Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 06/Nov/2013 às 17:18
85
Comentários

Jovem sai de casa e assume relacionamento com transgênero

Após assumir relação com transgênero, universitário de 20 anos teve de sair de casa, mas está feliz. "Meus amigos também se afastaram de mim (...) as pessoas precisam nos respeitar, porque amar não é crime"

casal travesti transgênero
Gustavo faz questão de andar de mãos dadas a Bruna. “Ela é tudo na minha vida” (Agência Globo / Márcio Alves)

De segunda a sexta-feira, ela acorda às 6h para ir ao trabalho. Diferentemente da maioria das mulheres, Bruna Marx não demora para se arrumar. Sem maquiagem, veste uma calça jeans e uma camiseta larga e, assim, com cara de J. Batista, dá expediente como servidor público. A transgênero, que prefere abreviar seu nome de batismo, começou a tomar, há um ano, hormônios para adotar características físicas femininas. A decisão, tomada com a ajuda do parceiro, Gustavo Benevides, foi difícil. Afinal, o preço pela realização desse sonho custa caro: o constrangimento de uma aposentadoria compulsória.

— Como não estou nem pretendo entrar na fila para mudança de sexo, para o Código Internacional de Doenças (CID-10), eu tenho transtorno de identidade de gênero, e, por este motivo, vou precisar me afastar do trabalho — explica Bruna, de 33 anos.

A falta de uma legislação específica para casos como o de Bruna deixa pessoas à margem do conceito de cidadania. Ela já está acostumada a enfrentar esse problema. Desde criança, quando ainda morava no Ceará com a família, ela é punida por ser diferente da maioria.

Leia também

— Eu devia ter uns 5 anos quando um coleguinha da escola me chamou de veadinho. Eu não tinha ideia do que significava isso. Cheguei em casa e perguntei para minha mãe o que era, e ela me deu uma surra. Foi a primeira vez que apanhei sem saber o motivo — lembra.

Ainda na infância, Bruna passou a entender que seu jeito de ser a fazia correr riscos, mesmo sem saber exatamente o porquê. Aos 14 anos, com mais discernimento, conseguiu enxergar que seu “problema” não teria a “solução” que todos queriam.

— As pessoas me cobravam para ser o que eu não era. Minha essência sempre foi feminina. Tive de me policiar muito até aparecer a primeira oportunidade de sair de casa. Se não fosse assim, eu seria expulsa pelos meus pais e teria de virar prostituta para comer. Agi com racionalidade para não prejudicar o meu futuro — conta Bruna.

Ela divide sua vida em duas etapas. A aprovação para o funcionalismo público, aos 17 anos, que a trouxe para o Rio de Janeiro, foi a primeira. A segunda começou há um ano, quando decidiu começar a tomar hormônios e assumir sua identidade feminina — com aplique de cabelo, salto alto e muitas bijuterias — fora do expediente de trabalho. Bruna afirma que haverá uma terceira, que estará relacionada ao seu momento pós-aposentadoria.

— Quando eu puder ser quem sou de verdade em horário integral, vou renascer para a vida. É só isso que falta para eu ser uma mulher completa — afirma Bruna.

Hoje, apoio é o que não lhe falta. Depois que assumiu para os pais o namoro com uma mulher que nasceu homem, o estudante de Educação Física Gustavo Benevides, de 20 anos, teve de sair de casa. Mas está feliz.

— Fui de mala e cuia para a casa dela porque não tinha para onde ir. Meus amigos também se afastaram de mim. Eu, que sempre fui um cara muito reservado, passei a ser uma das pessoas mais olhadas na rua por ter me casado com a Bruna. Mas disso eu não abro mão. Temos interesse de fazer parte de uma ONG que lute pelos direitos dos gays. Isso ainda não aconteceu, mas já fazemos uma militância diária. Andamos de mãos dadas nas ruas, no shopping. As pessoas têm que nos respeitar, porque amar não é crime. Bruna é tudo na minha vida, e, em qualquer coisa que faço hoje, levo em consideração a minha mulher. Deixei de fazer um intercâmbio em Portugal para ficar com ela — conta Benevides.

Para Bruna, que não acreditava que, um dia, fosse ter um relacionamento sério, Benevides é muito mais do que um grande companheiro.

— Ele é a minha estabilidade emocional. Quando sou atacada, mesmo que indiretamente, ele está sempre do meu lado para me amparar.

