Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 03/Jul/2014 às 16:08
43
Comentários

Vídeo com pedido de desculpas a Dilma viraliza na internet

O vídeo de desculpas a Dilma tem valor pedagógico. Os pósteros o verão e saberão o tipo de mídia de que era vítima a sociedade brasileira nestes dias

dilma vídeo internet
(Ilustração: Pragmatismo Político)

Paulo Nogueira, DCM

Viralizou na internet um vídeo (assista abaixo) com desculpas a Dilma pelas vaias na estreia do Brasil na Copa.

A locução é do ator José de Abreu.

É um vídeo partidário, e isso significa que os petistas estão amando e os antipetistas detestando.

No YouTube, no momento em que escrevo este texto, havia um empate técnico entre as pessoas que aprovavam e reprovavam o vídeo.

Paixões políticas à parte, o vídeo nota e imortaliza o papel abjeto desempenhado pela mídia antes da Copa. E isso em si é um grande mérito e, mais que isso, um registro histórico.

Veja também: Brasileiro aprova a Copa e rejeita vaias a Dilma

O objetivo da mídia era, antecipadamente, atribuir a Dilma a culpa pelo que seria o fracasso monumental de organização da Copa.

Jabor aparece dizendo, com euforia fúnebre, que o mundo veria a incompetência do Brasil em fazer um torneio como a Copa.

É um paradoxo.

Arnaldo Jabor é dos colunistas brasileiros um dos que mais se esforçam por espalhar entre os brasileiros o célebre complexo de vira-latas consagrado por Nelson Rodrigues.

A ironia é que ele é obcecado por NR, a quem cita frequentemente e de quem chegou a filmar histórias como Toda Nudez Será Castigada.

Isso quer dizer o seguinte: Jabor lê sem entender Nelson Rodrigues. NR lutava para que os brasileiros se livrassem da viralatice. Jabor luta pelo oposto: para que cada um de nós comece a latir pelas ruas.

Como jornalista, faz tempo que me chama a atenção um fenômeno: a impunidade entre colunistas e comentaristas como Jabor e tantos outros, como o “professor” Villa ou o “economista” Constantino.

Eles podem cometer todo tipo de erro que nada lhes é cobrado.

No vídeo em questão: Jabor fala o que se comprovou ser um disparate.

Você imagina que alguém – um editor, um chefe na Globo, vá cobrá-lo?

Nas vésperas das eleições de 2012, lembro um vídeo em que o “professor” Villa dizia, com a convicção dos fanáticos: “Lula é o maior perdedor.”

Num jornalismo menos imperfeito, Villa teria sido obrigado a arcar com o preço de uma previsão tão errada.

Mas você o vê em toda mídia, como se seu prontuário fosse feito de acertos sobre acertos, e não de erros como os das eleições de 2012. (Suas primeiras impressões dos protestos de junho passado são antológicas também.)

Veja mais: A charge que resumiu uma época

O vídeo de desculpas a Dilma tem, repito, valor pedagógico. Os pósteros o verão e saberão, com clareza, o tipo de mídia de que era vítima a sociedade brasileira nestes dias.

Fora isso, que já não é pouco, o vídeo mostra o que todo mundo já sabe: as vaias do Itaquerão acabaram fazendo muito mais bem que mal para Dilma.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.Afinal, por quem dobram, então, as panelas gourmet?

Recomendados para você

Comentários

  1. Will Borges Postado em 03/Jul/2014 às 16:27

    Esse vídeo não fala por mim.

    • marcia Postado em 04/Jul/2014 às 00:46

      Muito menos por mim...Ela que deve transparencia!! queremos CPI da copa!!

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 12:53

        peça CPI da fofa da FIFA corruptora. quem fala por vc é o will bonner, em quem vc ainda crê, pq jamais leu na vida 1 (hum) livro BOM. gente que se liga na telinha que vc tudo a crer.

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 12:51

      nem tudo tem q falar por vc. quem fala por vc é o william bonner. vc mal fala.

