Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 11/Apr/2014 às 09:51
53
Comentários

Escondido nos últimos 12 anos, FHC volta a aparecer em propaganda do PSDB

FHC estreia como cabo eleitoral da “nova geração”. Ele foi escondido nas campanhas do PSDB de 2002, 2006 e 2010, de José Serra e Geraldo Alckmin. Agora, por orientação de Aécio, o partido decidiu “encarar” o passado

aécio fhc psdb
FHC voltou a aparecer em propaganda partidária do PSDB depois de 12 anos (Reprodução)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso volta a participar dos programas do PSDB. Sua última aparição nas emissões de TV da sigla remonta à época em que estava no Palácio do Planalto, há 12 anos; ele foi escondido nas campanhas de 2002, 2006 e 2010, de José Serra e Geraldo Alckmin; agora, por orientação de Aécio, o partido decidiu “encarar” o passado, com “leitura política correta e altiva”

Leia também: Pesquisa: FHC é o pior cabo eleitoral para as eleições 2014

Em vídeo que será veiculado na TV a partir desta sexta-feira, o tucano pede lugar para “nova geração” e para o presidenciável Aécio Neves, “não só porque é jovem, mas porque governou Minas e foi escolhido várias vezes como o melhor governador do Brasil”.

Vídeo

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Maria Maria Postado em 11/Apr/2014 às 09:54

    Eu só queria saber quem foi que escolheu o Aécio Never como melhor governador do Brasil.

    • Monteiro Postado em 11/Apr/2014 às 13:33

      Quer dizer que resolveram desenterrar uma MÚMIA, que além de mentiroso é maconheiro? Definitivamente este país está quase perdido. Até agora eu não vi UM ÚNICO candidato que preste, nem UM!! É pedir demais?

      • Lucas Postado em 11/Apr/2014 às 15:15

        Primeiro não existe nenhum candidato hoje para assumir a presidência sem interesse, segundo, quem é tu para julgar se o cara é maconheiro ou não? Quem disse que ser maconheiro é ruim? Desinformado sobre o assunto quer usar argumentos estúpidos como esse.

      • Monteiro Postado em 11/Apr/2014 às 17:13

        Só aqui entre nós, ele puxa uma ervinha né, vamos combinar...

      • Leonardo Postado em 11/Apr/2014 às 18:37

        Maconheiro!? Só porque ele é à favor da legalização? Belo argumento!

  2. José Carlos Araújo Postado em 11/Apr/2014 às 09:57

    Volta FHC, É a volta da fome, FMI, Dívida externa, Privatizações, Apagão, Desemprego, Salario Minimo de 78 dolares, Sucateamento das Universidades e Escolas tecnicas, Falta de Credito, Exportações de 60bi, Bovespa de 500mi, PIB de 500bi, 14. Economia do Mundo, Inflação de 12%, Taxa de Juros de 45%, serra, tasso, virgilio, alvaro dias, yeda crusius, mao santa, psdb, dem e pps...

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 12:31

      E do Armínio Fraga!

    • Monteiro Postado em 11/Apr/2014 às 13:34

      Concordo, e o PT é a continuação disto.

      • Thiago Teixeira Postado em 12/Apr/2014 às 11:01

        Certamente, a Guido Mantega e Armínio fraga são iguais, basta ver o desempenho econômico na gestão dos dois, não mudou nada, muito pelo contrário, piorou. Aumentou desemprego, diminuiu a produção, crise atrás de crise, mercado internacional não enxerga o Brasil com bons olhos, diminuímos a exportação de soja, açúcar, celulose, minério de ferro, realmente um caos ... Armínio Fraga, Serra e Pedro Malan são os "caras".

  3. Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 10:00

    Eu não entendi esse sumiço. O PSDB está perdendo eleitores e irritando os reacionários porque não querem assumir a bandeira da Direita. Insistem em dizer que são do povo, que criaram todos os benefícios assistenciais, que o PT copia o modelo econômico deles ... ridículo. Traga sim o FHC, defendam as privatizações, empréstimos do FMI, Banco mundial, liberalismo econômico, redução do assistencialismo, redução das pastas ministeriais, posicionamento no mundo como anticomunistas, mas defendam algo, apareçam, pois ficaram muito cômodos tendo toda a imprensa tucana falando por eles.

    • Carlos Santos Postado em 11/Apr/2014 às 10:10

      Não foi sumiço, foi arquivamento.

      • Aristóteles Postado em 12/Apr/2014 às 17:19

        Arquivamento, onde? No sarcófago?

