Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 11/Oct/2013 às 09:55
114
Comentários

WhatsApp virou armazém de pornografia involuntária

Mulheres são expostas de maneira literalmente incontrolável na era do smartphone e o WhatsApp se transformou num verdadeiro armazém de pornografia involuntária

pornografia whatsapp
WhatsApp, o aplicativo que virou um verdadeiro armazém de pornografia involuntária (Arquivo)

Katrin é uma estilista de Goiás que gosta de fazer sexo anal; Fernanda tem habilidades orais extraordinárias; Janaína estava de costas quando a fotografaram. Todos os nomes acima são fictícios. Suas histórias, não. Elas são apenas algumas das garotas que vieram parar no meu celular através do WhatsApp, um aplicativo de mensagens que acabou se tornando um verdadeiro armazém de pornografia amadora.

Leia também

Em circunstâncias normais, isso não seria um problema. Acontece que as protagonistas desta história, em sua imensa maioria, estão ali contra a sua vontade – e são expostas de uma maneira literalmente incontrolável na era do smartphone. Na gíria popular, elas “caíram na net”. Se isso é uma novidade? De maneira alguma. Há um bom tempo o SMS, o email e o Messenger são usados por sujeitos de caráter escuso para divulgar suas conquistas sexuais.

Tratava-se de um processo relativamente lento, porém. O rapaz passava o material para um amigo, que repassava para outro e por aí a coisa andava. Mas a popularização do WhatsApp foi como botar um motor de McLaren numa engrenagem que andava em ritmo de Fiat 147. É comum as pessoas terem, hoje em dia, vários grupos no WhatsApp: faculdade, escola, trabalho, pôquer, futebol e por aí vamos. Bastam dois cliques (literalmente) para repassar qualquer arquivo para dezenas de pessoas em questão de segundos. E nem precisa dizer que esse arquivo, em 90% dos casos, é pornografia amadora. Quase sempre contra o consentimento da modelo, claro.

Nos últimos tempos, a prática tornou-se ainda mais sofisticada. Agora junto dos vídeos e fotos, são compartilhados print screens do perfil da garota no Facebook ou no Instagram, para que não haja dúvida quanto a sua identidade. E para deixar claro que ela “caiu na net” contra sua vontade – elevando o grau de qualidade do material, pois o proibido é mais gostoso – são compartilhadas também conversas da garota no próprio WhatsApp, nas quais ela mostra sua decepção por ter sido traída pelo parceiro. Às vezes há até o seu telefone, o que resulta invariavelmente no assédio de dezenas homens. É uma humilhação em dose completa, pode-se dizer assim.

Há uma corrente de pensamento que bota nelas a culpa disso acontecer. Afinal, quem mandou tirar a foto ou fazer um vídeo erótico? Mas dizer isso é tão absurdo quanto justificar um estupro porque a garota vestia uma saia curta demais: “Ela estava pedindo.” Poucas atitudes são tão covardes quanto trair e expor uma pessoa que confiou e se abriu para você. E não digo que os homens covardes são uma novidade de 2013. Eles apenas parecerem ter feito do WhatsApp seu habitat natural.

Pedro Nogueira, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. Roberta Postado em 11/Oct/2013 às 10:32

    que me desculpe o autor do texto. mas quem tira esse tipo de foto sabe bem o risco que corre. as pessoas agem de má fé sim e bastam dois palitos pra um cara compartilhar a foto da ex nua. mas se a ex tira esse tipo de foto ela sabe, ou ao menos deveria saber, do risco que corre nos tempos atuais, em que as pessoas não têm o menor respeito pelas outras. comparar isso com o estupro, como diz o texto, é uma bobeira. A mina que tira foto nua sabe, sim, o risco que corre e tem de estar preparada pro que vier a acontecer.

    • Rodrigo Postado em 11/Oct/2013 às 10:37

      Moça, você é machista.

      • Suzana Postado em 11/Oct/2013 às 11:11

        Assusta-me quando são as mulheres que tecem esse tipo de comentário

      • Alvaro Postado em 11/Oct/2013 às 11:48

        machista? kkkkkk e você é o que feminista? não seria melhor lutar pela igualdade dos sexos? quando vai acabar essa modinha de feminismo?

      • Maycon Postado em 11/Oct/2013 às 12:06

        Olá Rodrigo, a Roberta não é machista, ela é consciente de que se ela fizer uma m*rda (tipo foto intima) usando, celular, webcam e coisas do genero tem grandes chances de cair em mãos erradas. Isso acontecia até na era das câmeras analógicas: neguinho podia roubar uma foto ou negativo e passar uma cópia pra todo mundo. Segredo deixa de ser segredo quando vc compartilha com alguém

      • jõao Postado em 11/Oct/2013 às 14:03

        cala a boca otário... eu sou homem e nem por isso posto foto pelado por aí... não é machista, é inteligente!

      • Flavia Postado em 11/Oct/2013 às 15:23

        Boa, Rodrigo.

      • Bruno Postado em 11/Oct/2013 às 17:20

        Rodrigo, você é vitimista!

      • Jowe Postado em 12/Oct/2013 às 14:28

        Essa é a resposta padrão pra tudo que um feminista não concorda ou não sabe como argumentar, né? É tipo chamar de fascista ou coxinha. "O governo tá gastando demais e... PORCO FASCISTA!!"

      • Larissa Postado em 12/Oct/2013 às 15:03

        Moço, você é imbecil.

      • Ana Luísa Postado em 12/Oct/2013 às 15:11

        Totalmente machista!!

      • Gisele Postado em 12/Oct/2013 às 15:47

        Alvaro, o verdadeiro feminismo é um movimento ideológico igualitário. Roberta, caso você não tenha lido direito, a exposição é involuntária e, no caso de imagens, não necessáriamente a mulher sabe que está sendo fotografa e filmada. Não julgue porque ninguém nunca sabe se vai encontrar um mal carater assim.

      • Suzana Postado em 12/Oct/2013 às 16:00

        Ela é machista, sim. Quando a mocinha tira uma foto para o namorado, pode estar sendo inconsequente, mas faz para agradar, porque ele pediu. Muitas vezes, insistiu. Ela pode até pensar na consequência, mas por hora, não acredita que, depois de uma prova de amor, o cara vai ter coragem de fazer tanto mal.

    • Lucas Postado em 11/Oct/2013 às 10:39

      Isso não justifica a atitude do parceiro de divulgar uma coisa íntima. Além do mais, muitas vezes, as fotos e vídeos são registradas sem o conhecimento da pessoa.

