Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 04/Sep/2013 às 16:05
25
Comentários
PCO

PSTU faz coro com a Veja e rejeita Mais Médicos

PSTU é contra a vinda de médicos estrangeiros para atender à população abandonada das cidades onde nenhum médico brasileiro quis ir trabalhar

Matéria publicada no portal do PCO critica a rejeição do PSTU ao Mais Médicos, programa que direciona profissionais de saúde para regiões precárias do Brasil. Confira abaixo.

PSTU e a direita não querem mais médicos

Partido da Causa Operária

O PSTU é contra a vinda de médicos estrangeiros para atender à população abandonada das cidades onde nenhum médico brasileiro quis ir trabalhar. Num texto de 3 de junho, em seu site, com o título “Sobre a intenção do governo federal de importar médicos para o SUS”, diz o PSTU:

pstu médicos cubanos brasil
PCO denuncia PSTU por alinhar-se à direita nas críticas ao Mais Médicos (Divulgação)

“O PSTU é contra a importação de médicos, inclusive cubanos, porque compreende que este projeto de governo é um ataque aos direitos trabalhistas, é altamente precário e porque não representa uma medida estrutural para construção do SUS.”

Curiosamente, a direita também anda preocupada com direitos trabalhistas ultimamente. Ficou famoso o texto “Avião negreiro”, de Eliane Cantanhêde, na Folha do dia 25 de agosto. Prevendo objeções que o PSTU não previu, o texto todo vem depois de um “mas”. Por quê? Porque a primeira frase do texto diz: “Ninguém pode ser contra um programa que leva médicos, mesmo estrangeiros, até populações que não têm médicos.” E depois vem o “mas”, em que ela argumenta que os médicos cubanos são escravos. A escolha do título, pelo menos, deixa escapar uma verdade, nesses aviões tinha muitos negros. Em Cuba há muitos médicos negros, em conformidade com o perfil étnico do país.

Outra vantagem da Eliane (aquela da “massa cheirosa”) é que ela não precisa fingir que está defendendo os trabalhadores. No último parágrafo ela deixa bem claro a quem ela se dirige:”Tente você contratar alguém em troca de moradia, alimentação e, em alguns casos, transporte, mas sem pagar salário direto e nem ao menos saber quanto a pessoa vai receber no fim do mês. No mínimo, desabaria uma denúncia de trabalho escravo nas suas costas.” Ela se dirige a quem contrata, não a quem é contratado. Eliane é coerente, defende a burguesia e portanto é contra a vinda de médicos cubanos.

É claro que Reinaldo Azevedo também se juntou à Eliane e ao PSTU. Basta citar aqui um dos extenuantes títulos do blogueiro da Veja para vermos a coincidência: “Mão de obra análoga à escravidão, sim! Ou: Estatuto do Estrangeiro será usado para manter cativos os médicos cubanos. Ou ainda: A única mercadoria que Cuba comercia é gente! E o governo do PT compra”. Ufa!

Eliane Cantanhêde, Reinaldo Azevedo, PSTU e muitos outros na imprensa burguesa estão contra a vinda de médicos estrangeiros, particularmente cubanos.

Ataque aos trabalhadores

Mas o PSTU, diferentemente de Reinaldo Azevedo e Cantanhêde, precisa maquiar seus argumentos para que eles pareçam de esquerda, porque, por incrível que pareça, eles ainda têm uma base de esquerda e ainda tem gente, até agora, que leva a sério o que esse partido diz. E é preciso continuar a manipular esse pessoal.

Leia também

Daí a tese do PSTU de que importar médicos seria um ataque aos trabalhadores. O que o PSTU está fazendo quando diz isso é defender reserva de mercado para os médicos daqui, reproduzindo os argumentos do Conselho Federal de Medicina (CFM). É uma defesa do corporativismo dos médicos contra a sociedade.

Mas como esperam que o trabalhador de uma cidade sem nenhum médico acredite que finalmente ele ter um médico é um ataque a ele? Como esperam convencer alguém de que é melhor pra classe trabalhadora não ter mais médicos atendendo as pessoas?

Medidas estruturais

Mas o PSTU tenta convencer, e em quase 20 mil caracteres. Boa parte das mais de 2.700 palavras no texto deles são para falar dos problemas estruturais da saúde pública no Brasil. De fato, importar médicos é uma solução “tapa buraco”. No entanto, em que não trazer esses médicos resolve os problemas estruturais da saúde? Uma medida não se opõe à outra. Gastam parágrafos e parágrafos com um falso dilema.

