Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 11/Sep/2013 às 10:43
70
Comentários
Eduardo Maretti, RBA

Estudante de Direito tenta refundar a ARENA

Estudante de Direito pelo Prouni tenta refundar Arena de 1964. Cibele quer presidir partido que propõe retomar os caminhos da legenda criada nos anos de chumbo no Brasil

estudante direito arena
“Todo governo tem seus problemas”, diz Cibele (ao centro) sobre torturas e assassinatos do regime militar (Rede Brasil Atual)

Cibele Bumbel Baginski, de 23 anos, é estudante de Direito, gosta de heavy metal e é presidenta da Aliança Renovadora Nacional (Arena), um dos novos partidos que tentam se viabilizar legalmente para fazer parte do quadro político brasileiro e, mais do que isso, participar das eleições já em 2014. Não é por acaso que o partido tem o mesmo nome da legenda criada para dar sustentação política ao governo instituído pelo golpe militar de 1964.

Em sua página na internet, os refundadores da agremiação se dizem majoritariamente jovens. Mas se espelham na história do partido criado em 4 de abril 1966 e não escondem sua ideologia, arrogam sua continuidade. “O movimento conta com a adesão de várias correntes da direita, tal qual a origem da Arena originária”, explicam. Segundo a apresentação, “participam do processo correntes liberais, conservadoras, cristãs, monarquistas, parlamentaristas, e outras”.

A Arena pediu no dia 30 de agosto, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, um registro provisório para disputar as eleições em 2014 e está muito longe de conseguir comprovar as 492 mil assinaturas necessárias, exigidas por lei, para conseguir o registro definitivo dentro do prazo, que se encerra em 5 de outubro próximo. Mesmo assim, a presidenta diz estar otimista e afirma que o partido tem “aproximadamente 300 mil assinaturas”. Mas são estimativas internas, e não dados oficiais da Justiça Eleitoral.

Como os integrantes da Rede Sustentabilidade de Marina Silva, Cibele diz que os tribunais estão demorando muito no trabalho de conferência das assinaturas. Ela diz que a regra eleitoral que exige as assinaturas está errada e permite corrupção, porque, segundo diz, as assinaturas podem ser “compradas”.

Leia também

Bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) na Universidade de Caxias do Sul, a gaúcha diz que o programa é positivo, mas “já foi planejado nos anos 60”.

Confira abaixo a entrevista concedida por Cibele à Rede Brasil Atual.

Vocês entraram com pedido de registro provisório no dia 30 de agosto para concorrer nas eleições já em 2014?

Isso mesmo. Mas, querendo ou não, esse requisito das assinaturas, nós entendemos como uma espécie de permissividade à compra de votos, porque não existe fiscalização nenhuma em cima dessa busca de assinaturas. Incentiva-se que o partido seja desonesto na origem, não existe nada da Justiça Eleitoral fiscalizando de onde vem o dinheiro. Não existe nada que proíba a compra de assinaturas, por meio de máquina sindical, ou utilizando outros meios, como sorteio de brindes.

Você acredita ser possível obter o registro definitivo faltando menos de um mês para encerrar o prazo?

Espero que consigamos o registro, porque queremos demonstrar nas urnas que temos representatividade e apoio popular de caráter nacional. Não estamos pedindo nenhum tipo de vantagem, queremos simplesmente concorrer nas urnas. Pedi o registro provisório exatamente para a gente mostrar nas urnas que temos mais de 500 mil pessoas que apoiam essa ideia. Eu não acredito que precisamos ter essas assinaturas agora, mas na eleição, e é isso que quero explicar ao pessoal do TSE.

Mas, pela lei, vocês precisam das 492 mil assinaturas reconhecidas pelo tribunal, justamente para participar da eleição.

Essa lei está errada. A lei não diz que eu não posso pedir o registro provisório. A demonstração de caráter nacional não é feita comprando assinaturas, é feita na eleição. Nós entramos com um incidente de inconstitucionalidade, junto ao nosso pedido de registro, porque isso (a exigência de listas de adesão) vai contra a Constituição, é um incentivo à compra de votos.

Por que refundar a Arena?

Começamos em 2012 e a intenção sempre foi criar um partido que pudesse trabalhar de um jeito diferente do que se tem por aí. O nome do partido foi escolhido em votação, e não sabíamos se era possível usar. Nos informamos, ligamos ao TSE e deu certo.

