Redação Pragmatismo
Compartilhar
PSDB 15/May/2014 às 15:59
64
Comentários

Presidente do núcleo negro do PSDB é loira

presidente tucanafro loira

Talvez seja preciso instituir cotas para negros dentro do Tucanafro, que é o núcleo negro do PSDB. A presidente da entidade em Roraima, delegada Candida Bentes, é loira.

É justo que uma pessoa branca abrace a causa racial e também lute, ao lado dos negros, por igualdade de condições e pelo fim da discriminação de cor. Mas parece inusitado que um cargo de liderança para questões raciais seja exercido por uma loira, sobretudo num país repleto de negros, mulatos e mestiços.

A explicação reside no distanciamento histórico do PSDB dos movimentos sociais — movimento negro incluso. Prova disto é que é raríssimo encontrar simpatizantes, filiados, candidatos ou políticos eleitos negros dentro da legenda, até mesmo na Bahia, estado com o maior número de autodeclarados pretos no Brasil.

presidente tucanafro roraima
Presidente do Tucanafro Roraima acompanhada de Aécio Neves (Divulgação)

Pragmatismo Político, com informações de OCafezinho

Recomendados para você

Comentários

  1. Hudson Postado em 15/May/2014 às 16:21

    Ela deve entender das dificuldades de ser NEGRO nesse país. Mas com toda a certeza ela não é confundida com assaltante, ela vai nos restaurantes mais chiques e não é barrada na porta. Agora tá difícil, pois até na coordenação dos assuntos dos negros tem concorrer com uma loira. agora ferrou. os fascistas conseguiram até isso, vai sobrar o que?

    • Thiago Teixeira Postado em 15/May/2014 às 16:54

      Vamos acreditar que aquele papo de "massa cheirosa" foi um equívoco da Folha!!!!

    • Alexandre Pinheiro Postado em 17/May/2014 às 17:15

      Não se apoquente, Hudson, pois mesmo que fosse Negro recém chegado da África conseguiria fazer algo pelos negros. É do PSDB, lembra? O partido que quer acabar com os programas sociais que beneficiam majoritariamente os negros; é contra o sistema de cotas e todas as conquistas sociais da Era Lula/Dilma!

    • Luiz Otávio de Brito Postado em 18/May/2014 às 09:31

      A maldade aparece na postagem da informação de forma truncada, não tem valor para discussão o que obriga agora saber qual é a proposta e o que ela já desenvolveu porque uma pessoa que mostra característica que jamais encontra o problema que o negro enfrenta, para ser presidente do Tucanafro que possui em seu quadro os principais negros do Brasil, não foi da noite para o dia.

    • Germano Postado em 17/Feb/2016 às 20:08

      Germano; sou de São Carlos , sp e fundador do PSDB,e desconheço que exista esse seguimento, no partido dentro da cidade, entretanto sei que existe o Tucanafro em São Paulo, e nunca fui convidado nem sei onde se reuni.

  2. Pereira Postado em 15/May/2014 às 16:35

    Ué ???? a Preta burra Gil diz que é negra , quando na verdade é uma morena que pinta o cabelo de loiro e ninguem fala nada. Deve ser uma nova ideologia marxista que vem por ai , depois da ideologia de gênero(Se escolhe o que quer ser sexualmente,depois dos gays gritarem que se nasce homossexual, um contrassenso total) agora teremos a ideologia de raças ???? "se escolhe a raça que qeur ser " Putz , tamo ferrado com tanta babaquice.

    • Roger Max Postado em 15/May/2014 às 17:34

      "Se escolhe o que quer ser sexualmente,depois dos gays gritarem que se nasce homossexual, um contrassenso total" Realmente, "tamo ferrado com tanta babaquice." rs

    • cara.... Postado em 15/May/2014 às 19:47

      preta gil é negra sim cara.

      • Fábio Postado em 16/May/2014 às 01:55

        Preta Gil não é negra, é uma mestiça. Se ela fosse realmente negra, ela teria a pele negra, como os negros verdadeiros, lá da África.

    • poli Postado em 16/May/2014 às 12:47

      babaca foi o seu discurso!!!! meu deus!!! nunca ouvi tanta merda vindo de um tucano só!!