Adalberto Neto e Thalita Pessoa, O Globo

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo CM Postado em 06/Nov/2013 às 18:51

    Admiro muito a coragem dos dois.Em um país a onde as pessoas são bitoladas e apegadas as rótulos, estereótipos e padrões,isto é um verdadeiro tapa na cara da sociedade!

  2. Thiago Teixeira Postado em 06/Nov/2013 às 19:46

    A foto diz tudo. Se eles estão felizes, dane-se o resto da sociedade escrota e hipócrita que nada irão acrescentar a vida dos dois. Força total para o casal.

  3. renato Postado em 06/Nov/2013 às 20:55

    Não devia nem esquentar a cabeça, e aparecer aqui. Se eu visse na rua, não ia dar nem bola, agora vou saber. O cara é o transgênico?

    • Thaís Postado em 06/Nov/2013 às 22:53

      Renato, se oriente, transgênico?! Sério? É transGÊNERO. E sim, deveriam esquentar a cabeça e aparecer aqui, é um posicionamento, acima de tudo, político.

    • Ronildes Postado em 06/Nov/2013 às 23:59

      É transgênero, Renato!

    • Ana I. Silva Postado em 07/Nov/2013 às 09:24

      Transgênico????

    • Carla Postado em 07/Nov/2013 às 10:25

      O problema é que ela teve que se fingir de homem por muito tempo, inclusive no trabalho até recentemente, então começou a se libertar mais e todas as pessoas que a conheciam como homem perceberam isso, então de qualquer forma a situação fica pública mesmo...pelo menos essa notícia foi direcionada a pessoas em sua maioria de mente mais aberta, que parece não ser bem o caso das pessoas com quem eles convivem.

      • Roberta Lima Postado em 07/Nov/2013 às 11:26

        kkkkkkkkkkkk Transgênero cara.... Trasngênico são só produtos com agrotóxicos! kkkkkk

  4. Ruy D Postado em 06/Nov/2013 às 22:37

    Parabéns e felicidades ao casal. Um exemplo de muita coragem!

  5. kinda Postado em 06/Nov/2013 às 22:37

    Nunca entendi essa fixação pelo o que cada um faz com o próprio cu. Isso é coisa de gente reprimida

    • Descrente Postado em 07/Nov/2013 às 16:12

      Não seria só o cú, estamos falando de própria vida. E o cú, é so um parte dela!

  6. Thaisa Postado em 06/Nov/2013 às 22:41

    ela é muito bonita!

  7. Oswaldo Guimarães Postado em 06/Nov/2013 às 22:46

    Sim, ele é transgênico! Gozado, não? Teve seu material genético modificado, ainda jovem, para poder produzir mais do que sua especie original produziria. Só faltou o triângulo amarelo com o T na camiseta, aí ficaria com um enfoque maior que ele é pertencente ao grupo da soja e de outros alimentos que usam a técnica do DNA recombinante! Abraços, rs.

  8. claudia couto Postado em 06/Nov/2013 às 22:46

    Valeu,. Viva a vida de vcs.

  9. fernanda Postado em 06/Nov/2013 às 23:04

    20 anos é? Me conta essa história novamente quando tiver 30.

    • emilia Postado em 07/Nov/2013 às 19:02

      pensei o mesmo Fernanda.

  10. Ana Carolina Postado em 06/Nov/2013 às 23:06

    Lindos!

  11. sara nascimento Postado em 06/Nov/2013 às 23:11

    não gosta de casamento gay?não case com um!

  12. Jefferson Araujo Postado em 06/Nov/2013 às 23:16

    Só não concordo com a aposentadoria... O resto... Qual o problema deles mesmo? =) Alí existem um homem e uma mulher....

  13. William Castro Postado em 06/Nov/2013 às 23:19

    Parabéns... Não tenho o que falar depois dessa reportagem... De fato deve ser muito pesado ter uma mudança tão radical na vida de ambos. Porém se a gente for se importar que o que os outros acham, acabamos não fazendo nada.

  14. Bruna Postado em 06/Nov/2013 às 23:48

    Lindo <3

  15. José Ferreira Postado em 06/Nov/2013 às 23:54

    Não adianta se deformar, ou se mutilar. O cromossomo Y nunca sairá de seu corpo, e, logo, nunca será uma mulher.

    • Matheus Postado em 07/Nov/2013 às 00:48

      E você, meu caro José, nunca deixará de ser ignorante!

    • rosa Postado em 07/Nov/2013 às 01:40

      O pior do seu comentário é você com nome masculino querendo definir o que é ser mulher! Se liga José!

