Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 15/Aug/2013 às 10:36
37
Comentários

Legista contesta PM e diz que menino Marcelo foi assassinado

Legista do caso PC Farias contesta versão da polícia e explica que filho de PMs não cometeu suicídio

legista pc farias família assassinada

Sanguinetti refaz cenário do crime. Legista também detectou que havia uma janela com o cadeado arrombado, mas os investigadores estranhamente ignoraram a informação, considerando apenas que portão e porta estavam intactos. (Foto: Divulgação)

O médico legista e professor da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) George Sanguinetti, que ficou conhecido por refazer o laudo das mortes do casal Paulo Cesar Farias e Suzana Marcolino e apontar que eles foram assassinados em 1996, afirmou que o filho do casal de policiais militares paulistas Marcelo Eduardo Bovo Pesseghini, 13, também foi assassinado junto com os pais.

Ao analisar as fotos da sala em que Marcelo e os pais foram encontrados mortos, Sanguinetti foi categórico ao afirmar que a posição do corpo do adolescente não é compatível com a de um suicídio, e sim, com a de um assassinato.

Há muita clareza nas posições dos corpos, que mostram que os três foram assassinados. Ao fazer os cálculos de corpos com estatura semelhantes à da mãe e do filho, podemos observar que todos foram mortos por outra pessoa”, disse Sanguinetti, explicando em um cenário montado com um colchão no chão e um boneco na posição semelhante à qual Marcelo foi encontrado morto.

“A posição em que o corpo do menino caiu, com a mão direita em cima do lado esquerdo da cabeça e o braço esquerdo dobrado para trás, com a palma mão esquerda aberta para cima, não é compatível com a posição de um suicida, e sim, com a de uma pessoa que foi assassinada. A arma do crime também não está no local compatível, que iria aparecer na foto em cima da cama ou próximo aos joelhos do menino”, explicou Sanguinetti.

Leia também

Para ele, a equipe da perícia precisa refazer os cálculos do trajeto dos corpos ao serem atingidos pelos projéteis porque a conclusão está equivocada ao afirmar que o menino assassinou os pais e depois se matou. Ele explicou que não é impossível refazer os cálculos mesmo com o cenário desfeito e que os peritos devem se basear nas imagens para concluir “claramente” que o menino também foi vítima.

“Apesar de as pessoas próximas ao menino dizerem que ele sabia atirar, a forma como cada um deles foi morto, com apenas um tiro na cabeça, é de atirador profissional. Por mais que o menino tivesse habilidade, ele iria efetuar mais de um disparo para atingir os corpos dos pais e para se certificar de que eles teriam morrido”, argumentou o legista.

Sanguinetti disse que também seguiu os cálculos da medicina legal para afirmar que o corpo de Andreia foi colocado no local em que foi encontrado. Para ele, a policial não foi morta na posição fetal. “A parte do corpo que ficou suspensa na cama corresponde a 15% da massa [corporal da vítima], e o peso restante iria fazer o corpo ser arrastado para o chão. Jamais, ao levar um tiro, o corpo conseguiria se manter em uma posição que a parte mais leve seguraria a parte mais pesada, a não ser que já estivesse com rigidez cadavérica, como podemos observar na foto.”

O legista também questionou o argumento de que não foi detectada a presença de chumbo, antimônio, bário e pólvora nas mãos do menino, e que, ao efetuar supostamente os cinco disparos que mataram o adolescente, os pais, a avó Benedita de Oliveira Bovo, 67, e a tia Bernadete Oliveira da Silva, 55, o polegar e a parte dorsal da mão esquerda, obrigatoriamente, teriam algum vestígio.

“Informaram que o menino era sinistro e nem a mão esquerda, a provável a ser usada para fazer os disparos, e nem direita apareceram com resíduos de tiros. Obrigatoriamente quando efetuam-se disparos de arma de fogo os resíduos aparecem. Se disserem que ele efetuou e deu negativo o exame residuográfico estamos indo de encontro com toda a medicina legal”, afirmou

O médico legista questionou ainda o porquê da equipe de criminalistas não realizar exame em microscópio para observar resíduos dos tiros na derme e na epiderme do garoto. “Eles fizeram exames somente com a lavagem das mãos em soro, mas deviam ter retirado pedaços da pele do menino para investigar os resíduos e iriam encontrar”, disse.

