Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 09/Jul/2014 às 21:01
73
Comentários

O desabafo de Romário

"Ladrões, corruptos e quadrilheiros!". Campeão mundial e principal jogador na campanha do tetracampeonato, Romário detonou a organização do futebol brasileiro após a humilhante eliminação na Copa do Mundo de 2014

Após a goleada histórica sofrida pelo Brasil diante da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo, o ex-jogador e deputado federal Romário desabafou. Através das redes sociais, afirmou que José Maria Marin, presidente da CBF, e seu vice e sucessor eleito, Marco Polo Del Nero, deveriam estar na cadeia. O parlamentar fez duras críticas à corrupção e à gestão no futebol brasileiro, e falou em “falência” do esporte no país.

“Passado o luto das primeiras horas seguidas da derrota, vamos ao que verdadeiramente interessa! Quem tem boa memória, vai lembrar da minha frase: Fora de campo, já perdemos a Copa de goleada!

Infelizmente, dentro de campo, não foi diferente.

Ontem foi um dia muito triste para nosso futebol. Venceu o melhor e ninguém há de questionar a superioridade do futebol alemão já há alguns anos. Ainda assim, o mundo assistiu com perplexidade esta derrota, porque nem a Alemanha, no seu melhor otimismo, deve ter imaginado essa vitória histórica.

Porém, se puxarmos da memória, vamos lembrar que nossa seleção já não vinha apresentando nosso melhor futebol há muito tempo. Jogamos muito mal. Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time.

Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela. Acha que isso é problema só dos jogadores ou do Felipão? Nem de longe.

Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!

O meu sentimento é de revolta.

Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores. Porque não se iludam, futebol é negócio, business, entretenimento e move rios de dinheiro. Nunca tive o apoio da presidenta do País, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do Governo Federal no nosso futebol.

Em 2012, eu apresentei um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos envolvendo a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos. Em questionamento ao presidente da Câmara dos Deputados, sr. Henrique Eduardo Alves, mas ouvi como resposta que este não era o melhor momento para se instalar esta CPI. Não concordei, mas respeitei a decisão. E agora, presidente, está na hora?

Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo. A arrogância dessa entidade é tão grande que até o chefe da assessoria de imprensa chega ao absurdo de bater em um atleta de outra seleção, como fez o Rodrigo Paiva contra um jogador do Chile Pinilla. Paiva pegou quatro jogos de suspensão e foi proibido de acessar o vestiário dos jogadores. Este ato foi muito simbólico e diz muito sobre eles. O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa?

Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!

A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.

E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.

E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional com anistias e mais anistia destes débitos. Este ano tivemos mais um projeto desses vexatórios para salvar os clubes. Um projeto que previa que clubes pagassem apenas 10% de suas dívidas e investissem 90% restante em formação de atletas. Parece até deboche. Uma soma de aproximadamente R$ 4 bilhões ou muito mais, não se sabe ao certo. Corajosamente, o deputado Otávio Leite, reconstruiu o texto e apresentou uma proposta honesta estruturada em responsabilidade fiscal, parcelamento de dívidas e a criação de um fundo de iniciação esportiva, com obrigações claras para clubes e CBF.

Em resumo, a nova proposta além de constituir a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial – obrigava a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens de todo o Brasil. Esses e outros artigos dariam responsabilidade à CBF, punição à entidades e outros gestores do futebol, a CBF estaria sujeita a fiscalização do TCU e obrigada a ter participação de um conselho de atletas nas decisões.

Mas este texto infelizmente não foi para a frente. Sete deputados alemães fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte. Estes deputados, como todos sabem, fazem parte da Bancada da CBF, mudei o nome porque Bancada da Bola é muito pejorativo para algo que amamos tanto. Gosto de dar os nomes: Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), José Rocha (PR-BA) , Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO).

Essa partida ainda pode ser revertida com a votação do projeto no Plenário da Câmara. Será que esses sete deputados voltarão a prejudicar o nosso futebol?

O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi porque não chegamos a final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância. É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas?

Para fechar com chave de ouro, a CBF expulsou do vestiário Cafú, capitão de seleção do pentacampeaonato. Cafú foi expulso do vestiário enquanto cumprimentava os jogadores ontem. Este é o retrato do nosso futebol hoje, não honramos a nossa história.

Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz”

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Postado em 09/Jul/2014 às 21:38

    Haaaa Romário!!! Vai catar coquinho meu camarada!! Enxe a boca pra falar de ladrões, corruptos, safados e agora vc vira aliado do PT? Não vejo nexo nem uma nas suas palavras!! Então a melhor coisa que vc faz e calar a boca e tomar no meio do cú

    • K.Herms Postado em 09/Jul/2014 às 22:28

      Interpretação cadê você? :S

    • Fernando Postado em 10/Jul/2014 às 11:33

      Ele não virou aliado do PT, o partido dele se aliou ao PT e cabe a ele apenas respeitar a decisão do partido.

