Redação Pragmatismo
Compartilhar
Preconceito social 02/Jan/2014 às 13:36
141
Comentários

Desembargador humilha garçom e desperta revolta de populares

A arrogância de um magistrado e as redes sociais. Desembargador humilha garçom, abusa de poder e acaba "linchado" nas redes sociais

O desembargador Dilermando Motta, futuro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), se envolveu numa confusão generalizada na manhã do último domingo, na Padaria Mercatto que fica no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro com Romualdo Galvão, em Natal, tendo sido necessário a presença de quatro viaturas da Polícia Militar para conter os ânimos.

Leia também

O tratamento dispensado pelo desembargador ao garçom foi gravado em vídeo com celular pelos clientes e ganhou enorme repercussão nas redes sociais (vídeos abaixo). No dia 8 de janeiro, os clientes da Padaria Mercatto vão realizar um evento em defesa dos garçons.

Dilermando Motta, que é evangélico, segundo inúmeros relatos dos clientes, teria destratado um garçom, que não aceitou e o respondeu. O desembargador deu voz de prisão ao garçom e chamou a Policia Militar para conduzi-lo para ser autuado na Delegacia de Plantão por desacato a autoridade. Os demais clientes da padaria se revoltaram com a atitude do membro do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e teve início um grande bate boca.

Uma senhora e um senhor saíram em defesa do garçom. O desembargador teria pego uma cadeira para se defender e dito que os dois estavam endiabrados. O senhor forte gritou com o desembargador e também terminou recebendo voz de prisão. Dilermando Motta ligou novamente para o comando da Policia Militar e exigiu a presença de mais 3 viaturas da Policia Militar para conduzir os presos. A revolta dos clientes da padaria aumentou.

O reforço da Policia Militar chegou e os clientes da padaria e outras pessoas que estavam perto não deixaram os policiais militares conduzirem o garçom e nem o senhor forte que saiu em defesa dele.

Leia abaixo o depoimento de Ricardo Sousa enviado ao blog do jornalista Luis Nassif.

Bom dia, caro Luis Nassif. Sou leitor assíduo do seu blog e venho utilizar esse espaço para relatar um fato ocorrido em Natal (RN) no último domingo (29), que retrata com muita clareza o nível de afastamento que os juízes e desembargadores têm da realidade social e da boa convivência com a cidadania. Vamos ao fato.

Domingo pela manhã, na ensolarada Natal, várias pessoas tomam café na padaria Mercatto, um dos mais bonitos e aconchegantes espaços para uma boa refeição matinal na minha cidade. Pessoas das mais variadas atividades se encontram no local. Nesse domingo, especialmente, a casa astava lotada, pois estamos em final de ano e vivemos uma época de reencontro e confraternização familiar.

Em uma das mesas encontra-se o desembargador Dilermano Mota, futuro presidente do TRE (Tribunal regional Eleitoral), juntamente com sua família e amigos. O filho do magistrado pede água, e o mesmo, gelo. O garçom, que procurava atender da melhor forma as várias mesas ocupadas, tenta cumprir sua missão. No entanto, a autoridade reclama que queria a água em copo de vidro e que ele não tinha trazido o gelo. O funcionário se afasta para refazer, ou melhor contornar o problema, e é seguido pelo desembargador, que, aos gritos, humilha o rapaz, exige que o mesmo olhe em seus olhos, afirma que é uma autoridade e que pode prendê-lo. E, na frente de todos, dá um show de autoritarismo, falta de educação, falta de respeito ao próximo e outros requisitos que são indispensáveis a um cidadão e fundamentais a um membro da Justiça.

Um cidadão que se encontrava à mesa vizinha se revolta com o fato, e imediatamente, intervém e protesta aos gritos, afirmando que não aceitaria esse tipo de humilhação a que estava sendo submetido o garçom. Nesse momento várias pessoas já filmavam o ocorrido e a situação ficava cada vez mais séria.

O magistrado disse que iria prender o cliente, e chamou a polícia. Em pouco tempo quatro viaturas, isso mesmo quatro viaturas, vieram cumprir a missão. O desembargador, aos gritos, exigia ao oficial que prendesse o cidadão. No entanto, os clientes se rebelaram e, em coro, disseram que quem deveria ser preso era o senhor juiz, ao ponto de uma senhora abraçar o cidadão e afirmar ao policial: “se for prendê-lo, vai me prender também”.

A cena de autoritarismo ocorria agora do lado de fora, onde o desembargador afirmava ao tenente que tinha sido desacatado ao mesmo tempo que o chamava de “cagão” por não cumprir sua ordem. Acuado, mas protegido por uma rede de cidadania, o cliente ficou dentro do estabelecimento e, com a ajuda de alguém, saiu do local.

Aí, começou o outro lado da história. As deploráveis cenas se alastraram nas redes sociais, a sociedade se solidarizou com o senhor Alexandre Azevedo. Empresário de 44 anos, que só depois do ocorrido veio saber quem era a pessoa que tinha enfrentado. Recebeu apoio e emitiu uma nota, em que relata o fato.

O desembargador sentiu o golpe da velocidade da informação e tentou se explicar, minimizando o ocorrido com o funcionário e atribuindo o ocorrido a forte reação e destempero do cliente. A padaria emitiu um comunicado vaselinado, em que disse tudo para ficar em cima do muro e não se comprometer.

A comunidade natalense em peso apoia o garçom da Mercatto, que foi colocado de folga para descansar enquanto a poeira baixa.

Mais um triste episódio protagonizado pelos imperadores da Justiça, que se acham mais importantes do que todos. No entanto, a sociedade a cada dia se revolta com essas atitudes, e reage mostrando que já não suporta esses atos.

Recomendados para você

Comentários

  1. luiz carlos ubaldo Postado em 02/Jan/2014 às 13:41

    Corra que o juiz vem ai. Exemplos do Barbosão!

    • Siqueira Postado em 02/Jan/2014 às 13:50

      Exatamente isso! O mau exemplo vem de cima. O déspota que comanda o Judiciário está fazendo escola (no pior sentido).

      • Gonçalo de Souza Postado em 02/Jan/2014 às 17:37

        Estas tentando enganar a quem?, Siqueira? Joaquim Barbosa é considerado déspota por juízes como esse da noticia. Ele tem lutado ara manter O CNJ em pleno funcionamento e isto, vcs (juizes como esse e os petistas que ombreiam com José Dirceu) não toleram. Mas vamos limpar a casa sim sr. De Juízes como esse e petistas como José Dirceu nós ja estamos de saco cheio! Viva o Joaquim Barbosa!

