Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 07/Jul/2014 às 16:12
50
Comentários

Reação de blogueiro da Veja prova que Constituinte é o melhor caminho

Desespero de Rodrigo Constantino, blogueiro da Veja, prova que a luta por uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político é o caminho correto

rodrigo constantino revista veja
Rodrigo Constantino é conhecido como o “menino maluquinho” da revista Veja (Reprodução)

O colunista da Veja Rodrigo Constantino, que tem se notabilizado como a ponta de lança de direita truculenta, fez um artigo para “alertar” a sociedade sobre o perigo da campanha de mais de 200 organizações pela convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político.

Constantino, que recebeu o apelido de Menino Maluquinho por suas “ideias arrojadas”, denuncia o “projeto golpista de uma constituinte para instaurar uma ‘democracia direta’”, que seria empunhado por conjunto de organizações comunistas. “O Brasil corre sérios riscos. Nossa democracia está ameaçada. É preciso reagir!”, afirma o paranoico colunista.

As palavras de Constantino comprovam que os movimentos sociais, sindicatos, entidades estudantis e associações estão no caminho certo com a campanha. A linguagem dos tempos da Guerra Fria, usada pelo colunista, engrandece a articulação e atesta que os setores conservadores veem em uma Assembleia Constituinte uma inimiga tão central quanto o comunismo no século 20.

Veja também: Jean Wyllys vs. Rodrigo Constantino

Os chavões e lugares comuns de Constantino contra a campanha demonstram que, apesar de colocar a corrupção com um dos grandes problemas nacionais, não admite uma profunda reforma política que altere as raízes de um modelo corrupto.

Condenar de forma genérica a corrupção sem apresentar uma proposta para enfrentá-la não passa de palavras ao vento, que fazem uma cortina de fumaça sobre interesses político-eleitorais que pretendem derrotar o PT.

A maior parte dos parlamentares que está no Congresso Nacional não admitirá uma profunda reforma do sistema político, uma vez que para se eleger se adaptou às regras vigentes, que desejam que sejam mantidas para garantir a continuidade desses mesmos deputadores e senadores no Parlamento.

Quem coloca a responsabilidade no Congresso de fazer essas mudanças deseja, no fundo, que seja mantido o sistema político ou padece de uma ingenuidade infantil de acreditar que essa estrutura de poder pode se auto-reformar.

Daí a necessidade de uma nova arena congressual, eleita com regras diferentes, para debater de forma democrática as mudanças no sistema político, à luz dos interesses da sociedade, que se manifestaram de forma clara nas mobilizações de junho do ano passado.

Os setores conservadores criticam o jogo político, mas não querem mudar as regras de verdade. As mudanças cosméticas em discussão no Congresso não passam de um jogo de cena para enganar a sociedade, porque não resolvem os problemas do sistema político.

Constantino, como caixa de ressonância dos setores conservadores, nos alerta, na verdade, que só teremos mudanças no país se houver uma Constituinte para o Sistema Política. Aqueles que querem se contrapor à ofensiva conservadora, tem na campanha pela Constituinte o principal instrumento para enfrentar as engrenagens do poder que impedem as mudanças estruturais no nosso país.

Igor Felippe, Escrevinhador

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 07/Jul/2014 às 16:22

    Nem precisa nova constituinte. O PNPS ja institui essas organizações institucionalizadas ou não. É uma versão dos sovietes tupniquins. Eu posso criar um grupinho e me achar no direito de dar palpites no governo sem ter sido eleito democraticamente. O cara terá que estar 24 horas por dia engajado em algum grupinho de esquerda para poder opinar. Adeus trabalho , adeus vida em famíla e adeus lazer se quiser ser ouvido. O PCC pode requisitar uma "mesa de debates" caso ache que seja injusto a morte de um coloborador de assaltos a banco. Um agricultor terá que se sujeitar a dialogar com invasores antes de ter sua propriedade de volta. E dizem que ameaça comunista é paraoia de direita, então me digam como se mata uma ideia esquizofrênica que vive de promessas como comunismo ? não se mata, apenas se espera pela sua próxima investida. Não é atoa que uma das figuras mais desprezíveis do século XX que foi Antônio Gramsci norteia a ideologia petista.

    • Pereira Postado em 07/Jul/2014 às 16:49

      Não que eu simpatize com esse constantino.