    • Crysthian Postado em 10/Jul/2014 às 13:07

      Sim claro, o problema do Brasil é sempre o PT. Não sou partidário de nenhuma sigla,porque acredito que o poder de transformar está nas mãos das pessoas e não dos partidos. Seja PT,PSDB,DEM,PSOL e muitos outros,enquanto esse pensamento partidário se dissemina continuamos inundados nesse esgoto chamado política. Ao invés de atacar quem realmente tenta fazer alguma coisa, seja pelo futebol,pela moradia,pela saúde, pelo desemprego e etc você deveria estar preocupado em quem vai votar nessa eleição, e não só isso, deveria se preocupar em ser um cidadão exemplar, para você mesmo, seu estado e o seu país. Chega dessa repetição de discurso de que a culpa é do PT, do Bolsa Família, dos Nordestinos atrasado e ignorantes. Tenha consciência de que se este país está praticamente inabitável a culpa também é usa, e minha.

      • Flávio Alberto Melotto Postado em 10/Jul/2014 às 22:12

        Parabéns Crysthian pelo seu comentário coerente. Precisamos ter mais lúcides antes de fazer ataques, o Brasil tem muita coisa boa e não acharmos que apenas alguns são culpados. Somos em grande parte responsável, os interesses econômicos e financeiros são muito grande, infelizmente nossos políticos durante a campanha dizem que defendem o povo e depois de eleito o que eles fazem; DEFENDEM O SEU BOLSO tem que agradar seus financiadores, senão surgem outros na próxima.

      • Jorge Mendes Postado em 11/Jul/2014 às 00:33

        Isso mesmo a culpa é de todos e principalmente do povo que não sabe votar e daqueles nunca fizeram uma visita aos deputados e senadores cobrando honestidade e trabalho. Vão ao Senado ou aCâmara ver a atuação dos seus deputados e senadores e morram de vergonha!

      • CÉSAR Postado em 11/Jul/2014 às 00:57

        Crysthian, a bolsa família, não vai apenas pra o nordeste mas pra todo Brasil, procure na sua cidade que deve ter alguém que recebe também.

      • ely telles Postado em 11/Jul/2014 às 12:49

        Não entendo ,vc estava virando meu heroi de repente se alia ao PT tudo o que falou ta certo mas serve cada palavra pra este governo corrupto e Eu queria vc para presidente ,qual é meu irmão é só desilusão

    • Isaac Postado em 10/Jul/2014 às 13:49

      aliado? não vejo nexo na sua conexão do Romário com o PT nesse texto.

    • Wladimir Postado em 10/Jul/2014 às 14:00

      Meu caro Gabriel, a falta educação demonstrada em seu comentário demonstra bem o seu nível intelectual e moral. Na falta de argumentação, apela para a falta de educação. Na sua visão medíocre, tudo é culpa do PT. Quem é o culpado pela sua ignorância?

    • Leona Postado em 10/Jul/2014 às 16:19

      Vai você cara. Porra, tu tem que vir falar merda do Romário em TODO maldito post? Vai dar o ânus pro Aécio então!

    • DIVINO Postado em 10/Jul/2014 às 20:11

      Há Gabriel, vc é quem deve se fuder! babaca! filho de uma égua, onde entra o PT aí SUA BICHONA?

    • luiz Postado em 10/Jul/2014 às 21:27

      Nossa gabriel...Romario esta fazendo bem pra esse país denunciando o que todo já sabia. Esperamos reviravolta. Ahhh seu Gabriel enxer é com ch.. vai estudar primeiro antes de mandar um atleta de renome tomar no lugar que vc já está.

    • junior Postado em 11/Jul/2014 às 12:24

      Gabriel, você é um ridículo e obsceno, o Romário tem história, e você é um mero de um internauta com a cara da atual seleção brasileira kkkkk!!!

    • Fabio Postado em 11/Jul/2014 às 12:50

      É no mínimo falta de inteligência. Eu teria vergonha de escrever essas barbaridades sobre o PT. Não pelo PT em si, porque, em concordância com o Crysthian, também penso que a força transformadora está fora das organizações partidárias. É muita burrice achar que a responsabilidade de todas as mazelas é do PT. Burrice igual fechar os olhos às denúncias de corrupção, tráfico de drogas e influência atribuídas ao PSDB. Daqui a pouco vão dizer que a fome na África e a desertificação de Marte são culpa dos "petrálhas". Vergonha da falta de inteligência!!!!

    • alberto Postado em 12/Jul/2014 às 01:07

      O Romario ta certo e tu deve ta ganhando com isso também ou e muito burro! Otario... Nem votei no Romario mas ele ta certíssimo! Cadeia nesses pilantras,aproveita e te entrega também! Força Romario as pessoas de bem te apoiam!

