Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 17/Feb/2014 às 10:53
17
Comentários

A manipulação de imagens nos protestos da Venezuela

Protestos na Venezuela: web é usada para difundir imagens falsas ou descontextualizadas. A partir da internet, saber o que de fato acontece nas ruas da capital e de outras cidades do país é impossível

Em abril de 2002, a atuação dos principais veículos de comunicação privados na Venezuela foi decisiva para a derrubada – apesar de breve – de Hugo Chávez. Conforme depois o documentário A revolução não será televisionada demonstrou, a manipulação de imagens e informação armou o cenário e legitimou o golpe de Estado contra o presidente venezuelano, dentro e fora do país.

Agora, em 2014, as recentes manifestações contra Nicolás Maduro, eleito após a morte de Chávez, ano passado, também teriam sido manipuladas somente por televisões e jornais, de acordo com denúncias do atual governo, mas igualmente na web – espaço que há 12 anos não tinha o mesmo potencial informativo e político.

Na Venezuela, as redes sociais, com destaque para o Twitter, são amplamente usadas por ambos os lados, tanto que o próprio presidente e políticos da oposição o usam para fazer anúncios e se comunicar com seus seguidores. Desde quarta-feira (12/02), quando uma marcha opositora culminou em violência no centro de Caracas, diversas montagens e imagens falsas contra Maduro e o governo foram disseminadas, inclusive por jornalistas de redes como a CNN.

A partir da internet, saber o que de fato acontecia nas ruas da capital e de outras cidades do país foi impossível. No entanto, logo, a origem real de algumas imagens que eram compartilhadas, mostrando repressão policial e demonstrações multitudinais de apoio à oposição, foram reveladas. Fotos de protestos no Chile, Egito, Tailândia e até Brasil foram usadas “como prova” de que a polícia venezuelana reprimia violentamente, enquanto imagens de atos pró-independência da Catalunha foram apresentadas como marchas oposicionistas em Caracas.

Veja alguns exemplos encontrados no Twitter:

Tida como venezuelana, a imagem abaixo foi feita em junho de 2013, no Brasil:

venezuela1

Nesta foto, guardas usando um felpudo chapéu de inverno na Caracas caribenha?

venezuela2

“Eu e você somos venezuelanos, amigo”. Mas a frase deveria ter sido escrita em búlgaro:

venezuela3

Era pra ser da repressão na Venezuela, mas o site da Al Jazeera comprova a origem da imagem:

venezuela4

Nesta, a foto de um chavista ferido em abril do ano passado é usada por opositores:

venezuela5

Só não prestaram atenção à data:

venezuela6

Uma procissão religiosa foi retratada como protesto contra o governo:

venezuela7

Imagem de apoio à independência da Catalunha, na Espanha:

venezuela8

Marina Terra, Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 17/Feb/2014 às 11:08

    Americanos, dentro de sua casa. Isto é um terror...

  2. Caio Postado em 17/Feb/2014 às 11:39

    Legal que o brasil, turquia, n paises estão tendo onda de protestos, mas só venezuela está lutando contra um governo tirano pra algumas pessoas.. hehe

  3. Carlos Postado em 17/Feb/2014 às 11:52

    Incrível como começam a tentativa de defender um governo socialista! Se fossem uma a favor de vós fariam mais uma vez o mesmo que estes. Mas agora não dá para começar falando sobre como o governo atual é bom e quem vai contra é egoísta. Tem que tentar desmoralizar a oposição aos poucos. Há ou não há as manifestações? Se não há j[a passou da hora de tê-las.

    • Caio Postado em 17/Feb/2014 às 12:08

      Montagens nao deixam de ser montagens..

    • Caio Freitas Postado em 17/Feb/2014 às 12:55

      Acho que alguém andou faltando às aula de interpretação de texto da tia Maricotinha no colégio. O texto fala sobre a confusão de informações sobre o que realmente está acontecendo na Venezuela. Ninguém está defendendo o bolivarismo ou negando que há protestos lá. Só está mostrando que há muita manipulação na coberta dos eventos, conforme provas extraídas recentemente.

      • Carlos Postado em 17/Feb/2014 às 15:22

        Acho que realmente alguém faltou as aulas de interpretação de texto, ou não lhe foi explicado direito. Sorte a minha que nunca necessitei prestar atenção em aula alguma. Não disse concordar com falcatrua nenhuma. Nem essas das montagens nem essas do site.

    • Marcus Postado em 17/Feb/2014 às 13:46

      Triste ver gente defendendo esse tipo de falcatrua. No mais, NUNCA vi gente pegando fotos de passeatas ou protestos com muitas pessoas e dizendo que eram protestos pró-Maduro ou Chávez.

  4. Elias Postado em 17/Feb/2014 às 12:08

    Força ao povo Venezuelano.

  5. Thiago Teixeira Postado em 17/Feb/2014 às 12:14

    Golpe. É isso que querem os poderosos da mídia e elite quando perdem a eleição. O Brasil está assim desde 2002, Venezuela, Estados Unidos (ver os noticiários da FOX em oposição ao Obama), etc. Não importa a vontade do povo, se acham os donos da verdade, contratam black blocs para tumultuar as capitais e na Venezuela ocorre o mesmo fenômeno. Meia dúzia de derrotados saia as ruas e postam no mundo inteiro: "O povo venezuelano está insatisfeito com o governo". Ai bando de otário, o mundo está conectado, mentira tem perna curtíssima.

