Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 27/Jun/2014 às 10:51
42
Comentários

O desabafo memorável de Balotelli

“Sou Mario Balotelli, tenho 23 anos, e não escolhi ser italiano”. Jogador italiano publicou um desabafo épico direcionado aos que querem transformá-lo em bode expiatório

balotelli desabafo itália copa 2014
Mário Balotelli (Reprodução)

Kiko Nogueira, DCM

Mario Balotelli, o craque mercurial do Milan, marcou um gol na Copa do Mundo, na estreia da Itália contra a Inglaterra. O jogo é, desde já, um clássico dos mundiais, com os dois times suando sangue até o último minuto no calor úmido de Manaus.

Sua participação era cercada de grandes expectativas. Mas ficou nisso. A Azzurra acabou eliminada pelo Uruguai por 1 a 0 na primeira fase no célebre encontro em que Suárez enlouqueceu.

Balotelli foi substituído no segundo tempo por um Cesare Prandelli provavelmente receoso de que ele perdesse a cabeça. Tinha tomado um amarelo por ter quase escalado o pescoço do uruguaio Álvaro Pereira.

Uma vez pregado o caixão da Itália, aconteceu o que se esperava: Mario Balotelli foi rapidamente rebaixado à condição de principal culpado segundo a imprensa, os dirigentes, parte dos colegas e a imensa maioria dos torcedores, os tifosi.

“Balotelli não foi o único a perder, mas foi certamente decepcionante”, disse o presidente do Comitê Olímpico Italiano Giovanni Malago, que supervisiona todos os esportes na Itália.

“Temos de levar em conta tudo isso e recomeçar com homens de verdade, não com figurinhas da Panini ou personagens: esses não servem para a seleção”, afirmou o meio-campo De Rossi. Era uma indireta: no Facebook, Balotelli fez um post com um álbum fictício da Copa em que ele era o único atleta do time.

Balotelli nasceu na Sicília, filho de imigrantes de Gana. Foi adotado aos 3 anos por uma família italiana com condições de criá-lo. Passou a adolescência em Brescia, onde a Liga Norte, grupo de extrema direita, violentamente xenófobo, é especialmente ativo.

É qualquer coisa, menos submisso. Indisciplinado, encrenqueiro, vaidoso. Um Simonal do calcio. Noel Gallagher, do Oasis, seu fã, o chamou de “rock-star moderno”. Ele só é tolerado porque faz gols. Quando não faz, quem precisa dele?

O sucesso tem vários pais e o fracasso é órfão. Mas Balotelli reagiu à tentativa de transformá-lo em bode expiatório. Um torcedor lhe deixou um recado em vídeo no Instagram: “Mario, você não é realmente italiano. Vá embora”.

Sua longa resposta foi épica. Confira:

“Sou Mario Balotelli, tenho 23 anos, e não escolhi ser italiano. Mas queria jogar aqui porque nasci e sempre vivi na Itália. Quis muito ir para a Copa do Mundo e me sinto triste, decepcionado comigo mesmo. Se eu tivesse marcado aquele gol contra a Costa Rica, qual seria o problema da vez? A culpa não é só minha. Dei tudo pela seleção e nem fiz nada de errado do ponto de vista do meu caráter. Estou com a consciência limpa e pronto para seguir em frente ainda mais forte, de cabeça erguida. Orgulhoso de ter dado tudo pelo país. Ou, talvez, como você diz, eu não seja italiano. Afinal, os africanos jamais tratariam um irmão assim. Nisso, nós negros, como você nos chama, estamos anos-luz na frente. Vergonha não é perder um gol ou sofrer algum. Vergonhosas são coisas como esta. Italiano de verdade! Sério?”.

Recomendados para você

Comentários

  1. guilherme marques Postado em 27/Jun/2014 às 11:04

    coitadinho.... tão Triste... agora só lhe resta brincar com seus milhões, modelos, ferraris....

    • Alexandre Souza Postado em 27/Jun/2014 às 12:42

      Você é mais idiota do que acha ser o Balotelli, porque quem está colocando o valor do dinheiro em primeiro lugar é justamente você, não ele.

