só escolher.

      • Daniel Postado em 12/Aug/2014 às 19:01

        Ou seja, está muito difícil!

      • poliana Postado em 13/Aug/2014 às 15:16

        concordo...a luciana genro é uma excelente candidata!

    • José Postado em 13/Aug/2014 às 09:43

      Verdade, não sei qual é o pior. Odeio esta política brasileiro e o povo é o mais hipócrita do mundo, achando que estes ladrões farão alguma coisa para o desenvolvimento do país. Se o povo em massa, deixasse de votar, queria ver o que estes vagabundos fariam. Infelizmente o povo brasileiro (claro q nem todo) tem um sangue forte para a vagabundagem. O Brasil não tem solução e não acredito em mais nada de bom neste país.

  5. Everton Dantas Postado em 12/Aug/2014 às 12:44

    Eu acho que isto é nada mais que a preparação para o massacre da Dilma. Se a entrevista com o Aécio foi pesada, eles irão liquidar a Dilma quando for a vez dela. Assim, a Globo pode dizer que não tem favoritos, e que a presidenta é mais suja que o Aécio, no final das contas... Veremos!

  6. alex Postado em 12/Aug/2014 às 13:31

    Pena de morte no país o primeiro da lista tem que ser político corrupto!

  7. cristiano gomes Postado em 12/Aug/2014 às 15:21

    muito simples, sabem que vão perder, a mídia só pode ir até um certo degrau com seus prediletos, já prevendo uma derrota começam a fingir que não tem de lado. Isso é tão velho. Ser oportunista é um dos principais pilares da "grande" mídia do Brasil.

  8. Hudson Postado em 12/Aug/2014 às 16:01

    O PIG faz capa, faz charme e dança conforme a música. Apoiou a ditadura. apoiou o Collor e depois ajudou a derrubá-lo. Até chamar a Dilma para participar do programa da ana maria brega, chamaram. o PIG já vendeu a alma ao capiroto há muito tempo, não é de hoje. No próximo mandato ela vai participar do arquivo confidencial do faustão e vai pro soletrando do cafetão da rede bobo, tucano huck. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Oh televisãozinha ridícula.

  9. Suzana Postado em 12/Aug/2014 às 23:12

    O Eduardo Campos se deu bem melhor que o Aecio no Jornal Nacional

  10. Fábio Torres Postado em 12/Aug/2014 às 23:39

    E olha que ele é o cara que diz: "Vamos conversar?", mas cadê? Cagou fino hein? Fraco demais. Bom, pelos menos Eduardo Campos tem números positivos de trabalhos para mostrar... Já esse aí... deixou minas pior do que era, e ainda quer pegar carona na Saúde do Governo Federal e Municipal... Tô fora.

  11. Dante Postado em 13/Aug/2014 às 05:11

    Esse é o pior ano de eleições já visto no Brasil. É candidato pior do que o outro...

  12. Eduardo Postado em 14/Aug/2014 às 22:25

    Qual maluf? Aquele cuja mão foi beijada por Lula e hoje apoia Dilma?

  13. Murilo Postado em 12/Aug/2014 às 12:35

    Talvez seja uma carta na manga, próximo as eleições podem acontecer de tudo...

  14. Bruno Postado em 12/Aug/2014 às 13:57

    É ... mas ainda acho que uma entrevista não muda toda a trajetória do canal, tem que ver bem direitinho o motivo. Tanto são mídia golpista que todo mundo se espantou com essa entrevista, talvez até o Aécio.

  15. Onda Vermelha Postado em 13/Aug/2014 às 22:50

    Essas sabatinas presidências do JN são assim mesmo. Já é uma “tradição” da Globo acho desde 2006. São sabidamente agressivas. O candidato já pode se considerar “vitorioso” se conseguir empatar o jogo! Não é um desfile de “misses”! E se o cara não vier preparado vai tomar na “cabeça” mesmo. E foi o que aconteceu com o Aécio. Se ferrou! E isso porque ainda ficou o dia inteiro "recluso" fazendo mídia training. Hehehe! Que a Dilma se prepare! Vem “chumbo grosso” aí! Agora isso em nada desautoriza as críticas ao PIG. Pelo contrário, é uma exceção que confirma a regra. Aliás, a pesquisa dos professores da UERJ com o Manchetômetro do JN deixo tudo mais claro, né? Além disso, a verdade que o Bonner poderia ir mais fundo trazendo à tona as suspeitas de superfaturamento do Aeroporto de Cláudio, lembrar que as chaves ficavam de posse de seu sobrinho ou mesmo citar o Aeroporto de Montezuma. Mas aí já seria esperar demais da Vênus Platinada que praticamente ignorou esse escândalo nessas três últimas semanas.