      • Claudio Postado em 03/Jan/2014 às 11:45

        Você precisa estudar mais. Vai ser bom pra você quando tiver informação suficiente pra não falar uma besteira desse tamanho!

      • Paulo K Postado em 04/Jan/2014 às 09:27

        Concordo com o Gonçalo , com letras maiucula , temos que tirar "" certos "" juízes que são a favor dos Genuinos, Dirceus , Valerios , etc . . . para termos um BRASIL honesto para nossos NETOS E BIS-NETOS , que, para nossos filhos será muito dificil .

    • CLEIDE BARELLA Postado em 02/Jan/2014 às 16:39

      Que coisa feia , em pleno fim de ano , união das famílias confraternização e esse papel de uma pessoa culta, deveria se desculpar com o garçon que deve estar chocado com o episódio.

    • Ribeiro Postado em 02/Jan/2014 às 16:41

      Associar esse ocorrido à atuação e influência de Joaquim Barbosa no STF é uma atitude sonsa e cínica sem tamanho. Não é de hoje que os juristas brasileiros se comportam assim. Pelo contrário, é desde o começo da nossa História. É generalizado, legitimado e aceito pela omissão da sociedade. Mesmo no STF, antes e durante Barbosa, vê-se isso diariamente. Não é exclusividade de nenhuma figura em particular.

      • fatima morais Postado em 03/Jan/2014 às 12:29

        Tem razão. Mas com a era Barbosão Malvadeza as coisas ficam mais evidentes ainda.

      • fabiano Postado em 03/Jan/2014 às 20:47

        Perfeita sua colocação, mas agora os Tais tem que saber que a população em geral não aceita mais esse tipo de desmando.

      • Elias Postado em 04/Jan/2014 às 00:05

        concordo plenamente com o comentário de Ribeiro., isso é muito antigo e tem que haver mais cidadãos como esse p/ fazer valer o direitos nossos e baixa a bola dos magistrados.

    • Ronei Duarte Postado em 02/Jan/2014 às 17:31

      ALGUNS juízes PENSAM que são DEUSES, quando Desembargador eles tem CERTEZA!

    • FRANCISCO pAULO cAVALCANT Postado em 03/Jan/2014 às 05:24

      DESACATO ! SIM DE AUTORIDADE, UM DESEMBARGADOR CAIR NUM RIDÍCULO EPISÓDIO SOMENTE AS REDES SOCIAIS PARA INIBIR TANTO ABUSO ISTO,ACONTECEU NA PROVÍNCIA POTIGUAR

    • HENRIQUE Postado em 03/Jan/2014 às 09:13

      ATITUDE CORRETA DO CLIENTE, TER SAINDO EM DEFESA DO GARÇOM. O DESEMBARGADOR DANDO VOZ DE PRISÃO, COM SUA SOBERBA E PREPOTÊNCIA. AINDA SE DIZ EVANGÉLICO E QUE O CIDADÃO ESTAVA ENDIABRADO. POR QUE ELA NÃO FOI TIRAR O ENCOSTO DO CIDADÃO? VERDADEIRO BOBO, SE MOSTRANDO NA FRENTE DA FAMÍLIA, PARA DEMONSTRAR QUE TEM AUTORIDADE.

    • renato Postado em 03/Jan/2014 às 18:15

      Não interessa o que ele é o JB, o que importa é o que representa... Me diz aí o que ele representa.... A Justiça?O Juiz ?Os advogados?a policia?a justiça? A OAB?, A politica? Os bons costumes? Esta muito longe de representar qualquer um destes.... Perdeu o bonde...

      • Sabrina Postado em 04/Jan/2014 às 02:38

        Ele representa a classe dos babacas

    • Augusto Postado em 03/Jan/2014 às 20:09

      Joaquim Barbosa só é bom para quem não o conhece. É uma miniatura de ditador, que só porque cumpriu a obrigação em 1 processo dentre milhares que julga, já é ovacionado pela população ignorante. Nunca respeitarei essa classe maldita, repleta de privilégios e completamente destoante do restante do Brasil. Parabéns a esse gordão que desafiou esse velhote cagão

  2. Rogério Nogueira Postado em 02/Jan/2014 às 13:53

    Arregou bonito o ilustre desembargador, hein? hehehehehe

  3. Gustavo Postado em 02/Jan/2014 às 13:57

    Já vivi uma situação parecida, em que fui agredido por um promotor de justiça, usuário de drogas, esse país é de poucos!!

  4. Paulo Joel Postado em 02/Jan/2014 às 13:57

    Barbosão fazendo escola... alias onde esses homens são formados???

    • Bruno Postado em 02/Jun/2014 às 16:02

      Nessas uniesquinas da vida em que o governo insiste em dar autorização para que elas funcionem.Fechem essas porcarias e construam no lugar universidades públicas gratuitas de qualidade.

  5. Laiane Postado em 02/Jan/2014 às 13:57

    Se ele tivesse me dado voz de prisão eu teria sorrido muito na cara dele! Voz de prisão por desacato? Ele não tava trabalhando, nao estava exercendo a profissão dele! Que bicho burro além de ser arrogante ao extremo, parabéns pela coragem das pessoas que defenderam o garçom!

    • José Ferreira Postado em 02/Jan/2014 às 16:46

      A lei protege o funcionário público no caso de ser ofendido em local de trabalho OU em função desse cargo: "Código Penal Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa."

      • Aruan Postado em 02/Jan/2014 às 19:50

        E? Não foi em função do cargo tampouco.

      • Igor Postado em 02/Jan/2014 às 20:19

        Estou confuso. Me explica como Você acha que ele foi desacatado no exercício da função ou em razão dela?

      • Ingred Postado em 02/Jan/2014 às 20:28

        Mas o Desembargador não foi ofendido em razão de exercer sua profissão.

