Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 02/Dec/2013 às 12:21
131
Comentários

“Racismo? O que eu tenho a ver com isso? Só porque sou branquinha?”

Atriz Fernanda Lima, escolhida pela FIFA junto com o marido para substituir Lázaro Ramos e Camila Pitanga no sorteio da Copa comenta polêmica sobre racismo “O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?”

‘Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?”. Fernanda Lima em entrevista a Mônica Bergamo, na Folha

Por José Renato Baptista

Racismo? O que eu tenho a ver com isso?

Só porque eu sou branquinho? Eu pago as minhas contas e meus impostos. O que eu tenho que ver com o racismo? Aliás, onde vocês estão vendo racismo? As pessoas falam estas coisas porque podem ficar anônimas.

Não, eu não estou anônimo. Meu nome é José Renato Baptista. Sou antropólogo e professor universitário.

Então, eu posso confortavelmente falar sobre este assunto. Eu levanto bandeiras. Várias. Contra as injustiças, contra a desigualdade, contra o preconceito. Eu não acho que as coisas não tem a ver comigo. Eu me comprometo com elas. Não tenho uma “imagem pública”, mas uso o espaço público: leciono, dou palestras e conferências, exponho as minhas ideias. Não crio polêmicas porque posso me defender com o anonimato. Polemizo pelas coisas que acredito, porque quero construir uma sociedade e um mundo mais justo.

Leia também

Então, respondendo à fala da “atriz”/apresentadora Fernanda Lima (saiba mais aqui sobre o veto a Lázaro Ramos e Camila Pitanga), eu digo que sim, você tem tudo a ver com isso. Você que não se questiona, que não se pergunta, que acha que não é com você, você tem tudo a ver com isso. E sim, porque você é branquinha. Porque você ocupa um lugar histórico de opressão neste país há mais de 500 anos. Porque você tem privilégios concedidos pela sua condição de cor há séculos. Ignorar isto é fingir que o mundo é cor de rosa e as relações são fraternas, quando o conflito existe e ameaça e afeta a todos nós, brancos, pretos, quase pretos e brancos pobres que de tão pobres são quase pretos. Ignorar que neste país ser branco, sobretudo nos meios de comunicação, é uma forma de obter privilégios, é como disse uma amiga, virar a cara para o lado, para não ver um elefante no meio de uma kitchenette.

É fingir que não ocorre em nosso país o extermínio continuado de jovens negros, posto que das vítimas de homicídio no Brasil, em cada dez sete são negras. Fingir que não sabe que negros recebem menores salários e tem menos postos de comando e direção na iniciativa privada. Fingir que não sabe que o tempo escolaridade de negros e pardos é inferior ao dos brancos.

Sim, Fernanda, você pode querer não enxergar isto. E achar que é só mais uma polêmica. É justo reconhecer que você, como disse, trabalha há seis anos com a FIFA e, portanto, não tem nada com isso. Mas sim, Fernanda, você tem tudo a ver com isso e tem a ver com a negação histórica da imagem do país. Um país que estabeleceu em sua história políticas públicas visando “embranquecer” a população. Você pode ignorar isto, sim, mas infelizmente, tomando conhecimento não pode negar e dizer que não tem nada com isso.

Fernanda, você pode se achar uma das pessoas mais gentis e atenciosas do mundo, e talvez no trato pessoal até seja. E sim, talvez seja apenas uma invenção de um jornalista. Mas pega mal Fernanda. Pega mal porque reflete toda uma história de racismo de um país que teima em não se ver como racista. Pega mal porque somos o país onde existe discriminação, mas ninguém se assume como racista ou que discrimina alguém. Pega mal porque você reforça uma imagem e um estereótipo racista, uma visão do país “mestiço”, mas que se enxerga como “branco” (ou “branquinho”, se preferir).

Não acho que você deva recusar um trabalho que você conquistou, como diz, há seis anos atrás. Mas convido você a refletir que, às vezes, pode estar muito mais coisa em jogo do que o fato de você “ser branquinha”. Fica o convite à reflexão.

Recomendados para você

Comentários

  1. Heyde Postado em 02/Dec/2013 às 12:27

    Boa professor! A Fernanda deveria ler isso!

    • Enzo Postado em 06/Dec/2013 às 22:46

      Nao precisa!!! Ela foi o grande destaque da empresa internacional...linda!! Brasileira, sim e Branca, Brasil nao e um pais so de negros!!

      • Gerson Martino Postado em 07/Dec/2013 às 00:23

        Imagem clichê de mulherzinha! Ela fede a clichê.

      • Jeferson Postado em 11/Jul/2014 às 15:37

        CONCORDO 100% COM VC... E acho que o "professor" não intendeu a resposta da moça. Quando disse O que eu tenho a ver com isso. Se referia a escolha da fifa e não ao racismo.

  2. Alexandre Lopes Postado em 02/Dec/2013 às 12:52

    A Fernanda perdeu uma ótima oportunidade de calar a boca . Às vezes, a ignorância e a irreflexão resultam nesse tipo de bobagem . Ninguém pode compelir ninguém a militar contra ou a favor disso ou daquilo , mas pode sim criticar determinadas atitudes como essa . Portanto , a Fernanda tem o direito legítimo de abster-se na luta contra o racismo , mas não tem o direito de explicitar um desdém pessoal à causa, justamente porque ela é uma pessoa pública e sua fala influi muitas pessoas .

  3. Nefertiti Postado em 02/Dec/2013 às 12:55

    Rodrigo Hilbert versus Lazaro Ramos.....não é questão de racismo, e sim de BELEZA!!!! Ah, pára....vamos parar com essa coisa de racismo pra cá, racismo pra lá....já encheu o saco essa onda do, vc olhou torto pra um cara, se é branco pode ter alguma razão, se é negro, é racismo!!! O negro pode usar uma camiseta: 100% negro, o branco se coloca 100% branco é nazista....pode chamar o loiro de alemão, mas não pode chamar o negro de negão. Pelo amor de Deus, já virou racismo esse negócio de tudo ser racismo!

    • Lucas Postado em 02/Dec/2013 às 13:10

      Perfeito.

    • Ricardo Postado em 02/Dec/2013 às 13:20

      Eita ignorância. Porque o Rodrigo Hilbert é mais bonito do que o Lázaro Ramos? O Rodrigo é loiro, tem traços finos, milimetricamente europeus. Lázaro é negro e baiano, de traços grossos, milimetricamente africanos. Entendeu o racismo aí ou é necessário que eu desenhe?

