Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mídia desonesta 27/Nov/2013 às 15:29
25
Comentários

A história dos 450 kg de cocaína 'virou pó' na grande mídia

Deputado e 450 quilos de cocaína. Será esse um fato tão comum que não merece destaque na grande imprensa? A história serviu para mostrar como certas figuras políticas continuam midiaticamente impunes

cocaína 450kg helicóptero perrella
Na mídia, a história dos 450 kg de cocaína no helicóptero dos Perrella virou pó (divulgação)

Renato Rovai, em seu blog

Ontem os portais destacavam com excessivo cuidado que o helicóptero de um deputado havia sido apreendido com 450 kg de cocaína. Depois informaram que o piloto havia viajado sem autorização dos proprietários. E agora, registram que o piloto nega o fato.

Deputado e 450 quilos de cocaína. Será esse um fato tão comum que não merece tanto destaque? Principalmente se vier a se levar em consideração que este deputado é filho de um senador aliadíssimo de um candidato a presidente da República?

Estamos falando dos Perrellas e do presidente do PSDB, Aécio Neves. Aliados políticos históricos.

Leia também

Mas vamos lá. Vamos imaginar que um dos filhos de Marta Suplicy fosse deputado. E um helicóptero dele fosse apreendido pela PF com 450 quilos de cocaína. Você acha que este fato teria a mesma cobertura discreta e cuidadosa que o dos Perrellas está tendo? Você acha que o UOL daria apenas registros aqui e ali do caso? Ou acha que a casa da atual ministra teria filas de repórteres tentando pular o muro para falar com ela?

Talvez o exemplo não seja o melhor. Tentemos, pois, outro exercício hipotético. Imagine que ao invés do helicóptero do filho de Marta Suplicy fosse o de um irmão do senador carioca Lindbergh. O que você acha que aconteceria? Quantos minutos isso renderia no Jornal Nacional? Quantas páginas do jornal O Globo?

Mas podemos ir ainda mais longe. Imagine que o helicóptero fosse de alguém que tivesse relação com o ex-presidente Lula. Alguém, por exemplo, que tivesse feito churrasco na casa dele uma ou outra vez. O que será que aconteceria com Lula e com o suposto churrasqueiro de Lula?

Como você acha que seria a cobertura dessa história se o avião fosse do Zeca Dirceu, deputado pelo Paraná e filho de José Dirceu? Ou de um filho do vereador Donato, que ontem voltou à Câmara para enfrentar no legislativo a quadrilha do ISS? Ou se fosse da Miruna, filha de José Genoíno?

Não se deve responsabilizar os Perrellas, Aécio ou quem quer que seja sem que seja realizada uma investigação cuidadosa. E não é disso que se trata aqui. Há, porém, indícios, que ensejam uma cobertura bem mais atenta do que a que foi feita até agora pelos principais veículos da mídia tradicional. São 450 quilos de cocaína. Não são meia dúzia de sacolinhas. É coisa de uma quadrilha extremamente profissional. E essa imensa quantidade de droga era transportada num helicóptero de uma família tradicional da política mineira.

A questão é que a cobertura midiática só tem se interessado por aquilo que leve à criminalização do PT. Independente do mérito. O que importa não é mais o crime, mas a legenda do criminoso. E por isso Demóstenes Torres flanava todo pimpão por aí. Fazendo discursos moralistas e ao mesmo tempo armando falcatruas com Cachoeira.

Aliás, você ouviu falar de Cachoeira e Demóstenes por aí? Você viu a indignação da direção do PSDB com a investigação do escândalo do metrô de SP? Pois é. É disso que se trata. Eles sabem que são midiaticamente impunes.

Recomendados para você

Comentários

  1. Caio Postado em 27/Nov/2013 às 17:18

    E se fosse ligado ao pt vcs estariam falando das legalizações das drogas, hehe, mas psdb é um partido horrivel que já caminhou para a cova presidencial. O povo acreditou mais nos programas do pt que na falação furada do psdb.

    • Marcos Postado em 28/Nov/2013 às 11:09

      Quem pediu a legalização da maconha foi o FHC...

    • Aken Postado em 28/Nov/2013 às 16:08

      Nada mais coerente do que mudar a política de drogas...

  2. Walmir Lelis de Assunção Postado em 27/Nov/2013 às 17:58

    pt psdb pmdb etc...é tudo farinha do mesmo saco,...o povo já está de saco cheio desse discurso partidário....vamos evoluir !!!!

    • Weber Postado em 28/Nov/2013 às 10:02

      Concordo Walmir!! O fazer político tem que evoluir!!

    • Anderson Postado em 28/Nov/2013 às 15:05

      Falou tudo, ninguém aguenta mais esta guerrinha de poder político, se passar uma peneira nesta turma toda, não fica nenhum.

