Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 08/Jul/2014 às 15:16
46
Comentários

Conspiração: Nike e Adidas disputando o título da Copa 2014?

Gigantes de material esportivo disputando o título da Copa? Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, mas a guerra entre Nike e Adidas mexe cada vez mais com o futebol no mundo

nike adidas copa 2014

por O Lado Sujo do Futebol e Viomundo

Surge uma teoria da conspiração para a Copa do Mundo do Brasil, nos moldes da final do mundial da França, em 1998. Mais uma vez, as multinacionais de material esportivo estão no centro da polêmica.

A seleção colombiana é patrocinada pela Adidas, assim como seu lateral-direito Camilo Zúñiga. Alemanha, que não vence a Copa desde 1990, e Argentina, que não ganha desde 1986, também são Adidas.

Com sua entrada imprudente, Zúñiga tirou do Mundial o principal jogador do Brasil, maior investimento da norte-america Nike.

Neymar, um dos principais garotos-propaganda da Nike, está fora do jogo contra a Alemanha, país-sede da Adidas, e de uma eventual final contra os argentinos.

A Fifa, parceira da Adidas desde a década de 70, anunciou que não vai punir Zúñiga.

Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, como já dissemos. Mas, em nosso livro, mostramos como essa guerra dos dois gigantes mexe com o futebol no mundo.

Em meio a especulações, resta uma certeza: se a Copa está comprada, não é pelo Brasil.

_____________________________________________________________________________________________________

Felipão disse a um pequeno grupo de jornalistas que a FIFA não tem interesse em um hexa do Brasil. O pensamento parece ser de toda a comissão técnica. Uma jogada para escapar de eventual fracasso? Ou realidade, conforme noticiou a revista Exame?

Trecho:

Teresópolis – O comando da seleção brasileira detectou má vontade da Fifa com a seleção brasileira bem antes de Neymar sofrer a joelhada de Zuñiga.

A expressão nos bastidores da entidade que mais chamou atenção dos chefes foi “o Brasil não pode virar um Schumacher”, uma referência ao piloto da Fórmula 1 que, ao conquistar sete títulos, teria esvaziado a categoria do automobilismo. O hexa do Brasil não seria interessante para o negócio futebol.

Segundo comentários dentro da comissão técnica da seleção, a Fifa não gostaria de ver o Brasil ser campeão pela sexta vez, façanha difícil de ser alcançada por outra seleção. As concorrentes mais próximas são Alemanha, dona de três títulos, e Itália, com quatro.

Daí a comparação ao feito de Michael Schumacher na Fórmula 1.

A Fifa, segundo avaliação dentro da seleção, concedeu ao Brasil o direito de sediar a Copa de 2014 por questões políticas e interesses financeiros da própria entidade. Mas, no aspecto técnico, no campo de jogo, seria um desastre a seleção brasileira conquistar mais um título.

Veja também: Financial Times diz que Brasil ‘já ganhou a Copa’

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 08/Jul/2014 às 15:47

    Alemanha e Argentina utilizam a Adidas a muitos anos. A Nike veio com o "Fenômeno" depois da Copa de 94. Topper reinou nos anos 80 e a Umbro no início do anos 90. As alternativas não a Lotto e Puma, mas nesta copa a Adidas esteve presente na maioria das seleções.

  2. wander Postado em 08/Jul/2014 às 16:00

    Se depende dafida nfarrona vai dar alemanha x arrgentina ou seja adidas x adidas.

    • lorany Postado em 10/Jul/2014 às 03:24

      Dito e feeito !

  3. wander Postado em 08/Jul/2014 às 16:07

    Se depender da 'Fifanfarronna' vai dar Adidas x Adidas: Alemanha x Argentina. E como a Fifanfarrona está chateada com a Polícia Federal , é melhor esperar pelo pior. Depois que a Fifanfarrona decretou o corintias bi campeão do mundo pode - se esperar de tudo....

  4. Luiz Alcantara Postado em 08/Jul/2014 às 16:23

    Realmente nada a ver este post - apesar de frisar que é apenas uma teoria - A seleção brasileira até o momento não apresentou futebol para ser campeã (com ou sem neymar)

  5. André Postado em 08/Jul/2014 às 17:08

    Essa reportagem é falta de assunto ou excesso de THC?

