Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 26/Jun/2014 às 18:00
23
Comentários

Arnaldo Jabor vai se retratar?

Semanas antes do início do mundial, comentarista da Globo prometeu, em rede nacional, que haveria caos e vexame internacional no que chamou de "Copa do Medo". Ele irá se retratar?

arnaldo jabor copa 2014
Arnaldo Jabor prometeu “caos” na Copa 2014 (Reprodução)

Jornalismo Wando

“O mais claro sinal de que vivemos uma mutação histórica é esta Copa do Medo. Há o suspense de saber se haverá um vexame internacional que já nos ameaça. Será péssimo para tudo, para economia, transações políticas, se ficar visível com clareza sinistra nossa incompetência endêmica, secular. Nunca pensei em ver isso. O amor pelo futebol parecia-me indestrutível”

“A Copa vai revelar ao mundo nossa incompetência”

Esses pensamentos de Arnaldo Jabor (acima), produzidos no início desse mês, refletem a expectativa de grande parte da imprensa brasileira com relação a Copa do Mundo.

Desde que o Brasil foi anunciado como sede, muitas certezas foram construídas. O “caos aéreo”, por exemplo, tinha a sua convocação garantida para o grande evento. Durante anos, jornalistas e políticos oposicionistas cravavam suas previsões.

copa rodrigo constantino

O caos aéreo era apenas um dos inúmeros problemas que revelavam a nossa incapacidade em sediar um evento desse porte. A pregação pessimista incluía também o “apagão de mão de obra”, “estádio inseguros” e “blecaute de comunicação“. Até uma “aliança entre black blocs e PCC” nas manifestações durante os jogos aterrorizou a população. Durante anos o medo do vexame na Copa do Mundo martelou no noticiário:

copa 2014 brasil

Muito “apagão”, muito “caos”, muita “vergonha”. O quadro pintado pela mídia nacional e, por tabela, a internacional, não poderia atiçar mais o complexo de vira-lata brasileiro.

Mas, eis que chega a Copa, e nenhuma das profecias foi cumprida. A Copa do Medo não deu as caras. Estamos no fim da primeira fase e até agora não chegamos nem perto de um caos aéreo. Muito pelo contrário. Os atrasos nos aeroportos estão abaixo da média internacional, contrariando a histeria pré-Copa. A tragédia anunciada no espaço aéreo se mostrou um grande furada, o que deixou muita gente perplexa.

Mas o mais importante de tudo é que hoje nossa imprensa está em festa. O medo do vexame deu lugar a um sentimento de “sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Estádios ficaram prontos, aeroportos trabalham com eficiência, não houve blecaute de comunicação, a imprensa internacional elogia (o que é sempre fundamental!), enfim, o país está dando conta do recado e não há como negar.

Até os mais empenhados em apontar nossos defeitos tiveram que dar o braço a torcer. As profecias apocalípticas nem parecem ter naufragado, tamanha a desenvoltura com que exaltam a Copa, a alegria dos estrangeiros e a boa organização do evento.

Comentários

  1. Mauro Postado em 26/Jun/2014 às 13:07

    Por falar em jabor, cadê a coxinhada e a galinhada? os papagaios da veja e rede globo por onde andam agora? já sei, assistindo os jogos da copa que seria uma vergonha! rsrsrsrs

  2. Leici Postado em 26/Jun/2014 às 13:51

    Vergonha é uma imprensa tão tendenciosa! O fato do governo federal ser ocupado pelo PT causou toda essa série de previsões apocalípticas.

  3. Julio Alvarenga Postado em 26/Jun/2014 às 14:29

    A "incompetência endêmica" mencionada pelo Sr. Jabor ficou realmente evidente, mas apenas na qualidade de nossa imprensa, que por sinal anda ganhando muito dinheiro com a copa.

    • sylvia andrade Postado em 26/Jun/2014 às 14:47

      Em alguns lugares foi até motivo de piada...

