Redação Pragmatismo
Compartilhar
Blogosfera 16/May/2014 às 12:49
7
Comentários

Encontro Nacional de Blogueiros: o monopólio da mídia em debate

Em palestra no 4º Encontro de Blogueiros, lula criticou "ataque preconceituoso" da oposição contra Dilma, que pediu a presidente na Papuda. Ex-presidente alertou para o "choque de gestão" que será anunciado nas eleições, em referência ao lema do PSDB. Segundo ele, choque de gestão significa "redução de salário e dispensa de trabalhador"; Lula iniciou seu discurso com duras críticas à mídia; "o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País"; assista ao vivo

lula encontro blogueiros
(Foto: Ricardo Stuckert / Encontro Nacional de Blogueiros)

“Eu me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, na hora que eu quero”, disse o ex-presidente Lula, na manhã desta sexta-feira 16, em palestra no 4º Encontro Nacional dos Blogueiros. Ele explicou que ficou “impressionado com a violência com que a imprensa tratou minha entrevista ao blogueiros, lá no Instituto da Cidadania”.

Clique aqui para acompanhar o evento.

Lula foi fundo em sua crítica à mídia. Na primeira parte de seu discurso, ele citou legislações recentes feitas na Inglaterra, Argentina e Equador que impuseram normas ao funcionamento da mídia. “Todos as sociedades democráticas do mundo contam com mecanismos de regulação dos meios de comunicação”, disse Lula.

“Nos Estados Unidos, há a proibição da chamada propriedade cruzada. Em outros países, como Espanha, Portugal, França e Itália há leis que tratam dos meios de comunicação. Não venham dizer que isso é censura, ou que estamos querendo controlar os meios de comunicação. Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez”.

O ex-presidente prosseguiu: “Tenho viajado pelo mundo todo fazendo esse debate, mas o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País”. Lula alertou ainda: “Queria que ficasse claro que ninguém quer censurar ninguém, queremos apenas gritar mais alto ‘Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.

Lula criticou a negação à política: “A negação da política não melhorou nenhum pais do mundo”, apontou. “Eu não acredito em política sem esperança”, acrescentou. Ele disse ver como a televisão se dá o luxo de “esculhambar a política”. Ele disse que não vale a pena chorar porque tal jornal fala mal do PT, e que o que precisamos fazer é usar os blogs que estão do lado do País.

O discurso do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que pediu “Dilma na Papuda” durante evento do 1º de Maio, foi classificado como “falta de respeito” pelo ex-presidente. “Eu nunca vi tanta virulência de ataque preconceituoso contra a Dilma hoje”, disse. Segundo Lula, a oposição “está é com medo da Dilma”.

Ao falar sobre a crise hídrica em São Paulo, ironizou ao dizer que, se a responsabilidade fosse do prefeito Fernando Haddad, os ataques da imprensa seriam muito piores. “Cadê o choque de gestão?”, questionou, em referência ao lema do PSDB. Ele acrescentou em seguida: “O choque de gestão significa: redução de salário e dispensa de trabalhador”.

Haddad: só se ouve uma opinião no Brasil

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, iniciou nesta manhã o IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, na capital paulista, com um discurso crítico à imprensa familiar. Segundo o petista, no atual formato das empresas de comunicação no País, “não existe pluralismo” e “não há como o cidadão formar um juízo crítico” sobre os assuntos.

“São os mesmos jornalistas contratados, que têm um monopólio”, disse Haddad. O prefeito mencionou ainda uma “agenda totalmente pautada”, que “decide o que quer debater”. “O debate está sendo pré-moldado”, afirmou.

“É muito curioso que as pessoas falem em liberdade de expressão da imprensa mantendo o modelo atual, que é altamente concentrador”, atacou ainda Fernando Haddad, que fez em seguida um elogio aos blogueiros presentes no evento, realizado no Hotel Braston, região central da capital paulista.

“Vocês são uma super esperança de que a democracia possa ser aprofundada. Quem tem medo da liberdade tem medo do encontro com vocês”, finalizou Haddad. Os participantes do evento gritaram ‘Lula guerreiro do povo brasileiro’ com a entrada do ex-presidente. A blogueira Conceição Lemes, do blog Viomundo, que participa da mesa, afirmou, antes do início da palestra de Lula: “nós temos lado, sim, estamos do lado do povo brasileiro”.

com informações de 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 16/May/2014 às 13:49

    Assisti o discurso do ex-presidente Lula, sensacional. Tirou o que estava entalado na minha garganta: "O Lula é uma droga? Ótimo, então venha fazer melhor, venha fazer política!"

  2. Rodrigo Postado em 16/May/2014 às 15:42

    "Encontro de blogueiros" deve ser um comício de militantes virtuais do PT, com aquele velho discurso do Lula de "nunca antes nesse país". Imagina aquele militante revoltado do Marcelo Adnet multiplicado por mil.

  3. Pereira Postado em 16/May/2014 às 17:02

    Eles vão dizer quanto de dinheiro público eles recebem do PT para divulgar ideias marxistas ?

  4. Deisi Postado em 16/May/2014 às 17:31

    Sensacional , cada vez que vejo o Lula falar , fico fascinada , quanto sabedoria , e como ele disse , precisou de um presidente e um vice , sem diploma nível superior , para criar 18 Universidades Federais , com simplicidade , dai da para entender , "porque é o cara". Também porque é convidado para palestras internacionais . É para coxinha morrer de raiva e inveja , e o PIG , e a oposição , nossa ficam enlouquecidos .

  5. Anders Postado em 16/May/2014 às 17:55

    tentam denegrir e abaixar a estima e o poder de Lula mas ele é o politico mais pragmatico que esse pais já teve. o chamam de analfabeto, 9 dedos, nordestino e isso só demonstra como estamos no caminho certo. Agora eu acho que o governo tem que parar de comprar publicidade da Globo e da Veja e afins.

  6. Ellen Caixeta Postado em 16/May/2014 às 22:14

    Pelo que vi, a transmissão é exclusividade da TVT, se for, soa no mínimo estranho criticar o monopólio praticando o monopólio

  7. Alexandre Lopes Postado em 17/May/2014 às 18:12

    Fala-se muito em oxigenação da política . E a oxigenação das concessões públicas de radiodifusão sonora e de sons e imagens ? Esses instrumentos não conferem poder político em demasia aos concessionários ? Conferem e conferem muito , de tal modo que essas empresas privadas de comunicação conseguem submeter ao seu jugo políticos de todas as instâncias da Federação ; portanto , pela quebra já do monopólio midiático . O implemento dessa pauta era para ontem e o Brasil precisa avançar !