Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direitos Humanos 19/Mar/2014 às 11:32
29
Comentários

Os quatro caminhos da redução da maioridade penal

Senado pode mudar punição para jovens menores de 18 anos. Do que estamos abrindo mão ao pregar que as falhas na formação da juventude sejam corrigidas de uma forma que, como já ficou provado, não funciona e é apenas vingança?

redução da maioridade penal

Leonardo Sakamoto

Conversei com deputados e senadores preocupados com o rumo que estão tomando as discussões sobre a maioridade penal após a tentativa fracassada de aprovar propostas que reduziriam a idade mínima para que jovens fossem punidos como adultos na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, em fevereiro. Eles me ajudaram a organizar quatro caminhos possíveis:

Opção 1: Muita discussão, debates, xingamentos, ameaças, mas tudo se mantém como está. Nós jogamos a molecada dentro de depósitos de gente por alguns anos, onde eles realmente aprenderam como cometer crimes e desprezar a vida humana, e daí eles saem para serem presos novamente no futuro. Ou matam e morrem no meio do caminho.

Opção 2: A proposta de emenda constitucional que abre a possibilidade do Ministério Público requerer à Justiça que jovens entre 16 e 18 anos sejam julgados como adultos em casos que envolvem crimes hediondos (como o tráfico de drogas e tortura), é levada ao plenário do Senado Federal e aprovada. Uma série de propostas com esse teor, entre elas, essa PEC, foram derrotadas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em 19 de fevereiro. Mas com a anuência de uma parte dos senadores (o que ela já tem), pode seguir ao plenário.

Opção 3: A base do governo está estudando uma alternativa à PEC, mas o resultado pode ser até pior. A ideia seria estender o tempo de internação de um jovem com menos de 18 anos de idade. Hoje, o limite é de 21 anos, mas discute-se tetos de idade maiores que esse. Há um acordo com a direção do Senado de que a opção 2 não vá à votação enquanto a opção 3 não estiver estruturada.

Após os 21, esse jovem em conflito com a lei não ficaria internado nas unidades de ressocialização existentes, mas seria criada um novo tipo delas exatamente para abrigar essa nova faixa etária e não ir contra a legislação. Ou seja, se uma prisão fosse uma “universidade”, essas unidades seriam as “escolas de ensino médio”.

O problema é que como não há pena a se cumprir em uma unidade de medidas socioeducativas (sic), do tipo Fundação Casa, e a permanência do indivíduo depende de uma avaliação periódica da instituição, o jovem poderia ficar preso em regime fechado por mais tempo do que se ele estivesse sendo “julgado” com base no Código Penal, como adulto. Pois a ele não seria dado o direito a progressão para um regime semiaberto, por exemplo.

Nesse sistema, haveria um piso e um teto de internação. Ou seja, haveria uma “pena” – o que não pode existir hoje.

Dada a quantidade de problemas nessa proposta, a base do governo (sic) incumbiu um grupo de senadores para montar uma alternativa. Contudo, como estamos em ano de eleição (e especialmente em uma eleição em que a questão da segurança pública será central como já disse aqui), isso vai preocupar senadores que devem tentar a reeleição ou a disputa a outros cargos. Alguns deles ficaram apreensivos com a resposta de alguns eleitores após a negativa à PEC na CCJ em 19 de fevereiro.

Opção 4: Colocar o sistema atual de ressocialização de jovens para funcionar de verdade, transformando esses depósitos de gente em uma estrutura que faça com que eles possam refletir sobre o que fizeram e dar os primeiros passos para o seu futuro. Essa é a opção fantasiosa, cuja possibilidade de acontecer no curto prazo é menor do que um meteoro devastador atingir o planeta.

Essa opção inclui explicar aos eleitores, se necessário, que como senador ou senadora sua função é não apenas representar os interesses de quem o elegeu, mas também garantir a proteção e à dignidade da infância e da adolescência. E, por mais raiva ou dor que sintamos ao perder um ente querido ou sofrer violência em uma situação envolvendo jovens com menos de 18 anos, as perguntas que temos que fazer é se essas mudanças realmente tornariam a sociedade mais segura. Ou se são apenas formas de dar respostas fáceis de serem deglutidas por uma população atemorizada pela violência, mas também pelo discurso da violência – que dá muita audiência.

As unidades de ressocialização, do jeito em que estão, não reintegram, apenas destroem. A prisão, então, nem se fala. Mandar um jovem para lá e desistir dele pode significa que, daqui a 30 anos, ele volte e desconte em tudo e em todos.

***

E se jovens de 14 começarem a roubar e matar, podemos reduzir a idade mínima para prisão também. E daí se ousarem começar antes ainda, 12. E por que não dez, se fazem parte de quadrilhas? Aos oito já sabem empunhar uma arma. E, com seis, já se vestem sozinhos.

Ninguém está defendendo o crime, muito menos bandidos. Até porque, adolescentes em desacordo com a lei são internados até 21 anos e ficam por lá. O que está em jogo aqui é que tipo de sociedade estamos nos tornando ao defendermos a redução da maioridade penal.

Pelo menos em teoria, protegemos os mais jovens – que ainda não completaram um ciclo de desenvolvimento mínimo, seja físico ou intelectual, a fim de poderem compreender as consequências de seus atos.

Decretamos a falência do Estado e a inviabilidade do futuro e assumimos o “cada um por si e o sobrenatural por todos”? Do que estamos abrindo mão ao pregar que as falhas na formação da juventude sejam corrigidas de uma forma que, como já ficou provado, não funciona, é apenas vingança?

