Redação Pragmatismo
Compartilhar
Preconceito social 09/Dec/2013 às 12:53
76
Comentários

Moradores de rua são humilhados em Florianópolis: "Fora! Não precisamos de mendigos"

Protesto em Florianópolis pede "Fora mendigos!". Habitantes da praia da Canasvieiras, preocupados com o turismo local, exigem saída de moradores de rua

Praia da Canasvieiras mendigo florianópolis
Praia da Canasvieiras, Florianópolis (Reprodução)

Segurando cartazes como “Não precisamos de mendigos: Fora!”, moradores da região da praia da Canasvieiras, em Florianópolis, protestaram contra a presença de pessoas em situação de rua na cidade.

A praia é uma das preferidas de turistas argentinos, que costumam lotar os hotéis da região e o turismo é a principal preocupação dos “incomodados”. “Estamos tentando limpar a praia para a chegada do turista. Isso está queimando nossa imagem”, afirmou Luciana da Silva, uma das organizadoras do protesto, àFolha de S. Paulo.

No blogue SOS Canasvieiras, organizado por moradores da região, em um texto intitulado “Turismo Insustentável”, os insatisfeitos desfilam uma série de argumentos para que se expulse a população de rua da região. “Não podemos deixar esta situação se agravar, porque junto vem a sujeira, as drogas, os desentendimentos e até os homicídios, comprometendo a nossa qualidade de vida e a fama negativa perante o Brasil e o mundo”, afirma o autor.

Leia também

Em outro trecho, a preocupação com a “vocação pelo turismo” do bairro é lembrada. “Mas não é este tipo de turistas [moradores de rua] que precisamos e queremos, nem na baixa temporada, nem na temporada de verão”. Para encerrar, o autor exalta a cobertura por parte da imprensa. “Até a grande mídia tem noticiado o “descarte” de seres humanos, ditos mendigos, aqui em Canasvieiras.”

“Importação”

Sites de notícias locais, como o Tudo Sobre Floripa, noticiam uma “suposta importação de  mendigos”. “Segundo o secretario Alessandro Balbi Abreu, a denúncia partiu de um morador do local. Ele contou que a prefeitura de Balneário Camboriú, no litoral Norte, teria despejado mendigos daquela cidade em Canasvieiras”, diz a reportagem.

Folha de S. Paulo afirma ter flagrado, durante a manifestação, um cartaz que reclamava da “importação” de pessoas em situação de rua, motivado pelas: “Balneário Camboriú, para de jogar mendigos na nossa praia (que vergonha)”.

O caso da “suposta importação” deve ser alvo de uma “abordagem” do Ministério Público e da Polícia Militar para se descobrir a origem dessas pessoas em situação de rua. Em entrevista ao Tudo Sobre Floripa, o secretário municipal de Assistência Social de Florianópolis, Alessandro Balbi Abreu, demonstrou preocupação. “O problema é que eles não querem ser ajudados, porque essa época é muito rentável pra eles.”

Um novo protesto contra a a presença das pessoas em situação de rua na praia da Canasvieiras está marcado para a próxima quarta-feira (11).

Igor Carvalho, Revista Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. luiz carlos ubaldo Postado em 09/Dec/2013 às 13:11

    Lixos humanos são vocês, burgueses fedidos!

    • Luiz Postado em 09/Dec/2013 às 13:26

      Leve os mendigos pra casa então! “O problema é que eles não querem ser ajudados, porque essa época é muito rentável pra eles.”

    • Burgês45 Postado em 09/Dec/2013 às 15:28

      Quem é fedido é o mendigo, como o próprio Cazuza já disse, pelo menos eu passo perfume.

    • Elaine aguilar Postado em 09/Dec/2013 às 16:48

      As pessoas de rua não querem assistência. Querem ficar na rua,pedindo e botando medo na população. Confesso... eu tenho medo !!!

  2. José Ferreira Postado em 09/Dec/2013 às 13:14

    Cuide deles então. Você não sabe a encheção de saco que é ter esses sujeitos andando por aí perto de sua casa. Eu não moro nessa cidade, mas em São Paulo existem muitos desses daí.

    • Lucas Postado em 09/Dec/2013 às 13:23

      Não é papel do cidadão nem cuidar nem promover discursos de ódio quanto aos moradores de rua. Mas é papel do Estado fornecer uma solução justa, digna e humana para os que não possuem habitação

    • Paulino Postado em 09/Dec/2013 às 13:29

      Fazer sua parte vc não faz, né "cidadão"! Só sabe encher a boca pra dizer que paga seus impostos e o estado que se preocupe, mas não para pra pensar e se tocar que o estado é vc, somos nós!

    • João Carlos Postado em 09/Dec/2013 às 13:30

      José Ferreira!! Tu és um monstro desumano....

      • Enzo Postado em 09/Dec/2013 às 13:45

        Joao Carlos, Voce que e um ser humano!! quantos moradores de rua, voce vai levar para sua casa? Acredito que voce ja tenha uns morando por ai!! Voce e muito humano. Tente oferecer um trabalho para eles!! e vai ver a resposta. Se e morar de Rua e porque e drogado....nao aceita ficar num abrigo,nao quer trabalhar....emprego nao falta no Brasil. desumano e este povo sujar ruas, destruir patrimonio publico, tirar o ganha pao de quem trabalha!!