    • poli Postado em 16/May/2014 às 12:51

      e desde qdo morena ou mestiço é raça!!?? huahuahua..tá bom! e o q é q tem uma NEGRA pintar o cabelo de loiro!!!??? uma mulher branca n pinta o cabelo de preto, ruivo ou acaju!? q discurso fascita e burro!! pior é saber q essa visão idiota persiste até os dias de hj!!!! n vale a pena se prolongar nesse assunto pq com o nível de burrice q a gente vê em certas pessoas, realmente é melhor seguir adiante.

      • Thaisa Postado em 16/Oct/2014 às 10:57

        Obrigada Poli, me economizou palavras.

      • Marco Postado em 20/Oct/2014 às 18:41

        Só um energúmeno acredita em raças biológicas, sim, pois só no quesito biológico mestiço não é raça. Pardo é a identidade étncioracial da maioria do povo brasileiro e este negócio de agregá-los aos negros é só um a manobra do petralhismo pra promover as sua cotas elitistas. Os pardos entram nas estatísticas de exclusão mas não participam das soluções cotistas e estas por sua vez são implementadas em escala insuficiente justamente para não afetar os privilégios da elite branca.

    • Derique de Almeida Postado em 16/May/2014 às 16:47

      Por gentileza! retorne ao canal de vídeo do Filosofo Olavo de Carvalho(sou muito gentil ao chamar aquela múmia viva de filosofo), e deixa essa verborragia, para outro momento. Essa verborragia é o ápice dos idiotas! fico a Deus grato se você conseguir ler e compreender!

    • vitor Postado em 18/May/2014 às 01:30

      TU é burro ou o que, sabia que mariah Carey se intitula negra. ser negro não está na pele, santa ignorância branca......

  3. Luiz Postado em 15/May/2014 às 16:48

    Meu deus Pereira, nessa tu se superou camarada.

    • Pereira Postado em 15/May/2014 às 17:20

      Algo do tipo : "eu nasci sem cor, quando eu for grande eu escolho se quero ser negro, branco , indio e etc" tal qual é a ideologia de gênero : "as pessoas nascem sem serem homens ou mulheres e depois escolhem o que querem ser sexualmente" . Os caras agora estão rançando porque uma branca defende interesses dos negros. Esse site é que se supera sempre, por isso estou por aqui as vezes, para ver como a manipulação pode ser interessante.

      • Luiz Postado em 15/May/2014 às 17:35

        Cara, a questao da cor é complicada de definir, e eu nao sou nenhum especialista em estudo de raça e genero pra dizer isso, mas cor da pele e orientaçao sexual sao coisas muito distintas.Eu acompanho o movimento negro e tenho certeza que nao faltam lideranças negras para lutarem pelos seus direitos. Acho louvavel que uma pessoa branca como ela se engaje na luta pela diminuiçao da discriminaçao, mas é no minimo estranho que uma branca, loira, seja presidente de um nucleo negro de um partido de direita conservador. Talvez seja porque as lideranças do movimento nao se identifiquem em nada com o perfil do PSDB, que sempre teve nas suas fileiras os antigos donos de escravos. Se voce nao enxerga a contradiçao, voce realmente precisa rever teus concetiso de manipulaçao. E tua opiniao creio que é sempre bem vinda, mas as vezes tu prega alguns estereotipos agressivos, e tem algumas declaraçoes preconceituosas que nada tem a ver com o teor do site e o publico que aqui vem. Ninguem vai se tornar menos progressista e tolerante por causa de algumas asneiras distantes da realidade. Se tua intençao é criar debate, tente argumentar de forma menos estereotipada, acho que contribuiria mais pra discussao de ideias aqui.

      • Sandro Vilanova Postado em 15/May/2014 às 17:52

        E que se tem que entender que o conceito de raça do Brasil so se aplica aqui, ele e incomum, talvez unico no mundo.

      • Vanderson Postado em 16/May/2014 às 01:14

        Isso é uma provocação ou é uma pequena amostra de uma grande estupidez?

