Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 06/Mar/2014 às 16:03
29
Comentários

Quem é contra a greve dos garis?

A maneira mais rápida de transformar um país em mais desenvolvido e justo é aumentando os salários das profissões menos valorizadas. Quem se diz de esquerda e garante defender justiça social e está contra a greve dos garis ou não sabe em que lugar histórico deveria estar ou simplesmente é "poser"

greve dos garis rio de janeiro

Renato Rovai, em seu blog

O Brasil é um país injusto. Muito injusto. Mas é pior que isso.

Além de ter uma das piores distribuições de renda, tem uma burguesia com mentalidade escravista.

Herdeira por princípio da Casa Grande.

E esse sentimento é tão definidor de classe social que mesmo pessoas que se reivindicam de esquerda não conseguem dele se libertar.

Não são poucos alguns grupos que se dizem de esquerda que preferem a ir a lugares caros a ter que se misturar com “gente que não sabe se comportar”.

Não são poucos os que fazem questão de ter uma babá vestida dos pés à cabeça de branco para que ela possa ser identificada sem risco como uma serviçal e não como uma pessoa da família.

greve garis rio de janeiro

Não são poucos os que se posicionavam contra as cotas para negros e utilizavam o argumento da meritocracia.

Não são poucos os que não veem problema em atacar a greve dos garis para defender um governo que os escraviza.

Ou esse pessoal que se diz de esquerda e que fica atacando o legítimo movimento de um grupo de homens e mulheres que ganham 803 reais por mês aceitaria fazer uma experiência de um dia na função?

Ou esse pessoal que se diz de esquerda e que está somando o adicional de insalubridade ao salário para dizer que ele é maior do que realmente é acha que a profissão de gari não é insalubre?

Ou esse pessoal que se diz de esquerda e que diz que a greve não é oportuna por ter sido foi feita no Carnaval é contra greve dos professores em dias de aula e prefere que eles sejam realizadas apenas aos finais de semana?

Ou esse pessoal que se diz de esquerda e que está feliz da vida vendo garis sendo acompanhados por policias para trabalhar não conhece a história e não sabe qual era o papel do capitão do mato na escravidão?

Ou esse pessoal que se diz de esquerda simplesmente não é de esquerda?

greve garis rio de janeiro

A greve dos garis do Rio precisa de toda a solidariedade do movimento social e sindical.

Não é possível que trabalhos penosos, insalubres e que no Brasil ainda são realizados sem o maquinário adequado (sem varredeiras mecanizadas) sejam tão mal remunerados.

A maneira mais rápida de transformar um país em mais desenvolvido e justo é aumentando os salários das profissões menos valorizadas.

Quem diz defender justiça social e está contra greve dos garis ou não sabe em que lugar histórico deveria estar ou simplesmente é poser.

Faz bico de esquerdinha, mas no fundo no fundo quer manter seu status quo e continuar tendo o papel de sinhozinho numa triste página da história que temos enorme dificuldade em virar.

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Lopes Postado em 06/Mar/2014 às 16:20

    Concordo em gênero, número e grau . Ainda, precisamos salientar que as organizações criminosas Globo tentaram desqualificar a greve, sob o formal argumento de que ela é irregular . Quem é sujo adora se esconder atrás de formalismo para dissimular toda a sua podridão . Ademais , quem conhece a história dos sindicatos , não só dos garis, mas de muitos outros sindicatos, sabe que eles se corrompem , sistematicamente, e o prefeitinho mimado Eduardo Paes não iria hesitar em corromper os líderes sindicais dessa classe para oprimir esses tão sofridos trabalhadores com o rótulo da irregularidade , pois não houve a chancela do sindicato . Errada na forma, mas legítima a reivindicação, na essência . E é isso o que importa para mim, porque eu não enxergo o mundo , de modo formal .

  2. jurema Postado em 06/Mar/2014 às 16:55

    Concordo plenamente !!!!

  3. Olga Postado em 06/Mar/2014 às 17:09

    Acho uma vergonha o salário dos garis... e a gente ainda reclama quando eles não passam na frente de nossa casa...Menos ainda numa cidade como o Rio...com os impostos que arrecada a prefeitura... concordo com a greve, é assim que adquiri valor a função... deixar a greve para quando? para o inverno? o governo tem que dar valor pois todas a funções são fundamentais para uma cidade..mais ainda para uma cidade turística como essa!!!

  4. Arthur Postado em 06/Mar/2014 às 17:11

    Quem é da direita não pode se solidarizar com os garis? Ou só os esquerdas tem consciência social?

