Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 24/Apr/2014 às 15:28
25
Comentários

Senador que fala em 'ética' é réu em 11 processos por corrupção

Senador Mário Couto, que tomou a defesa histérica de Aécio Neves e pediu o impeachment de Dilma é acusado de fraude em 11 processos

mário couto psdb senado ética
Mário Couto, que se autoproclama como paladino da ética, tem a conta bloqueada pela justiça e acumula diversos processos (Agência Senado)

Uma figura regional ganhou notoriedade nacional ontem na patética discussão travada em torno do Marco Civil entre Aécio e Lindbergh Farias no Senado, imortalizada num vídeo que viralizou na internet.

Era o senador Mário Couto, do PSDB do Pará. Ele saiu correndo em direção de Lindbergh, dedo em riste numa gesticulação histérica. Tomou a defesa de seu colega de partido, e a cena poderia terminar em pugilato se não interviessem ali.

Couto é a chamada chave de cadeia, e é revelador do sistema político e jurídico nacional que ele ocupe ainda uma cadeira no Senado, da qual profere, não raro, do alto de sua ficha corrida pesada, inflamados pronunciamentos pela ética e contra a corrupção.

A biografia de Couto é rica.

Algum tempo atrás, uma mulher numa pequena cidade do Pará entrou com um processo contra ele depois de ter sido chamada – contou ela – de “macaca” e coisas do gênero.

No processo, ela disse que a razão da fúria de Couto foi ela não haver deixado que ele pregasse em sua casa cartazes de um candidato a prefeito.

Como deputado pelo Pará, ele se meteu em encrencas legais também. O Ministério Público o acusou de fraudar licitações na Assembleia Legislativa, da qual era presidente.

Empresas em nome de laranjas ganharam concorrências em série. O controle das licitações da Assembleia Legislativa estava a cargo da filha de Couto, Cilene.

Por conta das licitações suspeitas, a conta de Couto foi bloqueada pela justiça paraense, para evitar transferências de dinheiro para parentes, amigos ou, simplesmente, laranjas.

Até no futebol a crônica dele é notável.

Couto, algum tempo atrás, virou patrono de um time da segunda divisão paraense. O estádio do time, do interior do Pará, recebeu seu nome, e é conhecido como Coutão.

Algumas contratações caras para os padrões locais despertaram suspeitas. Como um clube tão modesto poderia bancar as despesas – sem receita de estádio e com patrocínio tímidos?

A resposta, segundo as evidências, residiria no Detran do Pará, um reduto de Couto de acordo com pessoas que conhecem a política do Pará.

As denúncias sugerem que Couto arrumava bons empregos no Detran para mulheres de jogadores, e ali estaria o pagamento, com dinheiro do contribuinte paraense.

No YouTube, um vídeo mostra uma cena desalentadora neste capítulo futebolístico. Numa reportagem de uma emissora local, aparece um pequeno empresário brandindo uma papelada.

Eram os documentos de um terreno, disse o empresário, que foi tomado por Couto para fazer parte das dependências do clube. O terreno fica ao lado do Coutão.

Apesar dos documentos, apesar da luta do proprietário do terreno na justiça, não houve reintegração de posse. Isso, no Brasil, é algo que só funciona contra favelados como os da Favela Oi.

Couto, no passado, segundo é amplamente comentado entre os paraenses, foi ptesença destacada no jogo do bicho.

Nada disso impede o senador de ser um cruzado pela moralidade. Antes de tomar a defesa física de Aécio, ele pediu o impeachment de Dilma por causa do caso da refinaria de Pasadena.

A presença de Mário Couto no Senado mostra várias coisas, nenhuma delas animadora. Uma delas é que o PSDB tem que olhar para o espelho antes de falar em moralização.

Mas a conclusão mais importante é: que venha, urgentemente, uma reforma política.

Paulo Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Matheus B. Postado em 24/Apr/2014 às 16:24

    Tal qual aquele que era o partido da ética, e que acabou com seus principais líderes na Papuda. A disputa entre PT e PSDB é meramente administrativa. Em termos práticos, são ambos muito parecidos.