      • Matheus B. Postado em 16/May/2014 às 10:21

        Luiz, quer opinião mais estereotipada do que "o perfil do PSDB, que sempre teve nas suas fileiras os antigos donos de escravos"?

      • velhos baianos Postado em 18/May/2014 às 11:23

        Você está sempre aqui porque é pago pra isso. Vai enganar outros, vai...

    • barbarad Postado em 15/May/2014 às 17:55

      hahahahha valeu por ter feito esse comentário hahaha

  4. Thiago Teixeira Postado em 15/May/2014 às 16:49

    Acho que não tem nada a ver a moça ser loira e representar os tucanos afrodescendentes, desde que ela realmente leve as pautas em alto nível e tenha voz no tucanato nacional. Agora, em termos de política ou simpatia da comunidade afro brasileira ... não sei se terão boa receptividade.

  5. Alek Postado em 15/May/2014 às 16:50

    seguindo essa lógica... ... então uma pessoa para ser juíz (criminal), tem que ser bandido, já que só bandido entende de crime!

    • Lucas Postado em 15/May/2014 às 17:24

      Cara, que comentário ridículo..

      • Alek Postado em 16/May/2014 às 09:38

        mas é exatamente essa a intenção... mostrar como é ridículo insinuarem com essa matéria que só uma pessoa negra teria competência para o cargo do núcleo afro ...

    • Leonardo Postado em 16/May/2014 às 14:42

      Falsa dicotomia, já que não é a competência dela para o cargo que está sendo discutido, mas sim a ironia de colocar uma branca em uma liderança negra. Soa algo como "é preciso que os brancos ajudem os negros a se organizarem".

    • Thiago Teixeira Postado em 17/May/2014 às 07:52

      Que tal um negro candidato pela presidência da república em nome do PSDB?

    • Ricardo Postado em 29/Feb/2016 às 19:01

      Perfeito! Ideologia idiota são as pessoas que veem mal em tudo, sempre! Isso que vcs estão falando é exatamente o racismo. Ele sempre está nos olhos de quem ve! Um gordo pode ser nutricionista? A mentalidade de vocês é: dividir, separar, mas nunca olhar que devemos nos unir.

  6. Eduardo Postado em 15/May/2014 às 17:04

    Ela não é branca também! Repare em seu nariz e sua cor! As pessoas têm mania de achar que só porque pintou o cabelo de loiro é branca....

    • Fernando Postado em 16/May/2014 às 01:31

      Exatamente, Eduardo! Parece uma cabocla mestiça de brancos e índios (no mínimo) Mais mesmo assim, é ridículo ela ocupar esse cargo.

    • Tonim Postado em 16/May/2014 às 17:01

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Rodrigo Postado em 15/May/2014 às 17:45

    Vocês ao menos sabem que muitas ONGs Afro tem direção de brancos? Porque não faz uma crítica também? Perdão, esqueci quê o PT usa essas ongs para enviar dinheiro sem controle, aliás quem é o negro responsável pelo comitê afro Petista?

  8. Rodrigo Postado em 15/May/2014 às 17:47

    Não vejo problema em ela ser loira e sim esse partido ser elitista e falso social democrata! https://www.youtube.com/watch?v=cCUAG59ZyBs

  9. Paulo Postado em 15/May/2014 às 17:59

    Mas ela não é loira. Tem o cabelo pintado, o que é outra coisa.

  10. Deisi Postado em 15/May/2014 às 18:41

    Muita ingenuidade acreditar , que se tratando do PSDB seria diferente , eles fazem parte da massa cheirosa e elitista .E pensam que enganam o povão , só que não , nada a ver , o Serra chegou no horário politico , construir favela cenográfica , é só mais uma jogada , vai que cola !

  11. Silva Postado em 15/May/2014 às 18:57

    Luiz , o Pereira é tão fascista e reaça , que não existe argumento para que ele melhore , eu desisti , joguei a toalha , ele gosta de irritar , mas a mim ele não consegue , e sim tenho peninha dele , Jamais votei PSDB em São Paulo , Mas admito que o Poupa Tempo é maravilhoso , diferente de reaça eles acreditam que o filho do Lula é dono do Friboi , e ainda dizem a fonte , onde você pode confirmar . Realmente não compensa , não adianta , não vale a pena .

