Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 04/Jul/2014 às 11:32
113
Comentários

The Guardian fala sobre racismo no Brasil da Copa

Onde estão os negros? Texto do The Guardian fala sobre racismo na Copa 2014 com análise da torcida brasileira nos estádios

estádio copa elite 2014

E e alguém te dissesse que o Brasil está longe de ser um país multiétnico? – e que a Copa do Mundo evidencia isto de uma maneira muito simples?

Em um texto publicado na última terça-feira no jornal inglês The Guardian o repórter Felipe Araújo faz uma reflexão sobre a torcida brasileira na Copa do Mundo: “Cobrindo a Copa do Mundo como jornalista me encontrei participando de um jogo similar ao ‘Onde Está Wally?’, o problema é que a pergunta agora era mais séria: onde estão todos os negros? Passei por cinco cidades-sede até o momento e em todas elas a pergunta para a resposta estava distante de ser respondida – eu até perdi lances de gol enquanto procurava por negros nas torcidas”.

Veja também: O Brasil é um dos países mais racistas do mundo, mas o racismo é velado

No texto, Felipe chega a algumas conclusões que são, infelizmente, ao mesmo tempo óbvias e estarrecedoras: “A maioria dos negros no Brasil são pobres. Diferente da África do Sul e dos Estados Unidos, não há uma classe média negra e, talvez ainda mais importante, não há uma classe política negra. Um ingresso para a Copa do Mundo tem seu preço fixado entre R$180 e R$1800, mas em um país onde o salário mínimo custa pouco mais de R$680 por mês, um ingresso para uma partida no Maracanã está longe do alcance popular”

Na publicação, Melo lembra que as partidas em que havia bastante negros na torcida, eram partidas que envolviam países de origem africana – como Alemanha x Gana. O repórter lembra ainda que a questão racial no Brasil sempre foi mal resolvida e que o próprio astro da Seleção Brasileira, Neymar, já afirmou não ter sido vítima de racismo, “afinal, eu não sou negro, não é?

Geledés

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 04/Jul/2014 às 12:01

    Pergunte ao PT que prometeu a copa do povo, aonde estão os negros e pobres? Dinheiro jogado fora para festa de ricos.

    • Mauricio Postado em 04/Jul/2014 às 12:11

      Rodrigo, a questão aqui não é PT, vai mais longe do que isso. É superficial demais esse argumento de pôr a culpa no PT, como se a segregação racial, racismo e tudo o mais, fosse culpa da Dilma ou do Lula.

    • julio Postado em 04/Jul/2014 às 15:11

      Cagou pelos dedos...

    • Marcelo Postado em 04/Jul/2014 às 16:32

      Foram distribuídos 100 mil ingressos gratuitos e mais de 261 mil com desconto social. - Pela pressão do Governo Federal. do PT. Não existe outra Copa que tenha feito isso.

    • Lívia Postado em 04/Jul/2014 às 19:08

      ??? kkkkkk

    • Mari Postado em 04/Jul/2014 às 23:50

      Por que vocês têm a infeliz mania de culpar o PT por tudo? Não sou petista, mas separo os problemas e vejo que culpar um partido por todos os problemas do país só te faz parecer correto. O que te faz correto mesmo é uma pesquisa a fundo para a compreensão total dos males do país até encontrar a raíz destes. E dica: a raíz não é o PT. Acha mesmo que os ingressos seriam acessíveis a todos? E por que os negros não têm esse acesso? Tem toda uma questão HISTÓRICA e te garanto que o PT não estava no poder quando tudo começou. Abraço. :-)

    • SOLANGE Postado em 05/Jul/2014 às 04:11

      realmente são poucos os negros tão igual ou pobres brancos , é a má distri. de renda , e se não fosse o gov pt , não teria nem á 1/2 dúzia de gatos pingados , lembra dos outros governos ??? pobre e negros não tinham nem celular e hoje ? sei que falta muita coisa e concordo , mas temos de analisar bem os fatos .

    • Jair Postado em 05/Jul/2014 às 06:42

      O Brasil é racista por causa do PT. Fora Dilma Blablabla

      • Pedro Paulo Postado em 05/Jul/2014 às 11:29

        O Brasil é racista a 500 anos...Não venham culpar um unico partido por isso...Na verdade o Estado Brasileiro jamais elaborou um projeto de inclusão do negro no tecido social do País...

      • anonimo Postado em 12/Jul/2014 às 13:59

        O Brasil ñ e racista por causa do pt ,e sim por causa do pròpio brasileiro mesmo,principalmente no nordeste .Vivo na Espanha e o que mais vejo sáo crianças negras adotadas por familias espanholas brancas ,no Brasil isso è raro de acontecer pois ainda acham que a cor da pele esta acima de tudo…..

      • valmor Postado em 12/Jul/2014 às 15:50

        Tudo é o PT agora kkkkk

    • rafa Postado em 05/Jul/2014 às 10:46

      Em lugar nenhum do mundo uma copa teve pobres nas arquibancadas. seriam necessários infinitamente mais estádios e pega pra capar por ingressos. no entanto, nos EUA, há negros na classe média, que podem ir a uma copa. a copa trouxe 142 bilhões até agora pro brasil: e vai trazer turistas pelos próximos milênios. graças a luladilma. raciocine antes de se pronunciar, rodrigo.

      • Marcela Postado em 05/Jul/2014 às 12:21

        O FIFA fan fest é aberto e de graça, a copa é também dos pobres

      • Bruno Postado em 05/Jul/2014 às 14:36

        Vc não entende um texto simples RAFA. A matéria é sobre a falta de Negros nos estádios, não a falta de pobres. Mas vc como deve ter feito o ensino médio medíocre não consegue entender que no no Brasil a maioria dos Negros são pobres. E pq? Pq a direita e uma parte da esquerda racista não aceita a política de cotas. Não sabem nem como isso funciona.

      • Juçara Amorim Postado em 05/Jul/2014 às 17:56

        Isso aí. O racismo já está internalizado no ser humano, independe de política!

      • Fabio Nogueira Postado em 13/Jul/2014 às 22:37

        Corrigindo .. a copa trouxe menos de US$ 1 bilhão em divisas. O país deixou de recolher R$ 1,2 bilhão em impostos doados à Fifa. Os investimentos produtivos reduziram-se à algumas alas inacabadas em aeroportos. O país parou economicamente por 30 dias, que já se refletiu em um encolhimento de 0,3% do PIB só por conta disso. A Copa custou mais de R$ 30 bilhões em recursos públicos e privados só para gringo se divertir. Mesmo que a quantidade de visitantes estrangeiros dobre anualmente (de 5 milhões para 10 milhões) nos próximos anos, essa Copa não irá se pagar nunca. Raciocine antes de se pronunciar, rafa

    • Augustos Lutz Postado em 10/Jul/2014 às 00:43

      Culpar o PT por tudo é argumento de idiota! A culpa é da massa que é alucinada por futebol. Mas creio que você, que é esclarecido, não assistiu nenhum jogo. Não é verdade???

    • Pedro Postado em 12/Jul/2014 às 13:10

      Quem define preço do ticket é a FIFA ou até mesmo o mercado negro e não o PT Idiota.

    • Valter Augusto Postado em 26/Jul/2014 às 13:19

      Sim,o racismo brasileiro é culpa do pt,a corrupção brasileira é culpa,ou melhor,invenção do pt,a desigualdade econômica brasileira é culpa do pt,sua ignorância é culpa do pt.