Sanguinetti disse que também analisou os relatos do cenário da casa dos PMs paulistas assassinados e afirmou que a equipe de peritos só observou se o portão e a porta estavam intactos, sem sinais de arrombamento. “Tinha uma janela com o cadeado arrombado e eles ignoraram a informação da cena. Provavelmente a pessoa que matou os cinco entrou pelo local.”

com UOL e agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Dimas Postado em 15/Aug/2013 às 12:45

    Porque será que os investigadores ignoraram alguns detalhes? Óbvio, a policia esta envolvida até o pescoço.

  2. Fernando Fidelis Vasconcelos Postado em 15/Aug/2013 às 13:16

    Ninguém escutou tiros?

  3. Leandro Coelho Postado em 15/Aug/2013 às 13:31

    Se eu pegasse 10 crianças da mesma idade (que sabem atirar) e as mandassem matar 5 porcos cada, usando uma pistola .40 (cuja empunhadura é grande e necessita alguém de mãos grandes para ter controle), as dez crianças precisariam de, no mínimo, dois tiros para matar cada porco. Nenhuma delas mataria os cinco porcos com apenas 5 balas. Quem atira sabe o que estou falando...

  4. Marcello Postado em 15/Aug/2013 às 14:38

    Ou esse pobre menino foi treinado pela Swat, ou a Policia está tentando livrar alguem!!!

  5. CRIS Postado em 15/Aug/2013 às 15:35

    PRA MIM, FOI ALGUMA ESPÉCIE DE "QUEIMA DE ARQUIVO".

    • euteamocarlosandre Postado em 20/May/2014 às 00:07

      sinceramente ta estampado na cara q esse garoto nao matou os pais e sim pms q tinham rabos presos com eles.

  6. Val Frei Postado em 15/Aug/2013 às 16:17

    Chacinaram essa família, apagaram prova... pelos menos a prova de quem alterou a cena do crime já sabem...

  7. Angelo Postado em 15/Aug/2013 às 16:43

    É muito simples, tem policiais envolvidos com essa chacina, o fato é que se forem descobertos como vai ficar a credibilidade da polícia que já não tem mesmo. O que a sociedade espera é uma polícia que os defendam e não uma polícia corrupta como de fato é e ainda mais envolvida com assaltos a banco e arrombamento de caixas eletrônicos. Claro não se pode generalizar pq existem sim policiais que exercem sua profissão com muito ofício.

    • alexandra Postado em 07/Sep/2013 às 20:47

      Concordo com tigo.

  8. Carlos Soares Postado em 15/Aug/2013 às 17:03

    Cês lembram que o cara disse que a morte do PC foi suicídio, não?? Por mais mistérios que tenha o caso da família do policial, esse legista é tudo, menos competente.

    • Luis Soares Postado em 15/Aug/2013 às 21:04

      Carlos, ao contrário, ele contestou a tese de suicídio no caso PC Farias.

  9. Gabriel Postado em 15/Aug/2013 às 17:40

    Um doente faz uma merda dessas e o coitado do garoto que morreu sem entender nada fica com imagem de monstro na história. Da vontade de chorar lendo isso.

  10. KRISTIENI Postado em 15/Aug/2013 às 18:10

    Incompetencia e ignorancia......E tudo o que se pode dizer desse caso. Acusar um menino,fica muito mais facil de que acusar a policia. Espero realmente logo seja encontrado os assassinos para que estes pais e outros tenham paz. danos,prejuisos e difamacao e CRIME tambem.

  11. zeny Gaspareto Postado em 15/Aug/2013 às 21:07

    EU PRESSENTI DESDE O COMEÇO QUE ESSE GAROTO TAMBÉM ERA VÍTIMA E NÃO AUTOR DAS MORTES... E QUEM FEZ ISSO PODE ACREDITAR, QUE FOI ALGUM DESAFETO DA FAMÍLIA... ALGUÉM POR VINGANÇA, COM CERTEZA... É ÓBVIO... É SÓ AGUARDAREM ... POUCO A POUCO IRÁ SURGIR PROVAS , COMO A DA JANELA EM QUE O CADEADO FOI QUEBRADO, NA CERTA O BANDIDO ASSASSINO ENTROU POR LÁ....DEUS HAVERÁ DE MOSTRAR ESSE ASSASSINO FRIO! VAI PAGAR CARO E VER QUE O CRIME NÃO COMPENSA!

  12. solange silva Postado em 15/Aug/2013 às 23:15

    Espero que os assassinos realmente sejam descobertos e paguem por esse crime nojento,e que essa família possa ter o descanso. CHEGA DE TANTA IMPUNIDADE,NÃO AGUENTAMOS MAIS.

