Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 13/Sep/2013 às 09:42
133
Comentários
G1

Advogado sugere separar o Nordeste do Brasil

Advogado diz que iniciaria guerra para separar Nordeste do Brasil. Postagens de Gustavo Zanelli causaram revolta nas redes sociais

advogado separar nordeste
Postagem do advogado Gustavo Zanelli
(Foto: Reprodução/Facebook)

Os comentários de um advogado paranaense vêm causando revolta nas redes sociais desde a noite de quarta-feira (11). Em post publicado no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que “não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)”.

Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que “seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação”, e completa: “se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo”.

Um terceiro comentário, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. “Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus”. Quando uma pessoa comenta “GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!”, Gustavo vai além. “Até dezembro ficarei aqui (…) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro”, dispara.

advogado separar nordeste
Postagem de advogado circula nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

Leia também

Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais. Revoltado, o estudante de direito da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Klaus Aires, que reside em São Luís, divulgou a seguinte mensagem:

“Gustavo Zanelli – Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB’s do NORDESTE, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA”, avisou. A mensagem já possui 43 curtidas e 78 compartilhamentos.

com G1 Maranhão

Recomendados para você

Comentários

  1. MIlton Postado em 13/Sep/2013 às 09:50

    Quer aparecer como a jornalista que criticou as medicas empregadas domesticas. Coitado deve ser um advogaodo de bosta mesmo.Educação nao se tem em escola nao companheiro, educação eascolar é educação formal. mas a EDUCAÇÃO QUE me refiro a vc é a educação de casa. E VC MOSTRA QUE NAO TEM EDUCAÇÃO NENHUMA. Queria ver se vc era HOMEM pra falar na frente isso tudo que vc falou de um nordestino vc iria era fica alejado.

    • gerailton Postado em 13/Sep/2013 às 14:29

      Sendo mais simples, a Educação Domestica, que ele não tem.

    • Jailson Postado em 13/Sep/2013 às 15:16

      Pra você ver como são selvagens.

      • Marcio Postado em 13/Sep/2013 às 15:31

        Falou o bebedor de lama.

  2. Saulo Cazumbá Postado em 13/Sep/2013 às 09:59

    A CADA DIA SURGE UM "QUADRÚPEDE" DIPLOMADO DIFERENTE. NÃO ESTOU AQUI QUERENDO OFENDER OS BICHOS QUE ANDAM EM QUATRO APOIO.

    • Carolina Postado em 13/Sep/2013 às 15:50

      não ofenda os pobres bichos!

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:01

      Caro Saulo, seria bom que o MEC exercesse um controle mais rígido em cima de certas instituições de ensino superior, no sentido de coibir a venda de certificados para anencefálicos.

  3. Pinheiro Neto Postado em 13/Sep/2013 às 10:09

    Para ele, a música de Bráulio Tavares e por Ivanildo Vilanova, cantada por Elba Ramalho: O Nordeste Independente: Os políticos,os homens do poder, esses que deveriam resolver,se empenhar e solucionar os problemas sérios e definitivos do país,eles permanecem em Brasília, nos gabinetes. Quando se aproxima o ano das eleições,eles saem de Brasília,eles pegam o avião,vão lá no Nordeste, sobrevoam a região,se certificam que há seca realmente no Nordeste.E entra ano sai ano e o sertão continua ao Deus dará.Então,diante dessas circunstâncias todas,é que o poeta popular já tá fazendo música,coisas engraçadas evidentemente,é mais ou menos assim:imagine o Brasil ser divivido e o Nordeste ficar independente. Já que existe no Sul esse conceito que o Nordeste é ruim,seco e ingrato, já que existe a separação de fato é preciso torná-la de direito. Quando um dia qualquer isso for feito todos dois vão lucrar imensamente começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente Dividindo a partir de Salvador o Nordeste seria outro país vigoroso,leal,rico e feliz sem dever a ninguém no exterior. Jangadeiro seria o senador o cassado-de-roça era o suplente cantador-de-viola o presidente e o vaqueiro era o líder do partido. Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente. Em Recife o distrito industrial; o idioma ia ser "nordestinense"; a bandeira,de renda cearense; "Asa Branca" era o hino nacional; o folheto era o símbolo oficial; a moeda,o tostão de antigamente; Conselheiro seria o inconfidente; Lampião,o herói inesquecido. Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente. O Brasil vai ter de importar do Nordeste algodão ,cana caju, carnaúba,laranja,babaçu, abacaxi e o sal de cozinhar. O arroz.o agave do lugar, a cebola,o petróleo,o aguardente. O Nordeste é auto-suficiente, o seu lucro,seria garantido. Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente. Povo do meu Brasil. Políticos brasileiros. Não pensem que vocês nos enganam, porque nosso povo não é besta.

    • Jonas Postado em 13/Sep/2013 às 10:57

      Sou contra todos esses absurdos que esse advogado disse, mas se alguém fizesse uma letra de música "Imagina o Brasil ser dividido e o sul ficar independente", seria considerada por muitos uma letra xenofóbica e racista, não é mesmo? Sei que essa letra que você postou aí só está exaltando as riquezas do nordeste, mas mesmo assim soa um pouco racista com o resto do Brasil. É preciso ter muito cuidado para não confundir orgulho com bairrismo preconceituoso.

      • Pinheiro Neto Postado em 13/Sep/2013 às 11:29

        A música, feita como repente, pelos dois compositores citados acima, não é nada mais nada menos do que uma resposta à xenofobia sulista para conosco. Inclusive, uma resposta bem elegante, já que ele diz: " Quando um dia qualquer isso for feito todos dois vão lucrar imensamente começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido". Nem todo sulista é xenófobo, claro, mas isso não significa que não possamos nos expressar repudiando o preconceito que há e é muitas vezes sentido, literalmente, na pele. Em nenhum momento da letra ou de minhas declarações eu diminui ou tentei ofender nenhum sulista. E não, não acho que a música ou minha opinião sejam bairrista, xenófoba ou preconceituosa.

      • Suzana Postado em 13/Sep/2013 às 14:03

        É muito comodismo usar o preconceito inverso como argumento. É muito fácil carregar raízes de uma região que não sofre de preconceito contra seu vestir, falar, agir. Como o negro, nordestino, deficiente ou homossexual. Não há por que se orgulhar de ser branco, sulista ou hétero. É muito fácil. A gente deve se orgulhar é de carregar um fardo por tudo que é e, mesmo assim, amar a si mesmo. Acho que a música segue este lema. O ignorante pensa que seria vantagem separar o nordeste e a música mostra que não seria bem assim. Não que fosse pior ou melhor, mas que poderíamos nunca fazer falta ao nordeste. Ou que a situação não melhoraria por aqui. Porque quem estraga o nordeste não são os nordestinos! São os espertos do sudeste e sul. E que ficaria melhor ainda para eles. Obs: sou do sudeste e se o país os separasse, eu acho que pensaria bem. Bate até uma vontade de me mudar para lá!

      • Pinheiro Neto Postado em 13/Sep/2013 às 17:00

        Venha Suzana, serás bem recebida. Pode ter certeza. De férias ou a trabalho mesmo. Só uma pequena parcela de nossa gente não é hospitaleira, geralmente os que pensam como o tal advogado do texto (uma elitezinha que não representa o povo, pra variar). De resto, somos felizes, hospitaleiros, trabalhadores e adoramos receber visitas.

