Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 26/Oct/2013 às 15:51
49
Comentários

Neonazista que enforcou mendigo recebe liberdade

Justiça permite liberdade a neonazista preso após enforcar morador de rua. Juíza Raquel Vasconcelos Alves de Lima concedeu alvará de soltura para Donato Di Mauro

neonazista donato di mauro
Morador de rua foi agredido por neonazista Donato Di Mauro (Arquivo)

Os advogados de Antônio Donato Baudson Peret, conhecido como Donato Di Mauro, de 25 anos, devem acompanhar os procedimentos que irão possibilitar a saída do neonazista detido na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem. A juíza da 9ª Vara Criminal da Justiça Federal de Belo Horizonte, Raquel Vasconcelos Alves de Lima, concedeu o alvará de soltura para o jovem nesta quarta-feira (23).

Leia também

Em abril deste ano, a Polícia Civil prendeu o auxiliar de ourives no interior de São Paulo. Ele saiu da Capital mineira após a repercussão de uma postagem feita em seu perfil no Facebook que chamou a atenção das autoridades. Donato divulgou uma foto na qual aparecia enforcando um morador de rua negro na Savassi. Na legenda da imagem, o rapaz justificava dizendo que o homem agredido era usuário de drogas.

Marcus Vinícius Garcia Cunha, de 26 anos, e João Matheus Vetter de Moura, de 20, acabaram sendo detidos em Belo Horizonte na mesma operação, suspeitos de integrarem o grupo do qual Donato fazia parte. Nos perfis mantidos pelos três em redes sociais foram identificadas diversas mensagens de ódio com conteúdo racista e nazista. Eles ainda são acusados de participação em agressões e ameaças contra hippies, homossexuais, moradores de rua e negros em Belo Horizonte.

Em outubro, João Matheus foi solto após cumprir um mandato de prisão temporária de dez dias. Já Marcus Cunha conseguiu sair da Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria na semana passada, quando a Justiça concedeu um habeas corpus ao acusado.

Eles respondem a processos por formação de quadrilha, racismo e divulgação do nazismo.

Bhaz

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Postado em 26/Oct/2013 às 17:28

    Covarde. Seria bom que prestasse serviço comunitário à pessoas em situação de rua, mas como já estava preso não há tal possibilidade. Ademais, é outra evidência de que urgem melhorias na divulgação e ensino das ciências sociais para que sujeitos do tipo não se deixem enganar por "ideais de superioridade racial" e asneiras semelhantes.

    • CHRISTIANE OLIVEIRA Postado em 28/Oct/2013 às 06:48

      NÃO CREIO. O BOM MESMO SERIA QUE ELE CUMPRISSE PENA DE PRISÃO COMO QUALQUER OUTRO ASSASSINO. POR QUE NÃO? POR QUE ELE TEM ADVOGADO?

  2. Thiago Teixeira Postado em 26/Oct/2013 às 19:09

    Até que ficou bastante tempo preso desta vez. Acho que a juíza estava de férias ou ela não sabia que o réu era branco.

    • renato Postado em 26/Oct/2013 às 20:04

      Disse-o bem de novo Thiago. Só que agora, o bichinho vai voltar batizado. Agora eu acho que ele vai fazer uma coisa definitiva. Recolham os Mendigos, os Negros e as Mulheres, os gays. Se cuida com o DONATO DO MAURÃO.

    • Wagner Postado em 28/Oct/2013 às 18:17

      CONCORDO PLENAMENTE!!!!!

  3. Anon Postado em 26/Oct/2013 às 20:16

    Mas é claro que isso era só uma questão de tempo... a justiça é para poucos.

  4. Eduardo Postado em 26/Oct/2013 às 21:10

    essa justiça de um lado só....cambeta....será que nossos magistrados não teriam que fazer a tal de revalida do médicos.... Situações como esta se se repetir teria que ser punidos o agressor e o juiz que o libertou para fazer de novo. A virtualidade da rede não exime ninguém de responsabilidades legais.