    • Renata Postado em 09/Dec/2013 às 13:44

      Seu filho da puta. Esse problema é nosso! Meu, seu e de todos!

    • Wilson DiMello Postado em 09/Dec/2013 às 13:48

      Então leva eles pra sua casa, ofereça seu chuveiro pra eles, já que é um porre vê-los fedidos andando na rua! Seu merda!!

    • Karen Postado em 09/Dec/2013 às 15:01

      José Ferreira! Cito o comentário do Enzo para você, pois ele já disse tudo! "[..] quantos moradores de rua, você vai levar para sua casa? Acredito que você já tenha uns morando por aí!! Você é muito humano. Tente oferecer um trabalho para eles e vai ver a resposta.[..]". Outra citação para você, do o secretário municipal de Assistência Social de Florianópolis: “O problema é que eles não querem ser ajudados, porque essa época é muito rentável pra eles.”. Temos que parar com essa mentalidade de que todo pobre não tem oportunidade na vida. Já trabalhei com pessoas muuuito pobres e vi que tem gente que arruma um modo signo de ganhar a vida, pega uma enxada e vai carpir terrenos, etc. Em suma, não se pode ajudar quem não QUER ser ajudado!

    • Joao Postado em 11/Dec/2013 às 10:50

      Jose Ferreira é mais um criado a base de danoninho com síndrome de Maria Antonieta .

    • Helio Sintra Rios Postado em 11/Dec/2013 às 10:58

      José Ferreira, e vc que é um mendigo intelectual, um sujo moral, um fascista nojento, uma escoria nauseante? O que fazer com gente do seu tipo? Expulsar? Quem sabe fuzilar, ou incinerar?

  3. Filipe Postado em 09/Dec/2013 às 13:32

    Que burguesia suja e nojenta. Ao invés de procurarem o poder público e cobrar tratamento e ajuda para os moradores de rua, eles "protestam" expulsando-os do "bairro deles". Vergonha e nojo.

  4. bruno de carvalho Postado em 09/Dec/2013 às 13:35

    eu valorizo muito mais alguns mendigos que muitas pessoas que se dizem de bem, porque acho que se esquecem que muitos deles não escolheram a vida que tem

  5. André Krüger Postado em 09/Dec/2013 às 13:35

    Realmente, alguns mendigos são um pé-no-saco. Sou aluno da UFSC, e toda vez que vou para casa, um deles aparece pedindo dinheiro para comprar "comida". Caso você não dê dinheiro (tem que ser dinheiro, comida eles jogam fora), eles lhe ameaçam fisicamente, que vão te matar e etc. E eles são os principais praticantes de assalto nas redondezas da federal. Então não é nada estranho querer viver longe deles!

  6. Enzo Postado em 09/Dec/2013 às 13:41

    Pergunta se este povo quer trabalhar? e muito mais facil pedir!! mais comodo. Agora o povo que protege, leve para casa!! sustente!! sem fazer nada. O povo prejudica quem trabalha, porque atinge o comercio, os Hoteis, os turistas. No Brasil, estamos com o pensamentoque se pode fazer tudo!! em nome da liberdade!! que liberdade e esta que prejudica os outros? Este povo acha que tem direito de por fogo na rua, destroi todos os jardins, joga lixo por toda a parte!! e ainda quer ter razao? Porque quem trabalha,paga os impostos, se joga uma papel na rua e multado? Agora e porque e morador de rua pode fazer tudo! Se for negro entao e racismo, porque racismo no Brasil virou sinonimo de bagunca, o direito de fazer tudo.

    • John Köhn Postado em 09/Dec/2013 às 14:27

      Enzo, meu caro, é uma pena esse seu pensamento reacionário, elitista e desumano. O colega João Carlos, a quem você criticou, não precisa necessariamente levar os moradores de rua para sua casa. O que ele defende, pelo que entendi, é uma assistência humanizada por parte do Estado. Afinal, ninguém deveria ter seus interesses postos acima dos de outros em nome desse argumento de "trabalhador", "gerador de renda", etc. Mas o que esperar de alguém que está preocupado com os jardins, não é? [você]

    • Silvio Postado em 09/Dec/2013 às 14:29

      Enzo, mas é claro! Todo mundo quer da oportunidade para negros e pessoas que não tem onde morar... Ninguém tem preconceito e oferece um banho e um café da manhã a essas pessoas... Muito mais fácil? você me faz rir com tanta ignorância... É por causa de pessoas apáticas como você, que o mundo se encontra aonde está. Parabéns.

    • Jaqueline Postado em 09/Dec/2013 às 14:47

      É contra os moradores de rua? Passe um mês na rua pra sentir se fica a mesma pessoa que era. O Ser humano é o único a desumanizar-se vai vivendo pelo instinto de sobrevivência.Vc tem nojo de classe e seu desejo é assepsia social, essa é a verdade não gosta da pobreza mas o que faz para acabar com ela,já conversou com um deles? alguns estão tomados pela bebidas e outras drogas.....O planeta não te pertence e a praia é pública!

