Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 18/Nov/2013 às 16:10
31
Comentários

Filha de Genoino: “Peço que a sociedade se informe sobre meu pai”

“Qualquer pessoa que se informar de verdade, que não assumir o discurso da Rede Globo, da Folha de São Paulo, da revista Veja, vai saber que a única coisa que meu pai fez nesta vida foi colocar acima de tudo o ideal dele por justiça social”, disse emocionada

miruna josé genoino mensalão
Miruna Genoino e José Genoino (reprodução)

Paulo Nogueira e Eduardo Guimarães. DCM / Blog da Cidadania

Brecht, num de seus melhores momentos, falou que o pior analfabeto é o analfabeto político, que aqui vou tratar por AP, por razões de espaço e de facilidade.

O AP, como sublinhava Brecht, facilita a vida da direita predadora, da plutocracia empenhada apenas em acumular moedas. O AP é facilmente manipulado pelos poderosos.

No Brasil, como se fosse miolo de pão para pombos, a direita – pela sua voz, a mídia corporativa – arremessa ao AP denúncias de corrupção, quase sempre infladas ou simplesmente inventadas.

E o AP é assim manipulado como se estivesse com uma coleirinha. Veja, Globo e Folha são mestras na arte de manobrar o AP.

Penso nisso tudo ao ver o drama pelo qual passa José Genoino. Mal saído de uma cirurgia delicada no coração, Genoino foi preso por um capricho de Joaquim Barbosa, um heroi do AP.

A filha de Genoino, Miruna, numa entrevista ao blogueiro Eduardo Guimarães, fez um pedido singelo. Pediu aos brasileiros que não se deixassem contaminar pela trinca suprema da canalhice jornalística brasileira – Veja, Globo e Folha.

Leia também

Miruna, 32 anos, é uma professora. Herdou do pai a simplicidade. É quase que o contrário de Verônica Serra, a multimilionária filha de Serra.

“Tudo que meu pai fez, desde que saiu do Ceará, foi lutar por justiça social”, disse Miruna.

Compare isso ao que vem fazendo, sistematicamente, Veja, Globo e Folha. É o oposto. A mídia corporativa teve e tem uma contribuição bilionária na construção de um país abjetamente desigual.

Em 1964, a mídia tramou contra a democracia e saudou entusiasmadamente a ditadura que mataria tantos brasileiros e colocaria no topo da lista dos ricos as famílias que controlam o noticiário que chega à sociedade.

Dez anos antes, a mídia levou Getúlio Vargas ao suicídio. Nas duas ocasiões, e em várias outras, o AP foi brutalmente manipulado pela imprensa.

O apelo falacioso, cínico e indecente da “corrupção” sempre funcionou. Repito: era e é o miolo de pão atirado aos pombos, ou ao AP.

Agora, vejo na internet alguns leitores dizerem o seguinte: “Pela primeira vez os poderosos estão na cadeia.”

Pobres APs.

Genoino poderoso? Ora, basta olhar seus bens: uma casa modesta no Butantã, bairro classe média de São Paulo.

Poderosa é a Globo, poderosa é a Veja, poderosa é a Folha, mas o AP é enganado, intoxicado mentalmente por elas.

A Globo, por exemplo, deve bilhões à Receita Federal, um crime que dá cadeia e repulsa coletiva em países socialmente avançados.

E o que acontece com ela? Seus acionistas não são presos, e sequer quitam as contas na Receita.

Pior: os múltiplos veículos da Globo cobrem a “corrupção” como se a empresa fosse São Francisco de Assis.

O mesmo vale para a Veja e para a Folha. Seus jornalistas rottweilers fingem desconhecer que o dinheiro público é que ergueu a fortuna assombrosa de seus patrões.

Os cofres do BNDES e do Banco do Brasil sempre foram frequentados pelas empresas de mídia como se fossem lupanares.