    • Rui Moreira Postado em 07/Nov/2013 às 01:49

      José Ferreira, você pode ter o cromossomo Y que for, mas nunca será um Homem.

    • Juniperos Postado em 07/Nov/2013 às 07:23

      Amor não tem cromossomos.

      • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 08:41

        Isso aí é conversa de quem anda saindo por aí com travesti. Afinal, esse daí é simplesmente um travesti, só que mais "bonitinho".

      • davenir Postado em 07/Nov/2013 às 12:38

        E esse seu papo de machão a luz do dia tá me cheirando a maricota!

    • La Mano Negra Postado em 07/Nov/2013 às 09:04

      O preconceito, por outro lado, pode sair de você!

    • Erica Postado em 07/Nov/2013 às 09:33

      Vergonha de dividir o planeta com pessoas como vc

    • Andressa Postado em 07/Nov/2013 às 09:34

      Mas afinal, o que é ser homem e mulher? Podemos nascer com um sexo biológico definido, mas o feminino e o masculino são construídos socialmente. Ambos são papéis que absorvemos da cultura predominante e que podem (e, ao meu ver, devem) ser questionados. Só assim deixaremos de ser indivíduos que reproduzem valores distorcidos de uma sociedade hostil, e nos tornaremos pessoas íntegras, agindo conscientemente. Lamento profundamente posturas rígidas e discriminatórias. Propagam o ódio e a não aceitação, geram sofrimento e mortes. Considerando que somos todos diferentes, espero que possamos a cada dia reconhecer e valorizar essa diversidade. Diferença não é ameaça. E no mais, me alegra demais saber que existem casais como este. Felizes.

      • Giovanna Postado em 07/Nov/2013 às 14:48

        Perfeito! Lindos sentimentos e palavras!

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Nov/2013 às 09:38

      Boliviano ... deixe os dois se amarem loucamente!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Iva Santiago Postado em 07/Nov/2013 às 10:20

      Assim como você, criatura José Ferreira, mesmo com nome de gente, nunca será de verdade.

    • Carla Postado em 07/Nov/2013 às 10:28

      Grande coisa o cromossomo Y...

    • Thiago Melo Postado em 07/Nov/2013 às 10:41

      Sr José Ferreira, O cromossomo Y não precisa sair do corpo de ninguém, afinal, não é ele que 'ataca', ou tenta de formas mais estapafúrdias interferir negativamente na vida dos outros. Quem faz isto são pessoas como você, que através de comentários superficiais e enraizados numa visão limitada de mundo e de respeito ao próximo, usa um linguajar chulo para desmerecer a felicidade dos outros. Que sejam felizes, e que envelheçam juntos se quiserem!

    • neto Postado em 07/Nov/2013 às 10:42

      José Ferreira...você quer cromossomo XX prá quê? mulher é mulher, homem é homem e homofóbico como você é preconcerituoso... Deixe a vida dos outros de lado e se preocupe com a tua!

    • joao Postado em 07/Nov/2013 às 10:53

      O homem está no começo da evolução , e pensamentos assim estão em fase de extinção.

    • Sarah Postado em 07/Nov/2013 às 10:54

      Não será mulher, mas e daí?! A maioria das pessoas passa metade da vida infeliz por querer ser e fazer coisas que não pode porque a sociedade impõe desta forma. Ela provavelmente é mais feliz do que você!

      • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 11:49

        O "homem" que namora esse transgênero pode até ser mais feliz, mas essa felicidade eu dispenso. Prefiro o meu traseiro intacto...

      • davenir Postado em 07/Nov/2013 às 12:42

        (Me desculpem as palavras) José trasgenero não come o rabo de ninguém!

    • Giuliana Postado em 07/Nov/2013 às 11:48

      E o preconceito talvez não saia da sociedade se dependermos de pessoas com o mesmo pensamento retrógrado que o seu.

  16. Joaquim Postado em 07/Nov/2013 às 00:18

    Mas a alma é, o corpo é apenas a prisão da alma, não julgues o que não conhece, se não puder ajudar é melhor não se envolver, cada um tem o direito de se expressar da maneira que é, não se prenda a padrões físicos nem religiosos, respeito ao ser humano assim como gostaria que fosses respeitado, a nós não cabe o julgamento, vamos mudar o mundo gente, mas pra melhor.

  17. José Junior Postado em 07/Nov/2013 às 00:33

    José Ferreira é tão tosco e mal resolvido que perde tempo lendo coisas para contrariar. Fiquei com pena de ti. Que Deus lhe ilumine.