    • BRASILEIRO Postado em 27/Jun/2014 às 12:47

      ENTÃO QUER DIZER QUE SE VC TEM DINHEIRO PODEM CAGAR NA SUA CABEÇA? QUE RICO NÃO PRECISA DE ORGULHO!é cada uma viu.................

    • Fernando Machado Postado em 27/Jun/2014 às 13:30

      Não seja invejoso. Você é um ignorante e preconceituoso assim como eles. O que ele ganha é mérito dele. Não seja invejoso. E tem mais, Balotelli doa 50% do salário às crianças pobres de África.

    • Fernando Postado em 27/Jun/2014 às 14:55

      Tem muita gente racista na Itália. E no Brasil também.

      • Caco Bastos Postado em 27/Jun/2014 às 16:57

        Gente? Se é que se pode chamar esse tipo de gente...

      • Wagner Souza Postado em 27/Jun/2014 às 22:54

        Na italia pelo menos sao mais sinceros, no Brasil eu vejo muito moreninho e loura de farmacia criticando o negao!

    • Luisa Postado em 27/Jun/2014 às 15:58

      Pois é, tu só não sabe que ele doa 50% do salário pra crianças da África. E tu? O que tu faz pra ajudar a sociedade?

    • Thiago Medeiros Postado em 27/Jun/2014 às 16:13

      Ter dinheiro, modelos e ferrais legitima o racismo? Você seria feliz sendo rico e julgado pela sua etnia?

    • Alexandre Lopes Postado em 27/Jun/2014 às 21:11

      Que lamentável inversão de valores !!! Guilherme , você é uma pessoa profundamente vazia e desprezível . Seus princípios morais são cifrões, conta-corrente , aplicações gordas , carros caros etc .

    • José Carlos Postado em 27/Jun/2014 às 21:40

      Que comentário infeliz!!!! ... e certamente racista., pois CR7 tbem tem seus milhões, modelos, ferraris. Messi tambem assim como Müller, Robben e Van persie. Mas eles são brancos!!! O negro Balotelli não pode brincar no play, muito menos com seus milhões, modelos, ferraris. RACISMO PURO.

    • José Carlos Postado em 27/Jun/2014 às 21:47

      Infeliz seu comentário! Puro racismo, Lembre-se que Messi, Cristiano Ronaldo, Müller, Robben , Van persie, tbem brincam com seus milhoes, modelos, ferraris! ...é mas eles são brancos. Balotelli nao pode descer para brincar no PLAY, imagina ainda brincar com seua milhoes, modelos, ferraris, afinal ele é NEGRO, e negro não pode!!! PURO RACISMO,

  2. Saulo Pereira Postado em 27/Jun/2014 às 11:33

    Louvo a posicao do balotelli, só fiquei incomodado com uma frase! Se vc afirma que o calor umido de manaus é desumano, o que é pra vc um Manauara?

    • Marsellus Postado em 27/Jun/2014 às 22:00

      Para quem mora na Itália onde quando faz calor quando os termômetros chegam a 25 ºC, ir a manaus jogar as 15:00 em um calor de 37 ºC é mesmo desumano. Se vc mora no litoral venha para meu Mato Grosso em agosto com temperaturas de 43ºC, com certeza achará desumano morar aqui. Compreenda-o.

      • Átila Postado em 11/Jul/2014 às 15:43

        A Itália não é um país tão frio como se prega, não. Em certas regiões, no verão, é comum as temperaturas chegarem a casa dos 33ºC. Em especial no centro da Itália.

  3. Manauara com orgulho! Postado em 27/Jun/2014 às 11:39

    Desumano é o preconceito de vocês com o Norte do país e, especialmente, com Manaus. Nosso calor não ultrapassou nem o máximo definido pela Fifa para haver paralisação dos jogos. Aqui não tem calor desumano e, sim, calor humano! Não é a tôa que fomos escolhidos a melhor sede da Copa pela Fifa. Engulam o preconceito e a inveja de vocês e tratem com respeito a nossa terra, pois até quem é de fora soube respeitar mais do que vocês!

    • Tazdingo Postado em 27/Jun/2014 às 12:36

      É, porque falar que um lugar é quente é ser preconceituoso agora. O mundo está cada vez mais ridículo, volte a tomar Toddynho e engula o choro.