      • Rafael Postado em 02/Jan/2014 às 20:45

        Prezado obeserve que o tipo versa qe o crime ocorre no exercicio da profissao, neste caso ocorreu o delito de abusode autoridade por parte do Deaembargador

      • Marcos Postado em 02/Jan/2014 às 21:29

        Veja só, ele não estava nem trabalhando, e nem em função dela. ELE ERA CLIENTE! Direitos iguais pra todos, não é só por que ele tem diplominha na parede que ele pode se dar ao direito de querer mandar em todos quando quiser. E como você deve gostar de discutir direito, aí vai: "LEI Nº 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965. - Art. 4º Constitui também abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder" Com esses vídeos, tem provas suficientes para ferrar com a vida desse desembargador.

      • Marcel Postado em 02/Jan/2014 às 21:50

        O que não foi o caso...

      • Eduardo Abreu Postado em 02/Jan/2014 às 23:29

        O funcionário público é o desembargador e pelo que parece ele é que desacatou, então a proteção aqui deste artigo não existe. Parabéns ao Tenente da Polícia que soube ter o discernimento de não acatar ordem absurda.

  6. Macunaíma Postado em 02/Jan/2014 às 14:01

    Mais um desequilibrado mental togado. Pobres de nós.

  7. Michel Postado em 02/Jan/2014 às 14:02

    É funcionário público, não?? Não recebe dinheiro para servir o cidadão?? Ahh é.. aqui é Brasil!!!

  8. Regina Postado em 02/Jan/2014 às 14:12

    Aquele que precisa humilhar o outro em nome de uma suposta superioridade por conta de estar constituído de autoridade institucional, demonstra sim, fraqueza e pequenez!!! Abaixo o abuso e a ilegalidades nas ações de representação pública.

  9. Mônica Malta Postado em 02/Jan/2014 às 14:15

    Inadmissível!!!!!!!

  10. Leilson Postado em 02/Jan/2014 às 14:20

    Cabra safado!

  11. José M. Souza Postado em 02/Jan/2014 às 14:22

    O que foi postado é o mínimo do que ocorre em nosso dia-a-dia. Afinal, o que existe de juiz prepotente no Brasil é uma coisa de assustar. Sei muito bem do que estou falando!

  12. Leila Pimentel Postado em 02/Jan/2014 às 14:27

    O desembargador demonstrou ser uma pessoa totalmente desequilibrada. E como um desequilibrado pode fazer parte do judiciário? E como um desequilibrado pode julgar e sentenciar alguém? Depois da divulgação deste episódio lamentável, com vídeos gravados no local e várias testemunhas, as pessoas julgadas por ele e sentindo-se injustiçadas, não poderiam requerer um novo julgamento?

  13. Maria Zenilda Ramos de As Postado em 02/Jan/2014 às 14:34

    Acho que o juiz tinha que ser preso e receber ordem de prisão por parte de qualquer cidadão por perturbação da ordem , com presentes testemunhas. Tomará que o garçom não tenha sido despedido por ordem do próprio juiz, porque ai vem as retaliações! Gostaria de saber dos desdobramentos do ocorrido!

  14. Rafael Revoltado Postado em 02/Jan/2014 às 14:35

    Aos poucos a face podre dos nossos magistrados vão caindo. Desde quando ser evangélico é sinônimo de honestidade, humildade e moralidade. Barbosa sua hora vai chegar assim como o lado podre da justiça caolha.

  15. Sonia Fernandes Postado em 02/Jan/2014 às 14:35

    Efeito Joaquim Barbosa.

    • Marco Aurélio Postado em 03/Jan/2014 às 10:51

      Tu vive em que mundo? Desde sempre juízes , promotores e afins, (narcisos absurdos) extrapolam sua autoridade... Tu não vive aqui, ou será que é mais uma desse bando de deslumbrados pelo poder, que não é deles e sim do povo???

  16. Kherian Postado em 02/Jan/2014 às 15:07

    Não sou formado em direito, mas tenho a impressão que isso inviabiliza a candidatura do juiz ao TRE. Acredito que a falta de ética e decoro são quesitos eliminatórios. Posso estar enganado, mas caso não esteja é o caso da promotoria pública do Estado do Rio Grande do Norte ser acionada e entrar com um processo administrativo contra esse juiz, pedindo a avaliação desse caso.

    • Luiz valentim Postado em 02/Jan/2014 às 21:30

      Você está certo , mas o corporativismo deles não vão permitir que isso aconteça e os políticos aprenderam com eles se chama blindagem se protegem e agente que "se danem '

  17. Enzo Postado em 02/Jan/2014 às 15:11

    Nao consegui ver direito, mas acho que nao foi caso de racismo.... Ou seja foi descriminacao de classes socias!! como sempre. Nordestino com preconceito de nordestino.

    • Marcia Postado em 02/Jan/2014 às 15:21

      Ele o juiz, humilhou o garçon,por que não trouxe um copo de vidro e gelo.O cidadão que presenciou a cena,aos berros avacalhou com o magistrado,mesmo não sabendo que era um magistrado.

    • Tiago Postado em 02/Jan/2014 às 20:58

      Enzo, a cena em questão nada tem a ver com o fato de serem nordestinos. Esse preconceito surgiu com o seu comentário desnecessário...

    • jose Postado em 03/Jan/2014 às 09:49

      A queståo foi de autoritarismo e arrogãncia e você vem falar em preconceito contra nordestinos. Ninguêm que leu esse texto, acredito, se quer pensou nisso. Acho que você é quem é preconceituoso.

  18. Marcia Postado em 02/Jan/2014 às 15:18

    De poder para um idiota e ele fará isso ou coisa pior!

  19. Vitor Postado em 02/Jan/2014 às 15:31

    Deixo meus parabéns ao povo de Natal que enfrentou com bravura a tirania de alguém que acha que tem poder só por causa de uma caneta e uma carteira na mão. Aqui devia ser que nem nos EUA (embora odeie esse país), os juízes tinham que ser eleitos a exemplo dos políticos.

    • Valter Postado em 02/Jan/2014 às 16:04

      Acredito que a falta moral população por parte de todos os nossos magistrados desde politico a Juiz ou seja lá que merda for, esta tão baixa, aponto de não poder humilhar se quer um cachorro vira lata nas ruas. ultimamente me sinto cada dia mais enojado com esse tipo gente que só serve para fazer peso na terra!!

    • José Ferreira Postado em 02/Jan/2014 às 16:49

      Aí iria virar bagunça. A politicaiada iria dominar o judiciário. Já não basta a tarefa quase impossível de tirar esses políticos do congresso. Se os deputados e membros do executivo fossem substituídos por técnicos a coisa melhoraria uns 300%.