  18. Daniel Gomes Postado em 07/Nov/2013 às 00:34

    Sério ! É necessário muita coragem e amor de verdade, isso já é mais que suficiente pra superar qualquer matéria ( ou corpo) física. Parabéns pra ele, muito mais macho que vários por ai.

  19. Edson Neto Postado em 07/Nov/2013 às 01:13

    Precisamos de mais mulheres corajosas como essa e menos biólogos como o Zé Ferreira...

    • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 11:51

      Eu não sou biólogo, sou historiador. E na História tem muitos casos de pessoas que não querem se aceitar como são, e acabam querendo "virar mulheres" sem que isso seja possível.

      • Davi T. Postado em 07/Nov/2013 às 19:21

        Se você é historiador, então trata-se de um historiador incompetente, que não conhece o processo civilizatório, a história das lutas sociais, e debates fundamentais dos últimos três séculos sobre o ser, a existência e o gênero humano. Mas tanto faz, apesar da turba ignorante que você compõe, o mundo avança. O que me preocupa, no entanto, é a possibilidade de você dar aula de história, estar fechado em uma sala com crianças. É isso que me dá medo.

      • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 23:22

        Não se preocupe, não falo esse tipo de assunto com crianças. Não se pode fazer propaganda homossexual para menores, mesmo que seja para dizer a verdade sobre os fatos, como uma forma de contrastar com a pseudo-evolução oriunda da aceitação do homossexualismo como algo natural. Eu respeito os homossexuais, e sou contra as agressões a eles, mas não se pode mudar a natureza.

  20. Ruy Secco Postado em 07/Nov/2013 às 01:17

    Começaram os comentários preconceituosos, TRANSGÊNICO é ótimo !!! Há uma diferença enorme entre sexo e sexualidade, procure saber José Ferreira !!!

  21. Modesto Postado em 07/Nov/2013 às 06:11

    Aposentadoria compulsória por transtorno de identidade de gênero? O contribuinte paga isso?

    • Sensato Postado em 07/Nov/2013 às 08:11

      Na verdade não saber o que é aposentadoria compulsória já diz o bastante. Sugiro conhecer um pouco mais sobre Regime Próprio dos Servidores para que assim consiga entender um pouco sobre aposentadoria.

      • Modesto Postado em 07/Nov/2013 às 14:16

        Me ilumina, sensato. O que é aposentadoria compulsória?

    • Cris Postado em 07/Nov/2013 às 08:59

      A Bruna É contribuinte, por isso pode se aposentar compulsoriamente.

      • Modesto Postado em 07/Nov/2013 às 14:16

        Eu também sou contribuinte e sofro de rinite, uma doença crônica reconhecida pelo Código Internacional de Doenças. Vou ter que me aposentar? Não vai sobrar muita gente trabalhando se for assim.

    • La Mano Negra Postado em 07/Nov/2013 às 09:02

      Você deveria estar chocado era com a parte "compulsória", cidadão egoísta...

      • Modesto Postado em 07/Nov/2013 às 14:17

        Eu fiquei chocado com as duas partes. Como ninguém ainda tinha comentado a aposentadoria, resolvi pegar dali.

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Nov/2013 às 09:39

      É realmente, o contribuinte paga isso? Boa pergunta.

      • Mariana Postado em 07/Nov/2013 às 14:08

        pelo jeito ninguém aqui tem idéia de como funciona o regime de servidor público, né? em nenhum momento é mencionado o cargo, o órgão, nem mesmo se ela é funcionária estadual, municipal ou federal.

  22. Wanderson Postado em 07/Nov/2013 às 06:42

    Que bom o amor venceu, espero que de tudo certo e que possam ter grana o suficiente para enfrentar o problema, se eu tivesse de sobra os ajudaria com certeza, grande beijo ao casal que se ama.

  23. Nilzi Postado em 07/Nov/2013 às 08:21

    Então tá, e os andamentos de Deus?

    • Roberta Lima Postado em 07/Nov/2013 às 11:31

      "andamentos de Deus"? Filha, amar já é um dos MANDAMENTOS de Deus... preconceito e intolerância, isso sim não é de Deus!

      • Nilzi Postado em 07/Nov/2013 às 23:58

        Então tá, e sobre o que Deus diz que os afeminados não herdarão os reinos dos céus, e mais, lá em Gênesis Deus não fala que criou gay, lésbicas, etc.., ele criou homem e mulher. Questione com Deus Roberta Lima, é a palavra de Deus..