      • Lucas Postado em 02/Dec/2013 às 13:26

        Conceito de beleza é subjetivo e pessoal de cada pessoa. Querer impor aos outros que seu padrão de beleza é racismo, é ditatorial.

      • Carlos Postado em 02/Dec/2013 às 13:51

        Falou uma tremenda besteira Ricardo. Como disse o Lucas. Beleza é subjetivo. Eu por exemplo, acho o Lazaro um cara bonito, mas não acho ele mais bonito que o Rodrigo. E ai? Sou racista por isso? Eu acho a Camila mais bonita que a Fernanda. Nesse caso eu sou racista?

      • André Postado em 02/Dec/2013 às 14:25

        O Lázaro é feio. Se fosse o Thiaguinho ou o Alexandre Pires você poderia ter razão.

      • Alexandre Postado em 02/Dec/2013 às 15:09

        Se fosse questão de beleza... temos muitos negros e negras muito bonitos... não é questão de beleza... é questão de cor... entenderam ou precisa desenhar?

      • jonas Postado em 02/Dec/2013 às 16:03

        O conceito de beleza é subjetivo, mas também temos que levar em conta as questões relativas a cultura de cada País, tentar impor um esteriótipo, o do loirinho europeu bonito, no país de maior população negra fora da África, é que é ditatorial. Se a questão não é o racismo, porque não a Camila Pitanga, muito mais bonita, no lugar da Fernanda Lima?

      • Ricardo Postado em 02/Dec/2013 às 18:48

        Beleza é mesmo uma questão subjetiva? Pra mim é muito mais do que objetiva. Por que muitas brasileiras possuem uma obsessão arcaica pelo cabelo loiro e liso? Nossos critérios de beleza são construídos de acordo com o ambiente em que vivemos TAMBÉM. Desde cedo nos é imposto esse padrão europeu de beleza. E, por favor, sem ignorância. A questão aqui não é sobre beleza, mas sim sobre cor.

      • Thiago Teixeira Postado em 02/Dec/2013 às 19:28

        Rodrigo é mais bonito que o Lázaro? Você é viado por acaso? Acha homem bonito?

      • Gustavo Postado em 04/Dec/2013 às 01:06

        Thiago Teixeira. Eu sou viado e acho homem bonito. E defendo que qualquer um possa achar homem bonito também. Achar homem bonito e dizer isso diz respeito à segurança da sexualidade de cada um. Gosto dos seus comentários mas esse não foi muito bom. Como viado, (nos termos que você usou), eu não gostei.

      • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:23

        Fracasso pessoal é o que faz alguém se sentir dicriminado de nascença. Que dever tenho eu de achar o preto mais bonito do que o branco se sou branca? O Rodrigo é o bonitão do quarteto sim. E o Lázaro é o artista. Se racismo é achar branco mais atraente, os mais nazistas do mundo são os homens negros. Deem só uma olhadinha nas escolhas pessoais deles.

      • Alencar Postado em 09/Jul/2014 às 13:00

        vocês falam muita baboseira. A questão da escolha de Hilbert e Lima não se baseia em cor, e sim em beleza, já que os dois possuem traços finos e mais delicados, características ocidentalmente atreladas à beleza. Ainda que a questão da beleza seja vista pelos olhos de cada um, há sim pessoas negras bonitas, e isso não é pelo fato da cor negra em si. a referência que temos é que o a pele branca é mais bonita. aprendemos isso e é essa percepção que impera. com relação ao lázaro, o hilbert é sim mas bonito que ele(pelo menos para mim, e não, não sou homossexual, sou hétero), mas acho que é pelos traços faciais mais finos, comparados ao de lázaro, que são grossos e rudes. Não tem a ver com a cor. acontece que é da raça negra ter traços assim. e vez ou outra vemos negros aparecendo no meio publicitário por possuírem traços de brancos, pode reparar que grande maioria dos negros adotados como o padrão ocidental de beleza, são negros com traços brancos. eu mesmo não acho que seja questão de cor. eu conheço um cara que ele é muito branco, mas seus traços são grossos. tudo bem que, entre um negro de traços finos e um branco de traços finos, provavelmente se escolherá o branco, embora o negro com características faciais de branco(algo difícil de se ver, pelo menos no dia a dia onde vivo) tenha grande possibilidade de ser escolhido para cobrir eventos midiáticos de grande porte como a copa e tal. agora, entre fernanda lima e camila pitanga, eu acho a o padrão de beleza da fernada mais evoluído. na verdade, eu acho a fernanda mais bonita. sendo que tb acho a pitanga bonita e acho que os traços dela representam de forma mais realística a beleza da mulher brasileira do que os traços da fernanda. eu preferiria que a pitanga fizesse essa apresentação, pois o objetivo é se mostrar a tipicidade racial no brasil, e a camila tem traços variados e miscigenados e ainda assim é bonita e tem um corpo a la brasileira. agora lázaro tem traços exclusivamente negroides e não representa a raça brasileira miscigenada como ela é. diferentemente da pitanga que tem de tudo um pouco e é gata. o mesmo vale para o rodrigo e para a fernanda que, embora sejam bonitos, possuem traços típicos de europeus. tirando toda essa visão de racismo e frescura de alguns, eu diria que ficaria mais realístico com a realidade brasileira que ficassem a Camila pitanga e o Cauã reimond(n sei se escreve assim) ou um cara com aparência parecida( n me vem a memória 'outro" celebridade com a aparência típica brasileira. enfim, espero que entendam.

      • Hermes Assis Postado em 10/Jul/2014 às 20:36

        A subjetividade da beleza de que todos comentam é o resultado de uma consistente exposição do padrão de beleza europeu em nossa tenra idade e deste processo todos somos vítimas, mas ter consciência de que existe é o primeiro passo para sairmos do papel de vítimas passivas para autores conscientes do processo de amadurecimento de nossa sociedade.

      • Jeferson Postado em 11/Jul/2014 às 15:42

        Desculpa, mas a beleza nao esta na raça Lenny Kravtz Tbm é negro e MUIIITO mais bonito que o Lazaro Ramos. Mas não tão bonito quanto o Rodrigo Hilbert. Questão de gosto. Sou homem Heterossexual e Esclarecido. Concordo com a Nefertiti .

