Redação Pragmatismo
Compartilhar
Xenofobia 30/Jan/2014 às 14:53
92
Comentários

Estudantes brasileiros sofrem xenofobia em Portugal

Estudantes Brasileiros denunciam xenofobia na Universidade de Coimbra, em Portugal. Há desrespeito no ambiente escolar até mesmo por professores

xenofobia brasileiros portugal coimbra

• Os brasileiros e os pretos deveriam morrer.
• ‘Mas você é brasileira!’ – quando recusei uma investida sexual
• ‘Burro! Aprenda a falar/escrever o português direito’ — tudo isso porque sou brasileiro
• ‘Sabe o quê brasileira fala quando vai tirar foto? Pênis’ – depois ele sorriu ironicamente…

Cartazes de protesto com os dizeres acima ganharam as redes sociais nos últimos dias denunciando a xenofobia praticada contra brasileiras e brasileiros estudantes da Universidade de Coimbra, em Portugal. A repercussão das mensagens na internet, entretanto, esconde uma realidade muito mais complexa: o ódio contra estrangeiros é apenas uma das formas do preconceito perpetrado diariamente no campus universitário português. Indiscriminadamente, alunos e professores de Coimbra adotam, com agressividade, posturas racistas, machistas e homofóbicas.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

O que houve foi uma confusão criada a partir de uma versão equivocada que circulou na internet. No início, acreditou-se que os cartazes faziam parte de uma manifestação organizada apenas por brasileiros vítimas de xenofobia em Coimbra.

Mais tarde, viu-se que a história não era bem essa. Durante uma campanha eleitoral para uma instituição acadêmica discente, uma das chapas estudantis adotou como bandeira política a denúncia das diversas formas de opressão presenciadas na universidade — entre elas, o preconceito contra brasileiros. Resolveram então produzir “ensaios” e estampar cartazes com as agressões ouvidas e presenciadas por alunos.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

A chapa Lista R – Reset à AAC, organizadora da manifestação, lamentou a descontextualização da campanha e disse que se assustou com a repercussão equivocada. Os membros do grupo, contudo, confirmaram que há sim casos de xenofobia contra estudantes estrangeiros, brasileiros ou não.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

“Isso não é uma guerra entre portugueses e brasileiros. Estamos todos juntos no combate a todo tipo de discriminação”, afirmam os representantes da chapa.

Em nota, a Universidade de Coimbra disse que investigou o ocorrido e negou que haja casos de racismo na instituição, mas afirmou estar aberta a receber qualquer denúncia. “Refutamos categoricamente a acusação de que haja um ambiente de xenofobia na Universidade de Coimbra. Em qualquer caso, se viermos a ter conhecimento de alguma situação de discriminação efetiva em função da nacionalidade, atuaremos com determinação, nomeadamente através de ação disciplinar”, destacou o comunicado.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

Os estudantes, por sua vez, afirmam que são poucos os casos que chegam a ser denunciados — tanto pelo medo das vítimas, quanto pela falta de informações a respeito. Em função disso, os episódios ocorridos na Faculdade de Letras (FLUC) ganharam mais repercussão justamente terem sido denunciados à direção.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

A Universidade de Coimbra afirma ter mais de 4 mil estudantes estrangeiros, de mais de 90 nacionalidades. Recentemente, Portugal tem investido na atração de alunos estrangeiros como forma de obter recursos para as instituições de ensino superior. Desde 2005, os repasses anuais às universidades caíram quase um terço. Em 2014, o corte será de 4,1%.

xenofobia brasileiros portugal coimbra

Paulo Pastor Monteiro, Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Abraxas Postado em 30/Jan/2014 às 15:09

    Nos, que éramos jovens nos anos 80, JAMAIS esqueceremos o que Portugal fez e falou contra nós...GUERRA ETERNA A ESCÓRIA LUSA, QUE ECOA E REPETE A RECONQUISTA DO SÉC.XV!!

    • Carla Postado em 30/Jan/2014 às 15:37

      O que houve nos anos 80, Marcos?

    • Afonso I Postado em 30/Jan/2014 às 16:53

      Deixe de ser um Caipira complexado ! O que Portugal falou contra vc's? ou contra ditadura? Quem lutou pela liberdade de Chico Buarque quando foi preso? Você conhece algumcoisa de Portugal e dos Portugueses seu ignorante? Eu sou Português e vivo aqui...e posso dizer que estou surpreendido com a tacanhês brasileira, seus enormes preconceitos, machismo exacerbado, xenofobia (como defesa dessa ignorancia mesmo) ..e das eternas desculpas que arranjam com a herança Lusa para desculpar seus fracassos...têm 500 anos...a Australia só tem 200 e foi feita por degradados...Crescam !

      • Lívia Dantas Postado em 30/Jan/2014 às 17:24

        A porta da rua é a serventia da casa.

      • deisy Postado em 30/Jan/2014 às 17:28

        Pois eu sou brasileira e conheco muito bem os portugueses para concordar que existe xenofobia sim. Na verdade eh um recalque, com todo o dinheiro que tiveram, com todo o poder e hoje estao limpando merda dos europeus ricos. Eu no teu lugar teria vergonha de defender o que vcs fizeram, nao so ao povo que aqui vivia como tambem em muitos lugares da africa.

      • Marcos Pinheiro Postado em 30/Jan/2014 às 17:44

        Só que na Austrália os degradados não eram Portugueses.

      • Seu nome Postado em 30/Jan/2014 às 18:56

        Volta pra lá.