      • Fabio Postado em 06/Jul/2014 às 19:00

        Rafa, admiro a força e a paciência que você tem para responder a esses fascistinhas desenformados e leitores da Veja. Hipnotizados com os mantras da globo, reproduzem suas verdades recheadas com o esterco mais fétido. Mostramos a essa gente que não somos vira-latas...mas essa gente intolerante e desprovida de inteligência mostra-nos que vivemos num país bastante complicado...que traço psicológico mal resolvido explicaria esse ódio ao PT. Virou patológico, você não acha?

  2. Leandro Dubost Postado em 03/Jul/2014 às 16:40

    Existe um meio termo nessa situação, o vídeo tende a um extremo meio ufanista demais... Boa parte do encanto dessa incrível Copa dá-se com os jogos de alta qualidade, e aí é mérito dos times que estão jogando muito bem. Mas sim, imaginaram uma Copa apocalíptica e tivemos um evento bastante organizado, sem nenhum problema grave (como outros eventos em outros países geralmente são), e nesse caso é mérito do governo de não ter cedido a chantagem emocional de uma imprensa revoltada. Mas insisto... A "Copa das Copas" não é conquista da Dilma.

    • Lourdes Maria Kolodi Postado em 03/Jul/2014 às 19:40

      Não mesmo Leandro? diga então de quem é, q eu saiba esta mulher q é nossa Presidente , fez esta copa sozinha , e abaixo de vais e calunias desta mídia suja q atua no Brasil, e antes dos times jogar bem como tu disse , a copa já era um sucesso .

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 12:57

        exato, lourdes

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Jul/2014 às 19:53

      Concordo, a "Copa das Copas" é conquista do PSDB. Pois tudo de bom foi o FHC que criou, se fosse um fiasco, ai sim, seria culpa da DILMA.

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 12:58

        rsrs vc é bom com ironias. fhc descobriu o brazzill. lula só incluiu o povo no conceito.

    • Cristiano Volff Postado em 03/Jul/2014 às 21:13

      concordo Leandro Dubost, e sabemos que nunca vimos tanta policia nos dias de jogo e neste mês, quem possui um amigo policial ou bombeiro assim como eu ,sabe do esforço para mostrar uma realidade que não é nossa aos estrangeiros, no mais o Brasil mostrou pro mundo que pode fazer bonito quando o assunto é festa(TIRANDO A ABERTURA) e receptividade ,conseguimos fazer acontecer mesmo em meios a escândalos financeiros .

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:00

        em qualquer lugar do MUNDO uma copa põe mais polícia na rua. não tente se enganar. escândalos que o william bonner te contou? vc inda CRÊ em will bonner?

    • Silvio Postado em 04/Jul/2014 às 00:04

      de certo é sua então..hipócrita..

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 12:56

      insisto: SÓ PODE SER, pelo menos em parte, mérito da dilma, sim. no paraná beto richa tentou sabotar a construção do estádio mais barato do país. tenho um amigo engenheiro desse estádio, que não é lulodilmista, mas diz que o estádio foi construído por 1/6 do valor de mercado, graças a estratégias do empresariado do atlético paranaense. beto richa, psdb, tentou sabotar.

  3. Alex Postado em 03/Jul/2014 às 16:47

    Trabalho na área de Eng.Civil , já estou vendo algumas obras pararem por falta de verba e muitos funcionários sendo demitido (por causa da copa? não sei. Por causa do PT? não sei. ) Mas de uma coisa eu tenho certeza, a conta de todo esse investimento da copa vai começar aparecer depois da Copa, e muitos que estão pedindo desculpas vão se arrepender. Podem se preparar que os próximos anos seja com PT , PSDB , PV ou qualquer outro partido, o Brasil vai entrar em uma crise que não tem como dimensionar hoje. #ogiganteacordou #nãovaitercopa #vaitercopasim #vamosvaiardilma #ocampeãovoltou #desculpadilma #melhorcopadahistória #vivaobrasil . . . . #putzferrou #¨VAI$%#$%DILMA

    • Walter Postado em 03/Jul/2014 às 23:46

      Volta para o ensino fundamental, mané, discurso sem nexo, kkkk

    • Adriano Vito Postado em 04/Jul/2014 às 00:01

      Esse cara trabalha na Veja? Porque suas previsões são idênticas. Mas não esquece cara, quando vier a crise não esquece de voltar aqui e avisar.