  12. Matheus B. Postado em 15/May/2014 às 19:11

    Lutar por igualdade está acima de ideologia ou raça. É um valor humano superior, que aqui no Brasil foi sequestrado por um grupo, mas não pertence a ele.

  13. Ingrid Postado em 15/May/2014 às 21:33

    Cansei desse site, de boa cada vez mais alienado. Acho importante que a postura dessa mulher seja observada, suas ações e intenções, se ela estiver fazendo um bom trabalho estão dizendo que ela devia ser trocada por ser branca? Socorro, não me interessa que brancos e negros lutem e sim que caminhem juntos.

    • Rogerio Postado em 16/May/2014 às 13:34

      Parece que querem instituir um preconceito reverso. Excluir uma loira de gerenciar o Tucanafro? Isso foi ridículo! Imbecilidade total. Obama é negro e governa uma nação de maioria branca. Quem escreveu esse artigo é preconceituoso. E escrevam o que digo: NUNCA o negro irá superar o branco. No máximo se igualar. Esse deve ser o objetivo. Isso eu apoio. Esse artigo foi tão escroto quanto as idéias racistas dos que odeiam o negro. Mesma inferioridade moral.

      • José Ferreira Postado em 17/May/2014 às 14:06

        O Obama é mulato, pois sua mãe é uma estadunidense típica, de cor branca.

  14. Zumbi Postado em 15/May/2014 às 22:46

    Se ela é a mais competente tem seguir no cargo, racista são os comentários babacas e olha que sou negro

  15. Gilmar Postado em 16/May/2014 às 07:46

    Nada haver! Se a causa é legítima. Porque senão quem está sendo preconceituoso é quem está sendo defendido. Pelo nariz e pela cor dá pra ver que ela é descendente de negros.

  16. José Ferreira Postado em 16/May/2014 às 08:27

    O pessoal pega uma notícia lá de de Roraima para desqualificar o Aécio (não que eu goste dele). O importante não é a sua cor (e dá para se notar que ela deve ter algum avô negro ou índio), mas o trabalho que ela faz. Parece que o Prag, Político se esqueceu de Martin Luther King.

  17. JOSÉ ROBERTO Postado em 16/May/2014 às 10:25

    INFELIZMENTE O FACEBOOSTA NÃO MAIS COMPARTILHA O PRAGMATISMO. DIVERSAS MATÉRIAS NÃO CONSEGUI.GOSTARIA,SE POSSÍVEL,UMA CONFIRMAÇÃO.

  18. José Roberto Postado em 16/May/2014 às 10:29

    SE NOTA-SE QUE É DESCENDENTE DE ÍNDIO, PORQUE SE PINTAR DE LOIRA? NÃO GOSTA DE SUA COR?

  19. Roberto Postado em 16/May/2014 às 10:41

    Baita preconceito é desta reportagem, de quem acha absurdo uma pessoa não-negra assumir este cargo. Não se fez um levantamento das competências da moça, do que ela tem feito nem nada, apenas uma constatação preconceituosa de que ela é branca e deveria ser negra para ocupar este cargo, não importando qualquer outra coisa sobre ela como pessoa. Falha grave hein...

    • poli Postado em 16/May/2014 às 12:59

      falha grave e hipocrisia é a sua de n reconhecer o enorme contrasenso, qdo não, racismo, nessa conduta do psdb!!!!

    • Rogerio Postado em 16/May/2014 às 13:37

      Vc disse tudo. Observaram a cor da pele da pessoa, não sua competência. Foi citado várias vezes que ela é loira. Não é isso o chamado preconceito? Deveriam processar quem escreveu essa palhaçada.

      • Marcelo Postado em 18/May/2014 às 12:31

        O negros estão tão excluídos que até para representar a sua própria luta, uma pessoa branca - ao invés de uma negra- tem que estar lá, pois me parece que não há lugar para negros nem ai. Isso sim é palhaçada.

  20. Rogerio Postado em 16/May/2014 às 13:39

    E mais: Marta Suplicy não foi casada com homem e teve filhos? Ela não poderia fazer leis em favor dos gays. Certo?