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 19/Mar/2014 às 12:07

    É muito bla bla bla e menores de idade continuam matando, roubando, agredindo, traficando, estuprando ... e não chegamos a lugar algum. Vão colocar na cadeia menores de idade? Sim, ótimo, então vamos começar a criar mecanismos de ressocialização dos mesmos no período da carceragem (continuidade dos estudos, profissionalização, etc.). Não, não haverá redução da maioridade penal. Ótimo. Então vamos fazer alguma coisa para conter esse aumento crescente de crimes envolvendo menores. MAS VAMOS FAZER ALGUMA COISA, BLA BLA BLA NÃO ESTÁ RESOLVENDO NADA!

    • Alfre Camilo Postado em 20/Mar/2014 às 13:53

      Correto T.T. Seria como discutir a idade serta , para ser vitima de um crime. Em se tornando um criminoso , de qualquer idade , a punicao tem que ser aplicada. O juiz tem plena capacidade de aplicar a justica , punindo o reu diretamente ou os pais e em ultimo caso o estado . So com punicao se reduz o crime , e com isso as autoridades tornam-se confiaveis e o cidadao tera a seguranca para trabalhar em paz.

  2. Elias Postado em 19/Mar/2014 às 12:23

    Deposito de gente que não age como gente existe uma diferença enorme nisso, esta mais do que provado que as melhores sociedades humanas só funcionam com uma legislação extremamente pesada e um estado forte, o ser humano tende a seguir o caminho mais fácil mesmo que seja necessário o uso de violência comportamento provavelmente originado na nossa origem genética, assassinos de 17 anos picotam pessoas vivas e não devem ser presos? Sinceramente esse tipo de texto é de uma burrice tamanha sem explicação, não é necessário nem debater, não se debate com porta.

    • Ana Caroline Postado em 20/Mar/2014 às 15:44

      Que sociedades são essas? Você realmente as conhece? Elas são similares em relação ao contexto histórico, político e social na qual a nossa nação foi submetida durante séculos? Infelizmente, acho que não. Não serão ações imediatistas, como a redução da maioridade penal, que resolverão esta problemática. Duvido muito que essa atitude irá impedir que logo após sair da cadeia esse adolescente preso volte a criminalidade. Sem estudos, sem bons antecedentes criminais ... SEM EMPREGO, SEM MUDANÇAS, lógico. É muito fácil discernir sobre a vida dos outros quando você em toda vida teve tudo do melhor que os seus país puderam lhe dar. Enquanto isso, no universo paralelo ao seu, milhares de mães e pais perdem seus filhos ao tráfico e a qualquer tipo de criminalidade. Ahhh mais eles tiveram a chance de escolher!!!! Discurso lindo quando você tem a mínima merecida educação que o permite ter o poder de crítica e a possibilidade de continuar os estudos e conseguir um emprego. Diminuição da maioridade penal não é a solução. Estudar e ter perspectiva de vida é solução. Enquanto isso fiquemos a merce de uma minoria dominante que constrói sua fortaleza de imobilidade social em prol de seu egoísmo. Esse setor sim que deveria ter mudanças.

      • Elias Postado em 20/Mar/2014 às 20:55

        Não existe solução, a questão não é solução é justiça, e um absurdo vítimas perderem parentes e verem os assassinos soltos no dia seguinte, outro absurdo é considerar que uma pessoa de 17 anos não sabe o que faz e outra de 18 sabe, outro absurdo é esse seu discursinho de "vitima da sociedade", não existe vítima da sociedade, as únicas vítimas que existem são as do crime em geral, muitos menores de classe media e alta matam e cometem crimes sádicos. O mundo é muito mais cruel do que vc consegue imaginar. Egoismo é não encarar a realidade e permitir todo tipo de atrocidade com gente inocente. http://www.liveleak.com/view?i=3e6_1305649406&comments=1

    • Elaine Postado em 21/Mar/2014 às 15:29

      Por isso que ninguém vai debater com você, Elias. Afinal, não se debate com porta.

  3. Cauê Livi Postado em 19/Mar/2014 às 12:29

    Dizer que o cidadão comete um crime porque houve falha do Estado na sua formação é apagar toda a teoria do direito penal. Não se instiga na prática de um fato delituoso falha de alguém ou algo, mas simplesmente o fato, com raras exceções, a intenção. Porque o Estado também falhou na formação do indivíduo que sequestrou e matou aos 35 anos. Com todo o respeito às opiniões contrárias, não vejo diferença. O de 35 anos também sabe vestir-se sozinho. Outra: a mesma busca - louvável, aliás - de encontrar um método de recuperação dos jovens também acontece nos casos de adultos. Ultrapassado este ponto, então, pode-se pensar em substituir a pena de prisão - todas as suas formas e de todas as idades - por outra adequada, mas sem querer ter anseios abolicionistas. Deixar a coletividade à vontade dos indivíduos dos atos infracionais por não haver alternativa à pena é uma atitude retrógrada.

    • Bruno Postado em 19/Mar/2014 às 14:00

      Considerar o seu entendimento sobre o código penal acima de discussões sobre produção de subjetividades talvez seja um erro grave!

  4. Pereira Postado em 19/Mar/2014 às 12:34

    Lá no post da vacina contra HPV os caras me xingaram e disseram que o estado não pode ser responsável pela educação de jovens que isso "tem que ser em casa" . Aqui eles dizem exatamente o contrário... que é o estado que tem que garantir educação a esses "anjinhos" adolescente que matam estupram e sequestram. É muito falta de coerÊncia.