  2. Carlos Augosto Postado em 04/Jul/2014 às 12:16

    É claro que os negros continuam pobres: dependem da boa vontade de políticos corruptos, burocratas, assistencialismo. Para sustentar essa máquina monstruosa ricos e pobres são assaltados pelo governo, assalto que chamamos de impostos (intervenção econômica binária) e estão sujeitos a um dos países mais difíceis de se empreender tal é a lenta burocracia e a elevada regulamentação em todos os setores (intervenção triangular). O Brasil é o 115º na lista de pontuação em livre mercado. Quem é responsável pela desigualdade econômica, o "explorador capitalista" que gera emprego, riqueza e renda, ou o governo que tira de todos para financiar obras e empreendimentos não rentáveis? Que cria agências reguladoras que facilitam as grandes corporações e o cartel? Que cria licitações direcionadas? Por favor.. Os únicos super empreendedores entre pobres e favelas são os traficantes, livres de todas as intervenções do governo, CLT, etc. Os salários mais baixos estão na faixa de 2000 reais por semana. Acham que os países ricos assim são exclusivamente porque foram (neo)imperialistas? Mas como explicam ex-colônias de primeiro mundo como Singapura, Hong Kong, Nova Zelândia, Austrália. E a Coréia do Sul que já foi muito mais pobre que o Brasil há 50 anos.. E o Chile cujo IDH vem ultrapassando alguns países europeus? Dica: analisem o ranking mundial de livre mercado: http://www.heritage.org/index/ranking E o assistencialismo escandinavo?? Acredito que não sabiam que os países escandinavos enriqueceram antes de serem assistencialistas, por estarem entre os maiores níveis de livre mercado do mundo. Sendo que, na verdade, até hoje estão entre os países de maior liberdade econômica, a alguns estão na frente inclusive da Alemanha e da França. Possuem elevados impostos (o que já levou e está levando a estagnação) mas estão entre os melhores lugares do mundo para se empreender. CLT lá seria piada. Quer ajudar esse país? Ajude a diminuir a máquina do governo, a intervenção estatal, os impostos, as regulamentações. Abraço Carlos Augusto

  3. Alexandre Lopes Postado em 04/Jul/2014 às 12:56

    Eu fiz essa mesma pergunta ao meu pai , enquanto assistia a um dos jogos do Brasil , na primeira fase . Na verdade, a FIFA quer ter lucro , muito lucro , por isso , coloca os preços dos ingressos lá em cima . E , de quebra , acaba " clareando " as arquibancadas , pois , como se sabe , a maioria esmagadora dos negros no Brasil é pobre e , portanto , não teria condições de comprar ingressos para a copa . A FIFA , portanto , uniu o útil (dinheiro) ao agradável ( torcida clarinha ) . E a campanha pela igualdade racial promovida pela mesma instituição , denominada " somos todos iguais " continua a ser mera retórica .

    • Bruno Postado em 05/Jul/2014 às 14:43

      Boa Alexandre! Isso evidencia o quão é importante uma política de cotas como foi praticado nos EUA. Negros são maiorias excluídas dos melhores locais, e pq? Pq em outro momento foi posto que não poderiam usar esses locais, mas hj não é pra ser assim, mas isso não acaba da noite para o dia. Ainda há muito preconceito em nossa sociedade... e pq? Pq o Negro só é visto como pobre ou ladrão. Enquanto não for imposto que o Negro deve ocupar ótimos cargos, ótimas universidades, ótimos lugares, não vai ter fim essa ilusão que no Brasil não há racismo e que o Negro por si só poderia por mérito galgar o respeito nessa sociedade que só teve um Presidente do STF negro, que hj enfrenta perseguições e difamações da classe magistrada branca ...

    • Alexandre Postado em 10/Jul/2014 às 14:16

      Sábias palavras, parabéns pela sobriedade.

  4. Alexandre Lopes Postado em 04/Jul/2014 às 13:35

    E , por acaso , não seria o racismo uma construção ideológica engendrada para legitimar as diferenças sociais criadas lá atrás e que perduram até hoje . OBS : Estudar história faz bem .

    • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 19:03

      São os fatos Rodrigo, são os fatos. A origem dessa arquibancada branco é o racismo. Esse problema que você diz ser apenas social, está ligado ao racismo.

    • Fabio Nogueira Postado em 13/Jul/2014 às 22:39

      Racismo e ideologia são conceitos completamente distintos que podem estar associados em determinadas conjunções históricas, como o nazismo, ou não. No Brasil não estão. Já tivemos todos os tipos de governo neste país, desde o republicano clássico até o socialista atual, e nada mudou no problema do racismo

  5. Aloisio Menezes Postado em 04/Jul/2014 às 13:48

    Perguntar ao DEM, (PFL), perguntar ao PSDB, ao PSB, PDT, PP, as raposas do PMDB e tantos outros que manteve o povo na linha da miséria durante anos, agora a culpa é do PT,? , O pT tem também sua parcela de culpa, porque se organizou a copa podia ter feito essa correção , mais todos tem culpa.

  6. Ana Carvalho Postado em 04/Jul/2014 às 14:10

    É ai que entram as cotas. Vamos pretejar a classe média. Mas claro que isso só aparecerá daqui a uns 15 anos. O caminho é o PT.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Jul/2014 às 16:27

      Sinceramente não entendi o teor da sua colocação ...

      • rafa Postado em 05/Jul/2014 às 10:51

        as cotas melhoram essa situação, com o tempo: eis o teor

    • Carlos Postado em 06/Jul/2014 às 06:19

      Daqui a 15 anos vai ser difícil até mesmo arranjar água potável, sua governista retrógrada. Mudanças reais são rápidas como a Revolução... Mas a Humanidade está atolada no Capitalismo e o futuro é a barbárie, para TODOS.

  7. Mariana Postado em 04/Jul/2014 às 14:12

    Procurem na Fan Fest...

  8. Fernando Manica Postado em 04/Jul/2014 às 14:47

    Ok. Verdade. Mas a nossa distribuição de renda não é desigual entre as diferentes etnias que compõe o país? Isso não é fruto do racismo? Rodrigo, curiosidade: como você explicaria o fato de que o salário dos homens brancos é, na média, 46% maior do que o dos negros?

  9. julio Postado em 04/Jul/2014 às 15:13

    Clap clap clap...palmas pra ti. Parabéns pela resposta.

  10. Ricardo Costa Postado em 04/Jul/2014 às 15:26

    Sou Negro, tenho amigos negros, e conheço vários que tentaram, assim como eu comprar ingressos para a copa do mundo, e não conseguiram, mas não por ser pobre, de classe media, ou rico, tentamos pelo "modo normal", site da fifa, mas o site tava sempre ocupado, e apesar de perder horas da madrugada na espera, não consegui nem ver os ingressos disponíveis no site. Acho que o problema ai vai além de ser, negro, pobre, índio ou outra coisa, o problema é como os ingressos foram parar só na mão dos "brancos", como eles compraram, se foi através das empresas patrocinadoras, se foi pelo site. Acho que seria uma boa pesquisa saber como ele adquiriu o ingresso, as vezes 5, 6 ingressos.

  11. Rodrigo Postado em 04/Jul/2014 às 16:26

    kkkkkkkkkkkk Sem comentários! Falta estudo! Muito estudo sobre o tema antes de formular uma frase dessa! Senhor Chééésssus!

    • Máarcia Postado em 05/Jul/2014 às 08:25

      Falta mesmo. Estudar história é bom e vai ajudar a não repetir chavões como "não sou adepto desse discurso demagógico".