Sim, o PT cedeu à direita e seu programa de privatizações. Sim, o programa Mais Médicos é insuficiente. Mas não trazer esses médicos vai ser pior ainda, e não trazê-los não implica em fazer as melhorias estruturais. A direita se opõe à importação de médicos para manter tudo como está, e se opõe junto com o PSTU. A posição da direita, que o PSTU, acompanha, é a de impedir que o governo faça qualquer coisa pela população para atacar a sua performance eleitoral, atacando o povo.

A única posição democrática, progressista e revolucionária nestas questões é reivindicar mais e assim impulsionar a organização popular independente. Que trabalhador pode levar a sério um partido que se diz popular e quer bloquear o envio de médicos às populações carentes?

Recomendados para você

Comentários

  1. Helder de lima couto Postado em 04/Sep/2013 às 19:32

    esse pstu é um partido de retardados,e a veja já perdeu a credibilidade há muito tempo,e tanto que de veja ela já virou oia,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Alexandre Luna Postado em 04/Sep/2013 às 19:48

    Que a Veja seja contra a vinda de médicos estrangeiros não é de se admirar, pois esta revistinha só tem POSE no resto é só bajulação e servilismo. Mas o PSTU que vive pregando direitos aos trabalhadores é decepcionante que tenha essa opinião.

  3. Rodrigo Postado em 04/Sep/2013 às 20:41

    PSTU já era... e nem adianta mudar o nome os F.. serão os mesmos

  4. Fernando Postado em 04/Sep/2013 às 20:53

    pstu,psol e veja , tudo a ver

  5. Serginaldo Postado em 04/Sep/2013 às 21:02

    Quando alguém vê uma matéria que cita o PSTU,vão no site oficial do mesmo.Principalmente quando for matéria do PCO sobre o PSTU.

  6. serginaldo Postado em 04/Sep/2013 às 21:08

    Coloca a matéria do PSTU também no grupo. http://www.pstu.org.br/node/19442

  7. renato Postado em 04/Sep/2013 às 21:45

    Gente desculpe minha ignorância, mas o que é pstu?

    • Marcelo Junior Postado em 04/Sep/2013 às 23:25

      Um partido de esquerda, ou era

  8. Antonio Radical Postado em 04/Sep/2013 às 21:59

    Para vcs pararem de se guiarem pela Veja e pelo PCO, aí vai a posição do PSTU, OK? http://www.pstu.org.br/node/19954 Agora, depois que lerem a posição do partido, parem de falar besteira!!!

    • Priscila Postado em 05/Sep/2013 às 10:30

      Antônio, eu li a matéria e, logo após os poréns está tudo que está dito acima mesmo.. O próprio título já coloca a questão como se o fato de trazer médicos interferisse necessidade de melhoria estrutural. Como se fosse o caso de ser um ou outro. No caso dos médicos cubanos sendo médicos por vocação, raridade em nossa cultura trarão também uma riqueza cultural que pode transformar muita coisa neste país que parece mais um filhote do american way of life, onde o ter é só o que importa. Seria interessante você visitar uma faculdade de medicina pra sentir o perfil de nossos futuros médicos - loucos por status, não escondem a arrogância de uma elite antiga. Salvo exceções, claro. Por tudo isso e muito mais acho irresponsável que o PSTU mantenha esta posição dos muito poréns ala Veja e Globo talvez em busca de um certo oportunismo se opondo não de maneira justificada ao governo vigente. Cuba tem sido sistematicamente boicotada pelo EUA e pelo mundo e, por ter uma educação de primeira qualidade não só em termos profissionais como também em formação humanitária, introduz algo de muito novo talvez para os representantes do PSTU que é uma inversão de valores capitalistas, elitistas, racistas. Precisamos sim de infraestrutura, POREM que sejam bem vindos os mèdicos estrangeiros agora e sempre.

  9. Luiz Postado em 04/Sep/2013 às 23:36

    O quê? Pensamento político pode ter nuances e alguns assuntos não são casos de bem contra o mal? Oh Zeus, meu mundo caiu!

  10. Thiago Teixeira Postado em 05/Sep/2013 às 08:39

    PSTU perdeu a oportunidade de aliar-se ao PT em 2002 e, juntamente com outros partidos coligados conseguir uma pasta ministerial, ou cadeira no congresso, para colocar em prática seus ideais trabalhista. Ser contra o governo, ser contra a direita e ser contra tudo, não vão chegar a lugar algum.