Não é contraditório falar que são “diferentes do que se tem por aí” se a Arena e essas ideias vêm desde os anos 1960, de um partido de ideias conservadoras?

Isso é até curioso, mas a gente consegue trabalhar de um jeito diferente porque, para começar, a gente chama a atenção. Tu já obriga a pessoa, por mais neutra que seja, a tomar uma posição, e isso é o primeiro passo em política, mesmo para quem não está acostumado a lidar com política. Tem muita gente jovem no partido, então isso já é bem diferente, porque a maioria dos partidos tenta sufocar as ideias jovens para que eles não tirem os espaços que pessoas mais carimbadas estão ocupando. Se for pelo nome Arena em si, demorou 30 anos para alguém jovem levantar esse nome de novo. Por que ninguém teve coragem antes? A proposta por si só é inovadora. Temos várias propostas para aplicar e mostrar que o partido pode trabalhar de um jeito moderno e ser bem representativo.

Por que jovens e tão conservadores?

O conservadorismo não presume que a gente tenha de estar numa lata de formol. O conservadorismo não é algo retrógrado, de simplesmente impedir o progresso da humanidade. Isso é outra coisa. O conservador valoriza uma estrutura social sólida, que atende bem as pessoas e não é contra as mudanças, mas não quer que as mudanças venham trazer transtornos à sociedade, mas que venham de forma ordeira, seja eficiente para as pessoas.

As mudanças trazidas pelos governo Lula e Dilma são benéficas ou não nesse contexto?

Tem muitas mudanças que, querendo ou não, independentemente de qual governo fosse, iriam acontecer. Mas algumas mudanças às vezes são provocadas pelo governo que acabam tomando um rumo que não é bem o que as pessoas esperam.

Por exemplo?

A questão das universidades. Comento isso até porque eu própria sou universitária. Os programas governamentais para as universidades públicas tapam o sol com a peneira, porque o maior problema das pessoas de as escolas públicas não conseguirem entrar na universidade não é terem cor de pele diferente, terem origem indígena, o problema é a que a educação pública é uma porcaria. Tem de tratar o problema na raiz, dar educação de qualidade pra todo mundo. O nível está tão baixo que pessoas na 4ª série não sabem ler.

Mas você sabe que a competência constitucional da educação no ensino médio e fundamental é do estado e municípios, não?

Isso não quer dizer que não se possa criar um programa nacional que vá incentivar a melhoria dos currículos e padronizar, para aumentar a qualidade, obrigação de todo governo. As competências são municipais e estaduais, realmente. O que acontece é que tem vários estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, que estão praticamente falidos. A Constituição Federal fala da obrigação do Estado de fornecer educação de qualidade para a população como um princípio básico. Então não é errado o governo federal criar um programa para atender o sistema educacional, fazer um planejamento de melhoria de currículo, incentivo à qualificação do professor no país inteiro; poderia contribuir com alguma ajuda material, assim como têm investimentos federais em hospitais, em Porto Alegre e em outras cidades. Não é proibido, é até necessário.

Você não acha positiva a instituição do Prouni no país, que permitiu até que você mesma chegasse à universidade?

Sim, é positivo, mas esse programa já foi planejado nos anos 60, só que demorou até alguém pegar e ver que tinha que ser aplicado. O governo deveria ter aplicado antes, com certeza.

Vocês consideram positivo o regime militar (1964-1985) no Brasil?

Sim, teve várias coisas positivas, uma delas que infelizmente foi sucateada ao longo do tempo é o sistema ferroviário. Ele hoje funciona de maneira muito reduzida, poderia ser uma ferramenta de integração nacional para desenvolver outras regiões. É um investimento que a gente acredita que tem de ser feito. É um exemplo de coisas interessantes que eles fizeram, porque começaram a desenvolver em grande escala as malhas ferroviárias nos anos 70, o problema é que ninguém continuou depois. Tem a criação do Incra, sobre a questão da reforma agrária.

O que acha da tortura e dos assassinatos que o regime militar cometeu contra militantes de esquerda?