    • Rafael Postado em 12/Jul/2014 às 02:09

      Gabriel, essa é a síndrome do papagaio. Pesquise e se informe melhor ao invés de apenas reproduzir o que ouve, não seja tão inocente. Não sou petista e nem de partido algum, eu voto no candidato. Talvez essa informação seja interessante para você começar a acordar. http://www.camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/2463/nome/MCCE_divulga_ranking_da_corrupcao_por_partido

    • veimar Postado em 15/Jul/2014 às 17:42

      Amigo, respeito sua opinião, mas o Romário está coberto de razão, o futebol brasileiro está falido graças a essa corja de corruptos, com relação a partidos políticos, quem faz o País girar não são os partidos mas sim as pessoas que estão neles, partidos políticos são meros organizadores de candidatos, nós Brasileiros é que votamos, nós é que devemos escolher pessoas capazes de governar nosso País, como podemos exigir dos candidatos se nós escolhemos as pessoas erradas para nos representar, um exemplo bom: TIRIRICA, esse senhor é capaz de administrar o dinheiro público, fiscalizar, criar leis, definitivamente NÃO, então nas próximas eleições pesquisem o melhor candidato.

  2. Erenice Ferreira Postado em 09/Jul/2014 às 21:44

    Um absurdo o que tem por traz da CBF, uma vergonha isto sim, uma nacional .. parabéns srº dep Romário pelo desabafo. Correr atrás e fazer ligeiro uma CPI .. Dilma desta vez cai..

    • poliana Postado em 10/Jul/2014 às 14:04

      dilma dessa vez cai?! a corrupção e a podridão HISTÓRICA da cbf, agora é culpa de dilma e do pt tb?! vcs tucanos estão tão desesperados q estão atirando pra todos os lados! bando de ignorantes!!!em outubro nos enfrentamos sua ridícula!

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Jul/2014 às 14:31

        Se o Brasil fosse campeão, iriam dizer que o Serra criou a CBF, das mesma forma que ele se apropriou dos genérico$.

      • Eduardo Postado em 11/Jul/2014 às 09:53

        Parabéns Poliana, faço suas as minhas palavras...essa tucanada quer cilocar todas as mazelas do Brasil na conta da Dilma, do Lula e do PT. Raça maldita Fora psdb!

  3. Daniel Mallone Postado em 09/Jul/2014 às 21:54

    Ao fim do monumental 7x0 da Alemanha sobre o Brasil, meu filho de 13 anos, que não gosta de futebol me fez a pergunta: _Pai, quem são esses caras que estão jogando aí? O futebol brasileiro se vê agora, em fim, na ótima oportunidade de se reinventar. Deixar de lado os europeísmos que o dominam dês de 1990 e voltar a ser o verdadeiro futebol brasileiro. A cada ano que passa, as convocações para a seleção estão mais recheadas de jogadores que jogam nos grandes clubes europeus e com menos "nativos". Este processo de "europeisação" do nosso futebol se iniciou com o fracasso da nossa seleção de 86. A geração 82-86 foi a última representante do futebol verdadeiramente tupiniquim, jogado pra frente, com criatividade e beleza. Mas não ganhou a copa. O fato do Zico ter perdido o pênalti contra a França de Platini gerou uma desconstrução completa dos nossos valores futebolísticos. Passou-se a ver a Europa como referência de futebol, enquanto esta mesma Europa nos copiava e tentava a seu grosso modo jogar como nós. Eles conseguiram progressos. Melhoraram o passe, o ataque e os dribles. Se tornaram rápidos e eficientes. São hoje como os ponteiros de um relógio Suíço (embora a Suíça tenha perdido para a Argentina), sincronizados e elegantes no rolar da pelota. E o Brasil? O Brasil de hoje é como a Itália de 70. Se carrega em campo esperando uma oportunidade de fazer um gol e ganhar o jogo. Dependentes dos lampejos de Neymar, que por sinal é um dos poucos jogadores criado no Brasil que vestem a amarelinha hoje. Temos que aturar os Hulks da vida, que aparecem não dei de onde e jogam não sei onde. Mas é na Europa? Então convoque! Os Davis Luizes, os Dantes, os Luizes Gustavos, os Marcelos, etc. Gente que mau jogou uma ou duas temporadas aqui e foi se construir como jogador na Europa. Gente que não ganhou títulos aqui, nem fez nome, nem torcida, nem tem identificação com nenhum clube brasileiro, e apenas por ter "Brasil" no passaporte são convocados e idolatrados como "craques". Antigamente tínhamos Zico, rei do Mengo, tínhamos o Falcão do Inter, o Pelé do Santos, o Riva do Corinthians, o Romário do Vasco, o Garrincha, Didi e Nilton Santos do Botafogo, o Éder do Atlético, etc. Nosso futebol foi rebaixado à segunda divisão da Europa. Vale mais um reserva do Borussia Dortmund que um titular do São Paulo, ou um recém contratado do Real Madrid que um artilheiro do Cruzeiro. Estamos com a faca e queijo (mineiro) nas mão! Reformulemos nosso campeonato, nossa CBF, nossa seleção, ou nos acostumemos a ver placares como o de hoje, ou quem sabe até a não vermos nossa seleção na próxima copa, deixando assim de sermos os único participante de todos os mundiais até hoje. Repensar nossa forma de ver e de torcer o futebol é um resgatar os velhos tempos de Maracanã cheio para ver o Zico e o Roberto Dinamite duelando, para ver o Morumbi lotado de fãs do Sócrates e do Oscar, para ver o Mineirão fervendo de fanáticos pelo futebol de Reinaldo e de Tostão. Reformular é se reencontrar no passado para construirmos um futuro, já que o presente nos traiu.