    • Evelyn Andrade Postado em 20/Mar/2014 às 14:33

      na verdade, não. a vacina do HPV é uma coisa maravilhosa, que o Estado tem o poder e a competência de distribuir para as mulheres. enquanto que a questão do encarceramento do adolescente/jovem (aliás, qualquer encarceramento) é um estudo sob outro ângulo. o Estado não realizando a tutela de qualquer encarcerado de forma devida (e aí a sinonímia com o caso do HPV é "não distribuir a vacina de forma devida ou não distribuir de nenhuma forma") comete em falha, em crime contra os direitos humanos. e acreditar que pessoas que cometeram crimes são menos pessoas que qualquer outra é um pensamento desarrazoado. a maioria dos adolescentes que vivem em situação de cárcere e que cometem atos infracionais são pobres, pardos e negros (como os encarcerados maiores de idade) e só dizer "ah, tem é que prender/matar" não vai resolver o problema porque simplesmente a exclusão social que nós mesmos construímos desde sempre continua aí. e como diabos que o Estado vai fazer alguma coisa para mudar essa realidade se a própria sociedade (nós todos) continua a dizer "prende e mata e f*da-se, não é meu parente, nem meu derente"? o Estado faz o que a sociedade requer. se não mudarmos nossas cabeças e evoluirmos para um direito penal mínimo, como é e deve ser, até constitucionalmente falando, em NADA, nada vai adiantar qualquer coisa. e como não nos conhecemos e ninguém se conhece aqui, aviso: nada de histórias do tipo "tu falas isso porque ninguém na tua família foi assassinado/estuprado etc". meu pai ano passado foi violentamente atacado por um ladrão em nossa banca de revistas que pegou apenas sua carteira e só não morreu porque deus não quis. ele foi espancado com pauladas na cabeça. amigos meus são assaltados todos os dias. uma prima minha já foi violentada por mais de 3 homens. eu vivo na mesma realidade que todos, a diferença é que ainda acho que esse sistema carcerário está errado. que a aplicação do direito penal e dos direitos humanos está errada. que a cabeça de muita gente está errada. não adianta criticar só o Estado e os excluídos - sim, excluídos, pobres, pretos, miseráveis, ou alguém rico fica encarcerado neste país? em uma cela com 20 detentos, onde cabem 4? a hipocrisia está em não vermos a relação entre a exclusão que fizemos durante séculos com a criminalidade. ou simplesmente em afirmar que a vacina de HPV, adolescentes encarcerados e tutela do Estado é só esse pensamento simplista aí.

  5. Henrique Postado em 19/Mar/2014 às 13:00

    E o que vai mudar trancafiando os jovens na cadeia? Com um sistema carcerário porco onde sai de lá pior do que entrou? Com uma sociedade que não dá chances para o ex-presidiário que quer mudar de vida? Reduzir a maioridade penal é uma tentativa de adiar o problema sem resolvê-lo, vcs enchem a boca para falar dos casos que caíram na mídia como o caso Yorraly, mas qual a proporção disso nas estatísticas dos crimes hediondos praticados por menores? De acordo com a Secretaria de Segurança somente 1% dos crimes dolosos foram praticados por menores.

    • José Ferreira Postado em 19/Mar/2014 às 13:39

      Queria ver se esses "1%" tivessem um ente querido seu entre eles. Se tem idade para cometer crimes, tem idade para pagar por eles. É complicado isso?

      • Evelyn Andrade Postado em 20/Mar/2014 às 14:34

        José Ferreira, sim, é.

      • Elias Postado em 20/Mar/2014 às 20:58

        É complicado Evelyn? Para mim o perfil psicológico da Evelyn é uma clara falha na evolução, é o tipo de presa que protege predadores em geral.

  6. Cauê Postado em 19/Mar/2014 às 13:19

    Com o respeito devido, abolir todas as penas também não irá resolver qualquer coisa. Teu comentário começou não focado no autor do fato, mas na aplicação atual da punição. Que o sistema penitenciário não melhora, isto é certo. No entanto, não se discute, aqui, a pena; mas, quem deve ser punido. São duas coisas distintas. Se levanta-se a questão de alterar o sistema de punição no Brasil, até quem quer a diminuição da maioridade penal levantaria a mão.

  7. luiz carlos ubaldo Postado em 19/Mar/2014 às 13:59

    Disse bem Thiago Teixeira, chega de conversa fiada, é por causa desse debate sem efeito algum que as coisas desandaram a muito tempo!

    • Basílio Postado em 19/Mar/2014 às 22:03

      Pior seria uma sociedade sem debates , como a China !

  8. Fe Pinheiro Postado em 20/Mar/2014 às 10:00

    Do que adianta diminuir a idade se muitos desses moleques nascem em comunidades, vendo tudo de ruim, sem base familiar, sem acesso a cultura, sem nada de bom como exemplo? Não estou defendendo os atos, que com certeza eles sabem que a atitude de matar, roubar, entre outras coisas é incorreto... Acho que cometido o crime, tem que pagar por ele sim, mas não é só jogar o carinha lá dentro e deixar ele com a mente vazia, sendo tratado como um bicho, sendo torturado física e psicologicamente. Qual é o sentido dessa prisão? Fazer tomar banho gelado, dormir um em cima do outro, no chão, enfim, sendo maltratado todos os dias e gerando uma revolta sem fim, sem aprender nada de útil, para quando sair colocar em prática tudo o que aprendeu de ruim. Então deixa na rua. Só que essa questão não tem como ser discutida, porque as Leis no Brasil não funcionam a décadas. A coisa já saiu de controle a muito tempo. Por que ao invés de ficar debatendo o tema da idade, não são criados e colocados em prática projetos que realmente funcionem?