    • Wallace Postado em 05/Jul/2014 às 16:33

      Formule então a resposta para a pergunta acima. Engraçado esse discurso capenga em que dizem frases como "Desculpe, mas não sou adepto desse discurso demagógico". Apenas diga o motivo de ser um discurso demagógico. Até hoje não vi nenhuma resposta coerente e feita por alguém que realmente estuda e não por idiotas que acham que sabem alguma coisa mas nunca leram um livro de história integralmente sem escolher os mini-capitulos a serem lidos pro condizerem com seus interesses ideologicos. Na minha opiniãp você não passa de um idiota. E o pior, um idiota BURRO!

  12. Thiago Teixeira Postado em 04/Jul/2014 às 16:33

    Isso é o reflexo do Brasil a anos, e só tem piorado. Loiros, loiras ou arianos (as) de olhos claros são atribuídas as melhores oportunidades de posição social, empregos, cargos de gerência, empréstimos/financiamentos (ou acha que os gerentes de banco olham apenas no holerith das pessoas?) a mídia privilegia mais que tudo as loiras como repórteres e apresentadoras e por ai vai. Sem contar que um negro ou negra bem sucedidos (as), casam e dividem seus dinheiros com brancos.

    • Franklin Weise Postado em 04/Jul/2014 às 22:13

      Thiago, não sei se foi a intenção, mas se é para considerar o casamento de negros com brancos como um problema, aí sim temos um problemão.

      • rafa Postado em 05/Jul/2014 às 10:52

        é curioso que o negro bem sucedido rejeite a mulher negra no brasil: racismo introjetado

      • Dinho Postado em 05/Jul/2014 às 12:58

        Como negro que sou deixe-me lhe explicar uma coisa, quanto mais um negro ascendente socialmente menos negros ele encontra de fato. Ninguém se apaixona ou casa com alguém que não faz parte do seu convívio diário ou meio social então esse negro vai conviver basicamente ou somente com brancos e acabar casando com um deles. Imagine aonde em nosso País o ministro Joaquim Barbosa vai encontrar uma negra a sua altura,intelectualmente falando, para casar com ele ? amor não tem haver com cor, é claro que eu estou falando de relacionamentos verdadeiros esse papo de que negro que casa com branco é pq tem vergonha da cor é uma conversa racista de quem se incomoda com essa questão e quer promover uma divisão, é o papinho de que negro pode ser amigo mas para entrar para família não pode, abra a sua mente.

      • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 19:08

        Dinho, permita-me discordar. Eu acho que o padrão que é divulgado de beleza ( e de tudo ) é o branco, e sendo assim, não afeta apenas os branco. Afeta os negros também. Tem muitos que preferem brancos e etc... Porque foram criados na mesma cultura que o branco foi criado, cultivando apenas a beleza do branco. Então, muitas das vezes, isso mostra também o quanto o racismo afeta a tudo.

      • poliana Postado em 05/Jul/2014 às 21:01

        dinho, seu discurso foi extremamente hipócrita! o negro q fica rico, se torna sim um racista. conheço alguns desses exemplos! e a primeira coisa q eles fazem ao ficarem ricos, é se relacionar com mulheres brancas, loiras dos olhos azuis, no maios estilo modelo de passarela! e o q isso tem a ver com o intelecto!!!?? conveniente usar o joaquim barbosa como exemplo. e mesmo no caso dele, eu conheço várias juízas ou médicas negras e q venceram na vida como ele...então quer dizer q ele n tem acesso a essas mulheres em seu dia a dia?! é a loira, alta dos olhos azuis q se iguala aos demais negros bem sucedidos em "intelecto"!? e o q falar do cérebro de ameba de pagodeiros e jogadores de futebol??!! a grande maioria é negra, e mais uma vez, qdo ficam ricos, põem uma mulher troféu ao lado! E VC VEM COM UM DISCURSO HIPÓCRITA DE NÍVEL INTELECTUAL!!!???? me diga, vc é casado? tem namorada? sua esposa ou namorada tem o mesmo nível intelectual q vc? ela é branca? cara, foi a desculpa e o discurso mais hipócrita q eu já ouviu em toda minha vida pra justificar o fato de os negros bem sucedidos se relacionarem com mulheres brancas por conta do mesmo nível intelectual q eles!! faz-me rir!!...afinal, é com o intelecto das mulheres q os homens estão preocupados não é?! rsrs

      • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 22:26

        Poliana, é bem isso mesmo, deu a impressão que há a ausência total de negros em cargos importantes. Mas como você mesma disse, há mulheres negras em cargos importantes e bem de vida financeiramente. E, num nível "intelectual" igual a qualquer outro da área. Mas, o que acontece de fato, é esse ideário de beleza branca e de que para você ser sucedido completamente, tem que completar com a mulher branca ao lado. Tipo: status quo nível máximo: um troféu (não caracterizo aqui mulher como objeto, apenas para compreender o papel que lhe é imposto em muitos casos) - branco - ao lado. É assim que funciona.

      • Adriana Postado em 11/Jul/2014 às 19:31

        Dinho, como assim "onde"? Ou vc está dizendo que não existem mulheres negras intelectualmente a altura do Ministro Joaquim Barbosa? Sério. Vc subestima todas as mulheres negras? Acredito que o nosso Ministro seja muito inteligente. Porém há muitas negras sim a altura do mesmo e digo mais, até superiores, ricas ou pobres. Que infeliz seu comentário.

    • carlos Postado em 05/Jul/2014 às 09:46

      Como é que é? Negros bem sucedidos dividem seus dinheiros com os brancos? Querido, passou da hora de vc parar de beber...

      • Thiago Teixeira Postado em 06/Jul/2014 às 10:18

        Está duvidando? Procure um negro (a) bem sucedido casado ou namorando negra. Se encontrar, empalhe e coloque numa exposição. Não é pecado fazer isso, todos são seres humanos, eu sou negro e todas as minhas primas, irmãs, colegas de faculdade e trabalho são casadas com brancos. Isso vale para os homens. Meu pai foi preparador físico de times de futebol, TODOS os jogadores negros casam com LOIRAS. Quer que eu te passo uma lista?

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:28

        Meu deus ! É preciso o Thiago fazer uma lista disso aqui? Estamos postando para cegos? E não são somente jogadores: negro só não opta por parceiro branco se não achar. Esse é o maior problema de qualquer humano: auotimagem.

  13. Luciane Calixto de Araujo Postado em 04/Jul/2014 às 18:09

    Acho errado falar em racismo nesse caso. O Brasil tem é uma tremenda desigualdade socio econômica. São poucos, mas também existem loiros dos olhos azuis em situação semelhante a dos negros. Não existe nenhum impedimento para que o negro vá ao estádio e se ele for, a chance de que ele seja discriminado é pequena. O que existe, é o fato de que quem vai ao estádio tem dinheiro. E os negros tem poucas chances de conseguir evoluir em termos de renda do Brasil, pricipalmente por causa da educação mediocre que o país oferece para os menos favorecidos. Enfim, acho errado tratar um problema sócio-econômico como racial. Educação de qualidade pra quem mais precisa é disso que o Brasil não faz. E esse não é um problema racial.

  14. Maria Cândida Postado em 04/Jul/2014 às 20:49

    É fato que o país é repleto de desigualdade de oportunidade. O Brasil esquece que é racista porque o grande problema é a questão social, e, a grande massa negra brasileira é "pobre". Além disso, é reconhecível que políticas públicas já estão sendo adotadas para “reduzir” a desigualdade de oportunidade no país (sim, falo das COTAS). Por outro lado, mesmo quando negros de destacam por inteligência ou esforços, a meritocracia no mercado de trabalho, perde forças para a famosa ditadura branca da beleza. Nós estamos tão habituados ao racismo, que não percebemos o quanto os brancos são privilegiados. Mesmo que reforcemos que há mistura de etnias, a gente sabe que não veremos (dificilmente) uma loira “linda” e burra como empregada doméstica, já que arrumariam logo um emprego pra ela numa revista e ela teria dinheiro pra “se aparecer” na copa do mundo.

