Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 23/Jul/2014 às 09:17
28
Comentários

Nova pesquisa Ibope revela cenário eleitoral estabilizado

Nova pesquisa Ibope, divulgada na noite desta terça-feira, apresenta cenário mais favorável à presidente Dilma Rousseff do que o último Datafolha. Na disputa pelo segundo turno, Dilma vence nos dois cenários. Confira os números abaixo

pesquisa ibope dilma aécio campos
Pesquisa Ibope: Dilma segue líder no 1º e 2º turnos (Edição: Pragmatismo Político)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostrou que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, tem 38% dos votos. Em segundo lugar aparece o candidato do PSDB a presidente do país, senador Aécio Neves, com 22% das intenções de votos. O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato a Presidência pelo PSB, aparece com 8% dos votos. O Pastor Everaldo tem 3%.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e Campos com 10%. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, alcançou 3% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior.

VEJA TAMBÉM: O enriquecimento dos presidenciáveis nos últimos 4 anos

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor (os candidatos que aparecem com 0% são os que tiveram menos de 1% das menções cada um):

– Dilma Rousseff (PT): 38%
– Aécio Neves (PSDB): 22%
– Eduardo Campos (PSB): 8%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Zé Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
– Branco/nulo: 16%
– Não sabe/não respondeu: 9%

O Ibope fez a pesquisa entre as últimas sexta (18) e segunda (21). O instituto ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00235/2014.

Pesquisa espontânea

Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), 26% mencionaram Dilma. Veja abaixo:

– Dilma Rousseff: 26%
– Aécio Neves: 12%
– Eduardo Campos: 4%
– Outros: 2%
– Brancos/nulos: 17%
– Não sabe/não respondeu: 39%

Segundo turno

O Ibope fez simulações de segundo turno entre Dilma e Aécio e entre Dilma e Campos. Os resultados são os seguintes:

– Dilma Rousseff: 41%
– Aécio Neves: 33%
– Branco/nulo: 18%
– Não sabe/não respondeu: 8%

– Dilma Rousseff: 41%
– Eduardo Campos: 29%
– Branco/nulo: 20%
– Não sabe/não respondeu: 10%

Rejeição

A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Dilma tem a maior rejeição e Eduardo Jorge, a menor:

– Dilma Rousseff: 36%
– Aécio Neves: 16%
– Pastor Everaldo: 11%
– Zé Maria: 9%
– Eduardo Campos: 8%
– Eymael: 8%
– Levy Fidelix: 8%
– Luciana Genro: 6%
– Mauro Iasi: 6%
– Rui Costa Pimenta: 6%
– Eduardo Jorge: 5%
– Poderia votar em todos: 13%
– Não sabe/não respondeu: 17%

Expectativa de vitória

De acordo com o Ibope, 54% dos entrevistados (independentemente da intenção de voto) acham que o futuro presidente da República será Dilma Rousseff; 16% opinaram que será Aécio Neves; 5% acreditam que será Eduardo Campos.

Desejo de mudança

Aumentou do desejo de mudança do eleitorado em relação à pesquisa anterior. No levantamento anterior, de maio, 65% diziam que gostariam de mudar tudo ou quase tudo no governo. Agora, os mudancistas são 70%. Eles se dividem em dois grupos: 29% gostariam que o próximo presidente mudasse totalmente o governo do País (eram 30% em maio), e outros 41% querem que o próximo governante mantenha alguns programas mas mude muita coisa – ante 35% na pesquisa anterior.

Segundo 18% dos eleitores, o próximo presidente deveria fazer poucas mudanças e manter muitas coisas – ante 21%. Para 10%, a próxima gestão deveria dar total continuidade ao atual governo. Os que queriam total continuidade eram 9% em maio.

Situação econômica

A maior parte dos eleitores classifica a atual situação econômica do Brasil como regular. É a opinião de 48%, segundo o Ibope. Partes equivalentes avaliam que a economia está boa ou ótima (24%), ou julgam que, ao contrário, a situação econômica está ruim ou péssima (25%).

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre suas expectativas para a economia do País em 2015. A maior parte (41%) acredita que a situação estará no próximo ano igual a como está hoje. Outros 34% acreditam que estará melhor, e 18%, que ficará pior do que em 2014.

Avaliação do governo Dilma:

Bom/Ótimo – 31%

Regular – 36%

Ruim/Péssimo – 33%

Forma de governar de Dilma

Aprovam – 44%

Desaprovam – 50%

A sondagem foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

com informações de Agência Estado e 247

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 10:42

    naro, vc percebeu q nas pesquisas realizadas pela rede bandeirantes, o índice de intenção de votos em dilma é ainda maior? 3 institutos realizaram essa pesquisa, e em dois deles dilma está na frente, muito além dos outros candidatos. e em um, existe um "empate técnico" entre ela e aécio! agora pense no histórico das eleições no brasil desde a implantação da reeleição, pense em todo eleitorado nacional do pt, principalmente no nordeste, pense nas políticas assistencialistas do governo, e pense na realidade do candidato da oposição...VC REALMENTE ACHA Q EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE AÉCIO GANHAR AS ELEIÇÕES E OS TUCANOS VOLTAREM AO PODER?