      • Bibi Postado em 30/Jan/2014 às 19:14

        Tá fazendo o que aqui, Volte pra seu País, de mulheres horrorosas e gente grossa e mal educada !!!!! Nada contra Portugal, mas contra o povo mal educado que tem lá e se acham melhores do que os Brasileiros!!!! Só lembrando, a herança que recebemos de vcs, Portugueses, resultou nisso !!!!!

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2014 às 19:41

        Calma lá, temos 124 anos ... Onde você aprendeu História? Antes aqui era Portugal e inclusive o seu Rei largou a sua terra e veio morar aqui, e ai?

      • alcimar Postado em 30/Jan/2014 às 19:56

        O BRASIL se tornou independente 1822, faça a conta .

      • Luiz Postado em 30/Jan/2014 às 19:58

        Esse pessoal nem deve saber o que consistia o crime de degredo na época, Afonso. Até Camões foi degradado. Essa cultura de vitimismo, culpar a colonização lusa, começou dos anos 40 para cá. Sou brasileiro, neto, bisneto e funcionário de português. Todos sabem que "lá, é como cá". Portugal tem seus problemas e suas maravilhas, assim como aqui.

      • Lola Postado em 30/Jan/2014 às 20:08

        Lá nao tem putaa nao ne, só no Brasil. E vc pq nao vai trabalhar la,ta faltando emprego?

      • André Postado em 30/Jan/2014 às 22:50

        Existe xenofobia em Portugal sim !! Existe sentimento de complexo entre os portugueses em relação ao Brasil sim !! Todos os países que Portugal e Espanha colonizaram são problemáticos. Então, a herança portuguesa é uma merda. Nada contra Portugal e os portugueses, mas o Brasil com todos os problemas é uma grande nação, e Portugal hoje? Primo pobre da bela Europa. Que pena que a herança cultural no Brasil veio de Portugal e não da Inglaterra.

      • Elias Maluco Postado em 31/Jan/2014 às 02:26

        Não é porque o Brasil é uma merda que o seu país é bom. Aliás, o seu país é mais lixo ainda, por ter explorado e deixado vários países na miséria e mesmo assim conseguir estar na merda hoje.

      • Rita Postado em 31/Jan/2014 às 03:09

        E o que vc esta fazendo aqui, imbecil?

      • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2014 às 10:39

        Rei descendente direto da família real portuguesa, pra mim continuou sendo colônia.

      • Rodrigo RdS Postado em 31/Jan/2014 às 10:52

        E eu estou surpreendido com os portugueses agora, principalmente com o seu comentário. É, Brasil não foi feito por degradados, mas sim por portugueses. Glória ao rei, Afonso I!

      • Carlos Postado em 07/Jul/2016 às 22:21

        Entao Volta pra Portugal odeio portugués vieran pro Brasil mataran meus ancestrais indios robaram saqueram mataram estupraram trouxeram a escoria pro Brasil doencas e td e querem se fazer de coitados Volta pra Portugal

    • Lucas Postado em 30/Jan/2014 às 16:55

      Nessas horas surgem esses sentimentos de raiva mesmo ! Aqueles que pensamos atrocidades do tipo vamos esmagar esse país nanico e falido e mostrar quem são as putas e os lixos! Mas quando o sangue para de ferver vejo quanto irracional é essa vontade.

      • Mel Postado em 31/Jan/2014 às 00:46

        Gente, mas português ter preconceito com brasileiro é a piada mais ridícula que já ouvi. Primeiro porque 80% dos brasileiros têm origem portuguesa, ou seja, basicamente somos o mesmo povo. Fora que chamar brasileira de puta é falta de vergonha na cara. Todo mundo que viaja pelo mundo sabe que as europeias (não necessariamente portuguesa) são INFINITAMENTE mais desinibidas do que as brasileiras. Fora que enquanto somos o maior e mais forte país da América Latina, Portugal é um dos mais fracos da Europa. Aliás, metade do planeta nem lembra que Portugal existe. Mas preconceito existe em todo lugar, e aqui no Brasil costumamos discriminar os portugueses também (quem aí já ouviu falar que português é dono de padaria e mulher portuguesa tem bigode?). Enfim, todo português que conheci foi maravilhoso comigo. Portugal e Brasil deveriam caminhar juntos, não separados. Até porque se Portugal é lembrado por alguma coisa, é por ter colonizado o Brasil. E só isso.

      • Jessica Postado em 31/Jan/2014 às 15:32

        Eu não sei que tanto complexo de superioridade é esse que eles têm (em relação ao Brasil). No fundo eu acho que é tudo recalque e frustração, porque eles colonizaram um país gigantesco e hoje estão na merda. Qual o argumento deles para nos rebaixar, de verdade? A Europa? Bem, Portugal é a budega da Europa. Não tenho nada contra o país em si, sua cultura e sua história, afinal herdamos deles nossos próprios nomes. Mas convenhamos: o que é Portugal na Europa, minha gente? Agora, o que é o Brasil na América Latina? Por favor... e não podemos ser hipócritas, existem tantas piadas aqui como existem lá; a diferença é que eu duvido muito que em uma Universidade brasileira, um professor irá ofender um português da maneira como eles estão fazendo com essas brasileiras.

  2. Andrea Silva Postado em 30/Jan/2014 às 15:26

    Vão empacar mais 5 séculos e vamos avançar mais 10, sabendo falar o bom e não afetado sotaque brasileiro. As moças deles vão ficar a cada dia mais puritanas e sem-graça e nós brasileiras, cada dia menos sujeitas ao estigma da prostituição, porque, ao final, a mulher só é prostituta graças aos exemplos dados pelo catolicismo predatório e aos estupros portugueses.