  24. Juniperos Postado em 07/Nov/2013 às 08:29

    A aceitação do "gênero" por parte da sociedade é nesse caso necessária para poupar o cofre publico? A auto aceitação como outro gênero implica a recusa de indenização como transtorno. Quem é, tem que ter orgulho de ser, embora tenha que lutar muito. Nem todos estão dispostos a aceitar isso.

  25. Leonardo Postado em 07/Nov/2013 às 08:33

    Quanto aos amigos se afastarem... PUTZ, melhor coisa do mundo. Antes agora do que depois, por que obviamente são pessoas escrotas. Agora a família... aposto que são daqueles que preferem ver o filho preso do que namorando uma transgênera... Lixo de sociedade

  26. Larissa Postado em 07/Nov/2013 às 09:49

    viva o amor!! e como a Bruna é bonita!! luz!!

  27. Leo B. Postado em 07/Nov/2013 às 10:01

    É como diz aquela velha frase, "o amor não tem preconceitos" e o casal esta aí para provar isso. Só é lamentável (como sempre) este preconceito imbecil que a sociedade tem. Discussão do que é feminino e o que é masculino é absurdo. Mas infelizmente, ainda vai acontecer e muito por aqui.

  28. Aryewl Postado em 07/Nov/2013 às 10:08

    Um menino acha que é menino por que tem penis. Agora um adulto achar que é homem por que tem penis... Senhor J. Ferreira, o senhor sabe o que é um mesmo um homem?

  29. José Ferreiraj Postado em 07/Nov/2013 às 10:14

    É só analisar os cromossomos que são relacionados a sua sexualidade, e isso qualquer um que tenha o Ensino Médio sabe: XX mulher, XY homem. Não há a necessidade de se cuspir no chão, ou gostar de futebol para ser homem. Apesar do "transgênero" querer ser uma mulher, nunca irá conseguir.

    • Roberta Lima Postado em 07/Nov/2013 às 11:40

      Errado, muito errado! Você se baseia na composição dos órgãos sexuais e não somente nos cromossomos, está evidente isso, e não faz o mínimo sentido se estivesse tentando formular conceitos sobre o que é ser Homem e o que é ser Mulher. Cara, os padrões sociais mudaram, o gênero Masculino e Feminino estão completamente se modificando, o que é ser masculino e o que é ser feminino? Observe a moça, sim é uma moça, pode ter nascido como menino, mas suas características são puramente femininas, como qualquer mulher! É psicologicamente e fisicamente uma mulher, nem que ela tenha ou não um pênis no meio das pernas! ¬¬" Vamos parar de preconceitos bobos, pois o que importa é o amor.

    • Aryewl Postado em 07/Nov/2013 às 11:52

      Noutras palavras, hermafroditas e pessoas sem orgão gennitais não existem? O que uma pessoa usa para pensar, o cerebro, o cromossomo ou o orgão genital?

  30. Robson Postado em 07/Nov/2013 às 11:55

    Ela não quer ser fêmea, ela é mulher. Mulher não é sinônimo de fêmea, como homem não é de macho. Ela não vai ser mulher, ela já é uma. Não é você, a bíblia ou a ciência que definem o que é uma mulher. A própria mulher que se define.

  31. José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 13:06

    As pessoas que não tem os órgãos genitais continuam com seus cromossomos. Existem anomalias cromossômicas que fazem um homem ter características femininas e vice-versa. Um bom exemplo é o da Edinanci Silva, que parece homem, mas é uma mulher. Isso foi constatado por exames, que foram realizados para que ela pudesse disputar as Olimpíadas. É claro que eu não teria nada com alguém como a Edinanci, mas isso é por questões de gosto.

    • Lucas Postado em 07/Nov/2013 às 16:07

      Obrigado pelas aulas de biologia, José Ferreira. Agora fique à vontade para sair da internet e fazer algo "de macho" (só para constar, tem vaga no Estado).

      • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 23:23

        ???????????

  32. bruna Postado em 07/Nov/2013 às 14:09

    VIVA O AMOR! S2

  33. Lyndy Luca Postado em 07/Nov/2013 às 15:11

    Taí um HOMEM, não só com H maiúsculo! Assumiu um amor estupidamente incompreendido por tantos, fez o que até muito pseudo-machão faria com uma mulher fisicamente nascida como mulher. Que Deus abençoe e ilumine esse belo casal, e que tenham forças para enfrentar os problemas causados pela estupidez humana, e sejam muito felizes!

