Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 15/May/2014 às 11:31
21
Comentários

Mídia também é responsável por ação de justiceiros, diz sociólogo

Sociólogo argumenta que a excessiva repetição "dessas cenas de barbarismo banaliza a violência e contribui para reprodução de atitudes de espancamento coletivo". Raquel Sheherazade gerou polêmica na web e entre outros jornalistas por defender a ação de um grupo que acorrentou um jovem a um poste no RJ

sheherazade datena justiceiros

Para estudiosos, os recentes casos de “justiça com as próprias mãos”, que vêm acontecendo em todo o país, ganham destaque e são estimulados na mídia. Lalo Leal, sociólogo, professor de comunicação da USP e colunista da Revista do Brasil, afirma que os meios de comunicação de massa têm o dever de elevar o patamar civilizatório da sociedade, mas fazem o contrário e “estimulam a violência”.

Após o caso que ganhou grande repercussão na mídia – o de um menor amarrado a um poste, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano –, aumentou o número de “justiceiros” em todo o país. Do seu ponto de vista, Leal argumenta que a excessiva repetição “dessas cenas de barbarismo banaliza a violência e contribui para reprodução de atitudes de espancamento coletivo”.

Vitor Blotta, pesquisador do Núcleo de Estudos de Violência na USP, indica que a mídia banaliza a condição moral das pessoas “e não a própria violência”. A reportagem foi ao ar na edição de ontem (13) do Seu Jornal, da TVT. Para Blotta, num Estado de direito, a justiça com as próprias mãos é, por si, uma injustiça. “A imprensa, a forma como ela retrata os casos, pode influenciar atitudes de apoio a resoluções violentas de conflito”, argumenta.

Marcelo Crespo, da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia, da OAB de São Paulo, indica que as redes sociais propagam a ideia de que, para se proteger da violência, precisa haver mais violência.

Os principais crimes cometidos na internet são os crimes contra a hora (calúnia, injúria e difamação) e crimes de ameaça envolvendo preconceito de raça, gênero e religião, além da pornografia infantil. De acordo com o advogado Crespo, não é preciso criar leis mais duras para coibir esses crimes, mas é preciso que se cumpra o que já está na legislação.

Assista a reportagem realizada pela TVT:

RBA

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 15/May/2014 às 11:58

    É culpa da Copa, logo, do PT. Queremos hospitais padrão FIFA (Depois de 512 anos a elite passou a reivindicar isto para a população ... http://tijolaco.com.br/blog/?p=17434)

    • Piotr Postado em 16/May/2014 às 14:37

      defecou pelas teclas de maneira intensa

    • Gabriel Postado em 18/May/2014 às 18:41

      kkkkkkkkkkkkkkk "depois de 512 anos a elite passou a reivindicar isto para a população", a elite é mesmo? pessoas como você que querem negar a nossa história de luta!, como era o Brasil antes do PT? me diga.. as coisas não são as 1000 maravilhas mais ta 1000 vezes melhor!, Governo Populista que olhou pros pobres, ELITE UMA MERDA! ELITE SO QUE FERRA COM O PROLETÁRIO! EM 2014 VAI SER DILMA DNV!

    • Marcelo Postado em 09/Jul/2015 às 09:26

      "Culpa do PT"... Ow Mentecapto, até o BOLSONARO votou na MP 527 (aquela que garante a invisibilidade dos gastos na Copa e nas Olimpíadas)... Tem que levantar a cabeça do pasto, pra olhar a realidade... Parar de andar de 4... Etc

  2. Peterson Silva Postado em 15/May/2014 às 12:15

    "são os crimes contra a hora" SIM, tô CANSADO de ver o pessoal dizer que são duas da tarde quando EU SEI que são duas da manhã. A polícia tem que fazer alguma coisa!

    • Felipe Postado em 15/May/2014 às 14:40

      Francamente, sr. Peterson... pessoas como o sr. me fazem perder a esperança nesse país. O sr. tenta tratar o catastrófico problema das horas como quem entende do assunto, no entanto é só mais bandido deturpando o verdadeiro espirito das horas!! Todo mundo sabe que o correto é 14 hrs, e não "duas da tarde".... Espero a HORA que criminosos como o sr. tenham a punição que merecem! E tenho dito.

  3. eu daqui Postado em 15/May/2014 às 15:39

    A impunidade estimula a violencia muito mais do que a opinião de uma jornalista. E esse sociologo somente poderia ser mesmo colega de FHC.

  4. Elias Postado em 16/May/2014 às 08:35

    Sociólogo falando merda algo redundante, isso sempre ocorreu, o Brasil não tem leis o povo sabe disso, ladrão não fica preso, assassino não fica preso, traficante não fica preso, é cada um por si, enquanto o Brasil não for um país nada pode ser feito.

    • Sheila Engel Postado em 18/May/2014 às 14:49

      Concordo com você!

    • Sheila Engel Postado em 18/May/2014 às 14:50

      Concordo com você Elas

    • josue Postado em 18/May/2014 às 20:42

      mas então quem está nas cadeias superlotadas?

      • eudaqui Postado em 06/Jun/2014 às 09:50

        LADRÕES DE GALINHAS?