    • Augusto Postado em 27/Jun/2014 às 12:52

      Calma, o texto não usa a palavra desumano em momento nenhum, eu até reli pra confirmar. Só diz "calor úmido".

    • vinicius souza Postado em 27/Jun/2014 às 13:30

      Quanta ignorância! Não queira que a maioria dos estrangeiros aceitem o nosso clima tropical! É a mesma coisa que colocar a nossa seleção pra jogar na Rússia por exemplo! Com certeza muitos reclamariam das baixas temperaturas! E isso não tem nada a ver com preconceito! Apenas uma questão de costume!

    • Misturini Postado em 27/Jun/2014 às 13:52

      Manauara, não demonstre ignorância. Você está assumindo a ocorrência de um preconceito que não existe.

    • eliane Postado em 27/Jun/2014 às 13:55

      Visitei Manaus pela primeira vez no ano passado. Amei seu povo, sua terra seu tudo. Ah sou paulista

    • Jaime Postado em 27/Jun/2014 às 14:53

      Pois é, na Copa de 1994, nos EUA, tinha jogos em São Francisco, Los Angeles, Dallas, Chicago, Detroit, Washington, Nova Iorque e Boston. Los Angeles tem o clima extremamente seco, com 35 dias de chuva por ano; no jogo Alemanha e Coreia do Sul, em Dallas, no dia 27/06/94, a temperatura estava 46º; em São Francisco, durante o verão, por conta da famosa neblina na cidade, a umidade do ar é bastante alta; em Boston, durante o mês de junho o clima é quente e úmido; em Detroit, nos mês de junho, o clima é quente e úmido e a temperatura em torno de 30º, assim como em Chicago. Ou seja, por que estão reclamando tanto do clima do Brasil, da umidade de Manaus e do tempo seco no nordeste e em Brasília e não falam que nos EUA foi muito pior. Até onde sei, nenhum jogo da Copa aqui chegou a 46º. Enfim, reclamar do clima é desculpa de perdedor...

    • bruno Postado em 27/Jun/2014 às 18:49

      Pra quem joga em gramados cobertos de neve é sim um calor desumano.

    • João Postado em 27/Jun/2014 às 20:34

      nada contra Manaus, mas o limite máximo definido pela FiFa é falho pois não leva em consideração a umidade, então a "sensação térmica" foi desconsiderada, o que é um absurdo. Agora fico na expectativa, quando esse maravilhoso estádio terá, ao menos, 50% dos seus lugares ocupados em uma partida de futebol. E quantas vezes por ano isso acontecerá?

  4. Allysson W. Postado em 27/Jun/2014 às 12:17

    Bela resposta Balotelli... Somos cidadãos do mundo, fronteiras políticas e raciais são invenções de uma humanidade egoísta... Meu respeito e admiração.

  5. eric Postado em 27/Jun/2014 às 12:54

    Esse cara sempre culpa o racismo quando perde...ma va fancullo ! ...joga bola e para de chorar negao que aqui no Brasil a chapa eh quente !

  6. Deis Postado em 27/Jun/2014 às 13:36

    Infelizmente, a humanidade está cada dia mais egoísta e preconceituosa, anos passam, faz muito tempo que o homem chegou a lua, mas evolução humana, parece que permanece na idade da pedra.

  7. Sagres Postado em 27/Jun/2014 às 13:50

    Forca Balotelli> Quem tem raiva de ti, e porque gostaria de estar em teu lugar. Este assunto de racism, de facto nos os Africanos, consideramo-lo um assunto de gente muito primitive. Bem haja.

  8. ThiagoMPO Postado em 27/Jun/2014 às 14:24

    Parabéns Mário Balotelli! Grande Lição!

  9. leonardo Postado em 27/Jun/2014 às 14:48

    Os africanos teriam fuzilado ele, essa é a diferença, mas de fato o time da Itália estava uma m, culpar ele é ridículo! !