    • Bruno Postado em 11/Apr/2014 às 10:19

      Mas eu não acho que eles vão assumir a agenda de direita, mesmo porque não são, pelo menos não a direita conservadora ao estilo dos republicanos americanos. Foi durante o governo do próprio que foram criados vários dos benefícios assistenciais que foram expandidos durante os governos do PT. O PSDB é um partido de centro esquerda, mas tem um lado de direita econômica, como foi vista durante as privatizações. Pessoalmente eu não acredito que o assistencialismo é ruim, mas o modelo implementado aqui é, pois vemos ele como fim e não como meio. O que aconteceu e vem acontecendo desde a ditadura é a política de melhoria nas estatísticas numéricas, mas sem melhorias na qualidade, e hoje temos queda no analfabetismo mas uma legião de analfabetos funcionais. Acho que eles tinham que levantar a bandeira da defesa das liberdades individuais, do aperto fiscal e controle da inflação, da redução do estado e do governo regulador. Também é preciso restabelecer as instituições brasileiras e lutar por isso. Pelo lado da política social, duvido muito que seja sensato politicamente se posicionar contra o assistencialismo. Acho que muita gente entendo errado o PSDB. Com o que ando vendo nas propagandas políticas e em jornais, dificilmente terei um candidato este ano.

      • Andrea Postado em 11/Apr/2014 às 11:04

        Bem ou mal FHC ganhou eleições nesse país, e há muita insatisfação com o atual governo, eu mesma votei 3 vezes no PT, mas com a atual conjuntura não voto novamente. Logo, é melhor ficar quieto e não subestimar o adversário, além de ser algo extremamente infantil, sempre que fazemos isso tomamos grandes rasteiras da vida. FHC é macaco velho e muito experiente, o PT perdeu a mão com a Dilma, não detém mais os aliados importantes (PMDB), perdeu o diálogo com grandes empresários e é bem capaz de se afundar na própria arrogância e soberba.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 11:05

        Mas 100% do eleitorado deles é de direita, como explica então? São centro esquerda mas agradam a direita? Não tem sentido. Quanto a benefícios sociais da gestão tucana era para atender quesitos básicos internacionais, ao contrário da gestão petista que fez por vontade política e pessoal do presidente. Repare que existia pastas ministeriais no FHC no âmbito social. Nenhuma. Onde há esquerda nisso?

      • Bruno Postado em 11/Apr/2014 às 11:14

        Se fosse pela sua lógica eles estariam ganhando eleição atrás de eleição, visto que já foi pública em pesquisa que supostamente a maioria dos brasileiros é de direita. Aqui não existe essa definição certa disso, não tem essa definição clara. Se você define "pasta ministerial" como único critério pra ser centro esquerda, então provavelmente você está correto. Mas o FHC aumento o tamanho do estado na economia, criou benefícios assistenciais, tentou ampliar o ensino fundamental e médio gratuito, manteve de certa forma o protecionismo econômico. O governo do PT manteve a política econômica de metas de inflação e de controle do mesmo através da taxa de juros e elevou a autonomia do banco central, que são medidas de direita. Entende? Você reduzir um conceito a uma questão é muita bobeira.

      • Bruno Postado em 11/Apr/2014 às 11:36

        Desculpa pelo jeito que escrevi... digitei correndo aqui e fui ver agora que saiu tudo errado, mas espero que de pra entender.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 12:18

        Eu não estou pendendo para nenhum lado, só acho que o FHC e PSDB não deveriam esconder esta linha de governo, eu particularmente não concordava, mas é uma linha de pensamento. O Brasil precisa de debates sadios, sou contra a hegemonia de um partido ou uma forma de governar. Mas que não tinha nenhuma pasta no governo de FHC na área social, não tinha, pesquise no wikipedia. Ou a essência da esquerda não é o social?

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 12:22

        Andrea, FHC ganhou todas no primeiro turno, e o povo tinha confiança nele, e não no partido. No Brasil, a maioria das pessoas vota na figura humana. Coloque o Lula apoiando Serra e veja se a população segue?

    • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 10:29

      É claro que não querem assumir a bandeira da direita, Thiago, porque não são de direita. O PSDB tem a simpatia da direita porque é a opção menos a esquerda, somente isso.

    • Murilo Postado em 11/Apr/2014 às 11:56

      Com sua licença Thiago,torno suas palavras as minhas

    • Carlos Prado Postado em 12/Apr/2014 às 20:01

      Mas eles são de esquerda e nada liberais. Não pretenderam liberar mercado nenhum, apenas entregar um monopólio estatal para mãos privadas, porém ainda em grande parte controlado por agências reguladoras estatais. E tudo isso só para conseguir manter programas assistencialistas. O FHC criou muitos programas assistencialistas e não expandiu mais por problemas financeiros. Os governos petistas também utilizaram privatizações(sem desestatização, do mesmo modo que FHC) para poder manter seus programas. Estas medidas são chamadas social-democracia, que é o que Lula praticou durante esses anos de governo e é a bandeira de esquerda que está no nome do partido tucano. Defender liberalismo por liberalismo e o fim do estado assistencial é contra a social-democracia.

