Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 10/Jul/2014 às 16:31
162
Comentários

A negociação política por trás da derrota do Brasil na Copa

brasil copa 2014 alemanha goleada
(Foto: AP/Hassan Ammar)

Leonardo Sakamoto

Vi vários colegas circulando correntes conspiratórias pela internet após “A Queda”, como ficou conhecido o episódio 7×1 do dia 8 de julho. Tolos. Mal sabem eles que a realidade é muito mais terrível do que essas tentativas falsas de causar burburinho político. Então, decidi contar.

Tomei um café, na noite desta quinta, com uma amiga que ainda estava com ressaca moral por conta do jogo no Mineirão. Ficamos conversando até tarde. Quando retornei, já a altas horas da madrugada, havia um envelope pardo na soleira da minha porta. Por estar cheio, o entregador não conseguiu passá-lo por baixo e ele estava lá, de pé, sem remetente, apenas com meu nome grafado de forma incorreta com “c” ao invés de “k”. Um erro comum, a bem da verdade.

Ao abrir, uma série de documentos, planilhas, cópias de ingressos da Copa do Mundo, fotos de Fernando de Noronha, algumas fitas K7 (pensei, aliás, que elas estavam extintas), mapas em que a Zona Oeste do Rio de Janeiro aparece destacada do resto do país e um DVD.

Uma carta impressa de quatro páginas, provavelmente em um ordinário Times New Roman 12, explicava que aquele material deveria ser usado com sabedoria. O remetente afirmou que confiava a mim o embrulho por causa dos anos em que venho cobrindo, com dignidade, o futebol.

O que não fez sentido. Porque nunca cobri futebol na vida.

Ao lê-la até o final, senti um frio subir pela espinha – daqueles que nós jornalistas sentimos quando estamos diante de nitroglicerina pura. As pernas bambearam e desabei em uma cadeira. A carta explicava que aquilo se tratava do maior escândalo do futebol mundial de todos os tempos. Minha mão tremeu e deixou cair o papel. Fiquei uns bons minutos sem ter forças para abaixar e apanhá-lo.

O DVD traz imagens de um homem alto e calvo entregando uma mala de dinheiro a outro homem também alto e totalmente careca. As planilhas traziam números de contas em paraísos fiscais e as fotos exibiam pessoas de terno rindo enquanto falavam de “goleada histórica”.

Não consegui ler todo o material ainda, mas acho que o povo brasileiro tem direito a saber que a pior derrota futebolística de sua história pode ter sido fruto de uma conspiração. Só assim, talvez, possamos voltar a dormir à noite, trocando a tristeza de um impossível 7 a 1 pela revolta contra as maracutaias políticas. Quiçá acordar o gigante.

Por isso, resumo a explicação trazida na carta. Ela deixa vários buracos, eu sei, mas, por ora, é o que posso revelar:

Uma semana antes de começar a Copa do Mundo, um emissário do Palácio do Planalto reuniu-se com a cúpula da CBF, a comissão técnica e um representante dos jogadores da seleção a portas fechadas em um escritório na praia do Botafogo. Trazia uma oferta presidencial: de que cada um deles teria isenção de impostos pelo resto de suas vidas se ganhassem a Copa, o que – segundo ele – ajudaria a reeleição. O PT iria não apenas aprovar uma lei garantindo isso aos “campeões do Hexa” como também depositaria um adicional de R$ 10 milhões na conta de cada jogador, além de um Honda Civic preto. Por fim, cada um também teria direito a um aperto de mão, um autógrafo e uma foto com o ex-presidente Lula.

Ninguém especificou de onde viriam os recursos. A frase “dane-se que é dinheiro de creches” foi ouvida de relance em uma das conversas reservadas ao final da reunião. Quando saíram, a assistente do emissário palaciano avisou que o senhor Yuich Nishimura estava assobiando impacientemente enquanto aguardava.

A oposição percebeu (graças à alta definição das TVs em HD) que havia algo errado ao constatarem que Dilma Rousseff sorriu de canto de boca quando mandaram que ela tomasse naquele lugar na estreia da seleção no Itaquerão. Leitura labial do mesmo técnico contratado pela Globo conseguiu captar algo como “Sabem de nada, inocentes”.

Descobriu, em pouco tempo, a existência da “mala branca”. E no dia 16 de junho, dois representantes das campanhas de Aécio Neves, do PSDB, e de Eduardo Campos, do PSB, ligaram para o representante dos jogadores. Pediram uma reunião rápida.

Nela, em um boteco pé-sujo ao lado de onde a seleção estava concentrada, solicitaram uma caracu com ovo e canela e dois uísques. Acreditando que um vexame prejudicaria a reeleição, ofereceram sua “mala preta”: o dobro do que o PT prometeu, desde que não houvesse classificação para as oitavas. E que, uma vez eleitos, Aécio ou Campo, não apenas daria isenção tributária vitalícia, mas também permitiria a nacionalização de quaisquer valores depositados no exterior sem imposto algum. Por fim, ofereceram fotos com Fernando Henrique e Marina Silva – mas o representante dos jogadores rapidamente dispensou essa parte da proposta.

Na concentração da seleção, os jogadores não sabiam o que fazer. Parte achou que deveria honrar o acordo com o governo. Parte viu na proposta da oposição uma chance maior. E com um time dividido, a seleção entrou para o jogo do México, quando empataram em 0 a 0.

O único a não querer participar do esquema foi Jô e, por isso, ganhou a antipatia do técnico. Felipão chegou a revelar a jornalistas mais próximos que havia se arrependido de convocar um jogador – que seria, claro, ele.

O pânico se instalou no Planalto. Dilma, em um acesso de raiva, teria mandado sustar o cheque-caução que tinha deixado com a CBF, mas foi demovida por Gilberto Carvalho.

Vendo o risco de ficar fora do mundial precocemente, o governo federal aumentou o cacife, acrescentando um churrascão com Lula com a presença de grupos de pagode da década de 90. O que foi comemorado na Granja Comary.

