Redação Pragmatismo
Xenofobia 17/Dez/2013 às 20:06 COMENTÁRIOS
Xenofobia

Imigrantes são 'desinfetados' na Itália

Publicado em 17 Dez, 2013 às 20h06

Imagens mostram imigrantes sendo "desinfetados" em centro de recepção na Itália. Vídeo exibido por TV italiana revela pessoas despidas sendo submetidas a processos de limpeza para ingressar no país

imigrantes desinfetados itália
Imigrantes são “desinfetados” em centro de recepção na Itália(Imagem – RAI)

O canal italiano RAI divulgou imagens da chegada de imigrantes ao centro de recepção em Lampedusa, na Itália. No vídeo é possível ver pessoas despidas sendo submetidas a processos de limpeza. Um funcionário do centro borrifa um produto não identificado nos imigrantes. A prefeita de Lampedusa, Giusi Nicolini, declarou que a Itália “deveria se envergonhar” da situação.

Leia também

Segundo o jornal Corriere della Sera, o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, disse que o governo vai investigar o caso. “Estas imagens são muito graves, o governo vai fazer uma investigação aprofundada para verificar e punir os responsáveis”, afirmou Letta.

A ilha de Lampedusa é uma das portas de entrada para imigrantes que vão para a Europa a procura de alternativas para conflitos e condições sociais em seus países de origem.

Neste ano, um naufrágio, próximo a Lampedusa, deixou mais de 200 imigrantes mortos. As vítimas, em sua maioria de origem africana, viajavam em uma embarcação irregular. Desde o ocorrido, o governo italiano tem se esforçado para aumentar a vigilância na costa do mediterrâneo e assim facilitar a comunicação com as equipes de resgate, caso elas precisem agir.

Assista aqui ao vídeo no sítio da RAI

A Comissão Europeia também alertou a todos os países membros da UE da necessidade de um novo sistema de monitoramento das fronteiras do Mediterrêno, desde a Espanha até o Chipre. Seria necessário um investimento de 14 milhões para que o novo sistema fosse implantado.

Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS