Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Guerra injustificável 30/Aug/2013 às 14:45
7
Comentários

Navios de guerra russos a caminho do Mediterrâneo

Rússia envia navios de guerra para o Mediterrâneo. Marinha nega oficialmente que manobra tenha qualquer relação com a Síria

navios de guerra rússia síria

Rússia envia navios de guerra para o Mediterrâneo. (Divulgação)

A Rússia está enviando dois navios de guerra ao Mediterrâneo Oriental, disse a agência de notícias Interfax nesta quinta-feira (29/08), enquanto potências ocidentais se preparam para uma ação militar na Síria em resposta ao suposto ataque com armas químicas na semana passada.

De acordo com a Interfax, uma fonte do comando das Forças Armadas disse que um cruzador de mísseis e um navio anti-submarino chegariam nos próximos dias ao Mediterrâneo por causa da “situação bem conhecida” — uma clara referência ao conflito na Síria.

A Marinha negou que a movimentação esteja ligada aos eventos na Síria e disse que faz parte de uma rotatividade planejada de seus navios no Mediterrâneo. A força não disse que tipo de embarcações, ou quantas, estão a caminho da região.

O relato inicial da Interfax deixou claro que o objetivo é reforçar a presença da Marinha no Mediterrâneo e não substituir navios. A razão para a discrepância nos dois relatos não ficou imediatamente clara.

Leia também

Os Estados Unidos acusam as forças do governo sírio de realizar um ataque com armas químicas na semana passada e disse que está reposicionando suas forças navais no Mediterrâneo. O governo sírio nega a acusação, culpa as forças opositoras pelo ataque e afirma que resistirá a qualquer intervenção.

A Rússia, principal aliada internacional do presidente sírio, Bashar al Assad, diz que se opõe a qualquer intervenção militar na Síria e que não tem planos de ser envolvida em qualquer conflito. Moscou diz não haver provas de que as forças de Assad realizaram o ataque.

A ONU, por sua vez, afirma que terminará a investigação no local do ataque em quatro dias.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 30/Aug/2013 às 16:26

    O Bicho vai pegar!!!

  2. Thiago Teixeira Postado em 31/Aug/2013 às 12:24

    Acho que não. Nenhum país está motivado para guerras devido ao alto custo e além do desgaste político interno e externo.

  3. Caio Postado em 31/Aug/2013 às 16:24

    Injustificável? Massacrar civis e movimentos políticos é um crime contra a humanidade! Bahsar Al-Assad declarou guerra à humanidade, não ao povo Sírio!

  4. Frank Postado em 31/Aug/2013 às 16:56

    Eh, Caio o mundo não é tão simples assim, e quem disse que foi Al-Assad mesmo, os EUA ? Vamos assistir menos a Globo e ler menos a Veja, a desinformação e a perpetuação da ignorância, também, são crimes contra a humanidade.

  5. Thiago Teixeira Postado em 31/Aug/2013 às 18:24

    Cuidado Caio, a Mídia Golpista age desta forma. Manipularam as suas ideias, está falando igual a um americano bitolado em FOX.

  6. Vinícius Postado em 31/Aug/2013 às 19:51

    Concordo com o Caio. A primavera árabe veio tirando ditadores que a décadas oprimiram seus povos, tem 2 anos que esta essa guerra civil na síria com milhares de massacrados, não tem como esconder isso. Os rebeldes estão a 2 anos lutando por democracia e mais liberdade e sendo massacrados, por isso que a situação chegou a esse ponto. Bashar al-Assad deveria ter renunciado a muito tempo, agora ele tem responder por seus crimes contra a população de seu país. Não vamos ser ingênuos de pensar que os Estados Unidos e seus aliados são os heróis e bonzinhos que querem o melhor para o povo Sírio, é ai que a grande mídia (pelo menos a brasileira e a estadunidense, não como é em outros países) entra, tentando manipular a opinião pública para os EUA poderem fazer o mesmo que foi feito Iraque. Mas diante da situação do país, sou a favor de um ataque ao governo Sírio. A Russia é um país que frauda descaradamente as eleições, tem um governo conservador e autoritário (Lembra do caso Pussy Riot ?), e atualmente a sociedade russa está se mostrando extremamente homofóbica. Claro que não devemos tomar o partido dos Estados Unidos, mas será que devemos apoiar um ditador sanguinário como Assad junto com a Rússia ou os rebeldes sírios que estão lutando contra este regime e pedindo por mais liberdade ? Queremos ver fotos de crianças mortas por armas químicas mais uma vez ? Essa guerra não injustificável, é inevitável e Assad é o principal culpado.

  7. Alberto Postado em 01/Sep/2013 às 11:58

    Todas as intromissões dos EUA em políticas de outros paises tiveram interesses disfarçados. Agora é diferente?