    • José Ferreira Postado em 02/Dec/2013 às 13:30

      Perfeito. 2

      • Daniel Costa Postado em 02/Dec/2013 às 13:57

        Discordo! Beleza não é subjetiva! Ela é uma construção objetiva que o ser humano faz entre natureza e cultura. A beleza é sim um conceito ligado a cultura, portanto um conceito não só subjetivo ( pessoal ) como também objetivo ( coletivo ). A crítica do José Renato Batista é justamente contra a "naturalização" daquilo que não é "natural" podendo ser desconstruído sim porque se trata de uma concepção opressora.

    • Luiz Guilherme Postado em 02/Dec/2013 às 13:37

      Não é questão de beleza, é questão de representatividade. Lázaro Ramos representa.

    • José Ferreira Postado em 02/Dec/2013 às 13:37

      Dá a impressão de que todo branco (ou não negro) é um beneficiado pela escravidão. A maioria dos meus antepassados, no século XIX, viviam em casas de pau a pique no interior do Nordeste e nunca tiveram um escravo.

      • Vicky Postado em 02/Dec/2013 às 21:50

        Mas todo branco hoje em dia se beneficia das consequências da escravidão que nosso povo insiste em esconder, mas estão escancaradas pra todos verem. Sou branca e sei que recebo tratamento muito melhor do que mulheres negras e isso não deve ser ignorado jamais!

      • matheus Postado em 09/Dec/2013 às 16:22

        hahaha, dá a impressão porque é meu querido, preste mais atenção no lugar que você vive.

      • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:24

        Os meus ancestrais tiveram escravos sim. Eu, nunca. E nem quero. Já tenho problemas demais.

    • Amanda Postado em 02/Dec/2013 às 14:04

      Tá,mas.. pq o Rodrigo Hilbert pode ser considerado bonito e o Lázaro Ramos não?... Fora isso, concordo com tudo que você disse...

    • Larissa Postado em 02/Dec/2013 às 14:42

      Beleza?? mas o convite é pra sensualizar num outdoor ou pra apresentar um evento?? Creio que o quesito devesse ser qualidade artística, e nesse quesito o casal Lazaro e Camila estão anos luz na frente do casal de legumes... dois sem sal!

      • luanda Postado em 02/Dec/2013 às 20:50

        total.

      • gabi Postado em 09/Dec/2013 às 12:54

        concordo, os dois são muito mais naturais e simpáticos, simbolizam o Brasil mesmo...houve racismo porque já tinham escolhido a Camila Pitanga e o Lázaro antes e só depois a FIFA não quis os dois e convocaram a Fernanda Lima, e para que essa roupa? objetificação da mulher pura!! aff ridiculo...

    • Cristiano Postado em 02/Dec/2013 às 17:01

      Deixa de ter idiota garota!!! Você já viu alguém que usa a camisa "100% negro" dizendo que brancos são uma raça inferior? Pedindo pelo extermínio de negros? Agora experimenta visitar o site do Stormfront, o maior portal do "Orgulho Branco". Experimenta você conversar alguns minutos com o pessoal do "100% branco". Experimenta ler o Mein Kampf! Questão de beleza??? Não é por que você é uma vagabunda Maria-Passaporte que só valoriza estereótipos brancos que quem não é branco é feio! Aliás na Rússia, no Leste Europeu, que é conhecido por ser um referencial de beleza, é muito comum ver mulheres lindas interessadas em rapazes negros, por sinal mulheres bem sucedidas! Por que o Lázaro Ramos seria "feio"? Ele tem alguma anormalidade na pele dele, lepra por exemplo? Ele tem alguma deformação nos olhos? Não tem a dentição completa? Tem marcas de queimadura ou cicatrizes? Ou é simplesmente pelo fato dele ser negro??? Se você não sabe nada sobre o assunto ou não tem argumento cala a boca, ignóbil!

      • Beatriz Postado em 02/Dec/2013 às 17:24

        "Vagabunda Maria-Passaporte"? Quê isso, precisa agredir pra defender um ponto de vista? A discussão é boa e é perfeitamente possível sem xingamentos.

      • Nefertiti Postado em 05/Dec/2013 às 18:10

        Cristiano. Bem, não me lembro de ter dito que EU ACHAVA O Rodrigo Hilbert mais bonito (acho, mas isso não vem ao caso), e sim que isso já foi apontado em revistas e o caramba. Vagabunda Maria-Passaporte? Bem, então eu posso dizer que vc é um grosseiro, ignorante, raivoso, misógino, burro, que não consegue ver uma opinião diferente da sua que agride uma mulher verbalmente sem se importar? Ou vc não gosta de mulheres? Deve ser isso, né? Nunca disse achar o Lázaro Ramos feio, e NÃO É, mas que por uma questão de pesquisas e o caramba, dizem que o alemão é mais bonito. Outra coisa, seu ignorante, eu não me referi aos nazistas, e sim uma pessoa comum que quisesse dizer que ama ser branco como um negro ama ser negro, é isso que quero dizer, não por questão de nazismo. O que acho é que essa cultura do negro é pobrezinho, precisa de cotas, precisa de diferenciais é tratar como diferente quem quer ser igual. Bem, vc não perguntou, até pq pra vc, seu misógino imbecil, eu sou só uma garota vagabunda, mas eu respondo mesmo assim, prefiro a Camila Pitanga a Fernada Lima, sou morena de pele, aliás, tenho um tipo físico parecido com o da Camila Pitanga, e sou, acredite se quiser, FUNCIONÁRIA PÚBLICA FEDERAL que passou no concurso em um dos primeiros lugares de nível superior formada numa faculdade federal de Direito. Gostou? Quer que eu desenhe ou o seu cérebro do tamanho de uma azeitona conseguiu compreender? Se vc não conhece a pessoa, nem entende um comentário, e só sabe ser agressivo e doente, cala boca ou se interna, SEU IMBECIL!

      • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:26

        Brancas bem sucedidas interessadas em homens negros? Essa eu quero ver............

    • luiz pessoa Postado em 02/Dec/2013 às 17:25

      Quem disse que o Hilbert é bonito? Nem cara de homem o cara tem kkkkk!!! Fora isso esse discurso é completamente fora de contexto, a camila pitanga e o lázaro, mesmo não sendo casal, formam um par muito mais carismático do que a sem sal da fernanda lima e o Hilbert.... kkk Hilbert bonito, se fosse o brad pitty que tem personalidade e tem uma mulher com mais personalidade do lado e que por sinal sabe a dificuldade da questão racial e por isso adotou várias crianças de outras nacionalidades, aí até poderia ser, estaríamos falando de algo justo, de ter como anfitriões pessoas que se preocupam com as outras, que sabem que independentemente da cor ou beleza... todo mundo é gente, e precisa ser tratado como tal... Mas o legal é ver que tem gente tão sem noção que acha Hilbert bonito kkkkk

    • Caio Postado em 02/Dec/2013 às 17:25

      você é muito ingênuo... ou mau caráter...