  21. Eliana Postado em 16/May/2014 às 17:19

    É... algumas matérias não são assinadas, aqui no site!!!

  22. lhrosa Postado em 17/May/2014 às 02:50

    Parece deboche.... Depois desta notícia, vou dormir!!! Chega por hoje! O Movimento Negro é tal qual a Esquerda Brasileira: uns e outros usam de temas tão sérios e caros para a Sociedade Brasileira para se colocarem na vitrine. Se esquecem do foco principal, do objetivo central para se auto-servir, aqui no conceito de servidão mesmo, em seus mesquinhos anseios. Mas esperar o quê do PSDB? Será que os negros do TUCANAFRO, sabem ou fingem não saber da grandeza em ser NEGRO/NEGRA? Não há dentro do TUCANAFRO um/uma negro/negra com competência para assumir tal cargo? Antes que me chamem de rançosa: é como colocar um homem para dirigir um grupo que lida com questões femininas; um machista para dirigir uma comunidade LGBT.

  23. Nando Marcato Postado em 17/May/2014 às 03:06

    Muita ignorância em alguns comentários. Jesus! Só pq e em prol dos negros a presidente deveria ser negra? Não vejo problema nenhum em ela ser uma loira. Eu sou gay, se minha mãe resolver tomar à frente de um movimento Gay, quer dizer que seria absurdo ela fazer tal coisa por ser hetero? Ai gente, numa boa!? Povo gosta é de falar fiado!

  24. Rafael Roman Postado em 18/May/2014 às 19:12

    E o que significa igualdade racial? Quer dizer então, que uma pessoa branca não pode lutar pela obtenção de direitos e igualdades da etnia afro-descendente? Fazendo uma analogia muito simples: tenho que ser homossexual se quiser defender e lutar pelos direitos deles?

  25. Marcus Postado em 17/Oct/2014 às 17:28

    Qual o problema? Se ela abraça a causa.... O povo ve cada coisa que não dá para entender. Apesar que sou contra as cotas aos negros, afinal eles são tão competentes quanto qualquer ser humano deste planeta....

  26. Robert Postado em 21/Oct/2014 às 15:14

    Não vi coerência nos comentarios contra moça mas vamos la, se há tanto problema assim de uma mulher branca ser representante de negros em um partido politico, então porque vocês não tentão atacar também aquelas pessoas BRANCAS que estão no meio da população lutando contra o preconceito entre raças???

  27. Ana Luiza Postado em 25/Oct/2014 às 16:49

    Queria ver ela continuar loira se acabar a água oxigenada.

  28. Ana Luiza Postado em 25/Oct/2014 às 16:51

    O problema não é o fato de ela ser uma morena que tingiu os cabelos e se achar loira. O que é grave é que o neonazismo está mostrando suas garras por este grupo de fascistas que está querendo dirigir o Brasil. No Pasarán!

  29. Luiz Mourão Postado em 22/Nov/2014 às 13:58

    É um tanto difícil EU acreditar na sinceridade de propósitos da loirinha... Para militar em favor de algo, é preciso, de alguma forma, ter empatia, simpatia, adesão, link com esse algo... Não me parece o caso pois a loirinha parece bem de vida... Mas, talvez, quem sabe, quiçá...

  30. enganado Postado em 22/Nov/2014 às 23:53

    Pessoal olhe com atenção porque essa aí é Negra mais Branca do harém do Aecínico.

  31. Harrison Carlos Postado em 21/Feb/2016 às 10:14

    Percebe-se claramente a ignorância do escritor da matéria. Não sou filiado ao PSDB, mas conheço vários filiados, militantes e políticos negros que são filiados sim, só PSDB.

  32. Rodrigo Almeida Prado Postado em 22/Feb/2016 às 12:17

    O Psdb nunca foi povo. É um partido de ricos. Novidade alguma. Como o negro sempre foi excluído, marginalizado, esquecido, abandonado etc. Ai tiveram que colocar a loira. Só nos anos dourados do pt pobre e preto tiveram vez. A prova? As vitorias desde 2002.