      • Enzo Postado em 09/Dec/2013 às 15:04

        Porque e publico nao tem o direito de defecar no chao!! mijar!!! nao te dara o direito de fazer fogueira!! sujar!! o que e publico e publico. concordo com voce....o planeta nao pertece aos sem tetos..e para todos!!! E drogado? e viciado? Em Sao Paulo tem varios queredno ajudar!! e fato...mas eles nao querem, ajuda.. acha que tem o direito de ficar nas ruas, roubando,prejudicando os que trabalha..!! Voce confunde pobreza com morador de rua!! quem nao quer trabalhar!!! Mesmo que nao tenha trabalho, latinhas, papeis, nao falta na rua para catar!!! e vender!! Passe um mes com os moradores de rua, em frente a sua casa? para ver se muda de opiniao!!! com lixo, coco, fogueira, drogados e violencia!!!

      • Fernanda Postado em 09/Dec/2013 às 15:26

        Falou a moça que passou um mês na rua pra saber, né???

      • Marcos Postado em 04/Jan/2014 às 10:23

        Concordo com você. Todos querem empurrar para debaixo do tapete. Muitos desses higienistas preferem atear fogo em moradores de rua do que analisar o problema. Muitas dessas pessoas foram parar na rua por miséria mesmo e outros por problemas emocionais. Não é um trabalho fácil convencer um morador de rua ir para um abrigo. Além do tratamento social do problema, existe um verdadeiro trabalho médico e psicológico nisso.

    • Thiago Teixeira Postado em 09/Dec/2013 às 14:59

      Alguma vez você perguntou para o mendigo porque ele está na rua? Sua história? Da onde veio? Se ele tem algum parente? "Este povo" é um problema social que atinge todos os cantos do mundo, inclusive o lugar da onde o seu Turista veio, também tem. Existe sim pessoas que cuidam "deste povo" se você não sabe, mas fique tranquilo pois não precisam de você, não se incomode com isso.

      • maria Rodrigues Postado em 09/Dec/2013 às 16:10

        Quando os governantes cortar corta o mal pela raiz, eu acredito que tudo isto vai acabar.

      • Carlos Postado em 10/Dec/2013 às 13:03

        É também pra isso que quem trabalha paga impostos altíssimos: para que os problemas sociais sejam resolvidos pelo Estado. Eu não tenho que gostar de ver minha rua invadida por mendigos e muito menos achar compreensível que - em função da história dessas pessoas - elas têm o direito de usar uma espaço público como se fossem delas. Alguém aí disse e tem razão: os radicais confundem pobreza com bagunça. Tem de limpar as ruas mesmo e botar essa gente num lugar que lhe proporcione alguma dignidade. A rua não é esse lugar.

      • Carlos Postado em 10/Dec/2013 às 13:08

        Seria bacana e didático que as pessoas que estão condenando os moradores da região (e os que concordam com eles) relatarem o que têm feito de concreto para acabar com pobreza e acolher os mendigos. No discurso e no universo acadêmico, a coisa é simples de resolver. Na prática também?

    • Lane Postado em 09/Dec/2013 às 15:41

      Legal! Prioridade pros turistas! Pra quê dá valor para o Nosso país?

    • Pedro Carvalho Postado em 09/Dec/2013 às 16:25

      Concordo totalmente, e dai que não existem chances iguais nem emprego pra todo mundo? e dai que nosso sistema social necessita de desempregados e mendigos para se manter. "Este povo acha que tem direito de por fogo na rua" não sei se na sua cidade existe um grande contingente de mendigos piromânicos, ou se vc está culpando os que são queimados enquanto dormem, é tipo "quem mandou ser tão inflamável?". E Quem disse que morador de rua pode fazer tudo? Se fosse realmente mais fácil pedir esmola, tenho certeza que estaríamos la também, mas não estamos não é? Então não deve ser tão fácil. Outra coisa, vc esta perguntando as pessoas quantos elas já levaram para casa, pq só existem dois extremos na sua cabeça certo? ou vc leva pra casa, ou vc expulsa da sua cidade... não existe outras opções. E não entendi direito, as pessoas em situação de rua na sua cidade, tem "as costas quentes?" pq ao que parece as dai tem direito a tudo o que querem, são verdadeiros reis. Aqui onde eu moro eles são cidadãos de terceira classe, invisíveis e estigmatizados socialmente, que desaparecem facilmente na calada da noite. To pedindo pra vc levar para casa caro Enzo? Não! nem desejaria isso para eles. Estou apenas lhe lembrando que a situação não é fácil, e se vc não se sente responsável socialmente, ao menos reflita sobre o que vc anda falando. (:

    • Netty Lima Postado em 09/Dec/2013 às 20:20

      O que precisamos entender? Ninguém vive nas ruas porque quer. Alguma razão levou-o a viver tal realidade, tangendo essa pessoa para o mundo da exclusão: a própria falta de estrutura familiar causada pelo sistema injusto do capitalista que se encontra diante de nós, e que não podemos negar ser uma triste realidade. A falta de emprego, de oportunidade na vida. O crescimento desordenado das cidades, que por falta de política pública para a cidade e para o homem do campo, infelizmente o colocou no mundo da exclusão. Droga (isto significa dizer que nem todas as pessoas que vivem nas ruas são também pessoas que usam drogas __ essa triste desgraça social). Conheço gente que vive na rua, que não usa nenhum tipo de droga; ao contrário, corre dela. Más influências e companhias podem ser outra grande causa também. As bebidas. Desespero da vida. Abandono do lar dado a conseqüências naturais (gente que teve sua casa destruída por incêndio e inundação). Numa recente pesquisa (I BGE), constato-se que 78% dos moradores de rua não usam drogas.