      • Valdenir Vanalli Filho Postado em 09/Oct/2013 às 08:07

        Sou nascido e criado em São Paulo e sou filho de nordestina! Se o nordeste se separasse do restante do Brasil eu iria tratar de tirar a minha "cidadania nordestina" e iria embora do Brasil com certeza... Ia ser uma beleza ver o sul não tendo pra onde escoar sua produção, e ver as fábricas brasileiras se mudando para o novo país para aproveitar as novas oportunidades!!!

    • Leilane Postado em 13/Sep/2013 às 11:53

      Concordo permanente. Sábias palavras.

      • Pedro Postado em 16/Apr/2014 às 14:00

        Não há por que se orgulhar de ser branco, sulista ou hétero o c.., eu sou os 3 e me orgulho profundamente.

    • Augusto Formiga Postado em 13/Sep/2013 às 21:54

      Concordo plenamente com vc. Aliás, já está em tempo de de fazer um plebiscito quanto ao assunto.

  4. Klaus Vasconcellos Postado em 13/Sep/2013 às 10:11

    Prezado Senhor Gustavo Zanelli, Eu tenho uma ideia melhor ainda! Por que *o senhor* não vai embora do Brasil? Não vai fazer a mínima falta ao nosso país.

  5. Valéria Postado em 13/Sep/2013 às 10:12

    Imagina quando ele descobrir que a Primeira Faculdade de Direito foi fundada em Olinda (Pernambuco). Tenho pena deste rapaz ele é digno de pena, pois isso tudo é inveja, pois alguém me diga em que lugar do mundo a gente trabalha e tem praias maravilhosas para nosso lazer, só no nordeste e no Rio de Janeiro. Ele é altamente invejoso, vou mais nem fala nada, vai que é doença e contagiosa.

    • Fabio Postado em 13/Sep/2013 às 12:05

      Os dois primeiros cursos de direito do Brasil foram criados em 11 de agosto de 1827 em São Paulo, no Largo do São Francisco, atual USP, e Olinda, no Mosteiro de São Bento, ambos criados por um mesmo decreto no mesmo dia... Aliás foram os dois primeiros cursos superiores do Brasil, o último país das Américas a criar um curso superior... Naquela altura os EUA já tinham universidades específicas para negros...

      • Julia Postado em 15/Sep/2013 às 18:03

        O primeiro curso superior no Brasil foi a Escola de Medicina da Bahia, fundada em 1808 por Dom João VI.

    • Pâmela Vieira Postado em 13/Sep/2013 às 15:21

      No Espírito Santo tb, Valéria. E em Floripa tb =) Não é "só nordeste e Rio de Janeiro", não. Inclusive, moro em Vitória (capital do ES) que é uma ilha. O que não falta é praia, haha.

      • Edcarlos Postado em 14/Sep/2013 às 12:09

        Verdade Pâmela, no Sul também tem belas praias, como por exemplo; Praia Guarita em Torres-RS. O grande mal do preconceito e que na ânsia de nos defendermos, acabamos revidando com outro preconceito.

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:10

      Concordo Valéria, ele é mesmo digno de pena, como também de uma camisa de força. Façamos, então uma campanha para angariarmos uma para ele, pois está ele precisando e muito!

  6. goretti dias Postado em 13/Sep/2013 às 10:16

    gente, eu estou lendo isso mesmo? um Advogado, um homem culto, bem informado, falar um monte de asneiras dessas? Jesus, em que mundo nós estamos, o que está acontecendo meu Deus com essas pessoas, estão em desequilíbrio total! só Jesus salva um demente, maluco, desequilibrado desses, só Jesus na causa!

    • Fabio Postado em 13/Sep/2013 às 12:07

      Por que você acredita que por ser um advogado ele seja um homem "culto e bem informado", tem muita gente sem formação nenhuma que é muita mais culta e bem informada...

      • Vicenzo Postado em 13/Sep/2013 às 12:27

        Fabio, sem querer querendo, o povo acaba se entregando. Por ter um diploma, ele é considerado um sujeito culto e bem informado. Pode isso? Quando falam mal do nordeste, olha que alguns tem razão hein!!! Não façam mal juizo de mim, por favor, eu só fiz um comentário acerca do comentário infeliz da nossa amiga.

      • Buiú Bilau II Postado em 13/Sep/2013 às 16:20

        Boa! Ter diploma não quer dizer nada.

      • Julia Postado em 15/Sep/2013 às 01:55

        Vcenzo, Quando falam mal do sudeste também tem razão. Não me entenda mal!!!1ONZE Dizem que o ambiente lá pra baixo (no sudeste) é mal frequentado..

    • Edcarlos Postado em 14/Sep/2013 às 12:19

      Goretti, ele não me parece culto e muito menos informado. Temos que parar com essas ideias de achar que pelo fato de uma pessoa portar um diploma superior, ela tenha necessariamente alto nível cultural e intelectual.

  7. Mariana Postado em 13/Sep/2013 às 10:21

    Posso não concordar com a opinião do Sr Advogado porém, ele estava fazendo um desabafo em sua página pessoal do facebook. Acho desnecessário pessoas darem "print screen" em páginas pessoais e disseminarem na internet como se as pessoas não tivessem o direito de expressarem sua indignação em relação a fatos que compõem o seu cotidiano. Independente de não ser politicamente correto e moralmente aceitável, o comentário do Advogado expõe uma faceta do Brasil da qual muitos insistem em esconder, ou fingir que não existe a desigualdade social entre regiões. Sim ela existe, é gritante, absurda, há regiões que vivem em regime de escravidão, coronelismo e muita mas muita miséria. Separar o Brasil é o caminho? Não, este é um pensamento elitista, fingir que somos todos iguais no discurso do politicamente correto enquanto não somos? Não, isso chama-se hipocrisia. O que é preciso é um estado mais comprometido em reduzir a pobreza e inclinado para o desenvolvimento humano e técnico de sua população.

    • Patricia Garcia Postado em 14/Sep/2013 às 10:43

      Concordo plenamente com o seu comentário, querer esconder as diferenças para sermos politicamente corretos é tão absurdo quanto o comentário deste cidadão. Estamos nos tornando uma nação de hipócritas.

    • Osmar Postado em 16/Sep/2013 às 15:59

      Disse tudo Mariana, hoje tudo gira em torno do que é politicamente correto, ninguém mais tem liberdade de expressar sua opinião que tudo vira preconceito. Quer um exemplo? Hoje em dia todo mundo tem direito de fazer tatuagens, mas eu não tenho liberdade de dizer que eu acho uma obra de arte que deixa o corpo feio por que já me chamam de preconceituoso.

    • Aline Postado em 16/Sep/2013 às 16:09

      Concordo absolutamente

  8. Roni Postado em 13/Sep/2013 às 10:22

    O engraçado é que o preconceituoso sempre começa negando seu preconceito... Ele fala sobre "argumentos burros" da médica. Mas, com base em um comportamento de uma única pessoa, em uma situação específica, conclui que todo povo nordestino se comporta da mesma maneira. E ainda acha que apresentou uma boa justificativa pra pensar que o país não vai pra frente por causa do povo nordestino. Muito inteligente, não?

    • Maria Ines Postado em 13/Sep/2013 às 11:08

      É , a lista de idiotas , imbecis, racistas, cresce a cada dia. Este sr. conseguiu se formar no curso superior, mas não tem nada de culto, mente totalmente desequilibrada, como será o seu desempenho profissional? Pessoas como ele não acrescenta nada, muito pelo contrário!

      • Fabricio Postado em 13/Sep/2013 às 11:54

        Ele é a prova de que conhecimento não gera necessariamente esclarecimento. Gasolina não faz funcionar automóvel quebrado...

      • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:22

        Maria Inês, nunca julgue alguém pelos diplomas que possui, pois até os mentecaptos, dependendo do poder aquisitivo da família, podem adquiri-los em certa instituições de ensino superior no Brasil.

  9. cerrado Postado em 13/Sep/2013 às 10:35

    LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983.Define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências.Art. 11 - Tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente.Pena: reclusão, de 4 a 12 anos.Art. 22 - Fazer, em público, propaganda:I - de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social;IV - de qualquer dos crimes previstos nesta Lei. Pena: detenção, de 1 a 4 anos.

    • Carlo Henrique Postado em 14/Sep/2013 às 19:57

      Acho que ele pulou essa aula na faculdade! rsrsrs

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2013 às 09:55

      A JUSTIÇA SÓ JULGA SE FOR PROVOCADA, PRECISA QUE UM DE NÓS LEVE ESTA SITUAÇÃO AO SENHOR PROMOTOR ATRAVÉS DE UM ADVOGADO EM FORMA DE DENUNCIA... OU SEJA PARA QUE HAJA JUSTIÇA TEM QUE UM CIDADÃO COMUM LER UMA MATÉRIA DESTAS, E MESMO QUE OS DOUTOS REPRESENTANTES DA LEI A TENHAM LIDO TAMBÉM, NADA FAZEM SE O CIDADÃO COMUM NÃO TOMAR A INICIATIVA DE "CUTUCA-LOS" PARA QUE AJAM. MAS AQUI NÃO TEM GANHO POLITICO, ENTÃO NADA É FEITO.

  10. Jane Postado em 13/Sep/2013 às 11:05

    Eu não entendo o que ele faz no Maranhão se odeia tanto os nordeste? Nao conseguiu trabalho na sua região pq?

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:24

      Provavelmente seja por "excesso" de competência que ele não consiga trabalho em sua região!

  11. Araújo Postado em 13/Sep/2013 às 11:08

    Se a primeira faculdade de Direito foi em Olinda-PE,a primeira faculdade de Medicina foi em Salvador-BA.se tiver de separar que separe,pois a maioria dos NORDESTINOS,construiram São Paulo,tenho toda certeza que,vçs.precisam muito mais dos NORDESTINOS do nós precisamos de vçs.

    • João Paulo Quadros Postado em 14/Sep/2013 às 00:37

      Olha. O nordeste eh tão bom que os nordestinos vivem fugindo de lá. Sp construída por nordestinos? Sim peões de obra talvez. Separar? Juro que queria ver o seu espanto com a merda que ficaria o nordeste! Metade da população vive de bolsa esmola, isso não eh segredo. O lucro vindo do nordeste não paga nem os políticos que vocês produzem.

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:31

      A grande maioria das pessoas das regiões sul e sudeste não pensa assim, isto é apenas o pensamentos de poucos "restos de abortos", revoltados por serem desprovidos de massa encefálica e por ironia da natureza, ganharam uma vida que não merecem, creia!

    • Afonso Postado em 14/Sep/2013 às 23:42

      SUPER APOIADO ! sou nordestina moro no Recife ! Ele não soube do Êxodo rural que houve no passado ? e agora pra o sr advogado de merda ficar sabendo, esta acontecendo o inverso ! porque ? o NORDESTE que ele tanto detesta esta crescendo ! no ano passado(2012) foi a região que mais cresceu economicamente ! E SIIIM, mesmo sendo povo humilhado somos elogiados pela hospitalidade que temos ! E NÃO REVIDAMOS DE FORMA GROSSEIRA E ANTIÉTICA do jeito que ele fez .. fica a dica .. NAS FÉRIAS VENHAM PRO NORDESTE ^^

  12. Alexsandro Postado em 13/Sep/2013 às 11:09

    "A denominação República Federativa do Brasil indica que o país é alicerçado em uma federação, isto é, uma pluralidade de povos sob diversas latitudes, das mais diversas raças, crenças e origens, unidos para constituir um país. Portanto, a forma como o estado está organizado não é passível de discussão". O cara além de preconceituoso, é um imbecil, pois qualquer estudante de direito deveria saber que não há em hipótese alguma a possibilidade de se deliberar sobre o tema da separação, desmembramento, fragmentação de qualquer ente federado perante a União! Isto é uma Cláusula Pétrea presente na Constituição Federal de 1988.

    • leandro Postado em 05/Jul/2014 às 02:16

      então somos obrigamos a ser refem de um sistema feudal como este brasil hoje o é... isso e democracia onde um povo deve escolher sua diretriz .. esse brasil e grande e sucateado e roubado demais precisa urgente de uma separação em varios paises para acoisa começar a andar.

  13. Alexsandro Postado em 13/Sep/2013 às 11:10

    E outra,, para o Brasil se tornar uma nação de 1º mundo, ainda tem que ralar muuuuuuuuito! O centro-sul não é tão moderno e desenvolvido como ele menciona. Existem bolsões de pobreza em toda parte. Seja em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Vitória, Brasília, Porto Alegre, dentre outras cidades. Além disso, existe a carência de investimento em educação, ciência e tecnologia, saúde, segurança, trabalho, lazer e qualidade de vida. Aspectos entre os quais o país carece em todas as suas regiões!

  14. Luiz Postado em 13/Sep/2013 às 11:18

    Com toda certeza, esse rapaz é totalmente incapaz de qualquer argumentação crítica, não possui nenhuma base fundamentada concretamente para se referir aos nordestinos dessa forma. Seu caráter é indubitavelmente inconfiável, cheio de preponderância e arrogância. Infelizmente os cursos de graduação no Brasil, estão formando operadores medíocres do Direito, como esse ai! Você devia ter sua carteira da OAB cassada por esse preconceito absurdo.

  15. Valdir Rohweder Postado em 13/Sep/2013 às 11:28

    Não é preconceito( conceito pré-estabelecido )realmente o norte-nordeste é outro país, uma nação diferente, conceitos linguísticos, ,comportamentais, .Um gaúcho vai se sentir um marciano em qualquer estado do nordeste-norte e vice-versa. Quanto a separar do restante do país, eu concordo, que tipo de políticos o nordeste-norte poderia mandar para Brasília? Sarney, Severino Cavalcante, Tiririca?

  16. Rodrigo Postado em 13/Sep/2013 às 11:34

    mais um que comete face.buque.cidio

  17. Julio Romeu Postado em 13/Sep/2013 às 11:40

    É certo que existem muitas desigualdades sociais neste nosso amado Brasil, o que, até certo ponto, é compreensível devido ao tamanho deste gigante e a realidade das diversas regiões. A imensa gama de culturas regionais, a diversidade climática, ... só engrandecem a nossa pátria. Mas preconceito entre irmãos é inadmissível, respeito à todas culturas, respeito ao nosso povo. Respeito ao bravo povo nordestino, pois por ali começou a nossa civilização. Abaixo todo o tipo de discriminação. Fraterno abraço a todos.

  18. thiago Postado em 13/Sep/2013 às 11:50

    O pior de tudo é que no parana e em são paulo é cheio de gente que pensa o mesmo que ele.

  19. Fabricio Postado em 13/Sep/2013 às 11:52

    Mais um ignorante alienado que queima o filme do meu sul amado... Triste de ver...

  20. neto Postado em 13/Sep/2013 às 11:54

    qual a importância de um não-cidadão assim... separar o Brasil é xenofobia! credo! babaca de um advogado, não sabe nada da vida...que vá à guerra para saber como é o sangue de seus IRMÃOS feridos! que horror de não-pessoa, quase bicho-animal-quadrúpede!

