Redação Pragmatismo
Compartilhar
opinião 09/Sep/2013 às 15:54
17
Comentários
Lino Bocchini

A farsa de Chico e Caetano Black Blocs

Chico Buarque não posou como black bloc. Era uma foto de 2006. Em artigo, Caetano disse não ser "anticapitalista" e que a foto não havia sido feita para divulgação no Facebook

Lino Bocchini, em seu blog

chico caetano black blocs
Caetano, Chico e D2. Meme criado para circular no Facebook. (Reprodução)

“Você viu que o Chico está apoiando os black blocs?”. A pergunta, que ouvi neste final de semana em um almoço de família, me acendeu uma luz amarela. Dois conhecidos, muito bem informados, haviam acreditado no que viram no Facebook: uma foto de Chico Buarque, com parte do rosto coberto, no que seria um apoio ao movimento black bloc. Trata-se de um tremendo engano –ou má fé– de quem começou a espalhar a história dessa forma.

A foto, na verdade, é um registro de João Wainer feito em Budapeste. O fotógrafo explicou o contexto da imagem: “Eu estava em Budapeste, filmando com ele, fazia um frio desgraçado, tipo -20 graus, e precisava de uma foto pra capa do DVD. Então a foto surgiu naturalmente, brinquei que essa seria uma boa capa… acabou não sendo capa do DVD, mas acabou emplacando a capa da revista Trip uns meses depois.”

Nos últimos dias, circularam também fotos de Caetano Veloso e Marcelo D2 posando como black blocs. A de D2 era um claro endosso ao movimento. Foi postada por ele próprio em sua página oficial do Facebook, na sexta-feira 6 de setembro, em apoio aos movimentos do dia seguinte.

A foto de Caetano foi um registro feito no apartamento do Fora do Eixo no Rio de Janeiro (sede do Midia Ninja na cidade) em meio a um episódio que o próprio artista expôs em um artigo no jornal O Globo deste domingo: “eles me pediram para posar com uma camiseta preta atada ao rosto para eles mostrarem a Emma [moça que apareceu como black bloc em uma capa da Veja], que, segundo eles, gostou do meu texto sobre ela. Agora vejo aqui que eles puseram a foto na rede…”. O artista termina afirmando que não é anticapitalista –uma das bandeiras black blocs.

Leia também

Este episódio do “apoio” dos artistas aos black blocs é o mais novo exemplo de que:

1) O Facebook tem muito, mas MUITO mais poder do que deveria. Além das milhões de pessoas alcançadas na própria rede, veículos da mídia tradicional se pautam pelo site de Mark Zuckerberg sem pensar duas vezes;

2) Você não deveria acreditar em tudo o que vê no Facebook. Não mesmo. Todos somos produtores de conteúdo e, ok, isso é ótimo. De verdade. Mas com isso vem alguma responsabilidade. Cada “like” ou “compartilhar” que você dá tem algum alcance e influência, por menor que seja a sua rede de “amigos” virtuais. Pense duas, três, dez vezes antes de acreditar naquilo que viu. Mesmo que tenha sido postado por um parente, um amigo do peito ou por um grupo “bacana”;

3) Em casos assim, sempre tem alguém ou algum grupo que se beneficia. Conceitos como “criação de narrativas”, “guerra de memes” ou “disputa de versões” soam bem e são supostamente modernos. Só que, na prática, não raro a realidade fica em segundo plano. Fotos e historinhas bem escritas, tendo ou não suporte na vida real, alcançam rapidamente milhares de pessoas e são criadas deliberadamente para te manipular. Abra o olho.

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 09/Sep/2013 às 16:01

    Chico Buarque? estes caras que caem nesta são os mesmos que caem no conto do cartão premiado.

  2. mario Postado em 09/Sep/2013 às 16:12

    o caetano postou a foto no seu instagram, parem de procurar pelo em ovo

  3. Junior Postado em 09/Sep/2013 às 16:17

    Então pq o Caetano postou em seu perfil? https://www.facebook.com/photo.php?fbid=418430054928099&set=a.281214215316351.55702.250276871743419&type=1&theater

    • Jean Postado em 09/Sep/2013 às 16:53

      Foi publicado por uma fan page e não por ele.

    • Guilherme Postado em 09/Sep/2013 às 16:57

      Não é o perfil dele, mas sim uma fan page.

    • Frank Postado em 12/Sep/2013 às 14:12

      Meu jovem Júnior isso é uma fanpage. Não é o perfil do Caetano Veloso. É, realmente a reportagem nos mostra os perigos e força dos meios de comunicação em massa.

  4. Jobson Postado em 09/Sep/2013 às 16:21

    "Todos somos produtores de conteúdo e, ok, isso é ótimo. De verdade." Não, isso não é ótimo, e essa matéria mesmo mostra o motivo.