    • Rodrigo Pant Postado em 09/Dec/2013 às 22:05

      Enzo aos 11 anos de idade eu fui colocado pra fora de casa.. Por ser um homossexual . Ai te pergunto meus pais sendo Cristãos , teria agido como humanos fazendo isso com uma criança? __ Desde então nunca mais voltei pra casa e detalhe acredito que nem procurado fui!! Passei necessidades , morei na rua, passei fome. Fui visto como um morador de rua (( esses ai que vc se refere como mendigo. Porem nunca mendiguei na porta de ninguém , roubei , prejudiquei o próximo.. Carpi quintais por troca de comida.. Enfim eu escreveria linhas pra expressar o que senti , e sim senti isso ,, E não me envergonho em nada de tornar isso publico (( afinal no meu mundo prevalece o bem , que o meu coraçao transmite. ) Hoje vivo uma vida maravilhosa e independente. Talvez pra você nao interesse em nada a minha historia ou de qualquer outro. Mas nao é culpa do pais! A culpa vem da educação dada em casa.. Talvez um dia quando as oportunidades se fecharem voce se lembrara que existe alguém la em cima. Que pode transformar o desespero em um recomeço. Não fale asneiras amigo.. Eu só precisei de uma oportunidade. E muitos são assim. Faça apenas sua parte doando de si um pouco, se não é viável a vc ao menos ajude com a boca fechada!

    • André Postado em 10/Dec/2013 às 00:06

      o ser humano é um poço de felicidade e raciocínio. Percebe-se, claramente, que para difundir o amor este ser utiliza-se de todos os argumentos sofismáticos. Quando a própria liberdade é posta em cheque por outras pessoas que a acham lixo, os argumentos outrora utilizados para ostentar seu preconceito não lhe são aplicáveis. O "leva ele para sua casa" mostra fielmente a mente destas pessoas, impedidas de conceber que a outra, o mendigo, é um humano, que tem escolhas, ainda que pífias e discriminadas por outros, que possui suas próprias dores(muita mais tensas que as minhas, mesmo porque, tenho um lugar quente para voltar, comida na geladeira, ainda tenho o disparate de abrir a geladeira, encontrar comida e falar que não há nada, tenho um dito emprego, contribuo para uma dita sociedade) . A ele não é concebido estar a minha vista. É inconcebível que a ele seja permitido viver sobre minhas vistas, mas meu filho play, que faz sexo na praia(e o paizão já enche o peito para demonstrar o orgulho), que depreda os bens dos demais ao dormir embriagado na porta, que bate com o carrinho dado pelo pai , que vai as baladinhas contribuir com o trabalho, que tem as coisas dadas pelo meu trabalho, é concebível viver, ainda que não tenha escolhido emprego ainda, mesmo que viva com um mendigo sustentado, justamente porque aos olhos do mundo, por mais que seja considerado boçal, não estará prejudicando ninguém, a não ser o próprio. Mendigo, neste país, só pode viver como os outros querem. Mendigos só podem almejar a dita vida de outras pessoas. Enquanto isto, continuamos em nossa hipocrisia. Espero que esta depredação do patrimônio não seja sua boa vista, a vista da "não-liberdade", mesmo porque, esta não se aplica a você(não poderei falar para ir trabalhar, a parar de beber, a parar com as mentiras, ao jogar lixo no chão, ao mixar na rua quando apertado, ao furar uma fila, ao preterir alguem em seu direito, etc.) .Eu não levaria para minha casa, não enxotaria de minha rua, como já não faço, todo dia há um que dorme ao redor do prédio, mas, ao menos, não teria o disparate de chamar a ruas de sujas, muito menos de negar-lhe um coberto justamente porque este não se dispõe a procurar um emprego.

    • Lima Postado em 10/Dec/2013 às 12:43

      É muito mais fácil? Morar na rua é fácil? É por causa de pais como você que alguns adolescentes queimam mendigos por aí. Gente é gente, morando em casa, na rua ou onde quer que for. O morador de rua incomoda, assusta? Claro. Mas todos nós é que geramos aquilo. Você quer manter sua riqueza às custas do desequilíbrio de outras pessoas, sem nenhuma consequência?

    • Claudio Postado em 10/Dec/2013 às 14:47

      Pq ao invés de cobrar das autoridades o despejo ou o "descarte" dos mendigos, não se cobra das autoridades que tome providências para ressocializar essas pessoas e as dê condições de vida dignas? É mt fácil falar e exigir sem se colocar no lugar e imaginar por quais razões a pessoa chegou a esse ponto na vida, afinal todos nós queremos viver pelas rua sem eira nem beira... É deprimente ver oq a sociedade consegue fazer consigo mesma.

    • Joao Postado em 11/Dec/2013 às 10:57

      Enzo , a sua vida abastada mostra seu ótimo exemplo de não cidadania .