Acredito que todo governo tem seus problemas. Tanto esse governo, como o de Getúlio Vargas, quanto o governo atual, todos eles têm seus problemas. E não é uma coisa ruim que vai tirar os méritos de um governo. O governo FHC, o governo Luiz Inácio Lula da Silva, o governo Dilma, o governo Figueiredo lá para trás, todos esses governos têm coisas boas e ruins. A gente não pode medir o governo inteiro por atos de funcionários do sistema. Duvido muito que a presidente Dilma saiba o que um auditor da Receita Federal numa cidade do Sul, por exemplo, está fazendo. Assim como antigamente também garanto que o presidente não sabia. Não tem como personalizar a culpa.

Há informações de que o ex-presidente Ernesto Geisel sabia das torturas e torturadores frequentavam seu gabinete.

Se o governante sabia disso e deixava isso acontecer, aí a consciência dele é que pesa.

Recomendados para você

Comentários

  1. Ricardo Machado Jorge Postado em 11/Sep/2013 às 11:03

    Gosto de heavy metal e sou anarquista e tenho certa simpatia pelo comunismo.

    • Maíra Postado em 11/Sep/2013 às 23:57

      Né?!...Vergonha cara...

      • André Postado em 12/Sep/2013 às 11:12

        Vergonha mesmo! Deixa transparecer um preconceito ridículo...

      • martinha Postado em 13/Sep/2013 às 01:39

        Deve ser para amenizar tamanha mediocridade, estudantes de direito sem ter base de história do Brasil, duvido passarem no exame da OAB!

    • Rafael Postado em 12/Sep/2013 às 23:08

      Não sei em que mundo você vive... ARENA é anarquista/comunista??

  2. Roni Postado em 11/Sep/2013 às 11:16

    Será que alguém poderia me explicar por que a informação de que ela "gosta de heavy metal" foi inserida no texto? Por que isso seria relevante?

    • Lucas Postado em 11/Sep/2013 às 12:14

      Realmente não tem relevância nenhuma.

    • eric Postado em 11/Sep/2013 às 12:21

      pra parecer moderninha

    • MArcos Garcia Neto Postado em 11/Sep/2013 às 14:35

      Porque esquerdista que se presta, hoje em dia, tem que dizer que gosta de funk e pagode, por ser música "popular", e ser contra rock e metal, porque são músicas de "branco elitista". E claro, depois disso saem xingando os outros de xenofóbico, reacionário, coxinha, e já vi até "imberbe". Logic, huh?

      • Tuco Postado em 11/Sep/2013 às 21:04

        Falou tudo. Putz. O legal é que eu sou do meio do metal e ninguém é de direita. Foi realmente uma associação bastante infeliz que se tentou fazer nessa reportagem. Mas é, há um segmento de esquerda que acha pobreza uma coisa linda - e tudo o que vem dela. Desculpa, não é. O pobre não quer ser pobre!

      • La Mano Negra Postado em 12/Sep/2013 às 06:12

        O problema não é gostar de rock, é reproduzir o estereótipo, ser "roqueiro"...

      • Robson Postado em 12/Sep/2013 às 09:38

        Não concordo contigo não, tenho muitos amigos que curtem metal, e têm muita influência centro-esquerda, eu sou headbanger e sou esquerda, geralmente quem tem um pouco de leitura e cultura, conhece um pouco de metal e tá ligado na direita golpista e manipuladora do Brasil!

      • Tony Montana Postado em 12/Sep/2013 às 11:40

        calma aí olavete.

      • psi-..psi-..psiquiatra Postado em 20/Sep/2013 às 20:21

        Interessante, peculiar sua interpretação em, jovem. Por acaso ja buscou ajuda de psicanalista?

  3. B.e. Postado em 11/Sep/2013 às 11:22

    Bonitinha, mas muito, muito ordinária...

    • Tony Montana Postado em 12/Sep/2013 às 11:40

      de fato.

      • Maria Postado em 18/Sep/2013 às 14:49

        Completamente machistas e desnecessários estes comentários...

  4. Fernando Postado em 11/Sep/2013 às 11:28

    Por que chamam ela de "presidenta" do partido? Sabemos que o certo é presidente. Assim como a própria moça fala ao se referir à presidente Dilma. Isso é uma palhaçada. O jornalista que escreveu isso precisa de uma revisão.

    • Juliana Postado em 11/Sep/2013 às 14:07

      A palavra PRESIDENTA existe sim. Vá estudar.

      • Roberto Barros Postado em 11/Sep/2013 às 15:22

        Juliana, podemos então dizer que se for do genero feminino, a moradora de algum lugar será "residenta", ou melhor, "parenta" no lugar de parente

      • Pedro Postado em 11/Sep/2013 às 20:49

        E poeta, existe?

