Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 02/Jun/2014 às 20:05
29
Comentários

Relação entre Black Blocs e PCC é verdadeira?

Matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo tenta vincular Black Bloc's no Brasil ao PCC. Quem acreditou?

black blocs pcc

Uma entrevista com supostos membros da tática black bloc, feita pelo jornalista Lourival Sant’Anna, do jornal O Estado de São Paulo, veiculada no domingo (01), é uma farsa. Quem afirma são os próprios membros do grupo anarquista em sua página oficial no Facebook. O título da entrevista diz que “Black blocs prometem caos na Copa com ajuda do PCC”.

“Não tem como o black bloc dar entrevista porque o black bloc é tática de manifestação, e não um grupo organizado. Não se deixe levar por declarações falaciosas do Estado de São Paulo e derivados”, afirmam.

Ainda, durante a entrevista, que tem cerca de 11 minutos, é possível observar que em nenhum momento os supostos black blocs citam algo relacionado à facção criminosa.

“Estupidez tem limites. Quem acredita nisso, acredita em tudo. Que sentido haveria em integrantes do movimento Black Bloc abrir para o Estadão uma intenção que só vai lhes criar problemas?”, afirmou o jornalista Paulo Nogueira, em artigo para o DCM, ao questionar a reportagem do Estadão. Nogueira também relembrou que Lourival Sant’Anna já esteve envolvido em uma polêmica sobre a veracidade de suas matérias. De acordo com ele, o empresário Nelson Tanure o acusou de forjar informações numa série de reportagens sobre negociações em torno da Varig.

O portal Brasil de Fato entrou em contato com o autor da matéria, que se defendeu. “Como digo na minha matéria, falei com o núcleo de black blocs mais experientes, responsáveis pelas ações de maior repercussão. E eles não têm página no Facebook. Cuidado com quem se apresenta publicamente como black bloc. Isso contradiz a tática black bloc.”

Após a publicação, o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, disse em entrevista ao mesmo jornal que é “inadmissível a associação de esforços entre os black blocs e o PCC para transformar a Copa do Mundo em um caos”. E ainda complementou dizendo que “não toleramos abuso de qualquer natureza e as pessoas que praticarem atos ilícitos responderão nos termos da lei”.

com informações de DCM e Brasil de Fato

Comentários

  1. Luís Postado em 02/Jun/2014 às 20:15

    O povo da esquerda vai continuar cego para o uso da Copa como desculpa para intensificar o Estado policial. É patético como eles se transformaram em instrumento do grande capital neoliberal. mas qualquer crítica a esse circo é "fazer o jogo da direita", né?

    • pedro Postado em 02/Jun/2014 às 20:52

      Perfeitamente. As pessoas que se intitulam de esquerda perderam qualquer conexão com a realidade, achando que votar 13 lhes exime de ter senso crítico e noção do mundo em que vivem. Peço que frequentem as manifestações e conversem com as pessoas que as frequentam, para entender suas necessidades. Aí sim quero ver ostentarem consciência limpa por serem eleitoras do PT. Fica esse jogo de torcidas PT x PSDB, sendo que a discussão deve ser muito mais profunda, envolve os benefícios de uma elite de 100 famílias riquíssimas que detêm o poder, sem as quais nunca ninguém governou no Brasil. Amadureçam. Saiam do seu idealismo rasteiro e voltem a frequentar as ruas

    • Franco Postado em 03/Jun/2014 às 00:07

      Luís, grande capital neoliberal? Compare o Canada com Cuba, pelo amor deus essa doutrinação nos jovens brasileiros é oque acaba com o país.

      • Luís Postado em 03/Jun/2014 às 12:05

        Procura no Google sobre a cidade de Detroit, Franco.

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Jun/2014 às 07:04

      Defender o país de coxinhas arrombados que querem denegrir a imagem da nação é esquerdismo?

