Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 28/May/2014 às 16:56
9
Comentários

Estudantes africanos são espancados na Rússia

Estudantes Africanos são espancados e baleados em São Petersburgo, Rússia

estudante-afric

O último final de semana (24/25 do mês em curso), foi reservado para a celebração do dia da cidade de São Petersburgo, conhecida como “День Города Санкт Петербурга”. No clima da festa, várias pessoas (entre elas estrangeiros), foram até o centro da cidade para participar nas atividades festivas na Av. Nevskiy prospect.

Três estudantes Zambianos, que também saíram para um passeio com as suas amigas russas, foram atacados por Skinheads, como são chamados os racistas na Rússia, espancados e baleados perto do “Dom Knigi” na Nevsky Prospect Metro, dois deles sofreram ferimentos no peito e nas costas, respectivamente, mas o terceiro, estudante da Universidade Bonch Bruevich São Petersburgo do curso de Telecomunicações, foi baleado duas vezes no estômago e um tiro fatal na bochecha direita causando lesões nas gengivas, o que o levou a sangrar muito, tendo acabado por entrar em colapso. Os outros dois foram socorridos por algumas pessoas que se encontravam no local, chamaram a ambulância que realizou os primeiros socorros e foram às pressas para o hospital.

Embora ainda em estado grave, os dois estudantes estão a receber tratamento e já se encontram consciente. Não foi divulgado as identidades dos mesmos.

O caso se encontra sob investigação das autoridades policiais de São Petersburgo Nevsky Região (Dept). Até o momento nenhuma prisão foi feita apesar do crime ter sido cometido num local que está coberto de várias câmaras de segurança.

Essa não é a primeira vez que estudantes africanos são vítimas de racismo na Rússia.

Ataques racistas acontecem na Rússia com uma regularidade impressionantemente alta. Qualquer pessoa que não tenha os traços étnicos de um russo corre perigo, independente de ela ser um estudante africano em São Petersburgo ou alguém do Cáucaso que tenta ganhar a vida em Moscovo.

A cidade de São Petersburgo é conhecida por ser palco de ataques. Em 2006, um estudante senegalês que saía de uma discoteca com alguns amigos foi morto com um tiro de espingarda na qual estava gravada uma suástica nazista.

Um relatório da AI afirmou que até recentemente as autoridades não reconheciam os ataques como um problema. Os políticos ignoram a questão e a polícia ou deixa de investigar as agressões ou as investiga de forma inadequada.

Segundo estatísticas divulgadas pela Ong SOVA, nos seis primeiros meses de 2009, a justiça condenou 54 pessoas por crimes motivados pelo ódio racial. Mas para o diretor da ONG, Alexander Verkhovsky, a justiça deveria ser mais eficiente.

“A proporção dos crimes violentos cometidos por motivação racial e o julgamento efetivo de processos e pessoas envolvidas é, no momento, de 20 por 1, o que é muito baixo. Mas essa situação está melhorando. A polícia de Moscou e de outras regiões do país está prendendo mais agressores”, diz o diretor da Ong.

Em 2009, dois tenentes angolanos foram violentamente espancados, alegadamente por motivos racistas na cidade de Volsk, no sul da Rússia.

Ango Rússia

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 28/May/2014 às 17:41

    Já imaginaram se os Zambianos ou qualquer país africano começasse a fazer o mesmo? (Tá, vão dizer que na Angola, África do sul se matava branco, mas nenhum negro foi a Europa escravizar ou se empoçar de terras). Meter bala em ariano, asiático ou indianos? E dizem que o velho mundo é a população mais culta.

  2. antonio marcos Postado em 28/May/2014 às 19:35

    Maioria dos preconceitos que a sociedades atual combate foram oriundos do velho continente "o berço da cultura ocidental " .

  3. Grey Postado em 28/May/2014 às 19:54

    E pior q quando eu falo q lá esta virando uma segunda Alemanha nazista, falam q sou eu de mimimi com o queridinho Putin (outro pirado) deles. Pode apostar, não vai sair nada dessa investigação. A policia lá, junto do povo, esta tão enfiada nessa mentalidade ridícula, junto desse grupo q atacou esses estudantes. Se querem minha sugestão, NÃO vão para lá, a menos q vcs tenham dupla nacionalidade de lá.

    • Paulo Postado em 29/May/2014 às 00:12

      Eles estão atacando qualquer um que não tenha cara de russo, não importa a cor. "Qualquer pessoa que não tenha os traços étnicos de um russo corre perigo, independente de ela ser um estudante africano em São Petersburgo ou alguém do Cáucaso que tenta ganhar a vida em Moscovo."

  4. Elias Postado em 29/May/2014 às 00:50

    A esquerda é essencialmente fascista, estudem historia bando de lunáticos, todos os grande lideres de esquerda FUZILARAM não apenas os ditos "burgueses" mas todas as minorias inclusive minorias que apoiaram os comunistas, depois que essas minorias não são usadas são jogadas fora, os ideais de LIBERDADE dos USA e dos pais fundadores da America superam em tudo a esquerda comunista genocida e assassina, esses presidentes latinos são verdadeiras antas em apoiar símbolos genocidas entre eles o maior de todos a foice e o martelo.

    • Lucas Lucas Postado em 29/May/2014 às 09:55

      Cala essa boca que você está falando asneira.

    • talita Postado em 29/May/2014 às 12:27

      Vc tem algum tipo de atraso mental ou esteve fora do mundo nos últimos 20 anos??? O comunismo caiu nos anos 90.Hoje a Rússia é tão capitalista quanto os EUA.

    • Thiago M. Postado em 29/May/2014 às 13:28

      "os ideais de LIBERDADE dos USA e dos pais fundadores da America superam em tudo a esquerda comunista genocida e assassina, esses presidentes latinos são verdadeiras antas em apoiar símbolos genocidas entre eles o maior de todos a foice e o martelo." e COMO você me explica, entre MUITOS OUTROS, o fato do presidente Truman ter autorizado o lançamento de duas bombas atômicas no Japão dizimando milhões de pessoas (isso somado aos bombardeios DIÁRIOS em cidades civis) pra ver o que acontecia e meter medo nos comunas? Esse seu comentário foi nojento cara. EUA veio antes da URSS e das comunistagens burocráticas, é a nação mais genocida, escravista e imperialista do globo. Vai estudar história, imbecil. URSS foi sim uma experiência assassina, burra e quase absolutista, mas não vá dizer que a nação da DEMOcracia é o paraíso da liberdade e da idoneidade moral.

  5. Lins Cunha Postado em 29/May/2014 às 01:14

    Pode não ter importância, mas o certo do nome é apenas Av. Nevskyi, já que "prospect" significa "avenida" em russo