      • mateus Postado em 11/Oct/2013 às 10:46

        é, não justifica. Mas em tempos de desrespeito contínuo, um pouco de prudência e cautela antes de tirar suas fotos e compartilhar valem bastante.

      • Lucas Amorim Postado em 11/Oct/2013 às 10:55

        Não justifica, mas comparar isso ao estupro é um absurdo. Se a mulher (ou homem, os números são menores mas isso acontece com homens também) confia fotos ou vídeos eróticos ao parceiro sabe do risco que está correndo. A mulher consentiu e o cara traiu ela, pode ser que ele seja um idiota e tente se justificar falando que ela não deveria ter dado essas fotos para ele, mas isso é muito diferente de um estupro "justificável", onde a mulher não consente nada em momento algum. Enfim,ainda acho que o melhor jeito de se prevenir disso é não sair distribuindo fotos intimas.

      • Alessandra Postado em 11/Oct/2013 às 10:56

        Bom...então o texto deveria centrar-se na falta de ética dos homens, e não nas "supostas fragilidades das mulheres, que pobrezinhas, são expostas de maneira literalmente incontrolável na era do smartphone". Por favor, isso é atarrachar a mulher no chão, torná-la passível, frágil e coitada...parem de endeuzar a categoria de vítima e comecem a a criminalizar o crime. Já vejo mulheres caírem nessa e competirem pelo vida mais dura, por quem sofre mais, por quem é mais abusada...por favor, gente. Eu sou mulher, escolho os parceiros com que me relaciono pelo caráter, não pela aparência e esse tipo de coisa nunca me aconteceu...tenho amigas que isso já aconteceu, mas consentiram com os vídeos e fotos e foi recíproco (compartilham fotos de pênis e vídeos de ejaculadas tb)...está se criando um tipo de mulher que é a "vítima pura" e um tipo de homem que é "o opressor puro"...como diria o padre, isso no ecxiste!

      • Júnior Postado em 06/Mar/2016 às 20:11

        Errado a maioria do videos são feitos com conhecimento ,inclusive algumas fazem poses e conversa com parceiro que está filmando a situação

    • eduardo Postado em 11/Oct/2013 às 10:43

      Quem sai na rua corre um risco enorme de não voltar para casa. A violência nas cidades é enorme. Pode ser morto a qualquer momento com bala perdida, ou assalto, atropelado. Quem sai de casa sabe exatamente o risco que corre. Poderiam ficar em casa e pedir tudo o que precisam pela internet. Quem sai à rua tem que estar preparado para o que pode vir a acontecer.

      • Camila M Postado em 11/Oct/2013 às 15:01

        Cadê o botão de curtir esse comentário??

      • giane Postado em 12/Oct/2013 às 15:16

        Ficar em casa?? hehe só quem não trabalha e nem estuda e vive as custas dos pais..... se não está nessa situação, então tem que sair de casa pra ganhar seu pão.

    • João Postado em 11/Oct/2013 às 10:44

      Eu estou vendo uma tendencia na internet hoje que me deixa frustrado, que é a de isentar as pessoas de culpa totalmente. É sempre fácil dividir o mundo em preto e branco, como SEMPRE foi feito na história da humanidade, mas a verdade e que NUNCA foi assim, como hoje em dia esse tópico esta sendo muito bem discutido. Tendo dito isso, eu digo sim que a maioria dessa meninas TEM CULPA SIM. Não to falando que ela pediu, mas no momento que ela deixa tirar a foto, ou pior, ela mesma tira a foto, ela entende que existe uma possibilidade (grande) daquela foto ser compartilhada. Esse negocio de "mas eu confiei nele..." é desculpa esfarrapada, é se dar de vítima pra não ser criticada. O que temos que entender é que na vida real, toda escolha tem uma consequência, e temos sempre que viver com ela.

      • Rafa Postado em 11/Oct/2013 às 12:08

        Joao, concordo com o que você disse - mas essas meninas, não fazem mal, a não ser contra elas. Ao compartilharem essas fotos, os homens , meninos, seja lá o que forem, estão cometendo um crime, previsto por lei e que está começando a funcionar agora no Brasil. E aí, o mal que supostamente era pra ser só para a menina atinge a família, o emprego, os amigos, fazendo com que se dê uma consequência MUITO mais grave e traumática do que a que teria que ser, na verdade. A isenção de culpa não é a solução, mas é importante enxergar os dois lados da história, e querendo ou não, um lado tem mais culpa que o outro sim. Nada justifica esse compartilhamento e a ostentação de uma mulher por esses meios. E é válido lembrar que isso não acontece só com mulheres. Cada dia mais, menores de idade vêm sendo vítimas desses crimes. E sinceramente, não há punição que pague o que essas pessoas passam!

      • Maria Gabriela Postado em 11/Oct/2013 às 13:13

        A culpa e da falta de educação, noção e dignidade de alguns homens (e mulheres). A culpa nunca é da vítima que estava distraída quando roubaram o celular, que estava com os vidros do carro aberto, que tirou uma foto sensual para seu namorado/a. A culpa é dessa sociedade que está toda errada e aceita esses/as babacas. Mais babacas ainda são os que compactuam com isso e culpas as vítimas.

      • Carlos Carrera Postado em 11/Oct/2013 às 14:09

        Perfeito.

      • giane Postado em 12/Oct/2013 às 15:19

        È muito comodo culpar a vítima pelo crime cometido, assim com culpam a vitima de estupro, culpam as meninas por gravar videos , provavelmente com a insistencia do namorado. O fato de gravar JAMAIS deu direito a eles de desonestamente repassarem os videos para todos. Eles tem que ser punidos com rigor. sem mais.

      • Lize Postado em 12/Oct/2013 às 15:23

        O mais incrível é que mulheres estão sempre mais expostas à essas "consequências", não é mesmo João?! Talvez pq a sociedade seja sexista e misógina e vc está contribuindo bastante com esse tipo de pensamento. Fácil falar quando , o simples fato de nascer homem, já te torna beneficiado pelo machismo corriqueiro. E nós, mulheres, precisamos, o tempo todo, nos "darmos o respeito"! Use um pouco de alteridade, rapaz!

      • Maria Postado em 28/Mar/2014 às 05:01

        Iimbecil mesmo

    • Daisy Postado em 11/Oct/2013 às 10:47

      esse tipo de atitude é abominável, mas concordo com a Roberta. homens também passam por essa situação, mesmo que numa escala menor. isso não concerne desigualdade de gênero ou qualquer coisa semelhante, isso é sobre falta de respeito ao próximo e mau caráter, simplesmente. e, infelizmente, algumas pessoas são demasiadamente ingênuas. Sim, uma mulher faz o que quer com seu corpo e isso deve ser respeitado; no entanto, se sua escolha foi uma tentativa de mostrá-lo a alguém por meio de foto/vídeo de forma privada, está sendo ingênua e digo até mesmo burra. De senso comum devemos ponderar o bastante a quem podemos contar um simples segredo ou o que quer que seja pautado no sigilo; que seja feito isso com o corpo também, se a privacidade é desejada.

