Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 12/Mar/2014 às 15:10
15
Comentários

O voo da Varig que desapareceu para sempre

Voo Varig 967: o mistério do avião brasileiro que desapareceu para sempre. Saiba mais sobre o sumiço de aeronave que até hoje é considerado como um dos mais intrigantes da história da aviação mundial

avião varig desapareceu mistério

Megacurioso, com O Globo

Como você sabe, o misterioso desaparecimento do voo MH370 da companhia Malaysia Airlines está dando o que falar e, até o momento da publicação desta matéria, seu paradeiro continuava sendo desconhecido. Contudo, apesar de o sumiço de aeronaves ser algo bem raro, isso não significa que não existam casos que jamais foram solucionados. Aliás, um deles ocorreu em 1979 e envolveu um avião brasileiro.

O voo 967 da Varig decolou no dia 30 de janeiro do aeroporto de Narita, em Tóquio, e faria uma escala nos EUA antes de pousar em seu destino final, no Rio de Janeiro. Entre outros itens, o cargueiro — um Boeing 707-323C — transportava 153 quadros do pintor Manabu Mabe que haviam ficado em exposição no Japão e, na época, as obras foram avaliadas em US$ 1,24 milhão.

Desaparecimento

voo varig mistério
(Imagem:Reprodução/Aviation Safety Network)

O comandante da aeronave, Gilberto Araújo da Silva, contatou a torre de controle 22 minutos após a decolagem para informar que tudo transcorria bem. Mas um segundo contato deveria ter sido realizado uma hora mais tarde, e isso nunca aconteceu. O avião simplesmente desapareceu de todos radares.

O avião da Varig desapareceu sem deixar vestígios enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico após ter partido do Japão e, apesar das intensas buscas realizadas na área, as equipes jamais encontraram nenhum corpo, parte da fuselagem, manchas de óleo ou destroços que dessem alguma pista do que possa ter acontecido. Além do comandante, outras cinco pessoas faziam parte da tripulação.

Teorias

Os investigadores concluíram na época que a aeronave caiu no Oceano Pacífico aproximadamente 45 minutos após a decolagem devido a uma despressurização. Contudo, como sempre acontece nesses casos, várias teorias da conspiração foram formuladas para tentar explicar o sumiço do voo 967. Uma hipótese levantada foi a de sequestro a mando de colecionadores de arte, pois a aeronave transportava obras valiosas no porão.

Contudo, nenhum dos quadros apareceu até hoje. Outra teoria foi a de que o Boeing teria sido abatido pelos soviéticos por supostamente estar transportando um caça russo desmontado aos EUA ou, ainda, que, ao sobrevoar a costa da Rússia, o avião teria sido forçado a aterrissar e a tripulação foi assassinada. E, evidentemente, também existem as conspirações de que a aeronave foi abduzida por extraterrestres.

Entretanto, entre as teorias mais plausíveis está a de que, após o avião da Varig alcançar a altitude de cruzeiro, a despressurização da cabine teria sufocado a tripulação. Assim, eles teriam voado durante horas com o piloto automático até a aeronave ficar sem combustível e despencar em algum lugar muito distante das áreas nas quais as buscas foram conduzidas.

Curiosidade

Além de o sumiço do voo 967 da Varig ter se tornado um dos maiores mistérios da história da aviação mundial, o comandante Araújo também ficou conhecido por ser um dos raros pilotos envolvidos em dois acidentes com vítimas fatais. Isso porque, alguns anos antes do desaparecimento da aeronave, o comandante evitou uma enorme tragédia na França.

O avião que pilotava — que havia partido do Rio de Janeiro com destino a Paris — entrou em chamas e, para evitar que a aeronave caísse no meio da cidade e, assim, provocasse um estrago maior e com mais vítimas, Araújo informou a torre de controle sobre a situação, mudou a rota e caiu sobre uma plantação de cebolas nos subúrbios da capital. O acidente deixou 123 mortos, e o comandante foi condecorado como herói nacional na França.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 12/Mar/2014 às 19:08

    "... hipóteses de que a aeronave foi abduzida por extraterrestres ou atravessou um portal para outra dimensão." foi doído ...

    • Selton Postado em 12/Mar/2014 às 21:08

      Sempre surgem essas conspirações esdrúxulas!

    • Saraiva Postado em 14/Mar/2014 às 18:46

      Hahahahahha, eu acho essas teorias muito divertidas, até simpatizo.

  2. renato Postado em 12/Mar/2014 às 20:12

    O helicoptero do Ulisses Guimaraes também desapareceu aos olhos das Pessoas. Nunca Mais.... E ficou por isto mesmo..

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Mar/2014 às 08:36

      Logo após o Impeachment do Collor e ainda, processo de investigação e cassação do finado Paulo César Farias ... No mínimo colocaram uma bomba no helicóptero bem no acento do Ulisses. A mídia golpista na época, ao invés de investigar ou cobrar investigação do acidente, ficava circulando na praia com um VIDENTE para colaborar nas buscas. Até hoje a história ficou mal contada.

  3. Samuel Alencar Postado em 13/Mar/2014 às 06:07

    Lamentável o desaparecimento dessa aeronave. Minhas Condolências ao capitão e sua tripulação.

  4. Fernanda Abarca Postado em 13/Mar/2014 às 09:16

    "Entretanto, entre as teorias mais plausíveis está a de que, após o avião da Varig alcançar a altitude de cruzeiro, a despressurização da cabine teria sufocado a tripulação. Assim, eles teriam voado durante horas com o piloto automático até a aeronave ficar sem combustível e despencar em algum lugar muito distante das áreas nas quais as buscas foram conduzidas." Sim, já li sobre essa teoria e ela é de fato, a mais aceita. Só coloco um adendo: atualmente autoridades acham que o piloto automático os levou em linha reta até alguma área remota da Sibéria ou até mesmo do Polo Norte. Porém, como o clima ali é estremamente rigoroso, as buscas jamais foram realizadas depois de um certo ponto.

    • Artur Sander Postado em 13/Mar/2014 às 11:21

      Fernando, mas o avião teria combustível até tão longe?

      • Marcos Postado em 13/Mar/2014 às 12:46

        Provavelmente sim, já que ele teria para chegar aos EUA.

      • Thiago Teixeira Postado em 13/Mar/2014 às 19:04

        E geralmente esses Boeing 777 tem mais 15% de reserva no tanque para desvios de rotas. É possível chegar sim fazendo uma medição grosseira no mapa.

  5. Rodolfo Postado em 13/Mar/2014 às 11:29

    Como a série Lost. hahaa

  6. Klaws Weissphuder Postado em 13/Mar/2014 às 12:00

    E pq o piloto automático sairia da rota programada????

  7. Olga Postado em 13/Mar/2014 às 17:03

    Não sei quantos aviões também desapareceram na década dos 60-70, na área chamada de Triangulo das Bermudas, assim como navios e outra embarcações... não sei se teve alguma explicação científica. Mais acho que tem muitos mistérios de esse tipo a ser investigados!!!

  8. Luiz Gonçalves Postado em 19/Mar/2014 às 17:18

    Já li muita coisa sobre desaparecimentos de aviões,navios e nunca cheguei a conclusão que pudesse explicar o sumiço .Teorias de portais,naves espaciais,existem aos kilos.Alguma coisa aconteceu mas o que?

  9. Gabriel Postado em 25/May/2015 às 11:24

    Prefiro acreditar que tenha sido abatido, acidentalmente, por um caça soviético.