    • HIlca Postado em 20/Mar/2014 às 12:48

      Finalmente alguma resposta coerente. Parabéns Fe Pinheiro.

    • Olga Postado em 20/Mar/2014 às 13:11

      Totalmente de acordo com vc... ninguém nasce criminoso, é a sociedade que os faz, uma sociedade falida e injusta. Eu sou educadora, penso que o estado deve investir em educação para todos e de boa qualidade; as sociedades que investem em educação são melhores de todo ponto de vista. Mais que falar de um pais muito rico como o Brasil que não cuida do futuro dos jovens? que tem meninos de rua. abandonados a sua propria sorte para sobreviver? o que falar de um estado que da exemplos de corrupção e crímens nos governantes? qualquer um que sentir fome o falta das coisas mais escenciais da vida esta tentado de adquirir-las por outra via, mais feito o erro, onde eles ficam?, em lugares que não tem nada mesmo, nada que complete suas carências materiais, culturais, afetivas...para o jovem o drama continua ou se agrava. O estado tem que proporcionar oportunidades primeiro na liberdade e depois do crime dentro das carceres...Porque leis tem muitas e muito boas, mais dai a que elas funcionem á um abismo!!! (desculpem os erros no portugues, é minha segunda língua).

      • Elias Postado em 20/Mar/2014 às 21:00

        Muitas pessoas nascem criminosas, não é a sociedade que gera criminosos é muita burrice, os maiores criminosos são extremamente educados e geralmente políticos e possuirão as melhores formações.

  9. Lourdes Amorim Rocha Postado em 20/Mar/2014 às 10:49

    Vocês colocaram o seguinte como Opção 4, dizendo ser esta "a opção fantasiosa, cuja possibilidade de acontecer no curto prazo é menor do que um meteoro devastador atingir o planeta": "Colocar o sistema atual de ressocialização de jovens para funcionar de verdade, transformando esses depósitos de gente em uma estrutura que faça com que eles possam refletir sobre o que fizeram e dar os primeiros passos para o seu futuro." Não havendo vontade política e da sociedade ela é de fato uma opção fantasiosa. Porém se houver vontade política, um sério e intenso combate à corrupção, que desvia grande parte dos recursos arrecadados, e também uma colaboração da sociedade numa tentativa de ressocializar esses menores, isso deixa de ser uma utopia, para ser algo factível. Esses adolescentes, não importa se têm 17 ou 12 anos, têm que ser recolhidos em instituições com toda a estrutura para reeducá-los, reorientá-los e prepará-los para o mercado de trabalho. Claro que isso custará muito caro, mas quem sabe com os recursos provenientes do "pré sal" isso não será possível? Afinal, será muito dinheiro arrecadado com os royalties e 90% serão para a educação. Portanto, mais do que nunca, a sociedade terá que ficar atenta para que esses recursos não sejam desviados. Lourdes Amorim Educadora

  10. Betina Postado em 20/Mar/2014 às 13:16

    Só uma coisa... traficar e roubar é diferente do que matar a sangue frio, como um jovem de 17 anos fez a pouco tempo atrás com uma namoradinha de 14. Traficar e roubar sim, pode ser o efeito do meio em que a pessoa vive; falta total de educação, o adolescente cresceu na favela vendo isso acontecer, etc. Aí sim, sou totalmente a favor de não meter na cadeia, porque realmente, em vez de aprenderem algo que preste, só ficam piores. Agora, quem mata... ninguém tem o direito de fazer isso, é coisa de psicopata. Não interessa se tu tem 14 ou 21, aí o negócio já extrapolou total. Principalmente se for um psicopata frio e calculista. Aí, bem, não há remédio. Não adianta colocar na escola, que essa natureza maldosa nunca vai se apagar da pessoa. Cadeia mesmo, para não machucar quem tá na rua.

  11. Andeas Postado em 20/Mar/2014 às 18:57

    pena de morte pra assassino psicopata (afinal, a ciência já não provou que psicopatia não tem cura?), e cadeia pra quem defende liberdade pra ele (porque quer que continue matando, portanto cumplice).

  12. Bruno Postado em 04/Apr/2014 às 11:55

    Tem que diferencirar os tipos de crime. Traficar é vender uma subtanscia ilícita, da pra reeducar sim esse jovem. Roubar, sem envolver armas, também dá pra reeducar e analisar o porque foi feito este roubo(comida etc). Agora matar, colocar uma arma na cabeça de outra pessoa. Ah, esse meu caro, tem que passar o resto da vida na cadeia, da mesma forma que ele fez com a pessoa que matou.

