Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 06/Jun/2014 às 20:09
2
Comentários

O melhor e o pior cabo eleitoral do Brasil

Datafolha aponta o ex-presidente Lula (PT) como o principal cabo eleitoral do País, com 36% de influência positiva sobre os votos dos brasileiros. Joaquim Barbosa aparece em segundo. Confira os números abaixo

lula barbosa marina fhc eleições 2014
Lula e Barbosa são, respectivamente, os principais cabos eleitorais do Brasil, de acordo com a última pesquisa Datafolha (Ilustração: Pragmatismo Político)

Em cenário que testa a influência de personalidades nas intenções de voto, o Datafolha aponta que o ex-presidente Lula segue como o maior cabo eleitoral. 36% dos brasileiros entrevistados dizem que votariam “com certeza” em alguém apoiado pelo petista (2% a mais que o atual desempenho de Dilma em intenções de voto, 34%).

Lula é seguido pelo atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa: 26% dos eleitores afirmam que votariam em candidato indicado por ele. Ele ainda não deixou a cadeira de ministro e, portanto, não poderá concorrer em 2014. Mas poderá declarar apoio a algum candidato.

A ex-senadora Marina Silva, vice na chapa de Eduardo Campos (PSB) soma 18% de influência. O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, que apoia o presidenciável Aécio Neves (PSDB), aparece com 12%, o pior índice de todos.

No caso de FHC, é destaque também a sua influência negativa: 57% dizem que não votariam em alguém apoiado por ele de jeito nenhum. O que significa, evidentemente, desconforto para Aécio Neves, que terá de esforçar para esconder o ex-presidente tucano.

A pesquisa Datafolha também apresentou os números da corrida presidencial. Confira aqui.

com Folha e 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Deisi Postado em 07/Jun/2014 às 10:29

    Com certeza nosso mito é demais, mas seu carisma não poderia ser diferente, já o FHC quanta diferença todos candidatos do psdb, querem longe do palanque, perde até para Marina bla bla bla , pior ainda o número de os que não votariam em um candidato indicado por ele, acho melhor ele ir para Paris nas eleições, o Aécio deve estar rezando para isso acontecer

  2. poliana Postado em 07/Jun/2014 às 20:26

    hahahahahahaha...mas n foi o áecio que de uns tempos pra cá só estava falando em fhc, q ele era o nome da sua campanha, e q as pessoas viviam perguntando por ele???!! e agora ele vai ter q se esforçar pra esconder o príncipe durannte a sua campanha!!!!?? huahuahua...q coisa hein!!!! em meio a crise q enfrentamos, em nenhum momento vi alguém pedindo "volta fhc"!!! pq será hein!!! o aécio e sua turma tucana, n percebem q seu partido é praticamente "cachorro morto" no cenário nacional! n tem serra, n tem alckimin, n tem fhc, tampouco aécio q consiga tirar o pt do poder!!! dilma já está reeleita. e tenho certeza q depois q ela terminar seu mandato, lula voltará com tudo e será eleito ainda no 1º turno! essa oposição q existe atualmente no país, n empolga, é incapaz de puxar votos pros seus representantes, tampouco tirar o pt do poder! nunca! hj, n existe nenhum candidato capaz de tirar o pt do poder! a era lula/pt ainda vai viger por muitos e muitos anos no brasil!!!!! só o psdb e seus amigos coxinhas n percebem isso! quer dizer, eles percebem sim, apenas n aceitam por birra mesmo! rs