  21. Carlos Landulfo Postado em 13/Sep/2013 às 11:56

    Enquanto membros de uma Sociedade ou nação não entenderem que fazemos parte de um todo, que dependemos uns dos outros nada vai mudar. Pra isso existe a doença, a dor a morte, para que pessoas como esta resgate no sofrimento a humildade perdida. Para doença a dependência do remédio, da ajuda de terceiros ou de quem fabricou e assim vai, para morte o trabalho dos abutres, da terra, dos coveiros e etc. Humildade irmão, você merda de advogado não é melhor que ninguém, que o destino sempre se encarregue de dá uma resposta.

  22. Ana Paula Postado em 13/Sep/2013 às 12:15

    Ele fala: nós aí do Brasil... Como se onde ele estivese (MA) não fosse. Como disseram: facebookcidio Eu é nao contrataria os serviços desse babaca

  23. Zeca Postado em 13/Sep/2013 às 12:35

    Cada um tem direito a sua opinião. Também acho que o Brasil é muito grande e sua diversidade cultural impede que muitas coisas sigam a diante, como é evidente na camara e senado. A mentalidade política de um maranhense é bastante distinta de um paranaense e isso nao se pode negar. Já sobre os protagonistas dessa história, acho que o Gustavo se se sente assim deve sair urgentemente do maranhão evitando ofender suas instituições e sua gente e o Klaus não passa de um oportunista querendo seus 15 minutos de glória em defesa dos nordestinos.

    • Sidnei Postado em 14/Sep/2013 às 19:53

      " A mentalidade política de um maranhense é bastante distinta de um paranaense e isso nao se pode negar." Besteira. Para cada Renan Calheiros existe um Paulo Maluf; para cada Collor existe uma Yeda Crusius. Então onde está a tal "mentalidade política diferente" do Sul? Obs.: Sou paranaense.

  24. Rodrigo Postado em 13/Sep/2013 às 12:37

    Uai, ele tem todo o direito de pensar que separar o Brasil seja uma boa solução. Na região sul, centro sul, o pensamento separatista é bastante forte, não acho que seja a melhor solução, mais quem sabe tornar os estados mais fortes ajude no nosso desenvolvimento, visto que o nosso atual modelo não funciona!

  25. Thiago Teixeira Postado em 13/Sep/2013 às 12:39

    Esse advogado postou e falou o que a elite branca paulistana pensa do Brasil mas tem receio de falar. Pelo menos assumiu a postura arrogante e expressou o que sente do nordeste.

    • Carlos Eduardo Postado em 13/Sep/2013 às 13:36

      Esse indivíduo não disse somente o que pensa a elite branca paulistana, mas, de modo geral, a classe média do Centro Sul do país. Infelizmente, falta a este indivíduos e outras pessoas que pensam como ele uma vivência, leitura da realidade, estudos de história, antropologia, sociologia. Sinto dizer isso, mas pessoas como este cara, se viajarem pelo Brasil ou pelo exterior, devem apenas fazer o roteiro hotel-ônibus com ar condicionado-quiosque de praia., esquivando-se de conhecer a realidade dos locais visitados, seja das cidades do interior ou das grandes cidades, haja vista que faltam-lhes uma devida leitura e conhecimento sobre o mundo, e a pseudo-ciência que, certamente, ele verborragiar por aí, certamente, será prejudicial para a sociedade. Que ele permaneça na lindeza do Batel e do Bigorrilho em Curitiba, que, assim, não fará mal a ninguém.

  26. Andre Postado em 13/Sep/2013 às 12:43

    collor, sarney, calheiros, inocêncio de olliveira, garibaldi alves,...

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Sep/2013 às 19:17

      FHC, Maluf, Pita, Garotinho, Genoíno, Dirceu, Serra, Fleury, Quércia ...

  27. Guilherme Aguiar Postado em 13/Sep/2013 às 12:54

    Bah, o cara teve a experiência de UM contato infeliz - de trabalho, possivelmente - com uma médica nordestina e, por isso, qualificou os outros tantos milhões de cidadãos nordestinos como pessoas sem cultura e desqualificados para estarem em união com os demais estados federados, com o infeliz argumento de que se uma médica nordestina se comporta desta maneira, os demais cidadãos - com menor escolaridade - se comportarão muito pior. E mais, incitou o ódio contra os nordestinos, se declarando disposto a uma guerra separatista, colocando a palavra na boca dos que moram no sul do Brasil – como se o seu argumento fosse uma unanimidade-, se referindo que não "aguentamos" a cultura nordestina. Tu tiveste UM contato de trabalho com UMA só pessoa no nordeste - contatos de trabalho, ainda mais na advocacia, quase sempre são truculentos - e, por isso, tirou a pior das conclusões sobre uma cultura inteira. Pelo princípio da proporcionalidade do Direito brasileiro, que tu bem conhece (ou deveria conhecer), foste totalmente desproporcional em teu posicionamento, infeliz, precipitado e preconceituoso. Nada do que tu disseste fez sentido pra mim. Sou sulista como tu, “magrão” e tu também não me representa. Cada palavra do teu “depoimento” envergonha as pessoas que moram no sul. Por isso, eu te digo, são as palavras de um sulista de Porto Alegre: É NOS QUE NÃO AGUENTAMOS ESSE PRECONCEITO AQUI! Veja bem, as melhores pessoas que conheci na minha vida estão no sul, mas também estão no nordeste, no norte, no sudeste e no centro-oeste do país... vou além, conheci, também, pessoas maravilhosas no norte da Europa, no sul da Espanha, no centro-oeste da Colômbia, no sul do Chile. Você não é capaz de entender que todos nos somos iguais? Discriminar uma cultura é se autodescriminar, pois todos nos viemos de culturas muito, mas muito semelhantes. Nos não vivemos em planetas diferentes. Somos seres vivendo no mesmo jardim. Como tu pode falar que não encontrou nada de bom nas pessoas nordestinas? O ódio que tu carrega é o amor que tu deixa de dar, meu amigo. O conselho que eu te dou? Desligue a televisão, porque ela ta comendo teu cérebro e tenha um amigo nordestino. Assim, ele vai poder te ensinar como ser uma pessoa melhor. Guilherme Aguiar - Advogado.

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:43

      Bravo, amigo, concordo em gênero e grau, indivíduos desse tipo, precisam tomar uma over dose de "se mancol", para tentar ser feliz, pois, na realidade, não passam de pobres diabos infelizes que tentam jogar seus recalques em cima do primeiro que aparece, no caso a pessoa com quem ele afira ter tido um contato desagradável em São Luiz do Maranhão. Pessoas assim denigrem a imagem de seus conterrâneos.

    • Lucy Rocha Postado em 14/Sep/2013 às 13:39

      Guilherme, também sou advogada, mas recentemente estudei alguns transtornos da personalidade e como estes se manifestam nas relacões de todo genero. A ciencia dá nome para essa gradiosidade, para esses indivíduos com noção exagerada de importância pessoal não baseada na realidade, com essa preocupação com fantasias de sucesso, riqueza, poder, beleza e amor acima do normal e o pior de tudo, sem compaixão ou empatia. São arrogantes, fracassados, inseguros que buscam em pessoas desavisadas ou como elas, uma platéia que os possa admirar pelas suas asneiras. No final não conseguem nada além de fazer muitos estragos na vida daqueles que estão dentro de sua própria casa e seus subordinados. Alguns até alcançam êxito maior. Hitler foi um deles. O narcisismo patológico é uma praga epidemica das novas sociedades e para combate-la precisa conhecer seu modus operandi e fechar-lhes todas as portas, destruindo suas platéias. Este lixo não merece toda a atenção que está recebendo. É na verdade um menino com idade emocional de 6 anos, idade na qual só existe os desejos da criança e mais nada. A diferenca é que a crianca cresce e desenvolve um senso de respeito e empatia. Eles, nunca.