  4. poliana Postado em 26/Jun/2014 às 14:44

    já bastou o vexame q ele deu em rede nacional na época dos protestos de junho, no ano passado..e agora mais essa?! imagina se ele vai se retratar...é um ser extremamente arrogante e se acha o dono da razão e suprasumo do intelecto nacional...infelizmente, ainda dão espaço pra ele na mídia! um senhor digno de pena! mais um vexame pra conta do senhor arnaldo jabor!

  5. sylvia andrade Postado em 26/Jun/2014 às 14:45

    Viajei dia 13/6 e retornei 23/6 super tranquilo sem atrasos e sem demora para retirar a bagagem ...... Ah! Quem é Jabor?

  6. Deisi Postado em 26/Jun/2014 às 15:08

    O senhor Jabor jamais se retratara, mas que deve estar morrendo de raiva, não tenho duvida, ele e todos gurus do PIG, apesar de todos esforços, não conseguiram tirar o brilho da copa. Só resta a todos, chorar na capa que é quentinho, morder o rabo, ou se enforcar num pé de alface. chore Jabor. Eu estou rindo muito de suas caras, kkkkkkkkk.

  7. poliana Postado em 26/Jun/2014 às 15:23

    e a copa continua brilhando, nenhuma das profecias apocalípticas se concretizou, os estrangeiros estão amando, muitos estão repercutindo na rede a sua alegria e afirmando q está sendo a copa das copas, os próprios jornalistas internacionais se renderam a ela e viram q fizeram uma tempestade em copo d´água..mas vc é um coxinha inconformado né?! deve tá se remoendo por dentro de tanta raiva q está dando tudo certo, em q pese o grande esforço da pig e da elite branca paulistana em queimar a nossa copa!!! se prepare pra cortar os pulsos em outubro querido...tenha certeza q se aki seremos hexa, em outubro seremos tetra!!! aí vc pode se matar pq será menos um tucaninho birrento e mimadinho, q acha q seu umbigo é o centro do universo!!!

  8. DIVINO Postado em 26/Jun/2014 às 15:59

    JA DIZIA O GRANDE MAZZAROPI SE A CAMERA TREMER NO MEU FILME, E IMCOMPETENCIA NO FILME DO JABOUR E ARTE, FOI TAO BOM CINEASTA COMO E FAZENDO PREVISAO, UMA MERDA...

  9. Rafael Benites Postado em 26/Jun/2014 às 16:15

    Gosto muito de futebol e nada tenho contra a copa, pra ser sincero acho um evento lindo que une sim o mundo ao redor de um esporte. Sim, as especulações negativas da mídia em torno da copa aconteceram e ninguém pode negar isso. O mundial, entre uma vírgula e outra, tem se mostrado um sucesso. Pessoas do mundo todo visitam o nosso país e se maravilham com o melhor que ele tem a oferecer para eles. A grande controvérsia aqui é que, reafirmo,é que o melhor do Brasil esta sendo "feito" para ELES. Quando digo eles, me refiro não só aos gringos, mas também aos políticos de plantão que, como o próprio Lula disse, "nós" que são "eles" precisam desse título e desse mundial de sucesso "mascarado". A copa tem sido admirada, mas quais as vantagens que ela trouxe para nós? A economia, puxada pela crise na Petrobras e alta inflação está a um tropeço de se estagnar. O PIB vai emagrecendo, o desemprego teve a pior média em 22 anos para um mês de maio e a copa continua levantando gritos e nada tem a ver com isso. Resta acreditar que esse holofotes apontados para o Brasil resultem, em um futuro próximo, em investimentos externos no país o que tem salvo o país de um déficit ainda maior. Não sou partidário, não gosto do PT, não acho que o PSDB seja muito melhor e muito menos que os jornalistas vão deixar de criticar o governo, afinal é o trabalho deles. Mas diz aí, até onde essa copa está sendo um sucesso para "nós"? Aí só o tempo vai dizer...

