Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 07/Mar/2014 às 09:55
2
Comentários

Os parlamentares mais presentes em 2013

Os campeões da presença em plenário em 2013. Quinze deputados foram a todos os dias de votação. No Senado, três tiveram só uma ausência

deputado tiririca congresso nacional
Tiririca é um dos seis deputados que compareceram a todas as sessões desde o início da legislatura (Ag. Câmara)

Nem só de faltas vive o Congresso Nacional. Levantamento feito pela Revista Congresso em Foco revela que 29 deputados não tiveram nenhuma ausência no ano passado. Mas nem todos exerceram o mandato o ano inteiro. Desses, apenas 15 registraram presença em todos os 113 dias com sessões deliberativas. Entre eles, seis que ainda não perderam um dia sequer da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2011: Alexandre Leite (DEM-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Manato (SDD-ES), Pedro Chaves (PMDB-GO), Reguffe (PDT-DF) e Tiririca (PR-SP).

No Senado, os mais assíduos em 2013 foram José Pimentel (PT-CE), Paulo Paim (PT-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS), que registraram presença em 118 das 119 sessões realizadas pela Casa. Pimentel já havia sido o mais presente nos dois últimos anos: ele compareceu a todas as sessões de 2012 e faltou a apenas uma de 2011.

Com 100% de presença no plenário em 2013, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) acredita que o excesso de faltas dos parlamentares prejudica ainda mais a já desgastada imagem do Congresso. Ele diz ter recusado vários convites para eventos fora da Câmara em dias de votação por entender que é obrigação do congressista estar presente no plenário. “O número excessivo de faltas dos parlamentares atinge a credibilidade da instituição diante da população”, afirma. “Hoje, não podemos enganar mais ninguém”, acrescenta o petista.

Confira a lista dos 15 deputados mais assíduos:

Alexandre Leite (DEM-SP)
Amauri Teixeira (PT-BA)
Antônio Brito (PTB-BA)
Fábio Trad (PMDB-MS)
Hermes Parcianello (PMDB-PR)
Jutahy Junior (PSDB-BA)
Lincoln Portela (PR-MG)
Manato (SDD-ES)
Onofre Santo Agostini (PSD-SC)
Paulo Feijó (PR-RJ)
Pedro Chaves (PMDB-GO)
Policarpo (PT-DF)
Reguffe (PDT-DF)
Tiririca (PR-SP)
Valtenir Pereira (Pros-MT)

Os 10 senadores mais assíduos (Total de sessões no ano: 119)

José Pimentel (PT-CE) 118 presenças
Paulo Paim (PT-RS) 118 presenças
Ruben Figueiró (PSDB-MS) 118 presenças
Alfredo Nascimento (PR-AM) 117 presenças
Flexa Ribeiro (PSDB-PA) 117 presenças
Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 117 presenças
Lindbergh Farias (PT-RJ) 116 presenças
Lúcia Vânia (PSDB-GO) 116 presenças
Pedro Taques (PDT-MT) 116 presenças
Alvaro Dias (PSDB-PR) 114 presenças

Congresso em Foco

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 07/Mar/2014 às 10:21

    Não interessa o partido político, se é oposição, governista, direita, esquerda, ditador, democrático, o parlamentar tem que prestar serviço ao país, com decoro e representar a parcela da população que o elegeu. Temos que divulgar agora, com números comparativos, a lista dos parlamentares com menor assiduidade (conhecemos 4 até o momento!).

  2. Antonio Carlos Bueno Postado em 07/Mar/2014 às 14:30

    Ao comentar a lista dos deputados mais faltosos, na reportagem anterior, voltei a criticar deputados e senadores, porém, ressaltei que existem "raras exceções". Agora é necessário dizer: independente do partido político, não basta ser assíduo na câmara ou no senado, é preciso honrar o voto recebido pelo eleitor e trabalhar pelos interesses da sociedade como um todo.