  4. Marcus Fabrício Postado em 09/Jul/2014 às 22:12

    Acho que precisa ter coerência entre discurso e prática, Sr° Romário. Se achava a Copa do Mundo um desperdício de dinheiro público, gostaria de saber o porquê de ter feito uma propaganda de sandálias que fazia referência ao evento. A CBF é uma casta de ladrões, concordo contigo, mas fazer um discurso rasteiro com relação as obras da Copa (que ficarão ai e serão usados pela população-principalmente as obras de mobilidade urbana) e fazer referência sobre o governo que esse deveria intervir na CBF (uma organização privada)..Mas seria só o governo? E os seus colegas deputados? E sobre a Globo? Nem uma palavra. Essa que considero o câncer do país. Vem conseguindo acabar com todas as modalidades esportivas no país. O futebol hoje, por meio dessa exclusividade da Globo, vem se perdendo em uma lógica que mistura interesses escusos e individualismo ao extremo.

    • André Postado em 10/Jul/2014 às 13:11

      O fato dele ter participado de um comercial não tem nada haver. É um trabalho que não tem relação com o que foi dito.

    • André fragoso Postado em 13/Jul/2014 às 14:24

      Adorei sua colocação! Parabéns?

  5. Eduardo Abreu Postado em 09/Jul/2014 às 23:43

    a falta de argumentos é sinônimo de xingamentos..... não é de hoje que Romário vem falando isto e parece que é verdade mesmo, pois quem cala consente, pois se me acusassem de ladrão, pelo menos uma interpelação judicial deveria ser impetrada.

    • Eduardo Henrique Postado em 10/Jul/2014 às 02:24

      Tolice, Eduardo Abreu, vai responder a todos os atos infames que são dirigidos contra sua pessoa? as pessoas vivem de julgar sem fundamento, como por exemplo nas respostas por aqui, como quando disseram que por ele estar vinculado ao PT não seria diferente dos tais ladrões e corruptos, as pessoas julgam sem conhecimento em propriedade, ignorância demais gera confiança. Enfim, pessoalmente já estou cansado de tanta estupidez, falem de mim o que quiserem, tenho minha paz de espírito, quanta ignorância nesse mundo...

  6. Rafinha Baldissera Postado em 09/Jul/2014 às 23:50

    Estranho...lembro dele como aliado do Eurico Mirando e dizendo "que a baguncinha do nosso futebol faz bem".

  7. Paulo Lima Postado em 10/Jul/2014 às 02:09

    Não sou eleitor do Romário, mas suas palavras quanto à forma como o futebol esta sendo dirigido são dignas de louvor... Acrescentaria ainda que a mídia apoia os clubes paulistas e cariocas, em detrimento dos demais, fala-se que por interesse comercial, mas dessa forma os demais não vão ter nunca esse retorno comercial, pois jamais estão sendo divulgados. Considero um absurdo dar preferencia a esses clubes em detrimento de todos os outros...

  8. Leonidas Postado em 10/Jul/2014 às 02:16

    Coxinisses partidárias a parte, falta de coerencia do ex-jogador também (na hora de fazer as propaganda ele não hesitou, bem...), ele falou nenhuma mentira, quem a afunda a seleção e o futebol brasileiro são aqueles que mais deveriam defende-lo e bem administra-lo. É triste, quando torcemos pelo brasil torcemos pela CBF.

  9. José luiz Postado em 10/Jul/2014 às 06:33

    E uma pouca vergonha o que vem acontecendo com nosso futebol, Marselha sim e um reflexo da nossa atual política que rouba os brasileiros descaradamente e nada se faz... Ta na hora dela cordearmos antes que seja tarde, e finalizando dou parabéns a Romário por sua coragem em dizer um pouco do que nós já sabemos, o que nos resta e simplesmente cruzarmos os braços ou tomarmos uma atitude?

  10. Paulo Sérgio Postado em 10/Jul/2014 às 07:39

    O que da raiva é que tem babacas que vêm aqui falar coisas que não têm nada a ver com o texto. Povo baixo e viril, por isso estamos onde estamos. Se falam da corrupção, acham ruim e senão acham do mesmo jeito. Tem gente que não sabe olhar as coisas de uma maneira crítica e realística, vive de alucinações televisas e jornalisticas de quinta. Parabéns Sr. Romário, respeito e admiro muito o seu trabalho que é de muita luta e coragem.

  11. Eduardo Araujo Postado em 10/Jul/2014 às 07:40

    Apoiado, infelizmente futebol virou comércio, e é dirigido por gente que não dá a mínima aos atletas, não incentiva preparação de outros, e o resultado foi este jogo catastrófico, tenho 34 anos e esta foi a pior seleção que vi jogar!