  10. Marcelo Coutinho Postado em 26/Jun/2014 às 16:29

    Ei jabour, vai tomar no HUCK!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Gavinho Postado em 26/Jun/2014 às 16:46

    A únicas coisas que me envergonham no Brasil: Reinaldo Azevedo, Guilherme Fiúza, Lobão, Arnaldo Jabor, Augusto Nunes, Danilo Genitili, Demétrio Magnoli, Diogo Mainardi e Marcelo Madureira...

    • Deisi Postado em 27/Jun/2014 às 09:27

      Acertou na mosca, Gavinho, pena que a coxinhada, gosta deles.

    • poliana Postado em 27/Jun/2014 às 09:34

      faltou o constantino e o thiago lacerda

  12. Maria Postado em 26/Jun/2014 às 17:27

    Ah gente, Jabor está ficando senil. É o efeito da raiva.

  13. Alexandre Lopes Postado em 26/Jun/2014 às 21:21

    Esse Arnaldo é um demente que se acha inteligente com aquelas frases de defeito que acabam sempre persuadindo um grupo de incautos os quais ficam admirados com a "inteligência" desse jegue global .

  14. walter Postado em 26/Jun/2014 às 22:36

    Muita capa pra esses imbecis , falem mais da copa e dos povos que aqui vieram.

  15. Eder martellini Postado em 27/Jun/2014 às 06:34

    Voce considera a copa um sucesso? Gringos felizes, alguns ricos ficando mais ricos, etc. O evento funciona bem p uma pequena parcela da populacao. Um evento que desapropria milhares de pessoas de suas casas, mata 11 trabalhadores nas obras, fere a soberania do pais alterando leis e proibe pessoas de se aproximarem do estadio. Nao da p dizer "a copa esta funcionando bem" e se esquecer do que custou esse funcionar bem. Com muita repressao sobre os mov sociais, feriados, rodizios, a fifa deitando e rolando exigindo o q quer, so faltava dar problema p acontecer o evento. Nao concordo c essa comemoracao do bom andamento da copa, principalmente aquo neste site

  16. poliana Postado em 27/Jun/2014 às 09:39

    quem precisa ter bom senso são vcs coxinhas! sempre falando mal do brasil, sempre depreciando o governo dilma, culpando o pt por todos os males do país, e achando q o psdb é a solução para os problemas do brasil! menos rodrigo...faça uma análise racional, use seu bom senso, e veja como o brasil melhorou durante o governo do pt. compare-o com a era tucana e tire suas próprias conclusões. mas n adianta pedir bom senso aos coxinhas, como afirmei acima, o umbigo de vcs é o centro do universo! eu n sei o q é pior ao brasil, se a sua elite ou a arrogante e fascista classe média!

    • Deisi Postado em 27/Jun/2014 às 18:50

      Poliana sem dúvida o Rodrigo, no mais alto de sua arrogância, faz o papel de legitimo coxinha, é caso sem solução, ele é mestre em desviar o assunto, julgar as pessoas, humilhar, ser o dono da verdade, quando alguém, derruba seus argumentos, ele apela. Não vale a pena, é como malhar em ferro frio, ele usa a internet para elevar sua autoestima, melhor a fazer é ignora-lo, ele sim que não tem nenhum senso de ridículo, se acha a ultima bolacha do pacote.

  17. Batera Postado em 27/Jun/2014 às 10:45

    A politica no Brasil só muda de lado, é lamentável. Se fosse o PSDB na presidência as criticas seriam as mesmas (pelos oposicionistas). Até o início da copa todos estávamos receosos de como seria a recepção e andamento do evento, e vimos que a organização está perfeita, agora é só não esquecer a CONTA.

  18. Jão Da Silva Postado em 27/Jun/2014 às 12:15

    Arnaldo Jaborto era melhor se TRATAR. Com injeção letal.

  19. testemunha binocular Postado em 27/Jun/2014 às 17:17

    Ele nunca explicou o que fazia com o dinheiro da Embrafilme. Porque cinema aquilo não era...