Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Corrupção 10/Aug/2013 às 18:46
26
Comentários

Teste republicano: STF, mensalão e propinoduto tucano

Cartel bilionário dos trens montado em São Paulo coloca à prova o sentido republicando das instituições e grupos sociais que têm se mobilizado contra a corrupção no último período

Por André Singer

propinoduto tucano são paulo stf

STF terá a mesma energia para julgar o propinoduto tucano? (Foto: ABr)

Às vésperas de o STF reiniciar as sessões sobre a ação penal 470, notícias referentes ao cartel dos trens montado em São Paulo entre 1998 e 2008 colocam à prova o sentido republicano das instituições e grupos sociais que têm se mobilizado contra a corrupção no último período.

Terão a mesma energia ou o ímpeto revelado irá esmorecer, agora que são outros os personagens na berlinda?

Observe-se a equivalência dos dois escândalos. Em um, acusa-se o partido no poder federal de ter desviado algo em torno de R$ 30 milhões para montar um esquema destinado a permanecer no governo em que se encontra há dez anos. No segundo, fala-se em propinas da ordem de R$ 40 milhões para financiar o partido no Executivo estadual paulista há quase duas décadas.

Ao que parece, movido pela convicção de que era necessário aplicar punições exemplares a figuras do PT de modo a desencadear uma onda de renovação moral no país, Joaquim Barbosa conseguiu imprimir ao julgamento do mensalão um sentido de “Operação Mãos Limpas”. Em alguma medida teve êxito, como se pôde ver em junho, com a profusão de bandeiras nacionais nas ruas.

Leia também

Como os manifestantes são uma faixa da população que dialoga intensamente com os meios de comunicação, cabe observar o comportamento destes nas duas situações.

No caso dos petistas foi evidente, além da farta cobertura, a simpatia ao procedimento radical de Barbosa. Já no que tange ao “affaire” peessedebista, foi preciso que a Folha rompesse, uma semana atrás, um verdadeiro muro de silêncio para que o assunto, praticamente público há anos, alcançasse repercussão em outros veículos importantes do sistema da grande mídia.

Mas tendo furado o bloqueio inicial, como seguirá o acompanhamento de um roteiro que coloca o PSDB em situação dificílima? Exemplo: Geraldo Alckmin afirma que é o primeiro interessado em apurar os fatos, mas bloqueia a criação de CPI na Assembleia Legislativa. Em 2005, a denúncia de Jefferson foi investigada por três CPIs no Congresso Nacional. Será o governador objeto da mesma pressão midiática para aprovar uma?

Se, até o momento, não é explícito o envolvimento direto de altas figuras do PSDB com propinas, registre-se que a tese do domínio do fato, que acabou por prevalecer sob a batuta de Barbosa, prescinde de provas materiais. Basta deduzir que estrutura de tal porte não poderia ser desconhecida pelos que comandavam o aparelho de Estado para propor condenações.

O Movimento Passe Livre já convocou manifestação a respeito do cartel dos transportes para quarta-feira. Estarão lá as bandeiras verde-amarelas?

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 10/Aug/2013 às 21:13

    A Cortina de fumaçá foi lançada, quero ver os jovens começar a entender as maracutaias da globo da época, da veja ( quase fechando) da folha, do estadão.... Isto aí é uma quadrilha.

  2. Thiago Teixeira Postado em 10/Aug/2013 às 21:35

    Cadê a galera do CANSEI?

  3. Helder de lima couto Postado em 10/Aug/2013 às 22:47

    tudo farinha do mesmo saco,cambada de pilantras ai galera vai ou não vai ter protesto.

  4. Alcidéa de Oliveira Postado em 10/Aug/2013 às 23:08

    É triste perceber que para todo lado que se olhe a política brasileira, os métodos e práticas são os mesmos sempre: armar esquemas fraudulentos para desviar dinheiro público para seus bolsos e contas bancárias!!!! Enquanto isso a educação, a saúde, o saneamento básico, a mobilidade urbana, as estradas... e por aí vai... estão como estão!!!! Mas, a favor dos votos para eles tem sempre o assistencialismo dos auxílios das bolsas família, isso e aquilo, que ninguém fiscaliza, recebe quem quer ou tem seus padrinhos no triste sistema da roubalheira... Entra governo, sai governo e só mudam as pessoas... Enquanto as práticas...