  5. Daniela Postado em 26/Oct/2013 às 23:44

    Morro de rir os comentários que criticam a decisão judicial. Não sabem porcaria de direito e legislação e se acham capazes de tecer críticas. Se não estão presentes os motivos que justificam a prisão cautelar, tem que ser solto. Se voltar a surgir motivo, prende-se novamente. Eles ainda não foram condenados. A pessoa não tem que ficar presa antes da condenação, a menos que haja motivos muito bem fundamentados, caso contrário, a prisão é ilegal.

    • Marisa Postado em 27/Oct/2013 às 11:20

      Talvez esteja na hora de VC se informar um pouquinho e ver a quantidade de pessoas (principalmente pobres e negras) que estão anos e anos presas sem terem sido julgadas. Você pode até saber algo de legislação, mas parece não saber porcaria nenhuma da realidade.

      • AKen Postado em 01/Nov/2013 às 14:43

        Um erro não justifica o outro. Se as pessoas são abandonadas lá isso está errado. Eu concordo com a Daniela, estão criticando a decisão sendo que nem sabe os motivos da prisão cautelar e o porquê da liberdade provisória. É claro que na prática as coisas são diferentes e que um bom advogado, para quem pode pagar, faz muita diferença. Mas de quem é a culpa disso, se não do próprio ser humano???? Da lei que não é...

    • wellington Postado em 27/Oct/2013 às 12:38

      Você caiu em contradição ou deve ser cega pois existe sim motivos muito bem fundamentados.

      • Robert Postado em 27/Oct/2013 às 13:12

        Diga quais motivos Wellington, porque qualquer pessoa que não seja ignorante vai perceber que pra uma suposta agressão em LOCAL PÚBLICO as pessoas que ali se encontram não esboçam nenhuma reação de susto, constrangimento ou apavoramento pelo acontecido...e note que não se encontram apenas "jovens rebeldes", em uma situação assim era pra existir alguma reação negativa vinda dos demais que ali se encontram, concorda???

      • A Wild Garden Postado em 27/Oct/2013 às 13:42

        Solidariedade, Wellington. Sempre exitirão mais covardes se ''fundamentando'' para proteger amu caráter. O difícil é o contrário.

      • CHRISTIANE OLIVEIRA Postado em 28/Oct/2013 às 06:51

        POIS É! MAS TALVEZ O FATO DE A VITIMAS SER UM HOMEM PRETO E POBRE SEJA MOTIVO PRA MOÇA ACHAR QUE A AGRESSÃO -- REGISTRADA EM IMAGEM PELO PRÓPRIO CRIMINOSO -- E A VIOLÊNCIA INCITADA POR ELE, NÃO FUNDAMENTAM A DECISÃO DE MANTER PRESO O MONSTRO...

      • Jackes Postado em 28/Oct/2013 às 17:00

        Ele é um perigo para sociedade, portanto deveria responder o processo preso, deveriam pedir a prisão preventiva!

    • Alessandro Postado em 27/Oct/2013 às 13:37

      Daniela, realmente não entendo a legislação com tanta profundidade (e talvez eu concorde, em partes, contigo), mas teu comentário foi bastante arrogante. Já que você é embebida de conhecimento jurídico, poderia nos informar (sem arrogância, se possível), como funciona quando os caras ameaçam a segurança pública (uma vez que eles já estão envolvidos em outros casos de agressão)?

    • Carol Postado em 27/Oct/2013 às 14:14

      Tá certa Daniela, os caras são suspeitos, foi decretada prisão temporária e enquanto não ocorrer o transito em julgado não podem ficar presos,

    • Rafael Postado em 27/Oct/2013 às 15:40

      Uma imagem vale mais que mil palavras... Se vê o mendigo morrendo e o animal se divertindo com isso.