    • Gisele Postado em 11/Dec/2013 às 14:02

      Enzo, esse povinho burguês tipo tu, que pensa como tu, merecia mesmo que os mendigos recebessem estudo e conseguissem um trabalho. Eu teria o maior prazer de vê-los "roubando" os cargos de vocês do mercado de trabalho. Só pra vocês baixarem suas bolinhas. O mundo não gira em torno do umbigo de vocês! Em tudo quanto é lugar existe problemas, existem mendigos. Em torno de todas as praias do Brasil existem mendigos. E ninguém está "chorando" (que nem um bebezinho manhoso) como vocês aí de Canasvieiras estão. Não generalize. Nem todo mendigo é bandido. Nem todo mendigo é assaltante. Tem MUITO mendigo por aí que só vive vagando, como se fosse um fantasma. Não fazem mal a ninguém. De tão na deles que eles são, que ninguém dá bola, as pessoas passam e fingem que não vê. Então não generalize. Tenho certeza que os mendigos te pedem desculpa (inconscientemente), por não terem condições de morarem na cobertura de um prédio luxuoso, ou então por não terem condições de ter uma casa própria de luxo.

    • Lopez Postado em 12/Dec/2013 às 11:43

      Enzo, meu caro, seu discurso já foi repetido muitas vezes. E ele tem uma ideologia clara: Nazismo. Não se se vc é um velho barrigudo evangélico, ou se é simplesmente um adolescente meio perdido, mas o fato é que seu discurso é um discurso nazista, mesmo que vc não admita nem para si mesmo. E vc representa bem o perfil do conservador brasileiro - terceiro mundista com ideologias arianas. Só aqui mesmo.

  7. Mayara Postado em 09/Dec/2013 às 14:02

    O que essa porra de população de canas tá querendo expulsar os moradores de rua, se a mesma praia onde tem os hoteis deles, e restaurantes, é pra onde vai o esgoto deles?! Canas agora é uma praia porca, nojenta, fétida... Só vai pra essa praia quem acredita nos laudos da FATMA e quem não conhece praia e "acha que é assim mesmo"... Canasvieiras é um esgoto a céu aberto, é imunda, e eles estão mais preocupados em tirar os mendigos que desligar a ligação clandestina de esgoto que vai pro mar

  8. Simone Postado em 09/Dec/2013 às 14:13

    O Brasil não precisa de pessoas como vcs!

  9. Renan Postado em 09/Dec/2013 às 14:42

    http://lproweb.procempa.com.br/.../a_rua_em_movimento.pdf. A Rua em Movimento. Antes de vomitarem pré-conceitos e ignorância, que tal um pouco de conhecimento? Sugiro que leiam esse livro se tem interesse em entender um pouco mais sobre a dinâmica das questões sobre a população em situação de rua:

  10. Naza Postado em 09/Dec/2013 às 14:44

    Senso comum, O que dizer!!!!

  11. Lolla Postado em 09/Dec/2013 às 14:51

    Ninguém precisa ''levar pra casa'' pra ser contra desigualdade social e todo o preconceito acerca de moradores de rua. É fácil falar quando, pra começar, você tem uma casa e um computador com internet pra poder digitar a merda que quiser. Notaram os termos utilizados na notícia? ''Importação'' de moradores de rua, “descarte” de seres humanos, como se fossem objetos, lixos prontos para serem jogados fora. LIXO é quem tem esse tipo de pensamento atrasado, quem não tem o mínimo de compaixão com pessoas desprovidas de renda ou de quaisquer benefícios na vida. Muito certos vocês, defendendo os burgueses reclamando que a presença dos moradores de rua atrapalham no lucro. Se for pra espalharem merda sem o mínimo de estudo, melhor guardarem as opiniões para si.

  12. Rogério Cunha Postado em 09/Dec/2013 às 14:52

    tem que expulsar é os argentinos e não os mendigos, mas como o comércio só falta dar a bunda pra eles pode.

  13. Rafael Postado em 09/Dec/2013 às 14:58

    De acordo com Enzo, uma pessoa é moradora de rua porque: 1º) Largam seu emprego onde recebem seu salário mínimo conforme artigo 7º, inciso IV da Constituição Federal porque são preguiçosos demais. 2º) Vendem suas casas (é claro que no Brasil todo trabalhador tem casa própria, com saneamento e toda infraestrutura urbana necessária) para sentir a emoção de dormir nas calçadas a céu aberto tomando chuva, passando frio porque são viciados em adrenalina. 3°) Moradores de rua só usam droga (e é claro que são todos que se drogam!) para prejudicar os cidadãos de bem que pagam impostos e esses impostos são "devidamente" usados para custear a educação, a saúde, saneamento promovendo boas oportunidades para os pobres prosperarem! O Enzo é uma pessoa de bem. Um exemplo de cristão. Diga aí, Enzo. Você que questionou se já "levaram um mendigo para morar em casa", quantas oportunidades de trabalho você ofereceu aos moradores de rua hoje?

  14. Fernanda Postado em 09/Dec/2013 às 15:15

    Está sendo organizado um CONTRA-PROTESTO no mesmo dia e local. Vamos combater esse PRECONCEITO DESCARADO dos higienizadores de Canasvieiras. Divulguem e levem suas faixas. TODO APOIO AOS MORADORES DE RUA!!!

