Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 21/Feb/2014 às 15:30
39
Comentários

376 famílias são violentamente expulsas de comunidade em Fortaleza

Um cenário de guerra. Mulheres grávidas, crianças e trabalhadores desarmados contra 150 policiais da Tropa de Choque. Resultado: 376 famílias pobres violentamente despejadas de uma comunidade carente

Veja a seguir cenas do despejo forçado na manhã do dia 20 de fevereiro de 2014 na comunidade Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Cerca de 376 famílias ocupavam o terreno desde setembro de 2012. Após uma série de negociações frustradas com a Prefeitura (proprietária do terreno), a ordem judicial de despejo foi cumprida com a presença de 150 homens do Batalhão de Choque.

Vídeo:

Grávida agredida

Juliane Queiroz da Silva, 20, moradora da Comunidade Alto da Paz foi surpreendida pela chegada da polícia em seu barraco. Grávida de 8 meses, Juliane recebeu um chute de um policial.

despejo comunidade fortaleza
Girlane da Silva (dir.), grávida de 8 meses, foi agredida em despejo (Reprodução)

Sua mãe, Ana Célia, ao chegar no local, encontrou sua filha gritando de dor com a marca do coturno em sua barriga. A grávida foi imediatamente levada para a ambulância que estava no local.

“Disseram pra gente que era uma varrição na praia. Isso aqui tá errado. Se soubesse não teria vindo”

Vestidos de uniforme laranja, vários dos garis da Prefeitura escalados para o despejo pareciam desconfortáveis, enquanto ajudavam os moradores do Alto da Paz a retirarem seus pertences de casa. Não era só o calor, os estampidos de bala aqui e ali, a gritaria. Quando subiram na caçamba de um caminhão (“Viemos igual cachorro, no meio do entulho, de cheiro de merda…“) rumo ao Vicente Pinzón, não sabiam qual serviço lhes esperava.

1gari

Um disse pensar que iriam capinar o meio fio da avenida Dioguinho. Outro chegou furtivo e disse nos nossos ouvidos: “Disseram pra gente que era uma varrição na praia. Isso aqui tá errado. Se soubesse, não tinha vindo.” Todos com quem falamos moram em bairros periféricos de Fortaleza (Bonsucesso, Bom Jardim, José Walter), ganham um salário mínimo e pagam aluguéis entre R$ 200 e 350. Nenhum disse morar numa ocupação.

“Lembrei agora da minha cama…”

O seu Francisco, de 70 anos, desceu a rua Ismael Pordeus arrastando no calçamento o assoalho metálico de seu carrinho de catar material reciclado. Desceu rápido como se já soubesse pra onde ir. Cruzou no caminho com uma formação da cavalaria que subia a ladeira rumo à entrada da comunidade. Estancou dois quarteirões depois da barreira policial para descansar um pouco.

Seu Francisco (Reprodução)
Seu Francisco (Reprodução)

Carregava sacolas com roupas, a televisão de 14 polegadas, um fogão, o bujão de gás, panelas e o que sobrou da despensa. “Não é pra levar, não?”, assustou-se quando chegamos pra entrevistá-lo. Desconfiou que não poderia se tirar nada da casa. Depois mostrou a marca na batata da perna do que deve ter sido uma bala de borracha. Natural de Canindé, chegou a Fortaleza em 1970. Morou a vida toda nas redondezas da Praia do Futuro, sustentando-se da coleta de sucata e material reciclado. Disse que voltaria agora para um quartinho alugado na PF. E quando ia retomar a marcha, espantou-se num pulo com as mãos na cabeça: “Ih! Olha! Lembrei agora da minha cama… A cama novinha… Será que dá pra buscar ainda?”