      • Júlia Postado em 11/Oct/2013 às 13:01

        "homens também passam por essa situação, mesmo que numa escala menor. isso não concerne desigualdade de gênero ou qualquer coisa semelhante"... Se não há desigualdade de gênero, pq homens passam por isso numa escala menor? É claro que há desigualdade!

      • Dita Postado em 11/Oct/2013 às 14:54

        Daisy, como você garante que a moça sabia que estava sendo fotografada? Espero que isso não precise acontecer com você pra você mudar a postura. Aqui o caso é muito grave: é mau caratismo. Quando você é roubada, a polícia não olha pra você e diz que a culpa é sua e não vai investigar a ocorrência. Então porque com relação a uma moça que teve uma foto roubada ela pode ser, de alguma forma, culpabilizada, e seus detratores ficarem livres?

      • Leila Postado em 12/Oct/2013 às 14:35

        Machista também.

      • Lize Postado em 12/Oct/2013 às 15:24

        Machistinha vc, né querida?!

    • Felipe Lobato Postado em 11/Oct/2013 às 11:04

      é o que falo, nem sempre o ex mas vem um ladrão e rouba o celular e divulga as fotos, a pessoa se ferra! digo isso mais em relações as meninas pq muitas das que conheço fazem isso enquanto os homens se fazem é bem menos.

    • Sheva Postado em 11/Oct/2013 às 11:19

      Concordo totalmente com vc. E vc não é machista, as outras que são tolas e os caras cafajestes.

    • Raissa Postado em 11/Oct/2013 às 11:35

      Moça, você é machista [2]

    • Maria Postado em 11/Oct/2013 às 13:00

      Moça, Você é muito machista!

    • Rodrigo Mesquita Postado em 11/Oct/2013 às 13:25

      Pois é Roberta. Por que confiar nas pessoas? Não tenha facas, também. Afinal, quem tem facas em casa assume o risco de estar com uma pessoa não confiável que te esfaqueará. Não dê seu número de telefone para ninguém, pois alguém pode divulgá-lo. Não confie em nada, nem em ninguém. Viva numa bolha. O erro não é de quem trai a tua confiança, o erro é seu! Você quem confiou. SEU! SÓ SEU! (preciso avisar que estou sendo irônico?)

    • Evandro Postado em 11/Oct/2013 às 13:44

      Puxa, Roberta, que profundidade. Ganhei minha tarde.

    • leslie Postado em 11/Oct/2013 às 14:08

      Moça, você é muito machista

    • Nana Postado em 11/Oct/2013 às 14:23

      Não acho bobeira confiar num parceiro, acho ridículo da parte de quem faz isso. Ao invés de recriminar as garotas que tiram fotos, recriminem os bostas que fazem isso. É ser um traidor completo. Se divulgassem o perfil do namoradinho traidor e começássemos a assediá-lo, escrotar com ele, isso num instante ia parar. O problema é esse inconsciente coletivo. Quer malhar alguém? Malha o realizador da merda, não a vítima. Assim isso diminui. E outra: TODO MUNDO transa. Não sei qual é esse auê todo pelas fotos peladas. Contudo, trair intimidade é algo MUITO pior, muito mesmo. Alguém que faz isso com a própria namorada não merece respeito, eu teria medo até de contratar uma pessoa dessa pra trabalhar na empresa ou trabalhar com alguém assim, porque é alguém que pode fazer qualquer coisa, usar qualquer pessoa pra ter o que quer. E essas pessoas é que merecem é se foder, não a vítima da história.

      • Eduardo Postado em 15/Oct/2013 às 11:16

        A discussão e o julgamento sempre caem sobre a vítima da história. Muito difícil falarem sobre o agressor . Este ganha imunidade, é inatingível. O pior e mais triste é que a maioria legitima a atitude dele, ao passo que condenam a vítima. Além da hipocrisia suprema de atacar, moralmente, mulheres pelo fato de transarem, fazer sexo oral, anal... parece que ninguém é ser humano.

      • Júnior Postado em 06/Mar/2016 às 20:23

        Recrimino as duas partes,os homens por serem canalhas e convardes em divulgar momentos íntimos e as mulheres por serem narcisista e ingênuas em confiar sua imagem e de suas famílias a um namorado !! Esse tipo de foto e vídeo é totalmente desnecessário , agora se ainda assim querem fazer que menina exija que seja filmado no celular dela e depois ela resolve se exclui essas imagens

    • ANDERSON Postado em 11/Oct/2013 às 14:48

      Moça vc machista, se uma mulher se propoe a se expor por quem ela confia, errado é quem quebrou a confiança, todo muito, todos eu vc todos tem seus segredos intimos q vc revela a quem confia, seja : foto, video, uma conversa o q for. IDIOTA O HOMEM QUE QUEBRA A CONFIANÇA Q UM MULHER DEPOSITOU NELE.

      • Suzana Postado em 12/Oct/2013 às 16:03

        Concordo PLENAMENTE!

    • Camila M Postado em 11/Oct/2013 às 15:00

      Achei a comparação muito válida

    • Leonora Postado em 11/Oct/2013 às 17:49

      Então ao invés de nos conformarmos com o desrespeito alheio (mesmo o de pessoas nas quais julgamos serem de confiança), deveríamos aprender a exigir mais respeito, e ensinar os outros a serem seres humanos mais dignos, mais respeitosos, não necessariamente para compartilharmos fotos nu(a)s, ou vídeos eróticos, mas simplesmente porque o modo como tais homens agiram (agem), não é correto, independente das mulheres terem se disposto a compartilhar tal conteúdo íntimo ou não. Uma coisa não desculpa, muito menos justifica a outra.

    • gabriela Postado em 12/Oct/2013 às 01:12

      Então, Roberta, se você for assaltada na rua, a culpa também é sua, pois ao sair de casa você sabe, sim, o risco que corre e tem de estar preparada pro que vier a acontecer (??)