    • Nina Postado em 02/Dec/2013 às 17:37

      Pra mim o Lázaro é muito mais bonito que o Rodrigo, então o seu argumento é inválido...

      • Thiago Teixeira Postado em 02/Dec/2013 às 19:30

        E pra mim a Pitanga coloca essa "branquinha" no chinelo. Gosto é gosto!

    • Carolina Postado em 02/Dec/2013 às 18:23

      questão de beleza? aí já está embutido seu racismo e sua idéia de beleza !!! só brancos, loirinhos são bonitos ? E sua vidinha medíocre é governada por padrões de beleza

    • Carlos Barros Postado em 02/Dec/2013 às 19:45

      Para você, Lázaro não possui beleza, Nefertiti? E com este nome que adotou nas redes sociais... chega a ser irônico... Nefertiti mais parecia-se com Camila Pitanga (também destituída de beleza?) que com Fernanda Lima - segundo registros arqueológicos de pesquisadores sérios. Vamos ser coerentes? Talvez fosse mais conveniente que você tivesse um nome menos africano e mais anglo-saxão... Pense nisso, a menos que talvez também não "tenha nada com isso"...

      • Nefertiti Postado em 05/Dec/2013 às 18:16

        Carlos, sou bem parecida com a Camila Pitanga e com a Nefertiti, por isso do meu apelido, sou morena de pele, cabelos negros e olhos negros. Além de ser formada em Direito e concursada, sou uma estudiosa interessada sobre o Egito Antigo desde meus 11 anos (tenho 30), então, vc não está falando com alguma ignorante no assunto. Acho a Camila Pitanga linda de morrer, muito mais que a chata da Fernanda Lima, mas o que eu disse é que pesquisas, revistas e o escambal apontam o Rodrigo mais bonito e foi esse o critério que achei o usado, não que eu achasse o Lázaro feio, não acho mesmo, o que eu quis dizer foi que já encheu o saco o negócio de tudo ser racismo, do tratamento diferenciado para pessoas que sempre lutaram por igualdade. Acho que existem negros lindos de morrer, já conheci vários, e loiros feios de dar dó, não quis dizer da beleza, e sim sobre o tema do racismo. Vamos ler de novo e entender?

    • Marcelo Postado em 02/Dec/2013 às 19:53

      Entendam: Quando te chamam de branco azedo estão sendo tão grosseiros e cruéis quanto aqueles que chamam outros de magrelo, ou cabeçudo, ou nariz de tucano, ou dumbo, ou baleia, ou girafa ou qualquer outra idiotice que alguém inicia e logo se torna comum e aceitável, entendam é isso, uma idiotice. Já quando chamam outros de "macaco", "crioulo", "tição", ou então quando dizem que esse outro só "faz pretice", estão dizendo que seus antepassados que durante 358 anos foram escravizados eram idiotas, burros, incapazes, inferiores, que se queixavam a toa, que lhes faltou iniciativa e que os seus descendentes de hoje só repetem aquilo que já aconteceu, "e que é neguinho mesmo e não reclama não." Por favor, entenda, existe um abismo entre as duas coisas... Isso não quer dizer que você não tenha uma origem e que a cor da sua pele não indica isso ou não seja importante pra você, mas a ofensa não está nisso!

    • Felipe Postado em 03/Dec/2013 às 20:38

      Quanta mediocridade num comentário... Cara, aquele vídeo do Caetano seria perfeito pra ti. O negro pode usar a camiseta 100%, porque ele foi e continua sendo vítima de racismo descarado em todos os cantos do mundo. O gay pode e deve fazer passeata gay, porque ele é espancado todo dia. A mulher pode e deve lançar mão do feminismo nos seus argumentos e artefatos de contestação, porque ela é oprimida pela sociedade. Sai desse teu conforto, vai aos presídios e favelas e faze uma análise da desigualdade étnica no País. O teu comentário, além de não ter nenhum embasamento teórico e nenhuma fonte de pesquisa, é cheio de preconceito e racismo. Além de burro é alienado e acéfalo.

      • Nefertiti Postado em 05/Dec/2013 às 18:21

        Bem, sou mulher, sou concursada, passei em tudo por méritos meus, nunca fui oprimida pela sociedade e nunca quis de forma alguma ser privilegiada por ser mulher. Não acho que gay deva ser privilegiado por ser gay, nem negro por ser negro. SOMOS TODOS IGUAIS. Racismo é achar que uma raça precisa de benefícios pq não consegue por méritos próprios. Bem, e vc, além de agressivo e ignorante, é bem mais burro. Felipe é um nome masculino, né? Nefertiti foi uma RAINHA egípcia, da 18ª dinastia, conhecida por sua beleza morena e seu poder na antiga sociedade egípcia. Portanto, menino esperto, sou MULHER. Além de burro, é ignorante e demente.

    • joao Postado em 04/Dec/2013 às 14:08

      Nefertiti não o conheço mas , pelo seu comentário , está na cara que você também é branquinho . Entendeu ?

    • Norah Postado em 07/Dec/2013 às 09:56

      bommmmmmmmmmmmmmmmmm

    • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:20

      Acho atestado de inferioridade andar pela vida se sentindo previamente discriminado como se possível fosse algume já ter nascido discriminado. Mas que gostaria mais da representação do Lázaro, sem dúvida: o banho de talento é dele e não de nenhum dos outros três.

    • Jessica louca Postado em 03/Jul/2014 às 18:21

      Perfeito , Nefertiti !!!! , tudo é racismo , homofobia , não se pode mais ter opinião sem ser rotulado de preconceituoso !

  4. Anderson Postado em 02/Dec/2013 às 12:56

    Não vi qualquer argumento forte para justificar a razão pela qual pessoas brancas deveriam se importar com o racismo. Apelo a emoção, apenas isso. Desculpem, mas prescrições normativas - como "você, apesar de branco, deve se importar e combater o racismo" - devem ser muito bem justificadas. Se sou branco, por que deveria me importar com o racismo?

    • La Mano Negra Postado em 02/Dec/2013 às 14:37

      Se você é humano, deve se preocupar com a injustiça feita ao outro. Isso se chama empatia.

      • Fabiana Postado em 02/Dec/2013 às 16:04

        Perfeito!

      • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:29

        Mas ser empático é o dever que, cumprido, dá direito à empatia do outro. Não basta ser negro pra ter/merecer empatia.