Confira abaixo mais imagens do despejo da comunidade Alto da Paz:

despejo1

.

despejo2

.

despejo3

.

despejo4

.

despejo5

.

despejo6

.

despejo7

com informações de NigeriaFilmes e agências locais

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Lopes Postado em 21/Feb/2014 às 15:42

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ( TÍTULO I ) DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS . ART. 1 - A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, FORMADA PELA UNIÃO INDISSOLÚVEL DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL , CONSTITUI-SE EM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E TEM COMO FUNDAMENTOS : INCISO III - A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ... Seria uma falsa impressão minha ou os princípios fundamentais do Estado brasileiro não passam de mera retórica ?

  2. Alberto Lamar Postado em 21/Feb/2014 às 16:30

    Pra expulsar os pobres de suas casas e garantir espaço para os ricos e seus investimentos temos um batalhão de 150 policiais. Mas quando um grupo de bandidos fecha todas as entradas de uma cidade pequena pra realizar assaltos, os policiais ficam acuados e não chega nenhum reforço. Essa é a polícia do Brasil.

  3. Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2014 às 16:31

    Por mais que existam leis, contra ou a favor das pessoas que moram em invasão, reuniões exaustivas já foram feitas com os líderes da comunidade (provavelmente), estes sabiam que poderiam ter um desfecho desses, nada justifica um governante tomar uma atitude tão estúpida e desumana. Colocar a polícia do Choque contra a população (pois são funcionários e nada tem ver com o pato, estão cumprindo ordens) e uma covardia com ambos, principalmente com os moradores da comunidade.

    • renato Postado em 22/Feb/2014 às 01:03

      Exatamente, uma puta sacanagem, com os moradores, com a policia, comigo que pago esta porra, e precisava que usassem um mínimo de inteligência para dar um maxim de Dignidade Humana como disse o Alexandre. E neste meio, eu defensor dos direitos humanos, cobro a presença de representantes deste codigo de ética mundial. MAS....com certeza é do interesse de poucos, esta covarde presença do estado diante de nossos irmãos brasileiros...COVARDE.. Pois estamos em nossos lares, confortavelmente, quando pensamos que tudo ao nosso redor deva seguir como queremos no final de nossas orações. AMEM. Para os que não tem compaixão, desejo longa vida...muito longa.

      • Thiago Teixeira Postado em 22/Feb/2014 às 08:27

        Matou na mosca Renato! Onde estavam o pessoal dos DIREITOS HUMANOS????? Bem colocado. Provavelmente ocupados na delegacia flertando com um estuprador de criança.

      • Alexandre Lopes Postado em 22/Feb/2014 às 09:26

        Justamente , Renato . O mínimo de inteligência, como você disse , para perceber que DIREITOS HUMANOS estavam sendo violados de forma escandalosa !

      • Danillo Postado em 24/Feb/2014 às 21:53

        DIREITOS HUMANOS ???????????????????????????????????????????????? ocupados defendendo meliantes e delinquentes !

      • Clara Fern Postado em 25/Feb/2014 às 13:07

        O cara não sabe que pessoal de direitos humanos também trabalha com direito a moradia, à educação, à saúde?O cara não sabe que o sistema criminoso detesta os pessoal dos direitos humanos pq prefere resolver tudo na base da corrupção? Cada pessoa atendida pelos direitos humanos é um risco de uma perda para o cirucito do crime. E sim, eles estão lá dando arrecadando alimentos, colchões e artigos de limpeza para as pessoas que estão acampadas em outro lugar, sem apoio de prefeitura ou governo.

    • Moésio Mota Postado em 23/Feb/2014 às 19:58

      Thiago Teixeira - O pessoal que defendem os Direitos estiveram antes, quando acompanharam várias reuniões e Audiências (a última ocorreu na Defensoria Pública), durante, na hora do despejo com advogados, militantes sociais, acompanhando e defendendo as pessoas presas (houve prisões durante o despejo), acompanhando em seguida na Habitafor (órgão da PMF responsável pela questão da moradia) e continua acompanhando os despejados, dentro de suas possibilidades. Infelizmente pouca gente defendo o Direito de todos os humanos. Boa parte de nosso povo só defende os direitos de quem tem o poder econômico.

      • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2014 às 14:54

        Menos mal então.

  4. Juniperos Postado em 21/Feb/2014 às 17:36

    Será que querem construir um estádio aí? Se a senhora for humana, um pouco que seja, por favor, diga algo a respeito dona D. Pelamordedeus, deixe um pouco a copa de lado.

  5. Robson Postado em 21/Feb/2014 às 17:49

    Sinceramente, esse planeta está um caos de injustiça. Um mundo onde uns tem muito e outros não tem nada, nem direito à uma vida digna...

  6. Tammy Postado em 21/Feb/2014 às 17:50

    E aquele terreno que a Globo se apossou? Num vão descer o cacete lá tb não?

  7. Maria Aparecida Jubé Postado em 21/Feb/2014 às 18:28

    Se o terreno é da prefeitura, quem pediu a justiça para determinar o despejo foi o prefeito, enquanto ficam cobrando da presidenta, o culpado por essa selvageria fica numa boa, precisamos aprender a cobrar dos culpados, senão nunca teremos um país mais justo.

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2014 às 20:13

      Negativo Maria. A culpa é do Lula. Terá Copa. Construíram estádios ao invés de Hospitais ... Fizeram porto em Cuba, Genuíno é mensaleiro, acabou o dinheiro do PAC, Dilma é terrorista, tem que desmilitarizar a polícia, a esquerda esta falida ... (ufa, esqueci de alguma coisa?) PS: estou sendo irônico, tá?

      • tiago carneiro Postado em 22/Feb/2014 às 02:36

        Os mentecaptos, como o Thiago Teixeira, encontrarão qualquer coisa para culpar o Lula. Isso se chama Ódio de Classe. O terreno é da prefeitura, como fora dito. Pense um pouco mais.

      • renato Postado em 22/Feb/2014 às 20:33

        70 bilhoes para copa. 700 bilhoes para educação e saude. 50 bilhoes foi o que a direita tirou da saude por ano, lembra, ou esta sobrando dinheiro da cPMF para você. Você acha que toda a população do Brasil esta DOENTE. Pensa que o Brasileiro só vive na fila do SUS. Calma aí companheiro, nós tambem queremos pão e circo de vez em quando, e agora é uma excelente oportunidade para isto.. Não vai pegar um cineminha hoje, ou vai guardar dinheiro para ir ao médico amanha. Espero que possa fazer teu exame de prostata..eu já fiz e agora que estou largo, quero mais assistir o Brasil na Copa, e estou pouco me lixando se ele vai ganhar ... Mas eu quero que ganhe.

      • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2014 às 14:58

        Xará ... leia novamente meu comentário. Mas leia até o final.

  8. alzenir Postado em 21/Feb/2014 às 22:53

    Cadê os Direitos Fundamentais a Dignidade da pessoa Humana, a Constituição Federal é tão bonita, todos tem Direito moradia, Saúde e segurança, País da copa do mundo, da corrupção de uma politica suja ,nojenta e imoral, onde pobre é tratado como bicho, tenho vergonha desse País.

    • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2014 às 14:59

      Segundo o Moésio Mota, eles participaram sim em defesa da comunidade.

  9. renato Postado em 22/Feb/2014 às 01:24

    Apaguei tudo o que escrevi. E continuo com ânsia...

  10. Adalberto Postado em 22/Feb/2014 às 10:09

    Esta é a "Fortaleza Bela", slogan da prefeita anterior (Luiziane Lins - PT) ao atual Roberto Claudio pau mandado de Cid Gomes, nosso "amado" governador. Essa é a Fortaleza que o turista não vê. Pois quando sai da Beira-Mar se tranca em um resort e diz que conheceu o Ceará. Claro que favela e pobreza não são atrações turísticas, mas se tivéssemos dirigentes que empregassem o dinheiro na melhoria de moradia do cidadão, Fortaleza aumentaria seu potencial turístico. E não falei da prostituição que corre solta em todos os níveis.