  12. Thiago Teixeira Postado em 10/Jul/2014 às 08:44

    As pessoas esquecem que Romário foi jogador de futebol e da seleção. Não subestimem a opinião deste deputado. Se realmente Aldo Rebelo, ministro do esporte não deu ouvidos a ele (inclusive a presidenta), Romário tem todo o direito de reclamar. Isso é democracia, esse é o dever cívico de um deputado. Força Romário. Quanto aos parlamentares e membros do executivo ... sejam humildes e dê ouvidos a alguém que vivenciou o esporte independente de suas origens.

    • Adelson Rodrigues Postado em 10/Jul/2014 às 18:42

      Concordo plenamente com você Thiago Teixeira...

  13. Renata T S Postado em 10/Jul/2014 às 10:12

    Concordo com o Paulo Lima. Não tenho gostado muito das decisões do Romário e acredito, inclusive, que está até sendo um pouco oportunista, mas tem muita verdade aí.

  14. Pedro Henrique Postado em 10/Jul/2014 às 10:41

    Parabéns Sr. dep. Romário, apesar de muitos falarem coisas incoerentes, acho que os amantes do futebol e principalmente amantes do nosso pais devem manifestar total apoio as suas palavras, a CBF é um ninho de cobras "adultas", infelizmente.

  15. bsilva Postado em 10/Jul/2014 às 14:38

    Obrigado pelo texto Romário. Continue escrevendo, mas ouça o conselho de sua comissão. Voce tem uma comissão, nao é? Pessoas em quem confia e que tem universidade, e/ou gostam de estudar, sabem analisar e projetar. Nao cometa o mesmo erro daqueles que estavam em campo, ou logo ali do lado. Experiência sem esforço continuado levaram, levam e vão continuar a resultar em vergonha.

  16. Eliana Postado em 10/Jul/2014 às 14:38

    Creio que o Romário está clamando no deserto...!

    • RUY DE OLIVEIRA MELO Postado em 11/Jul/2014 às 08:37

      ROMÁRIO ESTÁ COBERTO DE RAZÃO. QUANDO ABRIREM A CAIXA DE PANDORA DA CBF, O BRASIL PASSARÁ ALGUNS DIAS SEM VER O SOL, MERCÊ À NUVEM DE MORCEGOS QUE DELA SAIRÁ.

  17. SILVA Postado em 10/Jul/2014 às 15:32

    Também acredito nas palavras do Romário, como ex- jogador sabe o que todos passaram diante da humilhação de perder em casa, quando todos esperavam uma vitória ou pelo menos um jogo decente de duas seleções com categoria para disputar uma copa do mundo e não o vexame que vivenciamos . Infelizmente o que aconteeu não podemos culpar apenas o treinador e os jogadores , mas toda cúpula que explora o esporte como fonte de enriquecimento.

  18. Cida Postado em 10/Jul/2014 às 15:33

    Referente ao comentário do Sr.Gabriel - POSTADO EM 09/JUL/2014 ÀS 21:38 - Que vocabulário!!! Que expressão ordinária!!! Que pena que ainda há um cidadão que use tal expressão e não tenha argumentos coerentes!!!

  19. António Gomes Postado em 10/Jul/2014 às 15:38

    ... e se fossemos trabalhar pra fazer um Brasil maior e deixar o pontapé na bola?!

  20. Almir Postado em 10/Jul/2014 às 15:56

    Concordo plenamente com o Romario sem fazer nenhuma apologia a partidos politicos! Há tempos que não jogamos um futebol de verdade e há tempos que esta entidade chamada CBF enche os bolsos com o dinheiro publico!

  21. toninho Postado em 10/Jul/2014 às 16:18

    Parabéns Romário, pelo seu incontestável desabafo e, espero que surta efeito.

  22. TERCIA MARIA MACIEL GOMES Postado em 10/Jul/2014 às 17:12

    Romário. Meu voto para senador seria seu. Porém, ao juntar-se a Lindberg Farias, deixou-me sem opção de candidato. Quanto à COPA DO MUNDO e ao seu desabafo, concordo em gênero, número e grau. O cidadão brasileiro não tem o que fazer nesse aspecto do futebol. Precisa contar, portanto, com os seus representantes, como é seu caso. Resta saber se nas urnas, nas próximas eleições, cada cidadão irá usar o seu voto para rebelar-se contra o estado de coisas que assola o Brasil ou se continuaremos a ver a maioria do povo brasileiro entregar nosso país nas mãos dos atuais governantes. Saúde e paz para você. Continue a luta por nós.

  23. Mari Postado em 10/Jul/2014 às 17:19

    Enquanto nós nos dividirmos em partidos não conseguiremos lutar por um Brasil melhor, sejamos melhores, vamos nos unir em beneficio do povo e não dos políticos, vamos dar respostas nas eleições, votando certo, escolhendo certo, independente de partido político, parabéns a todos que não tenham medo de expressar suas opiniões, honrando ser brasileiro!