Em meio às negociação e com medo de ser inquirido sobre o assunto, o técnico da seleção brasileira passou a usar os serviços de um sósia – Wladimir de Castro Palomo – que assumiu seu lugar em aparições públicas. O jornalista Mario Sérgio Conti foi o primeiro a encontrá-lo em um avião entre o Rio e São Paulo, mas não o único. A última vez que Palomo foi usado foi na coletiva dada à imprensa no dia 09 de julho, um dia após a derrota no Mineirão, em que o sósia não falou coisa com coisa. Felipão foi visto, no mesmo horário, em um Centro de Tradições Gaúchas de São Borja.

No intervalo do jogo do Chile, veio uma bomba: um jornalista estava apurando o “leilão” com base em uma denúncia anônima. O time se desestruturou. Com muita dificuldade, conseguiram levar a disputa para as penalidades. Com medo de ser descoberto, Thiago Silva era o mais abalado e chorava compulsivamente a ponto de pedir para não bater. Coube a Júlio César, que participa de um célula do partido comunista revolucionário canadense em Toronto, ir para o sacrifício e garantir que o país passasse às quartas.

O nervosismo latente no ônibus da seleção só desapareceu quando chegou o recado que esse problema estava “resolvido”. Houve calma, mas também temor, pois ninguém sabe como isso de fato foi resolvido. A notícia de acidentes de carro envolvendo jornalistas e da deportação de alguns deles deixou todos apreensivos. Sentiram que a mão invisível do Estado era mais terrível do que imaginavam. Podia estar em todos os lugares.

Para desviar a atenção pública, o governo lançou a Operação Jules Rimet. Sob a justificativa de acabar com um esquema ilegal de venda de ingressos envolvendo a própria Fifa, a Polícia Federal, na verdade, jogou uma cortina de fumaça sobre o caso. Uma isca perfeita para os jornalistas investigativos esportivos que se entreteriam com as descobertas e nem olhariam para a negociação. Figurantes do Zorra Total e de A Praça é Nossa foram contratados para serem “presos” na frente das câmeras como executivos de empresas que nunca ninguém ouviu falar.

Ao mesmo tempo, a carta insinua que o time da Colômbia teria recebido recursos para, uma vez que sua derrota se desenhasse próxima, incapacitar Neymar. O acordo teria sido fechado com o chefe de Estado daquele país, sob a promessa da importação de café colombiano e de DVDs da Shakira a partir de 2015 – caso a oposição seja eleita. Não diz quem teria articulado isso com os colombianos e quanto Zuñiga, que teria executado o plano, ganhou. Também não há documentos tratando do assunto, o que leva a crer que essa parte da história não está embasada em fatos reais.

Dois dias antes da semifinal, chegaram as últimas propostas. Um ministro da República ofereceu a concessão, por 100 anos, de Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e um terceiro destino turístico à escolha dos envolvidos – que fariam com eles o que quisessem, nos mesmos moldes da antiga administração de Hong Kong pelos britânicos. E afirmou que atuaria diretamente junto ao Vaticano para a beatificação dos jogadores ainda em vida – além, é claro, das promessas financeiras já acordadas, fotos e churrascão com pagode.

Um ex-ministro tucano trouxe a proposta da oposição: a independência da Barra da Tijuca como um país a ser administrado pelos presidentes da CBF. O próprio Brasil articularia junto à ONU a admissão desse membro e firmaria um acordo para que esse novo país continuasse administrando o futebol do vizinho. Os jogadores também teriam direito a uma porcentagem nos royalties do pré-sal, determinada por lei, ao lado da educação, e uma foto com o Luciano Huck. Mais uma vez a oferta da foto foi declinada.

Estranhamente, já no final da carta apareceu uma estranha proposta do presidenciável e pastor Everaldo, prometendo que todos iriam para o céu se perdessem e para inferno caso não dessem uma prova contumaz de sua dedicação ao Senhor, largando o futebol no meio do campeonato.

Muito, muito assustada com a possibilidade de herdar os moradores da Barra da Tijuca, ao que tudo indica a CBF optou pela proposta governamental. Enfim, os jogadores fariam de tudo para golear a Alemanha.

A carta se encerra de maneira abrupta, com uma frase sem nexo sobre racionamento de falta de água e de energia elétrica no segundo semestre e a presença de Teletubbies.

Contudo, na cópia do contrato assinado entre governo, jogadores, comissão técnica e CBF, documento que compõe o dossiê a mim confiado, a última cláusula exige que, para o acordo ter valor, a entrada de Mick Jagger deveria ser terminantemente proibida no Mineirão.

Caso contrário, jogadores e técnico não teriam como se responsabilizar com o que poderia acontecer.

Veja também:
O que mais impressionou os estrangeiros no Brasil
The Guardian fala sobre racismo no Brasil da Copa

Recomendados para você

Comentários

  1. Dudu Elado Postado em 10/Jul/2014 às 17:25

    HAHHAHAHHAHAHA quanta m e r d a ! ahha

    • Alexandre Lopes Postado em 11/Jul/2014 às 21:44

      Efeito Rodrigo Constantino !

    • claudia ramos Postado em 12/Jul/2014 às 21:57

      Esto as provas que nao foram adiconadas aqui , e facil falar o BRASIL jgouma bosta mesmo , nao temos mas jogadores bons, alemanha mostrou sua faca mesmo al ponto de humilhar o brasil, agora se temos provas vivas , pnde esta , mostra ....

  2. Daniel Postado em 10/Jul/2014 às 17:26

    ESSA É A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO INVENTADA MAIS IDIOTA DE TODOS OS TEMPOS

    • Inteligente esse Daniel Postado em 10/Jul/2014 às 19:28

      parabens pela astucia... só vc percebeu que foi inventada.

    • faltou interpretacao... Postado em 10/Jul/2014 às 19:53

      Vc é tapado.... só pode

  3. Thiago Postado em 10/Jul/2014 às 17:26

    É tão difícil assim aceitar que o futebol alemão é muito superior ao futebol brasileiro? Sinceramente, não acredito nessa conspiração!

    • Dhoco Postado em 10/Jul/2014 às 18:14

      Meu, volta pra escola cara...juro...volta.

      • Thiago Gênio Postado em 10/Jul/2014 às 19:29

        Calma, calma... ele ainda deve estar lendo pela 10x pra ver se entendeu....

      • Eliezer Postado em 10/Jul/2014 às 21:23

        como que o cara não acredita, parece tão verdade!!!