  15. Ilhéu Postado em 09/Dec/2013 às 15:24

    Canasvieiras já foi "badalada" mas hoje é uma bosta justamente porque é cheio mendigos "guardadores de carro" e de bêbados dormindo em plena luz do dia. O pessoal se toca pelo texto, compartilha no facebook da miguxice, mas essas mesmas pessoas atravessam a ruam quando veem alguém "suspeito" ou sobem o vidro do carro pra não ter que falar com o pedinte. Hipócritas.

  16. Adriana Postado em 09/Dec/2013 às 16:03

    Cuidar deles? Nossa, que ótima sugestão!!!! Primeiro caro José, eles não são mendigos porque assim querem. Nunca avaliou as diferentes condições que o impuseram em tal estado? Claro que não, porque no mínimo você faz parte de um grupo que prefere eliminar tudo o que lhe incomoda, tudo que lhe salta às vistas, do que realmente tentar um discurso ou ação mais humana, decente e inclusiva. Acho incrível, por isso que este país é assim....Olha só a envergadura das pessoas que o compõe!!!!! É o dane-se; é o 'eliminem'; é o 'exterminem', tudo em prol de minha comodidade, do meu negócio, do capital, do cartão postal, da beleza pra Inglês e argentino agora também veem. Só me pergunto no que estamos nos tornando?

    • Ana Sílvia Postado em 09/Dec/2013 às 20:17

      Parabéns Adriana....alguém com bom senso.....fui baixando a barra de rolagem na esperança de ler algo assim

  17. Porto Postado em 09/Dec/2013 às 16:06

    Burguesia desgraçada,esse planeta e de todos cada pode ir onde quiser racistas de merda

  18. Mel Guto Postado em 09/Dec/2013 às 16:10

    Vocês que defendem a expulsão dos mendigos, ao invés de cobrar políticas públicas que os tirem de tal situação, são a escória da humanidade!! Nojo, repulsa de vocês! vergonha Florianópolis! Se eu morasse nessa terra de gente escrota, faria protestos de incentivo ao NÃO turismo por essas bandas!

  19. Tamara Postado em 09/Dec/2013 às 17:00

    O dinheiro sempre falando mais alto como sempre! Essas pessoas precisam é de um pouco de compaixão e amor ...

  20. Daniel Magerbio Postado em 09/Dec/2013 às 17:48

    O tipo de argumento mais idiota que eu já vi é esse: "Está com pena do mendigo, leva pra casa". Quer dizer que se eu estiver atacando uma mulher que condena o aborto eu posso replicar (caso houvesse tecnologia para tal): "Está com peninha, leva então o feto pra ir crescendo no seu útero então"? Aí as pessoas vem e atacam os mendigos falando que eles destroem os jardins e quebram o patrimônio público, como se todos os mendigos agissem assim, generalizam as pessoas, querem que o Estado apareça para impedir a liberdade desses mendigos de irem e vir como cidadãos brasileiros que são, portadores dos mesmos direitos constitucionais que esses almofadinhas que se incomodam com os mendigos também possuem. E depois essas mesmas pessoas vão chorar lágrimas de crocodilo se este mesmo Estado for interferir na vida delas...

  21. carlos Postado em 09/Dec/2013 às 18:07

    taí a mentalidade egoísta dos seres humanos, além disso mostram como são ignorantes, mendigos traz violencia, drogas?, meus deus! como são estupidos.

    • Lucas Postado em 10/Dec/2013 às 09:53

      È um estereótipo bem preconceituoso. É o mesmo que dizer que todo burguês universitário é maconheiro, que todo advogado é ladrão, que todo policial e políticos são corruptos. É por esse tipo de pensamento que tenho vergonha de ser brasileiro. Sempre tive vontade de conhecer SC e suas praias mas, depois dessa, passou a vontade...

  22. Jaqueline Postado em 09/Dec/2013 às 18:42

    Meu deus como podem falar assim de seres humanos????Este mundo tá perdido com tanta gente ignorante, egoísta e sem noção!!!

  23. Roger Postado em 09/Dec/2013 às 18:53

    "Boca de Rua - Vozes de uma Gente Invisível" é um documentário inedito que conta a história do único jornal do país produzido inteiramente por pessoas que moram na rua. Com textos, fotos e ilustrações que revelam um pouco da realidade escondida nas grandes cidades, o veículo (fonte de renda para os participantes do projeto) é reconhecido mundialmente pela ONG International Network Of Street Papers (INSP). Até agora, mais de 150 pessoas passaram pelo Boca e cerca de 70 já deixaram de morar nas ruas. No jornal os integrantes aprendem a ler, a escrever e a lutar contra a invisibilidade. http://www.youtube.com/watch?v=5TtoMSiRn0w

  24. Joao Batista Postado em 09/Dec/2013 às 22:34

    Sugiro ao Igor Carvalho, autor do texto e outros que não concordam com a postura dos manifestantes de Canasvieiras, que façam na sua cidade ou bairro um movimento "venham mendigos, vocês são bem vindos aqui!"

  25. Fabio Postado em 09/Dec/2013 às 23:25

    A burguesia fede!!!!