  15. Rose Postado em 04/Jul/2014 às 22:30

    Caro Rodrigo qual a origem do problema de desigualdade social/renda? Pesquise

  16. Enzo Postado em 04/Jul/2014 às 23:35

    Tenho trabalhando, pela Segurança Pública do Estado da Bahia, e empregado aos serviços da Copa, nessa área. Por isso, posso afirmar duas analises que fiz: Quase todos os negros brasileiros que tenho visto, em dias de jogos, em torno do Estádio Fonte Nova ( ou Arena Fonte nova. Seu nome oficial é este, Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira ou Itaipava Arena Fonte Nova), estavam trabalhando. O outro exame que fiz, mostrou que a classe média, que está sendo a maioria dos frequentadores da Fonte Nova, é mais mal-educada do que os pobres, que conheço não de perto, mas de dentro.

  17. Mari Postado em 04/Jul/2014 às 23:51

    E a desigualdade social existe por quê?

  18. carl simba Postado em 05/Jul/2014 às 00:18

    O racismo Brasileiro é o pior do mundo, é velado , é cordial ,é excludente , no Brasil há diversidade mais desde que sejam todos Brancos. Dizem que os estados Unidos é bem mais racista , mas vc vai nos Estados Unidos , Inglaterra ou França , vc vê mais negros na tv que no Brasil . Nos Estados Unidos quanto mais se sobe na pirâmide social , políticos , Generais , Jornalistas etc, mais diversidade você encontra ( não estou a dizer que nesses países é tudo perfeito). No Brasil não , o país segundo o qual não existe racismo , onde a democracia racial impera , você só vè negros na FAVELA. Até o próprio negro caio nessa mentira de democracia racial . O negro no Brasil vai se tornando cada vez mais Branco porque só assim ele consegue sobressair, basta ver os jogadores de futebol por isso digo sempre o negro no Brasil ja não têm mais solução, ao menos que se juntem e tomem consciência da situação que se encontra isso não vai mudar nunca.

  19. Marcela Scarpa Postado em 05/Jul/2014 às 02:25

    Na Europa acham que no Brasil só existem os negros. Estava eu e meu marido em uma cidade do interior da Itália e nos perguntaram de onde éramos, respondi que do Brasil. A mulher me disse que não poderíamos ser brasileiros pq éramos brancos dos olhos claros. Infelizmente as pessoas desconhecem a visam de fora para dentro e ficam dando opiniões equivocadas. Sou descendente de italianos, mais exatamente de sardos e ainda tenho contato com o ramo italiano. Posso dizer pela família e amigos que é exatamente isso o que pensam de nós, somos negros ou mestiços. Esse blá blá blá que os negros isso e aquilo, são coitados pa foram escravos já deu. Muitas pessoas deveriam estudar a história do Brasil, mas principalmente da escravidão que começava com a captura dos negros por outros negros que os vendiam aos brancos, ou seja, os negros foram os primeiros a escravizarem os de sua própria raça. Eu sei onde minha família estava nos anos em que o Brasil teve a escravidão e não estavam aqui muito menos tinham qualquer contato com o comércio escravocrata. Meu povo (os sardos) foi escravizado por mais de 1000 anos, mas nunca pedimos quotas nem vantagens por termos sidos escravizados. A última exploração do meu povo foi na segunda guerra mundial, quando fomos o segundo povo, após os judeus, mais mortos na guerra lutando pela liberdade da humanidade, mas isso nem é divulgado ou conhecido, só se tem noção quando se passa pelas aldeias da Sardenha e vê-se que em uma cidade de 3000 ou 5000 habitantes nos anos da guerra 70% da população foi morta lutando nos frontes.

  20. MARA JOVANKA Postado em 05/Jul/2014 às 04:04

    DEFINITIVAMENTE A COPA TEM SERVIDO COMO ESPELHO, QUE REFLETE A VERDADE DO RACISMO CONSTITUCIONAL EM NOSSO PAÍS, TÃO NEGRO...COM CERTEZA Franklin Weise SE FORMOS LEVANTAR A QUESTÃO DE CASAMENTOS ENTRE NEGROS E BRANCOS TEREMOS MAIS UM DOS MILHARES PROBLEMAS DA QUESTÃO É AGORA BRASIL?,VAMOS JOGAR LIMPO E ENCARAR O RACISMO? já que somos 51 % da população(segundo IBGE)PASSOU DA HORA DE PERCEBEMOS QUE PODEMOS MUDAR REALMENTE A HISTÓRIA E A VIDA DO POVO NEGRO(regras podem ser quebradas_Bob Marley)

  21. Ângello Roncalli Postado em 05/Jul/2014 às 08:34

    Meu caro, você precisa reler o texto. Ele não disse que estão cometendo o crime de racismo na Copa, barrando os negros de entrarem. Mas que, como não foram encontrados torcedores negros nas arenas, ele infere que a maioria esmagadora permanece marginalizada e que isso se dá pelo preconceito velado que perdura no país. Se o Brasil oferecesse oportunidades iguais para todos, já constataríamos uma parcela maior de negros na classe média, como nos países que foram citados. Abraço.

  22. carlos Postado em 05/Jul/2014 às 09:51

    Será que os negros que teriam sido visto nos estádios da África do Sul não eram integrantes da "elite negra" local? E os vistos nos estádios daqui também não representam a elite negra de seus países? Impressionante como tem gente que não pensa antes de escrever...

    • rafa Postado em 05/Jul/2014 às 10:53

      sim. e no brasil, não existe uma elite negra financeira correspondente, porque os negros foram mais excluídos. é mesmo impressionante...

    • Fabio Postado em 11/Jul/2014 às 06:37

      Thiago, com esse teu discurso a moda "tiro no pé", você quase me fez acreditar que o presidente dos EUA era casado com uma loira.

  23. diogo cordeiro Postado em 05/Jul/2014 às 10:10

    Infelizmente, existe segregação racial financeira, ate o tecnico Felipao e a Rede bobo de televisão, sugerirão que a torcida entoe cânticos de apoio ao nosso selecionado, mas a grande realidade que faltou aquele torcedor que freqüenta estádio, que canta e vibra…….infelizmente a copa se mostrou uma vitrine de gente branca que exibe status em suas redes sociais. Fica a pergunta….esse e Brasil que deu certo?

  24. rafa Postado em 05/Jul/2014 às 10:49

    vc nao é adepto do discurso histórico-antropológico-filosófico-jurídico-econômico... vc é adepto do discurso williambônnico, arnaldojabortico, rodrigoconstantinopolitano, olavético (ou antes, olavantiético). seus coments mostram o nível.

  25. José Ferreira Postado em 05/Jul/2014 às 11:21

    Logo os esquerdopatas vão querer cota para "negros" (pois para a Dilma, quem não é branco é negro) nas arquibancadas, nos taxis, nos ônibus e até mesmo para o uso dos banheiros.

    • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 19:10

      Isso te assusta, né (cotas)? Você é daqueles que diz que não precisamos de cotas raciais, porque todos somos iguais.

      • Fabio Postado em 11/Jul/2014 às 06:49

        Unicos merecedores de cotas seriam os indios e as pessoas de baixa renda - o que incluem brancos no meio - pois de nada vale tirar uma vaga de uma pessoa preparada para se fazer esse tipo de ação. Isso pra mim é um racismo mascarado de igualdade social.