    • Thiago Teixeira Postado em 22/Feb/2014 às 13:30

      Tinham que achar algum envolvimento com o PT ... Parabéns. O primo do vizinho do amigo da dentista da Sininho é filiado ao PT, logo, os Black Blocs são invenção do PT.

  11. Maria de Lourdes G.Prino Postado em 22/Feb/2014 às 13:52

    Que DEUS proteja os pobres humilhados e os bárbaros também.

  12. silva Postado em 22/Feb/2014 às 15:20

    quer conhecer a humanidade politica de Fortaleza vá na feira em período de eleição é uma maravilha passado esse período O RAPA vem com força é tanta humilhação com pessoas TRABALHANDO PARA SOBREVIVER que chega a fazer mal para quem ver aquilo, é algo indecente amoral que vc cada vez mais desacredita no ser humano.

  13. Luck Postado em 22/Feb/2014 às 16:18

    Thiago Teixeira, pelo teor de seu comentário, meu rendo ao seu intelecto.... P.S.: tbm estou sendo irônico

    • Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2014 às 14:56

      Poxa .. eu anime ... depois desanimei ... com seu comentário.

  14. dudu Postado em 22/Feb/2014 às 16:34

    A CULPA É DA ESTRUTURA POLITICA N ADIANTA MUDAR DE COMANDANTE SE O SISTEMA É O MSM TEM Q MUDAR A ESTRUTURA POLITICA DO BRASIL, O POVO BRASILEIRO INCLUSIVE ELEITORES SÃO CORRUPTOS DEPOIS FALM DEPOLITICOS SE TIVESSEM LÁ FAZIAM PIOR

  15. charles Postado em 22/Feb/2014 às 18:05

    Cadê a Maria do Rosário?Digo: Nesse dia estava no Beira Rio com a Dilma chutando uma bola.Tem que ter estomago.

  16. Sandra Postado em 22/Feb/2014 às 21:19

    Os PMs estavam cumprindo ordens... de chutar a barriga de uma grávida de oito meses? Bárbaros, estamos realmente voltando a barbarie. O ser humano é tratado como entulho que deve ser removido, outros (os garis) transportados junto do lixo fétido.

  17. Denis Gouveia Postado em 23/Feb/2014 às 00:38

    E os direitos humanos falam nada a respeito desses comunitários expulsos covardemente como se fossem ratos. Mas se for um bandido ai a história muda.

  18. Amadeu Provenzano Filho Postado em 23/Feb/2014 às 09:45

    É constitucional que todo cidadão tem direito ao seu espaço, à sua moradia. Não importa se de sua propriedade ou não, mas tem direito, inclusive o de se expressar e de ir e vir. Não é o que acontece com o banditismo terrorista travestido de governo, desse que a Justiça Eleitoral OBRIGA todo cidadão maior a votar, em cima de promessas porcas, espúrias, nojentas. O nosso povo é morno, infelizmente. É bíblico: "O MORNO EU VOMITAREI". E por sermos mornos, nem frios nem quentes, estamos sendo vomitados dos nossos lugares, dos nossos direitos. Essa Constituição aprovada em 1988 está ultrapassada, viciada, e favorece todo tipo de crimes contra os cidadãos, até que se prove o contrário, inclusive o sistema eleitoral que como já foi dito aos quatro cantos, favorece a falta de transparência, a corrupção e é coercitiva, e punitiva, promove a perseguição política contra o cidadão que protesta, a partir das Câmaras de Vereadores. Se a insígnia da Bandeira Nacional que é o símbolo maior da nação se resume na faixa branca em: " ORDEM E PROGRESSO", onde estão as instituições que garantem e protegem os direitos de igualdade dos cidadãos? Onde estão os que tem o dever cívico, moral e legal de impedir essa trama em que o país está mergulhado, e não defendem e asseguram a Constituição na sua essência a ponto de impedir que mazelas políticas aconteçam uma atrás da outra sem que nada aconteça aos que interessadamente querem ser, e são políticos para interesses próprios e não coletivos? Cadê o nosso exército para garantir uma democracia limpa, isenta, e livrar o país dessa que aí está, corrupta e opressora. Cadê o exército? Cadê o exército? Cadê o Exército para garantir a ordem. Um Exército que vê o país sendo mergulhado numa convulsão social sem fazer nada fruto de desgovernos, vendo o nosso povo sendo massacrado debaixo dos seus olhos. Covardia ! Cadê e pra serve o exército para garantir o LIBERTAS QUAE SERA TAMEN ? Ou tudo o que aprendemos da nossa história é mentira ?