  11. Lucas Postado em 05/Sep/2013 às 11:08

    No mesmo artigo se encontra um parágrafo que irei citar "Este posicionamento contra a importação de médicos para o Brasil não pode, sob hipótese alguma, se confundir com um discurso xenófobo, contra os imigrantes em geral ou contra imigrantes de um país em particular. A xenofobia é uma ideologia a serviço da divisão da classe trabalhadora e só serve para atrasar a organização de nossa classe para a luta contra o capitalismo....Nenhum profissional isoladamente é capaz de resolver os problemas de saúde da população. É insuficiente colocar médicos em áreas de vazio sanitário para iludir a população, principalmente os setores mais pobres, a pensar que está de fato esta sendo assistida em seu direito à saúde. É perverso semear esse tipo de ilusão, que mascara um viés eleitoreiro e o descompromisso com a construção de um verdadeiro sistema de saúde público, estatal, de qualidade e com financiamento adequado. Um SUS efetivamente universal no qual a população tenha acesso não apenas a serviços de saúde básicos, mas também aos tratamentos mais modernos e complexos, quando necessário. Apenas com estas mudanças estruturais começaremos a trilhar o SUS inspirado em ideias socialistas de saúde." Para qualquer um que ler a matéria citada, percebe que a crítica é contra medida adotada pelo governo, não contra a população que carece de saúde pública ou os que desempenharão a função em áreas carentes. E mais um detalhe, este site de pragmático, através de algumas críticas pontuais infundadas, está se tornando mais parcial do que a Veja, que é criticada neste artigo. E outra coisa, quero expressar meu descontentamento com os administradores desta página e saber qual o motivo do meu comentário no artigo 'Resposta à crítica do PSTU aos Black Blocs' não ter sido publicado, ali eu mostrava alguns erros que o autor cometeu na sua crítica ao PSTU e comentava sobre a parcialidade leviana em tal crítica. Os conceitos de PRAGMATISMO neste site precisam ser revistos

    • Luiz Postado em 05/Sep/2013 às 11:40

      "Pragmatismo" é porque soa legal, oras, rs.

  12. Bruno Diniz Postado em 05/Sep/2013 às 11:37

    A associação do PSTU à VEJA foi perniciosa e desleal. Entendo a aceitação do programa Mais Médicos apesar de seu cunho paliativo, mas o posicionamento do PSTU não foi tão simplista como explanado aqui. Por exemplo, algo que o PSTU frisou claramente foi a medida de terceirização através da EBSERH. Isso é realmente incômodo. Mas afinal, se for pra escolher entre o sujo e o mal lavado, não rechacemos a opinião alheia com tamanha arrogância.

  13. Guilherme Postado em 05/Sep/2013 às 12:12

    O PSDB vai ficar com ciumes dessa matéria não ter o nome dele! kkk A luta que os camaradas se referem é a luta de classe operária, por isso eles acham que não deva ter de fora, mas sim pessoas não só da classe burguesa sendo médico nesse país, e sim médicos filhos das periferias, pobres e na sua maioria por consequência negros! Acho que esse é o entendimento deles por ouvir falas de alguns ligados ao mesmo!

  14. Danilo Postado em 05/Sep/2013 às 13:06

    Pessoal, a todos os paulistanos que estiverem com dúvida sobre a posição do PSTU Hoje 05/09 vai ter um debate na sede do PSTU SP, estão todos convidados! Horário19:00, Rua Florêncio de Abreu, 248, São Bento (próximo a estação São Bento) https://www.facebook.com/events/512534738841324/?ref=25

  15. Cacique Postado em 05/Sep/2013 às 14:18

    Esse texto do PCO é tendencioso, desleal e mal intencionado. Exatamente como a tão criticada Veja. Quem checar o texto do PSTU verá que os seus motivos expostos para ser contrário ao programa podem ser encarados como uma crítica construtiva, bem diferente daquela que vem dos médicos corporativistas e da oposição de direita. Porém, para quem defende cegamente o governo, tanto nos acertos quanto nos erros, qualquer crítica é oposicionismo. Com textos assim esse site vai expondo sua verdadeira posição política. Nem esquerda nem direita, nem burguesa nem trabalhadora. G-O-V-E-R-N-I-S-T-A. Só mais uma coisa. EI, PRAGMATISMO POLÍTICO!!! É reproduzindo textos assim que vocês acham que estão contribuindo para a democratização dos meios de comunicação?