  34. Ariadne Postado em 07/Nov/2013 às 15:38

    Se cromossomo Y fizesse um homem, os presídios estariam cheios de homens. Isso é papo de machinho que enquanto esbraveja sua macheza, deve estar com uma aba aberta nesses sites pornôs, vendo vídeos de transex, e sonhando estar na cama com uma!

    • José Ferreira Postado em 07/Nov/2013 às 23:26

      Hahahaha... Com esse nome, parece que você é uma delas. Entretanto, não costumo fazer isso. Eu prefiro as mulheres fisicamente nascidas como mulher - como vocês chamam.

  35. Indignado Postado em 07/Nov/2013 às 16:41

    o que me assusta é, sempre, a intolerância!! por que as pessoas se incomodam com a felicidade dos outros? assusta? interfere nas nossas vidas? ou será que essas mesmas pessoas acreditam cegamente que a felicidade alheia contamina, de maneira negativa, a felicidade delas próprias? será que os pais têm medo de seus filhos serem assim, tão felizes? e irão proibi-los de se-los, impedindo-os de seguirem os seus próprios caminhos? quanta arrogância, quanta ignorância, quanto preconceito! até quando???

  36. Carla Postado em 07/Nov/2013 às 16:48

    Amor entre duas PESSOAS. Não importa se homem ou mulher, cis ou trans! Devemos sempre respeitar quando duas pessoas querem ficar juntas.

  37. Juniperos Postado em 08/Nov/2013 às 08:11

    Vivemos os tempos da felicidade de cabresto, que já vem descrita em manuais, e quem não os seguir, segundo seus seguidores, não tem direito de ser felizes. O que é o homem heterossexual tradicional, fisicamente falando. Desconfio que ninguém nasça 100% homem ou mulher. Se tornar homem pode levar uma vida inteira, e muitos não conseguem. A auto afirmação, tanto simples, quanto dos que esbravejam tentando não chega nem perto e definir um homem. Veja: -ORGÃO- ao nascer o médico diz: é menino, obviamente devido ao órgão evidente; -PAI E MÃE-eles aceitam o filho como homem, e o educam como homem, entretanto é sabido que um pai desvirtuoso e agressivo com a esposa, pode levar o filho ao desgosto por pertencer ao gênero, assim como uma mãe desvirtuosa pode levar o filho ao desgosto por outras mulheres; -SOCIEDADE-eles veem o menino e o aceitam como homem, devido a caracteres físicos do comportamento, vestuário, escolhas, comunicação e etc. O bullyng taxando alguém de gay, sem este o ser, causa incomodo a criança, e pode leva-lo a odiar gays. (acho que todo mundo conhece alguém assim); -HORMONIO- ser fisicamente menino não basta, é necessário ser quimicamente menino, para se tornar homem, e isso é com Deus e a natureza. Nem todos tem o balanceamento ideal de testosterona e progesterona, que podem pesadamente influenciar nas escolhas e gostos do individuo, quer ele queira ou não; -LIVRE ARBITRIO- vem a escolha pessoal, que pode ser súbita, ou durar toda uma vida: a sensação de ser homem, em todos os aspectos, mentais e sexuais, que fazem a escolha de uma parceira do sexo oposto, e repudiar contato sexual homossexual. O mesmo vale para mulher e para o transgênero. -RESPEITO- o mundo não é uma pessoa só, são milhares, e um homem, ou mulher tem que saber viver em sociedade, do contrário ele deve se afastar dela prestando assim seu único favor útil a ela; aqueles que não conseguem aceitar os que são diferentes tem comportamento egoísta podendo por outras vidas em risco, por atos ou palavras. Assim como não se pode instigar de forma quase ditatorial o heterossexualismo, o gay não tem direito de instituir um politica de catequização psicológica de conversão homossexual, mas tem todo direito de defender a si, ou a qualquer outro que decida por si próprio, ser transgenero.

  38. José Ferreira Postado em 08/Nov/2013 às 08:17

    O Juniperos "foi até o Japão" para justificar o injustificável. Queria ver se no século 19 um indivíduo desses resolvesse ser "mulherzinha", certamente bateriam nele (ou neles) com um gato morto até ele miar.

  39. Lu Gomes Postado em 29/Feb/2016 às 16:09

    Muito [email protected] Que sejam muito felizes. :)

  40. eu daqui Postado em 01/Mar/2016 às 13:26

    "NUNCA É ALTO O PREÇO A SE PAGAR PRA SE SER O QUE REALMENTE SE É" Esqueci o autor.