  13. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 16/Apr/2015 às 16:08

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E NO MUNDO, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS: Senhores Deputados e Senadores: Não podemos permitir a DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA TRADICIONAL, pela queima irresponsável dos valores éticos e morais que devem formar o caráter e o ideal cristão de cada família humana, constituindo-as em células estruturais de toda sociedade civilizada: É preciso silenciar quem pensa e age com tamanho despropósito, porque demonstra claramente ser inimigo(a) de Deus e do seu povo: A formação da Família Cristã começa na infância, que deve merecer cuidados especiais à partir deste dia, pelo que Eu vos peço: Entendei que a intenção de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma ideia insensata, iníqua e nefasta; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que se perpetua e se fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, o erro, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de muita gente inocente, que não sabe o que faz: Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de delitos ou pecados Inconscientes? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não? Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada; onde impera a mentira, a incredulidade, a ignorância e a maldade; porquanto não há o conhecimento dos Santos e nem o temor de Deus. Até quando marginais inconsequentes e outros pecadores mentirosos, substituirão Pais Responsáveis e Professores Ajuizados na formação dos jovens? Até quando as Escolas Cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? À rigor, independentemente da idade, ninguém erra ou faz errar, sofre ou faz sofrer, mata ou morre por saber: Mas, por ignorância, faz tudo isto e muito mais, ou se acovarda passivamente, vegetando na esperança vã, à espera de Algum Deus louco que se disponha a banir o diabo da sua presença, por amor ao próximo! Aqueles, porém, que já estão despertos, também já são testemunhas de que Deus, na sua graça infinita, já impediu a implantação do chamado “KIT GAY”, que os feitores das obras do diabo conceberam, para corromper nossas crianças à partir do próprio currículo escolar! Corruptores Desalmados! Até quando dormirão o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido? Rogo, pois, a todos, pelo bem comum, que: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo, que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico: (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (RM.15.33) E o Deus da paz seja com todos vós: (LV.6.31) Como quereis que os Homens vos façam; assim fazei-o vós também a eles: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (JB.13.34) Amai-vos uns aos outros como eu vos amei: (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas: (SL.82.4) Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios: (DT.3.22) Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (MT.11.28) Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei: (AM.5.4) Buscai-me e vivei: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal: (1CO.11.30) Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos os que dormem: (1CO.2.9) Mas, como está escrito: (JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi, (LC.12.32) porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (LE.11.9) Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam os teus olhos; sabe, porém, que de todas estas cousas Deus te pedirá contas: (GN.31.50) Atenta que Deus é testemunha entre mim e ti: (GN.4.7) Eis que o pecado jaz à porta; o teu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo: Se procederes bem é certo que serás aceito! Se, todavia, procederes mal, (ZC.13.3) não viverás; (RM.6.23) porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor: (MT.26.41) Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o Espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca; (GN.5.17) porque a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne; porque são opostos entre si: (1TG.4.17) De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? (GL.5.19/21) Ora, as obras da carne são conhecidas e são: Prostituição, lascívia, impureza, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como outrora já vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam: (GL.5.22/23) Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio: Contra estas cousas não há lei: E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências: (1CO.1551) Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos; (1CO.15.53) porque é preciso que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade:(MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basta! (1PE.4.17) porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada:(EF.5.15/16) Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios remindo o tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

  14. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 04/Jun/2015 às 16:53

    OPODER DA VONTAFDE É ILIMITADO... Querer é poder! O poder da vontade é ilimitado. O homem, consciente de si mesmo, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços. Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na atualidade ou na série das suas existências, quando seu pensamento se puser de acordo com a Lei divina. E é nisso que se verifica a palavra celeste: “A fé transporta montanhas.” Não é consolador e belo poder dizer: “Sou uma inteligência e uma vontade livres; a mim mesmo me fiz, inconscientemente, através das idades; edifiquei lentamente minha individualidade e liberdade e agora conheço a grandeza e a força que há em mim. Amparar-me-ei nelas; não deixarei que uma simples dúvida as empane por um instante sequer e, fazendo uso delas com o auxílio de Deus e de meus irmãos do espaço, elevar-me-ei acima de todas as dificuldades; vencerei o mal em mim; desapegar-me- ei de tudo o que me acorrenta às coisas grosseiras para levantar o vôo para os mundos felizes!” Vejo claramente o caminho que se desenrola e que tenho de percorrer. Esse caminho atravessa a extensão ilimitada e não tem fim; mas, para guiar-me na estrada infinita, tenho um guia seguro – a compreensão da lei de vida, progresso e amor que rege todas as coisas; aprendi a conhecer-me, a crer em mim e em Deus. Possuo, pois, a chave de toda elevação e, na vida imensa que tenho diante de mim, conservar-me-ei firme, inabalável na vontade de enobrecer-me e elevar-me, cada vez mais; atrairei, com o auxílio de minha inteligência, que é filha de Deus, todas as riquezas morais e participarei de todas as maravilhas do Cosmo. Minha vontade chama-me: “Para frente, sempre para frente, cada vez mais conhecimento, mais vida, vida divina!” E com ela conquistarei a plenitude da existência, construirei para mim uma personalidade melhor, mais radiosa e amante. Saí para sempre do estado inferior do ser ignorante, inconsciente de seu valor e poder; afirmo-me na independência e dignidade de minha consciência e estendo a mão a todos os meus irmãos, dizendo- lhes: Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las. Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do espaço vos bradam: “Levantai-vos e marchai! Apressai- vos para a conquista de vossos destinos!” A todos vós que vergais ao peso da vida, que, julgando-vos sós e fracos, vos entregais à tristeza, ao desespero, ou que aspirais ao nada, venho dizer: “O nada não existe; a morte é um novo nascimento, um encaminhar para novas tarefas, novos trabalhos, novas colheitas; a vida é uma comunhão universal e eterna que liga Deus a todos os seus filhos.” A vós todos, que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações secou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos: “Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências. Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas. Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais. Crede em Deus, Sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa! “Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância. A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada. “Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade: podeis vir a ser o que quiserdes. E sabei querer ser cada vez maiores e melhores. Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qual emanam todas as magnéticas e físicas. Quando tiverdes conquistado esse domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso “eu” inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade!” Autor: Léon Denisrum – Forum Espírtita Maio 2015 PAUSA PARA UM ALERTA GERAL: (AP.2.12) ESTAS COUSAS DIZ AQUELE QUE TEM A FACA AFIADA DE DOIS GUMES: (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO, E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E, NO TEMPO DA FOME, PRESERVAR-LES A VIDA; (LC.12.23) PORQUE A VIDA É MAIS DO QUE O ALIMENTO, E O CORPO NÃO MAIS DO QUE AS VESTES: (PV.8.14) MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA, EU SOU O ENTENDIMENTO, MINHA É A FORTALEZA: (2CO.13.1) ESTA É A TERCEIRA VEZ QUE VENHO TER CONVOSCO: POR BOCA DE DUAS OU TRES TESTEMUNHAS, TODA A QUESTÃO SERÁ DECIDIDA; (JÓ.3.23) POR QUE SE CONCEDE LUZ AO HOMEM, CUJO CAMINHO É OCULTO, E A QUEM DEUS CERCOU DE TOFOS OS LADOS! (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS: (1JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: Caso os manipuladores da mídia mundial à partir do Brasil; persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU ME CALAREI! (PV.1.31) PORTANTO, cOMERÃO DO FRUTO DO SEU PROCEDIMENTO, E DOS SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS SE FARTARÃO: (LC.6.25) AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDS! PORQIE HAVEIS DE LAMENTAR E DE CHORAR; (JB.6.38) PORQUE EU DESCI DO CÉU, NÃO PARA FAZER A MINHA PRÓPRIA VONTADE, E SIM A VONTADE DAQIELE QUE ME ENVIOU; (RM.2.6) QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO: Desta vez, porém, Eu não lavarei os pés de ninguém, e quem quiser morrer de alma suja, dispõe do pleno livre-arbitrio: Antes, já penso até em lavar as minhas mãos, como Pilatos, e tirar o meu time de campo: (AT.4.19) JULGAI SE É JUSTO, DIANTE DE DEUS, OUVIR-VOS ANTES A VÓS OUTROS, DO QUE A DEUS? (MC.8.36) QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO NTEIRO E PERDER A SUA ALMA? (EZ.18.4) EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS, COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA; A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QUERO COM O QIE É MEU? (LC21.19) É NA VOSSA PERSEVERANÇA QUE GANHAREIS A VOSSA ALMA. Arnaldo ou Israel