    • Renan Postado em 27/Oct/2013 às 16:35

      Achei que matar um cidadão era motivo mais do que suficiente para afastá-lo, preventivamente, da sociedade, uma vez que o réu oferece risco a muitas pessoas.

    • Carol Postado em 27/Oct/2013 às 19:54

      afff... realmente você deve ser cega...

    • YANNA Postado em 27/Oct/2013 às 23:10

      Idiota A justiça é feita por pessoas que as elaboraram, no entanto, cada um pode criticar inclusive a porra da justiça e da legislação, sua jumenta.

    • Rafs Postado em 28/Oct/2013 às 12:39

      Uma foto estrangulando uma pessoa e admitindo ter feito isso por conta da pessoa ser usuária de drogas não é motivo bem fundamentados, não?... putz, essa aew bateu a cabeça quando era bebê

    • andrew Postado em 28/Oct/2013 às 23:35

      mimimi passei com 10 em Direito Penal...

    • leandro jhedan Postado em 28/Oct/2013 às 23:57

      mas daniela isso não seria um furo , por esse motivo muitos conseguem sumir fugir em fim , a critica para tal não é na decisão da justiça em soltar , mas de tanto acontecer de não voltar a prender que todos já banalizaram e comentaram que a justiça não prende ninguém , eu particularmente não entendo porra nenhuma de direito nem legislação , mas uma coisa eu entendo que ao não prender e nem deixar ali amargando pelos seus atos até chegar a condenação , pode enfraquecer o que realmente é justiça para os olhos do réu e alimentar a ideia que se fizer de novo não da nada !

    • daniel Postado em 29/Oct/2013 às 02:02

      parece que você não percebeu que a foto mostra um dos acusados ENFORCANDO um morador de rua.

    • Lúcia Postado em 29/Oct/2013 às 14:29

      Mas se fosse negro pobre, ficaria preso. Pode apostar!

  6. Renato Uchoa Postado em 27/Oct/2013 às 08:28

    Esses caras são valentes, acham que são,quando estão em grupo.E quando só se tremem de medo ao ser encarado.Bandidos mesmo, em todo o Brasil.

  7. João Szabo Postado em 27/Oct/2013 às 08:36

    Temos aí dois exemplos nítiidos. O primeiro da falência do nossos sistema prisional e judicial, e segundo para os outros matadores de mendigos de rua que por antecipação saberão que podem matar à vontade que vai dar em nada. Aliás este caso já é consequência desta falência, pois este crime já foi cometido com esta certeza: a de que iria dar em nada. E o Resultado está aí. O matado está e continua livre para matar outros moradores de rua, e vai dar em nada.

  8. Telma Postado em 27/Oct/2013 às 09:08

    será que a situação inversa, um morador de rua enforcando um branco (podia ser um filho de juiz, ou outro qualquer) a "justiça" seria a mesma?

    • Marcelo Italo dos Santos Postado em 28/Oct/2013 às 10:50

      Com certeza não Telma, com certeza não.

  9. carlos Postado em 27/Oct/2013 às 09:39

    O mais engraçado, é que as pessoas tiram fotos, ficam olhando, mas ninguém ajuda o cara que está sendo enforcado.

  10. Leandro Postado em 27/Oct/2013 às 09:44

    A juíza é outra neonazista, que por soltar o individuo, contribui para o racismo, pois pra ela tal prática não é ilegal.

  11. Lorival Postado em 27/Oct/2013 às 10:24

    Vou me pintar de preto e ficar aguardando o mesmo e seus seguidores.Pedem vir que aguardo vcs, se são valentões mesmo.

  12. Lucia Ribeiro Postado em 27/Oct/2013 às 11:12

    Infelizmente as leis brasileiras são brandas. Não é questão de um simples julgamento. Existe um crime cruel e um culpado. A lei deveria ser rigorosa p crimes desse porte,prisão perpetua seria pouco p esse caso. As leis brasileiras devem ser modificadas já.