Os jornalistas fingem desconhecer também – ou é ignorância apenas – que vigora na mídia uma absurda reserva de mercado que veda a empresas estrangeiras entrar no Brasil.

Pesquise na Veja, na Folha e na Globo o número de reportagens que clamam por mercado aberto. Mas para os outros. Na sombra, elas conseguiram manter um privilégio inacreditável: a reserva.

Vou contar um pequeno exemplo de assalto ao dinheiro público por parte da mídia. Na era de FHC, quando todos os anunciantes obtinham descontos enormes das empresas de mídia, apenas as estatais pagavam a tabela cheia.

Importante: estatais federais, estaduais e municipais.

Dinheiro – muito dinheiro — que deveria construir hospitais e escolas acabava na Globo, na Veja, na Folha etc.

Isso é poder. Isso é corrupção.

E então o pobre Genoino, com sua casa que é menor que a sala dos Marinhos, dos Civitas e dos Frias, é o “corrupto”.

Miruna pede que as pessoas não acreditem na Globo, na Veja e na Folha.

O AP acredita.

Mas eles são cada vez menos, como se pode ver pelos resultados das eleições, e pelas sistemáticas quedas de audiência da Globo, da Veja e da Folha.

O brasileiro acordou, e a internet tem um papel decisivo nisso, ao oferecer visões alternativas à voz rouca das ruas.

O AP é um ser extinção, como a própria mídia que o manipula.

Segue, abaixo, a íntegra da entrevista de Eduardo Guimarães com Miruna Genoino, para o Blog Cidadania.

A imprensa está repercutindo o estado de saúde do seu pai, de que seria delicado e ele não estaria sendo mantido em boas condições, o que poderia gerar risco para a saúde dele. O que você pode dizer sobre isso?

No dia 24 de julho, meu pai contraiu a doença mais grave da cardiologia, uma dissecção da aorta, e teve que sofrer uma cirurgia de 8 horas, da qual tinha 10% de chance de sobreviver, mas ele sobreviveu porque é um guerreiro. Em seguida, porém, ele sofreu um micro AVC.

Meu pai está tomando cinco medicamentos diferentes em dois horários do dia. Até então, ele não tinha entrado em nenhum avião. O voo o fez passar mal, talvez a pressão da cabine. A médica que o acompanha nos informou que alguém que passou por tudo isso não poderia estar sendo submetido a tal pressão. Meu pai deveria ser hospitalizado.

Ele viajou ontem de manhã a Brasília e às duas horas da manhã deste domingo ainda não estava acomodado.

Estamos com uma grande preocupação com a saúde dele; é a nossa maior preocupação, agora. A nossa luta é para provar a inocência do meu pai, mas, neste momento, a grande preocupação é com a saúde dele.

Como está o emocional da sua família?

A gente está num momento muito, muito difícil. O meu pai, antes de sair de casa para ser preso, nos disse que já tinha ficado confinado muito tempo em cela forte [durante a ditadura] e que estava preparado para isso.

Ele tem dois netos, os meus filhos, e eles estão muito assustados…

As crianças estão com vocês aí em Brasília?

Eles ficaram em São Paulo.

Mas ele ter sido transferido para Brasília ainda nos causa um transtorno emocional ainda maior, porque a gente tem que ficar longe das crianças…

[Miruna chora]

É muito complicado o nosso estado emocional…

Miruna, você está abalada com tudo isso e, assim, não gostaria de prolongar esta entrevista. Mas como sabemos que você, com suas declarações, está ajudando a que as pessoas entendam que há seres humanos por trás de toda essa história, concluo perguntando o que a família de José Genoino tem a dizer à sociedade.

Pedimos que a sociedade se informe. Qualquer pessoa que se informar de verdade, que não assumir o discurso da Rede Globo, do jornal Folha de São Paulo, da revista Veja, de todos os grandes meios, ela vai saber que a única coisa que meu pai fez nesta vida foi colocar acima de tudo o ideal dele por justiça social…

[Miruna volta a chorar]

Ele saiu do sertão do Ceará para tentar melhorar a vida das pessoas. E a vida inteira ele se sacrificou em todos os sentidos porque essa sempre foi a única luta dele. Então, se as pessoas se informarem todo mundo vai saber o homem que ele é…

[Chora de novo]

Eu só peço isso….