    • josue Postado em 03/Jan/2014 às 16:53

      odeia porque ????? conhece ??? já viveu lá???

    • Josue Postado em 03/Jan/2014 às 16:56

      esse é nosso problema, atenha se ao seu problema .... que é bem grande o BRASIL, parabéns mesmo ao povo de Natal !!

  20. Ailton Silva Postado em 02/Jan/2014 às 15:35

    Não sei o que o desembargador falou para o garçom e vice-versa, mas mau exemplo vem de todos os setores da sociedade! O Joaquim Barbosa - acertadamente - foi justo e duro com quem errou( de agora pq do passado ele nada pode fazer). Espero que esse desembargador - o que é pouco provável - também sofra as consequências da lei pelos seus atos igual a qualquer cidadão comum! Sempre assim: o errado é sempre os outros. A gente (juiz, desembargador, pedreiro, administrador, policial, advogado, etc.. ) nunca erra!. Estudamos e por isso somos perfeitos... :-|

    • Eduardo Abreu Postado em 02/Jan/2014 às 23:35

      ..."Dilermando Motta, que é evangélico," que que tem isto a ver... estão dizendo aqui que é efeito taborsa é, e é também infelizciano. Quanto a saber mais que todos, tive numa causa que movi contra uma certa empresa sido chamado de mentiroso por um destes, e tive que ficar calado pois estava numa reunião para decisão da referida, se me pronunciasse perderia a mesma. Mas a vontade foi de meter lhe a mão na cara. Deus ajude estes brasileiros se manifestaram em defesa do mais fraco e humilhado, pois deram ao algóz o sabor do fio de seu machado.

    • [email protected] Postado em 03/Jan/2014 às 09:43

      o SR. JBGTEM MUITO A EXPLICAR BENEFICIS DA gLOBO, COMO CONVIDADO DO CAMAROTE DO LUCIANO , NÃO JULGA A DIVIDA DA GLOBO, COMPRA ATO EM OUTRO PAIS, USANDO DE ARTIMANHA PARA EVITAR PAGAMENTO DE IMPOSTOS. PODE FUNCIONAR EMPRESAS EM MOVEIS FUNCIONAIS? ETC......

  21. Jorge Eustáquio Fontes Postado em 02/Jan/2014 às 15:56

    Esse Desembargador ë um cara desenquilibrado estérico, idiota que prevalece do poder para humilhar os mais fracos, esse cara é que deveria ser preso e ser banido de seu gargo.

  22. Anony Postado em 02/Jan/2014 às 16:04

    A vida tem tão Pouco valor que nessas Hora e a hora certa de gasta 10 reais...

  23. Igor Postado em 02/Jan/2014 às 16:23

    Enquanto não pegarem um cara desse na rua e lincharem físicamente, isso não muda. Falem o que quiser "ah, mas violência não ajuda em nada, só gera mais violência e mimimi", queria ver se fosse você, um parente ou amigo muito próximo, se a reação seria essa mesmo.

  24. Caio Postado em 02/Jan/2014 às 17:19

    Legal, pagamos impostos para idiotas acharem ser superiores a gente..

    • Julio Cesar Postado em 03/Jan/2014 às 15:38

      Exatamente! O cidadão que chama o outro de "cabra-safado" ganha mais de 25 mil reais e deveria prestar contas à sociedade pelo alto salário e não o contrário. Além disso, por ser um magistrado, espera-se que tenha inteligência, parcimônia e discernimento para se colocar no lugar das outras pessoas e agir como um cidadão comum. Isso, infelizmente, ele ainda não aprendeu. Vejam os fatos, ele deve, no mínimo, emitir um pedido de desculpas ao garçom, publicamente, o que acham?

  25. renato Postado em 02/Jan/2014 às 17:27

    prisão a este merda de magistrado , isso queima a magistratura em geral , e que ninguém vai atraz , mas não podia parar enquanto esse merda não perder o cargo.

    • renato Postado em 03/Jan/2014 às 18:17

      este não sou eu... Tome tendo......... Coloca um R na frente..

  26. Clóvis Arrué Postado em 02/Jan/2014 às 17:40

    É só mais um pedaço de bosta fazendo asneiras do alto da sua minúscula "autoridade"... Tinha que levar um soco no meio do focinho.

  27. wegley calixto Postado em 02/Jan/2014 às 18:24

    Que é isso? Onde já se viu um simples cidadão trabalhador e pagador de impostos, querer contestar um homem da lei, justo, letrado e que jamais erra. Onde é que esse país vai parar? Aí, ainda aparece outro cidadão, também trabalhador, pagador de impostos para defender tamanha grosseria desse garçom. Isso é uma total descortesia. Uma falta de respeito àqueles que representam o estado de Direito. É obvio que esse juiz estava com a razão. Ele só queria a maldita água com gelo para seu filhinho. Como pode um humilde trabalhador se achar no direito de reivindicar algo? De bater de frente. De não se resignar e aceitar sua pobre condição? Isso vai contra os padrões vigentes por séculos em nosso país.

    • Rickson Davi Postado em 02/Jan/2014 às 19:15

      Só num fico com ódio de ti porque fiquei com pena, cara ...

      • wegley calixto Postado em 02/Jan/2014 às 20:56

        Caro Rickson Davi, você não leu meu texto nas entrelinhas. Na verdade, só fui irônico em níveis estratosféricos. Verdadeiramente, eu condeno de forma veemente toda e qualquer forma de abuso de poder e ataque à cidadania. Esse magistrado merece estar na prisão. Ele representa tudo de mais retrógrado e abusivo que ainda existe em nosso país. Infelizmente. (a ironia extrema foi só a forma que eu achei para demonstrar minha indignação) Um abraço!

      • mariana Postado em 02/Jan/2014 às 21:00

        Isso foi ironia, Rickson

    • Renan Silveira Postado em 02/Jan/2014 às 22:11

      Já reparou que vc não pode se dar ao luxo de falar em entre-linhas? O nível de grande parte dos brasileiros é muito parecido ao do Juiz, se estivessem no lugar dele, provavelmente fariam a mesma coisa. Não é questão de Justiça que os levou a se rebelarem, foi empatia com o de nível social (aos olhos do Juíz) igual ao deles. Dê poder a um homem e difícilmente ele será humilde.

