Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 09/Apr/2014 às 14:41
14
Comentários

Vazamento do 'novo Fantástico' expõe fragilidade da Globo

Vazamento do 'novo Fantástico' é uma amostra da batalha perdida da Rede Globo com a internet

novo fantástico furo rede globo

A AbsurdaTV é um canal por streaming que transmite programas ilegalmente. Fica hospedada em plataformas como Justin.tv. Seus criadores são anônimos. Em sua conta no Facebook, a descrição é a seguinte: “a sua TV especializada em zuera”. Um dos integrantes definiu a si mesmo e a seus colegas como “grupo de jovens inconsequentes que gostam de televisão”. Já foram chamados de hackers e black blocs virtuais.

Seja o que for, a AbsurdaTV tornou-se a mais recente dor de cabeça para a Globo, num retrato revelador de sua luta inglória contra a internet.

Numa espécie de “furo”, a AbsurdaTV transmitiu imagens do novo “Fantástico”, que deve ser relançado pela centésima vez no dia 27 de abril com “formato” diferente. O vazamento teria criado uma crise nos bastidores da velha revista dominical.

Uma nota oficial foi emitida: “O que está sendo chamado de piloto é uma colagem de vários ensaios de dias diferentes. E o que está sendo chamado de vazamento é um crime de furto de conteúdo protegido, com todas as suas consequências legais para quem divulga ou vier a divulgar”.

Entre as “novidades”, uma certa redação-estúdio, em que o espectador acompanha a apuração das notícias, sua checagem e a transformação em matéria. Há também efeitos visuais cabulosos. A probabilidade de esse tipo de coisa reverter a tendência de queda do Ibope, você sabe, é baixíssima.

Uma das responsáveis pela AbsurdaTV deu uma boa entrevista a um site especializado. “Daniela” falou sobre o mito da tecnologia da Globo. “Olha, se realmente a Globo tivesse grande aparato tecnológico que tanto dizem e essas rigorosas medidas de segurança, o Fantástico não tinha chegado nas nossas mãos, e nem teria vazado o logotipo e as aberturas no ano passado”.

Sobre pirataria interna: “Tem funcionário da Globo que tem canal na internet que transmite conteúdo da Globosat em alta definição, inclusive material de pay-per-view, como provas inteiras do Big Brother, festas etc. Além disso, a vulnerabilidade do sistema é o maior dos problemas. Estão procurando onde não há, não foi mídia física que vazou. Se continuar como está, poderá vazar muito mais coisas, não necessariamente nas nossas mãos”.

Sobre as acusações de roubo: “Não furtamos nada, não roubamos nada, eu nem sei onde fica a Globo lá no Jardim Botânico, é muito longe da minha casa, e o Projac é muito longe da civilização. Não aceitamos sermos comparados com criminosos. É uma teoria muito conspiratória achar que uma quadrilha pararia um carro da Globo só pra roubar um DVD ou pendrive com um piloto do Fantástico que, convenhamos, ficou muito ruim. Os maiores problemas da Globo estão dentro dela”.

Não há muito o que a Globo possa fazer. Vai processar a AbsurdaTV e tirá-la do ar. Mas outras iniciativas como essa vão surgir em seu lugar. O futuro não é mais como era antigamente, o poder disruptivo da internet é invencível e a zoeira, ela não tem limites.

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. tchekowski Postado em 09/Apr/2014 às 15:33

    A Globo deveria se preocupar com programas como o "Pé na Cova", onde o Miguel Falabella pratica bullying contra uma gordinha e ainda enche a cara dela de tapas, como se fosse aceitável bater em mulher se ela for gorda e chata. O Brasil vive um momento de luta pelo fim da violência contra as mulheres e os imbecis da Globo seguem incutindo no inconsciente coletivo a naturalidade desta agressão. Aqui no sul, a RBS, apêndice da Globo, tenta desesperadamente eleger dois de seus ex-funcionários (que se desligaram para concorrer), uma para governadora e outro para senador. O Partido RBS e seus ícones que durante décadas utilizaram a grande mídia para criticar a política sem nunca meter o pé no barro, agora aparecem como os donos da moral, os responsáveis pela redenção da política e dos políticos. O Pragmatismo poderia investigar e publicar algo a respeito.

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2014 às 16:06

      Isso é ridículo, assim como o PSDB, parece que a Globo também é blindada de tudo. Depois de tudo de ruim que o BBB trouxe a sociedade, nada aconteceu, quem pagou o pato foi a Sherazade, embora merecido.

    • Monteiro Postado em 09/Apr/2014 às 17:18

      Caro tchekowski, também não vamos exagerar. Só porque o personagem do Miguel Falabella bate em uma mulher gordinha... É humor e não uma incitação à violência. E digo mais uma vez: não vamos levar tudo na ponta da faca, como fez a moça que mandou cortar o psirico do noivo.

  2. Danilo Postado em 09/Apr/2014 às 23:00

    Globo é museu. Quem se importa com o novo modelo do "Fantástico"? Só a Globo mesmo para dar tanta importância assim para esse fato, pois realmente ela ainda se acha muito importante. E daí se vazou? É ameaçada pela concorrência? Ela, "super pró-capitalismo", fez seu caminho de monopólio desde a ditadura. Ela só teme a regulamentação e democratização da mídia, além da receita federal.

  3. Adalberto Postado em 10/Apr/2014 às 08:33

    O fantástico tá uma merda, quase um video show; mas tão ruim quanto ele é o domingo espetacular, que de espetacular apenas o nome. O programa só fala de animais, celebridade esquecida e desgraças policiais. Ainda não falei do globo reporte, ou melhor, bobo reporter com suas reportagens mais chatas que as da revista Seleções.

  4. Adalberto Postado em 10/Apr/2014 às 08:36

    Assim como o indústria pornográfica perdeu pro mp3, as tvs estão perdendo espaço com os vídeos online.

  5. Polly Postado em 10/Apr/2014 às 08:56

    Desliguem a TV. A revolução será cultural.

    • jessika Postado em 14/Apr/2014 às 21:44

      ótima ideia!

  6. Gabriel Postado em 10/Apr/2014 às 20:17

    "...e a zoeira, ela não tem limites." HUEHUEHUE

  7. Milena Postado em 11/Apr/2014 às 02:44

    Adalberto, otimo comentario!!!

  8. Rogerio Postado em 11/Apr/2014 às 13:41

    Queria ver vazamento da redação do Jornal Nacional.

  9. Creuza Postado em 12/Apr/2014 às 21:23

    Grande porcaria! Faz tempo que não assisto esse programa. Pode mudar a vontade!

  10. Ligadíssimo Postado em 14/Apr/2014 às 16:20

    os vazamentos da polícia pra globo também deveriam ser vistos como "conteúdo protegido"...

  11. Gilmar Postado em 14/Apr/2014 às 21:42

    E mais uma vez o povo brasileiro perde o seu valioso tempo assistindo a porcaria da globo, que praticamente só mostra putaria nas novelas e programas idiotas que não ajudam em nada, faz anos que eu não assisto nada disso e não me faz falta alguma, melhor lê um livro ou fazer qualquer outra atividade!