[O pranto aumenta]

Que não assumam… O discurso… Dessa mídia… Que procurem saber a verdade, ouvir o outro lado, o que meu pai tem a dizer…

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Vasconcellos Postado em 18/Nov/2013 às 16:40

    Eu concordo plenamente que não se deve ir atrás da mídia, mas li um texto inteirinho tentando justificar um erro com o erro dos outros. Aliás todos os textos que li até agora são assim. Gostaria de ler um artigo que me mostre por A + B que as provas são infundadas, que o julgamento foi falso. Gostaria de ver cada prova sendo rebatida. Assim fica mais interessante e seguro fazer uma avaliação. Afinal, os caras fizeram caca ou não? O julgamento está errado? O fato do cara ter lutado contra a ditadura o livra de qualquer processo? A regra de Maquiavel então deve ser praticada? Se não falam de mensalão tucano devemos esquecer mensalão PT? Para refletir...

    • Paulo Postado em 18/Nov/2013 às 20:49

      "Gostaria de ver cada prova sendo rebatida". Eu pergunto: Que prova, se não existe prova?

      • Felipe Vasconcellos Postado em 19/Nov/2013 às 08:54

        Se não existe prova não há julgamento. Então o que houve? Se não há provas, há conexão, ou não seriam julgados. Nesse caso eles, no mínimo, foram ingênuos, chegaram tarde ao bojo do jogo político, não tinham "berço" nem retaguarda forte (será? Lula era presidente), e a ingenuidade, às vezes, dá cadeia.

      • Hiroshi Okano Postado em 19/Nov/2013 às 13:04

        Como existem pessoas inocentes e BURRAS nesse país.... Paulo você é um...

      • Daniel MM Postado em 19/Nov/2013 às 18:24

        E a cueca cheia de dinheiro? Meu não era!

    • Jack Postado em 19/Nov/2013 às 01:17

      Cite as provas apresentadas pelo STF... "Não tenho prova cabal contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite..." Ministra Rosa Weber

      • Felipe Vasconcellos Postado em 19/Nov/2013 às 08:57

        Se a literatura jurídica permite, não há erro no julgamento. Poder jurídico não nasceu pra ser justo, nasceu para aplicar condenações a quem infringe a lei. Se não houvesse o mínimo de conexão não haveria necessidade de julgamento. Como disse em outra resposta, no mínimo os caras foram ingênuos, e isso também dá cadeia.

  2. Eneuton Pessoa Postado em 18/Nov/2013 às 16:59

    Tive a honra de dar um abraço-assinado a este Grande Homem, José Genoino.

  3. eric Postado em 18/Nov/2013 às 17:07

    Comparou a filha do Genoíno com a do Serra...porque não o fez com a filha do Lula??? Essa gosta de presentear os amigos com garrafas de Dom Perignon.

    • Anonimo Postado em 18/Nov/2013 às 17:11

      E por que não do Serra? Serra é um outro político que não vale nada.. O problema não é só do PT... O problema esta na corrupção geral.

  4. cidro francisco de lima Postado em 18/Nov/2013 às 17:19

    são por essas pessoas como o genoíno que ficamos orgulhosos de viver no brasil apesar dessa gang da imprensa e da justiça brasileira fazem tanto mal ainda está de pé brigando por um brasil mais livre e humanizado

  5. Niva dos Santos Postado em 18/Nov/2013 às 17:27

    Um passado de luta não é um atídoto para o presente, se a pessoa errar. Concordo que os veículos citados (e muitos outros!) são canalhas de velha data. A Globo, por exemplo, era um tevezinha de mierda...até apoiar a ditadura. Mas, voltando ao senhor Genoíno (que ajudei a eleger na década de 80), o cavalheiro não diz em nenhum momento que ele é inocente daquilo que foi julgado e considerado culpado. Ele é inocente?