    • ana maria Postado em 12/Oct/2013 às 12:46

      CONCORDO... não é machista, pq isso acontece com homens também, homem brocha, homem de piru pequeno e coisas do genero. O que eu etendi que a Roberta quis falar é que a partir do momento em que se tira uma foto que possa ser "polemica" nos dias de hj, a pessoa tem que estar preparada para uma exposição, um compartilhamento desta imagem, pelo parceiro(a), pelo amigo, por hackers, por quem quer que seja, quem tira foto assim assume o risco de ser exposto, então a melhor opção é não fazer o nu artistico particular. Na maioria das vezes a pessoa se ferra pela facilidade que é se compartilhar imagem, video nos dias de hj, e na maioria dos videos que recebemos a pessoa sabia que estava sendo filmada, fotografada.. agora é bem isso.. AGUENTE as consequencias. não estou justificando quem compartilha, apenas não da pra retirar a culpa de quem tira a foto, faz o video e tratar como a vitima das circunstancias pois não é....

    • Leila Postado em 12/Oct/2013 às 14:32

      Moça, você é machista.

    • Vinícius Postado em 12/Oct/2013 às 15:08

      Moça, você é machista. [2]

    • gizcordeiroz Postado em 12/Oct/2013 às 15:08

      Parabéns aos rapazes que responderam! Vcs são raridade hoje em dia! Obrigada!!

    • giane Postado em 12/Oct/2013 às 15:14

      Não fale bobagem. Vc está usando o mesmo argumento dos defensores do estupro. Uma coisa é gravar e tirar fotos, outra bem diferente é a pessoa repassar para os outros. Outra coisa, ela não tem que saber NADA, porque geralmente esses tipos prometem que nunca vão mostrar pra ninguém, quando na verdade, a primeira coisa que eles fazem é repassar pra todo mundo. Cadeia pra esses canalhas

    • lulu Postado em 12/Oct/2013 às 15:15

      realmente isso não justifica a ação do homem

    • vanessa Postado em 12/Oct/2013 às 15:22

      concordo em partes. diria que foi mais ingenuidade dela, pq realmente, é mto difícil vc poder confiar em alguém, hj em dai caráter está em falta. volta e meia acontece histórias assim! sabendo disso, eu JAMAIS faria uma coisa dessas, pq sei que sempre acontece, e sei q por mais que a pessoa demonstre gostar de vc, é importante ter sempre um pé atrás. ela foi ingênua em achar que o cara iria preserva-la. não sei o "grau" de relacionamento deles, mas nos tempos em que estamos, tudo conectado, tem que tomar MUITO cuidado com esse tipo de coisa. tempos atrás existia até um site próprio para esse tipo de coisa, q ia parar até videos e fotos de mulheres mais velhas, q se divorciaram e por vingança os maridos postavam tais videos. não acho comparável com estupro tb, pq estupro acontece a força, vc não tem a opção de negar. já vídeo ou foto vc pode escolher, e se o cara tiver o mínimo possível de massa cerebral, ele vai entender se vc não quiser. AGORA, eu não vi tal video, se foi COM ou SEM consentimento dela. Se foi feito escondido, aí sim, é algo muito, MUITO grave. Com o consentimento, não deixa de ser grave tb, é grave tanto quanto, mas mostra como ela foi ingênua em ter confiado em alguém. RESUMIDAMENTE, pé atrás sempre!! não facilitem!!

    • Leandro Postado em 12/Oct/2013 às 15:28

      Moça você esta certa, foda-se esses moralistas hipócritas

    • Iva Santiago Postado em 12/Oct/2013 às 16:24

      Roberta, você tem certeza que alguma foto sua ou vídeo não está sendo compartilhado em algum site de pornografia por aí? Os mesmos otários que compartilham fotos e vídeos recebidos em privado, são os mesmos que escondem câmaras nos quartos, nos banheiros públicos e privados, compartilham fotos e videos obtidos nos ônibus, nas ruas, nos metrôs. O problema não é o fato da garota ter feito as imagens, o problema está no compartilhamento. A pornografia está nas mentes. Mas, talvez seja difícil para pessoas como você entender esse tipo de coisa. Mesmo que estejam sendo ridicularizadas por aí sem saber.

    • Dennys Postado em 12/Oct/2013 às 20:10

      Acho sim que as pessoas deveriam tomar mais cuidado, entretanto a culpa não é da falta de cuidado de quem tira a foto e sim das más intenções de quem publica.

    • Joane Farias Nogueira Postado em 15/Nov/2013 às 14:00

      Não, não é uma bobeira comparar a foto com estupro. Foi você quem entendeu de modo errado. Colocar a culpa nas mulheres é como culpá-las pelo estupro,sim. Quando uma pessoa faz isso, faz em confiança. Quando os homens espalham esse vídeo, eles sabem bem o que tão fazendo também. Eles fazem de propósito e você fica aí defendendo homens que promovem violência contra as mulheres.

    • Acacio Postado em 28/Nov/2013 às 14:52

      Concordo contigo.

    • Claudio Postado em 26/Dec/2013 às 12:33

      Concordo plenamente, esse autor é feminazi, ou mangina por natureza.

  2. Guilherme Caetano Postado em 11/Oct/2013 às 10:35

    Essa coisa de internet está ficando muito complicada. As pessoas estão ficando ingênuas demais com essa tal de cibercultura. Grave!! Lamento por essas mulheres.

    • Dita Postado em 11/Oct/2013 às 14:56

      Ingenuidade? Por que é tão fácil partir do princípio que a pessoa sabia que estava sendo fotografada? E se ela não sabia? Injúria, calúnia e difamação continuam sendo crimes, viu? A "ingenuidade" das pessoas não isenta o criminoso.

  3. Iva Santiago Postado em 11/Oct/2013 às 10:39

    Engraçado que o enfoque sempre acaba depreciativo para o lado da mulher. Quem sabe se as mulheres compartilhem publicamente acaba com essa "posse" que os homens insistem em declarar? E acabar com esse falso moralismo. O problema, ou melhor, quem cria o problema, são esses otários machistas. O mais triste é ver mulheres apoiando as críticas. Machismo e recalque...

    • Giane Postado em 12/Oct/2013 às 15:21

      Exatamente Iva. Recalque e Machismo andam de mãos dadas.

  4. Romenia Postado em 11/Oct/2013 às 10:41

    Nós não temos que nos "dar ao respeito", as pessoas precisam saber respeitar os outros corpos.Viver a plenitude de sua sexualidade é normal, quebre este tabu, agora compartilhar fotos e vídeos, é crime, minha querida! São argumentos como o seu que continuam fortalecendo no pensamento coletivo estas ideias de justificação do agressor e não observa que a vítima sofreu um abuso, seja por roupa, por what´s e por aí vai, repense sua fala.