    • Raquel Postado em 11/Jul/2014 às 09:15

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHa. Tu ta falando sério, cara??

    • Jéssica Loures Postado em 11/Jul/2014 às 15:09

      você realmente precisa voltar pra escola cara.

    • DEBORA Postado em 11/Jul/2014 às 18:31

      Hahahahaha.... texto ótimo pra saber quem não se deu ao trabalho de ler o texto, mas é cheio de opinião vazia!!!! HAHAHAHAHAHA...

  4. fabio rafael Postado em 10/Jul/2014 às 17:27

    Whata hell!

  5. Marly Postado em 10/Jul/2014 às 17:27

    Vou deletar esta M... do meu computador, mais uma estupidez sem tamanho... caraca...

    • Shuma Postado em 11/Jul/2014 às 13:39

      Você salvou esse texto?

  6. Thiago Teixeira Postado em 10/Jul/2014 às 17:29

    Meu Deus ... como perdi tempo da minha vida lendo esse lixo, mas que desgraça.

  7. zelin Postado em 10/Jul/2014 às 17:31

    OBRIGADO PELO ALERTA SAKAMOTO, TEMOS QUE DESMASCAR TODA ESSA CAMBADA! JÁ ESTOU COMPARTILHANDO E VAMOS CHEGAR A 1 TRILHÃO! TOME CUIDADO PORQUE ESSES CANALHAS BOLCHEVIQUES ILUMINIGHTS DE BILDERBREG NÃO RESPEITAM A VIDA DE NINGUÉM! ABÇS

    • vanda Postado em 10/Jul/2014 às 19:24

      Kkk contem comigo!

    • marlene ferraresi Postado em 10/Jul/2014 às 19:54

      cara lê o final do texto e entendaaa

    • Ratis Postado em 11/Jul/2014 às 02:17

      que alívio... tive um pesadelo onde a ironia não era mais entendida pelos humanos.

    • Barbosa Postado em 11/Jul/2014 às 09:32

      Também estou pasma, havia ouvido sobre teorias conspiratórias mas não sabiam que eram tão nefastas assim... Concordo com você vamos compartilhar isso o máximo possível até que chegue em outros planetas e assim possamos conseguir a ajuda dos extra terrestres!!!

  8. Professor Estadual Postado em 10/Jul/2014 às 17:32

    Nossa, isso é baita mentira!!! Era o pessoal das Casas Bahia que não queriam vender TV por R$ 1!!!!!

  9. Bruno Postado em 10/Jul/2014 às 17:33

    Estúpido é quem não entende sarcasmo e ainda chama o cara de idiota!

    • Sarah Postado em 10/Jul/2014 às 17:53

      Pois é.

    • Edson Postado em 10/Jul/2014 às 17:59

      Perfeito Bruno.

    • Angélica Postado em 10/Jul/2014 às 21:20

      e como tem idiota né?? kkkkkkkkkkk

    • Aline Braga Postado em 10/Jul/2014 às 23:34

      hhhhHhHAHAHAHA isso que eu to pensando, caraca! Quanta gte burra, burra mesmo, que não percebeu que esse texto é uma ironia e se acha tão esperto desmerecendo o Sakamoto... Olha, pessoal, precisam ler mais e coisas sais variadas pra aguçar essa visão crítica aí! Fica a dica. Ou vão acabar sendo comprados por uma banda de pagode dos anos 90, um churrasco com o Lula e uma foto com o Luciano Huck em!! hahahahaha

    • Bruno Postado em 11/Jul/2014 às 03:13

      Boa chará/xará! hehe

    • Paulo Postado em 11/Jul/2014 às 08:34

      Na mosca, Bruno!!!!!

    • Chulé Postado em 11/Jul/2014 às 10:20

      Exato. Mais um reflexo do perfil intelectual do Brasileiro em geral!

    • Fernando Postado em 11/Jul/2014 às 10:42

      Concordo contigo. A internet é um mundo de analfabetos funcionais, Bruno. Só consigo pensar nisso. De cara já dá pra sacar que o texto é puro sarcasmo. hahahahahahaha

    • Jardel Santana Postado em 11/Jul/2014 às 12:21

      kkkk! Adorei o texto, mas a pessoa tem q ter o mínimo d conhecimento, para saber o que é sarcasmo, ironia!!! Aff, as pessoas não saberem diferenciar sarcasmo do que é real, essas pessoas devem acreditar em coelho da páscoa, papai noel, contos de fadas... kkkkkkkkkkkkkk

    • fernando Postado em 11/Jul/2014 às 14:27

      Kkkk achei que eu era o unico!! Até que enfim um inteligente aqui

    • Jane Postado em 12/Jul/2014 às 15:28

      Difícil, complexo demais pros leitores. Inocentes sabem nada de ironia e ainda achincalham o jornalista...aja viu? ótimo texto.

  10. HENRIQUE Postado em 10/Jul/2014 às 17:33

    Ainda bem que eu não li. Pulei logo para os comentários, rsrs

  11. Jardel Santana Postado em 10/Jul/2014 às 17:34

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Adorei a teoria conspiratória, muito bem formulada!! Será que algum leitor/a destraído/a acreditará?

    • Dhoco Postado em 10/Jul/2014 às 18:16

      Cara, não leia os demais comentários, tem muita gente acreditando, ou na minha mais feliz esperança, tentando ser sarcástico também..rsrs

      • Tuane Postado em 11/Jul/2014 às 08:47

        kkkkkkkkkkkkkkk. Melhor mesmo acreditar que entenderam e estão tentado o dom do cinismo.

      • Jardel Santana Postado em 11/Jul/2014 às 12:22

        Estou rindo demais com alguns comentários!! Como pode, as pessoas não terem o mínimo de noção para saber o que é sarcasmo, ironia... É provável que acreditem em papai noel, coelho da páscoa...

    • Larissa Postado em 10/Jul/2014 às 23:00

      Leia os comentários e se divirta! hahahaha (obs: são a melhor parte!

    • jacira Postado em 11/Jul/2014 às 14:35

      Se fizer o que eu fiz, sim. Comecei a ler, a me irritar e já saí xingando antes de ler tudo.