  24. ERALDO AUGUSTO Postado em 10/Jul/2014 às 17:24

    Eu vejo pelo menos um fundo de razão em cada um de voces que postaram opiniões nesse espaço democrático. Fico triste com tudo isso e a historia vai se repetir daqui á algum tempo nas proximas eleições. Vamos tentar escolher candidatos compromissados com essas causas que foram enumeradas aqui, mas peço a todos que apóiem candidados afinados com as questões mais urgentes para nossa população como um todo - por exemplo o candidato que tem compromisso em rever a maioridade penal, endurecer para os criminosos, criar presidios que ressocializam de verdade, fazer presos trabalharem para não terem tempo de organizar crimes de detro do presidio, acabar com as mordomias dos apenados. Tenho certeza absoluta de que se essas pessoas compromissadas com o que é mais correto para todos forem eleitos e cumprir o que foi prometido - lógico, por tabela esses dirigentes corruptos, tecnicos arrogantes, times medilcres, isso tudo passa a funcionar com mais moral, raça e pouca hipocresia.

  25. Francisco das chagas Postado em 10/Jul/2014 às 20:05

    Ao dep. Romario, meus parabens pela a coragem de levar ao conhecimento de muitos e/ou de todos os brasileiros o quanto nos enganamos com os nossos politicos que se dizem representantes dos interesses do povo brasileiro mas, que na realidades estão apenas preocupados em dfender seus proprios interesses. É lamentavel termos que engolir e ternos que conviver com a humilhação que passamos nesta terça-feira com o futebol da nossa seleção, sabendo que essa tal C B F foi conivente a isso... Parabens dep. Romario, saiba que serás sempre o nosso gênio do futebol arte. Sinto saudades, das partidas de futebol aos domingos que vi Vsa. Excelencia atuando pelo meu FLAMENGOOOL

  26. Claudio Postado em 10/Jul/2014 às 20:56

    Parabéns, Romário, por tornar público a roubalheira que SEMPRE existiu na CBF, que é um esgoto a céu aberto e dar os nomes dos filhos da puta que só querem saber de ter o seu no bolso e que ficam escondidos nas profundezas do ostracismo não tendo coragem de aparecer porque tem medo de não se reelegerem... CBF, corja de filhos da puta; Política Brasileira, bando de vermes fedorentos e vagabundos... Conte comigo....

  27. Julião Postado em 10/Jul/2014 às 21:53

    Romário expressou, de forma lúcida, objetiva e admirável, o pensamento daqueles que refletem profundamente e com conhecimento de causa acerca do futebol brasileiro. É importante divulgar para as pessoas em geral seu pronunciamento, sua luta, e as medidas concretas que ele propõe para encaminhar o futebol brasileiro na direção certa. A pertinência de suas críticas, a impossibilidade de se negar a verdade das denúncias que ele faz, merecem ser amplamente apoiadas por todos aqueles que querem a recuperação do futebol brasileiro, e, por extensão desejam também um País melhor. Romário, parabéns por sua coragem cívica, e por indicar um caminho concreto para o futebol brasileiro, nesse momento de extrema dificuldade!

  28. Jânia Paula Postado em 10/Jul/2014 às 21:59

    Alguém pode falar, explicar e desenhar para o deputado Romário e para o ministro Aldo que a personalidade jurídica da CBF vem sendo discutia a tempos e que há quem defende que a CBF é uma Autarquia. Ou seja, tudo que o senhor deputado esta falando se refere à corrupção epidêmica que assola as instituições públicas brasileiras, desde as do Poder Executivo ao Poder Judiciário, incluindo MP, CNJ e OAB. O problema senhor deputado é que nosso Governo (ou Estado para os leigos) ainda não aderiu ao Estado Democrático de Direito, o resto é verborragia. O que adianta fazer leis se o Judiciário, seja Estadual, Federal ou Desportivo, não garante que elas serão respeitadas? O que adianta mais intervenção do Governo no futebol se o capital humano do Governo é formado por bandidos, corruptos, pessoas de baixa qualificação moral e ética? Vossa Excelência esta apoiando a oneração dos custos dos ingressos para coagir o povo a assistir os campeonatos pelo Pay-per-view (Pagar-para-ver)? Por que Vossa Excelência ainda não denunciou isso? E os boatos de combinação e manipulação de resultado dos jogos, por que ele não fala sobre isso também?

  29. Deise Maria Postado em 10/Jul/2014 às 23:18

    Romário, NINGUÉM CHUTA UM CACHORRO MORTO; você mexeu no vespeiro por isso alguns se incomodaram. A verdade, é que realmente somos peixes pequenos e a "sorte" é lançada pela cúpula da corrupção. São pouquíssimos os políticos corretos, (são raros mais existem), mas A ESTES não se permite colocar a boca no trombone, pois, acabarão que nem o presidente do STF, excelente profissional o juiz Dr.Joaquim Barbosa, ou ele se cala ou calam ele na marra!