      • wegley calixto Postado em 04/Jan/2014 às 10:57

        Caro Renan, tenho consciência de que a linguagem deve e pode ser adaptada à situação comunicativa. Mas eu não abro mão de ser irônico quando dessa ironia depende a compreensão da minha mensagem, bem como o efeito que quero causar. É, portanto, o simples exercício do direito à liberdade de escrita e de pensamento em detrimento, neste contexto, do numero de pessoas que me compreenderão. Sei dos riscos ao escrever algo que algumas pessoas podem, de imediato, não compreenderem, mas ainda assim eu o farei, pois sei que além da mensagem inicial que quis passar, posso suscitar questões que estão para além do que se quer dizer. Tenha um bom dia, amigo.

    • Enéas Neto Postado em 02/Jan/2014 às 23:09

      Admiro seu sarcasmo. Muito bom msm. Chega a se conciliar com o egocentrismo do Seu Dilermano.

  28. Daniel Postado em 02/Jan/2014 às 18:46

    O heroizim pé de chinelo da #REDEESGOTO #GLOBOMENTE fazendo escola....kkkkkk ridículo! Volta Lula já e quebra essa caixa preta! Essa turma está merecendo lembrar por quem eles são pagos!

  29. Euclides Postado em 02/Jan/2014 às 19:06

    É por isso e por outras coisas que o Judiciário deve ser também submetido a eleições periódicas para preenchimento de seus cargos. Chega de Juiz de carreira. O Juiz, o Desembargador e o Ministro de todos os cargos do judiciário teem que ser submetido a votação popular, se não for bom com o que o cargo exige que seja posto para fora. Vai trabalhar em outro ramo de atividade. O Poder do Estado emana do Povo e de mais ninguém.

    • Fernando Postado em 03/Jan/2014 às 10:37

      Exato. O judiciário brasileiro é uma monarquia absolutista encravada no sei de nossa repúnlica e que tem que ser bastilhado por bem ou por mal. Lula prometeu abrir a caixa preta do judiciário e não o fez e agora temos os escândalos pululando todos os dias embaixo de nossos olhos e ninguém pode fzer nada porque os pulhas, quero dizer, juízes, são representantes do poder judiciário. Nenhuma democracia se firma no cenário político se o judiciário não for limpo e é por isso que a nossa está sempre correndo riscos. O judiciário é, de longe, o poder mais corrupto do Brasil.

      • Prof. Manoel Postado em 05/Jan/2014 às 15:53

        Há muito tenho falado aos 4 ventos: o Brasil é governado por uma nobreza de políticos e magistrados (incluindo o ministério público de procuradores, defensores) com uma série de regalias e subsídios (como o auxílio moradia, transporte e alimentação dos juízes), Trabalha no sistema 'tqq' (terça, quarta, quinta) - uma das causas da morosidade burocrática de processos. É a mais bem paga do mundo. Enquanto isto nós somos o povo escorchado com altos impostos e tendo um retorno muito baixo (péssimas estradas, escolas, ausência de esgotos)....

  30. Adilson Postado em 02/Jan/2014 às 19:16

    Esse é um bom exemplo de agressividade, e nada de assertividade. Comportamento muito próximo da doença mental.

  31. José Luís Fucks Batista Postado em 02/Jan/2014 às 19:31

    Não se preocupem os Nordestinos, pois esta é a figura dos integrantes do Judiciáriao de todo este País!

  32. luisa valdorf Postado em 02/Jan/2014 às 19:40

    E ainda tem uns energúmenos que defendem tanto este déspota quanto o jb. Como tem feito mal o jn, a veja etc. A esses recomendo dar um tempo ao pig e assim, quem sabe, relinchar menos.

  33. JANILSON CORREIA Postado em 02/Jan/2014 às 19:47

    OH LAMENTALVÉL ESTE É O VERDAIRO ANIMAL QUE PRECISA DE UMA BOA JAULA PRA SE REEDUCAR E ADQUIRIR RESPEITO RESPEITANDO E NÃO POR ABUSO DE AUTORIDADE.

  34. Amazonas Brasil Postado em 02/Jan/2014 às 19:57

    Cadê o tal CNJ...

  35. Marcos Postado em 02/Jan/2014 às 20:04

    Agora pouco estava decidido a abandonar o curso de Direito, mas depois que li esse relato, não o farei mais. Não podemos deixar que magistrados como esse humilhe os que não podem se defender. É necessário que a nova geração esteja disposta a combater o mal que há no Poder Judiciário. "Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada."

  36. Rodrigo Postado em 02/Jan/2014 às 20:15

    Não sou evangélico e enxergo com tristes olhos o "Fulaninho, que é evangélico...". Qual a relevância? Cuidado para não incorrer em discriminação para com o credo alheio. Isso ou poderemos usar largamente os: "Dirceu e Genoíno, que são petistas...", "Aécio, que é tucano", "Stálin, que era comunista" etc., tornando ao etiquetamento, ao sectarismo.

    • Renan Silveira Postado em 02/Jan/2014 às 22:16

      Caro Rodrigo, o Juiz não tornasse pública a sua religião, com certeza ela não deveria ser levada em consideração, mas infelizmente, grande parte dos "evangélicos" no poder, proclamam o fato como se fosse um atestado de boa conduta, e que são donos da verdade absoluta, eleitos aos olhos de Deus e por isso superiores aos outros. O ideal é que realmente fossemos um estado Laico, e que os Juíses fossem Justos.

      • Joao Postado em 05/Jan/2014 às 22:32

        E onde foi que ele tornou pública a sua religião? Nesse vídeo tem algum elemento que dá pra identificar a religião dele? É pura babaquice e preconceito do autor do texto, e babacas preconceituosos também são quem defende um texto desses.

    • Eduardo Abreu Postado em 02/Jan/2014 às 23:38

      sabe que estou me sentindo mal até em ver as cores amarelo e azul, depois a rosa também me tem dado um certo asco.

    • Eduardo Abreu Postado em 02/Jan/2014 às 23:44

      ...e tinha um que se acho no direito de censurar a atitude do senhor que levantou a voz em defesa do garçom.... "se metendo nas coisas." Foi pouco o que aconteceu pelo bate boca que ouvi no vídeo, tem muita tragédia que ocorreu por fatos como este.