  2. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 10:45

    apenas seja racional naro. esqueça o partidarismo, e analise a realidade do cenário político nacional.

  3. Thiago Teixeira Postado em 23/Jul/2014 às 10:55

    O Brasil é composto por 36% de coxinhas.

  4. Felipe C. Postado em 23/Jul/2014 às 11:14

    Engraçado que eu - nem NINGUÉM que eu conheça jamais foi pesquisado. E olha que eu pergunto frequentemente.

    • poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:23

      creio q tais pesquisas são restritas aos grandes centros. já as vi sendo feia uma vez, mas na capital. no interior nunca vi.

      • poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:38

        feitas*

    • John Postado em 23/Jul/2014 às 11:35

      Cara, o país tem quase 200 milhões de habitantes e a pesquisa é feita com alguns milhares; você poderia perguntar pra 100 milhões de pessoas, não encontrar ninguém que tenha sido pesquisado e isso ainda não significaria nada. Antes que você questione, desde que a amostragem seja feita de forma correta, alguns milhares são o suficiente para dar com precisão a posição dos milhões. Manipulações costumam ocorrer escolhendo os entrevistados de forma desproporcional à população (mais gente rica do que pobre ou o inverso, por exemplo). Se acha que não, sugiro estudar um pouco de estatística, a amostragem não é aplicada só a pesquisas eleitorais, mas a quase todo tipo de conhecimento humano.

    • Jackson Carvalho Postado em 23/Jul/2014 às 12:24

      Eu já, ligaram para a minha casa, mas acho que era do IBOPE, isso na eleição passada, não nessa

  5. Thiago Teixeira Postado em 23/Jul/2014 às 12:47

    "Coxinha" é um termo carinhoso, singelo, fofo, melhor que canalhas, tucanalhas, direita assassina, leitores da Veja, assinante da Folha, geração Xuxa, fãs do BBB ...

    • poliana Postado em 23/Jul/2014 às 15:05

      thiago, acho q eles n sabem o pq do termo coxinha, qual a origem dele né?! uma simples pesquisa no google, vc o acha rapidamente. dizer q coxinha é um termo ofensivo, pelo amor de deus...parece criança q qdo chama o outro de "bobo", ele chora e fica magoado. rs

  6. Deisi Postado em 23/Jul/2014 às 13:46

    Poliana pessoa com perfil do Naro, merece ser ignorado, não de moral, com seu ego inflado, fica feliz, eu me recuso ler comentário de coxinha, para não me chatear, ele além de julgar as pessoas por ele, é um apelão. não vale a pena o desgaste. E o que é pior, se ofende em ser chamado de coxinha, menino mimado e birrento.

    • poliana Postado em 23/Jul/2014 às 14:28

      mas essa é a característica maior deles né deise: mimados e birrentos. mas ele insiste em ficar em cima do muro e dizer q n é psdbista...então tá?!

  7. Deisi Postado em 23/Jul/2014 às 14:49

    Poliana eu cheguei a conclusão, que a coxinhada que vem aqui no pragmatismo, usa para elevar sua autoestima, é incrível como se sentem, Faça como eu pule todos comentários de coxinha, você sentirá muito confortável, faça uma experiencia. Pra que fornecer recheio para coxinha, nenhum argumento irá fazer eles mudarem de ideia, mesma coisa nada que eles digam fará eu mudar minha opinião, então fica nesse estica e puxa. Sem chegar a lugar algum, quanto ele ficar em cima do muro é tipico de coxinha.

    • poliana Postado em 23/Jul/2014 às 15:01

      pois é deise...eu só falei com ele pq ele iniciou os comentários dos tópicos chamando o pessoal daki de "paranóico" pq a pesquisa do datafolha sugeriu um "empate técnico" entre dilma e aécio no 2º turno, e n concordamos com isso. daí vc percebe q em duas novas pesquisas feitas por veículos diferentes, na mesma semana, em nenhum momento apontou o tal empate técnico...então das duas uma: ou o eleitorado brasileiro é muito volúvel pra mudar de opinião de segunda pra quarta, ou alguém está mentindo. daí tentei debater com ele essa questão e ele veio com paus e pedras nas mãos...vai entender...e o cara aí em cima ainda disse q eu persigo o naro em zilhões de posts. cara, realmente, se a pessoa é de direita (e ele é assim, mesmo teimando em n admitir), ela deveria participar do "observador político" q é o site simpatizande da direita, do fhc. daí vem aki chamar a gente de paranoico, esquerdopatas, ignorantes e sem visão política, e ainda acha ruim qdo a gente tenta discutir alguma questão?! ou acha ofensivo o termo "coxinha"!!?? será q eles sabem a origem desse termo? eu realmente n entendo.