  28. rejane Postado em 13/Sep/2013 às 12:54

    As redes sociais mais uma vez dando voz aos imbecis. Bom, ou melhor, ótimo que se expresse, que caiam as máscaras. Um inimigo tão pouco inteligente que se expõe para milhões. E parece, para dizer o mínimo, que não conhece as leis, né?

  29. Jemerson Damasio Postado em 13/Sep/2013 às 12:55

    Essas ideias são bizarras que só me ocorre uma coisa: como essa mídia é pobre a ponto de publicar essas asneiras. Porque ideias ruins todo mundo tem, mas dar evidencia a elas, é mérito de jornalismo ruim. Parabéns.

  30. Eliel Ribeiro Postado em 13/Sep/2013 às 13:01

    babaca, todo dia tem uma nesse país querendo aparecer...

  31. papapapddda Postado em 13/Sep/2013 às 13:04

    Alguém ainda ouvi as asneiras desse jegue? Pelo amor de Deus, ignora-o, só quer aparecer coitado.

  32. Victor Postado em 13/Sep/2013 às 13:09

    Acho que esse camarada levou um par de chifre de um Nordestino...

  33. Marcelo Postado em 13/Sep/2013 às 13:31

    http://www.youtube.com/watch?v=5wDFg8dKd4I

  34. Jaílson M. Postado em 13/Sep/2013 às 13:46

    Deixando os detalhes de lado, a ideia é ótima! O Brasil é um país grande demais, e o Nordeste poderia proclamar sua independência, mostrar sua força e toda sua garra. Eles já tem uma cultura e um povo forte, que realmente não se encaixa no resto do país, além de quase terem um idioma próprio, que falado, é muito diferente do nosso, quase incompreensível em certas ocasiões. Cada um com a sua economia, sem os débitos exorbitantes de repasses estaduais, eles iriam usar essa carência como oportunidade para investir em sua própria terra. Nada mais justo. Separação já!

  35. Almir Santos Postado em 13/Sep/2013 às 14:02

    Pessoal, se o Nordeste é ruim o porque deste SACRIPANTA, vir para cá se formar, pelo visto foi um verdadeiro tiro no pé que ele deu. CANALHA isto sim é que ele é

  36. Kroazka Postado em 13/Sep/2013 às 14:34

    Acho que deve separar mesmo. Por que não fazem um plebiscito pra ver se os nordestinos aceitam a ideia? Quanto mais descentralizado for o estado, mais fácil de administrar. No Sul do país tem um movimento separatista muito grande, já tentaram se separar da união algumas vezes. Só que seria uma involução muito grande, tanto para o país quanto para a região, e além disso, é inconstitucional, a União é indissolúvel.

  37. Rodolfo Postado em 13/Sep/2013 às 14:39

    http://www.youtube.com/watch?v=mOpSBFq_V70 Rapaz.... como nordestino eu devo dizer que gostaria sim de ver meu nordeste independente.

    • Pinheiro Neto Postado em 13/Sep/2013 às 16:24

      Exatamente meu ponto de vista, que exteriorizei acima e fui chamado de xenófobo e preconceituoso.

  38. Alexandre Alves Postado em 13/Sep/2013 às 14:53

    Veio pro Nordeste porque no Sul passaria fome.

    • joseph Postado em 13/Sep/2013 às 20:50

      Só pode ser viu Alexandre! É bem provável que sim!

  39. Jade Green Postado em 13/Sep/2013 às 15:15

    Além dos erros gramaticais grotescos, doutorzinho analfabeto, volte para a escola.

  40. Wilson Cabús Postado em 13/Sep/2013 às 15:39

    Não sei se ele foi ou não bem tratado na UFMA pela tal médica,nem sei que tem razão. Mas mesmo que ele tenha sido mal tratado e tenha razão o preconceito reside no ponto em que ele pega esse exemplo e generaliza como sendo um problema de todos os nordestinos.

  41. Dayse Viana Postado em 13/Sep/2013 às 15:53

    Nossa! gostei do face.buque.cidio.

  42. Sandra Medeiros Postado em 13/Sep/2013 às 16:03

    Não me surpreendo com mais essa demonstração de arrogância, ignorância social antropológica, que acomete a maioria dos sulistas e sudestinos! O depoimento desse ignóbil e mal educado senhor é mal escrito e de uma ridicularia ímpar! Ele é quem deveria ser deportado do país. Não merece sequer ser considerado cidadão brasileiro! Vade retrro!!!

  43. Manolito Postado em 13/Sep/2013 às 16:04

    ... Acham mesmo tão absurdo assim, um movimento separatista? Seria interessante pro "Brasil do Norte", até - afinal de contas nos venderiam energia e ganhariam muito dinheiro com turismo. O balanço geral da União faria mais sentido, e o "Brasil do Sul" veria-se livre de parlamentares do norte e nordeste - estes que, quase que em sua totalidade, sugerem as maluquices que tentamos todos combater. Antônio Carlos Magalhães poderia os parentes pra serem donos não só da Bahia e estados vizinhos, mas de todo um país! Olha só que lindo. Ainda estou pra ler algum "absurdo" escrito por esse advogado; as atitudes de "sabe com quem está falando? (distinção)", "emprego de confiança pros meus parentes (nepotismo)", "lutei muito pra chegar aqui, então este cargo é meu pra usar como bem entender (promiscuidade entre público e privado)" são absurdamente comuns no Pará, em Pernambuco e no Ceará - e em praticamente todos os estados "do norte e nordeste". Isso não é preconceito: é constatação.

    • Jorge Filho Postado em 13/Sep/2013 às 22:04

      E os parlamentares do Sul-Sudeste são santos. Falou ainda mais asneiras que o advogado.

  44. Raimundo Uchôa Postado em 13/Sep/2013 às 16:17

    Temos que fazer uma Campanha Nacional contra esse tipo de preconceito, que vez e outra aparece em relação ao Nordeste e sua gente, com ofensas e menosprezo! Esse caso lamentável e repugnante, protagonizado por esse tal de Gustavo Zanelli não será o último. Portanto, todos os brasileiros, sejam nordestinos, nortistas ou não, que não aceitam esse tipo de comportamento devem manifestar sua repulsa e sua indignação. Se esse indigesto Zanelli não aprendeu pelo amor a respeitar seus semelhantes, que aprenda pela dor, tanto física como moral!

  45. renato Postado em 13/Sep/2013 às 17:02

    Não percam tempo com isto, gente... Por favor perdoem o pessoal do Paraná não é todo assim. È um lá outro cá. E já passa. Não deem bola, nós aqui temos que conviver com ele, mas vocês não. No final de semana vamos deixar ele passear no parque. Por favor não vão atirar pedra. Ele precisa.

  46. Ricardo Postado em 13/Sep/2013 às 17:26

    "Veio pro Nordeste porque no Sul passaria fome." é verdade, e agora vai ter que voltar a passar fome. ou não.

  47. zepires Postado em 13/Sep/2013 às 17:51

    Anos e anos de estudo e...

  48. sandra Postado em 13/Sep/2013 às 18:51

    Isso é o que dá esses diplomas pagos, e o comércio das faculdades de direito que vem possibilitar os Zés ninguéns a receberem títulos de advogado, aí já pensam que são gente, a arrogância doentia é tanta que ainda exigem que sejam tratados por Dotô, ignoram que para isso tem que ter tutano... É mais um cabeça oca.