    • Francisco Terceiro Postado em 03/Jan/2014 às 09:40

      Ótimo Comentário!!!

    • Fernando Postado em 03/Jan/2014 às 10:33

      Foi usado a partir do momento em que o calhorda se utilizou da sua "crença" para dizer que o garçon estav endiabrado. Entendeu?

      • Rodrigo Postado em 03/Jan/2014 às 10:53

        Continuo lamentando.

  37. ana lucia Postado em 02/Jan/2014 às 20:19

    fui a um bar em Saquarema no carnaval e o bar estava cheio e um cara chegou e falou p garçom sou advogado e quero ser atendido c prioridade . O garçom ,um sábio virá p ele e diz: aqui vc não é porra nenhuma espera sua vez.

    • Rodrigo Postado em 08/Jan/2014 às 10:27

      Sou Advogado e parabenizo e muito a conduta desse garçom, Ana Lucia!

  38. Sandra Xavier Postado em 02/Jan/2014 às 21:03

    Lamentável. Como uma pessoa como esta pode julgar o que quer que seja? Que exemplo este senhor deu a seu filho em um ato como este? Imaginem o monstrinho que está formando. Agora, o que mais me preocupa é com o que pode acontecer ao garçom e ao empresário. Lembram do juiz que assassinou o empregado do supermercado(tiro na nuca) por um motivo tão insignificante que já não me lembro. E ainda chama o homem de endiabrado. Uma coisa é certa, o Deus que ele venera com certeza não é o meu e nem o da maioria das pessoas presentes. Pobre das pessoas próximas do senhor desembargador, pago com o nosso dinheiro e que morto apodrecerá como qq. um de nos.

  39. Patricia Postado em 02/Jan/2014 às 21:11

    Que ridículo!! Saber que a sociedade passa pelo crivo de julgados feito por este cidadão desrespeitoso, de atitude deplorável, quando na verdade o que se espera é atitude contrária da que foi tomada, pautada na ponderação, no equilíbrio. Espero, sinceramente, que haja uma consequência punitiva para a atitude "mimadinha" desse sujeito arrogante!

  40. Givan Postado em 02/Jan/2014 às 21:46

    Primeiro tinha que ser preso e processado, depois fosse exonerado pq pessoas assim não podem estar numa posição como essa!

  41. Enéas Neto Postado em 02/Jan/2014 às 22:44

    De um certo modo, estamos "colhendo o que plantamos"... Cada um tem o seu papel na sociedade, funcionamos como engrenagens. É um absurdo endeusarmos pessoas que trabalham no setor judiciário... Cometem tantos erros quanto eu, quanto vc... Como todo e qualquer ser humano. A dignidade de uma pessoa não é um reflexo do seu poder aquisitivo.

  42. Moacy Postado em 03/Jan/2014 às 00:00

    O autoritarismo desse cidadão, diplomado como juiz e futuro desembargador no RN, o seu comportamento não se coaduna nem como pessoa educada , como autoridade de estado,e - muito menos -um evangélico. Comportamento assim nada mais é que " ABUSO DE PODER"!

    • João Postado em 03/Jan/2014 às 19:28

      Que relevância tem para o caso o fato de o desembargador supostamente ser evangélico? A única coisa que isso mostra é o quanto o autor do texto é estúpido e preconceituoso.

  43. mara irene vargas Postado em 03/Jan/2014 às 00:24

    Futuro presidente do TRE???? Mas ele é totalmente desequilibrado para ocupar qualquer tipo de cargo!!!! Como ele conseguiu chegar a desembargador??? Como??? Conduta ilibada ele não tem, atitude cristã muito menos. O comportamento desse desembargador fere a dignidade da magistratura, ele deveria ser denunciado no CNJ, na OAB, na Ouvidoria e corregedoria dos Tribunais ...

  44. roberto madeira Postado em 03/Jan/2014 às 00:40

    já está mais q provado que nós estamos vivendo uma espécie de ditadura onde seus ditadores usam toga ao invés de farda, o judiciário ta se tornando uma espécie de Poder superior a tudo nesse país!

  45. fabio Postado em 03/Jan/2014 às 00:45

    O dia que um juiz desse me falar isso vo da um tapão do lado do ouvido dele e ai sim vou sair preso com muito orgulho e sensação do meu dever civico cumprido !

  46. Leila Postado em 03/Jan/2014 às 03:05

    Minha mae dizia quer ver um vilao? Ponha a vara na mao.

  47. Jessica Ribeiro Postado em 03/Jan/2014 às 08:30

    Estou feliz pela não-passividade dos clientes. Que sempre irão existir poderosos que se vêem acima das leis e da cidadania, isso é de conhecimento de todos, quase uma herança genética. Mas enquanto existirem pessoas que se unam contra o "mal", aí sim sei que nada está perdido. E que gestos de bondade e defesa do mais frágil como este se repitam sempre mais e mais. Hoje em dia vejo amigos meus ensinando aos filhos a não se meterem em problemas alheios, "viva sua vida", "olhe por si", "faça seu próprio futuro"... isso pra mim é um grande passo na construção de seres egocêntricos e individualistas. Grande homem esse empresário! E com a sua força em lutar pelo que era correto, ele conseguiu unir as outras pessoas contra a injustiça. E triste as pessoas que comentam aqui julgando evangélicos, petistas e juízes por causa de um infeliz. Enquanto todos pagarem pelo erro de um, desencorajamos a grande parte que tenta fazer o melhor.

  48. Luiggi Postado em 03/Jan/2014 às 10:32

    Esse fulano até pode ter saído da favela e ter chegado ao posto de desembargador - sabe-se lá por que vias tortas - mas a verdade é que a favela e principalmente o barraco estão impregnados em seu DNA. É coisa de gentalha, mesquinharia. E, prá merda ficar completa... crente. Não há pior receita para a formação de um imbecil do que esta.

    • Julio Postado em 03/Jan/2014 às 11:43

      E quem te disse que na favela só tem 'barraqueiro'?Seu pré conceito social é do tamanho do pre conceito do desembargador. Lastimável. Você gostaria de morar em uma favela? Não? Nem quem mora lá. Quem mora em favela não mora por prazer. Mora por falta de oportunidade. Arrogância, prepotência, soberba, falta de respeito e humanidade, mal caratismo são característicos das classes mais abastadas da sociedade.