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:06

        veja é a única fonte de informação do walter, afora o william bonner

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Jul/2014 às 07:39

      Fique tranquilo, Armínio Fraga terá a solução.

      • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:07

        só que ninguém vai ficar sabendo quem era o tal do armínio. fraga?

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:05

      a copa trouxe muito dinheiro. dilma gastou 1 trilhão e 700 bilhões em educaçlão, saúde e segurança, mas quem administra e aplica são os governos estaduais, e o dinheiro é desviado pelo PSDB. a copa consumiu 35 bilhões, inclusos estádios e obras gerais, que ficam./ entraram no país 142 bilhões. o mundo globalizado está em uma crise econômica, que afeta a todos: não por culpa de dilma. o psdb, na crise, concentra renda nas mãos de seus poucos verdadeiros mandantes e beneficiários.

  4. João Postado em 03/Jul/2014 às 16:48

    Pareceu uma tentativa desesperada de sabotar a si mesmos. Face a frustração de todas as previsões catastrofistas, aquelas pessoas endinheiradas, que pagaram fortunas em seus ingressos, sentiram como se precisassem dar algum jeito, qualquer um que fosse, de fazer o Brasil parecer o país da barbárie. Conseguiram.

  5. Egídio Postado em 03/Jul/2014 às 18:45

    Não é de hoje que se torce contra o Brasil, ou só contra o Brasil. Há mais tempo não somente se torce como se sabota e até se intervém militarmente em países que procuram trilhar um desenvolvimento soberano e com algum grau de independência dos receituários prescritos pelos países centrais. Por enquanto o objetivo parece ser o de minar a autoestima do povo brasileiro. Após a copa ações de outros tipos nos setores diplomáticos, econômicos e até mesmo militares, com apoio interno, devem estar sendo cogitadas, planejadas ou preparadas . O fato é que desenvolvimento soberano incomoda e muito quem tem uma dívida de mais de 17 trilhões de dólares, impagável, segundo economistas desse país - os EUA.

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:11

      viva luladilma! viva maduro! viva mujica! viva correa! viva santos! viva evo! viva cristina! viva lugo! viva zelaya! viva ortega! viva obama! viva putin! viva assad! viva kadáfi! viva o sub! viva o ezln! viva chiapas! viva a criméia! viva a china! viva cuba! viva o brasil! viva luladilma! viva haddad! viva tarso genro! viva dirceu e genoíno!

  6. Cibele Postado em 03/Jul/2014 às 18:52

    EI DILMA EU VOU VOTAR EM TU

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:11

      viva cibele!

  7. Dalmir Postado em 03/Jul/2014 às 19:53

    Bach era brasileiro? Poderiam ter dado os créditos, ao fim do video, ao compositor , por ter-se utilizado a peça musical.

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:12

      ele nao ta inscrito no ecad

  8. deoclecio Postado em 03/Jul/2014 às 20:19

    *civilidade,amadurecimento .educação foi o que faltou .espero que ,independente do resultado na final .possamos reparar este deslize para com as outras nações .pois quem estará-lá não é um partido e sim uma representante da nação que por acaso é mulher mãe e avó *

  9. Luana Postado em 03/Jul/2014 às 20:57

    #copa das copas? Será sim principalmente para as famílias que perderam alguém hoje com o desabamento do viaduto em Belo Horizonte. LUTO

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:13

      algum desastre sempre acontece, ainda mais em um país enorme. quem contratou a empreiteira foi o prefeito do psb. se engane, mas nao aos outros.

  10. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 03/Jul/2014 às 22:59

    Presidenta desculpe-nos pela falta de educação. Nós Te Amamos, porque confiamos em ti.