    • Amanda Postado em 11/Oct/2013 às 15:42

      Exatamente, Romenia!! "Nós não temos que nos "dar ao respeito", as pessoas precisam saber respeitar os outros corpos."! É uma decepção ver mulheres machistas como essa Roberta.

    • Priscila Postado em 11/Oct/2013 às 18:37

      Perfeita sua colocação!

    • Paulo Postado em 12/Oct/2013 às 12:47

      É, falou e disse, Romenia... tem meu total apoio. É o fim da picada dizer que quem compartilha fotos íntimas não se dá o respeito. É como o texto disse: justificar o estupro pela conduta da vítima. Isso é RIDÍCULO e típico de uma sociedade machista. Óbvio, porém, que deve haver muito cuidado na hora de compartilhar as coisas via internet. Não digo que não se deva compartilhar, mas é sempre preciso tomar cuidados. Se for usar a webcam, que seja depois de uma boa conversa, e, se possível, depois de ver a pessoa via webcam. E se for trocar fotos, que seja sem o rosto, ou tampando tatuagens. Eu mesmo gosto dessa prática de trocar fotos e mesmo exibir pela webcam, mas eu sei que com um descuido posso "cair na net". Por isso deve-se ter cuidado com quem compartilha, da mesma forma como se deve ter cuidado com quem vc fala na rua. Mas condenar a pessoa pelo mau caráter do outro é o fim do mundo!

  5. Bianca Postado em 11/Oct/2013 às 10:46

    Roberta, de fato, hoje em dia temos que ser cautelosos em tudo o que fazemos, mas não podemos confundir as coisas nem justificar uma atitude criminosa com um descuido da vítima. Acho que isso tem tudo a ver com estupro, uma vez que ambos são crimes e que sempre tendemos a culpar a vítima não só pelo o que ela estava vestindo, mas por onde estava passando, que horas, etc... Eu já tive vontade de tirar fotos mais íntimas mas nunca o fiz por medo de algo acontecer depois, mas não podemos julgar outras pessoas que o fazem porque confiam em seus respectivos parceiros. Compartilhar fotos íntimas sem o consentimento da outra pessoa não é certo e são essas pessoas que devem ser julgadas e marginalizadas, não a vítima.

    • Júnior Postado em 06/Mar/2016 às 20:28

      Ninguém aqui está a dizer que isso é certo , mas sabendo que isso ocorre já a bastante tempo as mulheres como parte mais prejudicadas da situação deveriam ter o dobro de cuidado com esses vídeos

  6. Rafael wonka Postado em 11/Oct/2013 às 10:46

    Concordo com a Roberta. Já trabalhei na polícia federal na área de crimes cibernéticos e o que mais tinha era esse tipo de caso. Uma área que era pra cuidar de crimes bancários vira casos de exposição das mulheres por amantes babacas e pessoas de má fé. É óbvio que a polícia só podia se dar o trabalho de consolar ela, já que correr atrás de alguém que está fazendo isso não vale a pena. Concordo que deve haver conscientização das pessoas de ambos os lados quanto a esse tipo de exposição, mas comparar isso com estupro é muito idiota. Muitas vezes a pessoa que posta essas fotos não tem a menor noção do que está fazendo e o que isso pode afetar a vida da outra pessoa. Outros já fazem isso para prejudicar e ferir o outro, é complicado saber o meio termo disso.

  7. Lucia Postado em 11/Oct/2013 às 10:47

    Roberta, infelizmente esse tipo de comentário vem de uma mulher...ô tristeza, quando essa raça vai acordar?

    • giane Postado em 12/Oct/2013 às 15:22

      Quando acontecer isso com a filha dela.... quem sabe um dia talvez ela acorde? né?

  8. Lucas R Postado em 11/Oct/2013 às 10:48

    Roberta, você não entendeu o argumento do autor, apenas para efeito de esclarecimento ele não está comparando a divulgação ao estupro, mas sim falar que a culpa da ridicularização publica da mulher que foi exposta é tão culpa da vitima quanto no caso do estupro...veja o problema está em uma construção social que além de incentivar esse tipo de atitude a justifica com pensamento iguais aos teus...

    • Scherebs Postado em 11/Oct/2013 às 13:57

      O que vc falou é exatamente comparar o fato a um estupro :)

  9. kethy Postado em 11/Oct/2013 às 10:51

    a culpa nunca é da vítima, sim, ela se deixou ser fotografada, porém não foi ela quem repassou, pelo menos não é o que acontece na maioria das vezes, absurdo pensar que a culpa é de quem foi filmado e não de quem publicou e compartilhou o vídeo.

  10. Paulo Postado em 11/Oct/2013 às 11:06

    melhor vcs prestarem mais atenção com quem estao saindo... a culpa nao é do smartphone é sua que sai com qualquer um so porque ele tem um tanquinho musculoso ou um carro importado.

  11. Rayssa Postado em 11/Oct/2013 às 11:10

    Você tem como comprovar que a maioria das "vítimas" são FORÇADAS a se exporem desse jeito? Sinceramente, essa pornografia não é tão involuntária assim como você defendeu no texto (salvo os casos de exploração sexual, onde até crianças são obrigadas a "posar" para o agressor). Mas a maioria das imagens que circulam nos grupos do WhatsApp não se tratam disso. São gurias que se fotografam porque o namorado pediu, ou até mesmo porque quiseram mesmo. Ou seja, são gurias que utilizaram seu livre arbítrio para fazerem o que fez (sabendo dos riscos). Claro que ninguém tem o direito de passar essas fotos adiante (muito menos sem o consentimento da vítima). Mas volto a dizer, são riscos que você corre ao tomar tal atitude. E antes que digam "ah, mas ela não imaginou que isso pudesse acontecer": Uma pessoa que faz esse tipo de foto (seja lá qual for a finalidade) não é tão ingênua assim.

  12. Brenna Postado em 11/Oct/2013 às 11:31

    Só porque sou mulher tenho que concordar com esse tipo de atitude? E só pq concordo vou ser machista? Por favor, vocês '-' O que eu não aceito é essa vitimização de mulheres que fotografam e permitem serem fotografadas nessas condições (salvo em casos de exploração sexual). Estão erradas? Sim! Não acredito que elas não saibam os riscos que correm com isso. Mas é claro que os caras que passam adiante esse tipo de imagem estão mais errados do que elas. Beleza. Nós temos uma coisinha chamada "livre-arbítrio", e com isso também podemos fazer o que quiser com nosso corpo e imagem (sabendo que haverá consequências), mas só isso não dá o direito a ninguém de fazer o que quiser com nossos erros. Em resumo: Não concordo com a atitude dessas moças, muito menos com quem passa adiante esse tipo de imagem. PS: Me referi as moças que não são forçadas a se fotografar ou que não sabem que foram fotografadas.

