Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 27/May/2014 às 10:10
22
Comentários

Pablo Villaça revela quando Ronaldo "mudou" de opinião

Em “cronologia de um demagogo”, Villaça resgata as principais declarações de Ronaldo sobre a Copa e o momento exato em que o fenômeno parece mudar de opinião

ronaldo valcke fifa copa 2014
Ronaldo e Jérôme Valcke, Secretário-Geral da FIFA (Reprodução)

Há poucos dias, o ex-jogador Ronaldo deu uma declaração à agência de notícias Reuters de que estava se sentindo “envergonhado” com a organização e preparação do Brasil para a Copa do Mundo no país. De acordo com o ex-jogador e membro do Comitê Organizador Local (COL), as dificuldades aconteceram por causa da burocracia do país e por culpa do Governo Federal, que teria descumprido os prazos estabelecidos pela Fifa.

Leia também: Carta aberta a Ronaldo Nazário de Lima

As falas do fenômeno foram amplamente repercutidas por todos os jornais do país e imediatamente passaram a ser usadas pelos críticos do Governo Federal e por partidários da oposição. Mas o crítico de cinema Pablo Villaça, que atua no site Cinema em Cena, mostrou em seu blog o que ele chamou de “cronologia de um demagogo”. Villaça resgatou as principais declarações de Ronaldo sobre a realização do evento e o momento exato em que o fenômeno parece mudar de opinião.

No dia 10 de outubro de 2012, por exemplo, quase um ano depois de estar no quadro de membros do COL, Ronaldo garantiu que o Brasil estaria pronto para receber a Copa de 2014. Já em novembro de 2013, meses após as jornadas de junho, o ex-jogador classificou os protestos como “inventados” e enalteceu o progresso dos preparativos, chegando a “minimizar” as desconfianças em dezembro daquele ano.

Em janeiro desse ano, Ronaldo disse que a Copa estava trazendo “grandes benefícios ao país” e, em março se disse “animado” para o evento esportivo. No dia primeiro de maio, o ex-jogador publicou uma fotografia ao lado do senador Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência, e apenas no último dia 23 – quase três anos após aceitar o convite para ser membro do COL – Ronaldo declarou que se sentia envergonhado com os preparativos.

Veja o post completo de Pablo Villaça:

Cronologia de um demagogo

01/12/2011: Ronaldo aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa.

20/10/2011: Ronaldo celebra Copa 2014 no Itaquerão.

20/03/2012: Ronaldo: “A Copa do Mundo da FIFA é de todo o Brasil”.

10/10/2012: Ronaldo garante Brasil pronto pra receber a Copa 2014.

30/01/2013: Ronaldo pede para imprensa abraçar a Copa do Mundo.

05/11/2013: Ronaldo defende Copa de “protestos inventados” e enaltece progresso.

19/12/2013: Ronaldo minimiza desconfianças e vê Brasil acreditar no projeto da Copa 2014.

07/01/2014: Ronaldo diz que Copa está trazendo muitos benefícios ao país.

21/02/2014: “Copa é um grande negócio para o país”, afirma Ronaldo.

30/03/2014: Ronaldo está animado para a Copa de 2014.

01/05/2014Ronaldo posta foto de apoio à candidatura de Aécio Neves.

23/05/2014: Ronaldo se diz envergonhado com preparação da Copa.

A propósito: de acordo com a Ernst & Young e a Fundação Getúlio Vargas, entre 2010 e 2014, o Brasil deverá arrecadar 16 bilhões com impostos deixados pela FIFA no Brasil (entre valores dos ingressos e eventos relacionados) – um valor consideravelmente superior ao que o governo federal gastou na reforma dos estádios. Ou seja, a Copa dará lucro ao país. Que coisa.

Update: Estão tentando vender a ideia mentirosa de que o governo federal isentou a FIFA de impostos sobre os ingressos. Errado. A FIFA ganhou isenção ao IMPORTAR itens para a infra-estrutura dos jogos, como uniformes e ônibus. Mas não foi só ela. As televisões brasileiras também ganharam isenção para importar equipamentos necessários para televisionar o evento. Não caiam nas falácias dos reacionários; eles ganham espalhando inverdades.