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:30

        Eu não preciso de cota porque sou diferente.

  26. ingrid Postado em 05/Jul/2014 às 11:40

    Vejo o discurso de racismo sempre se misturando com a da distribuição de renda, para mim é muito claro, se começarmos a cuidar melhor da nossa gente e da educação do Brasil de forma efetiva e igualitária, não precisaremos de cotas ou coisas do tipo. Desejo que um dia um governo faça isso no pais, não me importa qual, o que sei é que até hoje não foi feito nem por Pt nem por PSDB nem por nenhum outro.

    • Fernando Postado em 06/Jul/2014 às 15:36

      Melhorar a educação de base no Brasil chega até a ser um discurso demagógico.

      • poliana Postado em 06/Jul/2014 às 21:11

        exato fernando! sempre o mesmo discurso demagógico!

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:33

        Por que é demagógico? Por que a melhora da educação vai obrigar os injustiçados a estudar?

  27. Rodrigo Postado em 05/Jul/2014 às 11:55

    (Outro Rodrigo) Qual o resultado de um silogismo em que uma premissa é a ausência/menor número de negros na classe média, outra sendo "EU ODEIO A CLASSE MÉDIA"? No mais, quanto ao valor dos ingressos, importa salientar que o próprio Blog do Palácio do Planalto prontamente desmente valores afirmados aos ingressos, tratando da ampla distribuição (em que pese não tenha sido cumprida a promessa do COL de distribuir 32 mil ingressos a deficientes carentes) e valores a partir de R$ 30,00: (http://blog.planalto.gov.br/quebrando-mitos-com-ingressos-de-r-30-copa-no-brasil-tem-entradas-mais-baratas-da-historia/) Quarta-feira, 25 de junho de 2014 às 21:16 Quebrando Mitos: Com ingressos de R$ 30, Copa no Brasil tem entradas mais baratas da história Quebrando mitos Teve gente dizendo por aí que apenas ricos poderiam ir aos estádios para assistir à Copa do Mundo devido ao custo do ingresso, muito caro ao bolso da população brasileira. Mas o Mundial no Brasil tem as entradas mais baratas dos últimos tempos. A categoria 4 conta com 400 mil ingressos vendidos exclusivamente para os cidadãos do país. É nela também em que estão os valores mais acessíveis, podendo chegar a R$ 30 a meia-entrada para estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família. Em comparação, os bilhetes mais baratos vendidos durante a Copa na Alemanha (2006) custavam o equivalente a R$ 101,00, enquanto na Coreia e Japão (2002) não saía por menos de R$ 154,00. Mitos_copa-03 “Nunca tivemos um preço como esse em todas as Copas do Mundo”, disse o diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil. Ele acrescentou que a prática de descontos só foi realizada duas vezes nos mundiais de futebol da FIFA. “É a segunda vez que temos ingressos com desconto. A primeira foi na Copa do Brasil em 1950 e a segunda é agora. Temos que dizer que o governo brasileiro é ótimo negociador”, acrescentou. E não é só por isso que a Copa no Brasil é considerada a Copa da inclusão social. Pela primeira na história do torneio, um governo distribuiu 100 mil ingressos gratuitos à população. Metade deles foi destinada aos trabalhadores que participaram das obras nas arenas, a outra parte foi entregue a alunos de escolas públicas e aos povos indígenas. Para completar, essa é também a Copa da sustentabilidade: 840 catadores de materiais recicláveis receberam capacitação para realizar a coleta seletiva nos estádios, aeroportos e área com grande concentração de pessoas. Além disso, o BNDES financiou R$ 5 milhões para projetos de gestão do lixo nas 12 cidades-sede.

  28. leandro Postado em 05/Jul/2014 às 12:34

    Não há problema nenhum, o que acontece é que vivemos em uma neurose de dizer: Aqui todo mundo é preto. O Brasil é um país de maioria branca, segundo o próiprio IBGE: Etnia Porcentagem Brancos 47,51% Pardos 43,42% Pretos 7,52% Amarelos 1,1% Indígenas 0,42% Sem declaração 0,02% Negros são minoria no país. é claro que tem os esquerdistas doidões por aí que dizem: "se você tem 1% de dna negro e 99% de branco, então você é negro"... é quase uma masturbação esquerdista com homens negros. Quanto ao fato de estes negros não estarem nos estádios, isso ocorre porque eles são pobres e não tem dinheiro pros ingressos, É UMA QUESTÃO DE RENDA. É claro, na cabeça dos esquerdistas, ser pobre e branco está ok, mas se for pobre e preto aí é "injustiça social". Vejamos assim: tem 100 brancos no estádio e 100 pretos fora dele, a esquerda quer tirar 50 brancos e colocar 50 negros lá dentro, aí ficam 50 brancos e 50 pretos fora e 50 brancos e 50 pretos dentro, fica melhor né? NÃO ESQUERDISTAS, NÃO FICA, CONTINUAM 100 SERES HUMANOS FORA E 100 DENTRO. Eu não sou coxinha nem essas outras bobagens que vocês dizem por aí. Eu sou petista, voto no PT e faço campanha para a Dilma, e além disso sou a favor das cotas para negros mas não com os argumentos mais comuns que se vê por aí. Também já fui adolescente, sei o que é ser "revolucionário rsrs, era ateu e achava que a solução para tudo vinha de Marx... tem que amadurecer pessoal...

    • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 19:12

      Rodriguinho, querido. A maioria, segundo o IBGE, é de negros. No grupo de negros não estão inclusos apenas os pretos, sabia? É legal ressaltar isso as vezes.

      • José Ferreira Postado em 05/Jul/2014 às 22:00

        Se misturou não é mais negro, da mesma forma que misturou não é mais branco. Não está errado dizer que 50% da população descende de africanos, mas também não está errado dizer que 92% da população descende de europeus, de maior ou menor grau. Fora os descendentes de índios que são chamados de "negros", visto que oficialmente eles são "pardos" que são vistos como "negros" pelos membros do Governo Federal. Se um mulato é "negro" para muitos, então os nigerianos são o quê?

      • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 22:22

        José Ferreira, negro abrange todo um grupo. Não está falando da cor mais escura possível. Um pardo, por exemplo, entra no grupo dos negros. Compreende? E é legal que temos raizes européias também, mas é que assim, o racismo atualmente não pergunta para um negro - antes de discrimina-lo - quantos % ele tem de sangue europeu. Racismo é visual. O denominado branco, pode ser de ascendência africana também, por exemplo, mas não vai sofrer preconceito por causa do fenótipo dele.

      • Robenilsond Postado em 10/Jul/2014 às 15:49

        "Querem embranquecer a aquarela, Transformar a negra linda Em Cinderela!"

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:34

        Só se for segundo o ibge mesmo. KKKKKKKKKKKKKK

    • Robenilsond Postado em 10/Jul/2014 às 15:48

      Os valores estatisticos da etnia brasileira perpassa pela questao da identidade racial. Existe um ideal branco introjetado na populacao que alicia os brasileiros a afastarem-se, numa escala cromatologica, da etnia negra, passando pelo pardo, mulato, moreno, branco sujo, cor de burro quando foge, cor de jambo, sarara, entre outras terminologias que objetivam aproximar-se ao maximo possivel do ideal ariano no qual fomos educados. Em miudos, muito negro tem vergonha de ser negro, o que eh compreensivo quando observamos a piramide social e o lugar que os negroides ocupam dentro dela. Dai surgem os subterfugios e a discrepancia entre a verdadeira cara do Brasil e as estatisticas.

