Redação Pragmatismo
Compartilhar
Economia 20/Sep/2013 às 16:15
5
Comentários

Itaú e Santander travam "duelo de rimas" por cliente, que escolhe Bradesco

Santander e Itaú fazem "duelo" de rimas por cliente, que fecha com o banco Bradesco

Um consumidor resolveu fazer uma campanha no Twitter na quinta-feira para escolher seu próximo banco. Na disputa, convocou o Itaú e o Santander a atendenderem a uma solicitação: fazer uma boa rima para garantir a abertura da conta. Os dois bancos entraram no jogo e responderam com bom humor para conseguir o cliente.

“Santander é um Banco manero, bom lugar p/ poupar dinheiro. Aqui vc não perde nada, escolha sua conta combinada”, começou o Santander. “Você pode conhecer outros bancos e tem a opção de escolher, mas lembre que só o Itaú foi feito para você”, respondeu a outra instituição bancária. Na “tréplica”, o Santander afirmou no microblog. “Se é pra escolher, o Santander vai responder: Free, Flex, Light, Fit. Decida a que mais combina com você”.

Ao final da disputa, o consumidor respondeu que quem venceu a batalha de rimas foi “a internet inteira”, mas que ele abriria a conta no Bradesco, o banco que ainda não tinha aparecido na história. Ainda assim, o Santander agradeceu a interação com o potencial cliente.

Leia também

Interação com o consumidor

O designer Vyktor Berriel, que fez a provocação aos bancos, afirmou que teve ideia da abordagem quando percebeu que os perfis institucionais no Twitter têm ficado mais “bobos e descontraídos”. “Resolvi fazer isso pra ver até onde eles iam. Eu propus a brincadeira achando que eles iam se ofender e pra minha surpresa os dois bancos começaram a rimar. Fiquei surpreendido com as respostas e o esforço dos responsáveis pela mídias sociais dos dois. Achei legal terem entrado na brincadeira”, comenta.

Ele afirmou que escolheu um favorito, mas prefere não divulgar. “Ainda estou no aguardo se algum outro queira participar da brincadeira e me impressionar”. Ele ficou surpreso com a repercussão da história, que até essa sexta tinha cerca de 600 compartilhamentos no Twitter.

“Eu não esperava que fosse repercutir dessa forma. Acho que é porque a imagem que todo mundo tem dos bancos são aqueles funcionários e gerentes de cara fechada e mal humorados. Quando você vê dois bancos concorrentes brincarem de batalha de rimas na internet, é de se espantar mesmo. Independente da brincadeira,acho que quem ganhou no fim das contas foi a internet”, diz.

Segundo Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú, o banco gostou da interação do cliente e buscou responder de uma forma mais próxima, ressaltando o “humor inteligente” da instituição que está presente nas redes sociais. “O banco responde no Twitter e nas outras redes sociais de forma mais próxima, sem perder a essência e sem perder a identidade. (…) As pessoas estão mudando muito e muito rápido e o que a gente percebe é que as marcas tem que seguir esse movimento”, comenta.

De acordo com Clau Duarte, superintendente executiva de comunicação externa do Santander a instituição monitora tudo o que é falado do banco nas redes sociais e busca interagir na mesma linguagem que as pessoas usam nesses meios. Esse contato com o consumidor também está em consonância com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac). A resposta “rimada” no Twitter ontem foi uma conjunção dessa estratégia.

“O caso de ontem foi muito feliz, conseguimos mostrar proximidade com o consumidor e que somos uma marca legal com a qual os consumidores querem interagir. O número de pessoas que são “curtem” a marca nas redes só aumenta”, diz Clau.

itaú santander bradesco twitter
(Reprodução – Twitter)

Economia / Terra

Recomendados para você

Comentários

  1. Reynaldo Postado em 20/Sep/2013 às 18:27

    Um tem juros feito para me %$#¨ já o outro me [email protected] SPC.

  2. Marco Aurélio Postado em 20/Sep/2013 às 18:28

    Que babaquice. O que as pessoas estão fazendo por dinheiro é lamentável. Esse proponente da idéia é um boçal, desse tipinho de consumidor que anda por aí querendo que as pessoas fiquem pagando mico para vender seu peixe. Pobres bancários, já têm um trabalho dos mais detestáveis e ainda aparece esse tipo de cliente…

    • Flávia Postado em 20/Sep/2013 às 20:44

      Bancários têm um trabalho dos mais detestáveis? Hahahah faz-me rir...

  3. Roni Postado em 20/Sep/2013 às 21:41

    hahaha escolha o banco que pareça fu&%$ menos com os clientes!

  4. renato Postado em 20/Sep/2013 às 22:25

    Ilusão, os dois são uma porcaria..... Voce fica nesta de achar legal Mas tudo não passa de uma putaria. As duas juntas só conseguem clientes lesados..... Não rimou...MAS que serão lesados ah! serão sim..