    • Junior Postado em 06/Mar/2016 às 20:30

      Recrimino as duas partes,os homens por serem canalhas e convardes em divulgar momentos íntimos e as mulheres por serem narcisista e ingênuas em confiar sua imagem e de suas famílias a um namorado !! Esse tipo de foto e vídeo é totalmente desnecessário , agora se ainda assim querem fazer que menina exija que seja filmado no celular dela e depois ela resolve se exclui essas imagens

  13. Erika Postado em 11/Oct/2013 às 12:18

    Ninguém, sobretudo as mulheres, está isento de depreciações, nem mesmo as que usam burca. Sexo ainda é tabu numa sociedade que se diz "libertária", sobretudo quando se trata do sexo e da sexualidade feminina. Acordemos para o que é "ser livre para fazer o que quer" e "o ser livre correndo riscos". Não podemos acreditar em tudo, muito menos em todos e isto é o preceito mais antigo que conheço. Portanto, sejam livres, mas com cautela, confiem desconfiando e acreditem na justiça, mas preferencialmente JAMAIS precisem dela, porque é lenta, e nem sempre justa. Protejam-se meninas, porque o mundo ainda é machista sim... e não podemos esperar pelo bom senso, porque ele é raro, muito raro.

  14. Marcelo Coelho Postado em 11/Oct/2013 às 12:20

    Meu jesus quanta imbecilidade reunida nesses comentários... A maioria não entendeu que as mulheres em questão estavam fazendo um coisa que parece-me que muitos não acham correta ou natural, que é fazer sexo e sentir prazer com isso, sem se preocupar com "certo e errado", e, foram fotografadas/filmadas CONTRA SUA VONTADE e foram posteriormente expostas, onde está o erro? Onde foi dito que foi consentido, e se foi consentido é uma coisa íntima, expor isso é uma traição das mais covardes. Puta que pariu aprendam a ler antes de escrever essas asneiras.

    • junior Postado em 06/Mar/2016 às 20:36

      Amigão a maioria dos vídeos do whatsap as mulheres sabem muito bem que estão sendo filmadas inclusive interage com que está fazendo poses falando coisas , pare com essa história vitimista a maioria das mulheres sabem muito bem que estão sendo filmadas e sabem do risco de estarem se relacionando com um babaca que poderá expo-las . E como parte mais prejudicada desse tipo de ação deviriam ter o dobro de cuidado e não aceitar esse tipo de coisa e se aceitarem que faça a filmagem pelo celular delas pois ai terão controle da situação

  15. André Postado em 11/Oct/2013 às 12:23

    Só abrindo um parenteses, tem coisa mais ridícula do que justificar que algo é errado (sendo ou não) dizendo que é CRIME? Maconha também é e aposto que vocês estão aí fumando e pedindo a legalização, né galerinha. Melhorem seus argumentos.

  16. pedro Postado em 11/Oct/2013 às 12:45

    o mundo é perigoso: assumam responsabilidade pelos seus atos, sejam prudentes e parem de mimimi Construção social é história para boi dormir, somos indivíduos e temos livre-arbítrio para o bem e para o mal.

  17. Schneider Postado em 11/Oct/2013 às 13:35

    A comparação com o estupro tirou totalmente a credibilidade da matéria. E francamente, quem tira esse tipo de foto deveria sim estar preparado para arcar com consequências. Basicamente o autor está dizendo que a culpa de as moças cairem na rede é de quem compartilha a foto. Será mesmo?

  18. Henrique Postado em 11/Oct/2013 às 14:53

    Entendo perfeitamente o ponto de vista da Roberta. Em primeiro lugar, é crime e a culpa não é do(a) modelo, e sim de quem publica a foto. Mas outra coisa a ser considerada é o risco. Fazendo uma analogia, ao andar com um colar de ouro bem exposto no pescoço por uma rua conhecida por ser bastante perigosa você corre o risco de ser roubado. Não é culpa sua, mas sabendo do risco, você poderia ter minimizado as chances ou até mesmo evitado o roubo. O lance é que qualquer um possui meios de publicar fotos de outros, mas sabendo dos riscos, você pode perfeitamente evitá-los não permitindo ser fotografado(a). Sei que muito não aceitam essa ideia e até a repudiam, mas infelizmente no Brasil ainda falta muito para que as pessoas realmente entendam a propriedade (no caso, a imagem) alheia.

  19. Francisco Postado em 11/Oct/2013 às 15:02

    Na sociedade do espetáculo exibicionista, não existem vítimas nem agressores em absoluto, pois ambos querem seu quinhão dos 15 minutos de fama alardeados por Warhol. Isso não justifica divulgar sem consentimento fotos íntimas alheias, mas do mesmo modo que não somos obrigados a sorrir por sermos filmados (prefiro mostrar a língua), ninguém tira foto íntima sem consentimento - senão seria outra forma de estupro sub-reptício. Concordo com o feminismo contra o machismo exibicionista em voga hoje (homens contando mulheres como troféus são insuportáveis), mas não sou tão idiota a ponto de acatar mais um preceito da cartilha Caminho Suave do Politicamente Correto que diz que devemos ser totalmente condescendentes com o exibicionismo feminista, só porque todo o mundo tem o direito de se exibir, mesmo que seja de forma privativa. Meu grouchomarxismo não admite a sociedade exibicionista, portanto não reconhece o direito ao exibicionismo. Tenho um facebook com poucos amigos, uma forma de garantir minha priovacidade, e exibo fotos obscenas como a do Aécio espanando o nariz, por exemplo. Sei que, mesmo assim, alguém pode vir a expor isso, mas estou ciente das consequências dos meus atos. Até admito que não deixa de ser uma forma de exibicionismo, porém discreto e crítico.