  5. LiduinaFernandes Postado em 02/Dec/2013 às 12:57

    Oh Fernandinha, tanto que admiro seu trabalho sua POSTURA. Porém, faça uma REFLEXÃO com o Professor e volta aqui com uma POSTURA mais coerente com o que vc FAZ na telinha. Abço!

  6. Márcio Postado em 02/Dec/2013 às 12:59

    O meio artístico é um meio de burros. Burros, e não ignorantes. Mais burros ainda somos nós, que vire e mexe "lambe-botas" dessem seres.

  7. Ana Paula Postado em 02/Dec/2013 às 12:59

    A Camila Pitanga já deu entrevista afirmando que nunca foi convidada pela Fifa nem por ngm. Da onde que tiraram que ela ia sair. O pessoal acredita em tudo mesmo!

    • professora Postado em 02/Dec/2013 às 13:06

      Você também é branquinha Ana Paula??? Tal defesa mostra sua concordância com essa posição racista e preconceituosa, embora você não seja 'ninguém'.

      • Lucas Postado em 02/Dec/2013 às 13:16

        Mas o que foi que ela disse de errado? A idéia de que tudo é racismo agora vai começar a influir tbm na liberdade de expressão? A moça não disse nada de mais e vc a chamou de racista. Creio que o negro se quiser vencer o racismo tem q abandonar o complexo de inferioridade em primeiro lugar. E não ficar se amargando por qualquer coisa. Começe a pensar nisso e a ver a si mesma como igual. Todos somos iguais. Já Quanto à padrão de beleza, isso é pessoal de cada um e deve haver respeito também. Pare de se amargar.

      • Carlos Postado em 02/Dec/2013 às 13:55

        Caraca, a Ana paula não falou absolutamente nada que seja concordância com posição racista. Ela só disse que não foi verdade o convite feito a Camila Pitanga. Essa Professora não bate bem da cabeça...

      • Beatriz Postado em 02/Dec/2013 às 17:28

        Vixe, mas que "defesa" foi essa que ela fez, professora? Ela não falou nada de mais e você já saiu no ataque! Calma, gente, quê isso...

      • Ana Paula Postado em 03/Dec/2013 às 08:21

        Vc tá bem? Onde que tem preconceito no que eu disse? Sim sou branca, com pai negro e mãe polaca, no qual tenho muito orgulho. Vai me chamar de nazista agora pq disse que tenho uma mãe polaca? Não sou preconceituosa de forma alguma, abobino qualquer tipo de racismo, você que é uma ignorante que não sabe ler! Volto afirmar que já vi entrevista da Camila Pitanga afirmando que a FIFA nunca entrou em contato com ela. Eu postei o link da noticia aqui inclusive, mas não foi pro ar.

  8. Gabriel Gonçalves Postado em 02/Dec/2013 às 12:59

    Não penso logo relincho, como dizem.

  9. FERNANDA SOUZA Postado em 02/Dec/2013 às 13:01

    Então um filho de estuprador deve carregar o fardo e a culpa de ser filho de quem é? Não sou "branquinha" e detesto definições pela cor..existe racismo sim, mas deve ser combatido com igualdade e não com ataques.

    • professora Postado em 02/Dec/2013 às 13:08

      como, saberias dizer???

      • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:32

        Que tal começar com saúde e educação gratuitas de boa qualidade? Não vejo forma mais eficaz de proteger direitos e criar oportunidades e condições com mais igualdade. Mas aí então, com boas escolas públicas, os negros e pobres teriam que estudar para passar de ano. Bem mais fácil cotas, né?

      • Fernando Postado em 28/Jun/2014 às 08:37

        Eu daqui: Sim, claro. Negros e pobres não estudam; são um bando de preguiçosos.

    • CLAUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 02/Dec/2013 às 13:19

      Perfeito comentário.

  10. Carlos Postado em 02/Dec/2013 às 13:02

    Não, não tenho nada a ver com isto.

  11. Aurelio Postado em 02/Dec/2013 às 13:02

    se ela ficasse quieta, diriam que é conivente... a única coisa que ela poderia mudar nesta história, seria se recusar a apresentar o sorteio. E isto não faz o menor sentido, ninguém faria isto pessoalmente. Considero o ataque injusto, pois ela foi colocada em uma situação sem saída. Se quiserem atacar, ataquem quem a escolheu como apresentadora.

  12. Lucas Postado em 02/Dec/2013 às 13:08

    Lazaro ramos é muito feio, tinha que vetar mesmo... agora Camila pitanga é uma delicia de morena , representa o tipo de mulher brasileira. deveriam deixa-la. Simples assim, nada de racismo.

    • professora Postado em 02/Dec/2013 às 13:11

      posição machista e preconceituosa. devia ter calado sua boca, assim como a Fernanda 'branquinha' deveria ter feito. em tempo: eu sou caucasiana, descendente de europeus.

      • Lucas Postado em 02/Dec/2013 às 13:31

        Machista? Olha só para o seu nível de linguagem me mandando 'calar a boca', Vejo que a unica intolerante aqui é você. Vive na ditada do preconceito, procure ver mais a beleza da vida e deixe de perder seu tempo sendo amarga... O negro tem suas virtudes, o branco as suas, cada um nas suas medidas... Agora gosto é gosto, é subjetividade e pessoal. Não queira impor conceito de beleza. Para o pseudo que utiliza vc deve ser uma profissional muito amarga.

    • danusia Postado em 02/Dec/2013 às 15:17

      machista e racista, sim. pra variar, vc vê a negra como mulher pra comer. ridículo. leitores do pragmatismo político são tão ignorantes e alienados como os leitores da veja, dá vergonha.

      • Caio Postado em 02/Dec/2013 às 15:39

        Devia deixar a fernanda de a camilia, duas gracinhas, homem pra que, homem é feio pra carai (olha como sou maxista tbm)

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Dec/2013 às 19:35

      Então você acha o Rodrigo lindo? Quer ficar ele? Papinho mais de boiola, ao invés machista.

      • Alexandre Postado em 03/Dec/2013 às 12:34

        Homofóbico!!!!

    • Fabio Postado em 02/Dec/2013 às 19:45

      Cara o que vc disse não tem nada a ver. 1-A apresentação deste evento não tem nada a ver com beleza e sim com talento como já disseram acima. 2- Você dizer que a Camila e morena sendo que ela é negra é uma demonstração de que vc é sim uma pessoa muito racista. 3- A mulher brasileira deve ser representada pelos atos de muitas mulheres que lutaram e ainda lutam por condições melhores.