  5. Th Postado em 11/Aug/2013 às 00:11

    Ô pragmatismo, como assim o mensalão foi só 30 milhões? Muito bondoso. Seguinte, pra quem não sabe muita coisa sobre economia: Mensalão: 78 milhoes ate agora Propinoduto: 50 milhoes ate agora Se juntar os dois vai dar 1% das obras da copa do mundo. Nao estou defendendo partido ou ladrao, só digo que reclamamos de pouco.

  6. João Alberto de Lima Nassif Postado em 11/Aug/2013 às 09:55

    São Paulo é a locomotiva da corrupção envergonhando Paulistas\Paulistanos há 16 anos Precisou vir de fora o puxão de orelha Porem a raposa não pode investigar o galinheiro que toma conta MPF,PF tem que tomar a frente das investigações Desabafo de um Paulista\Paulistano,entristecido,mas Democrata

  7. mauro Postado em 11/Aug/2013 às 11:36

    Quero saber o que os coxinhas tem a dizer disto, será que irão protestar com tanto vigor agora?

  8. Samuel Postado em 11/Aug/2013 às 11:37

    E das maracuanis do Lewandovsky, ninguém fala aqui? Do sumiço de documentos para beneficiar os mensaleiros? Se o pessoal do PSDB receber a mesma punição do pessoal do PT, significa que não vai acontecer nada. Com estes novos juízes aí do supremo Zé Dirceu e Cia estão tranqüilos...

  9. Samuel Postado em 11/Aug/2013 às 11:40

    Já pensou se nós contássemos apenas com uma Carta Capital da vida para denunciar alguma coisa? Essa revista, que é patrocinada pelo governo e que ninguém lê... Ainda bem que temos a Veja para denunciar a corrupção do governo podre do PT!! Né, Renato??

  10. Roberto Grossi Postado em 11/Aug/2013 às 12:39

    O que será isto? "Cartel" ??? Podemos vislumbrar o que se seguirá, começa logo par aí...

  11. roberto Postado em 11/Aug/2013 às 18:33

    E aí Serra, Picolé, FHC, etc, a culpa é do PT também? São todos corruptos como os dos outros partidos.

  12. Joaquim Nabuco Postado em 11/Aug/2013 às 21:06

    Era melhor que o Lula fosse o governador de São Paulo, assim a corrupção ficaria apenas a cargo da imprensa neoliberal que se dedica a inventar essas mentiras para tirar o PT do poder e evitar que esse nobre partido continue a sua saga para tirar o poder das mãos dessa burguesia corrupta e nojenta, da qual a maioria de nós faz parte, e entregar ao povo...!!!

  13. noslem ar erbac Postado em 11/Aug/2013 às 21:53

    Coxinha classe média que trabalha na VASP vai é defender os Tucanos,estudados no exterior!KKKKK

  14. Marcos Monteiro Postado em 11/Aug/2013 às 23:29

    Cadê o meu xará indignado?

  15. Pedro Postado em 12/Aug/2013 às 06:27

    O gigante tomou um copo de nescau e voltou a dormir?

  16. Vinicius Postado em 12/Aug/2013 às 08:07

    Propinoduto? 40 milhões? Tá equivocado hein??? Estimasse que o valor seja em torno de 450 milhões de reais! O MP fala até em bilhões!

  17. jose elias Postado em 12/Aug/2013 às 08:09

    Promiscuidade para ninguém botar defeito. É de dar inveja às prostitutas. A solução é democracia neles e alfabetização política dos brasileiros.

  18. Rodrigo Postado em 12/Aug/2013 às 08:58

    Quando eu defendia a dureza para com os mensaleiros petistas, vi muito "esquerdista" defender o "eu não sabia de nada". Agora, Alckmin repete a ridícula frase e o "esquerdista" se indigna - Lula ensinou e a militância mostrou que a desculpa esfarrapada seria válida, mas agora não mais a admitem. Quanto ao mais, concordo que a caneta deve pesar novamente, sendo identificado o chefe da quadrilha, com a mesma teoria do domínio do fato. Nem o esquerdista, nem o direitista têm o direito de malversar, desviar, por a mão grande nos recursos públicos!