  12. Reginaldo Postado em 10/Jul/2014 às 17:34

    Felizes são os ignorantes? Ah não. ..Eles são mal humorados...Povo mal entende o sarcasmo e sai 'gritando' e detonando o cara q publicou isso...

  13. Mari Postado em 10/Jul/2014 às 17:34

    Amei!!! rsss

  14. beto Postado em 10/Jul/2014 às 17:35

    parei no sabe nada, inocentes... e fui muito longe

  15. digo Postado em 10/Jul/2014 às 17:36

    A unica idéia é fomentar na mente do eleitor uma revolta partidária contra o atual governo.

  16. Tauane Postado em 10/Jul/2014 às 17:36

    Gente, só eu entendi que é ironia?

    • Sabrina Postado em 10/Jul/2014 às 18:02

      Vc e mais uma dúzia de pessoas. O resto deve estar compartilhando a informação revoltado com a história kkkkkkk

    • taís Postado em 10/Jul/2014 às 18:11

      Não... mas infelizmente somo beeeem poucos...

  17. Rayr Filho Postado em 10/Jul/2014 às 17:37

    Muito bom, parabéns pelo texto! Uma teoria da conspiração da oposição é a primeira que eu vejo! Foto com o Lula todo mundo quer!!! Kkkk

  18. eliane Postado em 10/Jul/2014 às 17:38

    Eu sabia!!!!!

  19. fernando yanmar Postado em 10/Jul/2014 às 17:40

    vcs n perceberam q a ideia dele era simplesmente curtir com a cara das teorias de conspiração?

    • Eduardo S. de Carvalho Postado em 10/Jul/2014 às 22:44

      Falta de neurônios não tem cura, Fernando ... e os "jornalistas" do Pragmatismo Político copiaram o texto todo sem perceber que é uma piada colossal. Alguém acreditaria no texto depois dele citar FITAS K7??? hahahahaha

  20. Cristiano Postado em 10/Jul/2014 às 17:43

    Piada boa, mas com o "time" errado :)

  21. Eduardo Postado em 10/Jul/2014 às 17:44

    Viu só? Tá comprovado como agem os PTralhas!

    • Bruno Fiamoncini Postado em 11/Jul/2014 às 03:16

      Aham, vi! KKKKKKKKk páááre homeeeeeeeeee, robozinho modo ON!

    • Débora Postado em 11/Jul/2014 às 20:34

      Adoro quem é cheio de opinião só lendo o título da matéria... só falam m****.... hahahaha...

  22. Plinio Postado em 10/Jul/2014 às 17:45

    Gênio!

  23. Francineide Postado em 10/Jul/2014 às 17:48

    Sem pé ne cabeça. Começa até fazendo sentido mais depois a pessoa não liga nada com nada.

    • Dhoco Postado em 10/Jul/2014 às 18:18

      Aulas de interpretação de texto, por favor.

    • Dhoco Postado em 10/Jul/2014 às 18:21

      "..Os jogadores também teriam direito a uma porcentagem nos royalties do pré-sal, determinada por lei, ao lado da educação, e uma foto com o Luciano Huck. Mais uma vez a oferta da foto foi declinada..." A melhor parte do texto....kkkkkk ri litros aqui..hehehe É inacreditável que tem pessoas achando esse texto real. A "imbecilidade" humana esta cada vez maior, as pessoas não sabem simplesmente, interpretar um texto. Triste, hilário, porém, preocupante.

    • Eduardo S. de carvalho Postado em 10/Jul/2014 às 22:45

      Liguem a chave dos neurônios na posição ON. Porque já faltaram nas aulas de português...

  24. maria silva Postado em 10/Jul/2014 às 17:49

    Caro Sakamoto, como sabe, muitas pessoas nem terminam a leitura e compartilham isso como uma verdade incontestável, e faz uma arruaça com aqueles que são incapazes de entender um estilo narrativo diferente do habitual. Deveria ter colocado uma observação! No mais, achei brilhante, você captou a idéia estabelecida e conseguiu expressar muito bem!

  25. Leonardo Postado em 10/Jul/2014 às 17:50

    Umas das melhores formas de esconder a verdade, é contá-la de forma distorcida, ironizando, fantasiando e desacreditando a possibilidade de realmente alguma coisa ter acontecido. A Espanha já abriu o bico. Eu não duvido de mais nada!

    • Marcelo Postado em 11/Jul/2014 às 11:11

      a Espanha abriu o bico aonde?

  26. Hugo Postado em 10/Jul/2014 às 17:52

    É óbvio que é ironia (com tom de sátira até) e ri pra caralho!! Muito bem escrito e ignore os imbecis que acharam que tava falando sério!

  27. Taddei Postado em 10/Jul/2014 às 17:52

    Sátira das boas; "folomenal" Cineastas brasileiros, eis aí uma excelente ideia.

  28. adriana Postado em 10/Jul/2014 às 17:54

    Kkkk. Este cara tá otimo para escritor de ficção e romance...

  29. Tânia Postado em 10/Jul/2014 às 17:55

    Gente, vocês sabem que isso é inventado, né? O Sakamoto já disso. Pelamordedeus!

  30. Marina Postado em 10/Jul/2014 às 17:56

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, adorei

  31. Tiago André Postado em 10/Jul/2014 às 17:57

    Caramba. Lendo os comentários agente consegue perceber como estamos com um grave problema na questão de intepretrar, identificar o locutor, quem ele é, o que ele pensa, identificar um texto irônico, sarcástico, de um texto cientifico, jornalistico etc etc. Esse texto do Sakamoto é um texto irônico. Que não deixa de ser crítico, mas é um texto pra chamar atenção dessas teorias, que embora interessante, muitas vezes são sem cabimento, faz uma salada mista de "teorias conspiratórias", de interesses , que enfim, não há cabimento. Claro que muita coisa é real, mas ela precisa ter explicação com bases materiais, com bases reais, e não especulatória, generalista barata.. Vamos buscar conhecer mais as coisas.

  32. Luís Fernando Postado em 10/Jul/2014 às 17:59

    É pra rir? É tão ridículo e idiota que nem me deu vontade. Vou deixar de ler esse site.