  15. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 02/Jul/2015 às 14:30

    CCJ rejeita redução da maioridade penal para 16 anos De: Ana Monteiro Õ Arnaldo...deixa de ser louco, fanático e incoerente!! Ficando a favor de sua idéia, estaremos a favor da matança dos cidadãos de bem...É ISTO QUE VC QUER? MATANÇA GERAL!! ~E isto que está acontecendo!! MATANÇA GERAL!! É isto que vc prega, seu louco!!! Tudo isso com apoio deste governo corrupto...DEUS NÃO ESTÁ SATISFEITO COM ESSES DEFENSORES...NINGUÉM DELES PERTENCE A DEUS, SEU BURRO!! SÃO ATEUS, COMUNISTAS, TERRORISTAS, E OUTRAS COISAS MAIS...VC ESTÁ FAZENDO CORO COM ELES, SEU DOENTE!!! O Sr. Deus não é injusto!!! Seu idiota...onde vamos fazer esta formação da Família Cristâ e em quanto tempo hein?? Na sua casa? Quais desses bandidos mirins se interessarão em frequentar aulinhas de sua ética? SÃO PSICOPATAS NA MAIORIA...E ESTA GENTE NÃO GOSTA DO BEM ...NINGUÉM ESTÁ FALANDO EM PENA DE MORTE, MAS EM PRISÃO...FERA TEM QUE FICAR NA JAULA!!! AHHH E LOUCO COMO VC, TAMBÉM!! RESPOSTA UNILATERAL Amigos ou Inimigos: Eis a razão pela qual devemos acatar os conselhos e mandamentos de Deus, à exemplo destes:(PV.23.9) Não fales aos ouvidos do insensato, porque desprezará as tuas palavras: (MT.7.6) Não deis aos cães o que é Santo, nem lanceis aos porcos as vossas perolas: Logo, (JB.15.23) Quem me odeia, odeia também a meu Pai: Ora, Eu sou apenas um ex-pecador que tem implantado no coração humano os ensinamentos Cristãos, que a Providência Divina predestinou aos Homens e as Mulheres de boa fé, que acreditam na palavra e na lei de Deus; (1CO.13.8) porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade: Faço isto com muita honra, cumprindo o dever de toda Criatura Consciente que teme o Senhor, e faz a vontade do Criador dos céus e da terra: E todos aqueles que seguem a Jesus Cristo junto comigo, sabem que já convivemos com a “besta-fera” prometida pelo Senhor, e para quem já esta prescrita a pena da morte eterna: A morte do corpo e da alma: (MT.10.28) Não temei o que pode matar o corpo e não pode matar a alma; temei, antes, Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (MT.5.6) Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos: (AP.21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos assassinos, aos impuros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago do fogo e enxofre, a saber: A Segunda Morte. Arnaldo ou Israel CCJ rejeita redução da maioridade penal para 16 anos De: Ana Monteiro Õ Arnaldo...deixa de ser louco, fanático e incoerente!! Ficando a favor de sua idéia, estaremos a favor da matança dos cidadãos de bem...É ISTO QUE VC QUER? MATANÇA GERAL!! ~E isto que está acontecendo!! MATANÇA GERAL!! É isto que vc prega, seu louco!!! Tudo isso com apoio deste governo corrupto...DEUS NÃO ESTÁ SATISFEITO COM ESSES DEFENSORES...NINGUÉM DELES PERTENCE A DEUS, SEU BURRO!! SÃO ATEUS, COMUNISTAS, TERRORISTAS, E OUTRAS COISAS MAIS...VC ESTÁ FAZENDO CORO COM ELES, SEU DOENTE!!! O Sr. Deus não é injusto!!! Seu idiota...onde vamos fazer esta formação da Família Cristâ e em quanto tempo hein?? Na sua casa? Quais desses bandidos mirins se interessarão em frequentar aulinhas de sua ética? SÃO PSICOPATAS NA MAIORIA...E ESTA GENTE NÃO GOSTA DO BEM ...NINGUÉM ESTÁ FALANDO EM PENA DE MORTE, MAS EM PRISÃO...FERA TEM QUE FICAR NA JAULA!!! AHHH E LOUCO COMO VC, TAMBÉM!! RESPOSTA UNILATERAL Amigos ou Inimigos: Eis a razão pela qual devemos acatar os conselhos e mandamentos de Deus, à exemplo destes:(PV.23.9) Não fales aos ouvidos do insensato, porque desprezará as tuas palavras: (MT.7.6) Não deis aos cães o que é Santo, nem lanceis aos porcos as vossas perolas: Logo, (JB.15.23) Quem me odeia, odeia também a meu Pai: Ora, Eu sou apenas um ex-pecador que tem implantado no coração humano os ensinamentos Cristãos, que a Providência Divina predestinou aos Homens e as Mulheres de boa fé, que acreditam na palavra e na lei de Deus; (1CO.13.8) porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade: Faço isto com muita honra, cumprindo o dever de toda Criatura Consciente que teme o Senhor, e faz a vontade do Criador dos céus e da terra: E todos aqueles que seguem a Jesus Cristo junto comigo, sabem que já convivemos com a “besta-fera” prometida pelo Senhor, e para quem já esta prescrita a pena da morte eterna: A morte do corpo e da alma: (MT.10.28) Não temei o que pode matar o corpo e não pode matar a alma; temei, antes, Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (MT.5.6) Bem-Aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos: (AP.21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos assassinos, aos impuros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago do fogo e enxofre, a saber: A Segunda Morte. Arnaldo ou Israel