    • camila Postado em 18/Nov/2013 às 23:09

      Acorrrda ninguém é e nunca foi... Por que é tão difícil entender? Agora... preferes a quem representando você ou a todos?

  6. Jônathas Arruda Postado em 18/Nov/2013 às 17:31

    Infelizmente, embora "não esteja mais no poder", a direita política possui em suas mãos uma série de meios de comunicação. Meios que, de forma descarada, manipulam a população, alienam, mentem e propagam valores conservadores e reacionários. O STF protagonizou uma episódio vergonhoso, sob o apelo midiático, pôs prisioneiros políticos na berlinda. Tenho certeza que um dia o brasileiro acordará e deixará de ser repetidos dos discursos da elite. Tenho certeza que um dia verão que estão sendo manipulados contra o PT. O PiG nunca aceitou um operário nordestino e de origem humilde no poder. Agora não aceita a sua sucessora, ex-guerrilheira. Jônathas, Recife/PE

    • Hiroshi Okano Postado em 19/Nov/2013 às 13:19

      Uiiii!!! Ele é um ex guerrilheiro... Toma vergonha nessa cara MOLEQUE! Tua gente morrendo a míngua por causa desse tipo de gente (Lula & Cia) e tu ainda fica batendo no peito, dizendo que é "guerrilheiro" e mimiiii... mimimiiii... Teu povo, os Nordestinos, ão tratados como bichos! E tua região é vista por muitos políticos como CURRAL ELEITORAL.

      • Sergio Branco Postado em 20/Nov/2013 às 17:19

        Pois é Hiroshi. Ele é um ex guerrilheiro como eu também seria naquela época, lutando contra gente da mesma espécie da que lançou as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki ou, como você escreveu, no teu povo, os japoneses. O Genuíno lutou sim por justiça social e muitos nordestinos como ele deixaram a linha de extrema pobreza e hoje são protagonistas, não repetidores do discurso das elites. Toma vergonha nessa cara você, debiloide manipulado pela mídia que não percebe todo o circo armado para tentar sem sucesso demover o povo de escolher o que considera melhor para ele.

      • Mariana Postado em 30/Nov/2013 às 02:09

        Precisa tanta grosseiria? Não dá para discutir com educação e respeito?

  7. Paloma Postado em 18/Nov/2013 às 17:34

    Claro que entendo que é uma situação difícil por parte da família ( independente de ser culpado ou não). Todavia, o que eu gostaria de perguntar à filha dele ( com todo os respeito) é que mesmo concordando que temos uma imprensa totalmente corrompida, manipulável e tudo mais, é se ela também admite que o seu pai, Genuíno, é TOTALMENTE inocente frente ao escadâlo que foi o Mensalão. E mesmo se ela disser que sim, então, quer dizer que todos os participantes do Mensalão inclusive o Lula também são inocentes? Afinal de contas eles estavam sempre juntos.... Até onde você defenderia a inocência do seu pai? Ele não teve nada com isso, ele não sabia de nada, ele sabia mas fnão participou ativamente e logo foi conivente, ou sim, ele tem sua culpa no cartório...

  8. anderson Postado em 18/Nov/2013 às 17:35

    Realmente gente assim ñ rouba para si, rouba para o partido. Só analisar o que aconteceu na Rússia.

  9. Alex Wie Postado em 18/Nov/2013 às 18:18

    Concordo com ela em muitos pontos, porem, os fins não justificam os meios, querem punir a big press mandem ver, mas hoje, uma grande parte da população está sabendo separar o joio do trigo.Azar de todos que tentam fazer a lavagenzinha cerebral básica

  10. Marcos Postado em 18/Nov/2013 às 20:24

    "Que bom que a cirurgia correu bem ; graças que não foi pelo SUS, porque senão tinha morrido. ...eu conheço esse debate, "cobra comendo cobra"; a verdade é que o Brasileiro esta perdido politicamente, e com essa mídia carniceira, que lucra em cima da desgraça alheia."