  29. Alex Postado em 05/Jul/2014 às 17:00

    A matéria é muito boa. Fui ao texto original e achei interessante o seguinte trecho: The players of the national team are clearly mostly black or mixed race (including Neymar): many though, dye their hair blond (including Neymar). Other Brazilian sporting heroes have equally dismissed the issue of race in the past. Ronaldo has also denied his black heritage, and the country's biggest football icon, Pele, is too busy doing commercials to say anything meaningful on the issue. "Os jogadores do time nacional são claramente mais negros ou de raça miscigenada (incluindo Neymar): muitos, entretanto, tingem seus cabelos de loiro (incluindo Neymar). Outros heróis do esporte brasileiro igualmente desconsideram a questão racial no passado. Ronaldo já negou sua herança negra e o maior ícone do futebol brasileiro, Pelé, está ocupado demais fazendo comerciais para dizer qualquer coisa significativa nesta questão." Uma questão importante que deve ser levantada nas discussões é: como combater o racismo velado (ou não) se há uma rejeição da própria raça por parte de muitos?

  30. poliana Postado em 05/Jul/2014 às 20:50

    gente, o neymar realmente disse q n é negro?! sério mesmo! é por isso q qdo eles vão pra europa e sentem o choke de realidade, eu n tenho pena!!! só rindo viu!! tá bom neymar, vc é da raça ariana!!! afff..ronaldo fenômeno já falou a mesma merda na época de jogador! nojo dessa ignorância horrenda deles!!!

    • José Ferreira Postado em 05/Jul/2014 às 22:02

      Mas ele não é mesmo. Tanto que tem um filho de pele branca, não só por conta da mãe da criança, mas por conta dos 60% de genes caucasianos que uma pessoa dita "parda" possui.

      • poliana Postado em 05/Jul/2014 às 22:36

        eterna mania(?) de brasileiro de achar q moreno e pardo n é negro!!?? então, jose ferreira, me diz pq q os torcedores do barcelona, recentemente imitaram um macaco pra se referir ao neymar qdo ele estava indo pro treino? e akeles q jogam bananas em campo pro daniel alves, por exemplo, q tem o mesmo biotipo do neymar, inclusive os olhos verdes...filhinho, branco no brasil é lenda!!! o país é absolutamente miscigenado! é qdo vc vai a europa ou estados unidos, e vê a raça realmente branca, é q vc entende a questão! só mesmo no brasil q o neymar é moreno!! o filho dele saiu com a pele clara por causa da mãe...mas é só vc olhar pro pai do neymar q vai ver q ele é genuinamente negro! n fala besteira!

      • Fabiano Postado em 05/Jul/2014 às 22:44

        Bem aqueles né, tipico da nossa população: um homem com raízes negras bem evidentes, pele bem escura, fenótipo africano, e a pessoa solta: "Que moreno bonito!" Faz de tudo para evitar a palavra negro, como se fosse pejorativo. Tsc, tsc.

      • poliana Postado em 05/Jul/2014 às 22:45

        olhe os jogadores da bélgica, da suíça, da inglaterra, ou da holanda, por exemplo. ou mesmo os nativos q vão aos estádios!a maioria tem a pele rosada e o cabelo quase branco de tão loiro q é...eles sim são da raça ariana! quero ver vc encontrar no brasil, pessoas com esse biotipo! não acha nunca! o brasil é um país absolutamente miscigenado. até akele que tem uma pele clara, se procurarem em sua árvore genealógica, vão achar um negro ali, claramente. até nos traços da pessoa vc costuma encontrar alguma característica afro...acho q branco no brasil, só mesmo akelas colônias alemães do sul do país, e olhe lá..n sei até q ponto são arianos mesmo. onde já se viu dizer q pardo é caucasiano cara?! meu deus!

      • Fernando Postado em 06/Jul/2014 às 15:44

        Poliana, raça ariana é uma expressão bem racista.

      • poliana Postado em 06/Jul/2014 às 21:12

        fernando, eu quis me referir aos brancos. n tive nenhuma intenção racista ao usar o termo raça ariana! desculpe se ofendi! mas é isso...

      • José Ferreira Postado em 06/Jul/2014 às 23:52

        Espanhóis não servem como parâmetro, pois roubaram milhões de suas colônias e estão em crise. O pai do Neymar está longe de ser um nigeriano, e a mãe do jogador tem uma pele clara. Um exemplo que posso apresentar é de um jogador da seleção da Nigéria que é filho de mãe russa, e pode ser notado que ele é mais claro que os outros da equipe por ser 50% caucasiano. Fora a herança indígena que muitos se esquecem.

      • poliana Postado em 07/Jul/2014 às 20:39

        josé ferreira, o q a crise econômica da espanha tem a ver com raça?! e quer dizer então q somente os nigerianos são negros?! filho, se vc n consegue admitir q o pai do neymar é negro, então nem adianta continuar a conversa! sem condições. vc parece mais um brasileiro de pele clara, q por isso, acha q é branco!!! vc conhece akele ator de prison break, o protagonista da série, o wentworth miller?! ele é loiro do olho azul não é? pois então..nos eua ele é considerado NEGRO! sabe pq? pq o pai dele é negro! ou a mãe, n posso te dar certeza agora. mas lá, pelo simples fato de vc ter um negro em sua árvore genealógica, vc é considerado negro, pouco importa se tem os olhos azuis!!! N EXISTE BRANCO NO BRASIL! entenda e aceite isso. o neymar é negro sim, a camila pitanga, o ronaldo fenômeno, o daniel alves, o pai do neymar, a irmã do neymar...são todos negros sim! e repito, somente qdo vc vai a europa ou aos estados unidos, onde a miscigenação (quase) n existe, [e q vc conhece um povo genuinamente branco. n precisa nem ir lá..a copa do mundo serve como um belo laboratório...olha o biotipo dos jogadores da inglaterra, da suíça, da holanda, da alamanha...mas enfim...

      • José Ferreira Postado em 08/Jul/2014 às 09:28

        Eu quis dizer que os espanhóis são burros. E reduzir o Brasil a brancos e negros desconsidera a complexidade genética que o nosso país possui. Eu nunca referi o Neymar como "branco", mas chamá-lo de negro aí é demais. Nos Estados Unidos a miscigenação é bem menor do que a nossa, e teve um tempo que os casamentos interraciais eram proibidos em diversos estados, por isso o Obama nasceu no Havaí - um dos poucos estados que permitiam esse tipo de casamento na época em que ele nasceu.

      • poliana Postado em 08/Jul/2014 às 18:18

        josé, e os italianos tb são burros? e os franceses? pq eles tb jogam bananas em jogadores, q aos sus olhos, seriam brancos...e vem cá, o obama tb n é negro?! é sério? tá, desisto!

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:38

        Poliana, deixe de ser cotista e vá estudar a origem da palavra "moreno", sua preguiçosa. Trata-se de termo europeu da gema e morenos são um subtipo caucásico, sim. É nisso que dá viver de coitadismo educacional: ignorancia sem solução da autoimagem.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Jul/2014 às 10:22

      Poliana, quando se tem talento e fama, os olhos das Marias chuteiras e agências de publicidade, o cara fica branquinho. E eles se convencem disso. Manda ele cortar aquele cabelo, colocar uma roupa social e sair entregando currículo no Itaim ou Vila Olímpia para ver se no primeiro porteiro de prédio ou gerente de RH que ele trombar, se não se sentirá negro novamente.

    • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:35

      Não existe raça ariana, viu cotista? Quem manda não querer estudar? E o Neymar passa pela raça negra sim, mas muito longe.