    • Vera lins Postado em 13/Sep/2013 às 19:59

      Este não merece nem indignação. Não comparem este sujeito a um quadrúpede para não ofender a espécie.

    • Gerardo Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 10:54

      Certo. Mas motivo de alegria é saber que a excessiva umidade contida na fala desse escarro da natureza fará com que, dentro em breve, seu diploma comprado seja dissolvido e não passe de pasta de celulose que servirá somente para o fabrico de papel novamente.

  49. Murilo Duarte Postado em 13/Sep/2013 às 19:22

    isso é um animal, que dizer um nada um ser vegetante, um ninguém, um balaio de merda... Um burro, não comparado ao animal mas sim a sua formação, um despreparado... ele não sabe o que é o Nordeste! agora Doutorzão vai perder seu direito de ser advogado, agora e pergunto e ai vai fazer o que???

  50. Viviane Postado em 13/Sep/2013 às 20:45

    É tão idiota que esquece, que foi no Nordeste que nasceu o país. Somos todos um pouco nordestinos desde o nascimento.

  51. L. Caldas Postado em 13/Sep/2013 às 20:57

    Depois que li a confusão do "relatório" do senhor advogado, eu, aqui de tão longe mas fazendo-me valer dos meus direitos de cidadão brasileiro, aconselharia este senhor a fazer um curso de formação acelerada, se puder, em Português. O tal relatório é um amontoado de palavras difíceis de decifrar, talvez, por não Maranhenses...lá vai o tempo que os advogados do Brasil eram bons e se sentiam muito no seu bom Português arrancado dum profundo conhecimento da sua origem etimológica: o Latim.

  52. Rafael Postado em 13/Sep/2013 às 21:22

    Tenho orgulho do povo nordestino, temos que expatriar um jumento deste, ops!! Jumento é mais inteligente que uma ameba desta.

  53. paulino Postado em 13/Sep/2013 às 21:23

    não da agora que somos vítima de discurso racista por parte do povo do sul ,ja manadaram matar um nordestino afogado pq o noreste vou na Dilma, outra foi o NEIMAR que em um comentario racista quando chamou todos de Paraiba sem falar dos famoso que falaram mal do nordeste mais esse esse caras esquece que os brasileiros inlustres em sua maioria são daqui do nordeste,sou alogoano sim e quero respeito nós aqui aceitamos o povo que vem do sul e não e não temos preconceito ele deu uma infeliz ideia de separa o nordeste e o norte do resto do brasi , mais bem que seria bom para mostrar para esse mal carater que nós capaz e não precisamos gentinha como ele

  54. Henrique Postado em 13/Sep/2013 às 22:23

    Esse 171 oficial, ops, divogado, é o verdadeiro traidor da pátria.

  55. Henrique Postado em 13/Sep/2013 às 22:26

    Para o BURRO PRECONCEITUOSO divogado. Dá para imaginar o Brasil sem eles? Adonias Filho, Afrânio Peixoto, Alberto Nepomuceno, Alceu Valença, Alcione, Antonio Bandeira, Anísio Teixeira, Ademilde Fonseca, Aderbal Freire Filho, Ariano Suassuna, Ascenso Ferreira, Assis Valente, Augusto dos Anjos, Aurélio Buarque de Hollanda, Austregésilo de Athayde, Barbosa Lima Sobrinho, Batatinha, Belchior, Bezerra da Silva, Câmara Cascudo, Capiba, Capinan, Capistrano de Abreu, Carlos Castello Branco, Carlos Marighela, Castro Alves, Catulo da Paixão Cearense, Celso Furtado, Chacrinha, Chico Anysio, Chico César, Chico Science, Cícero Dias, Claudionor Germano, Coelho Neto, Cussy de Almeida, Daniela Mercury, Daúde, Delmiro Gouveia, Dias Gomes, Djavan, Dom Helder Câmara, Dominguinhos, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, Eleazar de Carvalho, Ellen de Lima, Elomar, Emanoel Araújo, Epitácio Pessoa, Evaldo Cabral de Mello, Evandro Lins e Silva, Evanildo Bechara, Ferreira Gullar, Fortuna, Francisco Brennand, Francisco Julião, Frei Caneca, Gal Costa, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Geraldo Vandré, Gilberto Freyre, Gilberto Gil, Gilvan Samico, Giocondo Dias, Glauber Rocha, Gordurinha, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Graciliano Ramos, Gregório de Matos, Guel Arraes, Helonieda Studart, Henrique Dias, Heraldo do Monte, Herbert Viana, Hermeto Paschoal, Hermilo Borba Filho, Humberto Teixeira, Ivete Sangalo, K-Ximbinho, Jacques Klein, J. Borges, Jackson do Pandeiro, Jararaca, João Cabral de Melo Netto, João Câmara, João do Vale, João Gilberto, João Ubaldo Ribeiro, Joaquim Cardozo, Joãosinho Trinta, Joel Silveira, Jorge Amado, Jorge de Lima, José Américo de Almeida, José Condé, José de Alencar, José Dumont, José Ermírio de Moraes, José Lins do Rego, José Wilker, Josué de Castro, Josué Montello, Lázaro Ramos, Lêdo Ivo, Lula, Luís Americano, Luís Viana Filho, Luiza Erundina, Luiz Bandeira, Luiz Carlos Barreto, Luiz Gonzaga, Luperce Miranda, Manezinho Araújo, Mano Décio da Viola, Manuel Bandeira, Marco Nanini, Maria Bethânia, Mário Cravo Neto, Marlos Nobre, Mestre Vitalino, Miguel Arraes, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Nelson Ferreira, Nelson Rodrigues, Nise da Silveira, Odylo Costa, Patativa do Assaré, Paulo Freire, Pedro Américo, Rachel de Queiroz, Raul Seixas, Riachão, Rildo Hora, Rui Barbosa, Santa Rosa, Severino Araújo, Sílvio Romero, Sivuca, Solano Trindade, Sousândrade, Tobias Barreto, Torquato Neto, Turíbio Santos, Waldick Soriano, Wally Salomão, Walter Santos, Walter Wanderley, Zagalo, Zé Dantas, Zé da Velha, Zé do Norte, Zé Ramalho, Zé Trindade. Todos nordestinos. Dá para imaginar o Brasil sem eles?

  56. Adalberto Postado em 13/Sep/2013 às 22:34

    Ele esqueceu de lembrar ques as maiores riquezas naturais estão no Norte, precisamente na Amazônia. Ponto pra nós aqui de cima.

  57. Henrique Postado em 13/Sep/2013 às 22:36

    O preconceito é ensinado em casa.

  58. Henrique Postado em 13/Sep/2013 às 22:40

    Depois vai chorar no tacho do capeta e não sabe porque, daí, é bom que leia a Bíblia para achar uma brecha na lei, senão a 'coisa' vai esquentar pro lado do 171-divogado.

  59. peres Postado em 13/Sep/2013 às 22:56

    Esse Dr. Com sobre nome zanelli parece nem ser brasileiro se manda daqui o Brasil e do povo brasileiro.

