Redação Pragmatismo
Compartilhar
Vídeos 14/Mar/2014 às 16:59
15
Comentários

A farsa do vídeo que revela 20 estranhos se beijando pela 1ª vez

Assistiu o vídeo dos 20 estranhos se beijando pela primeira vez? Gostou? Era mentira

vídeo 20 pessoas beijando

Dez casais formados por pessoas que nunca se viram se beijam. A diretora de cinema Natalia Pilieva filma tudo. As cenas parecem saídas de um bom filme francês ou uma comédia romântica decente. Eles e elas trocam algumas palavras, dão risadas, perguntam uns aos outros se estão preparados. Tudo espontâneo e natural. O vídeo explodiu no YouTube (mais de 45 milhões de visualizações e contando). Quem assistiu enxergou esperança no amor e na raça humana.

Exceto que é mentira.

Quer dizer, era uma propaganda de uma grife chamada Wren. Atores, músicos e modelos estavam se beijando. Segundo o site Slate, havia nomes bacanas de Los Angeles como as modelos Natalia Bonifaci e Langley Fox (filha de Mariel Hemingway), além da cantora Nicole Simone e da atriz Soko (que interpretou a canção que serve de trilha sonora). Alguns já se conheciam.

Havia algumas pistas. O nome da Wren aparece no começo. As pessoas são atraentes. Provavelmente o resultado não seria o mesmo se Pilieva saísse às ruas convocando estranhos de verdade. Estranhos mesmo — gordos, carecas, baixinhas, enfim, gente comum. E eles pareciam à vontade, exatamente como ficam atores diante desse tipo de situação.

Quem se enganou queria ser enganado? Mais ou menos. O certo é que a Wren vai, provavelmente, vender mais roupas e ficou famosa com a ajuda de milhões de inocentes.

Muito do que se torna viral hoje em dia são campanhas planejadas com antecedência. Durante o Oscar, por exemplo, a apresentadora Ellen Degeneres fez um selfie épico, acompanhada de Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e outros rostos milionários. A foto era uma ação publicitária da Samsung (Ellen usa um iPhone, como todo o mundo).

É relativamente parecido com um reality show. Não há nada de real nos participantes de Big Brother, digamos (a não ser a burrice galopante). Nada é o que parece na internet. Mas uma coisa é certa: o vídeo dos 20 Estranhos Se Beijando Pela Primeira Vez continua bonito.

Vídeo

Kiko Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Julia Postado em 14/Mar/2014 às 17:37

    Mesmo sendo uma campanha públicitaria,acho que o sentimento que o vídeo traz foi o que conquistou as pessoas e não exatamente a veracidade. Propagandas,filmes,series tambem encantam as pessoas mesmo sabendo que se trata de atuação.

  2. Vitor Felix Postado em 14/Mar/2014 às 18:07

    "A foto era uma ação publicitária da Samsung (Ellen usa um iPhone, como todo o mundo)." Go home man, you're drunk...

    • José Carlos Postado em 14/Mar/2014 às 23:37

      Tipo isso HAHAHAHAHA

  3. Leonardo Postado em 14/Mar/2014 às 19:13

    "Uma propaganda que finge ser arte é, na melhor das hipóteses, como algúem que lhe sorri calorosamente simplesmente porque quer algo de você." David Foster Wallace

  4. Carlos Santos Postado em 14/Mar/2014 às 22:56

    A foto era uma ação publicitária da Samsung? Todo mundo usa iPhone? Ah, entendi, este não é um artigo sobre a campanha publicitária da Wren disfarçade de um video sobre estranhos se beijando. É uma campanha publicitária da Samsung disfarçada de artigo sobre a campanha publicitária da Wren disfarçade de um video sobre estranhos se beijando. Ou melhor, é uma campanha publicitária da Apple disfarçada de campanha publicitária da Samsung disfarçada de artigo sobre a campanha publicitária da Wren disfarçade de um video sobre estranhos se beijando!

    • Sofia Postado em 15/Mar/2014 às 14:24

      hahaha muitobom!!

  5. RENATA Postado em 14/Mar/2014 às 23:05

    Ai que droga! Acabei de dizer pra uma grande amiga que não caio em golpe da internet. Pois neste eu caí. Adorei seu comentário Carlos -- embora não tenha entendido metade. Não sou internética, sou ruim nisso aqui.Tanto q acho q não vou conseguir postar o meu comentário: ENGANADORES!\

  6. Felipe Postado em 15/Mar/2014 às 00:22

    Tudo bem que era "mentira", mas não acho necessário que esse texto seja escrito dessa forma rude, se nós tivemos uma esperança na humanidade ao ver o vídeo, que mal tem? A visão completamente pessimista sob a qual você se inspirou pra redigir essas palavras,sim, pode ser um retrocesso. Se foi montado ou não, a relevância é questionável... Eu passei a seguir o blog e a medida que o tempo foi passando senti uma mudança na maneira como os assuntos são tratados. "Se emocionou? Era mentira". Que coisa chata de se ler, como se você fizesse questão de apontar o dedo na cara e falar" burros, foram enganados". É muito mais que isso. Ler algo que nos faz bem -mesmo que o conteúdo sirva pra contradizer uma esperança- é a chave para uma frequência no site.

  7. Laís Postado em 15/Mar/2014 às 07:41

    Todo mundo usa iPhone?

    • Luiz Postado em 19/Mar/2014 às 11:44

      Também não entendi... Isso quer dizer enfim que a Samsung não existe! Que mundo essa jornalista vive?

  8. Eduardo lobo Postado em 15/Mar/2014 às 09:03

    Bom post, mas o caso da Ellen no Oscar tava na cara, e a idéia não era fingir que não era publicidade,só acreditou quem quiz, a Samsung era a patrocinadora do evento, presta atenção. precisa do que luminoso escrito Merchandising?

  9. Rafael Martini Postado em 15/Mar/2014 às 12:14

    Estranhos se beijando? Para quem não frequenta baladas, micaretas e certas festas, talvez seja novidade. Mas lá não é campanha publicitária não.

  10. Lívia Almeida Postado em 17/Mar/2014 às 11:57

    "Ellen usa um iPhone, como todo o mundo" Considerando que 90% dos smartphones usados no Brasil são Android, acho que a sua definição de "todo mundo" está meio deturpada.

    • Reinaldo Feurhuber Postado em 19/Mar/2014 às 13:41

      Cadê o botão curtir aqui?

  11. Reinaldo Feurhuber Postado em 19/Mar/2014 às 13:40

    Bonito e Sexy...