    • valter augusto Postado em 03/Jan/2014 às 12:52

      Rapaz,ainda tem gente igual a vc neste mundo!Eu sempre me surpreendo quando leio ou ouço idiotices como esta que vc escreveu.O pior é vc achar que todo mundo concorda contigo. Além de preconceituoso vc é muito cara de pau.

    • marcia ramos Postado em 03/Jan/2014 às 17:20

      falta de respeito ao proscimo autoritalismo temos que dar um basta nisto aguarda brasil e ano de eleiçao

    • Sabrina Postado em 04/Jan/2014 às 02:30

      Tem pessoas que moram em favelas que conseguem ser mais gentis e educados que esse merda. Para ter feito esse barraco esse babaca deve estar com a cara cheia de droga

  49. paulo da silva Postado em 03/Jan/2014 às 11:06

    ja passei por isso em repartição publica, principalmente delegacia de policia civil, esse país é tão podre quanto seu servidores,direito só tem bandido e marginal, por isso anulo sempre meu voto o que todos deveriam fazer

  50. Thiago Teixeira Postado em 03/Jan/2014 às 11:08

    Independente se for desembargador, governador, ex-camisa 10 do Flamengo, artista, não importa, o que podemos ver é uma pessoa anti-social, no meio de um restaurante "fino" fazendo baixaria e causando constrangimento aos clientes e colaboradores do estabelecimento.

    • renato Postado em 03/Jan/2014 às 18:15

      Grande...

  51. Fernando Oliveira Postado em 03/Jan/2014 às 12:02

    E o desembargador do capeta ainda vai ser presidente do TRE? Essa turma do Judiciário, em média, é muito cheia de si. Ainda mais um juiz alçado e desembargador. Seria legal ter uma penalização que o fizesse voltar a uma pequena comarca por um período, sem chance de ficar só engordando e dando ordem.

  52. Ronaldo Postado em 03/Jan/2014 às 12:14

    inesquecível o juiz cearence que deu uma gravata no segurança do supermercado local, em seguida matou com um tiro na cabeça. daquele homem. O segurança tentava impedir a entrada do juiz pq o estabelecimento encerrara o expediente. A"exemplar"pena aplicada ão juiz foi sua aposentadoria com salário integral!!! Essas pessoas são funcionários lublicos, recebem salários q nós pagamos, para cumprir função social. Passam em concursos dificilimos mas, tais fatos demonstram não serem suficientes p determinar uma boa seleção.fatos fatos demonstram

  53. Cesar Branco Postado em 03/Jan/2014 às 15:09

    O desembargador errou, é abuso de poder fora da função. O cidadão que fica aos berros errou tb, a atitude dele vai bem alem do maximo que podia fazer pra ajudar a amenizar a situacao. O fato de ele ser juiz n condena a categoria visto que até quem n é porra nenhuma toma atitudes preconceituosa e auotdeificante como essa. Vejo comentários sobre Joaquim Barbosa.. Cade ele ali? Vejo comentários sobre PT... Cade ele ali? Atenham-se ao fato, e o fato é, houve excesso de um indivíduo perante outro em função de ambos os casos. Chama policia, conversa, ameniza pois brigar mais ainda só é parte do culto de q a violência deve ser combatida com violência qnd nao com violência maior. Assim temos uma sociedade onde a opinião gira em torno do texto. N vi o desembargador fazendo nada, so vi um louco quase quebrando o restaurante todo, entendo a indignação mas errou de chegar aquele ponto. Seu erro nao pode se justificado pelo outro, isso nao é evolução...

  54. Luiz Eduardo Postado em 03/Jan/2014 às 16:09

    Eu garanto que se todas as pessoas tivessem um terço da bravura que teve este homem, ao sair em defesa de um pobre coitado o nosso país seria outro. É hora de colocar esses projetos de coronéis em seus devidos lugares e mostrar que o Brasil do século passado já não existe mais.

  55. ricardo Postado em 03/Jan/2014 às 16:13

    Verdade... hoje em dia o magistrado e seus seguidores andam muito arrogantes !!!!!!

  56. Ana Postado em 03/Jan/2014 às 16:31

    Queria entender por que Juizes e desembargadores, matam, chigam, roubam, desrespeitam o cidadão e a propria ordem judiciária e não acontece nada com eles, continuam em seus cargos tendo uma punição de uma bela aposentadoria. O exemplo moral deve vir de onde mais se exige, pessoas assim não podem ter o direito de julgar nada nem ninguém, não tem moral para isso. Acorda Brasil.

  57. Eduardo Postado em 03/Jan/2014 às 17:11

    Eu teria dado a minha razão total ao desembargador, pois iria coloca-lo pra dormir com alguns dentes da boca quebrados...E depois iria sim preso feliz....

  58. Deyvison Postado em 03/Jan/2014 às 17:44

    O pior que estamos nas mãos de pessoas desta qualidade! Absurdo!!!! Juiz FDP!!!!! Não merece profissão nenhuma! Pois não tem respeito com as pessoas.

  59. José Luiz Postado em 03/Jan/2014 às 18:35

    O vídeo só nos permite ver um homem exaltado gritando com outro, não há o registro da suposta ofensa. Assim, fica difícil de expedir qualquer opinião.

  60. Flavio Postado em 03/Jan/2014 às 19:14

    este é o resultado de um país corrupto, sem leis, ou melhor feitas por bandidos e um povo acoado e sem direito algum. isso é Brazil.

  61. Neusa thiesen Postado em 03/Jan/2014 às 19:23

    É a triste realidade de um país onde o desrespeito, a falta de postura, de ética , de comprometimento com o povo está todos os dias estampado nos meios de comunicação. Mais um que tem o amparo as IMPUNIDADE. Só o pobre, o povo é penalizado em todos o sentidos. VIVA A POUCA VERGONHA BRASILIS!!!

  62. Adalberto Postado em 03/Jan/2014 às 19:30

    É famosa carteirada, quanto maior o cargo, maior a carteira. O povo do judiciário se acha...