    • Afonso I Postado em 30/Jan/2014 às 17:26

      kkkkk por isso é que o Brasil está em 84º lugar Mundial nos IDH (espero que saibao que é..) e em 8º lugar da América do Sul....tudo apesar de ser a 6ª Economia Mundial....se vê quem empancou ! Tirando que o PIB (produto Interno Bruto) per capita português em plena crise é o dobro do Brasileiro....Tá-se vendo onde mora o atraso !...Puritanismo?? Em Portugal tem casamento Gay...adopção Gay ...Lei de Aborto (não morrem mulheres clandestinamente)...e não tem pastores Evangélicos no Congresso ..promovendo "Cura Gay "....

      • Claudio Jodar Postado em 30/Jan/2014 às 17:47

        e voce esquecer de dizer que as mulheres portuguesas sao as unicas mulheres do mundo com bigodes

      • Afonso viado Postado em 30/Jan/2014 às 17:56

        Administrar uma "cidade" é fácil quero ver administrar um país... Portugal é menor q SP.

      • Lívia Dantas Postado em 30/Jan/2014 às 18:41

        Regresse amigo! Volte a sua tão amada e evoluída terra, já deixou claro e bem provado qual lugar é melhor para viver! Já disse e repito " A porta da rua é a serventia da casa."

      • Brasileiro Postado em 30/Jan/2014 às 18:48

        Amigo o que é Portugal na Europa ? Ser colonizado por um país tão lixo é que fez o Brasil ser o que é. A merda do catolicismo e seus dogmas prejudicou com seus massacres a índios no Brasil, e até hoje prejudica, a escravidão, o país é reflexo de quem a colonizou. Se o Brasil é o lixo da America do sul como você diz é porque é reflexo do lixo da Europa ( Portugual) .

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2014 às 19:34

        Afonso, o fato do Brasil estar tão mal avaliado (no seu ponte de vista) está afirmando que Portugal foi um péssimo colonizador. Está dando um tiro no pé denegrindo nosso país.

      • FABIANA Postado em 30/Jan/2014 às 19:41

        Afonso..odiei o que ocorreu em Coimbra, mas concordo c vc em alguns pontos..somos infelizmente atrasados culturalmente. A grande maioria dos brasileiros não conhece se quer a história do próprio país. Nunca leram Jorge Amado, Graciliano Ramos ...Escutam funk e falam " nóis vai "".. Imagine então Fernando Pessoa rsrrsrsrrs Mas temos que nos lembrar que alguns países europeus como a Itália, por exemplo, falam essas mesmas frases para as brasileiras. É MUITO TRISTE E LEVIANO GENERALIZAR PESSOAS .SOMOS SINGULARES. Temos defeitos como todos os países, mas acho que somos no frigir dos ovos, um povo bacana . Precisamos nos defender qdo somos atacados desta maneira tão vil.

      • Livia Antas Postado em 30/Jan/2014 às 21:22

        Que vergonha, uma mulher defendendo esse comportamento porco. Cuidado hein, um dia podem te confundir com brasileira...

      • Juliana Simeone Postado em 31/Jan/2014 às 01:56

        Poxa Afonso, então o burro é só você então, que deixou sua terra natal maravilhosa e veio pra esse país de merda atrasado... Tsc tsc.

      • Smith Postado em 31/Jan/2014 às 10:31

        E portugal segue sendo mal vista pelo resto da Europa (já ouvi diversos relatos de amigos portugueses que sofreram preconceito viajando por outros países da Europa. A América Central e do Norte nem sabem o que é Portugal (na Asia e Africa então, nem queira imaginar).... Agora vamos deixar de mesquinharia? Pois levantar bandeiras só porque nasceu aqui e lá é perda de tempo, o que deveríamos é aprender mais sobre ambas as culturas, que são muito ricas.

  3. Renan Postado em 30/Jan/2014 às 15:43

    Nosso maior erro foi sermos descendentes de um povo com um pensamento tão pequeno!, que invadiu e devastou nossa pátria mãe e disseminou parte da sua cultura e problemas dentro de nós!; não é a toa que hoje sofrem uma crise tão brutal!

  4. Mariana Postado em 30/Jan/2014 às 15:44

    Marcos, boa tarde, pode nos lembrar com mais detalhes sobre os fatos que você faz referência? obrigada desde já.

  5. Safira Postado em 30/Jan/2014 às 15:44

    Vindo isso de um país QUEBRADO, de falso moralismo e com mulheres que desejam passar a imagem de que são PURITANAS! Hipocrisia lusitana!!

  6. Adam Postado em 30/Jan/2014 às 15:47

    Agora os brasileiros estão a sentir na carne: o que é o racismo. O picante nas vistas do outro é refresco, não é?

    • Renata Postado em 30/Jan/2014 às 23:33

      O Brasil é o único país q adota estrangeiros como irmãos.

  7. Júnior Gomes Postado em 30/Jan/2014 às 15:48

    Acho que não se deve generalizar. Isso é perpetrado por um grupo de pessoas odiosas, e não pela maioria, então, deixemos que eles resolvam isso por lá.

  8. MARCELO Postado em 30/Jan/2014 às 15:50

    A culpa é do Brasil, que faz da sua imagem, putaria, malandragem roubalheira e impunidade, isso não é só em portugal que acontece, em varios outros paises também. Na maioria a coisa é disfarçada, mas o pensamento é o mesmo, mas é a imagem que se ve la fora, parabéns para nós! !!