      • José Ferreira Postado em 13/Sep/2013 às 13:51

        A palavra "presidenta" foi imposta por essa ditadorazinha guela abaixo nos brasileiros, assim como as suas medidas populistas... Só os puxa-sacos a chamam de presidenta...

  5. AceV Postado em 11/Sep/2013 às 11:36

    Conheci essa garota em Março/2013, moramos na mesma cidade, estudamos na mesma universidade e acabamos esbarrando em um parque público enquanto ela e mais dois sujeitos buscavam assinaturas. O incrível é que, a princípio, disseram ser assinaturas para tentar aumentar o salário da polícia militar e professores... Dois amigos meus assinaram, eu parei para ler bem o que estava escrito e grande foi a surpresa de ver anexados os benefícios ao apoio na refundação de um partido desse calibre. Isto é, as pessoas que estavam comigo foram enganadas (o que já mostra que não tem interesse algum em fazer uma política diferenciada, visto que nem fundado foi e o partido já visa condicionar a luta por benefícios à sua própria ajuda). Debatemos por alguns minutos, quando foi perguntado a eles qual o posicionamento frente à grande desigualdade social/econômica que há nos grandes centros, exemplificando com o Rio. Nisso ouvimos de um dos rapazes "por mim, tocava fogo e matava tudo". Logo depois soube que o rapaz é milico... Aliás, a descrição do grupo era: estudante de direito beneficiária do Prouni, estudante de história visivelmente emaconhado e milico sanguinário. Dos três, o único que parecia saber onde estava era o militar mesmo... O que me veio à cabeça na hora foi arrancar o piercing do nariz daquela moça (que eu não seja mal interpretado) com jeito de lésbica, encher de tapas na cara e mandar ir pra casa pq, afinal, já eram quase sete da noite e não era hora de jovens estarem na rua fazendo "junção politizada" contra o regime, já ia soar o toque de recolher.

    • Luciano Postado em 11/Sep/2013 às 12:21

      Já denunciou?

    • Jemerson Damasio Postado em 11/Sep/2013 às 13:22

      Olá, AceV. Lastimável mesmo. Não concordo com tudo o que você disse, mas nem vem ao caso, o que importa é que esse testemunho revela que para essa turma os fins justificam os meios. Isso é de assustar. Conversando com amigos cheguei à conclusão que não vai dar em nada. Política brasileira é um troço tão toma lá dá cá, que quem não tem nada a oferecer (caso deles) fica à margem de tudo. Não possuem cargos, a presidente é uma mente oca, as ideias deles são ruins. Acho que nenhum partido de relevância teria interesse de se aliar. Mas, novamente, é lastimável.

      • Helio Postado em 12/Sep/2013 às 00:01

        É de um manicormio que ela precisa, porque deve ser louca essa ai

      • André Postado em 12/Sep/2013 às 11:10

        Cara, assim, Hitler tinha mente oca e ideias bem ruins (no sentido intelectual mesmo, afinal, eram rasas e simplórias), mesmo assim, deu no que deu... Principalmente pq a maioria achou que ia dar em nada... até ser tarde demais! Acho que é preciso, sim, denunciar esse caso de fraude no processo de coleta de assinaturas e, de preferência, impedir que o partido seja "reoficializado", por assim dizer! Afinal, devemos repudiar tudo que faça apologia as atrocidades cometidas naquela época...

      • maíra Postado em 12/Sep/2013 às 14:38

        Tomara que você esteja certo, porque lendo essa entrevista cheguei à conclusão que essa menina ou não sabe o que está falando ou é muito MUITO dissimulada. Na dúvida, eu entraria com pedido de interdição se fosse minha filha

    • @tricrodrigues Postado em 11/Sep/2013 às 16:44

      Gostei do seu comentário, me fez rir no final.

    • Eduardo Postado em 12/Sep/2013 às 00:30

      HAUHAUHAUAHUAHUAHAU, é nessas que a gente pega este tipo de gente. Muito interessante e informativo seu comentário... Para sabermos com quem estamos lidando. Lendo a entrevista, até passa uma certa seriedade, mas se querem algo novo, inovador e moderno, acho que no minimo, o nome deveria ser outro, e não ARENA. Um governo pra ser inovador, deve ser progressista e não regressista, e esse grupo, pelo o que já vimos, só gosta de coisa velha.

