Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 25/Sep/2013 às 11:01
8
Comentários

Rede de Marina só coletou 20% das assinaturas necessárias

Ainda faltam 381 mil apoiadores para viabilizar o Rede Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva. Partido precisa coletar assinaturas restantes até 5 de outubro

rede marina silva assinaturas
Ainda faltam 381 mil apoiadores para viabilizar Rede de Marina Silva (Divulgação)

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que seja feita a recontagem das assinaturas de apoiadores do partido Rede Sustentabilidade, liderado pela ex-senadora Marina Silva. Segundo o Ministério Público Eleitoral, a Rede tem apenas 20% das assinaturas necessárias para obter registro no tribunal. Para disputar as eleições do ano que vem o partido precisa ser aprovado pelo TSE até o dia 5 de outubro.

A ministra atendeu ao pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.

Leia também

No pedido de registro do partido, protocolado no dia 26 de agosto no TSE, a Rede informou que 867 mil assinaturas de apoiadores foram colhidas em todo o país. No entanto, das 640 mil assinaturas que foram entregues à Justiça Eleitoral, 304 mil foram certificadas pelos cartórios eleitorais e cerca de 220 mil ainda precisam ser analisadas.

Segundo Marina Silva, os números são divergentes porque, durante o processo de validação de assinaturas de apoiadores nos tribunais regionais eleitorais, os cartórios atrasaram os procedimentos e anularam assinaturas sem justificativa.

De acordo com decisão da ministra Laurita Vaz, a Rede Sustentabilidade também poderá adicionar novas fichas de apoios validadas pela Justiça Eleitoral nos estados. A recontagem será feita pela Secretaria Judiciária do TSE no prazo de cinco dias.

Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. De acordo com a legislação, a Rede Sustentabilidade deve validar as assinaturas restantes até 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno das próximas eleições.

Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 25/Sep/2013 às 13:21

    Marina, volte para o PT com a Heloisa Elena e o Babá. Ou PSOL, PCO, tanto faz. Sozinhos não conseguiremos mudar o mundo. Aposto que hoje você seria a presidente da República se tivesse permanecido no PT. As vezes precisamos engolir alguns sapos para alcançarmos nossos objetivos e fazer as mudanças que desejamos. Chico Mendes está rolando no túmulo com essa sua aproximação com a Direita.

    • Marcos Postado em 25/Sep/2013 às 18:53

      Mudar o mundo? Vcs mudaram o Brasil sim entregaram ele para o crime organizado, meus parabéns esquerda vcs mudaram o Brasil!!!! kkkk

      • endrigo Postado em 05/Oct/2013 às 15:19

        ehhh o bom eh que vc entende bem de historia ne?... rs... brasil eh roubado e controlado pelo crime desde o seu nascimento a 500 anos, a esquerda tem culpa de ser corrupta COMO TODOS OS OUTROS PARTIDOS E GOVERNANTES...

  2. Flavio Postado em 25/Sep/2013 às 14:08

    Menos um evangélico neurótico no governo.

    • endrigo Postado em 05/Oct/2013 às 15:16

      vergonha alheia do seu comentario...

  3. Luis Gustavo Postado em 26/Sep/2013 às 10:26

    É uma conspiração clara sobre o unico partido que realmente coletou assinaturas e tem tomado o caminho legal para se legitimar. Se o partido dela não for liberado ficará claro que neste país apenas vai pra frente quem é corrupto e imoral.

  4. endrigo Postado em 05/Oct/2013 às 15:15

    Como as pessoas tem medo desta mulher... eu a acho admiravel, mesmo com os simpatizantes governo (principalmente) e os da oposicao tentando a todo custo queima-la...

  5. endrigo Postado em 05/Oct/2013 às 15:22

    esse pt que vc sonha morreu no dia que o lula apertou a mao do sarney, no dia q ele fingiu nao saber de nada, com o enriquecimento absurdo de seus filhos... acho q para ela voltar, seria necessario um troca completa na direcao do partido...