  20. Bruna Postado em 11/Oct/2013 às 15:14

    Quando vejo fatos tais como, a seguinte frase de efeito atordoa minha mente : "Since sex got easier to get, love got harder to find!" - difícil numa geração tão imediatista quanto a nossa, as pessoas se preocuparem em selecionar mesmo quem fica do seu lado ou não. De fato, assim como o texto disse, muitas garotas e garotos que são expostos, não tem 'culpa' do ocorrido, mas indiscutivelmente se arriscam já a partir do momento da escolha! ( sem moralismos, pois até onde meus olhos ja viram e meus ouvidos ouviram, o aplicativo nada mais é do que um "facilitador" de disseminação difamatória - corrija-me quem nunca ouviu ninguém "metendo o pau" ou relatando com minúcias até o que não existe em quaisquer situação semelhante ). Julgue-me ["você é machista, moça"], mas na maioria dos casos ( MAIORIA, não todos ), são pessoas que 'se usam' como objeto e acabam sendo usados da mesma forma. O caso Fran Souza, por exemplo, apenas uma garota,vítima sim (talvez da própria burrice!), mas o que pode exigir alguém que primeiramente não se da o próprio respeito ? Ela não se importava em ser a amante, não podia esperar que o parceiro - se vê que pela índole do babaca, não tinha consideração nem perante à mulher e nem aos filhos - a levasse a sério, muito menos a tratasse com respeito; aliás,como prova disso, a mesma " Fran " teve uma filha e suspeitou que era do tal cara que espalhou o vídeo, fez ele pagar todas as despesas da gestação até descobrir, por um exame DNA , que não era dele! WTFFF?! Pouco importa o que acontece entre 4 paredes, ninguém é santo mesmo, mas cada escolha tem uma consequência e isso é assim desde mundo é mundo! e o mundo se você deixar amigão, te engole mesmo, caiu na rede é peixe, como sempre foi assim, como sempre será...

  21. Felipe Postado em 11/Oct/2013 às 15:19

    Não condeno a pessoa a tirar fotos ou fazer uma sex tape, mas essas que caem na net fazem isso com pessoas desconhecidas ou com um canalha qualquer. Se fizesse com pessoas realmente confiáveis as fotos dificilmente cairiam na rede. Não acho certo vazarem informações pessoais nas redes, mas tbm não acho certo a mulher sair dando pra qualquer um, afinal, quando saimos com alguém corremos riscos de exposição. Vamos nos conhecer melhor antes de sair dando pra qualquer um por aí.

  22. Bruno Postado em 11/Oct/2013 às 17:33

    Ok, amigos. Próxima vez que andarem na rua, deixem o dinheiro e o celular de última moda na mão, principalmente quando passar por lugares escuros e vazios. Afinal, vocês não possuem culpa nenhuma sobre isso, A CULPA É SÓ DO LADRÃO!!

  23. Pedro Postado em 11/Oct/2013 às 17:35

    Alguns comentários falam em machismo. Machismo? Este fenômeno de pornografia no WA é resultado direto do feminismo (liberação sexual para atingir os tão procurados objetivos). Quem se expõe, se expõe sabendo que vai cair na net. E depois vem gente aqui reclamar colocando a culpa somente em que divulga. Palhaçada.

  24. Dani Postado em 11/Oct/2013 às 20:27

    Por isso, INFELIZMENTE, sempre achei que não se deve revelar sua intimidade, seja foto, vídeo ou um segredo, a ninguém. Antes devemos pensar, se isso vazar vou me prejudicar? Prefiro pecar pelo excesso. E aconselho às pessoas q gostam de fotografar ou filmar esse tipo de coisa, fazer o favor de deletar antes de se distanciar do(a) dono(a) da câmera.

  25. Ricardo Postado em 12/Oct/2013 às 01:42

    Discordo. É muito fácil culpar o aplicativo, mas os verdadeiros perversos são os seus amigos. São eles que compartilham esse material.

  26. Diego Postado em 12/Oct/2013 às 01:54

    Deleta o Whatsapp, problema acabado.

  27. Élida Postado em 12/Oct/2013 às 03:20

    Sobre quem anda difamando através de meme no whatsapp a menina Fran, quem nunca fez sexo oral, quem nunca filmou atos sexuais com companheiro, quem nunca se masturbou pro namorado, que se atreva a dizer que não fez? Estão chamando a menina de p*, desmoralizando e praticando bulling com a moça simplesmente porque ela é mulher? E se fosse sua mãe, sua irmã, sua filha e se fosse você? Ou não poderia ser???? Desculpa, mas as mulheres que reproduzem isso são tão machistas e moralistas quanto os caras que reproduzem essa p*. Isso é nojento, essa sociedade machista, patriarcal e conservadora que temos. Todo apoio a Fran e a todas mulheres que fazem alguma crítica a essa p* de sociedade. Hipocrisia e machismo: a gente vê por aqui.

    • Junior Postado em 06/Mar/2016 às 20:42

      Recrimino as duas partes,os homens por serem canalhas e covardes em divulgar momentos íntimos e as mulheres por serem narcisista e ingênuas em confiar sua imagem e de suas famílias a um namorado !! Esse tipo de foto e vídeo é totalmente desnecessário , agora se ainda assim querem fazer que menina exija que seja filmado no celular dela e depois ela resolve se exclui essas imagens

  28. Carolina Postado em 12/Oct/2013 às 10:24

    Olha... Isso é mais uma forma de slutshaming - que é misoginia em seu estado puro. Não é novo, mas infelizmente é socialmente aceito, e uma das grandes bandeiras do feminismo e emancipação feminina é sim inverter os valores e culpabilizar o agressor, e não a vítima. Isso é o que queremos, mas ainda não é o que acontece. Na maior parte desses casos, o agressor sai ileso - é a vítima quem arca com o peso de ter sua intimidade devassada, e por tabela seu caráter também. É claro que a menina que tira fotos nua e manda pro namorado não é culpada. É claro que uma moça que se deixa filmar com um celular na hora do sexo não tem a mínima responsabilidade sobre o caráter duvidoso do cara que vai sacaneá-la depois. Mas, infelizmente, serão elas as grandes punidas se a história "cair na rede" - e isso é uma realidade que ainda está longe de mudar. A recomendação de "cautela", nesse caso, não deve vir associada ao caráter da vítima. Não é porque uma menina tirou fotos íntimas que ela vai ser "responsável" pelo que virá a lhe acontecer caso esse cara resolva trair sua confiança. Só que, no mundo de hoje, infelizmente é mais fácil processar um sacana por calúnia e difamação do que por divulgar material privado na net. Não somos todas Carolina Dieckmann - No caso dela, a punição foi rápida e exemplar; mas a imensa maioria das meninas não contam com tamanha celeridade da justiça. Eu também recomendo prudência: Não tirar fotos íntimas, não permitir celulares ligados na hora do sexo; e caso queira mesmo fazer isso não deixar que a fotografia registre nenhum item de identificação - rosto, marcas de nascença, tatuagens. Não enviem essas fotos de suas contas de whatstapp, instagram, facebook, email pessoal ou qualquer outra conta facilmente rastreável a você. Se ele tirar uma foto sua sem consentimento, isso é crime; e se recusar a apagar, faça boletim de ocorrência - não deixe pra lá. Mas, se por acaso você fez isso e deu problema, isso não significa que "você mereceu" e "não adianta chorar pelo leite derramado": não hesite em processar o sacana. Junte provas, printe conversas, leve tudo para a delegacia de cibercrimes.