    • Rejlander Postado em 12/Jul/2014 às 11:17

      Dificil de acreditar amigo que o seu amado futebol não é tão real quanto o beck que fumas....rsrs

  6. Astier Postado em 08/Jul/2014 às 18:06

    Que existe uma guerra de marcas, isso é fato, mas não é só no futebol, agora, daí a falar em(mais uma vez) compra da Copa por uma marca, é exagero(espero)!!

    • Adriano Postado em 10/Jul/2014 às 12:35

      Foi comprada pela empresa Alema Adidas, lamentavel ate os jogadores da seleçao se venderem...

  7. Franklin Weise Postado em 08/Jul/2014 às 19:49

    Pragmatismo Político: cada vez mais perto do folhetim e longe do jornalismo

  8. Bruno Postado em 08/Jul/2014 às 20:55

    Depois falam do Rodrigo Constantino rs

  9. Renan fis Postado em 08/Jul/2014 às 21:10

    Foi tipo pague 1 um leve 7! adidas que sabe fazer negocio hein

  10. Rafael Martini Postado em 09/Jul/2014 às 01:01

    Só teoria da conspiração. De todas as seleções de primeiro escalão dessa copa, as únicas que não usam as marcas citadas é a Itália e o Uruguai, que usam Puma.

    • Rodrigo Postado em 10/Jul/2014 às 01:12

      Mas lembrando que Puma e Adidas são co-irmãs... Pois antes uma empresa só, de dois donos que são irmãos, hoje cada uma administrada por um irmão..

  11. Thiago Teixeira Postado em 09/Jul/2014 às 08:06

    Que surra!!!!!!!!!!!! Fui dormir as 2 da manhã e ainda sonhei com aquela camisa do Flamengo massacrando minha seleção! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pela primeira vez na minha vida torci para o jogo acabar no primeiro tempo, 5 x 0 estava de bom tamanho.

  12. Ueslao Postado em 09/Jul/2014 às 08:46

    Depois do resultado do jogo de ontem (7x1) essas teorias estão bem próximas da realidade.

  13. Rafaleque Postado em 09/Jul/2014 às 09:15

    Mais uma teoria da conspiração ? depois do 45 na novela, agora a "copa das copas" está sob uma teoria da conspiração? Vão virá piada hemmm

    • Dhoco Postado em 09/Jul/2014 às 11:14

      Pela primeira vez, e quase incrédulo do que vou ter que escrever: Pereira, concordo contigo.

  14. Jean fma Postado em 09/Jul/2014 às 10:05

    vou esperar argentina x holanda pra analisar...

  15. Fernando Postado em 09/Jul/2014 às 10:07

    Se a teoria da conspiração sobre Nike e Adidas tem fundamento ou não, não sei. Mas que o Brasil tem sido prejudicado pela FIFA, isto é público e notório. O fato de terem exagerado na punição do Uruguaio Suarez e negligentes quanto à questão de Zuñiga são indiscutíveis. Pode até ser que tenha relação com a questão de um Hexa, o que tornaria a competição desinteressante para os negócios mas acho que a inércia e o surto de incompetência, passividade e conformismo que assolou Felipão e sua equipe técnica diante do fiasco de ontem tem a ver com uma punição auto-imposta pela FIFA e CBF ao Brasil pois estão sendo desmascaradas pela polícia Brasileira. Seria castigo e desvio de foco. Castigo ao país por peitar com sua polícia essa máfia sionista do futebol que funciona como lavanderia de dinheiro sujo ao redor do mundo. Desvio de foco para desacreditar a capacidade dos Brasileiros em tratar deste mesmo assunto enquanto que o povo chocado tenta achar explicações para a completa desestruturação do time Brasileiro que se viu nesta partida. E Felipão, como parte integrante do esquemão, fez sua parte: escalou mal, não treinou o time, não levou em consideração a tática Alemã, respeitada e observada por seleções bem mais fracas como Ghana e Algéria e, no fim, permaneceu calado no banco vendo o vexame rolar solto. Depois de tudo consumado limitou-se a dizer: "eu assumo, foi culpa minha", com a tranqüilidade de quem dá um esbarrão em alguém no trânsito e oferece seu cartão para pagar os reparos no carro abalroado. Está na hora do futebol mundial ser levado mais a sério. Não se trata só de negócios. É um dos esportes mais queridos e uma unanimidade no mundo todo.