  2. Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 00:07

    Votar no PT não é ser de esquerda. Essas "discussões" aqui são ridículas e não existem. O que tá em jogo no Brasil é muito mais do que parece. Deixa voltar aquela turma pro poder pra ver se fica bom. E sim, ser contra a Copa é ridículo. O "gasto" com a Copa do mundo é uma gota de dinheiro no oceano que é o gasto público no Brasil. Não adianta repetir que o dinheiro vem do BNDES, aliás, não adianta falar nada. Um dos muitos problemas no Brasil(e no mundo) é a apolitização do debate, mesmo sendo sobre política. Problema esse bem fácil de entender, pra quem gosta de ler um pouquinho. Política se discute e se faz. Lindo falar de democracia por FB ou trocando "opiniões" nesse site de fofoca que é o pragmatismo, e não militar nem sequer em associação de moradores. Entro aqui pra dar risada e pra ficar chocado com o nível da "discussão". Uma sugestão de leitura política bem mais política, de um pessoal que entende que não tá isolado do resto do mundo: www.cubadebate.cu. Pro pessoal que vai achincalhar com asneiras do tipo "ditadura comunista" e afins, meus pêsames. Ps: reparem no teor dos comentários. incrível a seriedade e a maturidade da discussão(apesar de uns poucos alienados sempre estarem presentes) comparadas ao desse daqui, cuja única vantagem é a de ser governista. O PT é uma merda sim, e o ptista padrão, um tremendo jegue. agora, tá ruim? repito, deixa voltar aquela cambada pra ver a tragédia que vai ser pro brasil, pra américa latina e pro mundo.

    • Luís Postado em 03/Jun/2014 às 11:56

      ¨O "gasto" com a Copa do mundo é uma gota de dinheiro no oceano que é o gasto público no Brasil.¨ E daí Jão? Isso justifica o uso do estado para enriquecer Coca Cola, Ambev, Mcdonalds, Nike e Rede Globo? E é impossível saber como vão os gastos, os números são nebulosos de propósito. Se voce gosta da Copa e está abrir excessões nos princípios porque é fã de futebol, tudo bem. Só admita isso e não tente se desculpar tentando sabotar a aćão política alheia.

      • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:39

        Que ação política, meu caro? 5 mil branquelos de apartamento marchando na rua pedindo o dinheiro da Copa pra saúde? Você acha que o grosso da população brasileira é contra a Copa? Ou que é gente ignorante e, por isso, não sabe o que quer? Não entende que o problema do SUS e que todo o problema, no fim das contas, é político? "Não vai ter Copa", mais um desserviço prestado pela nossa direita de vanguarda. Vai ter Copa sim, e se você quer colocar a coisa no campo da política(o certo a fazer), essa é a verdade. E bom, já que você resolveu levar pro lado pessoal, saiba que não, não me interesso muito por futebol. A Copa sempre foi legal, no entanto, o mundo inteiro gosta. E se o problema for as grandes marcas, não se preocupe. É só boicotar. Compre marcas nacionais das coisas(mesmo arriscando que tenham sido feitas com o trabalho semi ou escravo de bolivianos em SP, ao invés de na Indonésia) e viva sua vida de alienado feliz, marchando com a galera do todinho pedindo o "fim da corrupção" ou o fim da perseguição aos golfinhos. Enquanto isso o grande empresariado vai continuar comendo você vivo, dominando todos os aspectos da tua vida, sem você sequer se dar conta. O nome disso é Capitalismo.

      • Luís Postado em 03/Jun/2014 às 16:55

        Não levei pro lado pessoal, você vestiu a carapuça. Pode admitir que você abre mão dos princípios políticos para 90 minutos de entretenimento, Jão. Nada de mal nisso. Não precisa perder a compostura em 20 linhas de frases feitas. Aproveite sua Coca-Cola™ e McDonalds® enquanto assiste ao circo. A sua posição é extremamenta apolítica e neoliberal e você próprio não vê (ou não quer ver). Eu não disse nada sobre "corrupção". Isso que você fez se chama "falácia do espantalho". Atualmente muito praticada pelos veículos partidários e pela máquina de propaganda capitalista sócia da FIFA.

  3. Jão da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 00:12

    Lourival Vianna:- E Cuba, presidente, aquela miséria, etc[não lembro exatamente]? Hugo Chavez:- Quem diz que Cuba é uma miséria não sabe o que diz. Cuba deve ser entendida em seu contexto[histórico]. O povo de Cuba é um povo livre e culto. Lá, quando tem furacão, evacuam até as galinhas. Em Nova Orleans o governo deixou os pobres se afogarem. Toma, verme!