  3. Carlos Postado em 27/Nov/2013 às 18:01

    Domínio de fatos neles.

    • Marco Postado em 28/Nov/2013 às 09:57

      Isso! Imagine se todos os crimes fossem julgados por domínio do fato então? Mas enfim...

  4. MORTIMER Postado em 27/Nov/2013 às 21:33

    Eu sempre pensava: Como certas 'celebridades' e políticos brasileiros conseguem usar drogas, se alguns deles não conseguem sair as ruas como simples mortais? Agora eu sei!

  5. Rugê Postado em 27/Nov/2013 às 21:42

    Ah pára com isso pessoal...todo mundo já sabe que isso é reserva de uso pessoal do Aécio. Nem entope a narina esquerda dele

  6. Helder Postado em 27/Nov/2013 às 21:51

    Imagine que fosse alguém da família do Maluf, do Garotinho, do Aecio, do Serra...mas só vi exemplos de petistas...tsc, tsc, tsc....Então, a questão não é o PSDB. Os Perrelas são amigos da família Marinho. Sacou?

  7. Guga Postado em 27/Nov/2013 às 22:03

    http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/noticia/jornalismo/ja---1ed/2013/11/27/noticia-ja-1edicao,101014/deputado-gustavo-perrella-vai-prestar-depoimento-a-policia-federal.shtml

  8. Rodrigo Postado em 27/Nov/2013 às 22:35

    no corpo do texto é explícito que não se deve responsabilizar nem Parrellas e nem Aécio, e sim se realizar uma investigação…

  9. Viniceira Postado em 27/Nov/2013 às 23:00

    Agradeçam que existe o PSDB - que é tão ruim mas tão ruim que só votando no PT como antídoto! Sinceramente, abortei a leitura no meio do caminho: já te manjei, malandro!

  10. Cleupas Postado em 27/Nov/2013 às 23:25

    Tu acha que a burguesia mantem seus patrimônio e seu estilo só trabalhando honestamente... esse é o discreto charme da burguesia...

  11. Murilo Postado em 28/Nov/2013 às 00:21

    Estou assistindo agora, na grande mídia. O advogado do Perrella é o mesmo do Dirceu. Mundo pequeno. Todos iguais.

  12. Adam Postado em 28/Nov/2013 às 00:29

    Só corrigindo,450Kg de pasta base.

  13. Fatima de Luzie Postado em 28/Nov/2013 às 01:41

    Eles falam de Aécio Neves porque muita gente em BH diz que ele é viciado em cocaína. Na época que morei em BH conheci umas enfermeiras no Hospital Mater Dei que falavam das overdoses que ele tinha e que frequentemente ficava internado lá.

    • Adalberto Postado em 14/Feb/2014 às 09:13

      Na época do Collor, diziam que ele tomava coca pelo rabo.

  14. Jose Silva Postado em 28/Nov/2013 às 07:12

    óbvio que tem que ser apurado. agora querer ligar o Neves ao fato, é lutar por factóide. Explico: Os filhos do Lula se fossem investigados, daria longas fichas corridas. Ninguém fez até agora. e se fizerem hoje, não faz sentido vincularem o crime deles a Dilma

  15. luiz carlos ubaldo Postado em 28/Nov/2013 às 08:01

    O que o Aébrio never tem com isso? é só vir a Minas, mas precisamente no campo das vertentes ou na Capital, e ouvir da boca da nossa gente as "loucuras" do menino maluquinho e de sua gang, comandada pela própria irmã e seu secretário de governo, mas quem pode falar com mais propriedade do Riquinho é o povo Carioca, por aqui até dizem que o Rio tem 4 senadores e minas só 2. leiam, Novo Jornal, um jornalismo de qualidade e que conhece muito bem os personagens e seus esquemas criminosos!

  16. Marcos Postado em 28/Nov/2013 às 11:53

    Ai as vitimas da sociedade capitalista, porque as leis contra traficantes são uma piada, porque os direitos humanos possuem tanta força, agora sabem.

  17. Aken Postado em 28/Nov/2013 às 16:12

    Tenho certeza que o piloto não arriscaria sua vida, sabendo da corja de mafiosos com que deve lidar, tentando empurrar pro deputado, se não fosse dele. Ele está lidando com gente poderosa, não traria essa acusação a tona se não fosse verdade

  18. Roque francisco de souza Postado em 07/Sep/2015 às 17:39

    Gente, Cocaína e Coisa de Rico, Pobre Fuma Merda de Cavalo, Rico Cheira Vota no Aécio e Sonega Nem Todos Mais Uma Boa Parte, Pobre Não Faz Porque Não Pode Isso e Para quem Pode,kkkk.

  19. Roque francisco de souza Postado em 07/Sep/2015 às 17:41

    A Fazenda e Dele, E Dito ai Na Reportagem ou Tu Não Ouviu.

O e-mail não será publicado.