  13. Viviane Lucio Postado em 27/Oct/2013 às 12:14

    A Daniela fez um comentário sobre a justiça, mas sobre uma justiça falha, com procedimentos risíveis. Esta justiça que tem olhos fechados para a população. Um mendigo é só um mendigo, se este morrer tem muitos outros aí. Este subjulgamento da importância do ser humano por sua classe social é de mente tipicamente burguesa. E concordo plenamente com o João Szabo que soube fazer uma análise limpa e interessante sobre o fato. Pois a justiça é falha e o pobre, o indigente, é invisível para a sociedade. E a certeza de impunidade encoraja tais atos. Infelizmente é só esperar por uma nova agressão.

  14. Gustao Postado em 27/Oct/2013 às 13:23

    Neonazista? O cara nem branco é! Otário!

  15. Hiedler Postado em 27/Oct/2013 às 13:29

    Massa é quando esses drogados vão às ruas assaltar as pessoas para comprar drogas, aí vocês vão defender o "coitadinho".

  16. Reinaldo Postado em 27/Oct/2013 às 13:43

    A justiça no Brasil é ruim mesmo: libera desde pequenos arruaceiros neonazistas e até concede os tais embargos infringentes aos pilantras do PT. Concordo com o que você quis que todos subentendessem: a justiça anda de mal a pior no Brasil do PT.

  17. Gangsta Joe Postado em 27/Oct/2013 às 17:02

    Espero que os manos da quebrada de BH metam o apavoro nesse boy racista metido à fortinho, a vida cobra

  18. Enza Postado em 27/Oct/2013 às 17:50

    Um Neonazista que na época da segunda guerra seria morto do mesmo jeito... Ele nn é ariano, nem alemão. Essa gente escrota que se acha, deveriam apodrecer na cadeia. Essa juíza deve ter comprado diploma, no mínimo.

  19. Rodrigo Postado em 27/Oct/2013 às 18:49

    Ah eh ne... Nessas horas o mantra reacionario nao servir eh uma lastima ne? Bando de froxos. Bandido bom eh bandido morto sim, a pau e pedra. A chutes e socos. Pra se foder bastante, pra sentir bastante dor, pra morrer e ser eliminado. Assassinos torpes, estuprador, neonazista, corruptos, e todo tipo de criminoso que causa nojo e choque. Mas matar esse cara nao vai servir pra nada, nao vai mudar nada, nao eh? Entao foda-se, deixa solto mesmo. Aqui nao tem aplicacao da lei, tem sorteio.

  20. Maria Barros Postado em 27/Oct/2013 às 21:06

    O Donato Di Mauro é bem parente da Juiza.

  21. Mara Postado em 28/Oct/2013 às 00:06

    Brasil um país de escrotos!!!! Se fosse negro tava na cadeia mas como é branco tá aí livre, leve e solto pra fazer dessas de novo.

  22. Rui Celso Postado em 28/Oct/2013 às 10:30

    E o pessoal da cadeia/penitenciária não fizeram nada com ele???????,tinham que dar uma amaciada isto sim...

  23. gilberto Postado em 28/Oct/2013 às 10:37

    o que fazer com um lixo desse???

  24. Douglas Postado em 28/Oct/2013 às 11:11

    Quero ver fazer isso em outro país.

  25. Aryewl Postado em 28/Oct/2013 às 12:22

    Pobre, negro e agora os gays também entraram no balaio. Se matar um, segundo os direitos humanos no Brasil, estara matando um amaldiçoado. Essa juiza é simpatizante de.................

  26. luiz carlos ubaldo Postado em 28/Oct/2013 às 15:42

    Aposto que ele não é mais o mesmo, levou uma surra na tranca e deve ter virado Donatela!

  27. Gilmar Postado em 28/Oct/2013 às 18:35

    Mais cedo ou mais tarde ele vai ganhar o que está guardado desde o princípio para ele! A justiça divina é implacável ninguém passa despercebido diante de Deus! Aguardem!!!