  60. A verdade Postado em 14/Sep/2013 às 05:46

    Esse imbecil quer aparecer, quer estar em evidencia, ja que alem de desconhecido, demonstra ser um poco de ignorancia

  61. Rachel Postado em 14/Sep/2013 às 09:21

    Fui poucas vezes para o Nordeste, e tenho alguns bons e velhos amigos por aí, os nordestinos conheci aqui em São Paulo, sem dúvidas é o povo mais hospitaleiro que conheci, falo pq já morei no Paraná (como esse advogadozinho aí) e lá posso dizer que sim, o povo é mal educado e de mal com a vida. Qdo fui para o Nordeste, nunca me senti tão bem, e o que me deixou muito orgulhosa era quando amigos de outros países elogiavam principalmente o pessoal do Nordeste, e a diferença de cultura das regiões, isso sim, pra mim é o que faz o Brasil ser tão diferente e tão querido mundo afora.

  62. Heraldo Souza Postado em 14/Sep/2013 às 11:36

    Dividos êh mais fácil conquistar. Tio Sam

  63. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 14/Sep/2013 às 11:48

    Eu fico aterrado como eziste pessoas com tanto egoismo e mediocridade para postar uma coisa desta. O cidadão São Paulo capital e o Sudeste tem que dar glória aos Nordestinos por terem construído essa região toda. Vai falar besteiras no palácio da rainha da Inglaterra.

  64. Felippe Postado em 14/Sep/2013 às 18:04

    Não perdoo o advogado fã de Hitler Gustavo Zanelli Ferreira.

  65. Mariane Timbó Postado em 14/Sep/2013 às 19:43

    No meu ponto de vista esse pobre de espirito, só ta querendo chamar atenção a qlqr custo. . Sou cearense com muito orgulho! Amo o meu estado, a minha cultura...

  66. Francinete Oliveira Postado em 14/Sep/2013 às 22:53

    Nordeste independente? seria ótimo. Vejam o que mostra a canção: Já que existe no sul esse conceito Que o nordeste é ruim, seco e ingrato Já que existe a separação de fato É preciso torná-la de direito Quando um dia qualquer isso for feito Todos dois vão lucrar imensamente Começando uma vida diferente De que a gente até hoje tem vivido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente Dividindo a partir de Salvador O nordeste seria outro país Vigoroso, leal, rico e feliz Sem dever a ninguém no exterior Jangadeiro seria o senador O cassaco de roça era o suplente Cantador de viola o presidente O vaqueiro era o líder do partido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente Em Recife o distrito industrial O idioma ia ser nordestinense A bandeira de renda cearense "Asa Branca" era o hino nacional O folheto era o símbolo oficial A moeda, o tostão de antigamente Conselheiro seria o inconfidente Lampião, o herói inesquecido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente O Brasil ia ter de importar Do nordeste algodão, cana, caju Carnaúba, laranja, babaçu Abacaxi e o sal de cozinhar O arroz, o agave do lugar O petróleo, a cebola, o aguardente O nordeste é auto-suficiente O seu lucro seria garantido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente Se isso aí se tornar realidade E alguém do Brasil nos visitar Nesse nosso país vai encontrar Confiança, respeito e amizade Tem o pão repartido na metade, Temo prato na mesa, a cama quente Brasileiro será irmão da gente Vai pra lá que será bem recebido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente Eu não quero, com isso, que vocês Imaginem que eu tento ser grosseiro Pois se lembrem que o povo brasileiro É amigo do povo português Se um dia a separação se fez Todos os dois se respeitam no presente Se isso aí já deu certo antigamente Nesse exemplo concreto e conhecido Imagina o Brasil ser dividido E o nordeste ficar independente Povo do meu Brasil Políticos brasileiros Não pensem que vocês nos enganam Porque nosso povo não é besta

  67. Alex Costa Postado em 15/Sep/2013 às 09:06

    O nordeste é maravilhoso!!! Políticos geniais, músicos idem, artistas ótimos, por que então não se separam e seguem com suas vidas esplendorosas e nos aqui no sul/sudeste com a nossa miséria?

  68. Marcos Postado em 15/Sep/2013 às 17:49

    É fato que a região sudeste principalmente sustenta o país, se SP fosse independente seria certamente um país de primeiro mundo, sou contra obviamente a "independência de certos estados" mas qual o problema da opinião do kra? A OAB ficou ofendida, a instituição mais podre corrupta e sustentada por todos assassinos desse país ficou ofendida? OAB de todas vc é a que menos tem moral.

  69. Jordão Sulipa Postado em 16/Sep/2013 às 01:33

    Quando vê esse tipo de excremento é o primeiro a correr todo cagado de uma guerra. Pode ir atrás de manezão, que tem um caso de abandono, ou seja um nordestino que o abandonou. Tem nada não doutor o senhor encontra outro no sudeste, pois lá está cheio de nordestino. Agora tu imagina a pessoa ser defendido por uma praga dessa. Esse coitado tá sofrendo de preconceito agudo. Quem sabe, depois de ser abandonado por um negão da Bahia, vão vai se consolar em Miame. Vai fazer compra num sexshop e se delicia com as últimas novidades nenén.

  70. Chupa que é de uva Postado em 16/Sep/2013 às 01:34

    Babacas tem em todos os lugares do mundo.

  71. Alexandre Postado em 16/Sep/2013 às 12:01

    Excluindo-se o monte de idiotices que esse “advogado” falou, gostaria de entender o pq esse assunto na maioria das vezes é tratado como preconceito, me pergunto, porque em tantos outros países os movimentos separatistas acontecem e não tratamos dessa forma, até enxergamos como uma busca por vidas melhores... Existem esses tipos de movimentos no Canadá, na Espanha, entre outros. Sou de Curitiba e sou casado com uma baiana, gosto da Bahia e teria inúmeras razões para pensar de forma contrária a movimentos separatistas, mas confesso que acredito que a região sul do Brasil seria um "país" melhor para se viver. E a razão disso não é porque gosto ou não de nordestinos, paulistas, cariocas, acreanos e etc, a única razão que entendo como aceitável é puramente política, acredito que um país menor seria mais fácil de gerenciar, controlar... enfim, os chatos de plantão que guardem seus xingamentos na gaveta, não estou aqui pra brigar por um movimento “o sul é o meu país” mas sim para debater, o porque esse tipo de movimento é visto somente como preconceito ?

    • Caio Postado em 16/Sep/2013 às 18:20

      A resposta é que aqui tudo é visto como preconceito, homofobia, xenofobia, xxxxfobia, tudofobia...

    • francisca Postado em 16/Sep/2013 às 21:25

      Seu bostético, sai do Maranhão cara o que vc está fazendo aí? será que algum louco tem a coragem de contratar seus serviços de advogado? seu lugar deve ser mesmo num hospital psiquiátrico.

    • Kássia Postado em 21/Sep/2013 às 14:13

      Olha sou Ludovicense e relato aqui, nunca vi o Nordeste e Norte com tanto repúdio a um comentário como esse, não pelo movimento separatista em si, pois não perderíamos nada com isso temos abundância em riquezas naturais, empresas Sulistas estão em territórios Nordestinos explorando nossas terras pois tomaram conhecimentos de reservas de gás aqui no Maranhão estas podem ser maiores que a do pré-sal. Nem todo Nordestino é ignorante, afinal, em todo lugar seja no Norte, no Sul. você encontrará pessoas ignorantes!

    • Miguel Postado em 25/Nov/2013 às 19:20

      A base do movimento não é preconceito com os demais, não sei porque entendem assim...