  4. Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 10:04

    Escondido? Estava afastado como devem permanecer todos os que deixam o poder. Claro que essa ideia, essencialmente democrática, não faz sentido algum a protoditadores como o Lula, que deixam o cargo mas não o poder.

    • Alexandre Lopes Postado em 11/Apr/2014 às 10:13

      Não analise essa questão, sob o ângulo formal , Matheus ! FHC se afastou do poder , porque estava com a popularidade em baixa e , embora economia seja um assunto abstrato e ininteligível para as massas , os efeitos de sua política neoliberal estavam sendo sentidos e até mesmo compreendidos pelo povo . Ele sumiu , porque estava politicamente desgastado . Diferentemente dele , o Lula permaneceu ativo , no cenário político , porque foi o presidente mais popular da história do Brasil . Portanto , acho que uma análise mais pragmática e materialista é bem mais confiável do que uma análise meio formal e meio conspiratória . Obs : Formal porque esse papinho de que , em democracias , quem sai do poder deve ficar longe dele ( isso é pura retórica ) .

      • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 10:27

        Discordo, Alexandre. As privatizações do FHC foram pragmáticas, resultado de necessidade, semelhante às concessões feitas pelo PT. Fosse "neoliberalista" de fato, jamais teria criado programas assistencialistas. Entendo que a diferença entre FHC e Lula é que o primeiro faz parte da esquerda democrática, e o segundo, da esquerda radical.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 10:59

        Se PT é esquerda radical, PSTU, PCO, PSOL são o quê?

      • Andrea Postado em 11/Apr/2014 às 11:09

        Na minha aula de Ciência Política minha professora (doutora pela UNB) considera o PSDB próximo da centro-esquerda. Logo, ao ver da docente, o PT é uma esquerda moderada. O DEM é o partido considerado extrema direita. Enfim, só estou compartilhando um conhecimento que me foi passado e a minha professora faz parte da elite de pesquisadores de Ciência Política do Brasil.

      • Eduardo Postado em 11/Apr/2014 às 11:09

        PSTU, PCO e PSOL são comunistas. Isso já significa radicalismo pois implica em ruptura social e fim da propriedade privada. Ou seja, o caos social e político, na minha modesta opinião.

      • Peterson Silva Postado em 11/Apr/2014 às 12:13

        Matheus: nenhuma privatização é "necessidade", isso é retórica besta pra legitimar privatização. Eduardo: o PSOL pelo menos declara (ou pelo menos li em entrevista com Luciana Genro) que não se pode levar socialismo ao país só com eleições; que é uma mudança que eles querem gradual; uma mudança cultural, enfim. A proposta _imediata_ deles não é essa... PSTU e afins não sei.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 12:26

        Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás é centro esquerda. Acho um excelente político. Agora Serra? Tarso Jereissati? Se aquilo não for direita ...

      • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 13:59

        Peterson, certamente você não conheceu o tempo em que se esperava alguns anos na fila para conseguir comprar um telefone.

      • Monteiro Postado em 12/Apr/2014 às 13:20

        O amigo diz: "certamente você não conheceu o tempo em que se esperava alguns anos na fila para conseguir comprar um telefone." - bom, gostaria de saber se o mesmo é capaz de fazer um pequeno elogio, mínimo que seja, a alguma companhia de telecomunicações de hoje.

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 11:43

      Lula protoditador? Explique melhor isso ...

      • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 14:01

        Simples, todo governante que não entende que seu ciclo se encerrou e que deve ceder espaço para seus sucessores é um protoditador.

  5. Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 11:10

    São ainda mais radicais, falam abertamente em expropriação da propriedade privada, luta armada, etc.

    • Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 12:30

      Desculpe mas conheço estes partidos, principalmente o PCO e ninguém fala em "expropriação da propriedade privada". Exceto em caso de grilagem e outras propriedades irregulares comprovadas pelo INCRA e municípios.

      • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 13:57

        "Defendemos um Estado de novo tipo, onde os monopólios privados capitalistas percam o poder e a propriedade": trecho de texto do Roberto Robaina, dirigente nacional do PSOL, retirado de uma resposta a um artigo elogioso do Tarso Genro ao modelo chinês. Resumindo, o comunismo chinês, admirado por Genro, ainda é pouco para Robaina. Íntegra em http://www.sul21.com.br/jornal/tarso-genro-e-o-capitalismo-de-estado-um-encontro-com-ideologia-de-jose-dirceu-por-roberto-robaina/

    • Alexandre Lopes Postado em 11/Apr/2014 às 15:53

      Matheus, você falou em expropriação da propriedade privada ? E a expropriação da propriedade pública feita na forma de privatizações, que como o Peterson bem disse, não são necessidade coisa nenhuma, mas tão somente servem para atender ao interesse da nossa burguesia nobiliárquica ? Toda a justificativa envolvida nas privatizações são mera retórica, como bem disse o Peterson . Eu só queria saber qual é a diferença entre seres humanos produzindo tecnologia no mercado e os mesmos seres humanos produzindo a mesma tecnologia , sob a tutela do Estado . Será que o " ar " do mercado é mais inspirador ? Essa concepção é incrivelmente risível e religiosa !