      • Thiago Teixeira Postado em 07/Jul/2014 às 19:18

        Imagina ...

      • eu daqui Postado em 29/May/2015 às 11:20

        Simpatizar com constantino não difere mutio de simpatizar com petralha.

    • Dhoco Postado em 07/Jul/2014 às 16:56

      Pereira, você é muito "zueira", na boa...rsrs

    • Nogueira Postado em 07/Jul/2014 às 17:25

      http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/eleicoes-2014/2014/07/05/BUSCANDO-VOTOS-PARTIDOS-LANCAM-CANDIDATURAS-DE-CELEBRIDADES-PARA-TER-EFEITO-TIRIRICA.htm - Ei, coxinha! Vai votar no MIlionário, ou no José Rico? Só pode tá de zueira, mesmo...

    • Alex Postado em 07/Jul/2014 às 17:35

      kkkkkkk..... nossa, que medo de ver o povo se organizando, hein?

    • Sérgio Ricardo Habermann Postado em 07/Jul/2014 às 22:19

      Bom, dificil responder a isso tudo para alguém que, simplesmente, se intitula "Pereira". Sem nome, referência, nada, não se consegue criar um vínculo entre o texto e seu autor para entender as motivações. Pode até ser o próprio blogueiro de Veja por trás de um fake, querendo dar vulto à própria psicose. Eu só gostaria de saber se os que criticam comunismo ou socialismo já se debruçaram por mais que dez minutos sobre estas teorias e seus pensadores para poder discutir, seriamente, o assunto. O Capitalismo está destruíndo nosso planeta, dia após dia, e um exército de inúteis inertes que pensam que defendedo-o estão garantindo "liberdade", defendem com unhas e dentes algo que foi criado apenas para perpetuar fortunas e prosperar impérios. Ou alguém acha justo aqui um cidadão pagar por uma casa própria por 30 anos a um banco? Reflitam. Detalhe: deixo meu nome real e meu e-mail, pq não tenho vergonha de mostrar que não sei e muito menos de dizer o que penso, porque é apenas assim que se cresce.

      • Eduardo Siqueira Postado em 08/Jul/2014 às 16:47

        Capitalismo é igual à democracia: permite que alguns se aproveitem da liberdade que esse sistema dá, da mesma forma que a democracia dá direito a qualquer idiota de se manifestar. Ninguem pensa em acabar com a democracia, não é mesmo? A não ser comunistas, claro, porque querem impor suas idéias de "belo mundo" a todos. Já refleti. Fui esquerdopata durante minha adolescência mas acordei pra o que realmente vale a pena.

      • renato rangel Postado em 09/Jul/2014 às 11:15

        Vai morar em Cuba ou na Russia. Talves na China ou na Korea do Norte Quem.sabe assim você tire melhores conclusões. Especialmente quando tiver que cortar o cabelo da forma como o governo quer, nao puder acessar internet muito.menos crescer em seu trabalho. Talvez perdendo o resto de liberdade de expressão e de posse você pare de tomar partido em um sistema que foi criado como a.maior forma de lavagem cerebral deste.mundo, porque do socialismo para o nazismo, é um pulinho. Basta ter o sistema implantado. Ou quem sabe o Chavismo onde milhares dr pessoas foram metralhadas ao som de julgamentos libero comunistas. Viva a vida deles.e depois venha dar sua opiniao

      • Lucas de Carvalho Postado em 09/Jul/2014 às 11:45

        Sem mais Sérgio. Continuamos vivendo a Idade das Trevas e o Esclarecimento está longe de atingir grandes parcelas da população. O espaço para argumentação está cada vez menor, vejo quase todos entregues aos seus impulsos. Já disse Schopenhauer: "ineptire est juris gentium".

    • Oliveira Postado em 08/Jul/2014 às 08:12

      Pereira...já estamos em 2014! "versão dos sovietes tupiniquins"...rsrsrs..pelo amor! e você disso algo sobre esquizofrenia, acredito que vale a pena você e o Constantino começarem avaliar se vocês não possuem! abraço, e volta para o presente, esquece a guerra fria e o fantasma comunista!

    • Pablo Postado em 08/Jul/2014 às 11:38

      Ps: nunca leu Gramsci.

      • eu daqui Postado em 29/May/2015 às 11:21

        E desde quando todo mundo tem que ler determinado autor ou obra? Já escutou falar em democracia e direito de escolha, reaça?