  33. Leo Grava Postado em 10/Jul/2014 às 17:59

    Pior e ninguem entender que isso e ironia pura

  34. Sabrina Postado em 10/Jul/2014 às 18:00

    Kkkkkk essa pra mim foi a melhor teoria da conspiração. Rachei na parte dos DVDS da Shakira kkkkkk. Galera está tão condicionada a acreditar em qualquer besteira que publicam na Internet que nem perceberam que foi um texto irônico sobre as teorias da conspiração. Vamos acordar galera...

  35. Jorge Postado em 10/Jul/2014 às 18:02

    Meu Deus!! Olhem o nível dos leitores!!! É uma ironia, gente! Pelo amor de Deus. Não entendem mais nada. Parem o planeta, eu quero descer!

  36. Ana Capitanio Postado em 10/Jul/2014 às 18:09

    kkkkkkk! Amei! Só queria saber onde se encaixam os falsos cadeirantes, que aliás é uma classificação politicamente incorreta! kkkkkkk Murri!

  37. José Hercilio Postado em 10/Jul/2014 às 18:10

    Nossa, eu recebi algo parecido, mas não vou postar, vou guardar para depois da copa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. taís Postado em 10/Jul/2014 às 18:10

    Muuuito boa SaKamoto!!! Olha o nível dos leitores que sequer conseguem entender uma sátira... vamos de mal a pior definitivamente.

  39. Tiago Postado em 10/Jul/2014 às 18:11

    Parabéns , excelente texto HUMORÍSTICO, o sarcasmo do texto é muito visível e fácil de interpretar, em tempos de teorias da conspiração estupidas e sem fundamento este texto utiliza do tema pra alertar sobra a paranoia disseminada por varias mídias.

  40. Renato Postado em 10/Jul/2014 às 18:12

    Texto engraçado, mas os comentários são de fato a melhor parte. Há muita gente achando péssima a teoria da conspiração apresentada, está ta na cara que é tudo mentira, mas aquela do Obama ser um comunista sim é com fatos verdadeiros kkkkkkkkkk.

  41. Dhiego Postado em 10/Jul/2014 às 18:12

    Texto irresponsável. Como se o autor não soubesse que o Brasil está cheio de retardados para dar fé a bobagens como essa. Deveria ter feito uma ressalva no final, era o mínimo.

  42. jorge Postado em 10/Jul/2014 às 18:13

    mas não esta longe de ser verdade http://forapsdb.tumblr.com/post/91305379358/presidente-da-cbf-jose-maria-marin-apoia-aecio-neves

  43. Alex Postado em 10/Jul/2014 às 18:17

    KKKKKKKKK Impagável!!! KKKKKK Está parecendo a nova desculpa do Jorge Kajuru para não encerrar a carreira... De que o Brasil só não foi campeão porque o cheque do Aécio foi mais gordo do que o da Dilma.

  44. Bruna Postado em 10/Jul/2014 às 18:17

    gente, qual o problema de vocês em entender ironia??? Ele tá zuando com quem acredita nesse tipo de conspiração em vez de simplesmente aceitar que o time da alemanha é muito melhor que o do Brasil!!!

  45. Daniel Bento Postado em 10/Jul/2014 às 18:25

    Virou site de humor?

    • Wellington Postado em 10/Jul/2014 às 18:48

      A única crítica que faço ao texto é de não avisar que cês tão de zuêra, pq tem gente que acredita em tudo

  46. Juli Postado em 10/Jul/2014 às 18:27

    gente que não entende zuera: mantenham-se longe da internet. Obrigada.

  47. Pedro Postado em 10/Jul/2014 às 18:28

    hahaha sensacional, só li verdades!

  48. Regina Postado em 10/Jul/2014 às 18:29

    Ele podia escrever um livro de ficção kkkk

  49. Giovani Postado em 10/Jul/2014 às 18:41

    O que eu não me conformo é que as pessoas realmente acreditaram nessa "teoria da conspiração" hahahahah rir pra nao chorar! e Saka deitando como sempre

  50. Lúcia Postado em 10/Jul/2014 às 18:42

    Por um churrascão com o Lula e bandas de pagode da década de 90, eu venderia a Copa!

  51. Vanderlei Postado em 10/Jul/2014 às 18:50

    Nossa!!!!!!!!!!!! Excelente. Parabéns. Mas ............... Haja saco para ler tudo isto ........................

  52. bruno Postado em 10/Jul/2014 às 18:51

    Quanta gente sem senso de humor aff

  53. Michelle Mendonça Postado em 10/Jul/2014 às 18:51

    Complexo de importancia, esse povo que acha que sua opinião é tão impactante para ser "banido" do site. Ótimo texto, um pouco de ironia e piada , diante de tantos textos absurdos sobre a Copa ser comprada,é necessário.

  54. Rafael Postado em 10/Jul/2014 às 18:56

    Sugiro que o Sakamoto pare de escrever e poste desenhos. Quem sabe assim os leitores entendam a ironia...

  55. Sueli Correa Postado em 10/Jul/2014 às 19:00

    Kkkkkkkkkkk...esse enredo é ótimo. Daria um bom filme...kkkkkkkkkkk

  56. Flavio Postado em 10/Jul/2014 às 19:03

    Você esqueceu o disco voador!!!!!!!

  57. Paulo Postado em 10/Jul/2014 às 19:05

    Brilhante.......Dan Brown iria gostar muito disso

  58. Eduardo Postado em 10/Jul/2014 às 19:17

    Por que esse cara está escrevendo nesse blog? Pensei que este site fosse coisa séria... Nunca vi tamanha merda, kkkkk o cara quer justificar o lance do Júlio César porque ele participu de reuniões comunistas. Noticiário que fala merda é a Veja e a Folha, aqui não parceiro.

  59. Fernando Canhassi Postado em 10/Jul/2014 às 19:25

    Quanta ficçâo e mente fértil para inventar tanto papo furado. Teoria da conspiração para jogadores que recebem uma mega sena mensal é um pouco demais para mesmo os néscios acreditarem. Paragrafos muito longos e floreados. Da próxima, pula a parte do bar, das horas da tremedeira, da carta no châo e vá direto ao assunto enumerando intem por item. Senâo por mais interessante que possa parecer, tudo fica muito enfadonho e indigesto. Mas confesso: O que vicê tomou no bar deve ter te dado um barato muito doido.