  13. CLAUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 02/Dec/2013 às 13:18

    Carma social??Ou seja, ela "deve" por ser branca?? Li isto mesmo neste conceituado e arejado site ou tive uma alucinação??Privilégios por causa que ela é branca? Então é assim, agora toda criança branca que nasce tem uma "dívida" com os negros???É a reedição do racismo explcícito, só que agora com a polaridade invertida??Francamente, as pessoas estão brincando com fogo!

    • Fabio Postado em 02/Dec/2013 às 19:55

      Vc deve ser outra alienada criada dentro de um apartanento com ar condicionado e carpete. Mina vc não sabe o que é ser negro no Brasil onde por se disputar qualquer coisa vc ja começa co 1 ponto a menos. E outra coisa, todos os paises do mundo que cometeram crimes contra a humanidade indenizaram seus oprimidos. A Italia indenizou todos os italianos fugidos da guerra, a Alemanha indenizou todos os exilados e judeus somente o Brasil não indenizou seus escravos roubados de suas terras. Pq não pagar esta divida com a população afrodecendente

    • isaias Postado em 31/Dec/2013 às 19:07

      Fábio, qual o tipo de indenização? Vc quer dizer um ônus para o Estado e puramente financeiro, né?!

    • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:33

      NAZINEGRISMO é um bom termo.

  14. Irres Ponsável Postado em 02/Dec/2013 às 13:37

    Este site também é racista. O fundo é branco, tinha que ser negro também. Falo mesmo....

  15. José Ferreira Postado em 02/Dec/2013 às 13:42

    Essa reportagem dá a impressão de que todo branco (ou não negro) é um beneficiado pela escravidão. A maioria dos meus antepassados, no século XIX, viviam em casas de pau a pique no interior do Nordeste e nunca tiveram um escravo.

  16. Carlos Postado em 02/Dec/2013 às 13:46

    Ola Professor. Gostaria de tirar uma duvida com o senhor. O senhor teria um e-mail de contato?

  17. Vera Alves Postado em 02/Dec/2013 às 14:21

    A Camila é linda demais, inteligente e politicamente ativa, tudo que a FIFA não quer.

    • norah Postado em 07/Dec/2013 às 10:04

      A camila não fala Francês,espanhol e Inglês fluentes .A Camila nunca participou de um sorteio ,já, a Fernanda sim ...questão de currículo e não de cores ,elas poderiam ser listradas como zebras que ainda sim a Fernanda seria a escolhida.

  18. Marcelo Postado em 02/Dec/2013 às 14:40

    Pelo que entendi, com "racismo?" ela se referiu à troca dos apresentadores, não ao problema do racismo no Brasil. E é o que me deixa incomodado com esse exceço de "militância", não se pode esquecer um pingo no i, que já se começa uma guerra contra o racismo. Pfff!

    • Marcelo Postado em 02/Dec/2013 às 15:00

      Excesso*

  19. thiago Postado em 02/Dec/2013 às 15:12

    Queriam mostrar para o mundo que o Brasil não é racista colocando dois negros no lugar de dois brancos que já fazem eventos de futebol há anos e vocês caíram na onda. A Globo conseguiu o que queria. Se conseguisse, colocaria dois negros pra mostrar que não somos racistas, como não conseguiu, mas fez com que mostrasse que a globo não é racista por ter indicado os dois.

  20. Caio Postado em 02/Dec/2013 às 15:37

    Comprem um album do lazaro ramos de cueca então, a camila pitanga não é negra. O lazaro ramos é um excelente artista, um dos melhores, mas isso não quer dizer que ele tem o "livre papel", simplesmente pode não ser contratado pq é um profissional liberal.

    • Caio Postado em 02/Dec/2013 às 15:46

      Explicando melhor, fica a critério da empresa. Que pode ser não por "brasileiridade" (estranho um branco nunca representar a brasileiridade) , Mas pode ser por que saturno esta a 32° de marte, ou pq o lazarro não é um negão gato, gostoso de morrer, ou pq a fifa não quis e pronto...

    • Fabio Postado em 02/Dec/2013 às 20:00

      O que vc quis dizer com a Camila não é negra?

      • Caio Postado em 02/Dec/2013 às 20:52

        que o tom de cor da pele dela é mestiço ou mulato?

      • José Ferreira Postado em 03/Dec/2013 às 09:16

        Ela é mulata. O pai dela, Antonio Pitanga, é negro. A mãe dela, que não é a Benedita da Silva, é branca.

    • poliana Postado em 26/Jun/2014 às 10:48

      a camila é negra sim! fato! existe raça morena? raça mulata? q mania (podre) q o brasileiro tem de chamar uma mulher negra de morena/mulata! ridículo! a camila pitanga é negra sim!

      • Carol Postado em 27/Jun/2014 às 19:23

        EXATO! Dentre as classificações do IBGE, negro é o preto e o pardo. Logo, quem é cafuzo, mulato e caboclo também é negro. Sou uma mistureba, não sou branca, minha pele pode até ser um pouco clara, mas eu sou negra. Simples classificação :) Camila Pitanga é negra. Não é preta, é negra. O preto tem a pele mais pura, menos misturada, mais aproximada da pele do africano.

  21. João Postado em 02/Dec/2013 às 15:53

    Preconceito e discriminação contra brancos, aí pode né. Que bela merda. Quem se diz contra o preconceito deve ser contra TODOS os tipos de preconceito. Beijo do branquinho.

    • Fabio Postado em 02/Dec/2013 às 20:04

      Vc é um cara tão alienado pelo que vc disse, vc devia rever e pensar um pouco anres de sair por ai postando essas besteiras. Ha e tenho certeza de que vc é um negro mas se a ha clarinho.

    • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:35

      Isso não é preconceito não , João. É nazinegrismo mesmo.

  22. Camila Victorino Postado em 02/Dec/2013 às 16:40

    A questão que não vamos ignorar nunca: eles disseram que escolheram a Fernanda e o Hilbert porque agrada mais ao gosto europeu. Em primeiro lugar, por que temos que agradar o gosto europeu (aliás, um tanto racista)? Isso só mostra quem manda e quem não manda! Em segundo lugar, se eu sou escolhida porque sou branca e loira, junto com meu marido branco e loiro, depois de negarem dois negros porque "não agrada ao gosto europeu",o mínimo de uma pessoa com consciência social mínima e um pouco de decência política seria negar o trabalho e falar umas poucas e boas na mídia, sobre como o "gosto europeu é racista". Ao invés de usar este poder para fazer a diferença, o casal preferiu pensar na grana e na imagem. Pena! Mostrou total falta de consciência política e de submissão ao "gosto europeu", o que só reitera a irresponsabilidade que nossa elite sempre teve para com relação aos interesses da cultura latino-americana.