    • Elis Postado em 30/Jan/2014 às 16:31

      Sim, preconceito de gente ignorante como você!

  9. Jairo Postado em 30/Jan/2014 às 16:14

    Parece os Brasileiros falando dos nordestinos...

    • Robson Postado em 30/Jan/2014 às 19:25

      Bom comentário. Tenho certeza que muitos que criticam as atitudes burras dos lusos fazem o mesmo com os próprios conterrâneos brasileiros. HIpocrisia.

    • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2014 às 12:40

      Brasileiros (para o povinho da classe mérdia modinha) são seres que vivem entre as marginais Pinheiro e Tietê.

  10. Dudu Elado Postado em 30/Jan/2014 às 16:24

    ahahahahahahah fazer piadinhas de português pode, chama-los de burro NORMAL! hahahaha olha o troco!

  11. JEAN PIERRE Postado em 30/Jan/2014 às 16:32

    Portugueses sempre foram assim.... Preconceituosos e estupidos.... ESPANHÓIS??? SEM COMENTÁRIOS...... tudo isso é muito antigo... Portugueses e Espanhóis nunca gostaram de Brasileiros.....

  12. JANDREVA Postado em 30/Jan/2014 às 16:53

    Voltem!! estão fazendo o q ainda nessa esbórnia.

  13. Afonso I Postado em 30/Jan/2014 às 17:10

    kkkkkk, Pelas respostas....se vê ignorância...e xenofobia ! E um famoso Ego que não deixa evoluir....De facto é irónico ! Assinado "Tuga Orgulhoso"

    • Rodrigo Postado em 31/Jan/2014 às 02:14

      Calma rapaz, você só viu comentários de coitados brasileiros ofendidinhos com alguns portugueses. Lembremos de portugueses e brasileiros fenomenais como Machado de Assis e José Saramago que tudo fica bem. Sou brasileiro, li essa reportagem e não tenho ódio nenhum de todos os portugueses por causa de atitude de alguns. Mas confesso que fiquei envergonhado em ver as respostas deixadas por muitos brasileiros aqui.

    • Rafaella Postado em 31/Jan/2014 às 09:18

      Homem, melhore, os dois países estão(e não "são") uma bosta. Discussão mais inócua. Ambos apresentam grandes problemas q nós conhecemos bem e q não é necessário elencar em um post de um site. Xenofobia é atraso e ignorância. Já pararam pra pensar o q podemos aprender com culturas diferentes? De fato, concordo com vc quando diz q é preciso evoluir, mas precisaria que os dois lados evoluíssem, sem farpas trocadas. Deixe de ser bobo e deixe de nos achar isso tb. Mas, saiba, meu caro amigo lusitano, vocês sempre serão muito bem recebidos aqui em meu país, assim como os africanos o são, os americanos etc. Paz, meu povo... paz!

  14. Pereira Postado em 30/Jan/2014 às 17:12

    Piadinha de portugues pode ??!!! exibir bunda pelo mundo pode ???? (funk,axé ,carnaval) , não punir os politicos ladroes e ainda fazer vaquinha para tira-los da cadeia pode ????? não reclamem da nossa imagem la fora , e ao contrário do que passa na mídia , ninguem gosta de brasileiros na europa e nos EUA , pois somos mau educados , porcos e sempre queremos o "jeitinho brasileiro" não me surpreende esse tipo de reação por parte dos portugueses.

  15. Flávio Postado em 30/Jan/2014 às 17:21

    Portugal é o quintal da Europa, país falido, o que eles querem com isso? A Europa da risada de Portugal e agora Portugal quer achar algo para descontar as suas frustrações? Poupe-me, Portugal. Quando tiver respeito da própria Europa, me incomodarei com que diz... Caso contrário, Portugal não tem moral.

    • Luiggi Postado em 31/Jan/2014 às 11:15

      É isso aí, Flavio, dar moral para um bando de bundões que odeiam trabalhar, que esvaziaram cadeias e prostíbulos para desová-los no Brasil e trazer todo seu lixo de falso puritanismo católico e pretensões de uma nobreza que nunca tiveram e nem nunca terão é endossar o que esses idiotas pensam. Se o Brasil hoje tem problemas seríssimos de ordem sócio-cultural agradeça a esta ideologia predatória, falso-moralista, hipócrita e da preguiça como modo de vida que os lusitanos nos legaram. Mas a culpa é de Nassau! Se fosse mais competente e tivesse ganho a guerra contra os comedores de bacalhau a história seria bem outra!

  16. Itallius Postado em 30/Jan/2014 às 17:30

    Cara, Estudar na Universidade de Coimbra com tantas Universidades Ótimas aqui no Brasil... Ir para Portugal, um país literalmente na merda (Esqueceram que pediram esmolas a nós Brasileiros) E outra coisa que tem que se internalizar, nosso Português é Brasileiro (PT_Br), Não falamos Português Europeu (há distinções fonéticas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas) entre ambos. Somos 200.000.000 de Habitantes enquanto eles alguns milhares. Portugal territorial equipara-se a uma plantação de soja em Mato Grosso de Sul... Qual é a relevância de Portugal para o mundo? Tenha certeza que a nossa é bem melhor, o mundo necessita de nós, assim como nós, necessitamos de alguns países do mundo, mas o mundo vê Portugal como irrelevante. O que o Povo português tem é complexo de inferioridade, pois, um país como o Brasil com todo seus problemas, e não são poucos, consegue está entre os TOP 10 da Economia Global e Portugal está onde mesmo? Reflitamos...