  16. Elton Postado em 05/Sep/2013 às 15:27

    Retardado deve ser quem escreveu essa matéria mentirosa e tendenciosa, bem como o sr. Helder de Lima Couto. O PSTU não é contra a vinda de médicos estrangeiros que queiram ir para lugares onde os "nossos" médicos não querem ir, e sim contra essa política do PT, que tapa o sol com a peneira, sem resolver a situação. O Fernando Henrique já fez isso, e aí, o problema foi resolvido? Claro que não, caso contrário não estaríamos vivendo isso tudo de novo. Sou completamente favorável à vinda dos estrangeiros porque estamos em uma situação de emergência, porém, como será no futuro? Quais são as políticas do governo para acabar com esse problema? Ano que vem tem eleições, se reelegem, mandam os estrangeiros embora, a população continua desassistida e segue tudo igual até o próximo levante das massas ou as próximas eleições. De política populista e eleitoreira já estamos cheios, quero ver algo a médio e longo prazo. Assim como os médicos brasileiros têm de se conscientizarem que não são uma elite, são trabalhadores como quaisquer outros e devem lutar por seus direitos como trabalhadores, mas ao invés disso, agem como uma criança mimada que lhe tomaram o pirulito ou que não está recebendo o prêmio que julga ter direito.

  17. Pedro Postado em 05/Sep/2013 às 15:32

    Bem, o PCO realmente não tem credibilidade pois não passa de mais uma claque de aluguel, assim como o próprio PSTU. A diferença é que os estragos que este pode causar são maiores, já que dominam o mercado das claques esquerdistas. Resolvi postar este comentário para informar, aos que não sabem, que o dono do PSTU, o Dr. Eduardo Almeida Neto... é MÉDICO! Ah, e é ele mesmo quem paga o salário destes que postaram comentários defendendo a empresa. Infelizmente, não tenho tempo para aprofundar a discussão, mas acho que quem for atendido por um(a) médico(a) formado em Cuba e quem conviver com os tais, seja por conta do trabalho, amizade, afetividade, etc., terá a felicidade de relacionar-se com seres humanos de espírito elevado e de experiência histórica rara. Conheço alguns dos pioneiros por favor das coincidências (ou do destino?), é impossível não admirá-los e não comemorar o fato de, finalmente, abrirmos as portas a quem, em países como Espanha, por exemplo, são recebidos com "tapete vermelho".

  18. Matheus Postado em 06/Sep/2013 às 09:43

    Podem falar o que quiserem do PCO. Só não podem negar uma coisa: Eles sabem fazer ótimas críticas ao PSTU.

  19. Petterson Ávila Corrêa Postado em 06/Sep/2013 às 15:15

    O PCO pegou fragmentos do texto publicado pelo PSTU para tentar comprometer a sua crítica. Além disso, tentou-se fazer uma junção forçada do PSTU com a direita sem nenhum fundamento prático. Em suma, foi realmente uma análise tendenciosa, pois tirar um fragmento de um texto para descontextualizá-lo de acordo com as conveniências de quem quer criticar não é nada honesto. Assim fica fácil descer o cacete. E o pior, que tem um monte de otários que acreditam em tal texto. O texto que o PCO critica do PSTU, tem por objetivo chamar a sociedade e o governo para discutir os problemas estruturais da saúde, e não aceitar de forma submissa e dogmática a vinda de médicos estrangeiros. E outra: o que deveria ser discutido é a questão da privatização do SUS, pois isso é que vem massacrando a população mais pobre, e do jeito que lá vai, a coisa só tende a piorar, e tal problema passa longe de ser resolvido com apenas alguns médicos estrangeiros.

  20. Rogério Postado em 07/Sep/2013 às 11:31

    A direita tem medo do Mais Médicos dar certo e perderem votos!

  21. Vinícius Postado em 08/Sep/2013 às 09:08

    O que está acontecendo com o PSTU ?? Ate um tempo era um partido de extrema esquerda...

  22. Roozevelt Vieira Postado em 08/Sep/2013 às 10:22

    O que o PT está pregando é a escravidão de trabalhadores! Onde já se viu, pagar R$ 10 mil ao governo cubano e esse pagar R$ 68,00 ao médico? É isso que é socialismo? É isso que vocês querem implantar aqui no Brasil? Vocês são um bando de FDP, eu pago 38,5 % da minha aposentadoria e eu não tenho direito a um atendimento médico decente! Fui numa Unidade Básica de Saúde aqui em Aracaju, marcar uma consulta com um Cardiologista e não tem Cardiologista! Agora vocês vem com essa conversa de esperar um escravo-médico de Cuba! Tenha santa paciência! Pague um salário decente a um médico brasileiro, dêem-lhe condições de trabalho, pois hoje os postos de saúde é um lixo! Eu pago meus impostos e não tenho direito com a Constituição Federal diz que eu tenho! Esse governo é um governo de assaltantes do dinheiro público, vide a AP-470. Paguei INSS durante 42 anos e até na minha aposentadoria estou sendo roubado por esse governo corrupto, vide o fator previdenciário que me rouba parte desta aposentadoria. E vocês vivem apoiando tudo isso! Vão à PQP!