  19. HELDER LEVI Postado em 23/Feb/2014 às 19:22

    Esse é o maior absurdo que eu já vi na vida, gente alguém pode dizer o que podemos fazer?

  20. RIBEIRO MAIA Postado em 23/Feb/2014 às 23:11

    Pessoas carentes que em menos de 1 ano constroem sobrados, casas estruturadas, barracos negociados a todo momento por até 80 mil reais, são essas as pessoas carentes? O motivo é a invasão de terras públicas, que não podem ser doadas a bel prazer, ação legitima do poder público.

  21. JOÃO LUIS GURGEL Postado em 24/Feb/2014 às 07:21

    Em nada vemos uma intervenção política eficiente. Uma desapropriação, por exemplo e mais uma urbanização da invasão. SOLUÇÃO: quebrar o esquema político existente pois já vimos que não tem nada a realizar. "VAMOS VOTAR EM POLITICOS NOVOS, RETIRAR ESSA VELHARIA QUE DIZ QUE REPRESENTA O POVO, A MAIORIA PLITICOS PROFISSIONAIS, CORRUPTOS COMO ESTAMOS VENDO AI NA TELEVISÃO, DIARIAMENTE" RENOVA BRASIL!

    • Felipe Postado em 26/Feb/2014 às 05:06

      Se não há paz para o povo que não haja paz para seus governantes, não lhes dão educação, não lhes dão saúde, não lhes dão moradia, não lhes não dignidade. Proteste

  22. Denys Moraes Postado em 24/Feb/2014 às 18:21

    É ISSO GENTE, AINDA NÃO SE ACOSTUMARAM? PRIMEIRO VOCÊ VOTA NAQUELE QUE SE DIZ HONESTO! POR FAVOR ... ACREDITEMOS EM PAPAI NOEL. CIDADE SEM LEI,ME DESCULPEM , TEMOS SIM LEI PARA OS CRIMINOSOS E OS POLÍTICOS CORRUPTOS E TAMBÉM QUE POR FIM SÃO CRIMINOSOS CIDADE SEM PLANO DIRETOR, POLÍTICOS INCOMPETENTES E SEM PALAVRA( MENTIROSOS).

  23. Salvador Postado em 25/Feb/2014 às 16:28

    Pq os indignados aqui nao adotam um morador desses na própria sala? Pq quem disse q eles tinham direito a estar ali na terra q nao era deles?????

  24. VANUZA Postado em 02/Mar/2014 às 19:49

    SE ELES ESTAVAM "OCUPANDO" ESTAVAM TAMBÉM DENUNCIANDO A FALTA DE DESCUMPRIMENTO DOS SEUS DIREITOS POR PARTE DO ESTADO. E SE O ESTADO NÃO COMPRE O SEU DEVER, VAMOS OCUPAR SEUS TERRENOS, SUAS CÂMARAS, SUAS PREFEITURAS...I QUE NÃO PODE ACONTECER É O ESTADO (NO PAPEL DA POLÍCIA) CHUTAR BARRIGAS DE MULHERES GRAVIDAS OU FERIR PESSOAS COM BALAS DE BORRACHA. ISSO NÃO É CUMPRIR ORDENS, É ABUSO DE PODER. É COVARDIA!!!!