    • Henrique Postado em 30/Jan/2014 às 18:11

      O nosso Brasil acumulou um PIB de USD $ 2,616.986 trilhões antes de 2012 começar e embora houvesse pouco crescimento em 2011, ele ainda conseguiu chegar ao 0,80% de crescimento do PIB, que vem principalmente de seus setores de serviços, fabricação de produtos de mineração, e agricultura. Na verdade, é a maior economia dos países sul-americanos. Leia mais em: http://top10mais.org/top-10-paises-mais-ricos-do-mundo-2012-2/#ixzz2rul5ZnqL Mais algum comentario?

    • Ricardo Postado em 30/Jan/2014 às 18:27

      Tambem acho uma burrice estudar em Coimbra, quando universidades como a USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS e outras estão mil anos à frente em todos os sentidos. Basta conferir em qualquer ranking.

      • Melanie Postado em 31/Jan/2014 às 00:50

        E se ainda assim quiser estudar fora do Brasil, que vá para um país descente. Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França... Mas Portugal??? Sério???

      • Carlos Postado em 31/Jan/2014 às 11:39

        Concordo plenamente. Digo isso sempre isso meus alunos que querem fazer intercâmbio. Não percam tempo indo para Portugal.

      • Thiago Teixeira Postado em 31/Jan/2014 às 12:44

        Descente Melanie? Que pagação de pau para os gringos, pensamento típico de uma patricinha BBB.

    • Luso-brasileira Postado em 30/Jan/2014 às 18:47

      Boa!!!!!!Tudo que você escreveu estã correto. Conheço Portugal de ponta a ponta, e sei que o preconceito não é generalizado, mas existe e infelizmente muitas brasileiras estão lá para a prostituição e muitos brasileiros assaltam aproveitando-se das facilidades e até uma certa ingenuidade do comércio português e o pensamento tacanho de muitos portugueses é que, todas as brasileiras são prostitutas e os brasileiros bandidos, e a população brasileira, pobre , "de pés no chão", ignorantes e violentos.Mas, mesmo com este pensamento e com a crise milhares de portugueses estão migrando para cá para trabalhar e morar. Lá muitos mandam os brasileiros voltarem para sua terra, mas , se os brasileiros voltarem cabem todos aqui, e se mandarmos os portugueses que aqui moram voltarem para Portugal, não caberiam todos lá. E se formos contabilizar os problemas de cada um, acho que estamos quase iguais, pois em proporção territorial e em população temos muitos problemas que talvez nunca sejam resolvidos, cada um em sua proporção. Não adianta ficar ofendendo uns aos outros, mostrando os problemas que todos já sabemos. TEmos é que tomar atitudes para tentarmos resolvê-los , isto sim que seria o ideal.

    • camilo oliveira Postado em 30/Jan/2014 às 18:51

      vocês todos não tem mesmo que fazer e do que falar.. estudem trabalhem produzam cresçam ocupem o seu tempo este tipo de conversas e de gente sem futuro estudantes deste tipo sejam português ou brasileiros só andam a engarem os próprios pais que gastam fortunas para dar um curso au filhos e o resultado é este curso de estupides... s vocês trabalhassem não tinham tempo para estas conversas saibam que somos todos iguais eu sou português gosto muito do meu pais adoro o brasil tenho amigos aqui e no brasil e nunca senti preconceitos recebo povo brasileiro em minha casa mas também sou muito bem recebido no brasil isso e falta de cultura vocês não tem amigos e não sabem viver, atenção á português e português á brasileiros e brasileiros respeitem as pessoas que não tem nada ver com a vossa falta de civismo cada pais tem suas belezas as suas historias as suas culturas Portugal e lindo brasil e bonito.. produzem trabalhem mais e falem menos

    • Neuseli Postado em 30/Jan/2014 às 21:46

      Isso aí, Itallius, concordo contigo! Reflitamos.

    • Luiggi Postado em 31/Jan/2014 às 11:18

      No auge da crise em Portugal um jornal britânico satirizou a situação dos portugas e sugeriu que eles virassem colônia do Brasil dadas as diferenças econômicas entre a ex-colônia e a massa falida que chamam de país.

  17. Roque Pinto Postado em 30/Jan/2014 às 17:45

    Imbecis estão em toda parte. É certo que nalgumas há mais do que noutras. De qualquer modo é mais do que conhecido o sentimento de inferioridade lusitano em Europa. E com o protagonismo brasileiro no mundo e com a economia de Portugal afundando em passos largos, é compreensível esta frustração. Embora, naturalmente, jamais tolerável.

  18. caio Postado em 30/Jan/2014 às 18:04

    Aqui funk eh manifestacao cultural. Querem o que? Mulher pelada futebol e carnaval? Ah eh td soh preconceito

  19. Carla Postado em 30/Jan/2014 às 18:26

    Parabéns pra galera revoltada com a xenofobia respondendo com mais xenofobia ainda. Deixem de ser babacas, brasileiros, portugueses, tanto faz. O fato de você ter nascido em um país e não em outro é mero acaso. Uma população não é responsável pelas atitudes de gerações passadas e a nacionalidade diz muito pouco sobre uma pessoa. Pena de quem não enxerga além.