    • ademar Postado em 09/Jul/2014 às 15:48

      Fernando , respeito sua opinião ou sua tese, mas realmente diante da derrota esmagadora, difícil acreditar nestes argumentos. Porque parece tão difícil aceitarmos nossa incompetência, será que somos imbatíveis, se perdemos é conspiração???

      • Lourival Postado em 09/Jul/2014 às 16:27

        A Gebrüder Dassler Schuhfabrik pertencia aos irmãos Dassler e estes se separaram em 1948. A Puma ficou com Rudolf Dassler, irmão de Adolf Dassler, que fundou a Adidas. Se forem pesquisar irão descobrir que alguns jogadores que foram afastados por lesões desta copa no Brasil eram patrocinados pela PUMA, como Marcos Reus (Alemanha) e Falcão Garcia (Colômbia). E outra, em 2018 o Brasil provavelmente será patrocinado pela Adidas ...isso até saiu no estadão aqui está o link que é de 09 de maio de 2010: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,adidas-vem-com-tudo-para-brigar-pelo-brasil-imp-,549047 . Não sou fã de teorias da conspiração. Mas no mundo do futebol há muitas "máfias" (do apito, das apostas e dos ingressos), portanto eu acredito que tudo tem que ser discutido e esclarecido.

      • Felipe Postado em 10/Jul/2014 às 10:52

        Concordo plenamente, é hora de tomar vergonha na cara!

    • Isa SP Postado em 09/Jul/2014 às 20:17

      Alguém tb está vendo o q está acontecendo por trás dos bastidores... Vcs acham q a FIFA e tds q estão envolvidos na máfia dos ingressos vão aceitar calados e quietos o q a PF fez! Isso sim é uma desonra para a FIFA e seu presidente, q tem o sobrinho acusado e preso pela policia. Acorda Brasil!!!

  16. Denisbaldo Postado em 09/Jul/2014 às 11:44

    A verdade é que o Brasil conseguiu ficar internacionalmente famoso como um time fraco que só ganha no apito. Teorias da conspiração existem aos montes e portanto é inútil discuti-las, mas a verdadeira impressão que ficou ao mundo sobre nosso futebol é esta: fraco e corrupto. Nossas décadas de glórias foram varridas da história no dia 8 de julho de 2014.

  17. Renato Postado em 09/Jul/2014 às 12:39

    Sinceramente, torci contra o Brasil justamente por este motivo: o hexa iria derrubar a motivação das outras equipes e, com isso, as próximas copas iriam perder a graça da competitividade. Tudo bom entregar a taça ao próximo, afim de manter acesa a chama da disputa. Mas não precisava ser de modo tão humilhante, né? Afinal, um bom teatro também desperta fortes emoções.

  18. André Postado em 09/Jul/2014 às 19:30

    A Copa é linda, a Copa é estranha. Enquanto você lia, maus um gol da Alemanha...

  19. cristiane Postado em 09/Jul/2014 às 21:22

    Não desacredito de nada...tudo é possível no futebol...por isso perdi o interesse.. Observe o caso do fluminense cai e eles sobem..cai de novo e eles fazem subir...investiguem a ligação entre fluminense e CBF.... Não acredito mais no futebol...

  20. Carlos Postado em 09/Jul/2014 às 22:38

    O Brasil so conquistou o tetra depois de 24 anos do tri, depois q Alemanha e Italia chegaram ao tri tambem. Talvez teremos de esperar as duas seleçoes chegarem ao penta pra nos tornarmos hexa.

  21. Lilian Wolf Schwerdtfeger Postado em 09/Jul/2014 às 23:50

    Olha, desculpas é próprio de perdedores, de fracassados, mas, diante desse resultado, desse placar absurdo, da apatia dos jogadores nesse jogo, dá pra gente acreditar em conspiração.

  22. cao ique Postado em 10/Jul/2014 às 00:59

    Fora que os jogadores do Brasil no treino usavam chips nas camisas e os alemães usavam aplicativos que estavam espalhados pelo resort.Siem ens x IBM.intel entre outtss

  23. Marlizerm Postado em 10/Jul/2014 às 11:09

    Em todas as copas existem milhões de tópicos sobre estas conspirações, não acho descabidas, mas nada é provado nunca. Será que com tanta gente envolvida, nunca vazaria nenhum destes 'segredos'?