    • v carlos Postado em 03/Jan/2014 às 21:33

      desde ja quero deixar aqui minha solidariedade ao garçom porser um trabalahador e por outro lado tambem quero deixar bem claro que o desembargadorexelentissimo sr. dr. dilemando mota nao é este monstro que vcs estao falando dele nao nao vou dizer aqui que num momento de descontrolo ele pode até ter causado este plobrema mais eu pesrgunto que numca teve um momento de loucura e só fala do desembargar quem nao conhece ele pois eu só tenho a agradecer pela pessoa que que é e representa para a sociedade nao é por que o desembargador tem o cargo é por que ele é humano mesmo e muito humilde vc conhecendo as pessoa s é que pode falar alguma coisa pois eu tenho coisa boas pra falar do desembargador força dr estou na torcida por sua pessoa

  63. Luciano Ishi Postado em 03/Jan/2014 às 20:01

    Com certeza é um abuso de poder e também um abuso contra a moral do ser humano. Bandido ninguem prende né? Outro fato interessante é que um único Desembargador conseguiu mobilizar 4 viaturas para tal ocorrência... agora, se um cidadão comum ligar para policia pedindo ajuda, quantas viaturas serão deslocadas para o local e quanto tempo isso leva? Menos que o fato da padaria? O grande problema de nós brasileiros é que temos uma constituição feita para todos e aproveitada por poucos.

  64. Lucia Postado em 03/Jan/2014 às 20:29

    Vergonha!!! Danos morais nele . Lamentável uma pessoa que teria que dar exemplo por seu o cara. Falar o que?

  65. SUNSET BOULEVARD Postado em 03/Jan/2014 às 21:24

    PANORÂMICA DO PAÍS EM QUE, OBRIGADAMENTE, VIVEMOS. DIGO OBRIGADOS POR NÃO TERMOS CONDIÇÕES NEM AO MENOS DE VIVER QUANTO MASI FUGIR. SOMOS REFÉNS DE PULHAS COMO ESTE MAGISATRADO. MAGISTRADO? NÃO! MAGISTRADO É UM SER HUMANO COERENTE, SIMPLÓRIO, EDUCADO, ÉTICO, ETC, ETC,ETC. ISSO AÍ NADA MAIS É QUE UM PERTURBADO MENTAL.

  66. Alexandre Postado em 03/Jan/2014 às 22:20

    Esses "bacharéis em Direito" acham que tem todo o poder do mundo em suas mãos por causa do título e do cargo que ocupam. Não contava, no entanto, o obtuso senhor desembargador, com a força esmagadora da mídia via redes sociais, capaz de fazer seus rugidos de leão tornarem miados de um gato assustado.

  67. Natal Postado em 03/Jan/2014 às 22:58

    mais uma classe onde 90% acham que são deuses e 10% tem absoluta certeza!!

  68. Mira Santini Postado em 04/Jan/2014 às 00:44

    Não sei porque o termo evangélico foi incluído nesta reportagem. No mais, é um mais um caso típico do ! sabe com quem está falando"!

  69. Sabrina Postado em 04/Jan/2014 às 00:51

    O poder que esse BABACA tem não impede de tomar uns tiros na cara. BABACA... FDP

  70. Claudio Henrique Postado em 04/Jan/2014 às 02:06

    Nosso juizes se acham superiores a tudo. Agora imagnas um animal deste tratando os funcionários dentor do " SEU TRIBUNAL"? É porisso que nossa justiça só funciona para os menos afortunados. O tenente teve mais discernimento da lei que ele, e esse senhor, que se diz EVANGÉLICO deve desconhecer o que falou JESUS CRISTO : "AMAI AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO".

  71. Roberto Postado em 04/Jan/2014 às 09:58

    Eis o verdadeiro 'quadrúpede bucéfalo' de toga !

  72. nilton Postado em 04/Jan/2014 às 10:10

    qual a capacidade moral que esse monstro tem para julgar os processos no tribunal.

  73. Antonio palhares Postado em 04/Jan/2014 às 13:58

    Infelismente, no nordeste tem muito disto, o rico simplesmente não gosta de pobre . Em Natal chamam empregadas domesticas de "piniqueiras".Vi muito bem na televisão, os bem nascidos que se formaram médicos nas universidades federais , pagas com dinheiro do povo, vaiarem e rotularem de "peões" os médicos Cubanos que chegaram em Fortaleza para cuidarem dos pobres que nunca viram um médico na vida. Este cara é apenas mais um. Graças a Deus que exstem pessoas, como o cidadão que interferiu e os outros que ficaram contra a sandice deste idiota, que ainda se diz cristão. Já fui atendido por um médico cubano aqui em São Paulo, e fiquei surpreso com a educação dele e a qualidade do atendimento.

  74. Sabrina Postado em 04/Jan/2014 às 18:55

    Desembargador de MERDA

  75. Marcelo Postado em 04/Jan/2014 às 20:32

    TODO MUNDO POSTA, NINGUEM LÊ! Desembargador moleque! A policia, nesses casos, devia mandar o desembargador praquele lugar.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Jan/2014 às 19:16

      Meu amigo, nem bandido a polícia pode mandar, ainda mais um cara do Judiciário. O glorioso Kim Jong-il já o teria matado se ele fizesse isso em seu restaurante preferido.

  76. testemunha binocular Postado em 06/Jan/2014 às 18:05

    tudo isso é culpa do joaquim barbosa

  77. Alexandre Lopes Postado em 08/Jan/2014 às 15:47

    Avatares de Joaquim Barbosa !

  78. Riaj Postado em 14/Jan/2014 às 14:19

    Tardiamente, mas em tempo, me permitam condenar essa atitude deplorável desse senhor "juiz". Que mau exemplo. Aliás, tem seguido as pegadas do Sr. barbosão, o capitão do mato. Tem alguns trogloditas mencionando Dirceu e Genoíno. Esse diferentemente dos que o condenaram são homens honrados. Foram vítimas do linxamento público e de uma condenação de exceção. Certamente são mais honrados do que escrotos que vociferam malidicências como papagaios de pirata.

  79. Adriana Postado em 19/Jan/2014 às 00:52

    Só sei de uma coisa: Tenho ojeriza desses magistrados que se acham imortais- donos do mundo.. Além de tudo, evangélico, e ficar confundindo as bolas, falando de possessão...É DEMAIS....DESATINO..

  80. Gilmar Postado em 15/Jul/2014 às 14:48

    A proteção do estado a algumas pessoas fazem-nas se setirem como se fossem melhores que os outros. Aí qualquer babaquinha quer dá uma de bonzão. Mas quando enfrenta alguém com coragem suficiente arrega e volta com o rabo entre as pernas para o seu estado de babaquinha original.