  4. Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 02:22

    Comparar o Canadá com Cuba? Opa, é pra já. Cuba - Cidadãos, Canadá - Súditos. Cuba - Negros, brancos, chineses e tudo quanto é "raça". Canadá - WASPS. Cuba - País negro e pobre, bloqueado por 52 anos porque se atreve a desafiar o poder do Império e presta solidariedade a meio mundo(maioria pobre e negro, também), Canadá - roubo de cérebros de países em desenvolvimento. Cuba - índices de saúde semelhantes aos do Canadá, apesar do bloqueio e da interminável lista de agressões contra um povo que decidiu seguir seu próprio caminho, Canadá - bom, nessa parte o Canadá é legal. Cuba - JOSÉ MARTÍ, Nicolás Guillen, Lezama Lima, Pablo de la Torriente Brau, Gutierrez, Mella, Echeverría, Capablanca, Leo Brauer, Pablo Milanés, Silvio Rodrigues, Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer, Trio Matamoros, FIDEL CASTRO, e uma interminável lista de escritores, poetas, artistas, atletas e políticos de primeiro nível, ICAIC(Insituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas), Teatro, Balé, etc, etc, etc, etc. Canadá - Celine Dion? Poxa, sério, precisa continuar? Quase dá pena do Canadá.

    • Matheus B. Postado em 03/Jun/2014 às 11:49

      Huahuahuahua! Chorei de rir agora.

      • Dirceu Postado em 03/Jun/2014 às 12:21

        Esqueceu do canadense Justin Bieber

    • Luís Postado em 03/Jun/2014 às 12:53

      O governo do Canadá cobra mais impostos que o Brasil e os programas sociais dão mais dinheiro e mais benefícios para o povo mais pobre. Se o Brasil tem a algo a aprender com o Canadá, é que é necessário ser mais socialista.

    • Elias Postado em 03/Jun/2014 às 17:09

      Jão da Silva pelo amor de deus, Canada é outro planeta, quando se pisa lá da a impressão que vc viajou no tempo, Cuba é uma favela gigantesca ditatorial, os prédios caem sozinhos, pessoas morrem tentando fugir daquele lixo de país, Canada atrai as melhores mentes do planeta assim como todo mundo desenvolvido. Quanto prêmios nobéis o Canadá tem quantos Cuba tem? Fala sério vcs são todos lunáticos, mas fiquem longe da política.

      • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 21:12

        Já estive no Canadá e em Cuba. E você? Cuba é o farol da humanidade. Realmente, não é o lugar ideal pra comprar Iphone, por isso não agrada gente como você. Continue acreditando na televisão e no google.

      • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 23:18

        Juro que nunca vou ser capaz de entender o motivo de tanto rancor contra um país tão pequeno. Chega a me provocar tristeza, ainda mais quando penso que é por parte de gente que não sabe nada sobre lá. Bom, o que esperar de alienados Globo e internet? Se dizerm isso tudo de Cuba, deve ser verdade. Viva Cuba Livre, com seu povo culto, humilde e gentil, ninho de poetas, artistas e cientistas. E viva os seres pensantes(conjunto que não inclui o "Elias") também.

      • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 23:22

        E nossa, prêmio nobel. Belo parâmetro...a ciência e a literatura do Brasil não prestam, já que nunca "recebemos" um. A eterna pagação de pau pro "primeiro mundo". Só te digo uma coisa, meu caro alienado: enquanto os antepassados dos países que "inventaram" e "ganham" o Nobel se matavam com paus e pedras, o pessoal que eles chamam de "terroristas" já tinham Medicina, Arquitetura, Poesia, Literatura, Música, Matemática e por aí vai. Usam a mesma lógica bizarra pra inverter as coisas sobre Cuba. E sempre tem otário pra acreditar. Piá de prédio que estuda em escola particular e acha que sabe de tudo.

  5. Deisi Postado em 03/Jun/2014 às 13:52

    Que nojo de reaça estão infestando o pragmatismo, os comentários nada a ver com o texto, é ridículo, isso só me faz ter certeza que leem no PIG e comentam aqui. A titulo de informação, o jornaleco estadão, vinculou os Black Blocs com o PCC, sendo essa uma das maiores organizações criminosas do Estado de São Paulo, que ao longo desses 20 anos vem comandando o crime, e colocando terror nas pessoas, principalmente no interior, região oeste. onde estão os presídios de segurança máxima, todos construídos pelos tucanos.