    • Guilherme Postado em 10/Mar/2014 às 11:21

      pode sim

  5. Carlos Prado Postado em 06/Mar/2014 às 17:52

    "A maneira mais rápida de transformar um país em mais desenvolvido e justo é aumentando os salários das profissões menos valorizadas"\r\n Isto é grande besteira. Não me coloco contra a greve, mas não dá para nem de longe concordar com algo desta frase. Ok, da-se mais salário para profissões que não são valorizadas. E? A maneira certa é construindo riquezas e impedindo que o governo e seu amigos tomem tudo e impeça o progresso do povo. É deixar o povo, o mercado, agir. Há somente uma empresa de coleta, e isto porque se qualquer um tentar abrir a sua vem o estado com a policia e manda bala em quem insistir. Eles não podem por eles mesmo trabalhar por conta e ficar com o lucro. Não podem buscar outro empregador na área. A empresa que está lá não tem preocupação nenhuma, ela estipula o preço que quer e a prefeitura paga. Não há porque tentar ser mais eficiente, motivar o empregado, melhorar as condições de coleta, oferecer um serviço bom por um preço competitivo. É um monopólio e como todo monopólio eles tem apoio do estado, tem gente dentro. Assim eles podem fazer a festa, demitir quando quiser, não ofertar o serviço e ainda cobrar mais caro enquanto estava parado e não ofertava o serviço, pode continuar estipulando o preço que quiser sempre sabendo que será pago.

  6. João Postado em 06/Mar/2014 às 18:08

    Chega a ser engraçado o modo que o texto foi escrito. Muito legal. Mas é de chorar, não só a posição de certas pessoas (físicas e jurídicas), como o valor dos salarios desses e outros profissionais.

  7. renato Postado em 06/Mar/2014 às 18:20

    Demorô, aumento de Salários sim. Uma amostra da Dignidade de sua profissão. Recolhem o lixo de nossa sociedade... e que lixo. Onde vamos parar????

  8. Thiago Teixeira Postado em 06/Mar/2014 às 20:02

    Sou extremamente contra este tipo de greve e sou de esquerda. A coisa acontece da seguinte forma, o cara está desempregado, você arruma um serviço, ele começa a ganhar e logo em seguida quer mais, está achando pouco. Foi combinado um salário? Foi feito um contrato? Está insatisfeito? Converse com seu empregador quanto a possibilidade de melhora. Não é possível? Peça as contas e arrume outro trabalho. Mas quem quer abrir mão de seus "direitos"?

    • Maria Ines Postado em 06/Mar/2014 às 20:31

      Lamento Thiago , mas o seu pensamento é de um pseudo esquerdista, voce está seguindo os mandamentos da rede Globo , que faz a cabeça dos ingenuos e de "Veja" que manipula os pseudo intelectuais!

      • Thiago Teixeira Postado em 06/Mar/2014 às 21:16

        Estou passando por situação semelhante. Alias, estes motim por melhorias de salário fazem parte de minha rotina. Meu telefone não para de tocar de trabalhador de construção civil querendo emprego, que tá passando dificuldade, que se arrependeu de sair da empresa e blá blá blá. São os mesmos que após vencerem a experiência dos 90 dias plantam na porta da sua sala agitando greve, com o MP ou sindicato reivindicando aumento.

    • marcela Postado em 06/Mar/2014 às 21:46

      Cara se ta confundindo canhoto com ser de esquerda. E antes que vc responda é claro q eu to zuando

  9. Maria Ines Postado em 06/Mar/2014 às 20:20

    Que a greve dos garis do Rio de Janeiro se estenda por todo o Brasil!

  10. Rodrigo Postado em 06/Mar/2014 às 20:38

    Hoje o presidente do sindicato disse que ele não apóia a greve e afirmou que havia pessoas ligadas ao PR e PSOL envolvidas. Achei tudo muito estranho, o próprio sindicato se colocando contra os grevistas, assim como também censuro quem quer que tenha ameaçado os colegas que resolveram trabalhar.

  11. arão Postado em 06/Mar/2014 às 20:49

    "A maneira mais rápida de transformar um país em mais desenvolvido e justo é aumentando os salários das profissões menos valorizadas". Aqui em pernambuco aumentou-se os salarios de soldador, garis e aumentou-se o trafico de drogas. Um vizinho que é gari aproveitou o aumento no caixa pra investir em Crack

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Mar/2014 às 21:01

      Acho que não podemos ver as coisas por este lado, justificar que a pessoa não mereça aumento de salário porque poderia comprar drogas com o dinheiro "extra".

  12. Leila Brito Postado em 07/Mar/2014 às 05:14

    Só se o autor desta matéria só pode estar se referindo à falsa Esquerda petista - que deixou de ser Esquerda desde que se vendeu ideologicamente para se eleger e garantir a governabilidade. Isto porque, até aqui, não vi nenhum cidadão do PSTU, PSOL, PCB e PCO contra a grave dos garis do Rio de Janeiro.

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 20:16

      A questão é, ficar eternamente do lado de fora protestando contra o antigo PFL e atual PSDB, ou fazer alianças para entrar e fazer a diferença, mesmo que gradual?