    • Alexandre Lopes Postado em 09/Jul/2014 às 21:11

      Constituinte exclusiva é algo juridicamente impossível . Não passa de uma grande palhaçada e esse Constantino é só um palhaço que usa essa outra palhaçada ( constituinte exclusiva ) para provocar esse alarmismo babaca . Na verdade, todo esse contexto é uma merda, um lixo . É uma discussão profundamente inútil !

    • Carlos Postado em 03/Sep/2014 às 11:12

      Depende do que você considera "eleito democraticamente"

  2. Carl Postado em 07/Jul/2014 às 16:59

    Pereira, vou entrar na tua casa e comer da tua geladeira.

  3. Klaus Verus Mutstinglinsk Postado em 07/Jul/2014 às 17:09

    Esse guri tem uma cara de quem caga a cueca. Um bundão sem qualquer noção de politica. Um verdadeiro sem futuro, trocado por merda tem que voltar 1,50 de troco.

  4. Rafs Postado em 07/Jul/2014 às 17:17

    Justamente por ter tido tantas anteriores que se comprova que a constituição vive se adequando ao mundo contemporâneo. Imagine ainda usar a mesma constituição de 1822.

    • Franklin Weise Postado em 08/Jul/2014 às 16:17

      Rafs, só no Brasil (e outros países instáveis) que a constituição precisa se adaptar (por ser ampla demais, em vez de focar nas questões centrais). Em países estáveis, a constituição dura séculos.

  5. Pereira Postado em 07/Jul/2014 às 17:22

    "Condenar de forma genérica a corrupção sem apresentar uma proposta para enfrentá-la não passa de palavras ao vento, que fazem uma cortina de fumaça sobre interesses político-eleitorais que pretendem derrotar o PT." Isso é um absurdo, o PT fez seu nome político dizendo que iria acabar com a corrupção dos outros. Como era mesmo o slogan do Lula ? "Quero um brasil decente, quero lula presidente". Não acabou com a corrupção e ainda provou que é mais corrupto que qualquer um. Fala sério !!!! isso só pode ser piada !!!

    • Jane Postado em 07/Jul/2014 às 18:02

      Cara, lê uma segunda vez o que escreve antes de comentar. Essa sua postagem não faz o menor sentido.

    • Nilson Postado em 07/Jul/2014 às 18:08

      PSDB é mais corrupto. Mas a mídia ajuda a acobertar, e as pessoas são mais tolerantes quando não é o PT.

    • Daniel Santana Postado em 01/Nov/2014 às 19:42

      Concordo que foi contraditório este slogan político, mas Lula não é mais corrupto que qualquer um, é tão corrupto quanto os DEM (PFL) da vida que são malcomunados com o PSDB, tantonquem defende PR ou PSDB estão fazendo a piada que você referiu.

  6. Mauro Postado em 07/Jul/2014 às 17:24

    O pereira tem um cerebro do tamanho de uma ervilha kkkkk nem vale a pena argumentar!

    • Tindo Postado em 07/Jul/2014 às 18:07

      Seu comentário prova que você tem um cérebro ervilha.

  7. gtannes13 Postado em 07/Jul/2014 às 17:26

    Parece que vem ai um novo Plano Cohen.

  8. Alex Postado em 07/Jul/2014 às 17:28

    Incrível como a direita tem medo do povo.... coitados.

  9. Alex Postado em 07/Jul/2014 às 17:34

    kkkkkkkk Que "raciocínio" mais sem pé nem cabeça... E daí que o país teve essas constituições? O que uma coisa tem de relação com a outra? Acho que esse tal de Minduim perdeu a noção do ridículo. rsrs

  10. Carlos Alberto Postado em 07/Jul/2014 às 17:37

    Caramba, já vi este jornal, que acompanho há tantos anos, ser mais crítico... Estão realmente fazendo papel de seguranças do PT; Em toda e qualquer crítica ao maior partido do Brasil está-se pintando um quadro de "pobre PT indefeso", e esquivam-se dos questionamentos partindo para o ataque ao autor, acusando-o ou de louco ou de golpista. Constantino deu uma opinião clara, mas que eu penso que esteja errada. O problema é que a resposta que acabo de ler não está nada clara, com incoerências gritantes (por exemplo: não é porque Constantino e outros coxinhas não deram uma proposta melhor que a Constituinte está correta! Faltou a defesa do CONTEÚDO dela, caso contrário estaremos incorrendo em falácia!). Vamos sair da dicotomia "se ele está errado eu estou certo", assim só damos mais corda aos coxinhas...