  13. Adriana Postado em 16/Aug/2013 às 00:27

    Sanguinetti que não tome cuidado tbm, a policia brasileira tem se envolvido em muitos assassinatos absurdos e vem a todo custo querendo fechar o caso pra que a verdade não venha a tona, um bom exemplo disso é o caso da estudante que apareceu morta, supostamente estuprada.

  14. Nei Buratte Postado em 16/Aug/2013 às 03:17

    Tá todo mundo se borrando de medo da ROTA, a polícia mais violenta do mundo, é delegado, é comandante do 18 (décimo oitavo) dando entrevista na rádio Bandeirantes e depois voltando atrás. Tá tudo muito, muito estranho mesmo.

  15. Jose Carlos Postado em 16/Aug/2013 às 08:37

    Bem, o envolvimento é tão grande que dá nojo... se tem um cadeado arrombado, será que não tem digitais nele? Este delegado de merda também afirmou coisas que não tem autoridade para afirmar... é uma merda geral!!! Se não for o garoto o assassino, TODOS que disseram que sim deverão ser indiciados em crime.

  16. S.Lee Postado em 16/Aug/2013 às 08:47

    E como explicar a saída do menino de madrugada?Sem material escolar na mochila e voltar 12 horas depois?

  17. Rigo Postado em 16/Aug/2013 às 09:58

    Ta na hora de chamar o DEXTER para resolver isso...

  18. luiggi Postado em 16/Aug/2013 às 10:11

    Montaram um esquema de queima de arquivo com muita paciência mas cometeram erros primários, coisa de gente chucra acostumada a desovar corpos pelas quebradas sem maiores cuidados. Onde precisaram de um pouco mais de know-how acabaram por cometer erros simples mas altamente esclarecedores.

  19. SOLIMAR DE OLIVEIRA Postado em 16/Aug/2013 às 16:58

    E as imagens do menino saindo do carro e indo para o colégio de manhã ? Seria montagem ?

  20. INA Postado em 16/Aug/2013 às 20:04

    Nunca acreditei na versão da polícia,pena que no Brasil tudo termina em pizza e no esquecimento.nós somente temos conosco o GRANDE DEUS em quem podemos confiar.

  21. INA Postado em 16/Aug/2013 às 20:06

    Espero que tudo termine logo pois não aguento mas ouvir tanta mentira babozeira e hipocrezia.

  22. Patricia Jacques Fernandes Postado em 16/Aug/2013 às 23:44

    Sanguinetti não é legista. Legista é perito, o que ele jamais foi.

  23. Aurora Peçanha Postado em 17/Aug/2013 às 00:07

    Eis um assassinato coletivo tramado e executado por mentes experientes neste tipo de execução, e tudo colabora pra que isso não fique carimbado com o que precipitadamente alega o delegado de tal município ou distrito. Esse criança em crescimento NÂO SERIA CAPAZ DE dar conta de tantos detalhes. Quem estava no carro com ele? Esse amigo? confidente, parece pouco abalado em suas declarações pra quem perdeu um parceiro tão brutalmente. Há muito o que se investigar.

  24. Maceioense Postado em 18/Aug/2013 às 21:53

    Sanguinetti É um médico legista, professor e vereador de Maceió-AL

  25. Marcos Postado em 19/Aug/2013 às 20:02

    Sinceramente quanta gente ignorante nos comentários, a polícia civil e a pericia não estão "acobertando" supostos PMs corruptos, crianças matam, adolescentes matam e muito com requinte de crueldade, por sinal nas ultimas décadas a linha de frente do crime é composto por adolescentes, o menino muito provavelmente é o assassino devido ao que ele relatava ao amigo de escola, a esquerda vive longe da realidade.

  26. GÉRSON CUSTÓDIO SIQUEIRA Postado em 19/Aug/2013 às 22:44

    GERSON EM 19 DE AGOSTO DE 2013 SINCERAMENTE É MAIS FÁCIL ACREDITAR EM PAPAI NOEL E MULA SEM CABEÇA QUE ACREDITAR QUE ESSE GAROTO COMETEU ESTES CRIMES E DEPOIS SUICIDOU-SE. PARA MIM A ÚNICA EXPLICAÇÃO LÓGIOCA , É QUE FOI UMA GRANDE ARMAÇÃO, E É CLARO "COISA DE POLÍCIA" EU SOU POLICIAL , SEI MUITO BEM O QUE ESTOU FALANDO.