  13. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 09:24

    Se o sindicato da categoria não teve envolvimento com a greve ... quem teve? Ninguém questionou o porque desta greve em época de carnaval? É uma prévia da Copa, pessoas má intencionadas recrutando terceiros para desestruturar o país. De quem é o interesse da cidade sede das olimpíadas ser manchete internacional pelo acúmulo de sujeiras nas ruas?

    • Alexandre Lopes Postado em 07/Mar/2014 às 10:31

      Thiago, já concordei com você , em outras ocasiões , mas , neste caso , eu discordo totalmente , meu amigo . Desestruturar a cidade , em um período como esse , é uma forma estratégica de radicalizar a luta por melhorias . Ora , a elite brasileira, fascista que é , não entende outra linguagem que não seja a da violência e da radicalização , justamente porque eles são radicalmente violentos e conservadores . Só que a violência deles é cotidiana e , por isso mesmo , a gente tende a achar que não é violência , mas sim algo normal . No que se refere à falta de apoio dos sindicatos, está na cara que esse líder sindical é um corrupto, um safado comprado pelo prefeito . Como foi dito acima, ele tentou associar a greve a 2 partidos políticos ( PSOL, QUE É DE ESQUERDA ) e PR ( PARTIDO DO GAROTINHO QUE VAI DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO DO RJ COM O PEZÃO E O PEZÃO É CORRELIGIONÁRIO DO PAES E DO CABRAL ) . Portanto, a greve é série sim e não tem conotação partidária . A fala desse líder sindical safado sim é que tem uma conotação partidária, mas é assim mesmo . Quem sempre viveu envolvido em maracutaia, não consegue ver no outro nada que não seja os vícios que sempre carregou em si mesmo . Portanto, com absoluto respeito a você , mas eu me vejo obrigado a discordar .

      • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 12:50

        Concordo que o sindicato pode estar corrompido. A reivindicação de melhorias salariais é justa e legítima, mas enxergo que há algo oculto (como diria a Camila Ukers ... putz, tive que lembrar dessa figura) embutido nessa greve e em qualquer evento de mobilização social desencadeada nos últimos anos. Pessoas má intencionadas, covardes e blindadas na razão inquestionável da população.

  14. Alexandre Lopes Postado em 07/Mar/2014 às 15:03

    Beleza, eu respeito a sua opinião, apesar de ela ser bastante subjetiva . Por outro lado, não podemos nos esquecer de que também há algo oculto em diversos fatos, em princípio , revoltantes , envolvendo atos de depredação , em manifestações populares , e em manifestações do MST no sentido de reivindicar a reforma agrária . Refiro-me a sabotagens fomentadas pela mídia golpista e a burguesia que lhe é aliada ( há também coisas ocultas do lado de lá ) . Agora, do lado de lá, não tenho certeza .

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 20:13

      MST pra mim é o maior movimento social do Brasil. Tive a oportunidade de assistir uma palestra do Stédile, na época um dos líderes do movimento. Mais duas palestra dele eu acho que tinha a pego minha família e acampando com eles.

      • José Ferreira Postado em 07/Mar/2014 às 22:20

        O cara tem uma boa oratória, mas não deixa de ser bandido. Furto é crime!!!

      • Alexandre Lopes Postado em 08/Mar/2014 às 08:49

        De fato, é um dos movimentos sociais mais nobres e empolgantes . Eu sempre me emociono , quando leio algo sobre o MST .

  15. Alexandre Lopes Postado em 07/Mar/2014 às 15:06

    " ... do lado de CÁ(CORRIGINDO) , Não tenho certeza . "

  16. renato Postado em 08/Mar/2014 às 21:50

    Greve Laranja, grande.....tem que deixar de pegar o lixo da Rede Globo.. A coisa lá fede...só por isto já valia o aumento dos Nobres Irmãos Garis. Os garis brancos estão ganhando menos só porque o maior contingente é Negro e Negra, comprovadamente o salario abaixa.... Para eles tudo...funcionários públicos da máquina que trabalha!!!!!!! Pague-se e Cumpra-se....

  17. renato Postado em 08/Mar/2014 às 21:54

    Sou contra funcionário de prefeitura pedir plano de saúde, esta comprovado que ele é pior que o SUS, e dá falsa impressão de cuidado com a Saúde... Exigir plano de assistência Primária...sempre...evita mortes precoces... Sou contra pedir cetsa básica, deve ser transformado em aumento no salário, aumento do salário família...chega de arregar....isto aqui é BRASIL, não é estas Merdas de país de 1º mundo....

  18. Tiago Postado em 09/Mar/2014 às 02:33

    Pra quem ainda não entendeu a necessidade das cotas, é só ver o primeiro retrato da reportagem e uma foto de qualquer universidade. Eu não vi nenhum branco de uniforme laranja. Parabéns aos garis pelo aumento, vocês merecem! A caminhada é longa, vocês deram o primeiro passo.