  23. Adriana Postado em 02/Dec/2013 às 18:21

    Cada comentário esdrúxulo.....( Estranho um branco nunca representar a brasilidade???!!!) Mas o estranho realmente é por que achar isso estranho.!!!!..Porque admite uma falta de conhecimento histórico do próprio pais.....A genealogia da população brasileira foi constituída de sangue indígena e negro, procure ler o livro O povo brasileiro de Darcy Ribeiro, para vc entender o porquê o 'branco' não representa este papel que muitos gostariam....É parece que o sábio cazuza, nunca esteve tão certo, na sua passagem : '' São caboclos querendo ser ingleses '' lamentável....'O Brasil não conhece ao Brazil''

  24. Flávio Loureiro Postado em 02/Dec/2013 às 19:12

    "Porque você ocupa um lugar histórico de opressão neste país há mais de 500 anos." 500 anos... Fernanda Lima é escravocrata a 500 anos. Claro, vestígios de civilização e de república só começaram em 1890, mas Fernanda Lima é escolhida pela FIFA há 500 anos.

  25. Bilu Postado em 02/Dec/2013 às 19:52

    O problema está na raiz, temos que aceitar que o modo de vida do branco é diferenre da do negro, sem entrar no mérito de qual é o melhor. O gosto, as preferências do negro são diferentes das do branco, assim como as do asiáticos, etc. Querer colocar todo mundo no mesmo saco é que está o problema. Isto não quer dizer também que uma raça domine a outra. A maioria dos paîses africanos ainda vivem de maneira tribal e muito por culpa deles mesmos, por conflitos etnicos. Não venham me dizer que é tudo por culpa dos loiros europeus. A bipolarização existe em todas as áreas de atuação do ser humano. Vejam as torcidas de futebol de uma cidade, cada vez mais violentas. Vejam as religiões, algumas falam de um mesmo deus, mas de lados opostos, como numa guerra. Não estou aqui afirmando que deva ser desse jeito, mas temos que entender desde que o homem é homem que as tribos eram de diferentes níveis, assim como os índios brasileiros eram os mais preguiçosos, por terem tudo a mão. A busca pela sobrevivência fez dos europeus as tribos mais evoluídas, consequentemente um povo diminante. Cabe às nações negras saírem do seu modo tribal de viver.

    • Fabio Postado em 02/Dec/2013 às 21:05

      Cara esse é o comentario mais sem noção que eu ja vi vc com certeza é um analfabrto funcional, marionate do sistema. Mas concordo quando vc diz que o problema esta na raiz. A raiz do povo europeu que são como uma bacteria um virus que acabam com tudo o que veem pela frente e a imcompetencia da cultura do povo europeu que não contente em acabar com todos os recursos naturais de suas terras saiam rm busca de novas terras para destruir. E não fala besteira em falar do povo indigena mais uma vez a ignorancia do povo europeu os chamaram de indios que o correto seria aborigenes sulamericanos. Os indigenas e os africanos que vivem em tribos estão em um nivel de evolução muito maior do que os europeus, ele não agem como vermes acabando com tufo como os europeus. Eles só se utilizam dos recursos naturais para a sobrevivencia presenvando o ecossistema que existe em suas terras e tambem não entendem esse modo de vida de que uma pessoa tem que ter mais coisas inuteis do que a outra para ser melhor ou mais importante do que a outra la todos são iguais tem suas funções e deveres e direitos que são iguais. E levam uma vida de muito trabalho e não tem tudo na mão como vc diz. Estude um pouco antes de falar qualquer coisa Bilu Bilu

    • Fernando Postado em 27/Jun/2014 às 15:04

      Bilu você é etnocentrista. Ou melhor, eurocentrista.

  26. Anônimo Postado em 02/Dec/2013 às 19:54

    Discordo totalmente desse texto. Não devemos julgar ninguém, Fernanda será a apresentadora porque tem méritos para isso, assim como a Camila Pitanga tem os méritos dela, que também não nos cabe julgar. "Não existe cor, Cale a boca professor."

  27. Anônimo Postado em 02/Dec/2013 às 20:08

    "...o mínimo de uma pessoa com consciência social mínima e um pouco de decência política seria negar o trabalho..." Negar o trabalho? Rpz... aqui é Walking Dead.

    • poliana Postado em 26/Jun/2014 às 10:53

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  28. Enzo Postado em 02/Dec/2013 às 22:54

    Unica maneira de parar com esta historia de racismo..e seguir o ex deste homem.....Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Tenho certeza absoluta..que daqui alguns anos..ninguem mais vai falar de racismo, contra negros.

  29. Anônimo Postado em 03/Dec/2013 às 08:44

    O racismo esta na cabeça de vocês

  30. Carlos Francisco Postado em 03/Dec/2013 às 11:04

    Boa Fernanda Lima, essa choradeira esquerdista é lamentável. Os caras querem culpar os brancos ao invés de culpar o governo do PT. Se o problema é a educação tem que ter projeto na área da educação, se o problema é a violência o governo tem que ter projeto pra redução da violência, se o problema é a economia, tem que desenvolver a economia, agora vai colocar a culpana gente sóprque a gente é branquinho? Aí tem que se ferrar mesmo!

    • Thiago Teixeira Postado em 03/Dec/2013 às 14:01

      Concordo, falou tudo, tucano branquinho (desculpe o pleonasmo).

  31. Anonimo Postado em 03/Dec/2013 às 18:17

    Gente, a Fernanda tem experiencia como apresentadora. Agora o que a Camila Pitanga tem? Experiencias horríveis como atriz de novela. Com certeza isso tb foi levado em conta e ninguém vê...

  32. Alemberg Postado em 03/Dec/2013 às 23:05

    E se tivesse sido o contrário?