  16. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 28/Sep/2015 às 14:49

    ENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE (GL.1.9) ASSIM JÁ DISSEMOS, E AGORA REPITO: (AP.22.18) EU, A TODO AQUELE QUE OUVE AS PALAVRAS DA PROFECIA DETE LIVRO, TESTIFICO: (JB.14.17) O ESPÍRITO DA VERDADE QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO NO VÊ NEM O CONHECE, VÓS O CONHECEIS; PORQUE ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E NO TEMPO DA FOME CONSERVAR-LHES A VIDA: (MC.15.28) E CUMPRIU-SE A ESCRITURA QUE DIZ: (MT.1.23) EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ A LUZ UM FILHO, E ELE SERÁ CHAMADO PELO NOME DE EMANUEL (QUE QUER DIZER: DEUS CONOSCO: ATÉ QUE ENFIM... AGORA, OS IDOLATRAS JÁ NAO PODERAO CONTINUAR AFASTANDO A ALMA HUMANA DO ESPÍRITO DE DEUS IMPUNIMENTE; PORQUE JÁ SÃO PECADORES CONSCIENTES: JÁ NAO PODERÃO CONTINUAR PERPETUANDO A IGNORÂNCIA NA TERRA, CAUSANDO O SOFRIMENTO DO MEU POVO, E A DESTRUIÇÃO DO NOSSO PLANETA; PORQUE A MENTIRA JÁ NÃO PODE PREVALECER CONTRA A VERDADE ETERNA DOS MEUS TESTEMUNHOS ESPIRITUAIS, ASSIM SINTETIZADA: Paz à todos! Este tópico tem a finalidade de reunir algumas referências a respeito da encarnação do Espírito da Verdade para o período atual de transição planetária. Não serão mostradas as mensagens na íntegra, mas serão mencionadas as obras das quais os trechos foram extraídos, para quem quiser conferir posteriormente. Muitos estudiosos espíritas, para não dizer todos, fazem uma vista grossa para este magno acontecimento. Sendo assim, fazendo menção à parábola evangélica As Dez Virgens, perguntamos: estamos nos assemelhando às virgens loucas ou às virgens prudentes, quando o Noivo divino já está chegando? O real preparo está sendo realizado para receber Ensinamentos de ordem mais elevada, pelo novo Enviado de Deus à face da Terra? Quando uma nova luz iluminar o entendimento humano a respeito da Verdade Eterna através do Espírito da Verdade encarnado, estaremos preparados para recebê-la, ainda mais se estiver fora das nossas expectativas? Receberemos o Enviado mesmo se ele não estiver vinculado diretamente e atuante no Espiritismo? É, no mínimo, para refletir sobre o assunto. 1 - "Vimos preparar os caminhos para que as profecias se cumpram. Quando o Senhor vos der uma manifestação mais retumbante da sua clemência, que o enviado celeste já vos encontre formando uma grande família; que os vossos corações, mansos e humildes, sejam dignos de ouvir a palavra divina que Ele vos vem trazer; que ao eleito somente se deparem em seu caminho as palmas que aí tenhais deposto, volvendo ao bem, à caridade, à fraternidade." (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII, Instruções do Espíritos, mensagem O Orgulho e a Humildade, 12º parágrafo, pelo espírito Lacordaire) 2. - "(...) mas há outros [seres] cuja missão é agir sobre a Humanidade inteira, que não aparecem senão nas épocas mais raras, que marcam a era das transformações gerais. Jesus-Cristo foi um destes enviados excepcionais; do mesmo modo tereis, para os tempos chegados, um Espírito superior que dirigirá o movimento de conjunto e dará uma coesão poderosa às forças esparsas do Espiritismo. (...) Limito-me a dizer-vos: Esperai e orai., porque o tempo é chegado e o novo Messias não vos faltará: Deus saberá designá-lo a seu tempo. E, aliás, é por suas obras que ele se afirmará." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 3ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Baluze) 3 - "(...) Não fiqueis, pois, admirados de todas as comunicações que vos anunciam a vinda de um Espírito poderoso sob o nome do Cristo; (...) Se o Messias de que falam essas comunicações não é a personalidade de Jesus, é o mesmo pensamento. É aquele que Jesus anunciou, quando disse: 'Eu vos enviarei oEspírito de Verdade, que deve restabelecer todas as coisas', isto é, reconduzir os homens à sã interpretação de seus ensinamentos, porque ele previa que os homens se desviariam do caminho que lhes havia traçado. (...) Quando todas as bases estiverem postas, então virá o Messias, que deve coroar o edifício e presidir à reorganização, auxiliado pelos elementos que tiverem sido