  27. IZABEL Postado em 23/Aug/2013 às 23:01

    Meu Deus, as pessoas postam muita coisa, mas nada relevante eu creio que tem sim o envolvimento da polícia nesse macabro assassinado. eles podem se safar da justiça dos homens mas a de Deus ninguém nunca escapou. Cada vez mais eu tenho vergonha desse Brasil corrupto como disseram num comentário: onde tudo mesmo acaba em pizza ainda se a rolar dinheiro. Rezo para que um dia mundo seja de outro jeito, mas isso eu sei é pedir d+. P.S: só chamando a equipe do CSI de NY para desvendar esse caso. ai sim iam descobrir os podres brasileiros ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE

  28. Marcos Postado em 27/Aug/2013 às 13:08

    Porque ninguem explicou até agora aquela foto em que aparece os corpos dos pais e um corpo só de cueca no fundo?

  29. celso Postado em 29/Aug/2013 às 19:10

    O crime foi cometido pela própria policia e estão querendo inocentá-lo

  30. Thais Postado em 30/Aug/2013 às 17:39

    O que não da Pra entender e pq ele saiu com o carro logo após o suposto crime.... Se ele tbm foi vitima e todos foram assassinados por uma outra pessoa pq que na noite anterior ele saiu como o carro e dormiu no carro? Que o garoto fez isso não a duvidas esta filmado ele parando e saindo do carro de manha.... Já os colegas falando que ele teria confessado ou dito algo do tipo naquele dia na escola eu não acredito ... Acho que os colegas estão sendo induzidos por alguém a dar esses testemunhos.... Esse crime foi muito triste e bárbaro... E difícil acreditar que foi o garoto .... Mais isso acontece e muito em outros países ...

  31. Thais Postado em 30/Aug/2013 às 17:44

    Pra mim o mais obvio e a versão da policia... Tudo se encaixa.... E muito triste mais a versão da policia faz sentido.... Mais que tem alguma coisa defendo nessa história tem.... Alguma coisa que ainda não foi revelado...

  32. Mirna Postado em 09/Sep/2013 às 15:15

    Hoje estou vendo que em quem deveríamos ter confiança e sentir segurança,a PM,não podemos ter.É horrível ter que dizer isso,mas a PM que deveria proteger...,neste caso do Marcelo,esta mais do que claro que não foi este menino,mas a quem vamos recorrer?é demais,morrer e ainda ficar como culpado,mas aqui se faz aqui se paga,causa e efeito,ele(Marcelo)esta livre e os verdadeiros culpados estes eu tenho muita pena,porque não sabem o que espera eles,eles tb tem família.Eles e todo mundo que esta tentando esconder a verdade.

  33. Aliny Dias Postado em 15/Sep/2013 às 15:18

    'E MUITO FACIL CHEGAR PRA MIDIA E CONDENAR UMA PESSOA QUE JA ESTA MORTA,NAO ACREDITO QUE TENHA SIDO ESSE MENINO,TA NA CARA QUE FORAM PROFISSIONAIS,MAS FAZER O QUE?ESSE 'E O NOSSO BRASIL,ONDE 'E MAIS FACIL CONDENAR OS INOCENTES EQUANTO OS VERDADEIROS BANDIDOS ESTAO NO PODER,A NOSSA JUSTICA 'E MUITO FALHA MAIS A LA DE CIMA NAO 'E NAO,QUEM FAZ AQUI,PAGA AQUI,QUEM COMETEU ESSES CRIMES,POSSA SER QUE NUNCA DESCUBRAM,POIS AFINAL ESSE 'E O NOSSO BRASIL,MAS O DEUS QUE TUDO VER,COM CERTEZA NAO DEIXARA ESSES CRIMES EM PUNE,COM CERTEZA A JUSTICA DIVINA SE ENCARREGARA DE FAZER JUSTICA...TENHO PENA DESSAS CRIATURAS POBRE DE ESPIRITO E SEM DEUS NA VIDA...

  34. André Marques Postado em 28/Jan/2014 às 17:19

    Gostaria de ter o dom de Alfred Hitchcok. Transformaria o episódio do garoto Marcelo em um dos maiores filmes de suspense e mistério. Se foi o garota Marcelo que desenhou o cenário do crime; Á ciência deveria verificar, estudar com detalhes a mente desse garoto è de um Q I incrível um verdadeiro gênio do crime. Com toda certeza Marcelo não era psicopata.