    • Rostov Postado em 30/Jan/2014 às 19:57

      Perfeito"

  20. Ricardo Postado em 30/Jan/2014 às 18:40

    Interessante. O mesmo país que faz isso, faz isso: http://opais.sapo.mz/index.php/economia/38-economia/11646-brasil-foi-o-maior-investidor-estrangeiro-em-portugal-em-2010.html http://economia.ig.com.br/2012-09-05/ministro-portugues-quer-brasileiros-em-privatizacoes.html http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130409_portugal_imoveis_ru.shtml http://www.brasilportugal.org.br/sc/noticia/3377,turismo-brasileiro-em-portugal-cresceu-55-em-marco.html Cumprimentos a todos.

  21. Thiago Teixeira Postado em 30/Jan/2014 às 19:28

    Pessoal, não podemos usar o pecado da generalização. Existe idiotas em todos os cantos do mundo. Estive em duas oportunidades na "terrinha" e posso dizer que fui bem tratado (E sou dois em um, preto e brasileiro), e que os Portugueses falam constantemente do Brasil realmente. Somos o calcanhar de aquíres deles. Exemplo: O que o Brasileiro acha da Etiópia? Do Haiti? De Cuba? Qual a imagem que mídia traz do Oriente Médio e África ao Brasil? É mesma coisa na Europa, nos prostíbulos portugueses só tem Brasileiras, infelizmente, e travestis fazendo escândalo na TV. A mídia europeia só mostra tiroteio em favela, assaltos, e bundas no carnaval. O português acha que o Brasil é uma favela de ponta a ponta, nem imagina que aqui tem prédios, indústrias ... não é maldade deles, são vitimas da mídia reacionária assim como a Gloria Maria ensinou que na África todo mundo passa fome.

    • carlos simba Postado em 30/Jan/2014 às 20:27

      Isso é bom , quando vc discrimina e não sabe como a pessoa que vc discrimina se sente , isso é para ver que ninguém é melhor que ninguém tdos homens são produtos da sociedade onde vivem , o brasileiro quando esta no seu país discrimina faz piada de portugues , americano , africano e asiático .Se não houve esse negócio de racismo o mundo seria muito melhor , como um cara ai em cima ja falou e bem dito que ninguém escolhe onde nasce.

    • Letícia Soromenho Postado em 30/Jan/2014 às 22:03

      Vocês conseguem ver que estão propagando ainda mais o ódio e o preconceito? Por que falar mal de Portugal? Por que falar mal do Brasil? Isso não leva a lugar nenhum, não faz nenhum ser melhor que o outro!!! São ofensas jogadas ao vento!! Sou brasileira, morei em Portugal, estudei em Coimbra. Tenho ótimas lembranças, assim como ruins (qualquer lugar do mundo tem pessoas boas e ruins!) fiz a minha melhor amiga em Portugal, fui ajudada por amigos portugueses quando precisei. Amo minha pátria e amo Portugal. Aprendam que cada um de nós é responsável por esse sentimento inútil, que é o preconceito, se propagar ou não! Quando aprendermos que ganhamos mais sendo tolerantes e apreciando a diversidade, do que nutrindo um ódio infundado e inútil, seremos melhores seres humanos.

  22. Paulo Postado em 30/Jan/2014 às 19:47

    Nossa, que bacana, né, agora a brasileirada se revolta e se sente "segregada"... na hora de chamar os nordestinos de cabeça chata, de falar q os bolivianos tinham q se mandar daqui, de mandar preto voltar pra África, todo mundo sobe no tablado... então agora TOMA, tupiniquinzada arrogante, tão vendo como é bom ser achincalhado numa terra que mal se conhece??? Acho que brasileiro tinha antes que aprender a sair de cima do próprio rabo p depois criticar quem está sentando...

  23. Ana Postado em 30/Jan/2014 às 20:36

    A minha opinião sobre estudantes brasileiros cá é muito boa. Na minha escola (que também fica em Coimbra), os alunos brasileiros são extremamente acarinhados por todos. Nunca ouvi uma pessoa a falar que estava descontente connosco. Fiquei amiga das alunas que fizeram cadeiras comigo o ano passado e este ano fui falar com uma aluna nova, para lhe perguntar se estava tudo bem e se estava integrada..... Não sei o que se passa na universidade.. mas a realidade que eu conheço não é essa! Fico muito triste porque as pessoas deixam nos seus comentários sentimentos de muito ódio, de muito rancor.... Percam tempo a conhecer as diferenças e as semelhanças e apaixonem-se uns pelos outros.

  24. Peterson Postado em 30/Jan/2014 às 21:10

    Creio que é necessário esclarecer algumas coisas. Tiremos o calor, o nacionalismo e o pensamento de revanchismo ou mesmo de reciprocidade quanto ao tema central. Foi descontextualizado a campanha. Como dito na reportagem discriminação e xenofobia há em Coimbra e não só com brasileiro. Vivo cá, na cidade do Porto. To cá a um ano e meio para estudar. Diferente do que o Ricardo falou sobre as boas universidades brasileiras sim, é verdade temos ótimas, mas aqui também. Para mera comparação os cursos de Direito da U. de Coimbra e da Universidade do Porto estão tao bem qualificados no ranking internacional ao da USP. Estudo na Universidade do Porto ;e tida como uma das 350 melhores universidade de todo o mundo. Não nego que há pessoas, especialmente os mais velhos que são sim xenófobos. Mas não podemos generalizar, lembremos td generalização é burra. Quando se dispõe a mudar de país seja por que motivo for, tem que se atentar a cultura. Somos especialmente calorosos, informais e do tato. O resto do mundo, com exceção dos italianos, não o são. Ainda mais o meio acadêmico. A formalidade brutal nesse meio a nós, mesmo a mim que sou do meio jurídico, é algo a se atentar. E isso, pelos mais velhos é visto com pre-conceito que muitas vezes transformam-se e preconceito e xenofobia. Como para o esterótipo popular português é burro e padeiro e mulher tem bigode; cá também tem os seus esteriótipos. Esteriótipos esses, equivocados em ambos lados do Atlântico. Não faz sentido o ódio. Há pessoas e pessoas, e a sua grande maioria dos seus 10 milhoes de portugueses são muito receptivos aos brasucas, tem muito mais informações, mesmo que as novelas sejam a maior fonte, ainda assim, cada dia conhecem muito mais e admiram esse continente que é o Brasil que com todos os seus problemas, é o pais que sabe acolher como nenhum outro e que tem uma das populações mais felizes do mundo.