  60. Maria Luisa Vianna Postado em 10/Jul/2014 às 19:29

    HAHAHAHAHA muito bom cara! escreve muito bem! Pena que tem gente que leva a sério. Na verdade, esses que levam a sério que são os verdadeiros alienados.

  61. marina Postado em 10/Jul/2014 às 19:39

    Aí eu leio os comentários e fico pensando...as pessoas estão sendo irônicas também ou são burras mesmo e não entenderam?

  62. Manoel Postado em 10/Jul/2014 às 20:07

    Mais teorias em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=470414063094340&set=a.181935715275511.43229.100003772507264&type=1&theater

  63. Yeltsin Lima Postado em 10/Jul/2014 às 20:18

    "Contudo, na cópia do contrato assinado entre governo, jogadores, comissão técnica e CBF, documento que compõe o dossiê a mim confiado, a última cláusula exige que, para o acordo ter valor, a entrada de Mick Jagger deveria ser terminantemente proibida no Mineiro. Caso contrário, jogadores e técnico não teriam como se responsabilizar com o que poderia acontecer." Ninguém entendeu a ironia?

  64. João Postado em 10/Jul/2014 às 20:33

    Excelente! Mandou bem demais no exagero e na criatividade. Curti, mas o mais engraçado são os comentários de quem crê na veridicidade do seu texto... rs

  65. Felipe Postado em 10/Jul/2014 às 20:39

    Hahahha e tem gente achando a isso não é uma ironia.

  66. marconi Postado em 10/Jul/2014 às 20:40

    Só faltou convidar o Belo para encerrar a copa! Kkkkkkkkkkk

  67. Danilo Postado em 10/Jul/2014 às 20:45

    Galera não entende ironia, há quem considere isso como ausência de inteligência...

  68. Su Ronsoni Postado em 10/Jul/2014 às 20:51

    Tô rindo demaiis...mas adorei a presença de Teletubbies, são fofos!

  69. Garbriela Favassa Postado em 10/Jul/2014 às 20:58

    Espirituoso texto. Adorei! :)

  70. Luciana Postado em 10/Jul/2014 às 21:26

    E ainda vai ter gente compartilhando e dizendo que a conspiração existe sim e um jornalista escreveu! Hahahahahahahahahahahaha.... Adoro sarcasmo! Só os inteligentes entendem! Hahhahahahaha

  71. Dani Postado em 10/Jul/2014 às 21:33

    A melhor de todas foi importar os DVDs da shakira e presença dos Teletubies. Ai Medo!!!

  72. silvio Postado em 10/Jul/2014 às 21:35

    HAHAHAHA, muito bom, Sa(c)amoto ta ficando engraçadão. HAHAHA, dispensaram a foto da marina, do FHC e do tal luciano huck. Adorei os teletubbies, e o "sabe nada inocente".

  73. Leila Postado em 10/Jul/2014 às 21:35

    parabéns Leandro Sakamoto,você foi brilhante,simplesmente genial,descobriu tudinho,kkkkkk. Adorei o seu texto !!!!!!!!!

  74. Neyda Carla Postado em 10/Jul/2014 às 21:55

    Adorei... teoria da conspiração. kkkkkkkkkkkkkkkkk Faltou alguns fatos históricos e cômicos. Boa sátira, mas nossos eleitores perderam a aula de linguagem e interpretação e texto.

  75. alex Postado em 10/Jul/2014 às 22:12

    ai ai...obrigado pelo texto, eu ri muito. Os comentários foram os melhores kkkkkkkkk

  76. Mari Postado em 10/Jul/2014 às 22:29

    Gente, que comentários são esses?! É um texto irônico, pelo amor!!

  77. Mick Jagger Postado em 10/Jul/2014 às 22:53

    A culpa foi toda minha gente!!!

  78. Joares Postado em 10/Jul/2014 às 23:01

    Reparem na cor da camisa da Alemanha no jogo contra o Brasil: VERMELHA!!!!! E o número do goleador alemão Müller: 13! Meu, essa conspiração é evidente: claro que o PT, principalmente Lula, Illuminatti, passando uma mensagem subliminar sobre o poder do PT! E o que nos restam? Todos votarmos no 13!

  79. Ive Lopes Postado em 10/Jul/2014 às 23:35

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Simplesmente adorei!!

  80. Gabriel Lima Postado em 11/Jul/2014 às 00:29

    Eu não sei se eu rio do sarcasmo e da criatividade do Sakamoto, ou de quem realmente esta criticando achando que ele tá falando isso sério. Ou pior, de quem esta mesmo acreditando nisso tudo hauhauhauaha. Muito bom Sakamoto.

  81. Müller Postado em 11/Jul/2014 às 01:23

    hahahahaha é bem por aí...rs

  82. Icarus Postado em 11/Jul/2014 às 01:46

    Só faltou incluir o Ronaldo Fenômeno e o Galvão nesta conspiração.

  83. joao paulo Postado em 11/Jul/2014 às 02:10

    Kkkkkkkkkkk, Brasil um país de tolos. E vamo aprende a lê cambada.

  84. Alessandro Postado em 11/Jul/2014 às 03:59

    To no meio texto... Chegando perto do final vai ter uma parte em que vão revelar que eh zueira neh?

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Jul/2014 às 07:38

      Cara, naquela parte de emancipar Fernando de Noronha e a Barra da Tijuca como país ... beatificar todos os atletas .... ai eu disse: "Putz, achei que era sério e o Sakamoto está sacaneando a gente!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  85. Luís Cunha Postado em 11/Jul/2014 às 07:00

    Sinal dos tempos: a necessidade de consumir avidamente textos curtos e diretos está incapacitando pessoas na compreensão de metáforas e fantasias, há um número crescente de pessoas que interpretam tudo ao pé da letra.