  8. LUIZ CAMARGO Postado em 23/Jul/2014 às 21:17

    SR. AECIO PODE ME EXPLICAR? TODA VEZ QUE A DILMA APARECEU EM PUBLICO FOI VAIADA E ATE CHINGADA , E COMO E QUE ELA ESTA EM PRIMEIRO LUGAR NAS PESQUISAS, SERA QUE AS PESQUISAS SÃO FEITAS SO NO PARTIDO DO PT.? ME RESPONDA POR FAVOR

  9. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 21:36

    manda a vaca da tua mãe ou a submissa da tua mulher lavar esse tanque de roupa seu idiota! n preciso disso!

  10. José Rosario Postado em 27/Jul/2014 às 23:06

    Gente daqui a pouco a Poliana vai declarar que estar apaixonada, minha mulher fazia isso. Se a Poliana já é casada, vamos respeita-la. Mas se é solteira é batata isso é namoro. Enquanto vocês brigão, os políticos fingem ser inimigos, depois da eleições todos vão comer num belo restaurante. Agora eu prefiro comer (engolir) uma bosta seca chamada Dilma, do que uma diarreia servida no prato com garfo, chamado Sr. Aécio Neves .

  11. Paula Postado em 28/Jul/2014 às 04:34

    Claro, Cesar, só porque você sugeriu ela vai correndo lavar a roupa num tanque, uhum, genial mesmo, parabéns, fera!

  12. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 09:41

    paranóico naro? vc percebeu q dilma está reeleita de qq jeito? vc notou algum "empate técnico entre ela e aécio no 2º turno? na segunda ambos estavam supostamente empatados segundo o data folha, e hj vc já percebeu q de "40%" da intenção de votos q aécio tinha no 2º turno, ele está com 33%!? será q o eleitorado é tão volúvel asism de seg pra quarta? vc n acha q alguém está mentindo? ainda confia na pesquisa do datafolha? e vc ainda chama o pessoal aki de paranóico naro???!!!

  13. Marcos Vinicius Postado em 23/Jul/2014 às 09:47

    Sem falar que a grande mídia ainda faz questão de só apresentar três candidatos a presidência. O "principais" candidatos ficam com maior visibilidade.

  14. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:18

    sim, e é justamente por conta desse cenário q vc descreveu q a vitória de dilma em outubro está nítida! é isso q eu estou falando pra vc perceber. NUNCA TE PROIBI DE DAR OPINIÕES AKI NO PP. o site n é meu, tampouco sou moderadora. o q questionei foi o fato de vc ter dito q o pessoal daki era paranóico por ver manipulação nas pesquisas do datafolha e aplaudir as pesquisas q dão vitória a dilma. se vc realmente acha q somos paranóicos pq apontamos uma "falha" na pesquisa do datafolha ao ver um empate técnico entre dilma e áecio no 2º turno, qdo dias depois duas novas pesquisas são feitas e em nenhuma delas aparece esse empate técnico, eu realmente n sei quem é o paranóico aki naro.

  15. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:21

    e n venha com esse seu discurso de n defender candidato "a" ou "b", pq vc só se mostra em cima do muro e n quer assumir o seu lado. seria o do jair bolsonaro por causa do seu nick aki? belo representante hein? o senhor bolsonaro faz o aécio parecer o grande salvador da pátria! assuma logo seu lado naro, saia de cima do muro.q mania de ser mal educado e ofender as pessoas qdo elas te contrariam...então eu sou 0 consciência política pq me simpatizo com o pt e vc é o fodão né?! tá bom....

  16. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:33

    se vc ver o seu 1º post aki na matéria, e depois ver os meus, vai ver q o q fiz foi justamente lhe questionar acerca da "realidade" dessas pesquisas...mas blz naro...eu n tenho consciência política, sou ignorante e esquerdopata, e vc n é tucano, é simpatizante do jair bolsonaro...tudo bem. é isso!

  17. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:27

    viu como vc gosta de ofender as pessoas???!!! eu realmente n sei o q vc ainda faz aki no site do pp. pq vc n vai ser figura assídua no site do fhc, o "observador político"?! lá vc encontrará pessoas como vc e n os eskerdopatas e ignorantes q vc adora ofender aki. é um raciocínio simples né: quem vota no pt é ignorante, esquerdopata e n tem consciência política!!!!! naro solbo = bolsonaro! uau!!!!! isso sim é ter uma bela de uma consciência política!! jair bolsonaro é o cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 11:39

    só faltou sair de cima do muro e declarar abertamente em quem vai votar...rsrsrsrs..qta hostilidade meu deus!

  19. Jackson Carvalho Postado em 23/Jul/2014 às 12:27

    Sério, Poliana, você falou em hostilidade, mas você perseguiu o Naro por 33365214535 MIL POSTS, deixa o cara ter a opinião dele! Debate ideias pare de agredir e dizer que ele deve acessar outro site, enquanto você fizer isso nunca vai convencê-lo do seu ponto de vista

  20. Thiago Teixeira Postado em 23/Jul/2014 às 12:41

    MENINAS!!!! Acalmem-se!!!!! kkkkkkkkkkk

  21. poliana Postado em 23/Jul/2014 às 14:29

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!ô thiago, só tu mesmo viu! adoro seu senso de humor!!!kkkk