Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 21/May/2014 às 08:59
10
Comentários

Estudantes usam saia para protestar contra sexismo em escolas francesas

Protesto teve adesão de 27 escolas da cidade. Os rapazes usaram peças emprestadas das mães, irmãs, namoradas e amigas

estudantes franceses saia

Estudantes franceses foram estudar esta semana de uma maneira um tanto inusitada: todos estavam usando saia.

O motivo do uso dessa peça pertencente ao vestuário feminino é a campanha “O que levanta a saia”, idealizada pelos próprios estudantes, com apoio das autoridades locais e do governo federal.

A ato simbólico ocorreu em Nantes, no oeste da França. O objetivo é levantar o debate na escola sobre a igualdade de gênero, o sexismo que as mulheres sofrem e também protestar contra atitudes machistas no ambiente escolar.

O protesto teve adesão de 27 escolas da cidade. Os rapazes usaram peças emprestadas das mães, irmãs, namoradas e amigas.

com informações de SRZD e Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 12:37

    Morreu alguém no protesto? Tacaram fogo em coletivo? Precisou de intervenção policial? A mensagem do protesto ou reinvindicação não chegou no seu objetivo? Isso é cidadania, democracia, atitude inteligente e criativa.

    • Peterson Silva Postado em 20/May/2014 às 13:21

      Não confunda cu com bunda, amigo. Isso é uma batalha cultural de longo prazo cujas ações simbólicas são quase um fim em si. Quando você quer pressionar os governantes a fazer algo, nem sempre a manifestação pacífica funciona. Em geral eles simplesmente cruzam os braços, fingem que não é com eles, tudo continua a mesma merda. São coisas diferentes.

      • Dauliene Postado em 21/May/2014 às 12:02

        Verdade. Super inteligente e nao agride ninguém

      • Rita Postado em 21/May/2014 às 13:40

        Concordo Perterson, mesmo pq estamos falando de algo cultural e como a própria matéria informa "idealizada pelos próprios estudantes, com apoio das autoridades locais e do governo federal". Ou seja, situações totalmente opostas.

      • Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 19:10

        Quer pressionar os governantes? Vote corretamente. Minha presidenta está lá, meu senador e deputados estão mandando muito bem e me representam. Se o seu candidato perdeu a eleição, como o meu perdeu para governador e prefeito, e não fico lá na porta do palácio protestando nem em blog xingando o Alquimim ou o Jonas Donizzeti pois respeito as instituições democráticas, algo que não ocorre quando o governo é do PT.

    • Rafael Postado em 21/May/2014 às 11:42

      em 2008 os franceses queimaram mais de 9 mil carros por causa da morte de um negro na periferia de Paris, isso é cidadania, democracia, atitude inteligente e criativa

      • Paulo Postado em 21/May/2014 às 12:01

        Caraca, esse Thiago Teixeira tem uma latrina no lugar da boca, e uma privada no lugar de um cerebro. Se informe mais, esse protesto foi em escolas, não nas ruas, se voce acha que na Europa não existem protestos onde acontecem "vandalismos" ou protestos onde a policia truculenta não "desce o cacete" se informe mais.

    • Dauliene Postado em 21/May/2014 às 12:01

      Verdade. Super inteligente e nao agride ninguém

  2. Sabrina Postado em 20/May/2014 às 15:36

    Sonhando aqui com o dia que os brasileiros terão essa consciência.. mas os homens aqui gostam mais de jogadores de futebol do que de mulheres.

  3. Thiago Teixeira Postado em 21/May/2014 às 15:27

    Eu não troco a minha esposa por uma partida de futebol!