    • Fernanda Postado em 14/Oct/2013 às 17:58

      Falou tudo!

  29. Mário S. Postado em 12/Oct/2013 às 14:34

    Não publicar/repassar esse tipo de material é questão de caráter!

  30. Nathália Postado em 12/Oct/2013 às 15:07

    A vida privada das pessoas deve se manter PRIVADA. Se eu e o meu parceiro temos um acordo de filmarmos ou tirarmos fotos eróticas, tá bem claro pra ambos que isso é uma intimidade do casal, que não deve e não PODE ser divulgada na internet. A moça não sabia que isso aconteceria com ela. O homem sabia muito bem o que faria com aqueles vídeos e fotos, e sabia muito bem o que aconteceria se estes fossem divulgados. A culpa é 100% da pessoa que divulga esperando que a outra seja publicamente humilhada.

  31. Natália Postado em 12/Oct/2013 às 15:15

    PELO AMOR DE DEUS!!! Que comentários são esses??? É um absurdo que alguém ainda queira justificar a atitude nojenta de expor a intimidade de alguém que confiou em você!! Imagina: nós sabemos que muitos motoristas furam o sinal vermelho. Mas o combinado social é que quando o sinal estiver vermelho, é a vez do pedestre passar. Bem, se o pedestre passa na faixa e no sinal vermelho e é atropelado por um FILHO DA MÃE, a culpa é do pedestre que estava atravessando a rua e sabia os riscos que corria? E sabia que a qualquer momento um carro poderia furar o sinal? Isso é tratar a escrotice como parte na natureza humana (melhor dizendo, em sua maioria masculina, porque quase todas as pessoas que repassam vídeos e fotos da intimidade de mulheres sem a autorização delas são homens). Em qualquer situação de desrespeito a culpa é do filho da mãe que desrespeitou, não do desrespeitado. É muito simples.

  32. Diogo Postado em 12/Oct/2013 às 15:17

    Pragmatismo, Aguardamos uma opinião mais completa sobre o tema. Abordar o WhatsApp é o mesmo que falar sobre a barba do Lula quando o assunto em questão é o mensalão. Homens se gabam de suas parceiras desde sempre. Homens colocam mulheres nuas na internet desde a invenção da mesma. O WhatsApp é apenas a ferramenta da vez. Vamos falar de motivação, sociedade, comportamento...

  33. Fred Postado em 12/Oct/2013 às 15:20

    O pornógrafo deve ser o autor do mesmo. Eu tenho whatsapp há anos e nunca recebi nada igual. Troque de amigos c outros valores e deixará de receber bonagens

  34. Franco Postado em 12/Oct/2013 às 15:26

    Acho que esse texto vitimiza em excesso as mulheres... Lógico que existem homens (e também mulheres!) com um péssimo caráter, mas colocar a culpa ÚNICA e exclusivamente nos homens é muito simples. Tem muitos casos que as mulheres SABEM SIM que estão sendo filmadas, e que fazem de caso PENSADO para que seus parceiros mostrem seus dotes a outros homens.

  35. Pedro Postado em 12/Oct/2013 às 15:47

    Pois é, o nível das mulheres de hoje e dos homens aos quais se entregam. Correm o risco, o que não tira EM NADA a responsabilidade civil de reparação e a condenabilidade da conduta dos caras que assim procedem. Passam o dia inteiro malhando, ficando gostosas e viram mero objeto de conquista. E os homens que fazem isso, covardes, se aproveitam da fraqueza delas, que se deixam fotografar. Dois lados equivocados, arrebenta sempre para o mais fraco e desprotegido, a mulher, que depois terá que correr MUITO atrás de uma justa reparação. Então mocinhas, atenção, malhem a cabecinha....

  36. Roberto Postado em 12/Oct/2013 às 15:51

    Já vi mulheres com 2 meses de namoro compartilhar fotos íntimas com o parceiro e depois quebrar a cara.

  37. Lili Postado em 13/Oct/2013 às 09:24

    Para as pessoas donas da verdade, da sapiência e que nunca fazem nada movidos pelo envolvimento do momento, cheios de teorias culpando a vítima, ao contrário do que li em muitos comentários, nem sempre o homem que faz isso é apenas uma aventurinha, há vários casos de ex-namorados de longas datas que, ao serem desprezados pela parceira, agem exatamente assim. Sem contar na modinha de fotografar a parceira dormindo e postar a foto com comentários sobre a possível noite de sexo. Portanto, qq um pode ser vítima, até essa turma super reta, coerente e dona dos melhores costumes do planeta. Engraçado, provavelmente, todos já foram passados para trás por uma pessoa que consideravam grande amigo, nem sempre bom amigo é de longa data, há pessoas que inspiram confiança e pronto. E imagino que muitos ficaram arrasados, afinal confiaram algo a esse amigo que simplesmente não teve qq respeito pelo outro. Há quem chore, fique abatido, demonstre raiva, fique se lamuriando ou usando ouvidos alheios de penico, mas nesses casos são vítimas e o amigo é o mau caráter, né?! Isso que é inversão de valores, qdo a compreensão só serve para alguns e em determinados atos.

  38. Gamma Postado em 13/Oct/2013 às 10:14

    Viva o WHATSSAAP!!!!!!!

    • Lucas Postado em 15/Oct/2013 às 09:00

      Gente pequena eu tenho dó, Recebe confiança ejoga no lixo, tratando também a mulher como lixo, um fdp desse merecia alguma punição, ou melhor, nunca mais receber atenção de outra mulher. Só que fazer o que, o malandrão apronta, a mulher sofre e ele é que é gostosão.

  39. Lopes Postado em 16/Oct/2013 às 15:38

    Acho que as mulheres devem usar a mesma moeda. Filmem seus parceiros e joguem na net.

  40. Jeferson Postado em 26/Dec/2013 às 12:44

    Aos machistas (homens e mulheres), prudentes, odiadores e recalcadas. http://entretenimento.r7.com/blogs/bonitinha-mas-ordinaria/carta-aberta-a-fran-20131011/

  41. Isabelle Postado em 27/Mar/2014 às 13:34

    As mulheres podem até ser idiotas em fazer isso, mas 90% faz porque CONFIA! E o que um homem faz nessa situação? Melhor parte do texto: ''E não digo que os homens covardes são uma novidade de 2013. Eles apenas parecerem ter feito do WhatsApp seu habitat natural.''