      • Matheus B. Postado em 11/Apr/2014 às 17:45

        Alexandre, a diferença é que o mercado atende às demandas da sociedade, produzindo aquilo que as pessoas estão solicitando, enquanto que a produção tutelada pelo Estado atende às demandas dos governantes da ocasião, as quais frequentemente não condizem com o que a sociedade está demandando. Além disso, por que diabos você acredita que empresários são mais gananciosos do que políticos? A privatização separa o poder político do poder econômico, permitindo que o primeiro fiscalize o segundo, enquanto que a estatização os une, permitindo que um trabalhe em função do outro, que é o que acontece no Brasil nos dias de hoje.

      • Alexandre Lopes Postado em 11/Apr/2014 às 22:44

        Engano seu . A privatização não separa o poder político do econômico, mas sim subordina o poder político ao econômico . Ademais , a sociedade não demanda nada . É o mercado que cria necessidades artificiais na cabeça das pessoas , fazendo-as demandar produtos desnecessários para a felicidade e prazer humanos . Ninguém nasce necessitando fumar, necessitando comprar um tablet , necessitando vestir camisa da Armani etc . Portanto , a solicitação social é artificial .

  6. Júlio Alvarenga Postado em 11/Apr/2014 às 11:20

    Estão contando com a habitual falta de memória do povo.

  7. deisy Postado em 11/Apr/2014 às 11:44

    concordo plenamente com vocè Julio o despero pela retomada do poder é tão grande que só a memória curta do povo pode proporcionar isso.estamos sofrendo na pele o fator previdênciario;e também as privatizações.

  8. Maria Aparecida Jubé Postado em 11/Apr/2014 às 14:01

    Segundo o Datafolha que manipula as pesquisas a favor da oposição, FHC é capaz de afastar 60% do eleitorado, do candidato que ele apoiar, então ele ajuda muito seu candidato a perder a eleição. Que bom que ele está junto com o Aécim.

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Apr/2014 às 11:11

      Mas é ai que está Maria, porque eles não se defendem? Detalhe, sou simpatizante do PT, mas fico triste com a falta de debates de alto nível entre os partidos políticos. FHC tem que aparecer sim, ele precisa falar, justificar suas ações, falar o que não concorda, não só o Willian Waack, o Boris Casoy, Reynaldo Azevedo, Mainardi, Paulo Eduardo Martins (esse beira a histeria), etc.

  9. Vinicius Teixeira Postado em 11/Apr/2014 às 14:33

    Acompanho este site há algum tempo e creio ser a primeira vez que ví debate de nível nos comentários. Sem aquela visão panfletária de esquerda x direita. Parabéns aos envolvidos.

  10. Alexandre Lopes Postado em 11/Apr/2014 às 15:47

    Andréa, realmente fica difícil levar em consideração o que a sua professora disse . Andrea Matarazzo, Geraldo Alckmin , José Serra, Tarso Jereissati, Arthur Virgílio , Álvaro Dias , Mario Covas entre outras figuras podem ser considerados membros de um partido de centro-esquerda ?

  11. luis Postado em 11/Apr/2014 às 16:44

    Olhem o ridículo, da noticia. FHC, Estava escondido 12 anos. Vcs não tem vergonha na cara mesmo.

  12. luisa valdorf Postado em 12/Apr/2014 às 13:21

    Pessoal, nada de combater a participação de FHC, o cara que se acha, da campanha presidencial. Ele é o melhor cabo eleitoral da Dilma (ou será o Lula?)

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Apr/2014 às 14:40

      Que maldade, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 12/Apr/2014 às 20:41

    KKKK... Tadinho de voce FHC. Faz assim cara faz que vai ao mictório e sai de fininho dando linha na pipa como voce fez em 2002, 2006 e 2010, pois voce está muito feio na foto cara.

  14. luiz carlos ubaldo Postado em 15/Apr/2014 às 07:21

    Esse escroque do Aébrio Never é a vergonha do povo Mineiro!

  15. leandro Postado em 17/Apr/2014 às 15:26

    desenterraram a múmia... isso é coisa de bruxaria. rsrs