    • Zeh Leleh Postado em 07/Jul/2014 às 21:48

      Coméquié? Conteúdo dela? Amigo, só para "atualizar": o conteúdo da constituinte ainda não existe, pq se está discutindo a proposta de implantação. Tá de sacanagem ou Passou recibo?!?!?

    • Mateus D. Postado em 08/Jul/2014 às 01:43

      Perfeito Carlos Alberto!!! Esse pensamento extremista tão comum tem feito o país andar pra trás, quando poderia estar correndo à frente. As pessoas não estão abertas mais ao debate porque se consideram donas da razão e não aceitam pensamentos que divirjam dos seus.

    • Daniel Santana Postado em 01/Nov/2014 às 19:49

      Legal, colocar tudo no âmbito de esquerda e direita fica difícil, mas a demonização do PT complica, só o PT não presta? o PSDB mancomunado com o DEM (PFL) é lindo?

  11. Márcio Sousa Postado em 07/Jul/2014 às 17:43

    Não passa de mais um idiota da equipa da Veja.

  12. mauricio augusto martins Postado em 07/Jul/2014 às 18:10

    O Cura-coxinha terá que ser debatido, URGENTE...maumau

  13. Daniela Postado em 07/Jul/2014 às 18:21

    Os motivos de Constantino estão errado, mas o que ele disse está certo. Uma Constituinte neste momento é grande ameaça á democracia. É um momento em que a direita reacionária está forte. Um momento no qual fundamentalistas religiosos infestam o Congresso. E tem gente que fala em Constituinte? Não sabem o mal que isso poderia causar. O Brasil pode virar um Irã. Irã constitucionalizado, pois, de fato, em muitos aspectos, já é um.

    • Franklin Weise Postado em 08/Jul/2014 às 23:05

      Daniela, os fundamentalistas infestam o congresso porque há uma parcela considerável do eleitorado que pensa como eles. Também não gosto desta situação, mas é o ônus da democracia...

  14. celso Postado em 07/Jul/2014 às 21:42

    É por isso que Dilma sera reeleita e Lula será nosso presidente em 2018!

  15. Gustavo Abreu Postado em 08/Jul/2014 às 04:40

    "Se ele está criticando, sinal que estamos no caminho certo" - esse é o típico "argumento" ou "observação" de uma pessoa que está na oitava série do colegial. Infantil e extremamente tosco.Eu esperava alguma coisa mais consistente.

  16. oliveira Postado em 08/Jul/2014 às 08:13

    Minduim, o que tem a ver uma coisa com a outra? falta de argumentação é f###

  17. Pereira Postado em 08/Jul/2014 às 09:22

    Sérgio Ricardo Habermann, Primeiro gostaria de dizer que sou uma pessoa assim como você. O fato de não por meu CPF, RG, endereço e ocupação no título não me desqualifica como debatedor.

  18. Pereira Postado em 08/Jul/2014 às 09:24

    Mauro, "O pereira tem um cerebro do tamanho de uma ervilha kkkkk nem vale a pena argumentar!". Exatamente, eu usei a fração do meu cérebro que corresponde a uma ervilha, pois para rebater os comentários repletos de incoerências advindos dos esquerdistas é mais que suficiente.