  19. Ismael Postado em 12/Aug/2013 às 14:05

    O Rodrigo "anti-petralha" pensa que não vive no planeta Terra e está acima da "direita" e da "esquerda"! Ele deve ser uma criatura angelical pura e indelével. Eu não tenho a menor preocupação em assumir que sempre apoiei e ainda apoio o PT bem como acredito numa "sociedade socialista" a ser construída pela maioria e sem os vícios do passado. E não me venha com essa de anarquista de mercado - é ridícula!

  20. Rodrigo Postado em 12/Aug/2013 às 18:05

    Ismael, você não me conhece. Não faça prejulgamentos, não tenha pré-conceitos; não me acho acima do bem e do mal, não sendo perfeito, muito menos tendo tal pretensão, prezado. Apenas tenho noção que o dinheiro público desviado vem sempre dos bolsos do contribuinte (denúncias quanto a mensalões petista e tucano, metrô de SP, metrô da BA, escândalos de Collor a Dilma, passando por Itamar, FHC e Lula). Sendo assim, eu me indigno com o erro de todos, pois somos nós e, especialmente, mais do que nós, os mais carentes (que ficam sem saúde, educação, segurança e tantos serviços públicos essenciais outros); quando se critica o petista, é "reaça", quando se critica o tucano é "revoluça", ao que o direito à cidadania brasileira segue sendo extirpado... Quanto aos seus anseios, nada a reparar. Decorrem dos direitos que são inerentes à sua personalidade, à dignidade humana de que você goza, a todos sendo dada a livre expressão do pensamento, vedado o anonimato (ressalvado o dever de indenizar decorrente de abuso), bem como pluripartidarismo, tudo nos termos da Constituição Federal. Siga, pois, exercendo sua liberdade, seus direitos. E, quanto a mim, vou seguir, longe de ser um "anarquista", apoiando, votando em quem demonstrar ter melhor condições para ocupar um cargo público, em que pese tal exercício andar um tanto quanto difícil, em que pese ainda não impossível, ultimamente (ao menos até hoje, ressalvo o Suplicy), reservando-me ainda ao direito de não escolher nenhum, se e quando julgar péssimos todos os candidatos. P.S.: minha predileção era pelo PT, tendo, inclusive, transferido meu título para o município em que passei a residir, especialmente para votar em Lula em 2002, o que também não tenho vergonha de assumir. Mas, com os eventos pós posses, vi que o poder ou fez muito mal à ética de muitos ou erramos feio ao apoiar alguém que se dizia a melhor opção, dentre os companheiros, tendo ele se igualado a quem era devidamente criticado (essa é minha opinião e espero que respeite meu direito a tê-la e proferi-la, assim como respeito a tua).

  21. FRANCISCO BELCHIOIR Postado em 28/Aug/2013 às 19:27

    Durante toda a história do Brasil, a elite econômica sempre fez prevalecer seus interesses. A cada época, essa elite usava de muitas articulações para dominar o cenário político do nosso país. Atualmente, vemos partidos políticos que são ligados a essa elite. Bom exemplo disso é o PSDB e o DEM. Os tucanos e seus aliados, durante o desgoverno do ex-presidente FHC, fizeram maracutaias e conchavos. Foi um período em que tudo era possível. As estatais eram vendidas a preço de banana, e ainda de quebra se emprestava dinheiro do BNDES. Graças a essas privatizações, hoje o capital estrangeiro possui o controle de serviços essenciais. No entanto, boa parte da mídia brasileira tenta, a todo custo, esconder os atos de corrupção e roubalheiras dos tucanos e seus aliados. Quando chega o período de campanha para a Presidência da República, surge de tudo: bolinha de papel, dossiê, entre outros meios para se tentar chegar ao poder. Todos nós brasileiros devemos dar um bastar a tanta corrupção e escândalos. Se necessário, vamos às ruas para lutar pelos nossos direitos.