  11. José Ferreira Postado em 18/Nov/2013 às 22:15

    O Genoíno não deixa de ser ladrão. Mesmo não gostando da Globo, não há como modificar o fato. Lembro que ele não lutava por democracia na década de 70, pois a Guerrilha do Araguaia tinha a intenção de substituir a Ditadura Civil-Militar por uma Ditadura de esquerda aos moldes cubanos. Eu sempre falava bem dele como deputado, apesar de nunca ter votado nele, mas, infelizmente, ele me decepcionou. Sou historiador e sei do que eu falo.

    • Mariana Postado em 30/Nov/2013 às 02:12

      Quero ver as provas contra Genuíno...Cadê o ladrão?

  12. camila Postado em 18/Nov/2013 às 23:02

    PT esqueceu que em festa de rato não sobra queijo. Simples assim. A gente sabe qual é jogada pra entrar na política neste país: globo sabe, evangelistas sabe, ruralistas sabe, empresários sabem. serei bem sucinta $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ ou quer um desenho????

    • Maris Postado em 18/Nov/2013 às 23:29

      pois é né Camila? Todos sabem....como eles puderam ser tão " ingênuos"

  13. luiz carlos ubaldo Postado em 19/Nov/2013 às 09:47

    Sou solidário a você Miruna, ao ler sua entrevista meus olhos verteram em lagrimas de dôr e indignação, seu Pai está sendo tratado como se fosse um bandoleiro, e o pior é que acha gente escrota que se aproveita do momento para destilar todo seu veneno crual contra quem não conhece, a sua dôr é a nossa dôr compartilhada por milhões de Brasileiros que sabem e acreditam na honestidade do companheiro Gênuino, da injustiça cometida por nossa "justiça" de faz de conta, abraços fraternos de um amigo que está longe mais que me mostrou a importância de seu pai, valeu Sal!

  14. Alexandre Lopes Postado em 19/Nov/2013 às 10:31

    Não vejo nenhuma diferença, do ponto de vista da essência manipulativa , entre esse episódio do mensalão e , por exemplo , o nazismo alemão . É a antiga fórmula de sempre . Criam-se bodes expiatórios, aparecem heróis para salvar a nação de um problema específico ( a corrupção , neste particular ) e os interesses hegemônicos são conservados . Em suma, muda-se tudo para não se mudar nada .

  15. Sandra Postado em 20/Nov/2013 às 01:50

    Dessa vez não vou concordar com a visão do pragamatismo, ele e os outros foram julgados pelos fatos já que não haviam as tais provas e o fato é eles foram pegos com o dinheiro na cueca e quem estava orquestrando era o Dirceu. O que fizeram de grandioso pelo social tem seu valor, mas se perderam na ganância do poder. `Porque tem assassinos soltos que ainda não foram pegos então os homicidas que estão na cadeia não deveriam ficar presos? Não vejo sentido. Não tentem nos confundir.

    • Mariana Postado em 30/Nov/2013 às 02:16

      Vc está se confundindo, nunca teve dinheiro na cueca de Genuíno, ele foi condenado porque era presidente do PT. Isso é crime?

  16. Thiago Teixeira Postado em 20/Nov/2013 às 11:58

    Miruna, estou com você, esse é o preço de teve de ser pago para mudar drasticamente o país. E não irá parar o massacre da mídia golpista rancorosa.

  17. Sergio Branco Postado em 20/Nov/2013 às 17:30

    Tenha força Miruna e transmita-a ao seu pai. Ele já passou por coisa pior, sobreviveu e deu uma enorme contribuição para que hoje a classe pobre seja sujeito das transformações e tenha um pouco de dignidade.