  10. ball rodrigues Postado em 27/Jun/2014 às 15:10

    VOCE è ballotelli !. e quem fala mal de voce quem é? sim é alguem sim, um ser ou seres inexpressivos sem nome sem fama sem realizaçoes, pobres de espirito e sem cultura, que alimentam o senso doentio e odiado do racismo , esquecendo-se que a escola de futebol italiana amada por italianos e muitos no mundo como eu, esta defasada antiga necessitando de uma reformulaçao para ocupar novamente o seu lugar no cenario mundial , quem mal fala de voce e peça que negue sua nacionalidade, considere os como ninguem, nao podem ser equiparados a voce, pois voce é BALOTELLI que ja deixou por varias vezes vibrantes milhoes de italianos por usar a cores de seu pais. Parabens pelo que significa para seu pais e para o esporte mundial.

  11. Wagner Cesar Oliveira Postado em 27/Jun/2014 às 15:20

    Acho que o pessoal manauara não entendeu muito bem o contexto em que desumano foi encaixado. Desumano seria para ingleses e Italianos correrem 90 minutos de forma bem intensa como foi o jogo. Seria como eu que cresci num lugar muito quente fosse para o norte da Itália ou da Inglaterra estudar ao ar livre por duas horas. Menos chatice e vitimismo por favor.

  12. Wagner Oliveira Postado em 27/Jun/2014 às 15:43

    Sobre o texto, é preciso separar o trigo do joio: Balotelli sofre com o racismo, inegavelmente. Isso precisa ser exposto e punido,mas na esfera do FUTEBOL, ele foi aquém do que os italianos que o amam e que o próprio balotelli esperavam. Imprensa e o próprio jogador sabiam que ele era a maior esperança de sucesso italiano, tanto que num ato de arrogância e desrespeito aos seus colegas, colou toda a página da Itália do album de figurinhas com sua figurinha, fato não inédito em seu curriculum, que vai de falta de profissionalismo com o clube que o emprega, faltando em treinamentos e visto em noitadas, passa por casos absurdos como atirar dardos em crianças que jogam na base de seu ex clube na Inglaterra, até agressão verbal e física a adversários e colegas de clube. Criticas como a do De Rossi e Giovanni Malago são mais do que justas. Se a pessoa que escreveu esse texto acompanhasse sua carreira no futebol, saberia disso. Agora a matéria usa essas frases fora de contexto para atenuar o absurdo que ele vive diariamente na Italia, e isso me parece desonesto. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    • Adir Tavares Postado em 27/Jun/2014 às 17:12

      Parabéns, Wagner...

  13. Gustavo Postado em 27/Jun/2014 às 15:46

    Onde o Balotelli respondeu isso?

  14. Ana maria Postado em 27/Jun/2014 às 16:46

    Decepcionante e triste

  15. Adir Tavares Postado em 27/Jun/2014 às 17:08

    Sou brasileiro, sou humano!!!

  16. Adir Tavares Postado em 27/Jun/2014 às 17:10

    Sou brasileiro, humano igual a africanos, italianos...

  17. Anderson Severiano Pessoa Postado em 27/Jun/2014 às 21:10

    Eu sou de Manaus, se alguém quiser me seguir facebook.com/andersonpessoa6

  18. José Carlos Neves Postado em 27/Jun/2014 às 21:28

    Mudamos os foco, por vaidades diversas, o texto de Mario Balotelli se aplica a muitos de nós brasileiros, que se comportam de forma preconceituosa sobre todo e qualquer aspecto que não seja de sua tolerancia.Vejam o inicios do comentarios e seus avanços distonantes!. Xénofobicos, e Racistas estao em toda parte. Porém muitos se escondem como ovelhas e atacam como lobos na calada da noite.

  19. Andre Anlub Postado em 28/Jun/2014 às 10:37

    É triste ver algozes tentando puxar o tapete de um cara que já sofreu e ainda sofre muito pelo preconceito vil da sua cor de pele. Esse tipo de coisa às vezes tem efeito contrário em pessoas de pouca melanina, pois, (de certa forma) acabam ficando com vergonha de si próprios.

  20. José Ferreira Postado em 28/Jun/2014 às 10:57

    Agora já era!!! O Balotelli não pode jogar mais pela seleção de Gana, por que ele jogou uma partida oficial pela seleção italiana. Se ele tivesse optado por Gana desde o princípio, e não fosse "estrelinha", certamente seria um ídolo do país e ninguém iria falar que ele não é Ganês.