  30. Werner Postado em 10/Jul/2014 às 23:27

    Romário é um dos únicos deputados que expõe seus projetos em sites onde você pode ir lá e opinar... qual outro você conhece? Política pra quem não sabe é uma forma de se "organizar" as coisas pra que não vire "bagunça"... Agora, politicagem é outra questão.. e disso estamos cheios.. Apesar de deputado Romário é de fato um ídolo da minha geração. Goleador, habilidoso e marrento!!! Ganhou, foi tetra e na política está sendo ou, tentando ser, um campeão... Infelizmente "uma andorinha só não faz verão", precisamos de mais "representantes" assim: tem coragem de expor a podridão. Futebol é dos cartolas!! Brasil é igual o Atlético-MG .. CHACOTA MUNDIAL!!!!! kkkkk _ Odeio politicagem, não voto! .. Romário está mostrando o que é democracia. Quantos políticos fala o que quer? principalmente se tratando de "Política"... triste.. Detona uma bomba atômica e começa de novo!

  31. LAIR DE PAIVA Postado em 11/Jul/2014 às 01:07

    Gabriel seu comentário é pobre e ridículo acho que vc deveria se expressar melhor nas redes sociais ou então o yahoo não deveria publicar comentários desses gêneros, (imbecil)

  32. Moni Postado em 11/Jul/2014 às 08:58

    O problema é que as pessoas não sabem nem interpretar um texto.

  33. Décio Postado em 11/Jul/2014 às 10:32

    Entendo que foi um vexame historico e que o Brasil e os brasileiros não mereciam. O deputado Romário, foi jogador e conhece muito o futebol brasileiro, porque fez a sua parte e deu muitas alegrias ao povo brasileiro. È evidente que precisamos de uma reforma total porque foi tudo errado e mesmo assim fizemos a COPA DAS COPAS. Quanto a CPI da CBF, demorou!!!

  34. Airton Tavavres do Pilar Postado em 11/Jul/2014 às 10:45

    Meu amigo, fosse somente na CBF eu ficaria feliz, e o resto,

  35. Herminia Am Heusser Postado em 11/Jul/2014 às 11:13

    Acho que alguém tem que falar, ele fez propaganda de um chinelo e não da copa, assino embaixo tudo o que ele falou., faz tempo que ele vem expondo esses roubos e ninguém dá importância. A Dilma aumentou a bolsa família em 10% e isso não é compra de votos de pessoas que não tem nenhuma informação e formação. Tem mais gente recebendo bolsa família que trabalhando.Infelizmente amo um país que a política me envergonha.

  36. João Ricardo Silveira de Postado em 11/Jul/2014 às 15:53

    Excelente texto. Infelizmente esta é nossa realidade vista por inúmeras pessoas, não apenas pelo Deputado Federal Romário. Ele apenas teve a coragem de expor problemas gravíssimos, apartidários, dando nomes aos bois e demonstrando a situação em que nosso futebol vive, confrontando com suas experiências pessoais. Na realidade, em minha opinião, precisamos apenas de pessoas boas trabalhando, de preferência, nos comandos. Pessoas de bom caráter, que saibam o que estão fazendo, e que realmente busquem o bem. Apenas isso já seria uma ótima forma de resolver grande parte dos problemas de gestão que infectam todas as áreas de nosso Brasil. Abraços a todos os leitores, que todos nós tenhamos ótimos dias após a Copa e parabéns ao Deputado pelo texto.

  37. Edinara Postado em 11/Jul/2014 às 18:38

    isso acontece em tds campeonatos deixam rolar o campeonato qdo chegam nas semifinais aí os "HOMENS DA MALA" ,saem pelos estadios oferecendo grana,carro ,aptos,isso desde que inventaram o futebol,os cartolas direcionam eles sabem quem vai ganhar o campeonato,seja estadual,brasileiro,mundial...isso é uma máfia, incentes sã vcs torcidas que nunca vivenciaram atrás das cortinas do futebol!!

  38. Mário Postado em 11/Jul/2014 às 19:31

    SALÁRIOS DOS 23 ATLETAS CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA-2014. GOLEIROS: ● Júlio César (R$ 530 mil/mês); ● Victor (R$ 235 mil/mês); ● Jefferson (R$ 250 mil/mês); DEFESA: ● Thiago Silva (R$ 3,2 milhões/ mês); ● David Luiz (R$ 418 mil/mês); ● Dante (R$960 mil/mês); ● Henrique (R$ 100 mil/mês); ● Daniel Alves (R$ 600 mil/mês); ● Maicon (R$ 1,2 milhão/mês); ● Marcelo (R$ 830 mil/mês); ● Maxwell (R$ 1,08 milhão/mês); MEIO-CAMPO: ● Fernandinho (R$ 1,2 milhão/ mês); ● Luiz Gustavo (R$ 660 mil/mês); ● Paulinho (R$ 1 milhão/mês); ● Hernanes (R$ 800 mil/mês); ● Ramires (R$ 656 mil/mês); ● Oscar (R$ 475 mil/mês); ● Willian (R$ 625 mil/mês); ATAQUE: ● Hulk (R$ 2 milhões/mês); ● Bernard (R$ 1,1 milhão/mês); ● Fred (R$ 750 mil/mês); ● Jô (R$ 150 mil/mês); ● Neymar (R$ 5 milhões/mês). E vc, tá triste aí, né ??? Sabe de nada, inocente!!!!, rssss Gostou? Abs.