  31. poliana Postado em 05/Jul/2014 às 20:52

    e nem mesmo assim os reacionários reconhecem q existe racismo no brasil!! meu deus! é muita hipocrisia e cegueira seletiva! impressionante!

    • Franco Postado em 07/Jul/2014 às 21:37

      Racismo existe sim mas pelos dois lados, brancos racistas e negros coitadinhos isso que não existe.

      • Davenir Postado em 10/Jul/2014 às 10:06

        Brancos sofrendo com o racismo? Procure saber o que esta palavra (racismo) significa!

      • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:39

        Racismo só existe pelo lado do branco. O que tenho visto vindo do negro é coisa bem pior.

  32. PretaZ Postado em 06/Jul/2014 às 11:54

    Fabiano vc arrasa nas respostas. Fico surpresa que tenha uma sabedoria desta principalmente no que se refere a visão que tem da mulher negra. Muitas , mas muitas no meio acadêmico estão sozinhas e lindas e bem tratadas tem dificuldades em encontrar alguém seja negro seja branco.Por incrível que pareça quando saem do país deixam os europeus atônitos e muitas literalmente "desencalham" de vez! Nunca se discute esta questão de frente. Culturalmente nascemos para lavar , passar,cozinhar,rezar e fazer gozar e só. Para que mais ? No entanto na contramão muitos homens tem apontado para viver uma relação de verdade para ser feliz e escolhem mulheres que os fazem felizes, sejam elas gordas,negras ou muito magras. Estes estão sorrindo todo dia se sabendo amados , respeitados e fazendo-se homens de verdade. Parabéns a vc e um bom dia !

  33. Fernando Postado em 06/Jul/2014 às 18:33

    Agora espaço pra essas oxigenadas aí não falta.

    • eu daqui Postado em 11/Aug/2014 às 13:40

      Oxigenas feias , como tudo o que é artificial.

  34. Tales Postado em 07/Jul/2014 às 11:48

    Vejo pessoas colocando demais a culpa em um governo, que é sim ruim, mas usarmos ele como forma de não sermos culpados de uma situação eminente no pais é muita ignorância, o Brasil é sim um pais racista, e não é reclamando do governo que você vai mudar isso, façam com que suas ações honrem as suas palavras.

  35. Antonio Postado em 07/Jul/2014 às 13:33

    Eu trabalho em um hotel de luxo que promove eventos esportivos principalmente de futebol de clubes paulistas, e até hoje eu ainda não ví um jogador de futebol negro e rico com uma negra do lado, é impressionante de jogadores de base a titulares todos eles são casados ou namoram loiras de olhos claros e depois vem reclamar de racismo? Parem de culpa os brancos por tudo pois vocês tem vergonha da própria raça, tiram garotas de programas brancas dos puteiros se casam mas não namoram com negras. NEGROS OS PIORES RACISTAS.

  36. Tonni Postado em 07/Jul/2014 às 17:12

    É impossivel nao rir das coisas que li aqui, mas nao vou entrar em todos os argumentos colocados mas apenas no ultimo! Sou negro de origens africanas, nascido e criado em Portugal, ja viajei a inumeros paises e em relação ao que é negro e o que nao é nao tenho grandes dúvidas! Poliana tem toda razao, o Neymar ate tá mais pra negro do que pra branco, e todo mundo vê isso. 1- Brasileiro e 1 povo latino, logo nao caucasiano 2- Caucasiano encontra-se em paises no norte e leste da Europa, EUA, Canada e Australia. 3- Moreno/Mulato com 1 pai preto na minha opiniao e negro, porque os brancos nao lhe reconhecem como 1 deles. 4- Branco mesmo e facil de notar, pode ate nao ter olhos claros, mas sao palidos de tao claros. - Raça ariana(raça pura) sao brancos, altos, olhos azuis, corpo atletico. o resto sao brancos normais. - Latinos, sao povos onde a lingua falada provem do latim (os melhores exemplos sao mesmo os povos da America Central e do Sul(traços: cabelo negro, pele escura,...). Os Franceses tambem sao 1 povo com uma lingua proveniente do latim, mas sao Caucasianos (nota-se bem) - Negros, povos com origens africanas. E bonito chamar de mulato ou moreno, mas na altura de falar da raça isso nao conta, melhor dizer negro (todos os negros têm traços evidentes, labios e nariz grandes, etc...) - Asiaticos, povo proveniente da Asia ou com origens de. traços : olhos rasgados, estatura baixa, pele amarela(tons) As raças tao bem delimitadas, posso ter me esquecido de alguma mas coloquei o essencial. O que se passa no Brasil e que tem muita mistura como Poliana referiu. Agora vamos abrir os olhos! Ronaldo, Neymar nunca podem ser chamados de brancos, porque as diferenças sao claras. Agora acredito que existe muita gente a tentar fugir da raça negra pra branca, porque querem estatuto, ou algo parecido, e isso sim e racismo! Pra finalizar: Cresci vendo novelas brasileiras, oiço rap brasileiro, conheço muitos que imigraram para Portugal, ja estive no RJ, acho que os filmes brasileiros tao entre os melhores do seu sector, no futebol o que nao vos falta sao vedetase muita qualidade, Luisao e 1 grande treinador!!! Isto tudo pra dizer que aprecio o Brasil como pais, e como povo, tem falhas como todos os paises mas é 1 povo unido (mais que o portugues)! Espero que ganhem o Mundial ;)

  37. Tomaz Robinson Postado em 08/Jul/2014 às 18:09

    Eu não entendo esta discussão de racismo no Brasil, a segregação aqui não é racial, é econômica, se a pessoa é "afro descendente" e rico, não tem problema, entra em qualquer lugar, agora, mesmo sendo branco porém pobre, todos os lugares e portas não são permitidos.

    • Fabiano Postado em 08/Jul/2014 às 22:47

      Tomaz, acho que você acha que o racismo não existe porque você deve ser branco. Mas acho que nem isso seria justificativa para você não perceber. Da uma passada no twitter e veja as ofensas ao Zuñiga. Lembra da aluna negra barra na faculdade de medicina da usp ? Lembra o aluno negro de direito da usp que sofreu tentativa de assassinato por um senhor? Não faltam casos de racismo para você apreciar. Independente de você ser branco ou não, não ignore a realidade. As pessoas sofrem com o racismo, não diga que não.

  38. poliana Postado em 08/Jul/2014 às 18:27

    tomaz, temos a segregação econômica no brasil tb, fato! mas a única diferença é q contando com ela, os negros sofrem 2x! ou vc eskeceu do episódio em q o cantor dudu nobre, qdo então casado com a adriana bombom, foi humilhado em um voo nacional, sendo chamado de macaco!!??? o dudu nobre q é um artista conhecido nacionalmente e RICO! mas isso n faz dele menos negro ou n o faz ser vítima de racismo! e recentemente tivemos o episódio do cantor seu jorge!! ele estava num shopping na zona sul do rio, e umas senhoras acharam q ele era um assaltante e chamou a segurança do estabelecimento, vc soube disso? joga no google! mas então..é fato q aki o preconceito tb é social, mas n diga q o racismo n existe por isso! a grande e infeliz diferença é q ao ser negro e pobre, o negro sofre duplamente!