  6. Mirna Postado em 11/Sep/2013 às 11:53

    Em primeiro lugar, CHEGA DE PARTIDO,e se sabe que em todos governos tem coisas boas e ruins,mas com um detalhe:esta corrupção também existiu em todos eles,mas com uma diferença,antes ninguém ficava sabendo,hoje depois que o Lula deu carta branca para a federal para investigar tudo e todos,ficou público e nós estamos sabendo de tudo,mas o que temos que fazer,não é criar mais partidos e sim fazer pressão para serem mudada as leis,como por exemplo:perda de mandato imediato quando for julgado culpado,acabar com foro privilegiado para políticos,diminuir o número de deputados,senadores,ministérios e inclusive de partidos.E também saber qual a relevância Roni,não entendi....

  7. Mauricio Postado em 11/Sep/2013 às 11:59

    Há tempos não via uma pessoa tão ridículo como essa moça... deprimente.

  8. Ricardo Machado Jorge Postado em 11/Sep/2013 às 12:11

    Pela entrevista, ele repetiria as mesmas barbáries que os militares. Esse partido não tem a menor condição de existir porque ele jamais irá representar os anseios populares, pois o conservadorismo e a modernidade são opositores naturais e obviamente haviam choques terríveis com as necessidades constantes de mudança no plano social e os conservadores não entendem que as mudanças para acontecerem de fato elas tem ser inteiras e não recortadas e isso o Brasil sente na pele historicamente. Infelizmente somente num país onde o governo é omisso é que pessoas como essa garota consegue aparecer.

  9. EDUARDO Postado em 11/Sep/2013 às 12:29

    ESSA MENINA E SEUS SEGUIDORES SÃO SIMPLESMENTE RETARDADOS MENTAIS, NÃO HÁ OUTRA EXPLICAÇÃO PARA REFUNDAR A LAMA QUE ATRASOU O BRASIL.

  10. Alexandre Postado em 11/Sep/2013 às 12:31

    Ela é evidentemente mal informada e iludida. Apenas uma pessoa irrelevante com uma ideia ruim que não vai chegar a lugar algum.

  11. Juli Postado em 11/Sep/2013 às 12:48

    É pegadinha do Malandro. Só pode. PQP! Será que ela pensaria assim se tivesse tido uma mãe ou um pai torturado na cadeira do Dragão?

  12. Airton Postado em 11/Sep/2013 às 12:49

    Temos algum psiquiatra por aqui?? a menina está precisando de um urgente !

  13. Juliana Postado em 11/Sep/2013 às 13:02

    Ela tem essa postura possivelmente pq nunca passou perrengue na vida, pq não teve um pai ou uma mãe torturado em cadeira de dragão.

  14. Marília de Campos Cardoso Postado em 11/Sep/2013 às 13:08

    Esse Partido só poderia ser formado por jovens, pois nenhum cidadão que tenha vivido na época da Ditadura, em sã consciência, se envolveria ou compactuaria com essa aberração.

  15. gilberto Postado em 11/Sep/2013 às 14:13

    Essa retardada que vá arranjar um trabalho.

  16. Junior Postado em 11/Sep/2013 às 14:30

    como assim só jovens compactuariam ?? Se liga, vai estudar. Vai ver o que foi a Marcha da Vitória... deu um banho até nos protestinhos de hoje. Meteu 2 milhões de pessoas nas ruas do rio em 1964! Hoje pra reclamar do Cabral foram quantas mil ? Detalhe, nesses 50 anos a população dobrou, senão mais. A classe média apoiou em peso o "golpe", quer vocês queiram ou não, isso é um fato!

  17. Matheus V. S. Fernandes Postado em 11/Sep/2013 às 15:21

    A que ponto chegamos, o meu maior receio é ainda esta coitada conseguir fincar esse partido no país, partido que era para além de ser extinto, queimado e jogado no esgoto. Ela não sabe nem o que diz, presidenta de um partido tão incoerente até com seu próprio contexto? O governo federal deveria analisar se essa moça precisa mesmo dessa bolsa do PRO UNI ou se mentiu assim como vários abastados que além de terem dinheiro para pagar cursinho, uma faculdade particular, preferem tomar a vaga de uma pessoa que não tem condições de passar numa federal com o ensino público precário que temos, eu ganhei bolsa pelo primeiro ano do PRO UNI. Não precisei viver essa época para saber, entender e questionar a época dos meus pais e avós, é lamentável ler isso, nasci no finalzinho da década de 80 mas tenho discernimento de algumas coisas. Pior, a coitada não sabe contextualizar nem o por que do partido ser re-fundado... poderíamos ir nomeando as atrocidades e equívocos, melhor não, vamos ter refazer a entrevista e responder por ela!