  24. Delmiro Postado em 10/Jul/2014 às 11:27

    Eu não concordei com essa porcaria, e não fizeram nenhum plebiscito para saber se o povo concordaria ou não em o BRASIL investir 30 bilhões em futebol (Copa do Mundo) , e agora ? nosso dinheiro não sera devolvido, a FIFA não pagou impostos, descobriram um caixa 2 na FIFA, O juiz da primeira partida foi comprado...Afinal a Dilma e o Presidente da FIFA estavam la e tinham que presenteá-la assim como o povo bobo pagador de impostos $$. Agora nos resta torcer pela ARGENTINA pelo menos são nossos VIZINHOS e COMPATRIOTAS tem 5 Prêmios NOBEL, enquanto temos 5 títulos de COPA DO MUNDO, Seria bom a ARGENTINA ser campeã da COPA em solo nacional para o povo aprender a ter vergonha na cara e brigar pelos seus direitos (Saúde, Educação, Segurança) e dar menos valor a FUTEBOL e CACHAÇA ! se não iremos falir! como uma nação investe 30 BILHÕES em futebol ? no nordeste muitos ainda tomam água em cacimbas...

  25. anluva Postado em 10/Jul/2014 às 13:33

    Já era de se esperar. Foi dito desde 2008 que, Espanha seria campeã da copa de 2010, que Alemanha será campeã da copa de 2014 e que Brasil será campeão da copa de 2018.

  26. Rodrigo Postado em 10/Jul/2014 às 17:58

    Essa máfia do futebol... Quanto ao resultado ser tão humilhante me fez pensar uma coisa, Copa do Mundo x Casas de Apostas, Brasil X Alemanha, 7x1 para Alemanha, resultado muito improvável para qualquer apostador. Quem diria que esse placar era possível em um jogo de semi final. Alguém pode ter manipulado esse resultado para ganhar fortunas, são possibilidades que nos fazem pensar sobre esse placar sem lógica tecnicamente improvável. Vi em algum lugar na internet que um árabe faturou 2 bilhões com esse resultado. E ai? o que me dizem?

  27. gabriela Postado em 10/Jul/2014 às 20:12

    Cara na boa não tem lógica isso não passa de boatp agente como Brasileiro temos que saber perde erguê a cabeça e para de críticar a Alemanha realmente esta excelente cade que falaram ki o portual vendeu o jogo tmb levo um sapeco da Alemanha ....

  28. Seila Postado em 10/Jul/2014 às 20:15

    Pessoal, vai alem de tudo isso, são questões financeiras e politicas, boicotes, etc... nunca já mais iremos descobrir ou entender, somos apenas areia em meio a essas mandracas governadas pelos cartolas mundias isso nunca acabara.

  29. PC Carla Lima Postado em 10/Jul/2014 às 23:20

    DEPOIS DE NOTICIAREM QUE UM NEYMAR FALSO teria dado entrada no hospital, em virtude de não ser constatada as tatuagens que o atleta possui no seu braço direito, e novamente passaremos com outra história mal contada - 1998, HÁ QUE SE PENSAR se o duelo das gigantes patrocinadoras interferem ou não no resultado. Vamos ficar atento se haverá a troca de patrocinador oficial da FIFA na copa de 2018, e se o Brasil realmente trocará NIKE pela ADIDAS. O fato é que os melhores do Brasil não eram os melhores como equipe nas Seleções. Entretanto, se a Argentina ganhar a copa, não me parece que a mesma tenha sido vendida, já que é uma Seleção a priori menos qualificada que a Alemã. O certo é que há muito mais por trás da cortina do que sabemos. é uma pena que algumas coisas não sejam levadas a sério. Pena que além da Educação, Saúde, Segurança até o futebol não pode mais ser levado a sério, pena que uma diversão de uma população, com tudo que acontece, custe tão caro ao bolso do povo.

  30. Dangelapg Postado em 11/Jul/2014 às 21:46

    só para informar enquanto voces descunte se a copa foi ou nao comprada acaba de sair outro gol da alemanha

  31. fernando Postado em 11/Jul/2014 às 23:12

    Está na cara que mais uma vez o poder econômico venceu o futebol,ou seja,repetiu a copa da França de 1998.