    • Rubens Filho Postado em 09/Sep/2013 às 21:51

      Isso é ótimo SIM! Antigamente todo o conteúdo e informação vinham só da televisão, rádio,de cima para baixo, era uma relação unidirecional, agora com a internet a informação (não totalmente) se tornou mais democrática. Não são só mais os caras de cima que ditam o conteúdo, pelo amor de deus não enxergar esse pulo do gato que a internet proporcionou é absurdo

    • Fernanda Postado em 10/Sep/2013 às 17:51

      Concordo com vc Jobson! Uma coisa é liberdade de expressão e outra coisa é criação de falsas notícias. Vejo muita baboseira e mentirada e bobagem sendo espalhadas no facebook por gente que não se dá o trabalho de procurar a veracidade da notícia nem a fonte... simplesmente curte e compartilha...

      • Vinicius Postado em 11/Sep/2013 às 10:13

        É o ônus da liberdade. Vem chorume junto. Principalmente aqui, aonde não estamos tão acostumados assim...

  5. Diogo Postado em 09/Sep/2013 às 16:37

    "Você não deveria acreditar em tudo o que vê no Facebook. Não mesmo.".......AVA ???? Serio mesmo ? quem acredita em tudo que circula no Facebook é um grande idiota, no dia 6 de setembro a fan page do Occupy São Paulo postou a foto do Chico com sua cara coberta , fazendo a devida referência em que projeto da foto foi produzido, o texto em que acompanhava a foto dizia o seguinte: "Obs: A foto foi tirada por João Wainer em 2006, e fez parte de uma exposição de fotos com a temática da cultura da pixação. A temática não poderia ser mais pertinente ao contexto atual. Desculpe-nos a divulgação inicial sem o devido esclarecimento, criamos certa confusão e a idéia de que Chico a teria tirado a foto em apoio aos protestos. Não é a intenção da Revista Vírus Planetário espalhar boatos. Cabe ressaltar ainda, que apesar de não ter tirado foto em protesto, Chico assinou carta junto ao Caetano em que se critica a medida que impede manifestantes de usarem máscaras. Acredito que quem quer confirmar as informações ou imagens que circulam por aí deve ficar atento as referências e quem a compartilha. Vai de cada acreditar no que quer.

  6. João Gil Béis Postado em 09/Sep/2013 às 16:52

    Acredito em tudo quem quer!! A crítica consciente sobre qq conteúdo na rede deve ser exercitada sempre, inclusive sobre o seu próprio texto, acredita quem quer ou não pode discernir!

  7. Danilo Rafael Nogueira Postado em 09/Sep/2013 às 19:12

    Chico Buarque não tem tempo nem para fazer shows (há anos espero uma oportunidade de vê-lo),nem ao Lobão que fala tanta asneira ele responde rsrsrs

  8. Seth Postado em 09/Sep/2013 às 23:44

    O que o exemplo mostra é que todos temos responsabilidade de checar as fontes das "notícias" que chegam até nós. Isso, aliás, é um amadurecimento tardio na nossa sociedade, que, mesmo com tudo o que tem ocorrido atualmente, continua a dar credibilidade para qualquer coisa que circule, seja pela mídia oficial ou pelas redes sociais.

  9. Paul Postado em 10/Sep/2013 às 04:41

    Bem confusão não! Não acredito no capitalismo e acho que devemos partir para novos caminhos, mas isso não faz de mim um "black box" ou outra coisa e principalmente não escondo meu rosto.

  10. Leonardo Postado em 10/Sep/2013 às 11:02

    Vocês já foram ás ruas e viram o que são os Black Blocs?? Duvido que tenham ido! Cara, a maioria da galera não está contra o governo federal! Nós temos consciência de que a Dilma é uma coadjuvante na política do país! O que estamos querendo não é um impeachement da Presidenta, pelo contrário, a maioria que que ela tenha possibilidades reais de governar para a população, pois entendemos que há diversos interesses em jogo que produzem muitos entraves pra realização de um governo popular. Isso está refletido nas pesquisas: a presidenta, se a eleição fosse hoje, seria eleita no primeiro turno. E acredite, muitos que estão nas ruas, votariam nela. Mas porra, parem de usar um espaço importante para chamar a molecada de farsante!! Os caras estão aprendendo. São jovens, a maioria com menos de vinte cinco anos, com a formação política em construção...geral fica querendo insinuar que o movimento é influenciado pela direita! Vcs estão no Olimpo? Parem de viajar e sejam críticos, inclusive com as suas crenças! Parecem religiosos! Aff...

  11. Ferreira Neto Postado em 11/Sep/2013 às 13:15

    "O Facebook tem muito, mas MUITO mais poder do que deveria" ?????? E quanto poder o ilustre colunista acha que ele deveria ter? E quem decide quanto poder é muito ou pouco, o próprio colunista?