  18. Mauro Postado em 11/Sep/2013 às 15:41

    Essa retardada ainda quer refundar esta bosta de partido escroto?

  19. Mauro Postado em 11/Sep/2013 às 15:46

    E o som que essa retardada curte deve ser é musica emo!

  20. Magister Postado em 11/Sep/2013 às 20:10

    É o eclipse da imbecilidade humana.

  21. Magister Postado em 11/Sep/2013 às 20:14

    Não é de se espantar, tendo em vista que qualquer imbecil faz direito (ou medicina, não é mesmo?) neste país.

  22. Marcos Postado em 11/Sep/2013 às 22:55

    "Enéas Carneiro Roda Viva Entrevista 94 parte 1 de 6" vejam o vídeo no youtube, mais inteligente que todos políticos de esquerda do Brasil atual. Existem partidos extremamente ridículos hoje em dia como PCdoB, o Brasil precisa de uma direita urgente ou continuaremos sendo essa piada mundial.

  23. antonio j cerqueira Postado em 11/Sep/2013 às 23:25

    "não é errado o governo federal criar um programa para atender o sistema educacional.." quem alçou a competência das prefeituras para 1 degrau acima, com os cieps, foi brizola. pena esse negócio infantil d negar-se o político negando-se suas (boas) obras: quem questionava a cultura inflacionária era a zélia e olha a cultura inflacionària aí "travez"

  24. Dylan Ricardo Postado em 12/Sep/2013 às 00:08

    Refunde a ARENA que refundaremos a ALN. Simples.

    • Marcos Postado em 13/Sep/2013 às 00:11

      Não existe país socialista que preste no mundo, os melhore sempre serão conservadores de direita goste ou não essa é a realidade vc prefere viver em uma mentira do que aceitar a verdade.

  25. Marcelo Ribeiro Postado em 12/Sep/2013 às 00:20

    É por isso que o Heavy Metal no brasil anda em baixa

  26. Noel Postado em 12/Sep/2013 às 00:58

    Fraquinha ela né....

  27. leandro peixoto de godoy Postado em 12/Sep/2013 às 07:16

    Estas pessoas não tem coragem, se a ARENA for refundada a ALN também será.

  28. Victoria Postado em 12/Sep/2013 às 10:24

    Ela está com medo do "Golpe Comunista 2014" hahaha...não dá pra fazer um comentário sério, essa guria é uma louca!

  29. Lord of Glass Postado em 12/Sep/2013 às 14:17

    ÍUAHEIUAHEIUAHEIAHEAIAEAI, GURIA DESPREZÍVEL! "Todos os governos tem problemas[...] E o presidente da época não sabia das torturas" , UIAHEAUIEHAE PUTA QUE A PARIU! VOLTA PRO BURACO DE BOSTA QUE SAÍSTE!

  30. Gustavo Ramires Postado em 12/Sep/2013 às 15:48

    Pare o mundo que eu quero descer! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Reynaldo Postado em 12/Sep/2013 às 22:13

    Estou disposto a fundar o PAMUC - Partido Anarco Monarquista Ultra Centrista. Faltam apenas 491 mil e 999 votos. Alguém ai ajuda? Essa senhorita quer ir para o paraíso abraçada com o capeta. Cruzcredão!

  32. Rogério Postado em 12/Sep/2013 às 23:25

    Em breve um louco vai querer refundar o NSDAP de Hitler! Este partido dessa maluca é ilegal!

  33. Marcos Postado em 13/Sep/2013 às 00:08

    Pela entrevista, ele repetiria as mesmas barbáries que os militares. Esse partido não tem a menor condição de existir porque ele jamais irá representar os anseios populares, pois o conservadorismo e a modernidade são opositores naturais e obviamente haviam choques terríveis com as necessidades constantes de mudança no plano social e os conservadores não entendem que as mudanças para acontecerem de fato elas tem ser inteiras e não recortadas e isso o Brasil sente na pele historicamente. Infelizmente somente num país onde o governo é omisso é que pessoas como essa garota consegue aparecer. ................. É mesmo porque os melhores países do mundo são conservadores e os piores socialistas? Canada, Austrália, Japão, Cingapura provam que vc esta errado, pobre Brasil..........