    • ANDRE FLN Postado em 26/Apr/2014 às 19:51

      Claro Matheus, são muito parecidos em termos práticos, então sejamos práticos: - Mensalão do PT vs. Mensalão Tucano: qual terminou em chuncho e qual terminou em pizza? - Petrobras: PT investiu e fez a empresa decolar; Tucanada queria privatizar (e ainda quer). - Libras: Tucanos queriam privatização ao modelo clássico pros EUA (pagam a merreca e nunca mais; assim como a Vale do Rio Doce); PT vendeu concessao e receberemos em petróleo! - Marco Reg. da Internet: Quem defende a Neutralidade? - Educação: Quem quer investir pesado na educação (ralties do pré-sal)? - Reforma política: Quem é a favor? - Financiamento de Campanha por empresas privadas: Tucanos defendem; Esquerda emplacou! - Lei de meios? - Mais médicos? - Minha casa minha vida? - Investimentos nas Universidades Federais? Quantas o FHC abriu? - Fundeb? - FIES? - Piso nacional dos professores? Na prática, fazem muito mais pela população do que qualquer coronel ou general pensou em fazer.

      • Nonato Lima Postado em 27/Apr/2014 às 19:51

        Muito bem caríssimo Andre. os caras que preferem o PSDB ou são uns bandos de alienados políticos sem noção do certo ou errado, ou de alguma forma se beneficiam do mesmo. o PT tem seus defeitos que por sinal são grandes mas seguramente prefiro o PT ao PSDB.

      • Monteiro Postado em 29/Apr/2014 às 13:43

        "PETROBRAS: PT INVESTIU E FEZ A EMPRESA DECOLAR" - Quando cheguei aqui, parei de ler, pois não consigo parar de rir.

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Apr/2014 às 14:11

        Petrobras valia mais na época do FHC.

      • Thiago Teixeira Postado em 29/Apr/2014 às 14:14

        É esse o problema André, o PT fez o que a direita não fez em 500 anos. Isso doeu e muito. A a repercussão disso de negação absoluta, repentina e histérica do sucesso do governo gerido por trabalhadores se estenderá por mais 200 anos.

      • elismar Postado em 29/Oct/2014 às 00:08

        bom dei risada com os comentarios . um falou que petrobras valia mais na epoca de fhc, que queria vende-la pelo mesmo valor que a vale (a empresa que fez a avaliação,avaliou as duas pelo mesmo preço) quanto foi vendida a vale mesmo? o outro riu porque parou de ler onde petrobras decola... ultimo lucro liqudo da petrobras era fhc foi de 4,5 bi...... hoje "quebrada" e segurando a inflação, 38,5 bilhão....... é ou não e pra rir desses leitores da veja?

    • Paulo Postado em 15/Aug/2014 às 01:34

      Dois Partidos recheados de bandidos e Larápios e que os defende é mais safados ainda.

      • Luiz Postado em 30/Oct/2014 às 08:58

        E tem muita gente fora, mas tá doidinha pra entrar!

    • anônimo Postado em 31/Oct/2014 às 11:41

      Essa parte é simples: O julgamento do mensalão em sí foi criminoso. Ver: O que as cortes da Itália acabaram de decidir. Num país com Justiça de verdade, o Zé Dirceu poderia ter sido preso sim, mas teria que ser para compartilhar uma cela com o Fernando Henrique Cardoso, porque os dois são culpados exatamente do mesmo crime: Organizar compra de votos no Congresso. (O FHC adicionalmente tem mais crimes nas costas, mas só esse já era pra dar cadeia). Então em termos práticos, eles não são parecidos não.

  2. Thiago Teixeira Postado em 24/Apr/2014 às 16:54

    Esse político é desrespeitoso com os colegas senadores, demagogo e representante fiel da casta reacionária do Brasil. E dizem que PSDB é esquerda.

  3. Eduardo Abreu Postado em 24/Apr/2014 às 18:09

    então é dois o Dias estava a pouco tentando falar sobre ética na Paraná e foi impedido pelos alunos....será que a definição de ética mudou?????

    • Maria Aparecida Jubé Postado em 26/Apr/2014 às 14:22

      Não para todos, mas para o PSDB/DEM ética quer dizer podemos fazer qualquer coisa, pois temos o apoio incondicional da mídia golpista e o aval do STF, a única coisa que temos que fazer é cobrar ética do PT e destruir seu políticos com mentiras e falsas acusações.

  4. Alexandre Lopes Postado em 24/Apr/2014 às 18:13

    Esse homem é um lixo moral . Ele é corrupto, extremamente deselegante e desrespeitoso com os colegas, como disse o Thiago , adepto de um populismo de quinta . Em suma, é o retrato de tudo o que existe de mais retrógrado na vida política brasileira .