  11. Marli Rossett Postado em 03/Jul/2014 às 23:37

    Quem não entende que todo o dinheiro investido nos estádios vai voltar para os cofres públicos está mal informado!!! Tem pessoas que vomitam coisas que não sabem...tenho escutado tantas besteiras! Blá blá blá e mi mi mi!!!! É DILMA !!!!

  12. Joao Elias Postado em 04/Jul/2014 às 08:47

    Alguém notou mais uma do arianismo CRETINO? Na abertura da copa todo o MUNDO notou que as vaias partiram da ala VIP "coalhada" de gente loira. Mas o vídeo mostra um negão mandando a Dilma "TNC". Quando fala de erros mostra mais uma vez uns "neguinhos" justo no momento que se pede desculpa pelos "nossos" erros. Nossos quem cara pálida? Quem faz esses filminhos anti coxinha acaba revelando outro "anti": o anti negro. Por que certamente sabe que vai encontrar o branco que ele mostrar nas solenidades, nos lançamentos de produto chic, etc. Quando àquele "neguinho", oras.... é mais um mané da perifa que talvez nem tenha um computador em casa pra ver sua imagem sendo demonizada como anti Dilma. Sacanas do cacete... Não vamos nos esquecer de vocês. Estamos por baixo ainda, mas já foi pior. Aguardem...

    • Dhoco Postado em 04/Jul/2014 às 10:57

      Sério que eu li isso? Você ta zuando neh [sic]. Por favor, diga que você foi sarcástico, por favor.

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:15

      difícil entender seu ponto. acha q quem fez o vídeo é racista?

  13. Carlos Henrique Santos Postado em 04/Jul/2014 às 09:58

    Até aqui no campinho que tem ao lado de minha casa, toda vez que tem futebol é uma festa só. Afinal o futebol é uma das maiores alegrias do brasileiro, e com a seleção do País ganhando então.. nem se fala. Mas este "festerê" todo é de uns poucos que "puderam" participar efetivamente da Copa. E esse videozinho aí, feito, muito mal feito, pelos próprios petistas, é uma maneira de antecipar, na verdade, as desculpas aos brasileiros para o que virá "depois" da Copa.

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:16

      a reeleição de dilma e a continuidade das melhorias da era lula?

  14. Bruno Postado em 04/Jul/2014 às 11:12

    Acho que o conceito de viralização também foi relativizado

    • rafa Postado em 04/Jul/2014 às 13:17

      nao é pq vc é blindado pela antiviral da globo-veja q o virus nao ta atingindo mais e mais gente

  15. Fernando Postado em 04/Jul/2014 às 12:16

    A verdade é que os coxinhas foram desmascarados e se alguém ainda duvidava da má fé da mídia agora tem certeza. A FIFA, prepotente, mandona e debochada foi desnudada ao aparecerem tantas coisas erradas, desde organização básica, execução errada de hinos nacionais repetida à exaustão até comida estragada servida aos colaboradores voluntários, erros de arbitragem e a descoberta da maior maracutaia que é a gangue da venda de ingressos envolvendo medalhões da própria entidade, ex jogadores, empresários do futebol, personalidades jurídicas e políticos ligados à direita around the globe. Tudo desbaratado pela Polícia Federal deste país de tupiniquins, como costumam dizer os pernósticos de plantão. A verdade é que os estrangeiros estão curtindo o Brasil de todo jeito, da comida e hospitalidade às singularidades regionais deste continental país. Quem está exacerbando são, justamente, os "empresários" brasileiros que aproveitam para achacar os turistas com preços abusivos. Os mesmos "empresários" que engrossam o coro do chorume derrotista e da ladainha do imposto alto. Parabéns ao Abreu pela iniciativa. Me representa e muito bem.

  16. poliana Postado em 05/Jul/2014 às 21:47

    ai ai..tô tão ansiosa pela conquista do tetra em outubro!!! mal posso esperar por esse grande dia!!!!!!!!!!!!

  17. Aristóteles Postado em 06/Jul/2014 às 00:11

    Cá pra nós: levar esse Arnaldo Jabor a sério, é, no mínimo, perda de tempo!