  39. Admilson Postado em 13/Jul/2014 às 06:57

    Romario vou votar em mano estamos juntos VC e o cara leitor veja a TV câmera o baixinho joga duro nos politicos

  40. Silvia Bortoluzzi Postado em 13/Jul/2014 às 09:46

    Infelizmente Romário, estás de parabéns pelo texto, novamente digo - infelizmente. É hora do povo brasileiro acordar e cantar o hino com veêmencia na hora do voto. Vamos tirar todos estes corruptos do governo, a iniciar pela Presidente e todo seu bando. Vamos reconstruir o Pais, com vergonha na cara, dignidade, pessoas de honra e valo. Vamos honrar o texto do nosso hino, vamos fazer algo, de verdade para não chorarmos tanto como estamos chorando há alguns dias. Fiasco, expusemos nossas mazelas para o mundo. Silvia Bortoluzzi, advogada, RS.

  41. C. Callado. Postado em 13/Jul/2014 às 13:11

    Sou amante daquele futebol de qdo o povo ainda podia entrar nos estádios... Agora, infelizmente, o Romário tem razao. A corrupção tbm conseguiu acabar com o esporte do povo. Bola pra frente Romário. As pessoas honestas sabem que você tem razão. Detalhhme: "sou contra quaisquer tipo de governo. Sou anarquista! (Recado para o bobão lá do primeiro comentário)

  42. Emannuelly Lobão Postado em 15/Jul/2014 às 10:01

    O fato do Romário fazer propaganda de sandália com refererência a copa não quer dizer que ele tenha apoiado ou concordado com esse absurdo de gastos e desvio de dinheiro público. Temos que prestar atenção no contexto como todo e principalmente nos nomes dos deputados da bancada CBF citados por Romário... #eleiçãochegando #vamolutarnaurnaBrasil

  43. maria aparecida fujihara Postado em 15/Jul/2014 às 13:39

    romario estou de acordo em todas as letras. porque a corrupçao em todos os niveis do PSDB e CIA nao sao investigados ,julgados como fizeram com o PT? vi os jogos pela Band,muito melhor que a globo.

  44. marcelo brasileiro Postado em 16/Jul/2014 às 07:51

    De uma coisa temos certeza Romário nasceu e foi criado dentro do futebol,foi craque e alvo dá mídia esteve em grandes times dentro e fora do país com certeza sabe das pilantragens e robalheiras que acontecem no futebol , já viu de perto como os cartolas e inescrupulosos de dirigentes atuam vamos apoiar o cara ele sabe o que está dizendo acreditem.

  45. Geraldo Garcia Postado em 16/Jul/2014 às 10:46

    Sou flamenguista, ODEIO o vasco. Mas, qndo o baixinho lá estava, eu torcia por ele, e sempre o farei, pq sou fã incondiciional dele. Srs. partido PT, PSDB, etc, são apenas rótulos, como as religiões. DEUS é um só. Concordo com tudo que o baixinho disse acima. Afinal, não precisamos de mais corrúptos para comerem nosso suado dinheirinho. Um camarada que nunca jogou bola, nunca representou o país em nada, não pode ser o presidente da CBF. Temos o Gerson, Tostão, Romário, Zico, Leonardo, entre outros, que sabem o que é isto. Só não podemos colocar o Pelé (só fala besteira). Esqueçam o partido, a religião e o time de coração. Atentem para o conteúdo das denúncias e verifiquem se é ou não verdade. Se for, se curvem para Ele, se não for, apedrejam. SOU ZICO, ROMÁRIO E O RESTO.

  46. andrea Postado em 18/Jul/2014 às 09:33

    o Romário na qualidade de integrante do Poder Legislativo ( recebeu votos de brasileiros e por isso tem legitimidade), pode e deve continuar buscando alterações na legislação vigente sobre o esporte bem como, investigar quaisquer condutas (inclusive na CBF) que recebam recursos públicos ou tenham representatividade no país ou detenham atividades econômicas ( ainda organização que privada). Devemos ficar atentos e não confundir interesses partidários em período eleitoral e confundir os fatos. Nós, eleitores, precisamos avaliar com racionalidade porque a CBF existe há muito tempo e sabemos que os jogadores e as empresas patrocinadoras e dirigentes lucram muito com o futebol brasileiro. A imprensa ( certo canal de televisão) é irritante e sempre manipula e nos quer fazer crer que tudo o que dizem é real e verdadeiro. Parabéns ao Dep. Romário pela coragem de falar com seus eleitores.

  47. Lourinaldo de Souza Lima Postado em 22/Jul/2014 às 09:28

    Não sou eleitor do Sr. Romario, porem o seu discurso é verdadeiro, o que ele não tem é apoio de seus pares. Agora quanto a ter feito propaganda de artigo da copa acho um trabalho justo como qualquer outro e sem corrupção.

  48. Alexandre Postado em 22/Jul/2014 às 12:01

    Parabéns Deputado Romário,pela sua coragem , por dar nomes aos bois,pois só assim o povo poderá saber quem são e o q acontece.Espero que poste mais textos,também sobre outros assuntos.Mais uma vez parabéns,o povo esta com políticos como você !!!!!