  86. Anderson Teixeira Postado em 11/Jul/2014 às 08:18

    parabéns aí cara, de boa, muito legal seu comentário. Contei pra todos aqui da minha família, que ficaram muito surpreendidos e pediram pra te dar os parabéns! Queriam falar com você pessoalmente se possível para lhe parabenizar. Disseram também que na festa de Natal irão contar para os parentes mais distantes e no Ano Novo lançarão baterias de fogos com seu nome. Falei desse seu comentário para alguns outros parentes mais próximos, reagiram tal como minha família, pediram seu endereço para mandar cartões e mensagem de parabenizarão. Meus amigos não acreditaram quando eu disse que conhecia o dono desse feito tão imenso, sério, ficaram todos de boca aberta, disseram que farão seu nome perpetuará por anos e anos. Quanto aos meus vizinhos que ficaram sabendo do seu comentário, todos estão boquiabertos! Quiseram saber quem é você, pediu se, caso você tiver tempo, é claro, se poderia passar aqui para receber presentes, congratulações e apertos de mãos. Com o esparrame da sua notícia, um grande empresário da região decidiu te contratar como presidente da empresa graças a esse seu surpreendente comentário, ao mesmo tempo que um grande acionista internacional quer patrocinar shows para você para palestrar e ensinar todos a fazerem igual para que o mundo seja um lugar melhor. Você não só está famoso aqui na região, mas também em todas as partes sabem quem é você graças à rápida divulgação da notícia! Prefeitos de todas as cidades estão pendurando faixas, balões, teleféricos, instalando aparelhos de som, tudo o que possa fazer seu nome vibrar para ver qual cidade te consagra mais por esse seu feito magnífico. Aqui na minha cidade mesmo cada rua terá seu sobrenome a partir da próxima gestão da administração municipal. Muitos países que antes viam o Brasil com maus olhos, agora, graças ao seu feito, vêm o Brasil como um exemplo, como uma nova capacitação, os grandes sortudos que sabem sobre você diz: "Hei, aquele cara é brasileiro"; e todos replicam imediatamente: "É! é! é! o Brasil é um bom lugar". Graças a isso o turismo aumentou, graças a você, a entrada de moedas internacionais fez as bolsas e ações brasileiras decolarem e assim o país se tornou o pilar para solução da crise mundial. Graças a isso somos bem vistos e, claro, viraremos a maior potência econômica do mundo. Todos os madeireiros se comoveram com seu feito e decidiram parar de explorar a Amazônia para que o mundo viva mais e mais. O caos por conta do Presidente negro nos Estados Unidos foi cessado graças ao fato do Brasil ser o líder econômico mundial, uma vez sendo um país de varias etnias, todos passaram a aceitar as diferenças com amor no coração. O Papa Francisco mandou todos os seus representantes pelo mundo falar sobre seu nome e sobre seus feitos para que a palavra sobre vossa pessoa chegue aos ouvidos de cada criatura que ande sobre a face desse planeta. Também, graças ao seu feito, decidiram cessar os experimentos com o LHC já que a origem do universo se torna sem importância perto da magnitude desse seu ato. Os Maias voltaram de Andrômeda e disseram que como existe um humano tão magnífico vivo eles iriam dar a chance de nós sobrevivermos em 2012, contaram então sobre o que poderia causar o fim do mundo, e todos os lideres de todas as nações, inspirados nesse seu feito, estão tomando providencias para que não ocorra. A magnitude desse seu comentário acabou até com o magnetismo que expulsou o corpo celeste alfa que habitava a órbita da terra

  87. Leonardo Postado em 11/Jul/2014 às 09:33

    Parabéns Sakamoto, texto hilário , o duro é ver gente acreditando nessas teorias conspiratórias.

  88. Cintia Pires Postado em 11/Jul/2014 às 09:42

    Gente, ele está sendo irônico. HAHHAHAHAHAHA

  89. Marco Postado em 11/Jul/2014 às 10:12

    kkkkkkkkkkkk....eita povo sem senso de humor. Em resumo: a culpa é do Mick Jagger! kkkkk

  90. Prof Anderson Ferreira Postado em 11/Jul/2014 às 10:24

    pior é ver comentários de pessoas que ora acreditam, ora nao entendem o sarcasmo. o post é perfeito para pegar essa galera que é oposiçao oportunista.

  91. Moni Postado em 11/Jul/2014 às 10:48

    Má óia, eu bem que sabia que a seleção brasileira não era tãããããããããão ruim assim.Mas n entendi, no final os teletubies voltam ou não????????? Eu gostava deles,kkkkk

  92. Julián... Postado em 11/Jul/2014 às 10:58

    kkkkkkkkk Ri muito... Adorei "O acordo teria sido fechado com o chefe de Estado daquele país (Colômbia), sob a promessa da importação de café colombiano e de DVDs da Shakira a partir de 2015" "...prometendo que todos iriam para o céu se perdessem e para inferno caso não dessem uma prova contumaz de sua dedicação ao Senhor" Engraçado de mais... Mas o melhor é a última cláusula que exige, para o acordo ter valor, que a entrada de Mick Jagger seja terminantemente proibida no Mineirão... Coitado de Mick Jagger kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Obrigado. Ri muito!!!

  93. Marcelo Postado em 11/Jul/2014 às 11:01

    Ninguém percebeu que isso é ironia? Veio do Sakamato esse post!

  94. robson Postado em 11/Jul/2014 às 11:54

    kkkkkkkkkkkk um show de sarcasmo!

  95. Gigi Postado em 11/Jul/2014 às 12:56

    Eu aqui meio deprimida e me vejo nessa página lendo isso. Quase moooooooooooooorro de rir. Será que pelo menos as fotos vão conseguir? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quanta besteira!

  96. Kleinert Postado em 11/Jul/2014 às 12:59

    hahahahahhahahhah tem uma galera acreditando Como coxinha é burro. Vocês não fazem a mínima idéia do que é sarcasmo, ironia né?

  97. Bricklayer Postado em 11/Jul/2014 às 13:17

    Fenomenal!!!

  98. sulista Postado em 11/Jul/2014 às 13:20

    Testo muito bom. Tem uns lacerdinhas, leitores do detrito sólido da maré baixa, os acólitos da mídia cheirosa, são uns asnos encinhados, que não têm capacidade de entender a ironia. Esses deviam comentar a inVeja, o rola bostas do reinaldinho..

