Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 20/Aug/2013 às 11:31
2
Comentários

Blogueiro é condenado a 600 chibatadas e 7 anos de prisão

Blogueiro é condenado a sete anos de prisão e 600 chibatadas por cometer "crimes cibernéticos" e por violar os valores do islã

blogueiro raif badawi preso condenado

Blogueiro Raif Badawi foi condenado acusado de ‘crimes cibernéticos’

Raif Badawi, um ativista e blogueiro saudita, foi condenado em seu país a sete anos de prisão e 600 chibatadas por cometer “crimes cibernéticos” e por violar os valores do islã, informou a rede norte-americana CNN.

Badawi possui um blog, no qual discutia questões políticas e religiosas da Arábia Saudita. Ele aguardava seu veredicto na prisão desde junho de 2012.

Essa pena incrivelmente dura em se tratando de um pacífico blogueiro evidencia a necessidade de um maior diálogo e reformas religiosas na Arábia Saudita“, disse à CNN Nadim Houry, diretor da organização de direitos humanos Human Rigths Watch no Oriente Médio.

Eu não sei o que fazer“, disse Ensaf Haidar, mulher de Badawi, e com quem tem três filhos. “Raif não fez nada de errado“.

A pena de Badawi, contudo, poderia ter sido ainda mais dura caso ele houvesse sido condenado por outro dos crimes pelo qual era julgado, o de “negar o islã“; neste caso, está previsto a pena de morte.

Leia também

Os problemas de Badawi com a justiça começaram em 2008, logo depois de ele colocar no ar seu site. Na época, chegou a ser detido para dar explicações. A recente decisão sobre sua prisão ainda cabe recurso.

Correio do Estado

Recomendados para você

Comentários