  6. Reinaldo Soares de Souza Postado em 17/Feb/2014 às 15:16

    Os USA fizeram o mesmo no Chile e faram o mesmo na Venezuela.É preciso ficar atento contra essa oligarquia a serviço da Embaixada Americana.Perdem as eleições e querem tomar o poder na marra.

  7. Angel Perez Postado em 17/Feb/2014 às 15:18

    Obrigado por compartilhar uma outra visão . No entanto, o que está escrito aqui tem muitos problemas . Não ter fontes suficientes para cobrir o que aconteceu ( silêncio total em mídia "formais" durante os eventos , sem cobertura real) vai empurrar as pessoas a usar a mídia social. Infelizmente, isso tem uma quota de informação não verificável ou falsa. Isso sempre vai ajudar o regime, que irá ofuscar a verdade , simplesmente dizendo : Esta foto é uma farsa ( a internet está cheia com isso, você pode criá-los e com certeza alguém vai compartilhá-lo ), e assim todas as outras fotos que pode ser verdade só vai como " inverificável " . No entanto, eu não acho que eles podem dizer que essas fotos são falsas : http://www.abc.es/.../tres-muertos-protestas-contra ... Eles não serão capazes de justificar os três mortes, no âmbito de um comportamento da polícia " impecável " ( muito longe disso ) , pelo menos não mais de algumas fotos falsas. Preocupação real foi colocada sobre os acontecimentos : http://www.amnesty.org/.../venezuela-must-investigate ... Alguns jornal nacional têm produzido uma compilação racional dos eventos , o resultado é bastante interessante : http://www.ultimasnoticias.com.ve/.../video---uniformados ... Não há necessidade de retocar as imagens reais , eles são brutais . Finalmente, eles se comparam muitas imagens que foram extraídas da internet e twitter que são difíceis de encontrar . No entanto , as pessoas podem tentar encontrar " Policia Bolivariana impide um estudiantes Pacificos gritar sus consignas dolartoday " usando o google , que vai no show estes resultados (eu não como esse site também) , esta informação é tão difícil confiar em que o "fake " eles mencionam . Relatórios formais , que incluem a polícia e outras forças de comportamento ter sido feito pelo advogado e associações no país : http://www.fmcenteresnoticia.com.ve/?p=39401 http://www.el-nacional.com/.../Provea-denuncia ... http://www.eluniversal.com/.../padres-pasaron-hasta-48 ... Alguns advogados , têm cargas "pesadas" : http://www.youtube.com/watch?v=SO-mg7Bt2lI Não há informações suficientes para saber que a situação não é boa . Só estou tentando fornecer alguns links e informações verificáveis ​​.

  8. ademar Postado em 17/Feb/2014 às 17:21

    Vejo que as fontes relatadas não são confiáveis e sem relevância, os posts são na maioria twiters de pessoas físicas, o jornalista da CNN retratou-se por ter postado a foto errada, com hipocrisia talvez, mas acho que estão superestimando publicações com pouco importância, pouco abrangência para dizer que seja manipulação total de informações. O fato é que se as manipulações de imagens fosse o problema da Venezuela a solução seria fácil, porque o problema seria mínimo comparado a realidade que se passa naquele país. a Crise financeira é gravíssima, desabastecimento de produtos básicos, inflação galopante, moeda local desvalorizada, reservas em dólares minguando, a PEDEVESA está em frangalhos, produz 30% menos petróleo que há 10 anos atrás, isso debaixo de um mar negro no subsolo, população dividida e em atrito, violência beira os níveis de guerra, número de homicídios por habitante 4 vezes maior que a cidade de São Paulo. Só podemos desejar sorte ao povo da Venezuela, que de alguma maneira consigam amenizar suas agruras e sair desta situação caótica.

  9. Elias Postado em 17/Feb/2014 às 21:41

    Sorte a todo povo Venezuelano que se livre da corja autoritária que tomou o país e a America Latina, hoje toda America Latina é um antro de violência, drogas, falta de cultura e morte isso resume nosso continente, os governo não investem em educação, a população é presa a uma ideologia assassina e atrasada, valores destruídos, pessoas agindo que nem animais em "bailes" promovidos pela total e completa falta de cultura e educação dominados por bandidos, juventude falida ou seja futuro falido, que a Venezuela resiste a tudo isso e que o que venha depois de fato leve educação de desenvolvimento para o país se não a desgraça vermelha volta.

    • Caio Postado em 18/Feb/2014 às 12:19

      Ta, e ontem era uma suiça..

  10. Rodrigo Postado em 19/Feb/2014 às 17:10

    E os, até o momento, cinco mortos? São criação do photoshop também? Um deles atropelado por veículo da YPF....

  11. Carlos Prado Postado em 18/Mar/2014 às 14:37

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=824335520916427&set=a.751080868241893.1073741828.751020531581260&type=1&permPage=1

  12. Carlos Prado Postado em 19/Mar/2014 às 17:14

    http://www.porcocapitalista.com.br/2014/03/o-governo-de-maduro-e-indefensavel.html