  26. Juan Postado em 09/Dec/2013 às 23:47

    Que medo destes comentários contra os mendigos! se eles existem e porque o problema e social. Enquanto tiver pessoas que só se preocupam com suas vidinhas medíocres vão existir moradores de rua e com certeza muitos já ate tiveram vida social e status na sociedade! mas a própria sociedade e que colocam eles nestas condições! Garanto que muitos aqui nunca nem pensaram em ajudar algum deles porque não e um problema de vocês não e verdade??? então fica fácil meter a boca !!! nunca se esqueçam que na vida existem autos e baixos ! amanha pode ser um de vocês!

  27. Marisa Postado em 10/Dec/2013 às 00:43

    Lixos humanos são vocês, burgueses fedidos! [2]

  28. Wellington Postado em 10/Dec/2013 às 06:39

    É óbvio que todo mundo gostaria de ver as ruas sem a presença de mendigos, usuários de drogas ou qualquer coisa que demonstre problemas sociais. Entretanto ficam as perguntas: se a cidade X não quer mendigos para onde eles irão? Por que a cidade Y deveria então aceitar esses mendigos? Seria mais justo um protesto por justiça social, moradia ou até mesmo albergues.

  29. Marcelo Postado em 10/Dec/2013 às 06:59

    Posso falar com conhecimento de causa pois fui morador de canasvieiras na avenida das nações esses protestantes em sua maioria comerciantes argentinos que criaram fortunas de origem duvidosa, se fozer uma pesquisa a maioria dos restaurantes , hoteis, pousadas ,casas de temporada pertencem a eles,eu realmente não recomendo restaurantes cujo donos e principalmente cozinheiros argentinos são imundos vendem comida estragada e cobram caro para os tolos e turistas esses sim são as pragas de Floripa o maior erro dos manezinhos foram vender barato suas propriedades para essas pragas que realmente incomodam a ilha da magia, quanto aos mendingos ja existem politicas publicas para seu ordenamento , e todos ja foram convidados a albergarem em abrigos, existe a campanha do agasalho todos receberam agasalho , eu mesmo ja fiz doação de alimentos , de sopa , as igrejas ajudam , talvez seja por isso que eles querem continuar la eles tem muita ajuda , e quando são familias com crianças recebem mais apoio ainda muitos realmente tem oportunidade de sair dessa vida o problema na verdade e Psicossocial estão institucionalizados em somente viver da caridade alheia e preciso realizar um trabalho social voltado para reintegração social com artes , igrejas e eles precisam desejar essa mudança tudo com harmonia , essa ideia de expulsar e eliminar os moradores de rua vem de pessoas como os alemães que nada fizeram perante a o holocausto e se dizem inocentes do sangue derramado essa mentalidade deveria ser confrontada da seguinte forma as fortunas e riquezas sempre mudam de mão se tem tal pensamento cuidado um dia pode esta na situação deles sem parente sem amigos e em confusão mental e se deseja isso ao próximo atrai isso para você o Universo conspira a favor de quem pensa positivo respeite a Lei da Atração ou vai sentir na pele.

  30. Alberto Postado em 10/Dec/2013 às 07:48

    Vao morar em Miami!

  31. Fabiano Hirtz Postado em 10/Dec/2013 às 09:58

    Veraneio em Canasvieiras todo ano, realmente é triste ver a cena, eu sou um cara que me dou bem com todo mundo, converso com o mendigo até o que tem dinheiro isso pra mim é indiferente, mas os moradores que vivem de turismo e dependem disso pra sobreviver tem razão em reclamar, porque no veraneio eles trabalham e trabalham muitooo! Enquanto isso os mendigos que são pessoas inteiras sem deficiência e bem de saúde só sabem pedir e pedir, além de incomodar muitas vezes bêbados ou drogados, não sou nenhum santo bebo também mas sei meus limites e não incomodo os outros, na praça que tem na beira mar ao final da avenida das nações é um antro de mendigos a noite, os turistas chegam pra aproveitar a noite sentar na praça namorar sempre tem um na volta achacando ou incomodando, trabalhar que é bom nadaaa! pedir é fácil deixem de mimimi que ninguém tem coração, tem que pensar com a razão também, eu já conheci vários ali e parei horas pra ouvir as histórias deles, mas a maioria é tudo vagabundo não quer nada com nada mesmo, eles mesmo diziam, cara aqui no verão eu ganho mais dinheiro pedindo do que trabalhando, trabalhar pra que? Tão com peninha desses levem pra casa, eu ajudei muitos ali que trabalhavam que batalhavam os outros eu mandava caminhar mesmo.

  32. Marcos Postado em 10/Dec/2013 às 10:18

    Essas pessoas que ficam sendo contra os mendigos deveriam saber que um dia elas poderão ficar na mesma situação que a deles! A roda da vida não brinca! Tanta gente aí que já foi rica e famosa que hoje tá na pior! Não se surpreendam se qualquer dia desse haver assassinato de um deles por lá! E depois que os black blocs fazerem um ato de "vandalismo" por lá vão achar ruim!

  33. Joao Postado em 10/Dec/2013 às 10:58

    podres!

  34. luiz carlos ubaldo Postado em 10/Dec/2013 às 12:54

    Esses críticios fdp, acreditam de verdade que nunca vão passar por uma situação dessas, afinal de contas são os queridinhos e privilegiados dos céus, estão acima da média mundial, são intelectualoides que de tudo entendem, quem não é igual a eles, devem morrer ou pelo menos, serem varridos para debaixo do tapete de suas mansões, que é o planeta, são donos de tudo e de todos, na verdade são frustrados, não assumem o que são, bostas que não servem nem de esterco!