    • Guilherme Postado em 04/Dec/2013 às 00:11

      Se os negros tivessem escravizado os brancos? Aí você teria sido o oprimido branquelo

  33. thewall Postado em 04/Dec/2013 às 07:23

    Vá na fonte! "Na verdade, eu venho trabalhando com a Fifa já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses. Mas a gente não fala essas coisas, né? Acompanhei esse bochicho todo que saiu na imprensa. Mas eu sou funcionária, uma comunicadora. Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?" Ela não perguntou "o que tenho a ver com isso" referindo-se ao racismo. Estão forçando uma interpretação, para dar nisto. Para dar "ibope". "Os anônimos agora ganharam voz, qualquer coisa que eles falam botam no vento e os outros vão inventando. O jornalismo perde credibilidade, né? Os jornalistas não estão indo mais na fonte. Eu fiz jornalismo e me lembro dessa aula: vá à fonte, não pegue de uma outra fonte. Isso se perdeu. Todo mundo acredita no tal jornalista, só que ele inventa. E aí?" completou Fernanda Lima Ridícula, para não te chamar de tendencioso (será pela causa?) este professor. sua opinião beira também ao de um manipulador. Distorce a notícia em si, como se não nos fosse possível checar e nos informar. Hoje, só é manipulado, quem quer. isto, para vermos que mesmo em mídia "alternativa", como acredito ser este site, podemos ser pegos por estes "mágicos". É revoltante. Esta é uma posição editorial do site? Este é um problema na Internet. Não sabemos onde está a verdade. Por isto, sempre que possível, vá à fonte. Ou na fonte.

  34. thewall Postado em 05/Dec/2013 às 02:19

    Este sim, um texto que toca no ponto, de um ponto de vista REAL! http://jornalggn.com.br/blog/vania/shopping-vitoria-corpos-negros-no-lugar-errado

  35. Enzo Postado em 06/Dec/2013 às 22:41

    Brasil e um pais de todos..nao e so de negros,como muitos estao querendo!! Na abertura, ja tinha uma mistura muito grande...nao tinha necessidade de todos ser negros!! qual a parte que eu nao entendi?

  36. Norah Postado em 07/Dec/2013 às 09:40

    Se existiu o racismo no caso ,por que Camila negou que tenha sido convidada e depois trocada ? por que a dor de vocês não doeu nela a maior agredida ? porque estavam lá :Alcione(marrom) e Olodum ,isso porque são branquinhos ? vocês nos diminuem demais perante os brancos .Olho no olho é a proposta correta !

  37. jorge Postado em 13/Dec/2013 às 18:34

    Fernanda Lima “só porque eu sou branquinha” resgata os filhos e deixa a babá negra no temporal http://mariafro.com/2013/12/13/41703/

  38. eu daqui Postado em 27/Feb/2014 às 13:57

    Tudo tem limite. Isso não é mais antirracismo: é anti raça branca. Apontar o dedo para todo e qualquer branco, seja ele quem for, e gritar culpado: que diferença tem do que Hitler fez com os judeus? Só a câmara de gás. Por que ainda não puderam..............

  39. Rogerio Postado em 16/Apr/2014 às 14:09

    Onde há racismo nessa branquinha? Gente, tomem cuidado com essas infantilidades. Estão estragando a legitimidade da luta contra o racismo. Essa luta é seria, não é frescura!

  40. anti-coxinhas Postado em 19/Apr/2014 às 11:40

    teste do sofá...

    • eu daqui Postado em 13/May/2014 às 13:36

      Vc é osteopata? Gosta de um osso?????

  41. Claudia Postado em 20/May/2014 às 18:13

    Podiam ter escolhido o Zulu, mas entre o Lazaro e o maridinho da Fernanda, haaaa fico com o Rodrigo Hilbert toda vida, sem essa de racismo, meu caro, e o que ela quis dizer é que ela não foi causadora de racismo nenhum pangaré.

  42. Jean Postado em 01/Jul/2014 às 21:29

    adoram fazer polemica ....... aliás polemica é a razão de muitos viverem...... se é para reivindicar direitos Nacionais etnológicos.... ENTÃO NEM PITANGA NEM LÁZARO...... COLOCAREMOS OS ÍNDIOS..... UM BOM TUPINAMBA!!!!!

  43. Roberto Postado em 03/Jul/2014 às 01:46

    Chega dessa história de racismo, essa história que negro ganha menos, trabalho em uma empresa que pertece a um negro, e ele levantou essa empresa sozinho com muita competência, agora essa história que negros tem os piores cargos pra ter os melhores cargos primeiramente tem que ter capacidade de ter esse cargo melhor independente ser branco ou negro.... Se a Fernanda é ou não mais bonita que a camila pouco me importa, prefiro a nerfetiti que pela descrição olha vou falar em. Kkkkk e ainda por cima inteligente que vale mais que a blz das duas juntas......

  44. Leonardo Postado em 07/Jul/2014 às 20:22

    Brancos aha, o Brasil é um país de negros e pardos, os brancos no futuro vão sumir !!!!

  45. Leonardo Postado em 07/Jul/2014 às 20:22

    Brancos aha, o Brasil é um país de negros e pardos, os brancos no futuro vão sumir !!!!

  46. Leonardo Postado em 07/Jul/2014 às 20:22

    Brancos aha, o Brasil é um país de negros e pardos, os brancos no futuro vão sumir !!!!

  47. Gertrudes Postado em 10/Jul/2014 às 02:47

    Olha, tenho que descordar. Beleza não é nada subjetiva. Cada vez mais a ciência mostra isso. Preferimos pessoas com os rotos e corpos mais simétricos e isso não passa pela cultura. Acho sim o Rodrigo bem mais bonito que o Lázaro Ramos, não o que contestar. É nítida a maior simetria do rosto de um se ao outro. Quanto a Camila, certamente ela é bem mais bonita que a Fernanda, mais uma vez a simetria do rosto de uma é maior que o da outra. Há fatores subjetivos em jogo? Certamente! Acredito que a personalidade e inteligência social são fatores tão importantes quanto a simetria dos rostos e corpos. Mas o que não dá pra deixar passar batido é (menos um ponto pra Fernanda) a inteligência social mediana da mesma, ela devia ter ficado calada e reconhecer que somos sim um país extremamente racista. Tudo bem que ela queira e deve garantir o dela, mas podia ter argumentado de forma mais inteligente e racional. O que mais uma vez evidência a sua inteligência social mediana. Gostaria de colocar que Madonna, embora nunca tenha sido extremamente bonita, é reverenciada em todo o mundo. Para que não sabe, Madonna é superdotada (alto Q.I, inteligência lógico-matemática) e quando analisada a sua inteligência social foi evidenciado que ela possui uma alta capacidade com relação a inteligência social. Talvez se Madonna competisse com as duas possivelmente levaria o prêmio. Imagino Madonna e Jesus Luz (seu ex) como sendo o casal da Copa no Brasil. Lembrando que Jesus Luz é mestiço.