  25. Pedro Postado em 30/Jan/2014 às 21:13

    Quanta bobeira de ambas as partes !!!!!!

  26. Costa Postado em 30/Jan/2014 às 21:23

    Xenofobia à parte, que existe em qualquer parte do mundo, nós brasileiros estamos torcendo para que Portugal, Europa, EUA e o resto do mundo saia dessa maré de azar e volte a crescer economicamente e não menos importante socialmente. O Brasil precisa deles para vender seus produtos e gerar emprego e renda aqui.

  27. Nuno Postado em 30/Jan/2014 às 22:18

    Vou fazer cartazes com a xenofobia de que sou alvo no Brasil (sou portugues). Quando descobrirem um emigrante que nao sofre descriminacao com base em preconceitos podem dizer-me! Cada um tem de provar o seu valor individualmente, tentando contrariar a forca do preconceito. Preconceito é uma coisa normal - get used to it!

  28. Julio Postado em 30/Jan/2014 às 22:23

    Infelizmente, por anos e até hoje é essa a imagem que o mundo tem das brasileiras. A televisão com suas novelas, o BBB, o carnaval do Rio com sua nudez, a moda feminina cada vez sensual e provocante, e tantos mais exemplos que podem ser citados, vulgarizou a imagem das brasileiras. E isso não é só em Portugal, outro dia tive que rir da indignação de um repórter do Fantástico sobre o mesmo tema porém na Inglaterra. Como é mesmo aquele ditado? "Fez a fama..." Meninas de hoje, saibam se vestir, saibam se comportar, dê-se o respeito...quem sabe conseguimos mudar essas imagem num futuro não distante.

  29. Leandro Coelho Postado em 30/Jan/2014 às 23:07

    Quanto ódio! Que tristeza em ver brasileiros e portugueses trocando ofensas absurdas! Somos irmãos! Portugal tem uma história fascinante e um povo maravilhoso. O Brasil, idem. As duas nações obviamente têm seus defeitos, mas isso não nos torna melhores ou piores do que o outro! O fato de haver xenofobia na faculdade de Coimbra não depõe contra o povo lusitano. Nós, brasileiros também temos nossos defeitos (muito piores que a xenofobia, por sinal), e isso não é motivo para macular nossa gente. É uma pena ver que, ao invés de ler comentários lamentando as atitudes de um pequeno grupo de estudantes, acabei encontrando uma verdadeira explosão de preconceito, xenofobia e ódio gratuito. Lamentável...

    • Carlos Roberto Postado em 31/Jan/2014 às 09:42

      Parabéns, Leandro Coelho! Realmente, um dos grandes problemas nossos (humanos) é essa tendencia segregacionista, de querermos diminuir uns aos outros. No fundo, isso reflete um egocentrismo individual, que busca, talvez, curar um sofrimento daquilo que reconhecemos como nossos próprios defeitos. Parece que, aúltima coisa de que nos lembramos é de que somos todos humanos. Talvez seja este o "x" da questão. Afinal, somos humanos!

      • Leandro Coelho Postado em 01/Feb/2014 às 11:08

        Muito bem colocado, Carlos. E é exatamente aí que mora nossa pobreza moral, o fato de desprezarmos nossa própria humanidade, e o quão fácil partimos para a animalidade, para o ódio irracional, exatamente pela incapacidade de lembrarmos que somos todos humanos, como vc bem disse...

  30. Leticia Soromenho Postado em 30/Jan/2014 às 23:19

    Vocês conseguem ver que estão propagando ainda mais o ódio e o preconceito? Por que falar mal de Portugal? Por que falar mal do Brasil? Isso não leva a lugar nenhum, não faz nenhum ser melhor que o outro!!! São ofensas jogadas ao vento!! Sou brasileira, morei em Portugal, estudei em Coimbra. Tenho ótimas lembranças, assim como ruins (qualquer lugar do mundo tem pessoas boas e ruins!) fiz a minha melhor amiga em Portugal, fui ajudada por amigos portugueses quando precisei. Amo minha pátria e amo Portugal. Aprendam que cada um de nós é responsável por esse sentimento inútil, que é o preconceito, se propagar ou não! Quando aprendermos que ganhamos mais sendo tolerantes e apreciando a diversidade, do que nutrindo um ódio infundado e inútil, seremos melhores seres humanos.

  31. Michelly Postado em 30/Jan/2014 às 23:39

    De qualquer lado que for a ignorância a xenofobia e as ofensas trocadas são um retrocesso. Acordem somos feitos da mesma coisa. Debaixo da pele temos as mesmas coisas, não importa se são brasileiros, portugueses, australianos ou o que for. Somos HUMANOS.