  99. Deisi Postado em 11/Jul/2014 às 13:26

    Esse Sakamoto é genial, depois de uma crise de enxaqueca desde do vexame, mesmo assim ri demais, mas o pior de tudo, é que tem muitos que acreditam, assim como os coxinhas, que acham que o filho do Lula é dono do FRIBOI, sua mansão é a Universidade de Piracicaba, etc. Ouvi muitos burburinhos, que o Lula tinha comprado a copa, acho que se arrependeu e vendeu para o PSDB, com aquela tragedia, ganhar votos. Porque com o sucesso do Mundial, toda a turma do "Não vai ter copa", só resta essa alternativa. Fora das quatros linhas, o governo e o povão, ganharam de goleada. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  100. Gustavo Postado em 11/Jul/2014 às 13:53

    Só eu percebi que esse texto é sarcástico?

  101. karine Postado em 11/Jul/2014 às 14:02

    Gente, quem conhece o Sakamoto sabe que é uma piada!

  102. luca barbabianca Postado em 11/Jul/2014 às 14:02

    Da-lhe Leo Sarcasmoto!

  103. Wilson Postado em 11/Jul/2014 às 15:46

    Caramba... estou perplexo.

  104. Hellena Postado em 11/Jul/2014 às 16:22

    hahahahaha.... Muito bom! Estava faltando uma versão realmente decente. Pq criatividade os caras até têm, mas o veio literário não, aí fica sem graça.

  105. Rafael Postado em 11/Jul/2014 às 17:27

    Apesar de ser uma Brincadeira, deixa claro como p PragaTismo político não é mais imparcial!

  106. Robson Postado em 11/Jul/2014 às 19:23

    A ironia existente no texto é espetacular mostra a realidade sem citar nomes........"quem tem olho que veja"

  107. João Postado em 11/Jul/2014 às 21:39

    Esses filhos da p...... Ficam inventando para mascarar realmente o que aconteçeu nesta Copa 2014, más vão ser desmascarados pela Veja e um jornal Americano que já estão com provas suficientes mostrando toda negociada ahhhh está vai ser desmascarada não vai, ser como a da França

  108. Tâmila Postado em 11/Jul/2014 às 22:35

    Eu já sabia disso tudo aí!!! kkkkk Na carta que recebi aqui em casa, denunciava outro esquema! A copa da Adidas!! O Brasil teria que disputar com a Holanda o terceiro lugar por que a Nike não vem contribuindo nos últimos tempos, então o primeiro e segundo lugar já estava reservado para Adidas que é patrocinadora da Fifa e chegou junto no cascalho bom pra todo mundo!!

  109. Mauryn Postado em 12/Jul/2014 às 08:30

    Kkkkkkkkk....e tem gte ae q acreditou. É só uma ironia pessoal!

  110. testemunha binocular Postado em 12/Jul/2014 às 08:41

    Julio Cesar participando de uma célula do "partido comunista revolucionário canadense" em Toronto... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk Mas tem que explicar pros burrinhos que é brincadeira,ironia... Senão ficam em dúvida...

    • jffilho Postado em 13/Jul/2014 às 21:04

      gente se esta moda pega vai ser fácil fazer terrorismo aqui no brasil , esses idiotas nem precisa usar bombas e nem aviões para atacar os brasileiros basta um texto fajuto deste para a população se borrar . um abraço a todos

  111. claudio Postado em 12/Jul/2014 às 10:21

    Muito legal o texto!!! Os que criticam nunca conseguiriam ler um texto do Luiz Fernando Veríssimo!!! Mas o que é que o Japa cheirou pra viajar tanto, hein?!?!?!?

  112. Ands Postado em 12/Jul/2014 às 16:55

    Heuheuheuheu, esse texto me fez dar boas risadas até ler os comentários. Triste constatar que a historinha de analfabetismo funcional no país e que não sabemos interpretar texto é verdade...

  113. Fabiana Postado em 12/Jul/2014 às 17:57

    Kkkkkkkkkkkk...muito bom cara. Criativo. Humor inteligênte. Conseguir ler até o final, mas no inicio fiquei assustada.

  114. Vinícius Postado em 12/Jul/2014 às 19:48

    Parabéns pela criatividade. Presumo que seja jornalista. Misturando vários episódios conhecidamente veiculados (malas de dinheiro, personagens desprovidos de cabelo, PSDB num boteco - tal como Aécio, etc...). Um texto bem bolado. Com extremo teor de sarcasmo ao atual momento do Brasil, entretanto apesar de tirar sarro das conspirações, o fato de se usar de uma delas já é um alerta aos desinformados. Parabéns pela criatividade e pelos conhecimentos gerais. Uma pena alguns visitantes não conherem história e nem sarcasmo.

  115. poliana Postado em 13/Jul/2014 às 22:30

    ri litros!!!!!!!! teletubbies, fotos com FHC, q foram prontamente negadas, churrasco e pagodão eterno com lula e cia...huahuahua...adoro essas teorias das conspirações!!!!

  116. JOSÉ EDUARDO Postado em 14/Jul/2014 às 19:34

    quanta criatividade que tal usala para escrever um livro, mas desta vez de outro conto da carochinha FLW !!!!!!!!!!! BEM BOLADA ESSA HISTORIA IMAGINAÇÃO MUITO FÉRTIL . SÓ NÃO ENTENDI BEM UMA PARTE A DILMA COMPROU OU VENDEU A COPA ....KKKKKKKKKKK

  117. Fábio Postado em 14/Jul/2014 às 23:10

    Fantástico . Elucidou o que vem acontecendo em vários mundiais. Hahahaha

  118. Reginaldo Postado em 15/Jul/2014 às 07:38

    fotos com luciano hulk kkkkkkkk isso é um absurdo, mas foi bem montada essa história, mas isso pode ser verdade, pois esses absurdos não convenceria nem uma criança, por isso tem verdades por trás dessa história, essas coisinhas de teletubbies e fotos com Fhc e outros absurdos é só pra ninguém acreditar, mas a grosso modo de pensar e as ações por trás da cortina, grande parte disso pode ser verdade.

  119. beto Postado em 10/Jul/2014 às 22:03

    Aí que tá! Deu pra ver que não era sério o texto, mas mesmo assim, qual a finalidade, perder 5 minutos lendo? bem bobo e ingenuo, na minha opinião