    • Tony Montana Postado em 14/Sep/2013 às 12:28

      deixa de encher saco arrombado, aqui não é pra reaça, sai fora coxinha, tá pensando que hyundai é mercedes, playboy..

      • Marcos Postado em 15/Sep/2013 às 17:52

        Tony Montana meu cachorro fala melhor que vc, os coxinhas do Canada sentem muita inveja da esquerda brasileira kkkkkk

  34. Carlos Santos Postado em 13/Sep/2013 às 01:14

    “Se o governante sabia disso e deixava isso acontecer, aí a consciência dele é que pesa.” alguém por favor conte pra ela que a consciência do Geisel não pesa, visto que ele está morto. Mas vão devagar, pra não chocar a menina. Ela parece ter certa dificuldade em lidar com a realidade.

  35. Thiago Teixeira Postado em 13/Sep/2013 às 13:00

    E daí? Não vivemos numa democracia? Qual o problema de ser de direita? Qual o problema da mina refundar ou fundar um partido com seus ideais? Qual o problema de curtir um Metal? Eu também sou metaleiro. Não entendi essa histeria toda dos navegantes do Pragmatismo. O que é certo? Ouvir sertanejo universitário? Dar a bunda? Odiar evangélicos?

    • Jéssica Postado em 13/Sep/2013 às 16:25

      O problema de ser de direita é que não seria democracia, seria uma ditadura meu caro! Você precisa ver isso ai direito hein! Não há problema nenhum em "curtir um metal" o que as pessoas querem dizer é que quando salientaram o gosto musical da moça quiseram deixa-la com uma imagem de minoria. O gosto musical não te faz melhor do que ninguém.

    • Carlos Postado em 13/Sep/2013 às 18:21

      É democrático refundar um partido marcado por fortes tendências antidemocráticas?

  36. Cleyton Postado em 13/Sep/2013 às 21:04

    "O que acha da tortura e dos assassinatos que o regime militar cometeu contra militantes de esquerda? Acredito que todo governo tem seus problemas. Tanto esse governo, como o de Getúlio Vargas, quanto o governo atual, todos eles têm seus problemas. E não é uma coisa ruim que vai tirar os méritos de um governo. O governo FHC, o governo Luiz Inácio Lula da Silva, o governo Dilma, o governo Figueiredo lá para trás, todos esses governos têm coisas boas e ruins. A gente não pode medir o governo inteiro por atos de funcionários do sistema. Duvido muito que a presidente Dilma saiba o que um auditor da Receita Federal numa cidade do Sul, por exemplo, está fazendo. Assim como antigamente também garanto que o presidente não sabia. Não tem como personalizar a culpa." Não acredito que li isso. Ta certo que houve alguns progressos no tempo da ditadura, o chamado milagre econômico, mas eu não troco a minha liberdade de expressão por nada. Ta certo aproveitar algumas ideias mas da próxima vez si prepara melhor pra falar as suas idias.

  37. regiane Postado em 14/Sep/2013 às 10:38

    Engraçada a menção ao heavy metal... me parece uma informação irrelevante e que só pode estar no texto com alguma intencionalidade. Fico pensando se é o pro leitor juntar os fatos e argumentar de que uma ideia estúpida dessa só poderia vir de alguém com esse tipo de gosto musical, ou algo do gênero...

  38. FABIO AZEVEDO Postado em 14/Sep/2013 às 18:51

    Completa falta do que fazer . Não vou xingar aqui em respeito aos demais leitores .

  39. Ethiene V Postado em 23/Sep/2013 às 13:16

    Gente, não é de se espantar tudo isso. Estava olhando no site da Saraiva e pude ver que o quinto livro mais vendido é o do Olavo de Carvalho, ora.. a sociedade brasileira não enxerga a sua decadência!

  40. Marcos Postado em 23/Sep/2013 às 14:40

    Decadência é a sociedade brasileira atual, Austrália, Canada, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, todos de direita, quando alguém tenta criar um partido de direita é ridicularizado por quem admira Cuba, vcs são a piada do mundo e não eles.