  19. Pereira Postado em 08/Jul/2014 às 10:25

    Sérgio Ricardo Habermann. "Eu só gostaria de saber se os que criticam comunismo ou socialismo já se debruçaram por mais que dez minutos sobre estas teorias e seus pensadores para poder discutir, seriamente, o assunto". Eu já, e o que vi foi um regime totalitário e defensores sem moral alguma. Para começar, vamos citar as mortes causadas pelo comunismo na URSS. Dou-lhe apenas dois fatos: Liberação sexual promovida por lênin e Radek: homossexualismo, poligamia e suruba foram liberadas. milhares de filhos de mães solteiras e sem família, bem como "famílias de novas configurações" e o resultado disso foi a prisão e morte de milhares de jovens homossexuais e que não conheciam o pai, quando a loucura de Stalin se instaurou no poder. O mesmo afirmava que esse tipo de liberação afetava a moral comunista.Stalin mandou prender karl radek por ser o mentor da liberação sexual de Lênin na mesma cadeis que os gays, resultado: gays mataram radek a pauladas na cadeia. Alguma semelhança na liberação sexual de Lênin com os dias atuais ? Com ceteza. Outro fato foi a expropriação de milhões de colonos no interior da URSS, tudo em nome do partido e da causa, pois para o tirano Stalin, não poderia haver a menor propriedade privada e com isso matou de fome milhões de famílias. Vejam agora os apoiadores do regime socialista: Marx, engels, gramsci , stalin, lenin, sartre, bouveir e mais um monte da escola de frankfurt e outras aberrações. Esses citados vão de alcólatras desempregados como marx a promotora de orgias infanto-juvenis como simone de bouveir e sartre.

    • renato rangel Postado em 09/Jul/2014 às 11:19

      Cara sou seu fã. Não teria de.maneira alguma detalhado rste histórico com tanta claridade. Parabens

  20. testemunha binocular Postado em 08/Jul/2014 às 10:39

    Dizem que uma das estratégias preferidas da CIA é tentar manter vivo, ou no caso ressuscitar, um inimigo que na prática não existe mais. Pra justificar a sua existência. A linha editorial da Veja em 2014 é a da extrema-direita americana durante a finada guerra fria. Não posso analisar isso com mais profundidade. Não sou médico.

  21. Pereira Postado em 08/Jul/2014 às 11:04

    "O Capitalismo está destruíndo nosso planeta, dia após dia, e um exército de inúteis inertes que pensam que defendedo-o estão garantindo "liberdade", defendem com unhas e dentes algo que foi criado apenas para perpetuar fortunas e prosperar impérios." Se o capitalismo não é uma flor de formosura(e não é, eu sei) o comunismo/socialismo é milhões de vezes pior. Se o capitalismo gera desigualdades, o mesmo é capaz das maiores justiças sociais possíveis e verdadeiras. Se um empregado se sente explorado, ele tem todo o direito de ir procurar outro empregador que lhe remunere melhor. Se ele não quer ser empregado, pode requisitar sua fatia nos meios de produção abrindo um comércio. Se ele não quer ser nem empregado e nem empreendedor, pode procurar trabalhar para o estado. No capitalismo um gari pode virar milhonário, músicas horríveis como funk pode gerar uma elite de cantores com origem pobre, quer maior justiça social do que isso? Agora no comunismo/socialismo isso não existe, pelo simples fato que o estado se adona de todos os meios de produção sob a mentira clássica de "socializar e distribuir" de foram igualitária as riquezas. Se você acredita que, se todos os meios de produção cair na mão das pessoas que governam, estes iram socializar de forma igual para todo o mundo, sinto muito, tenho que mandar para você um : "Sabe de nada incoente!!!" e ainda para piorar tenta juntar economia com política. a história prova isso.

    • Eduardo Siqueira Postado em 08/Jul/2014 às 16:56

      Excelente texto.

  22. Pereira Postado em 08/Jul/2014 às 11:13

    Para finalizar, ideias não morrem. Não se mata uma ideia como comunismo, mesmo sendo uma coisa fingida e mentirosa. Comunismo existe e está bem vivo, não em sua forma clássica, mas em formas mais modernas como Gramsci aconselhou. Se alguém souber como se mata uma ideia, por favor me ensinem.

    • Leandro Postado em 08/Jul/2014 às 11:19

      Realmente esse lixo está vivo, basta ver que tudo de ruim na história moderna humana foi criada por eles, basta ver que os piores países do mundo geralmente são de esquerda e os piores setores da sociedade também.

  23. Leandro Postado em 08/Jul/2014 às 11:18

    De fato é um risco para o Brasil, unir toda bobagem ideológica dessa gente sendo capaz de influenciar o governo, uma espécie de soviets a moda brasileira, se no Brasil de hoje é melhor ser bandido que policial imagina com essa gente que vive na guerra fria o que irão transformar esse nosso pobre país, essa gente defende tudo que não deu certo no mundo, regime autoritários falidos dominados por criminosos, o crime que é muito mais esperto que todos juntos certamente se utilizara deles para seus objetivos e depois perguntarão o porque de termos mais de 100.000 homicídios anuais. A coitada da classe média desarmada.