  32. Alexandra Postado em 12/Jul/2014 às 01:19

    Acredito que teve sim conspiração, lendo os livros : Livro: Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa e Um Jogo Cada Vez Mais Sujo - O Padrão Fifa de Fazer Negócios e Manter Tudo em Silêncio de Andrew Jennings, reporter investigativo que há mais de 20 anos, investiga as sujeiras do mundo da Fifa, você terá certeza que a Copa de 1998 e 2014 foram compradas, pois a Fifa (manda e desmanda) com seu dinheiro sujo e com personas como João Havelange, Blatter e todo tipo de conspiração. Na verdade o que "rola" em campo deveria ser a bola, mas a verdade é que é dinheiro em forma de trilhões.... lamentável. Leiam que saberão o que estou dizendo....

  33. Carlos Postado em 12/Jul/2014 às 06:04

    Brasileiros puxassaquistas e babadores de ovo de estrangeiros não acreditam nessas teorias como sempre, mas eu acredito sim, que esse jogo do Brasil com a Alemanha foi tudo armado, por causa de que q não? O fato que me chamou mais a atenção no jogo, foi a atitude do Felipão diante daquela catástrofe em campo, com 20 min de jogo a Alemanha fez 5 gols, e o cara não fez absolutamente nada, não fez 1 substituição? Eu penso que qualquer técnico, em sã consciência, que queria de qualquer maneira ajudar sua equipe, iria fazer algo pra tentar mudar aquele quadro, mas não, o cara não fez absolutamente nada, ficou lá sentado, vendo friamente sua seleção tomar uma paulada de 5x0 logo aos 20 min do primeiro tempo, esperou vir o segundo tempo pra fazer mudanças dentro de campo? O.o? Como isso é possível? Ele queria perder mesmo né? E os jogadores? O que aconteceu com eles? Será que ficaram tão abalados assim com a ausência do Neymar e do Thiago Silva que nem conseguiram jogar? Isso não existe, tá na cara que isso foi uma farsa, jogo vendido pra a Alemanha! É só parar pra analisar todos os jogos da alemanha e do brasil, a alemanha passou sufoco contra a Argélia, ganhou na prorrogação e de 2x1, ganhou da França de 1x0 só, ganhou outro jogo sofrido tbm contra Gana por 2x2, e contra os EUA por 1x0, ah e contra Portugal, que foi a única goleada dela, 4x0, mas olha isso, nem portugal que estava pior do que o brasil, não tomou uma goleada tão feia dessa como o brasil levou, nem o EUA que é bem inferior a seleção brasileira não tomou essa goleada toda, e logo o Brasil leva esses 7x1? Uma seleção penta campeã? Que ganhou vários jogos sofridos, 1 exemplo foi contra o Chile, era para o Brasil ter levado uma surra só ali naquele jogo, era para o Brasil ter levado uma surra do México tbm, que vinha muito bem na copa, no entanto, ficou 0x0 o placar, e pq justamente na semifinal, logo contra a Alemanha, o Brasil sofre esse apagão absurdo dentro de campo? Tá na cara que isso foi armado, Brasil entregou o jogo mesmo pra a Alemanha!

  34. reinaldo Postado em 12/Jul/2014 às 12:34

    pra que sofrer por uma seleção que não vale apena

  35. Vitória Postado em 13/Jul/2014 às 20:14

    O termo "teoria da conspiração" foi difundido e paulatinamente ridicularizado por descrédito justamente pelos conspiradores, ou todos nós acreditamos que os interesses estabelecidos neste sistema de competição são justos, honestos, cristãos? A indústria da propaganda engana nossas emoções e nos faz sentir que marcas e produtos são confiáveis, e nos fazem esquecer q por tras deles existem ambições humanas e toda sua capacidade maquiavélica.

  36. Willians Postado em 14/Jul/2014 às 23:56

    Amigos, onde tem muita grana envolvido tem trapaça, futebol é negócio e por sinal bilionario, não é mais um simples esporte!

  37. João Postado em 15/Jul/2014 às 21:33

    Com tantos problemas no Brasil por que perder tempo com a podridão do futebol?