  72. Marcos Vinícius Garces Postado em 16/Sep/2013 às 12:50

    Sou nordestino, mas se separassem o norte/nordeste do restante do país era um favor que faziam para muito de nós, confesso que somos indiferentes a questões geográficas deste país, como também seremos indiferentes a quaisquer movimentos separatistas, nós que somos desprovidos de preconceitos, ignorância e estupidez. Quer separar? Pois, então separe, moço

  73. Brasil é mil ! Postado em 16/Sep/2013 às 13:47

    Absurdo ! Conheci São Luís e os Lençóis Maranhenses, e digo: poucas vezes na vida, e já rodei o mundo, vi povo tão educado e acolhedor como o maranhense ! E de quebra ainda é o português mais bem falado que vi no país. A culinária ? Excelente ! Arroz de cuchá , não lembro como escreve, sucos de frutas maravilhosos e etc... Esse coxinha deve ser alguém muito infeliz. Ah... As mulheres, fruto da mistura de holandeses, franceses, portugueses, negros e índios são BELÍSSIMAS... Pena que fiquei pouco tempo...

  74. Adelson Carvalho Postado em 16/Sep/2013 às 20:06

    Sou Paulista de Nascimento, mas, nordestino de coração. VIVA O NORDESTE, ESSE POVO VALENTE. Vivo no nordeste, vivo no sudeste ou em qualquer região do meu amado Brasil, Não vai ser um demente qualquer, que se diz ter nivel superior, que vai me fazer pensar diferente.

  75. Suelly Postado em 17/Sep/2013 às 10:29

    É mais ganhar dinheiro no Nordeste tu quer né filho da puta

  76. Prof. Manoel Postado em 18/Sep/2013 às 15:18

    GENTE: SOMOS TODOS BRASILEIROS. O ÚNICO SANGUE DERRAMADO NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL FOI DE DUAS HEROÍNAS BAIANAS (SÓROR JOANA ANGÉLICA E A 'SOLDADO' MARIA QUITÉRIA). HOUVE A CABANAGEM NO PARÁ E A BALAIADA NO MARANHÃO. TEMOS QUE LUTAR SIM É PARA ACABAR COM O PACTO FEDERATIVO PARASITÁRIO DO BRASIL: O SUDESTE E O SUL (7 ESTADOS) SUSTENTAM NORDESTE, NORTE E CENTRO-OESTE (20 ESTADOS)... NO NORDESTE E NORTE NÓS NÃO SUSTENTAMOS O POVO, MAS UMA NOBREZA ARISTOCRÁTICA DE POLÍTICOS E MAGISTRADOS COM SEUS PRIVILÉGIOS, ENQUANTO OS VASSALOS SOMOS TODOS NÓS QUE PAGAMOS UMA DAS CARGAS TRIBUTÁRIAS MAIORES DO PLANETA E NÃO TEMOS RETORNO JUSTO EM ESCOLAS, HOSPITAIS, SANEAMENTO BÁSICO, ESTRADAS... TEMOS SIM É QUE LUTAR CONTRA ESTA NOBREZA, SOBRETUDO DESTAS REGIÕES. VOU DAR UM EXEMPLO: O AMAPÁ SÓ PRODUZ 20% DE SUAS NECESSIDADES, O RESTANTE SOMOS NÓS DO SUDESTE E SUL QUE PAGAMOS. ENQUANTO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVO DE MACAPÁ É UM LUXO, O POVO VEGETA EM CONDIÇÕES SUB-HUMANAS. UM ALUNO DE LÁ SAI DA ESCOLA PÚBLICA E É UM ANALFABETO FUNCIONAL: NÃO SABE LER E INTERPRETAR E NEM AS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. Se alguém quiser saber mais a respeito disto tudo é só ler gratuitamente o livro 'Povo Brasileiro:Indignai-vos' no site Scribd ou no Calaméo. Abandonemos o preconceito: foi o nordestino que construiu Brasília (a capital parasita do Brasil). Vamos lutar contra esta nobreza!!!

  77. Ronaldo Postado em 23/Sep/2013 às 12:15

    Não sou a favor da separação do Brasil,porque somos uma uma nação norte sul leste oeste,mais sou a favor que o sul votassem em senadores dep. federais do nordeste e que o povo do nordeste votassem em senadores e dep.federais do sul

  78. Luciano Postado em 26/Oct/2013 às 01:58

    Sou apaixonado pelo estado do Maranhão e pelos estados da região norte e nordeste em geral, quando visito esses estados me sinto livre mentalmente e fisicamente, assim que eu puder vou a São Luis dançar um reggae, comer um peixe frito, tomar umas cervejas e ser feliz.

  79. TETEU Postado em 10/Dec/2013 às 02:59

    quem é esse dai??? sou nordestino quem tá incomodado vaza! quer guerra pode vim para cima! só lembrando aqui não é paraguai ou uruguai nao. ok? aqui não matamos a natureza faz isso por nós ^^

  80. Valdir Tabicatto Postado em 23/Jan/2014 às 14:41

    Concordo TOTALMENTE com o Dr.Zanelli e, ainda, com todos os que aqui postaram. O brasil, paisinho subdesenvolvido, de terceiro mundo, PASSOU DA HORA, de ser dividido em mais ou menos, para COMEÇO DE CONVERSA, 08 (oito) partes. É LÓGICO que o sul SERÁ dividido do "resto dos estados", leia-se: norte e nordeste onde, a grande maioria são vagabundos que passam suas medíocres vidas mamando nas tetas do governo, com programas como bolsa esmola, bolsa prostituição, entre outros, cujos BENEFÍCIOS pagos pelo governozinho de merda, são as custas dos CIDADÃOS TRABALHADORES do sul do país, SIM!!! Mas, FELIZMENTE, é só uma questão de tempo! Logo, logo estaremos RUMO ao topo dos países desenvolvidos, aí é que eu quero ver, LOL! Essa separação, como o Dr. muito bem colocou, será por opção dos estados do sul do país, através de uma BELA REVOLUÇÃO POPULAR, onde, no mínimo, 5/4 (cinco quartos) da população do país será ABATIDA em conflitos que, COM TODA CERTEZA, será por uma boa causa! Neste caso, nem decretando estado de sítio para acabar com a situação de REVOLTA POPULAR, uma vez que o número de civis são MUITO MAIORES do que exército, marinha e arenoáutica! CHEGA DE SUSTENTAR VAGABUNDOS!!!! E, ainda, o fator principal desta REVOLUÇÃO POPULAR é o fato de que o Brasil, paisinho subdesenvolvido, de terceiro mundo, é GRANDE DEMAIS para um cabeça de bagre governar sozinho pois, o ROUBO é cada vez MAIOR. Com isto estaríamos dando uma BASTA na corrupção escancarada que tanto nos envergonha!! Somente a partir deste ponto é que vamos poder esbravejar a vontade a frase: ORGULHO DE SER BRASILEIRO!!

  81. junior Postado em 21/Feb/2014 às 21:57

    Advogado idiota, o que ele faz no nordeste? Deveria ficar agradecido já que não teve competência de arrumar trabalho no sul e foi pro nordeste pra não morrer de fome, acredito que não precosario de guerra pra dividir o Brasil, acredito que a maria dos nordestinos seriam a favor, o nordeste é quem mais sairia lucrandoesse advogado demonstrou que não tem conhecimento deve ter comprado o diploma, pela sua educação vejo que ter nascido no sul não lhe fez bem.

  82. mateus Postado em 12/Apr/2014 às 15:23

    grandiosíssimo arrogante e elitista,em suma não vale o ar que respira

  83. eu daqui Postado em 20/Oct/2014 às 13:49

    Pois que separe ! Ai, vou chorar de saudade dos cucarachas do sul/sudeste do primeiro submundo que se acreditam a nata da america do sul: é que nem argentino: os primeiros a quebrar e os últimos admitir.