    • Thiago Lopes Postado em 03/Jun/2014 às 21:21

      Realmente, eles estão vindo como urubus pro Pragmatismo. E o que mais me assusta é a incapacidade intelectual dessa gente. Com a educação lixo como está não me estranha que essa calhorda despreparada venha querer debater assuntos que ignoram. Leem no Olavo de Carvalho, no Reinaldo de Azevedo, depois querem vomitar aqui suas ignorâncias. Quanto ao vínculo do Black Bloc com o PCC, é só mais uma tentativa de desmoralizar os primeiros,que são compostos em sua maior parte de anarquistas. Ou seja, os black blocs tem fundamentação politico-ideológica. Querem esvaziar as motivações politicas, a sua concepção de ação direta. Mas podem fazer o que quiser, os black blocs continuarão, pois nunca dependeram desses jornais, muito menos desses reaças que veem comentar neles.

  6. Rafael Postado em 03/Jun/2014 às 14:13

    PQP, não da nem vontade de discutir, a internet nos propiciou ver a quantidade de gente burra e ignorante que se acham politizados... queria ver o que esse povinho iria falar depois se o Aécio, o Campos ou a Marina assumissem a presidência, iam voltar chorando pro quarto, bem quietinhos e guardar na gavetinha do criado mudo os comentários "inteligentes".

    • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:29

      A quantidade de gente ignorante(...) de classe média, curiosamente o maior inimigo de Dilma e do PT,que, paradoxalmente, são seus criadores. Depois que alguém perde a paciência e chama de fascista é aquele auê.

  7. Anderson Postado em 03/Jun/2014 às 15:23

    Que nível !!!!!!! O mais lindo de tudo isso são as fotos do Santo Fidel com agasalhos da Nike e Adidas símbolos do capitalismo, e se são livre e felizes por que tantos fogem de lá???? Ahhhhhh são os rebeldes que só reclamam como no Brasil!!!!!

    • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:45

      Fogem de lá não, saem por avião, assim como milhares de imigrantes latino-amercianos, buscando melhores condições de vida. A Adidas é(acho que ainda é) a marca patrocinadora da seleção olímpica de Cuba. E o "santo" pelo menos não ficou sentado no computador, achando do alto da sua ignorância, que sabe de tudo, e acreditando em tudo que vê na televisão. Foi passar fome na montanha e trocar bala em troca do que acreditava. Acho que é matemática simples. Se a Globo, a Veja, o New York Times e todo o grupo que aqui o pessoal chama de PIG é contra, não pode ser algo tão ruim, não? Faça um favor, deixe os adultos conversarem. Leia um pouco de História(de preferência não na Wikipedia e no Google) e veja se entende alguma coisa antes de se meter.

  8. Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:27

    E desde quando o Canadá é socialista? Se os amos deles deixassem e fosse possível que isso acontecesse um dia, seria uma benção pra humanidade. Enquanto isso não acontece eles vão continuar arrebentando o solo dos países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento, abrigando as penitenciárias de segurança máxima dos EUA, acobertando suas ongs criminosas que recebm dinheiro da CIA e subordinados e participando das missões "humanitárias" do Robocop Global, também conhecido como OTAN, pra manter, de cabeça baixa, sua "cultura" de retardados e sua social-democracia branca e limpinha. E com seus prefeitos fumantes de crack também. Ô mania de pagar pau, viu.

  9. Anderson Postado em 03/Jun/2014 às 15:30

    https://www.google.com.br/search?q=imagens+fidel+castro&espv=2&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=1xKOU5rAOMGOqAax4oBY&ved=0CCQQsAQ&biw=1280&bih=911#facrc=_&imgdii=_&imgrc=70V9f7d06pPO3M%253A%3Bk4KaFteEYkm9WM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-U0Zl1bZ0Fno%252FUdmCX0zNYbI%252FAAAAAAAASxk%252FmWezCxdlPB4%252Fs1600%252FFidel-Castro-%2525E2%252580%252593-Michelle-Obama-430x450.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.birtherreport.com%252F2013%252F07%252Fsen-cruz-father-obama-dictator.html%3B430%3B450

    • Jão Da Silva Postado em 03/Jun/2014 às 15:48

      Imbecil. O dia em que você tiver escrito dezenas de livros e lutado junto com o teu povo pra se libertar, talvez você possa ter fotos tuas na internet com os "figurões" da história. Pena que no teu caso ia precisar nascer de novo umas 10 vezes.

      • Elias Postado em 03/Jun/2014 às 17:11

        http://tioique.com/2013/10/16/72-paises-ja-ganharam-o-premio-nobel-o-brasil-nao-e-um-deles/

      • Elias Postado em 03/Jun/2014 às 17:14

        Se libertar? Liberdade são aqueles que se arriscam nadando fugindo daquela prisão falida, formigueiro ideológico, viva os seres pensantes.