    • Wellington Postado em 10/Jul/2014 às 17:44

      Neymar do ponto de vista racial realmente não é negro. Ele é visualmente miscigenado , até porque seus traços faciais e formato craniano aparentam ser mais caucasoides que africoides. A forma de se ver raça nos EUA é errônea e intolerante. Considera negro aquele que tem alguma caracteristca visual negra , mesmo ele tendo parentes de outras etnias. Curioso é que Megan fox e várias outras estrelas do cinema americano são consideradas brancas quando elas tem em seu DNA ancestrais nativos americanos. Ou seja, no final das contas é a aparência da pessoa que mais pesa na classificação da pessoa e não o DNA. ( isto mesmo nos EUA) Isto nos leva a seguinte conclusão:1. existe a raça do DNA ( é aí que Obama naõ é negro e megan fox não é branca). 2 : existe a raça da aparência ( nesta nem neymar pode ser considerado negro devido aos seus traços e formato do crânio) Ou seja , o método americano de raça é falho e intolerante.

    • mary Postado em 15/Jul/2014 às 04:12

      Racismo coisa de gentalha,porque nao precisa ser culto pra nao ser racista,tem muita gente com cultura que nao pode ver um negro.tem muitas coisas pra ser mudada neste mundo ,somos todos iguais nao é a cor da pele que faz a diferença...

  39. Ivo Fernandes Postado em 10/Jul/2014 às 19:54

    Não é racismo, onde estão os negros ricos? Mania de dizer que somos outra África!! Racista são os estrangeiros que dizem que aqui só tem negros(o problema é esse), vemos que é uma minoria bem grande, foi provada na Copa do Mundo para todos que achavam isso( Alias, em seleções da Europa o jogadores eram bem mais negros, tipo os africanos, do que os nossos jogadores Brasileiro). Alias vejo mais brancos na minha cidade etc, do que negros.

  40. João Bani Postado em 11/Jul/2014 às 06:30

    Quando estiverem num supermercado, num banco, e observarem que os seguranças (na maioria negros, inclusive) estão com a atenção fixada em algum ponto, olhem para o mesmo local para onde eles olham e verão,na esmagadora maioria das vezes, um negro, provavelmente jovem. Falando em supermercado, o relato de uma caixa, enquanto eu fazia compras: havia esquecido a bolsa em casa e pediu que o irmão a levasse para ela. O jovem pegou a bolsa da irmã, montou em sua bicicleta e seguiu da comunidade rumo ao trabalho da mana, aqui na Alameda, em Niteroi. Ser negro, portando uma bolsa e numa bicicleta foi o suficiente para que um brutamontes, policial civil, lhe aplicasse um soco o derrubando, e reunindo aquela legião de anônimos covardes e sanguinários em torno de um eminente linchamento. O menino foi salvo por uma patrulha da PM, que confrontou a identidade de sua irmã com a sua própria, percebendo o "equívoco". O garoto foi dispensado com o rosto inchado pelo soco "civil", ferido também pela queda. Cada um seguiu sua vida adiante e o menino seguiu trêmulo rumo ao supermercado onde a irmã trabalha, levando sua bolsa e 500 anos de escravidão, racismo, vergonha e medo.

  41. Amanda Sousa Postado em 11/Jul/2014 às 09:39

    Um comentário pior que o outro. Desde que saímos da escravidão (saímos?), os negros só estiveram livres (livres?). Não podiam estudar, muito menos andar nos centros das cidades, formando-se assim, as favelas tão temidas. Temidas e perigosas, porque o centro, dos brancos, além de expulsarem os negros de lá, espancavam como se ainda fossem escravos os que teimavam ficar no centro. Os negros foram fadados a viver nas periferias. Aos negros desde sempre neste país, e até hoje os espaços são sempre determinados: temos de morar nas periferias, não temos estudo de qualidade, nossos salários são sempre os piores e a mídia nunca nos retrata. Como fazer para que negros não cheguem onde estão os brancos? Primeiro, expulsando economicamente, depois, expulsando com um racismo mascarado de democracia racial (já que ser racista é feio), expulsam-nos com o olhar. Vocês não imaginam o que é ser olhado por um racista. Racista abraça, conversa com negros, ele faz de conta que não é racista, porque ser racista é feio. Como comprar um ingresso caríssimo pra copa se um governo como nosso não tem o menor interesse de tirar a população negra da triste situação em que se encontra? Dou o meu exemplo: sou negra, não sou pobre. Fui com minha família assistir Brasil X Itália aqui em Salvador, na Copa das Confederações. Quando eu cheguei lá fui expulsa por uma multidão branca que nos olhava incomodada. Por que tanto incômodo? Eu estava na cidade mais negra do mundo fora da África e no estádio só tinha gente branca. Chorei. Chorei porque é injusto. Chorei porque as pessoas acham que não tem explicação e nos chamam de loucos. Tem explicação: o Brasil é um país de racistas nocivos. Que não admitem que são racistas (antes o fizessem), para posarem de santos, porque vivemos numa "democracia racial" e ser racista é feio. Um bando de gente mal educada que lotou estádios pelo Brasil a fora, entoando xingamentos... O mais engraçado é que se tivessem cinco negros sentados onde começou toda aquela algazarra, a culpa seria deles. Como tudo de ruim que acontece, só pode ser culpa do negro, porque o negro que é burro, mal educado, grosseiro, cruel... Se tivessem cinco, apenas cinco negros no meio daquela algazarra, a culpa seria nossa. Porque a culpa sempre vem pra nossa conta. Até quando dizem que não existe racismo de brancos para negros no Brasil, o comentário é que " negros não se dão valor, se inferiorizam". Não tem como não se inferiorizar com tudo o que passamos todos os dias. Mas a culpa não é nossa. Escrevi muito, mas a gente faz o que pode. Precisamos fazer a nossa parte para um mundo melhor. Não queremos o lugar de ninguém. Queremos verdadeiras condições de vida econômica e psicológica. Como vocês acham que se sentem pessoas negras que são sempre rechaçadas? Vou deixar um desafio, espero que alguém leia: Você, branco, que está lendo, se pergunte diante do espelho: "Eu sou racista?", "Alguma vez na vida eu olhei diferente ou incomodada para um negro em algum ambiente?", "Este olhar fez com que aquela pessoa se sentisse mal por estar alí, devido toda a sua história?" Você vai se surpreender com o que vai descobri sobre você mesmo.

  42. Eriká Postado em 25/Jul/2014 às 12:19

    Ele está certo em algumas partes,no periodo da copa eu fui para miami e orlando no Eua,e lá pude perceber que os negros tem uma condição melhor,mas também a maioria não chega de igual para igual com os brancos,muitos negros la trabalham nos chamados "empreguinhos",por ele,e não sou eu que falo "empreguinho",são os propios americanos que dizem.,la os negros estão com os menores salarios em sua maioria,claro lá é um pouco melhor,mas não chega a ser perfeito também. E discordo quando ele fala que na Africa do sul, é um país com igualdade http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/nelson-mandela/corrupcao-e-desigualdade-social-sao-desafios-para-africa-do-sul-pos-mandela,34b24f3a2eaf2410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html E estas loiras da foto são misturadas também,No Brasil você pode dizer que é branco e ter a pele claríssima,mas vai der uma caracteristica negra como um cabelo mais cacheado ou crespo,ou nariz achatado,é assim o Brasil é misturado ,mesmo a pessoa sendo branco,provavelmente ela tem algumas caracteristicas da raça negra ou indigena,e é assim,somos misturados.Mas tenho que concordar que o Brasil realmente sofre serias questoes de desigualdade,mas dizer que a Africa do sul é mais igual,é um total equivoco para mim!! Eu amo o Brasil justamente por ter uma mistura tão rica ,as vezes nós falamos tão mal do Brasil,mas apesar de alguns problemas,nos temos um país maravilhoso,acreditem,todos amam o Brasil,la nos Eua todos tinham curiosidade e me perguntavam sobre o país.