Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Apr/2014 às 15:33
8
Comentários

Dilma cai em nova pesquisa para a eleição presidencial

Dilma perde 6,7 pontos em nova pesquisa de intenção de voto. Com crescimento de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), disputa poderia ir para o segundo turno

dilma pesquisa eleitoral
Em fevereiro, 36,4% das pessoas aprovavam a gestão da petista. Neste mês, o número caiu para 32,9% (Reprodução)

A presidenta Dilma Rousseff (PT) perdeu seis pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto, o que poderia levar a disputa para o segundo turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa da Conferência Nacional de Transportes (CNT), em parceria com a MDA, divulgada nesta terça-feira 29. Segundo o levantamento, entre fevereiro e abril, Dilma caiu de 43,7% para 37% e segue na frente dos principais adversários, mas ambos registraram altas – o senador Aécio Neves (PSDB) foi de 17% para 21,6% e o ex-governador de Eduardo Campos (PSB) passou de 9,9% para 11,8%.

Desta forma, a soma dos adversários é de 33,4%, 3,6 pontos a menos que Dilma. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos para cima ou para baixo, não é possível afirmar se haveria segundo turno ou não.

O resultado é da pesquisa estimulada, quando os nomes dos presidenciáveis são mostrados aos entrevistados. Nesta simulação, o número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco é parecido com o último resultado: era de 20,4% e agora está em 20%.

Em um cenário que inclui também os candidatos nanicos, a possibilidade de segundo turno fica ainda mais evidente. A presidenta Dilma ainda lidera, mas com 36,5%, seguida de Aécio Neves, 21,5%, Eduardo Campos, 11,2%, José Maria Eymael (PSDC), 0,6%, Levy Fidelix (PRTB), 0,4% e Randolfe Rodrigues (PSOL), 0,4%. Isso representa uma soma de 34,1%, 2,4 pontos atrás de Dilma. Neste cenário, 19,2% votariam branco ou nulo e 10,2% não sabem ou não responderam.

Em um terceiro cenário, além de Eymael, Randolfe e Levy Fidelix, são incluídos outros dois nomes, o do senador Magno Malta (PR), que obtém 0,6%, e o do Pastor Everaldo (PSC), que obtém 0,4%. Dilma tem 36,4% das intenções de voto, contra 34,4% de todos os rivais somados.

Segundo turno

A diferença entre os candidatos também diminuiu nas simulações para a possibilidade de segundo turno. Na última pesquisa, Dilma tinha 46,6% contra 23,4% de Aécio Neves. Neste mês, a presidenta caiu para 39,2% e o candidato tucano subiu para 29,3%. Contra Eduardo Campos também houve queda. Em fevereiro, a petista tinha 48,6% das intenções de voto e o pessebista, 18%. Agora, ela tem 41,3%, enquanto ele alcança 24%.

Rejeição e avaliação

A pesquisa avaliou ainda o limite de voto e a rejeição da petista. De acordo com o levantamento, o número de eleitores que dizem votar apenas na presidente diminuiu de 26,7% para 23,2%. Por outro lado, a quantidade de pessoas que dizem não votar em Dilma de jeito nenhum aumentou. O percentual era de 37,3% e agora está 43,1%

A pesquisa CNI também fez análise da avaliação positiva e negativa do governo da presidenta Dilma. Em fevereiro, 36,4% das pessoas aprovavam a gestão da petista. Neste mês, o número caiu para 32,9%. Já a avaliação negativa aumentou de 24,8% para 30,6%, enquanto que a regular passou de 37,9% para 35,9%.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas, em 24 unidades de federação, nas cinco regiões do país, entre os dias 20 a 25 de abril, a. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Santos Postado em 29/Apr/2014 às 23:17

    Enquanto Dilmam, seu partido e o seu governo tentarem bancar os bonzinhos e deixarem a grande mídia linchá-los à vontade é isso que veremos. Ou essa gente acorda e começa se convence de que governar é fazer POLÍTICA – e não apenas administrar – ou serão devorados. Cobrem o DARF da Globo! Parem de pôr anúncio da Petrobrás na Veja! Acordem!

  2. Rogerio Postado em 30/Apr/2014 às 13:28

    Acho que o PT está esperando começar o horário político.

  3. Paulo F Postado em 30/Apr/2014 às 14:56

    12 anos no poder já,chega,um mesmo partido tanto no poder já está corrompido até suas raízes;imagina em 16 anos.

  4. Leandro Postado em 20/May/2014 às 00:25

    Fora DILMA e leve o PT junto!

  5. Gileno Correia dos Santos Postado em 25/Jul/2014 às 22:32

    Que mais posso lembrar ao povo brasileiro referente a todos os partidos políticos desse Brasil; anteriormente, já informei que a culpa da situação do povo brasileiro não é só de um partido político, mas de todos os partidos políticos, e quando chega o tempo de eleição, todos os políticos dizem terem a solução de melhorar a situação do povo brasileiro; não acredite, é tudo mentira porque os políticos sabem que o ser humano esquece dos acontecimentos após uma semana; volto a lembrar ao povo brasileiro: No tempo de eleição todo político faz o personagem de generoso, justiceiro, honesto, amor ao semelhante, etc. Não se deixe enganar porque tudo é engano para aprisionar o engano do povo. Após a eleição, o povo brasileiro só é lembrado, pelos políticos, para ser enganado novamente no tempo da próxima eleição porque os políticos sabem que o ser humano esquece dos acontecimentos após uma semana; portanto voto em Dilma porque não é político.

  6. Gileno Correia dos Santos Postado em 20/Aug/2014 às 15:05

    Povo brasileiro, não seja bobo e nem mamulengo manipulado pela mídia de acreditar nos personagens políticos do Brasil; portanto voto em Dilma porque não é político. Vamos fazer de bobo os políticos e não nós, Dilma neles! , povo brasileiro. É assim que voto: Contra os políticos e a mídia voto em Dilma.

  7. Gileno Correia dos Santos Postado em 03/Sep/2014 às 11:16

    Voto em Dilma porque não me deixo ser maria vai com as outras feito pelos políticos e a mídia. O caos que está na educação, saúde, mobilidade e segurança é culpa dos seus administradores corruptos e de tudo que não presta, mas não da presidenta Dilma. Povo brasileiro, deixe de ser bobo e manipulado pelos políticos e a mídia.

  8. Gileno Correia dos Santos Postado em 13/Sep/2014 às 19:02

    Quem não se engana com esses políticos descarados e a manipulação indiscreta da mídia vota em Dilma.