preparados" (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 4ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Lacordaire) 4 - "(...) Esse glorioso futuro que vos anunciamos será realizado pela vinda de um Espírito superior, que resumirá, na essência de sua perfeição, todas as doutrinas antigas e novas, e que, pela autoridade de sua palavra, ligará os homens às crenças novas. (...) Perguntais se esse novo Messias é a pessoa mesma de Jesus de Nazaré? Que vos importa, se é o mesmo pensamento que os anima a ambos? (...) Espíritas! Compreendei a gravidade de vossas missão; estremecei de alegria, porque não está longe a hora em que o divino enviado alegrará o mundo. (...) A ignorância e a perturbação ainda vos ocultam uma parte da verdade que só o celeste Mensageiro vos pode revelar inteiramente." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 6ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito São Luís) 5 - "(...) Sim, meus filhos, o povo se comprimirá sobre os passos do novo mensageiro anunciado pelo próprio Cristo, e todos virão escutar essa divina palavra, porque nela reconhecerão a linguagem da verdade e o caminho da salvação." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 7ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito Lamennais) 6 - "(...) Novas raças saídas das altas esferas vêm rodopiar em torno de vós, esperando a hora de sua encarnação messiânica (...). Estamos e ficaremos convosco, sob a égide do Espírito de Verdade, meu e vosso mestre." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 8ª mensagem, Futuro do Espiritismo, pelo espírito Erasto) 7 - "(...) as virtudes dos céus já se abalam e as estrelas caem de sua abóbada, mas transformadas em Espíritos puros, que vêm, como anuncia a Escritura em linguagem figurada, proclamar sobre as ruínas do velho mundo, o advento do Filho do Homem." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 10ª mensagem, As Estrelas Cairão do Céu, pelo espírito Dupuch) 8. - "Povos, escutai!... Uma voz se faz ouvir de um extremo ao outro do mundo: é a do precursor anunciando a vinda do Espírito de Verdade, que vem endireitar os caminhos tortuosos por onde o espírito humano se desgarrava em falsos sofismas. (...) O Espiritismo é essa voz poderosa que já repercute até os confins da Terra; todos a ouvirão." (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 11ª mensagem, Os Mortos Sairão de Seus Túmulos, pelo espírito João Evangelista) 9 - "(...) A vinda do Messias, como fato geral, está anunciada, porque era útil que dela se estivesse prevenido; é uma garantia do futuro e um motivo de tranquilidade, mas as individualidades não devem revelar-se senão por seus atos. (...)" (Revista Espírita, ano 1868, mês Março, Comentários Sobre os Messias do Espiritismo, 4º tópico, 8º parágrafo, por Allan Kardec) 10 - "(...) Moisés é o tempo passado; o Cristo, o tempo presente; o Messias a vir, que é o amanhã, ainda não apareceu... Moisés tinha que combater a idolatria; o Cristo, os fariseus; o Messias a vir terá também os seus adversários: a incredulidade, o cepticismo, o materialismo, o ateísmo e todos os vícios que acabrunham o gênero humano... (...) Mas esse Messias que deve vir é o próprio Cristo? questão difícil de compreender no tempo presente, e que amanhã será esclarecida. (...) É o Espiritismo que deve remover as grandes pedras que poderiam dificultar a passagem daquele que deve vir. Esse homem será poderoso e forte, e numerosos Espíritos estão na Terra para aplanar o caminho e fazer cumprir o que foi predito. (...) Esse novo Messias será chamado o Cristo? É uma pergunta que não posso responder; esperai o amanhã. (...) trabalhai sobre vós mesmos para vos regenerardes, a fim de que o Mestre vos encontre preparados." (Revista Espírita, ano 1868, mês Maio, Dissertação dos Espíritos, mensagem Ontem, Hoje e Amanhã, pelo Espírito da Fé) 11. - - "(...) Todos somos chamados ao grande labor e o nosso mais sublime dever é responder aos apelos do Escolhido. (A Caminho da Luz, cap. XXV, O Evangelho e o Futuro, 24ª parágrafo, pelo espírito Emmanuel) Setembro/2015 Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/encarnacao-do-espirito-da-verdade/#ixzz3mTdR8eBO