GGN

Recomendados para você

Comentários

  1. Matheus B. Postado em 27/May/2014 às 11:02

    Ser petista incondicional deveria ser pré-requisito para integrar o Comitê? A Copa é do Brasil, não é do PT. Há bons motivos para ser contra e para ser a favor da Copa, e nenhum deles precisa envolver partidarismo. E há motivos para se envergonhar pela organização sim, qualquer pessoa que viva em uma das sedes sabe disso.

    • Denisbaldo Postado em 27/May/2014 às 12:18

      E porque ele não se disse envergonhado antes quando ainda dava tempo para arrumar as coisas??? O problema não é o conteúdo da declaração do Ronaldo e sim o momento que ele escolheu para mudar de opinião. Perdeu completamente o crédito, só isso.

    • ANDRE FLN Postado em 27/May/2014 às 12:59

      Só digo 2 coisas: 1. Ronaldo também é um grande poeta, de boca fechada, plagio oportuno! 2. Quando tu conhecer a gestão de um contrato, verás que ao governo cabe planejar, quantificar adequadamente, contratar e fiscalizar; o resto, é com as empreiteiras, que neste momento estão dando risada, elas que fizeram as cagadas, são responsáveis pelo atraso e ninguém dá nome aos bois (que inclusive estarão patrocinando campanha esse ano), e rescindir um contrato meu nego, não é mole, cabeças podem rolar dos dois lados, literalmente falando.

      • Apenas acho Postado em 28/May/2014 às 00:43

        Andre FLN, outra coisa é que as empreiteiras tem uma carta na manga. Explico: utilizam a estratégia de atrasar as obras e oportunamente cobrar mais verbas para agilizar a finalização. Afinal de contas. o governo precisa que tudo fique pronto, e assim se sujeita a disponibilizar mais verbas (BNDS) para as obras, a pedido das empreiteiras. Penso que isso ocorre, posso estar enganado.

  2. Walter Postado em 27/May/2014 às 11:36

    Moro em CURITIBA e não tenho vergonha da minha cidade , pois é muito organizada com ou sem obras da copa e o estádio esta bacana e é central não nos confins do mundo , pena que serão poucos jogos aqui na CURITIBA de todos os povos.

    • Bruno Postado em 29/May/2014 às 09:41

      Curitiba organizada? Da um volta na cidade, tenta circular por ela, tenta usar o transporte. Não parece ser a mesma cidade que eu vejo pela janela.

  3. Samuel Soares Postado em 27/May/2014 às 12:28

    Walter, moro em Porto Alegre e aqui está o oposto, a cidade está virada em um campo de obras inacababa, por causa da briga, sobre a responsabilidade das obras, entre o governo Estadual e o Municipal. Torcemos para que após a copa essas obras sejam acabadas.

  4. Rafael Postado em 27/May/2014 às 12:33

    Pablo Villaça é SHOW

  5. Ruiz Roman Postado em 27/May/2014 às 12:57

    Eu gostaria de ver este estudo da Ernst & Young sobre a copa dar lucro ao país até o final do ano e gostaria de ver sobre a aplicabilidade das isenções apenas nas importações e não nos ingressos. Seria interessante um update com tais fontes. Se possível, enviar pro meu e-mail tb. Obrigado!

    • Ricardo Meira Postado em 27/May/2014 às 14:11

      http://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/estudo_9.pdf

  6. Gabriel Postado em 27/May/2014 às 13:07

    Só gostaria de saber como é feita essa projeção de 16 bilhões apenas em impostos da FIFA.

  7. Fernando Postado em 27/May/2014 às 13:33

    E após a copa do mundo, alguem fará um estudo da má utilização dos elefantes brancos levantados pelo governo federal? Alguem fá fez um estudo dos gastos de manutenção que os estádios de Cuiabá, Manaus e Brasília (este que é rateado pelas demais UF's) ? Pensar apenas no momento da copa é errado, o longo prazo é que trará o maior prejuizo.

    • Eddy Postado em 28/May/2014 às 14:37

      Excelente ponto de vista, Fernando.

  8. Ricardo Machado Jorge Postado em 27/May/2014 às 14:18

    Tá certo o país (governo e empresas) vai faturar bilhões, mas os impostos o povo não irá ver. A copa vai ser um sucesso para os empresários, Fifa e Governo e vocês tentam de todas as maneiras defender e quem não concorda com essa roubalheira é reacionário. Tenham um pouco de vergonha na cara sejam jornalistas de verdade não sejam uma cópia da Rede Globo, Band e demais.