  32. poliana Postado em 30/Jan/2014 às 23:51

    E não esqueçam do que disse CARLOTA JOAQUINA." Do Brasil não quero levar nem o pó"! Apenas levou quilos de ouro do Brasil para Portugal, cujo o mesmo hoje esta sendo vendido à outros países...kkkk. E quanto as putas portuguesas: elas se prostituem na França e na Inglaterra viu. Estrangeiro lá, tem horário para ser atendido na fila e tem que pagar 9 euros para ser atendido no chão do hospital, porque lá também tem precariedade na saúde. E para quem não sabe, a Cidade do Porto e Lisboa também tem favela

  33. Edouard Postado em 31/Jan/2014 às 03:55

    Realmente, esses brasileiros sao muito, mas muito burros mesmo! Somente um completo beocio para ir estudar num pais cuja producao cientifica e' completamente irrelevante, de cujas universidades ninguem ouve falar e cuja maior producao intelectual se chamam pao e bacalhau. Nao e' a toa que, na quimica, os cientistas portugueses sao os mais habeis no mundo na arte de fazer pao e que gerenciamento de padaria. Ademais, dentre tantas outras inovacoes cientificas portuguesas, posso citar ainda: no campo da administracao de empresas, sao pioneiros na disciplina de gerenciamento de padaria e bodega la' nasceu; nas ciencias nauticas, desenvolveram as tecnicas de pesca de bacalhau; na publicidade e propaganda, o famoso "bacalhau do Porto" e' registro inegavel de sua maestria na apropriacao indebita de produto alheio ja que todo seu bacalhau vem da Noruega. Por falta de espaco, ja que a lista e' longa, concluo citando a brilhante contribuicao portuguesa no campo das politicas publicas, deram contribuicao seminal no desenvolvimento da burrocracia e do conceito de acao contra o interesse nacional, exemplificado na reducao voluntaria de seu pais `a colonia inglesa no seculo XVIII. Realmente, brasileiros tem muito a aprender com os portugueses! O' pa', se desejares, podes acrescentar mais um pouquinho de coisinhas para fazer a lista mais grande. E, se falas brasileiro, americano ou canadense, favor traduzir para o idioma patrio. E lembre-se de que se meter a picadura no cu da rapariga doer, entao meta-lhas gotinhas pela boca.

    • Leandro Coelho Postado em 01/Feb/2014 às 11:03

      ahahahahahahaa. Bela ironia! rs.

  34. Miguel Postado em 31/Jan/2014 às 04:00

    Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá Prefiro contar piadas de português Só não entendo porque nossa língua se chama português, Não entendo nada quando um português fala.

  35. Brasil+Respeito Postado em 31/Jan/2014 às 07:59

    Se o governo brasileiro não tomar nenhuma providência vamos parar de comprar produtos vindos Portugal: vinhos, azeites e etc. Quero ver esse desrespeito se perpetuar.

  36. Salomão Postado em 31/Jan/2014 às 11:03

    Destarte todos os comentários, sem querer menosprezar as deficiências e méritos dos habitantes do país considerado o fim ou o C (pejorativamente) da Europa. Os nossos historiadores insistem indicar Portugal como descobridor do Brasil, ao invés de país colonizador ou invasor, sem falar do genocídio de milhares e milhares de pessoas ou "pagãos" pertencentes a diversas etnias que aqui habitavam. Como explicar o desaparecimento das riquezas saqueadas dos países colonizados dos países; qual o beneficio cultural deixado pelos portugueses em prol dos nativos dos territórios invadidos a exemplo de outros países colonizadores da época? Não que "invadir" ou "colonizar" sejam um bom exemplo? Pelo menos, o Brasil se livrou do sotaque do além Tejo criando uma maneira própria de falar a língua portuguesa.

  37. Anderson Postado em 01/Feb/2014 às 10:44

    Pré-conceito, a própia palavra diz, nem dá tempo de se conhecer um ao outro, trocar idéias, experiências, já partimos pro insulto. Portugal é um belo país, o Brasil também. A Alemanha de Hitler em 1939 disseminava o ódio na Europa, o esnobismo, a liderança acima de tudo, o controle total da Europa, quando este tipo de sentimento vence, o resultado é trágico. Inteligente aquele que compartilha, troca experiência e consegue deixar este tipo de sentimento de lado, preconceito existe,lá, aqui, em todo lugar, besteira dizer que somos o que somos graças a Portugal, que Brasileiras são putas e coisas do tipo. Toda esta tecnologia que nos conecta, que nos aproxima, que facilita, acaba sendo uma arma de disseminação de ódio.

  38. Ana Postado em 26/Feb/2014 às 21:34

    As discussões dessa caixa de comentários me lembra um tanto Ensaio sobre a Cegueira... Para além, muito importante o protesto dos alunos brasileiros em Coimbra. Todo o meu apoio.

  39. Generino Postado em 04/Jul/2015 às 11:03

    Estou escribindo GALEGO, lingua de Galicia, que os portugueses copiaron, alteraron poucas cousas e despois chamaron de portugués..

  40. mariana Postado em 29/Sep/2015 às 10:16

    Gente , acorda! É extremamente escroto alguns portugueses serem xenofóbicos com os brasileiros? Claro que é! Mas não vamos ser hipócritas de achar que nós brasileiros somos super abertos e evoluídos quando são muitos os haitianos que sofrem preconceito igual no Brasil, quando muitos bolivianos são escravizados ou trabalham em condições sub humanas para brasileiros porque estão ilegais no país, quando todo dia um homossexual apanha na rua , quando a cada minuto uma mulher é estuprada ou espancada. Somos ambos civilizações muito pouco evoluídas e essa competiçãozinha nos comentários pra ver quem é mais escroto ta ridícula.