    • Pedro Postado em 10/Dec/2013 às 13:13

      Meu Deus, se pessoas como pensamento como seu assumirem o poder mandarão pro paredão todos "os privilegiados dos céus", seja lá o que isso signifique, que se arriscarem a pensar de modo diferente. É engraçado: no final da contas sempre há alguém vociferando regras, disseminando preconceitos e ameaçando quem tem seus próprios pontos de vista.

  35. Francisco Postado em 10/Dec/2013 às 15:07

    Camboriú pega os mendigos, coloca-os em vans alugadas e os despejam em Canasvieiras na madrugada. Isso é o que está acontecendo aqui na Ilha. Pergunto, já viram mendigos ou desocupados em Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul? Chegam, imediatamente são recolhidos, recebem alimentos, passagem, e ó, seguem adiante. Geralmente vem parar em nossa cidade por causa desses gestores irresponsáveis. Florianópolis a muito tornou-se depósito de vagabundos. É um perigo nossas mulheres e crianças andarem aqui no bairro. Nossos parques, praças e praia estão infestados. E pior, se juntaram aos marginais e está uma caos. Gostam? Levem prá casa.

  36. Ricardo Pinto Postado em 10/Dec/2013 às 15:59

    Creio que conhecer o problema principalmente em suas causas e não em seus efeitos é o primeiro caminho para minimiza-lo. Excluir, elimar os agentes que se encontram neste problema traz um resultado momentâneo. O imediatismo de ações só nos levam a cometer injustiças em muitos casos . Por outro lado a análise pontual sob um problema sazional fica comprometida com os melhores resultados! Aos cristãos que me leem eu só posso iniciar uma prece: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Pai nosso...

  37. Carlos Augusto Braga Postado em 10/Dec/2013 às 16:25

    Me mudei do Centro da cidade do Rio de Janeiro porque não aguentava mais tanta mendigaria. Saía na rua com meu filho e via os moradores de rua fumando crack, bebendo cachaça, fazendo algazarra, praticando sexo à luz do dia. Não interessa se é problema do Estado, de falta de oportunidade, castigo divino, o que importa é que é extremamente desagradável quando a miséria humana está presente, ali, na porta da sua cas, na frente dos seus olhos. Sinceramente, tentei ajudar um ou outro, oferecendo uma ajuda em troca de algum pequeno serviço a ser realizado. Sabem o que aconteceu? Ou carregaram meu dinheiro se cumprir sua parte no trato ou simplesmente responderam: "Não, obrigado, não trabalho por merreca." ou "trabalhar, doutor?!`É mais fácil pedir!". Sendo assim, desisti. Me mudei para o subúrbio, onde mendigo não têm vez, se aparece leva logo uma coça e se retorna, é passado no cerol fininho.

  38. newton Postado em 10/Dec/2013 às 16:33

    A burguesia FEDE!

  39. Daniel Christian Postado em 11/Dec/2013 às 16:09

    Lamentável certas opiniões aqui. Já conheci mendigo (sim, converso com eles de vez em quando ao lhe ofertar alguma refeição) e um deles era advogado, fracassou e foi ficando depressivo até vagar de bar em bar, gastar o resto do dinheiro que tinha, abandonou a família e vive sem vontade de viver. Outro flagrou a traição da mulher, saiu de casa e vaga há anos de desgosto pelas ruas. Muitos deles eram pessoas como voces, outros nasceram na miséria filhos de pais presos e mães alcoólatras (ou vice e versa). Se essa bando de burguês ricos materialmente mas paupérrimos de humanidade e espírito se organizassem, poderiam usar o dinheiro gasto neste movimento preconceituoso (que futuramente só vai ir contra eles mesmos) para ajudar as entidades que tentam recolher e convencer estas pessoas a mudarem de vida, a darem uma chance a si mesmas teria sido o mínimo mais digno. Essas pessoas (ao contrário do que outros imbecis afirmaram aqui) em sua maioria desejam apenas uma chance pra sair desta vida. Muitas vezes sofrem violência gratuita (socos, chutes, facadas, ateamento de fogo) dos filhos adolescentes com tendências psicopatas filhos destes mesmo burgueses que um dia cairão de joelhos implorando perdão por terem sido, pensado e agido desta forma tão vil.

  40. meire Postado em 13/Dec/2013 às 05:30

    Que nojo bando de desumanos!!! Vontade de expulsar vocês do Brasil!!! Bando de lixos, ridículos e ignorantes!!! Não acredito que li isso!!! Me da nojo em pensar que tem pessoas que se acham superiores só porque limpa a bunda com papel higiênico!!! Querem dinheiro de argentinos? fala serio porra!!! Revoltada aqui... não sabia q existia essa especie de ser humano!!! Puta q pariu essas porras!@@@

  41. Luiz Fernando Postado em 16/Dec/2013 às 14:40

    A Holanda está dando um exemplo para o mundo, ou deveria dizer para o "imundo em que vivemos"... Em Amsterdã o problema está sendo resolvido... li muitos comentários idiotas de seres desumanos que não sabem do que estão falando... e são tão inteligentes que nem sabem se expressar... vão estudar: "analfabéticos" ah ah ah ah!