  9. Gustavo Postado em 27/May/2014 às 16:07

    "A FIFA ganhou isenção ao IMPORTAR itens para a infra-estrutura dos jogos, como uniformes e ônibus." Achava que defender isenção de impostos para os grandes era coisa de reaça, mas quando se trata de defender os seus, isso passa a ser perfeitamente aceitável. Muito interessante isso. Aliás, liberais defendem menos impostos para todos e não somente para os grandes. O Ronaldo criticou, e com razão, a preparação do Brasil que está sendo bem medíocre mesmo. Prometem tanto, mas na hora H se mostraram incompetentes.

  10. Rodrigo Postado em 27/May/2014 às 17:13

    Olhe que o governo gastou mais de 28bi com a copa, ainda terá prejuízo no mercado por causa dos "feriados" e ainda querem dizer que vai ter lucro? Para Fifa certo? PS: Não gostava de Ronaldo a partir do momento que ele vendeu sua credibilidade para se juntar ao governo e menos agora que resolveu mudar de lado. Mas trair seus princípios está no sangue do PT. Diga Lula que passou a vida inteira metendo o pau em Renam e Collor e hoje vive abraçados.

  11. alvaro Postado em 27/May/2014 às 18:22

    somos colônia... nunca vamos entender o quanto de lucro algo trará ao país se o melhor q sabemos fazer é dá o que temos aos outros países ... está um verdadeiro cabo de guerra com a copa não com os investimentos em lazer, cultura, turismo, esportes mas sim com a preocupação no quanto isso pode decidir ou não o rumo das eleições . o que vemos são guerrinhas dos adm municipal, estadual e federal um querendo prejudicar o outro p que não sejam beneficiado o opositor, se estivessem mesmo preocupados com a população teriam se unido e feito não p seu partido se dar bem, mas para q a população tivesse retorno dos investimentos o mais rápido possível, mesmo assim tem quem fique se matando e apoiando decisões de partido A ou B... será que somos mesmo inteligentes ou estamos nos fazendo? enquanto isso viramos palco de comentários hostis pelos países que matam e morrem por uma Copa qualquer um país falido ou em ascensão não perderia tempo em dizer Sim p ter o evento porque sabe que bem ou mal vai sair ganhando mais do que perdendo... mas no Brasil não... nunca estamos satisfeitos ... reclamos dos gastos de um evento mas não peitamos reclamar os gastos diarios e mensais das inúmeras Câmaras de Vereadores nas milhares cidadezinhas do Brasil que em 1 ano triplica os gastos de uma reles Copa do Mundo ...os gastos politicos são bem maiores e quase nada nos trazem de benefícios mas a quem interessa lutar por isso? não vi nenhuma manifestação ou reclamação sobre esse assunto e não vai ter porque eles saõ sempre mais espertos que td massa e sabe como ninguém tirar o foco do que nos prejudica td os dias e nós não vemos... detalhe não ser porque mas de um tempo p cá tds viraram politicos e economistas de plantão ... já não bastava serem técnicos da seleção...e o pior vai ser ver os comentarios infantis durante a Copa Brasil ganhou de 1 X 0 mas perde nisso ou naquilo... é campeão porque comprou a copa ou perdeu a copa porque foi incompetente desde o inicio e blá, blá, blá... ou seja não tem como agradar um povo descrente até porque quem se arrepender de ter falado mal não tem coragem de se retratar caso venha está errado... então o que nos resta é ser feliz enquanto dá...vou "pular" curtir a Copa porque pelo q vejo ela vai levar mais 50 anos p vir aqui novamente ou não!

  12. Jonas Postado em 27/May/2014 às 21:43

    Mudou de opiniao quando o cheque compensou na conta dele ue! Que nem em 98, oras...

  13. marcos lipes Postado em 27/May/2014 às 22:57

    Ja perdemos uma copa pir causa desse bosta que so fala merda.

  14. Ligadíssimo Postado em 28/May/2014 às 09:41

    Ronaldo é praticamente funcionário da Globo, gente...

  15. Thiago Teixeira Postado em 28/May/2014 às 10:23

    Ronaldo = Globo

  16. Neto Postado em 28/May/2014 às 14:14

    Com certeza deve tá faturando algum com essa virada de posição com conotação política...eh daqueles que serão sepultados na história coleciona pessimos exemplos.