  5. Carlos Postado em 24/Apr/2014 às 18:38

    Depois de chamar colegas de ‘ladrões’, senador Mário Couto é cobrado a dar nomes - Um discurso do senador Mário Couto (PSDB-PA), na tribuna do Senado, chamando os parlamentares de “ladrões”, dizendo que a corrupção é generalizada na política brasileira, e defendendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise a evolução patrimonial de todos os deputados e senadores, na tarde desta terça-feira, provocou protestos de seus pares. O tucano elogiou o julgamento do mensalão, mas afirmou que ele não é suficiente. - São dezenas ou centenas de parlamentares que estão aqui cheios de processos nas costas. Está escrito na testa: ladrão. Estão ricos porque roubaram do povo – afirmou Couto, aos berros, como de costume, na tribuna do Senado. A primeira a se manifestar foi a líder do PSB, senadora Lídice da Mata (BA), que reagiu ao discurso do tucano: - Não aceito esse tipo de pronunciamento. Meu partido tem senadores dignos, honestos. Líder do PSDB, o senador Álvaro Dias (PR), tentou colocar panos quentes. Ele não ouviu o discurso do correligionário, mas tentou minimizá-lo: - Ele não fez referência a nomes. Não acredito que ele tenha generalizado. Talvez não tenha sido bem entendido. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que presidia a sessão, também protestou: - Eu corroboro (com a senadora Lídice da Mata). Ele generalizou, sim.

  6. deisi Postado em 24/Apr/2014 às 20:56

    Lixo moral é pouco para esse sujeito e toda corja do PSDB travestidos de paladinos da justiça ;na ocasião que a presidenta foi ao senado ,ele afirmou em tom de ameaça que o marido dela tinha vários contratos com empreiteiras que serviam a Petrobras .Ela desmentiu ele disse saiu na folha ;Suplicy pegou o jornal e comentou senador o senhor não leu direito a matéria diz que o marido da presidenta não tem nenhum contrato com a Petrobras .Ele chegou espumar de tanta raiva ,eu ri tanto que até passei mal.

  7. EUMEMUUAI Postado em 25/Apr/2014 às 11:16

    99,9% de todos os político brasileiros são a mesma merda!!!! Todos hipócritas sem escrúpulos e bandidos oficialmente colocados em seus cargos pela maioria da população deste país (que por sua vez é: ignorante/sem educação/ingênua/...), que vai viver na lama enquanto esperar que tais políticos irão resolver alguma coisa!!! O POVO BRASILEIRO É COMO UM TOURO, QUE TEM TODA A FORÇA, MAS É GUIADO CEGAMENTE POR UMA ARGOLINHA NAS NARINAS!!!! ACORDA BRASIL!!!!!!!!!

    • francisca lima Postado em 27/Sep/2014 às 11:10

      É isso aí EUMEMUUAI. VC FALOU TUDO, EU TENTO FAZER MINHA PARTE, PARA DIMINUIR A CEGUEIRA POLITICA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO.LEIAM O "O NOBRE DEPUTADO".

  8. Eliana Postado em 25/Apr/2014 às 14:56

    O Pará está bem servido com seus políticos, hein?!!!

  9. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 25/Apr/2014 às 22:46

    A capivara do homem é de um criminoso sem precedentes. E ainda quer bancar o moralista estérico apontando para os colegas opositores. Esse cara tem que estar é na cadeia.

    • Alice Postado em 26/Apr/2014 às 18:14

      Concordo !

  10. Marcos Pinheiro Postado em 26/Apr/2014 às 11:36

    Sabe por quê esta acontecendo isso, pelo simples fato do "PT" ter perdido a moral e se acovardado em não tomar atitudes concretas contra esse golpe branco que estão tentando dar, eles e a "mírdia" pois isso não é oposição, isso chegou ao extremo "é anti patriótico" apoiados,agora, abertamente pela justiça suja.

  11. Rafael Postado em 26/Apr/2014 às 15:48

    "os paraenses, foi ptesença destacada no jogo do bicho." huauhauahuahuhahu belo neologismo.

  12. walter p de sousa Postado em 28/Oct/2014 às 21:20

    Esses pelos os crime que ele cometeu deveria já esta era na cadeia, e não criando babaquice perturbando quem ganhou a éleiçaõ com muita luta.

  13. geison soledade Postado em 01/Sep/2015 às 09:41

    não se enganem este blog é petralha, falou em reforma política na verdade tá falando em golpe para implantar o comunismo no brasil, fiquem atentos com estes tipos de pedidos!