  5. Rodrigo Postado em 16/May/2014 às 08:42

    E quando esquerdistas dizem que têm de se preparar para o confronto com a PM, resultando em cinegrafista ser assassinado com artefato explosivo? De quem é a culpa mesmo? E quando, diuturnamente, esquerdistas negam a liberdade, a autodeterminação individual, afirmando que roubos, furtos e assassinatos são um verdadeiro poder-dever do menos favorecido? Eles são responsáveis pela morte, por exemplo, do estudante Victor Hugo Derpmannn e tantos outros, que não reagem a assaltos e são mortos pelo mero prazer de matar e assegurar o lucro fácil? Há poucos dias assistia à entrevista da mãe do médico Dárcio Maurício Correia, assinado por ladrões quando chegava a uma academia. A mãe contava que não é rica, mas investiu suas posses na formação do filho - ela idosa, o esposo sendo deficiente visual. E, quando o filho poderia dar retorno à família, melhorar a qualidade de vida, após 5 anos de graduação e 3 de especialização, foi morto por "menor" que disse ter entrado no "ramo" de roubo de carros pelo lucro fácil. P.S.: faltou, ainda, o sociólogo apresentar dados que justifiquem sua fala, comparando o número de linchamentos anteriores à fala da jornalista, bem como os posteriores (mas não apenas os que eventualmente tenha ele se disposto a computar, sob pena de falta de metodologia prejudicar seu pensamento externado).

  6. Rodrigo Postado em 18/May/2014 às 10:42

    Querem o que? O controle da mídia como o molusco quer? Vamos parar de mostrar nos jornais os assassinatos, roubos, violência, só mostre as reportagens a favor do governo! Vão para a Cuba que o pariu!

    • JOSUE Postado em 18/May/2014 às 20:51

      rodrigo, tanto ódio só te faz mal, o que vc fala não tem o menor sentido e vai de encontro a qualquer estudo feito a respeito em qualquer lugar do mundo. é simples, nos países onde essa violência dos justiceiros é comum, a vida das pessoas não melhora por isso e os índices de criminalidade não são baixos, em geral podemos dizer que quanto maior a desigualdade social maior a violência relacionada a crimes, e o contrário tbm é valido. Além disso a mídia, principalmente essa que detém uma concessão pública. mas não só esse tipo de mídia, tem suas responsabilidades e deve ser cobrada assim como qualquer instituição.

  7. Sérgio Postado em 18/May/2014 às 11:35

    Primeiramente o fator raiz de toda essa eclosão de acontecimentos lamentáveis é a desigualdade social em todos os sentidos, a mídia justifica grande parte da alienação da sociedade sim , mas a generalização é culpa de um governo que sustenta impunidade , o capitalismo estabelecido adoece qualquer ato em prol da igualdade social.

  8. carlos Postado em 18/May/2014 às 18:26

    Pois é, talvez esses "estudiosos" estejam, nas entrelinhas, defendendo a volta da censura. Se a mídia estimula a barbárie, tb podemos concluir que ela tb quer fazer com que aceitemos como absolutamente normais situações que não são bem vistas por grande parte da população brasileira, como o homosexualismo e a descriminalização das drogas.

    • JOSUÉ Postado em 18/May/2014 às 20:55

      se grande parte da população brasileira fosse a favor do trabalho escravo infantil isso se tornaria correto? não! criticar a atuação da mídia não é censura, e qualquer mídia deve ser responsável por suas atitudes e está sujeita a regulamentação.

      • eu daqui Postado em 06/Jun/2014 às 09:49

        Assim como qualquer cidadão adulto, justiceiro ou não, deve ser responsável por suas atitudes e esar sujeito ás leis.

  9. Valter Postado em 18/May/2014 às 21:34

    Hipócritas! Esse tipo de violência começou agora né? nunca teve justiça com as próprias mãos no Brasil e no mundo. Agora porque alguns jornalistas expõem suas opiniões, que por um acaso é a mesma opinião do grosso da população brasileira, que tem vontade de falar tudo o que eles noticiam, mas não tem a ferramenta que eles têm e de repente aparece um monte de estudiosos que moram e condomínios fechados, com os filhos estudando em escolas particulares com segurança... dando seus "pitacos" arrumando bode expiatório para o câncer que vem se arrastando a décadas. Tenha santa paciência...Não sou amigo e nem se quer vi algum desses jornalistas pessoalmente, só que antes de "marreta-los, vamos dar uma olhada com carinho no nosso comando... Se esse pessoal que cometeu esse crime, tivesse lá nos primórdios da sua escola, uma boa educação será que fariam isso? Não batam em cachorro morto! Os "donos dele", estão só fazendo "besteira" e os feras da retórica não se manifestam nesse sentido...

  10. Pedro Postado em 19/May/2014 às 14:06

    engraçado demais ver esses comentários de gente que não sabe diferenciar o que é comprovado com inúmeros anos de estudos de falar qualquer besteira (independente do lugar em que é dito). só não sei qual é o pior: isso ou saber que tem mesmo gente no mundo que nem sabe qual é o verdadeiro objetivo de fazer coisas como prender criminosos. sdjfhugh